segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Anderson: «Gostava de voltar ao F.C. Porto»

Brasileiro recorda que tem uma casa na cidade e uma paixão pelo clube

Anderson não esquece o F.C. Porto. O brasileiro do Manchester United deixou o clube azul e branco há três anos, mas nunca abandonou a cidade. Por isso voltar a jogar no Dragão é um projecto de futuro que não abandona. «Gostava de voltar ao F.C. Porto», disse, no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

«Tenho aqui casa, tenho aqui o meu apartamento, gosto muito da cidade e do clube, por isso gostava de voltar um dia, mas agora estou bem. Se não der para voltar ao F.C. Porto, gostava de regressar ao Grémio um dia», adiantou o brasileiro, ele que passou praticamente os seis meses de recuperação da lesão no Porto.

Recorde-se que já quando se lesionou no joelho, em Fevereiro de 2010, o jogador tinha mostrado o carinho pelo Porto. «É sempre importante para mim voltar e reencontrar os meus amigos. Tenho um grande carinho por esta cidade. É o melhor lugar do mundo para poder recuperar bem», disse na altura ao Maisfutebol.

«Bebé está a comer-me a comida toda»

Nesta conversa com os jornalistas, à partida para Inglaterra, após uma folgas passadas em Portugal, Anderson falou também da integração de Bebé. O jovem português vive em casa do brasileiro e, pela forma como o esquerdino falou, a amizade já vai muito para além da partilha da mesma casa.

«Está a viver comigo e está a comer-me a comida toda», brincou Anderson. «Está a acabar-me com a comida lá em casa. Mas é um menino bom e um grande amigo. Está a tentar integrar-se no Manchester United e no campeonato inglês, que não é fácil porque é muito diferente. Mas ele está a trabalhar bem.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Sapunaru regressa depois de boa exibição

O FC Porto regressa esta tarde aos treinos (16h00) com um reforço para o arranque da semana de trabalho. Sapunaru está de volta ao Olival depois de, no sábado, ter somado mais uma internacionalização pela Roménia no confronto com a França, de qualificação para o Europeu de 2012. O lateral portista perdeu o jogo nos últimos minutos - os franceses marcaram aos 83' e 93' -, mas esteve em grande nível. Aliás, a melhor oportunidade da Roménia saiu mesmo do pé direito de Sapunaru: o lateral iniciou uma jogada pelo corredor direito, que acabou por concluir com um remate ao poste, ainda antes de a França inaugurar o marcador (70'). Mas há mais: os dois golos gauleses surgiram pela esquerda da defesa romena, lado contrário ao de Sapunaru. Apesar deste regresso, Villas-Boas vai continuar a ter nove internacionais ausentes no treino de hoje.

in "ojogo.pt"

"Foi uma surpresa desagradável"


As preocupações de Miguel Pires e de Mariano em relação à renovação de contrato cresceram quando perceberam que o argentino não tinha sido inscrito pelo FC Porto para jogar, como O JOGO já noticiou. "Foi uma surpresa desagradável. Nunca lhe tinham dito nada até à altura em que foi dado como apto para regressar aos relvados", confessou Miguel Pires. Para Mariano tudo parece ter voltado à estaca zero: "Não estávamos à espera, até porque ele foi um dos capitães da equipa e é um jogador querido por todos, ele sentiu uma certa decepção por causa disso. Mas, é um profissional e sabe que tem de continuar a trabalhar. É isso que tem feito".

"O objectivo de Mariano é renovar com o FC Porto"

Numa altura em que Mariano está de regresso aos relvados, quase sete meses depois da lesão grave sofrida na época passada, em Coimbra, muita coisa permanece por definir. O argentino termina contrato com o FC Porto no final da época e a renovação ainda não foi abordada com clareza. "Dentro de 15 dias viajo para Portugal para conversar com Antero Henrique e para falarmos da situação", confirmou Miguel Pires, representante do jogador, a O JOGO. Por esta altura, a questão é mais pertinente do que nunca, porque a concorrência sugere que entrar na equipa não será fácil. "Sim, estamos preocupados, mas o objectivo é renovar contrato com o FC Porto", confessou o empresário. Motivos para desejar a continuidade de azul e branco não faltam ao jogador, que recuperou muito daquilo que sabe fazer em campo sob a orientação de Jesualdo Ferreira. Aliás, foi com o ex-treinador do clube que Mariano chegou a assumir a braçadeira de capitão de equipa, o que diz bem da importância que tem no balneário do FC Porto. "O Mariano é um grande profissional, respeita muito as pessoas do clube e os sócios que lhe manifestam o seu carinho na rua, a cada passo. Ele está muito feliz por estar num grande clube e pode dizer-se que o seu lugar no mundo é o FC Porto", frisou Miguel Pires.

Apesar da incerteza que rodeia o futuro de Mariano, o empresário confia nos dirigentes portugueses para resolver a situação. "É óbvio que acredito que, a seu tempo, as coisas irão resolver-se, até porque não há motivos para mau ambiente entre nós, por isso é que vou a Portugal conversar com as pessoas para ver se chegamos a um novo entendimento", sustentou. A questão de um eventual empréstimo de Mariano, dado que o grupo de trabalho azul e branco está, aparentemente, completo nem se quer chega a ser considerada por Miguel Pires: "É um assunto que não se coloca nesta altura, pelo que não vale a pena adiantar nada sobre isso".

in "ojogo.pt"

Belluschi e Moutinho secam a concorrência


Quando o FC Porto se apresentou aos trabalhos, no início de julho, muitos vaticinavam que o meio-campo passava por Fernando, Moutinho e Ruben Micael. A verdade é que Belluschi reclamou a titularidade e a sucessão das jornadas tem dado cada vez mais força à opção assumida por André Villas-Boas. O argentino aumentou os seus índices competitivos, ganhou a regularidade que escasseou na época de estreia e está mais pertinente na hora de atirar à baliza, somando já 2 golos.

Moutinho (ainda) não marca, mas foi um investimento avultado e que vem denunciando um crescendo exibicional. Essa onda permitiu-lhe, inclusivamente, chegar ao onze da Seleção, onde se destacou na estreia de Paulo Bento, enchendo o meio-campo e vincando o seu estatuto de titular.

Obviamente, Villas-Boas espera que este impulso nacional catapulte o médio para outro patamar no clube. Moutinho assumiu que a saída do Sporting se prendia com o desejo de voltar à Seleção, onde tinha perdido espaço ao ponto de nem sequer surgir nos 23 eleitos de Carlos Queiroz para o Mundial.

Este volte-face é uma injeção de moral que só pode beneficiar o rendimento do ex-leão no FC Porto, dificultando também as ambições de quem quer dar luta ao atual tridente do miolo. E se Fernando não tem um substituto direto (Souza faz a posição, mas tem alinhado preferencialmente como interior), a verdade é que a concorrência a Belluschi e Moutinho tem de penar, beneficiando somente das várias frentes nas quais o FC Porto compete.

Guarín quer ganhar protagonismo numa fase em que regressa após lesão, o que pode complicar ainda mais o cenário para Ruben Micael. O madeirense tem somado minutos na Liga Europa, onde até já marcou 1 golo, mas para todos é claro que Villas-Boas tem um tridente de eleição. A Taça de Portugal, onde os portistas enfrentam o Limianos, promete, porém, minutos para Castro, Souza e Guarín.

in "record.pt"

Candeias já é jogador do Nacional

mas dragões não cederam totalidade dos direitos

A nega de Hélder Barbosa ao Nacional abriu um incidente diplomático entre o FC Porto e o Nacional. É que o extremo estava prometido aos insulares, mas preferiu rumar a Braga, cedendo a SAD à vontade do jogador e ao interesse manifestado por António Salvador.

Rei morto, rei posto, Candeias já é jogador do Nacional, tendo todas as partes concordado com a sua permanência no plantel do Portimonense, onde tem ganho destaque. O ala internacional Sub-21 assinou um vínculo válido por quatro temporadas, tendo o FC Porto salvaguardado 30 por cento dos direitos económicos.

Candeias, de 22 anos, foi campeão nos juniores dos dragões e chegou a integrar o plantel de Jesualdo Ferreira, ajudando na conquista do título 2008/09. Após cedências a Rio Ave, Recreativo Huelva, P. Ferreira e, agora, Portimonense, o seu futuro passa pelo Nacional. Com o destino traçado, Candeias é titular no Algarve e já marcou nesta Liga.

in "record.pt

Ruben na hora das decisões

PREPARA-SE PARA ASSINAR COM JORGE MENDES
 

Com os caminhos para o onze do FC Porto bem tapados, Ruben Micael está na iminência de dar um passo que, espera, possa abrir-lhe portas futuras. O médio, natural da Madeira, prepara-se para assinar pela equipa de Jorge Mendes, o empresário que domina os circuitos de transferências internacionais e que é cada vez mais influente na Seleção. Precisamente onde Ruben se encontra, beneficiando de lesões que obrigaram Paulo Bento a chamar um dos pré-convocados que tinha ficado de fora da primeira lista.

O namoro de Jorge Mendes ao ex-Nacional é antigo e precede mesmo a transferência para o FC Porto, onde chegou pela mão de Amaro Valente, agente FIFA que já o acompanhava desde os tempos do União da Madeira. Aliás, foi até noticiado que, em janeiro, teria sido a Gestifute a ponte para o Sporting, tendo o jogador acabado por permanecer fiel ao seu representante, vincando também o desejo de ser dragão.

Nem isso, porém, fez esmorecer o interesse de Mendes no médio que ganhou destaque no onze de Jesualdo Ferreira, constando que até o conterrâneo Cristiano Ronaldo tem intercedido em favor do mais poderoso empresário do futebol internacional. Obcecado por entrar na rota da Seleção, Ruben Micael optou, aos 24 anos, por dar um novo rumo à sua carreira, tendo-se já desvinculado de Amaro Valente.

Cláusula

Com a estreia por Portugal à vista (será na Islândia?), é óbvio que o futuro imediato do natural de Câmara de Lobos continua a passar pelo FC Porto, clube com o qual assinou até 2014, existindo uma cláusula no contrato que prevê a compra automática de nova parcela ao Nacional ao cabo de 20 jogos oficiais na mesma temporada, o que só não aconteceu em 2009/10 porque a lesão contraída em abril o impediu.

Com 8 jogos oficiais esta época, Ruben Micael está a 12 encontros de forçar a SAD a avançar para um novo investimento, que custará aos cofres azuis e brancos 2 milhões de euros. Neste momento, o FC Porto detém 60 por cento dos direitos económicos, não estando prevista qualquer opção sobre a restante parcela de 20 por cento, que Rui Alves pretende manter com vista a um encaixe futuro. É aí que entrará Jorge Mendes...

in "record.pt"

Falcao: «Sair? Primeiro quero ganhar tudo no F.C. Porto»


Uma Taça de Portugal e um Supertaça. É este o curriculum, a nível de títulos, que Radamel Falcao conseguiu, até ao momento, com a camisola do F.C. Porto. O avançado colombiano é já uma certeza no futebol europeu e o nome começa a constar em vários emblemas de topo, como uma referência. Falcao garante que, antes de pensar sair, quer ajudar o clube a ganhar mais troféus.

«Há sempre possibilidades, mas não penso nisso porque o mais importante é manter o nível futebolístico que tenho tido e tentar superá-lo. Tudo tem o seu tempo, primeiro quero ganhar tudo no F.C. Porto», assegurou Falcao, numa entrevista ao jornal colombiano «El Espectador».

O avançado está ao serviço da sua selecção, tendo, inclusive, marcado o golo da vitória sobre o Equador, mas continua com o F.C. Porto em mente, num ano em que, apesar da troca de treinador, a ideia é ganhar tudo. Dentro e fora de portas.

«Por ser um clube grande, joga-se para ganhar em todas as frentes. Grande parte do plantel manteve-se e o pensamento do novo treinador não é muito diferendo do anterior. A ideia este ano é lutar novamente para ganhar tudo em Portugal e também temos sérias aspirações na Europa. A Liga Europa é um torneio muito importante. Começámos bem o nosso grupo mas ainda falta muito e há clubes com muita tradição como o Liverpool, a Juventus ou o PSG», lembrou.

Sobre André Villas-Boas, Falcao só espera que consiga o mesmo sucesso do seu anterior «mestre», José Mourinho: «Não tive a oportunidade de trabalhar com Mourinho, mas foi ele que levou o F.C. Porto a conquistar a Champions. Sei que trabalharam juntos, por isso oxalá que ele também consiga esses resultados, se possível até melhores, para enriquecer mais a história do clube.»

«James vai dar muitas alegrias ao F.C. Porto»

Falcao confessou que o facto de ter vários colegas sul-americanos no grupo ajuda na adaptação à cidade e ao futebol europeu, deixando uma menção especial para os compatriotas Guarín e James Rodriguez. Questionado sobre os poucos minutos de utilização da dupla, o avançado lembrou que são casos distintos.

«O Fredy [Guarín] começou com uma lesão e isso prejudicou-o, mas já jogou uns minutos no último fim-de-semana e, aos poucos, esperemos que jogue mais e ganhe um lugar. Quando ao James, há vários jogadores para a sua posição que estão nas selecções nacionais e tem de esperar, não é fácil. Está a aprender e tem paciência para perceber que, por vezes, é preciso esperar, melhorar, aproveitar as oportunidades que aparecem e ir crescendo. Vamos ver como corre este ano, mas sei que ele vai dar muitas alegrias ao F.C. Porto», afirmou.

De resto, o colombiano manifestou desejo de alinhar no Millionarios, clube de Bogotá, do qual é adepto assumido e que já não vence o título colombiano desde 1988 e garantiu que a ausência de golos não o preocupa. E mesmo nos jogos internacionais, é algo que não lhe ocupa o pensamento. «Sinceramente, mais do que os golos interessa-me ir ao Mundial», resumiu.

in "maisfutebol.iol.pt"

Miguel Guedes rende Rui Moreira no Trio d'Ataque

Miguel Guedes é o provável substituto de Rui Moreira no programa Trio d'Ataque, da RTPN. Licenciado em Direito, com carreira musical como vocalista dos Blind Zero, tudo aponta que seja o comentador residente afecto ao F. C. Porto.

Miguel Guedes deverá ser o substituto de Rui Moreira no programa Trio d"Ataque, transmitido semanalmente na RTPN. Segundo apurou o JN, existem conversações avançadas entre as duas partes e tudo indica que Miguel Guedes estará já amanhã no programa desportivo, na qualidade de comentador residente afecto ao F. C. Porto. Terá como adversários António-Pedro Vasconcelos (Benfica) e Rui Oliveira e Costa (Sporting).

Licenciado em Direito, tem 38 anos e uma carreira musical como vocalista dos Blind Zero. Curiosamente, chegou a participar, de forma pontual, no Trio d"Ataque como substituto de Rui Moreira.

in "jn.pt"

Dragões erguem o primeiro troféu da época

O FC Porto Ferpinta ergueu, este domingo, o Troféu António Pratas, depois de ter vencido a Ovarense, por 68-59, na final da primeira competição oficial da época, disputada no Pavilhão Municipal de Ponte de Sor.

Com uma defesa intensa e uma estratégia ofensiva capaz de conciliar a qualidade do jogo interior com a eficácia do lançamento exterior, os Dragões recompuseram-se de quatro minutos iniciais de profundo desacerto e revelaram-se mais fortes do que o opositor ao longo de toda a partida.

Julian Terrell (15 pontos, 12 ressaltos e 1 assistência) e Carlos Andrade (13 pontos, 10 ressaltos e 4 assistências) foram os jogadores em destaque nos azuis e brancos.
 
in "fcp.pt"