terça-feira, 12 de outubro de 2010

Portugal 2 - Irlanda do Norte 0 (sub-23)


A Selecção Nacional de sub-23 garantiu esta terça-feira a qualificação para as meias-finais do International Challenge Trophy, competição organizada pela federação inglesa, com uma vitória sobre a Irlanda do Norte (2-0), no Estádio Municipal do Cartaxo, no último jogo do Grupo C. Agostinho Oliveira tinha apresentado o grupo como o «celeiro» da selecção principal, mas o que se viu foi uma equipa de serviços mínimos, com pouca vontade de se mostrar. Valeram as prestações de Bura, Pelé, André Santos e o espectacular golo de Castro a fechar o digno resultado.

Uma abertura longa de Miguel Lopes a destacar Orlando Sá na área logo no primeiro minuto prometia um jogo dinâmico e objectivo, mas as expectativas foram-se esvaindo com o passar dos minutos. A equipa de Agostinho Oliveira assumiu o controlo do jogo, reclamou a posse de bola, mas nunca conseguiu imprimir velocidade suficiente para provocar desequilíbrios na bem organizada defesa irlandesa. A primeira parte foi, assim, um longo bocejo para os quase mil e quinhentos adeptos que preencheram as bancadas, com excepção para um emotivo irlandês que viveu o jogo como se fosse uma final do Campeonato do Mundo.

Vieirinha, João Ribeiro, Ukra e Orlando Sá bem procuraram baralhar os irlandeses, com constantes trocas de posição, mas com a bola nos pés, os movimentos foram sempre previsíveis e facilmente anulados pela defesa irlandesa. A Irlanda apresentou-se com o típico futebol britânico, em 4x4x2, e num jogo bem mais pragmático do que os portugueses, com passes em profundidade, embora com a mesma ineficácia no último terço do terreno. A verdade é que o empate era suficiente para as cores nacionais, enquanto a Irlanda estava obrigada a vencer para aspirar chegar às meias-finais da competição.

Finalmente, golos e aplausos

Agostinho Oliveira não perdeu tempo e ao intervalo reestruturou a ala direita, prescindindo de Miguel Lopes e Nuno Coelho para lançar André Santos, para a defesa do flanco, e Éder para a frente de ataque, desviando Ukra para a direita. Alterações que surtiram efeito imediato, com a equipa portuguesa a subir uns metros no terreno e a pressionar mais perto da área de Keenan. O jogo ficou mais aberto e Bura quase marcou numa cabeçada a canto de Ukra. A Irlanda acabou por provar do próprio veneno e permitiu que Portugal ganhasse vantagem em contra-ataque. Depois de uma espectacular defesa de Ventura a remate de Boyce, André Santos foi rápido a decidir e lançou Orlando Sá, com um passe em profundidade. Perante a saída do guarda-redes, o avançado atirou cruzado.

Em vantagem, Portugal soltou-se e ofereceu, finalmente, algum brilhantismo ao jogo. Os irlandeses cederam mais espaços e Castro, que tinha acabado de entrar, fez o segundo golo, com um fulminante remate a mais de vinte metros da baliza de Keenan. Portugal garantia, assim, o primeiro lugar do Grupo C e a consequente qualificação para as meias-finais da competição, marcadas para Março do próximo ano.

FICHA DO JOGO

Estádio Municipal do Cartaxo

Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa)

Assistentes: Pedro Garcia e Ricardo Santos

4º árbitro: José Gomes

Assistência: 1.300 espectadores


PORTUGAL (4x3x3): Ventura; Miguel Lopes (André Santos, 46m), Bura, Bruno Pinheiro e André Marques; Nuno Coelho (Éder, 46m), Pelé e Vieirinha (Ivanildo, 79m); João Ribeiro (Castro, 70m), Orlando Sá e Ukra (Targino, 60m).

IRLANDA DO NORTE (4x4x2): Chris Keenan; Billy Joe Burns (Jay Magee, 84m), Archie Stewart, Chris Ramsey e Ross Redman; Phillip Lowry, Robert Garret, Jamie Mulgrew (Darren Boyce, 60m) e Martin Donnelly (Michael Carvill, 60m); Jordan Owens e Stuart Dallas (Curtis Allen, 68m).

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores: Orlando Sá (63m) e Golaço !!! Castro (77m).

Disciplina: cartão amarelo a Bruno Pinheiro (53m), Lowry (79m) e André Santos (84m).

Resultado final: 2-0.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Sereno, Rafa e James à espreita na Taça

O encontro com o Limianos pode ser especial para quatro jogadores do plantel do F.C. Porto: Kieszek, Sereno, Rafa (Emídio Rafael) e James. Os reforços ainda não disputaram qualquer partida oficial com a camisola dos dragões e esperam concretizar esse objectivo no embate da Taça de Portugal, agendado para sábado. O guarda-redes perdeu parte das esperanças nesta terça-feira.

André Villas-Boas prepara alterações no onze do F.C. Porto, face ao desgaste dos jogadores chamados aos compromissos das selecções nacionais. Deste quarteto, James Rodriguez será aquele que desperta maior curiosidade entre os adeptos azuis e brancos. O extremo colombiano deixou boas indicações na pré-época, custou 5,1 milhões de euros ao clube, mas ainda está em processo de adaptação.

James deverá ser utilizado contra o Limianos, tal como outro Walter. Sereno também acredita que poderá receber nova oportunidade, depois de um erro no Torneio de Paris que atrasou o jogador na corrida ao onze. O central chegou ao Dragão a custo zero, tal como Kieszek (troca com metade do passe de Hélder Barbosa com o Sp. Braga), que ainda tem Beto à sua frente na disputa por um lugar frente ao Limianos. O guarda-redes, aliás, arrisca-se a falhar a Taça devido à lesão anunciada pelo F.C. Porto nesta terça-feira.

Emídio Rafael é o outro elemento deste quarteto sem utilização oficial. Contratado à Académica para servir de alternativa a Alvaro Pereira, tem visto o uruguaio acumular exibições de grande nível.

in "maisfutebol.iol.pt"

Kieszek falha treino

O FC Porto cumpriu, esta manhã, mais um treino de preparação para o jogo com o Limianos, marcado para sábado, a contar para a Taça de Portugal.

Para além de 11 internacionais, que se encontram ao serviço das respetivas seleções, André Villas-Boas também não contou com os serviços de Pawel Kieszek. O terceiro guarda-redes do plantel foi o principal ausente de uma sessão de trabalhos que foi aberta aos jornalistas nos primeiros 15 minutos.

Agora, o plantel volta a reunir-se amanhã, num treino marcado para a parte da tarde, por forma a que o técnico já possa ter os internacionais portugueses às suas ordens.

in "record.pt"

Uruguai goleia China e Rodríguez marca de pé direito


Com quatro «portugueses» em acção, o Uruguai foi à China golear a selecção local (0-4), em jogo particular disputado na cidade de Wuhan. Cristián Rodríguez até foi o único representante do nosso futebol que não foi titular, mas marcou um golo. De pé direito!

Maxi Pereira e Fucile jogaram de início, nas laterais, com Alvaro Pereira posicionado a médio esquerdo. Ao intervalo, com o resultado ainda a zero, Rodríguez substituiu Fucile e Alvaro Pereira recuou no terreno.

O Uruguai só marcou o primeiro golo aos 70 minutos, e na sequência de um autogolo de Feng. Cavani aumentou a vantagem oito minutos depois, antes do tal golo de Rodríguez (81m). Sebastian Fernandez fechou as contas a seis minutos do fim, com Alvaro Pereira substituído ainda antes do apito final.

in "maisfutebol.iol.pt"

Rodríguez no banco, Fucile, Palito e Falcao titulares


Oscar Tabárez, seleccionador do Uruguai, anunciou ontem o onze que vai utilizar na partida com a China (marcado para as 12h30 de hoje) e decidiu colocar Cristian Rodríguez, titular na goleada à Indonésia, no banco de suplentes, mantendo como opções Fucile e Álvaro Pereira. O técnico vai mudar três jogadores em relação ao último jogo: Fernando Muslera, Martín Cáceres e Diego Forlán substituirão Juan Castillo, Maurício Victorino e Rodríguez, respectivamente. Contudo, os dois portistas que jogam de início mudarão de posição em campo: Álvaro Pereira, que foi defesa-esquerdo na Indonésia será médio interior pelo mesmo lado; Fucile troca da lateral direita, onde jogará Maxi Pereira, para a canhota.

Outro portista sul-americano que deverá ser titular é Falcao. O colombiano saltou do banco para marcar o único golo do triunfo frente ao Equador, na sexta-feira, e tudo indica será utilizado de início na partida com os Estados Unidos, que terá início à uma hora da próxima madrugada.

Estes quatro jogadores - Álvaro Pereira, Fucile, Rodríguez e Falcao - serão os últimos internacionais a regressar ao Olival, prevendo-se que os uruguaios só cheguem na quinta-feira.

in "ojogo.pt"

"Belluschi tem de sentir liberdade"

Depois de uma época de estreia marcada por uma notória intermitência exibicional, Belluschi arrancou a todo o gás com André Villas-Boas, mesmo quando muitos apontavam para a titularidade inicial de Rúben Micael ao lado de Moutinho. O argentino realizou um grande estágio de pré-temporada e conquistou um lugar no onze; seguiram-se as boas exibições e a consolidação de um estatuto. Nery Pumpido, antigo treinador de Belluschi no Newell's Old Boys, explica, por entre muitos elogios, a forma como o médio rende mais em campo: "a jogar livre", tal como acontece, de resto, com André Villas-Boas. "Confesso que não vi muitos jogos dele no FC Porto, mas não preciso de o acompanhar de perto para saber que tem todas as condições para triunfar numa equipa grande, que reúne muitos jogadores de qualidade e que apregoa um futebol bonito. Para o Fernando render, é fundamental que se sinta com liberdade para jogar, e que não esteja muito preso a questões tácticas. E por isso creio que o FC Porto é o lugar ideal para ele. Para além disso, se Belluschi conseguir demostrar em Portugal todas as suas qualidades, estou certo de que ainda passará por outras ligas europeias mais importantes do que a portuguesa. Ele merece o melhor, porque é um rapaz extraordinário, muito simples e um grande profissional, sempre disposto a trabalhar e aprender. É um médio muito completo, daqueles que é difícil de encontrar no futebol argentino", explicou Nery Pumpido, em declarações a O JOGO.

O antigo treinador do médio argentino, que agora se encontra a trabalhar nos mexicanos do Veracruz, aproveitou ainda a conversa para recordar as principais qualidades de Belluschi, entre elas a polivalência para fazer bem qualquer uma das posições de meio-campo. "Tive a sorte de treinar o Fernando Belluschi no Newell's em 2005 e 2006. Nessa altura, já sabia que era um jogador com grande classe, porque já estava a jogar na primeira divisão há três anos e tinha sido uma das figuras da equipa que se sagrou campeã do Torneio Abertura de 2004. Apesar disso, nunca deixou de me surpreender pelas suas virtudes futebolísticas. Destaco-lhe a dinâmica como uma das suas características mais importantes. Isso permite-lhe jogar em praticamente todas as posições do meio-campo. Por exemplo, utilizei-o como médio pelas duas alas, sobretudo pelo lado direito, e também como segundo trinco. Muitas vezes também joguei com uma linha de três no meio e depois colocava o Fernando mais à frente, como médio-ofensivo. E ele cumpria todas as posições com grande qualidade", concluiu.

Finalizador de excelência e... com os olhos bem abertos

Os poucos golos que marcou desde que chegou ao FC Porto é um dos defeitos que podem ser apontados a Fernando Belluschi. No somatória de todos os jogos disputados desde que chegou a Portugal, o médio marcou "apenas" sete golos em 51 jogos. Curioso, no entanto, é o facto de já ter enviado mais de uma mão-cheia de remates aos postes... Nery Pumpido garante, no entanto, que o seu antigo jogador tem no remate um dos seus pontos fortes. "Belluschi teve um rendimento muito alto durante o ano e meio que o treinei. Recordo-me que marcou muitos golos (16 em 53 jogos) e o nível que atingiu levou-o, inclusivamente, à selecção argentina. E também foi nessa altura que o River Plate o contratou. Pouco tempo depois chegaram mesmo a pagar muito dinheiro por ele, tendo em conta a realidade do mercado argentino. Nesse momento, Fernando demonstrou uma grande capacidade para fazer golos, sobretudo através do seu excelente remate de fora de área, que conseguia executar com os dois pés. Para além disso, aparecia muitas vezes na área para finalizar e raramente desperdiçava as oportunidades que tinha, porque concluía muito bem as jogadas, sempre com os olhos bem abertos", explicou

Com João Moutinho a música é outra

A forma de jogar de João Moutinho, aliada à sua inteligência táctica, permite dar mais liberdade de movimentos a Belluschi, quando comparada com a forma de jogar da última temporada. Para além disso, o FC Porto privilegia agora a posse de bola, o que beneficia as características do médio.

in "ojogo.pt"

Otamendi dá passos seguros para o onze

Nico Otamendi ainda não mereceu a confiança de Sergio Batista para a seleção argentina, mas até pode estar a beneficiar dessa circunstância para consolidar a sua posição na defesa do FC Porto. Ficou a trabalhar no Olival durante duas semanas só com a pressão de preparar o jogo da Taça de Portugal, frente ao Limianos, onde tudo indica será titular. Contudo, mais importante do que fazer parte da equipa num encontro que dificilmente lhe trará dificuldades acrescidas, El Chupe aproveitou para trabalhar aspetos técnicos e ouvir mais alguns conselhos de André Villas-Boas.

O ciclo competitivo que se segue é apertado e o internacional argentino deverá tornar-se parte integrante dos indiscutíveis muito em breve. Aliás, depois das boas exibições realizadas diante do Olhanense e CSKA Sofia, onde recolheu críticas bastante positivas, causou alguma surpresa a sua colocação no banco de suplentes em Guimarães. O técnico optou pela dupla que tão boas indicações tem dado desde o início da época (Rolando/Maicon) e que permite ao FC Porto possuir a defesa menos batida do campeonato. Não é, por isso, fácil a Villas-Boas mexer numa estrutura reconhecidamente vencedora.

Voz de comando

Só que também já toda a gente percebeu que Otamendi destaca-se pela sua voz de comando dentro do campo e não só pelas qualidades técnicas e táticas. Não obstante se sentir mais à vontade a alinhar descaído pela direita (com Maicon em campo), já o fez no lado contrário (ao lado de Rolando) e as indicações foram boas. A facilidade com que se adapta às necessidades da equipa é outro aspeto que o treinador valoriza no momento de fazer as escolhas para o onze.

Depois da saída de Bruno Alves para o futebol russo, o sector defensivo perdeu uma liderança que passou a ser exercida um pouco mais atrás, através do capitão Helton. Mas não chega e, como tal, a SAD avançou para Otamendi com a certeza de que estaria em vias de ganhar um novo comandante. Aos 22 anos, o central, que foi utilizado a lateral-direito no Mundial, está mais do que preparado para enfrentar as dificuldades do futebol europeu. Os adversários têm formas diferentes de se apresentar, mas a classe de um defesa vê-se na forma como torna simples a resolução dos problemas, por mais difíceis que sejam.

Neste capítulo, a imagem que passou com o Olhanense e em Sófia foi de completa tranquilidade e os adeptos aplaudiram. Rolando e Maicon vão ter de trabalhar para segurar o lugar, porque a tarefa adivinha-se complicada.

in "record.pt"

Sapunaru justifica prémio

Sapunaru vai acrescentar um ano ao contrato que assinou em 2008 e que é, atualmente, válido até 2013. O jornal “O Jogo” deu conta da intenção da SAD e Record sabe que o defesa romeno já tem em mãos a oferta portista, que aumenta os seus vencimentos e premeia a excelente fase que tem conseguido no onze de André Villas-Boas. O lateral está a considerar a proposta, sendo certo que é seu desejo aceder ao convite dos responsáveis. O processo é, portanto, consensual e não tem cariz de urgência, sendo que tudo deve estar concluído, ainda assim, até final do mês.

Menos imediata é a questão da opção sobre a metade do passe que ainda está na posse do Rapid Bucareste. Os responsáveis do clube romeno disseram ao nosso jornal que o FC Porto tem até ao final da temporada para adquirir essa parcela, tendo ficado atempadamente estipulado que o valor da operação seria de 3,5 milhões de euros. Essa não é, contudo, uma preocupação dos dirigentes, que têm o defesa, de 26 anos, bem amarrado.

Apesar da boa época que tem protagonizado, a verdade é que o rendimento global de Sapunaru desde que foi contratado fica aquém das perspetivas de evolução iniciais. Na sombra de Fucile, o ex-Rapid só agora parece ganhar a dianteira, conseguindo uma projeção que já lhe permitiu regressar à seleção, que não representava desde novembro do ano passado e onde também se assume agora como titular. São factos que reforçam o seu valor de mercado e aos quais o FC Porto não é indiferente, dando um sinal claro de que o defesa está firme nas opções futuras.

Depois de um ano terrível e fortemente marcado pelo clássico na Luz, Sapunaru surgiu no grupo de Villas-Boas para discutir um lugar com Fucile e Miguel Lopes. Beneficiando da ausência do uruguaio, ganhou vantagem sobre o português. A Supertaça, ganha ao Benfica, deu força à aposta técnica e as gafes de Fucile em Guimarães reforçaram a vantagem que o romeno vinha conquistando desde agosto.

in "record.pt"

Beto volta à baliza no F. C. Porto-Limianos


Está em perspectiva a mudança do titular da baliza do F. C. Porto, sábado próximo, frente ao Limianos, no jogo que marca a entrada dos dragões na Taça de Portugal (19 horas, no Dragão). Beto jogará de início, no lugar de Helton, pela segunda vez esta época.

A primeira vez de Beto, na corrente temporada, aconteceu na Liga Europa. O F. C. Porto já tinha vencido o Genk, na Bélgica, por 3-0 e tinha entreaberto a porta de entrada para a fase de grupos. Na segunda mão, no Dragão, numa medida de gestão, André Villas-Boas decidiu trocar de guarda-redes. A título oficial, foi a estreia de Beto na baliza portista, em 2010/11. A margem folgada obtida na Bélgica ajudou a um novo triunfo, agora por 4-2. Beto jogou os 90 minutos.

No sábado, de novo em casa, mas com o Limianos, da 3.ª Divisão, vislumbra-se o retomar da rotatividade. Vai abrir-se a tal janela de oportunidades sobre a qual Villas-Boas repetidamente tem falado. Helton descansa no fim-de-semana e Beto sobe a titular, com o terceiro guarda-redes, Kieszek, também à espreita.

Sub-17 Kadú chamado

O técnico tem boas razões para rodar. Aproveita o estímulo que a chamada à selecção terá proporcionado a Beto e vai poupando munições para o importante encontro da Liga Europa, na Turquia, com o Besiktas, marcado para a próxima semana (dia 21). Ontem, no Olival, Villas-Boas chamou o guarda-redes dos sub-17, Kadú, para os trabalhos.

A rotatividade não é uma novidade no Dragão. Nem para o próprio Beto. Na época passada, com Jesualdo Ferreira no comando do plantel, houve distribuição de tarefas. Na maioria dos desafios, a titularidade foi assumida por Helton, mas ao restante elenco também foi dado tempo de jogo. Nuno defendeu na Taça da Liga e Beto foi incumbido de mostrar serviço na Taça de Portugal. A diferença no trajecto de ambos esteve na ponta final: Nuno foi titular no Algarve (Benfica, 0-3), ao passo que Beto perdeu o posto para Helton, no Jamor (2-1, Chaves).

in "jn.pt"

Falcao titular no Estados Unidos-Colômbia esta terça-feira

Falcao, muito elogiado pela imprensa da Colômbia, depois de ter marcado o golo que deu a vitória à selecção colombiana frente ao Equador no primeiro de dois jogos de preparação, nos Estados Unidos.

Falcao entrou na 2ª parte e marcou. E não jogou de início porque chegou mais tarde ao estágio, devido ao Vit. Guimarães-FC Porto de há uma semana, na cidade berço.

Amanhã, frente à equipa norte-americana, acredita-se que Falcao regresse à titularidade, como refere o jornalista António Cortez da Rádio RCN da Colômbia.

in "rr.pt"

Walter já fumega


Walter já dispara fogo no Olival. O avançado brasileiro vai com certeza ter a oportunidade de jogar a tempo inteiro frente ao Limianos, no sábado, na estreia dos dragões na Taça de Portugal - se entretanto não lhe acontecer nada e André Villas Boas mantiver o propósito de moralizar o seu segundo ponta-de-lança.

Desde ontem, quando o plantel portista, ou uma parte dele, regressou ao trabalho após a folga de fim-de-semana, que o atacante brasileiro faz contas aos dias que faltam para alinhar finalmente a tempo inteiro pela equipa do FC Porto.

'Bigorna', como é a sua alcunha, por ser forte como aquele antigo utensílio de ferro fundido utilizado pelos ferreiros, foi o último dos reforços a chegar ao dragão e também teima em manter-se no fundo da fila daqueles que chegaram de novo e tentam sem sucesso conquistar a titularidade, dado o acerto de quem joga e, sobretudo, os bons resultados da equipa.

O brasileiro até só tem um concorrente à sua frente, mas esse é... Falcão, que chegou, viu e venceu logo na sua estreia nos dragões (em 2009/10) e esta época, apesar de menos assertivo e certeiro, dá sinais de poder repetir semelhante façanha. E enquanto isso acontecer, Walter parece condenado a roer as unhas no banco dos suplentes. Tanto mais que não se perspectiva a possibilidade de ambos coabitarem na frente de ataque dos azuis e brancos.
 
in "abola.pt"