sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Três alterações na convocatoria

Sapunaru, Emídio Rafael e Guarín são as novidades
 
André Villas-Boas anunciou a lista de convocados para o jogo de sábado frente à Académica. É o regresso do técnico a uma casa que conhece bem.

Villas-Boas promoveu três alterações na convocatória em relação ao último encontro contra a União de Leiria. Entram Sapunaru, Emídio Rafael e Guarín que substituem Fucile, James e Souza.

O confronto frente aos estudantes realiza-se amanhã às 21 horas e 15 e será arbitrado por Duarte Gomes, de Lisboa.

Lista de convocados:

Guarda Redes - Helton e Beto.

Defesas - Alvaro, Rolando, Emídio Rafael, Sapunaru e Otamendi.

Médios - Guarín, Belluschi, João Moutinho, Cristian Rodríguez, Fernando e Ruben Micael.

Avançados - Falcão, Hulk, Varela e Walter.


in "record.pt"

Edo Bosch: «Estamos a subir de forma»

Depois de quatro vitórias em quatro jogos, o FC Porto Império Bonança recebe esta sexta-feira, às 21h00, o Porto Santo SAD, em encontro da quinta jornada do campeonato nacional. O guarda-redes Edo Bosch destaca a valia do adversário, mas também o crescendo de forma dos Dragões.

Análise ao adversário

«O Porto Santo está a fazer um bom início de campeonato. Olhando para a tabela classificativa, verificamos que é uma equipa que sofre poucos golos e que, se não fossem as questões burocráticas [derrota frente ao Candelária por 10-0, devido a utilização irregular do guardião David Arellano], estaria colada aos líderes. Por isso, vamos encarar este jogo com atenção máxima. O adversário é bem organizado, tem um bom guarda-redes e, além do mais, é um conjunto que aproveita muito bem todas as oportunidades que tem, sejam contra-ataques, livre directos ou penaltis.»

Subida de forma

«Estamos a subir de forma gradualmente. Não podemos afirmar que começámos a época no nosso pico, mas estamos a crescer pouco a pouco, até porque o campeonato é longo e o importante é somarmos três pontos em cada jogo. Na minha opinião, não seria bom atingirmos já os 100 por cento de forma, porque durante o decorrer da época a tendência seria baixar. O objectivo é que, chegada a altura das grandes decisões, a equipa atinja o seu máximo rendimento, um pouco à imagem do que sucedeu no ano passado. Fizemos uma primeira volta bastante regular e, na segunda, quando os nossos rivais começaram a cair, nós mantivemo-nos no topo.»

Regresso à baliza

«Não conseguimos estar todos juntos na pré-temporada, o que dificulta sempre o arranque da competição. A verdade é que, a partir do momento em que começamos a jogar regularmente, as rotinas e a boa forma são recuperadas naturalmente. A suspensão por dois jogos dificultou um pouco a recuperação do meu ritmo competitivo, mas sinto-me bem e acredito que estamos no rumo certo para as vitórias.»
 
in "fcp.pt"

Sem poupanças

  
  
O FC Porto não quer ir a Coimbra com o Benfica na cabeça. André Villas-Boas tem procurado passar essa mensagem ao longo da semana e vai dar o exemplo ao não poupar ninguém para o clássico de 7 de Novembro. Nos corredores do Dragão, a ideia é de que jogo com a Académica é de alto risco, não só pelo valor do adversário - que ocupa o terceiro lugar do campeonato - como pelo o que o triunfo pode significar para os azuis e brancos. Daí que não haverá poupanças ou gestão, conforme se queira chamar.

O FC Porto está na máxima força - não há lesionados, castigados ou em perigo de exclusão - e o treinador portista vai a jogo com o melhor onze. Isso significa que as peças-chave da equipa, Hulk, Falcao, Fernando e João Moutinho, têm lugar garantido no onze. Aliás, até é bem possível que Villas-Boas repita a equipa que jogou bem e goleou o Leiria no início da semana. Não obstante, admiti-se uma ou outra alteração: no lado direito da defesa e no meio-campo. Em todo o caso, só no treino desta manhã é que o técnico vai fazer as afinações finais para o jogo contra o adversário que, há um ano, lhe permitiu iniciar a carreira de treinador principal.

A deslocação a Coimbra está a ser preparada ao pormenor, como se de uma final se tratasse, porque todos consideram fundamental conquistar os três pontos que manteriam os encarnados a uma distância confortável. É verdade que o primeiro lugar não está em causa nas duas próximas jornadas - são sete os pontos de vantagem e seis os que vão estar em disputa -, mas há uma enorme diferença entre receber o Benfica com mais sete pontos do que apenas com quatro ou cinco. Desde logo anímica: a perda de pontos poderia causar a perda de confiança e, ao mesmo tempo, funcionar como estímulo extra para o rival, que joga já hoje.

Por isso, Villas-Boas não vai facilitar, apostando as fichas todas em Coimbra para depois, sim, pensar na recepção ao Benfica. No clássico, a manter-se a vantagem de sete pontos, a divisão de pontos até nem seria considerada como um mau resultado para os dragões.

Entre os dois jogos do campeonato há mais uma ronda da Liga Europa, com a visita do Besiktas e aí sim haverá espaço e até necessidade para gerir. Fernando e Maicon já sabem que não podem defrontar os turcos por causa dos vermelhos vistos em Istambul, mas é seguro que Villas-Boas vai mexer mais no onze. Primeiro porque a qualificação está praticamente garantida, depois porque só terá 72 horas até ao clássico para recuperar os jogadores e alguns deles não têm tido folgas. Casos de Álvaro Pereira, Falcao e Hulk, por exemplo.

Otamendi e Rodríguez continuam no banco

O jogo é de campeonato e se a máxima não for beliscada Cristian Rodríguez vai ser suplente em Coimbra, mantendo-se Varela no onze. O extremo uruguaio soma apenas três titularidades esta temporada, todas na Liga Europa. Da mesma forma, não há sinais de que Otamendi seja promovido à equipa, ainda que Maicon tenha sido expulso na Turquia e Villas-Boas possa querer desde já rotinar uma nova dupla, tendo em vista a recepção à equipa de Quaresma. Ao que tudo indica, o técnico não vai mexer nos pilares da defesa até porque vai defrontar o segundo melhor ataque da Liga.

Fucile vs Sapunaru

Alternância

A principal dor de cabeça de Villas-Boas para a deslocação a Coimbra prende-se com a constituição do meio-campo. No caso, eleger quem acompanha Fernando e João Moutinho. Com o Leiria a aposta recaiu em Rúben Micael que respondeu com uma boa exibição como que a reclamar mais oportunidades e, sobretudo, uma continuidade que ainda não teve esta época, visto ainda não ter feito dois jogos seguidos como titular. Belluschi é a outra opção e o argentino, apesar de uma ligeira quebra na produção nos últimos jogos, tem dado conta do recado. E esta é outra uma prova de que este FC Porto tem mais opções do que no passado.

Rúben Micael vs Belluschi

Parceiro para Moutinho

A principal dor de cabeça de Villas-Boas para a deslocação a Coimbra prende-se com a constituição do meio-campo. No caso, eleger quem acompanha Fernando e João Moutinho. Com o Leiria a aposta recaiu em Rúben Micael que respondeu com uma boa exibição como que a reclamar mais oportunidades e, sobretudo, uma continuidade que ainda não teve esta época, visto ainda não ter feito dois jogos seguidos como titular. Belluschi é a outra opção e o argentino, apesar de uma ligeira quebra na produção nos últimos jogos, tem dado conta do recado. E esta é outra uma prova de que este FC Porto tem mais opções do que no passado.

in "ojogo.pt"

Contas do FC Porto aprovadas por unanimidade


A Assembleia Geral do FC Porto, reunida esta quinta-feira, no Estádio Dragão, aprovou por unanimidade, na generalidade e na especialidade, o Relatório e Contas referente ao exercício de 2009/10. No balanço validado pelos associados, de sublinhar o melhoramento do resultado líquido.

Principais destaques:

- O FC Porto apresentou, em 2009/10, um resultado líquido negativo de 1,3 milhões de euros (1,8 negativo em 2008/09);

- Resultado Operacional de 600 mil euros negativos (1,9 milhões 2008/09);

- Para esta performance contribuiu de forma significativa a exploração da Sala do Bingo, bem como as indemnizações resultantes do seu encerramento;

- Os proveitos em 2009/10 cifraram-se em 13,5 milhões de euros, reflectindo um aumento de 1,4 milhões de euros face à temporada anterior;

- O Capital Próprio em 30 de Junho de 2010 atinge os 104,1 milhões de euros, o que reflecte a solidez da situação patrimonial do clube;

- Relativamente ao activo, este apresenta um crescimento de 2,3 milhões de euros, apresentando, em 30 de Junho de 2010, o valor líquido de 144,5 milhões de euros.
 
in "fcp.pt"

Brasil quer Hulk

 
Hulk começou por ser uma novidade, evoluiu para curiosidade e hoje em dia é presença mais assídua na comunicação social brasileira, rendida aos golos do brasileiro no FC Porto e espantada pelas características do avançado que compraram, para melhor o dar a conhecer no Brasil, com Adriano. Se a primeira convocatória espantou, porque era um desconhecido e as exibições no duplo compromisso com Omã e Inglaterra não chegaram para ver quase nada, os golos de Hulk ao serviço do FC Porto, em especial na Liga Europa e, essencialmente, o 3-0 ao Besiktas tiraram as dúvidas. Agora, há quem peça que Hulk seja convocado para o particular com a Argentina, do dia 17. Hoje, ao início da tarde, se saberá se Mano Menezes foi sensível à campanha.


"Na minha humilde opinião, um dos melhores atacantes brasileiros em acção na atualidade é o Givanildo Vieira de Souza. Quem? Hulk, claro, camisa 12 do Porto [...]. Para mim, é um jogador que alia força, técnica e velocidade. Mano já o convocou uma vez e acho que vale dar novas chances. E você, internauta, o que acha?", escreve no site www.globo.com o jornalista Marcos Felipe. A respostas (ler algumas das masi de 100 ao lado) dão-lhe, na sua maioria, razão.

Mas há mais a favor do portista. Por exemplo, Mano Menezes gastou tempo a falar de Hulk - considerou que o portista era "diferente" de todos os outros jogadores, "mais forte fisicamente" - e, no Brasil, garante-se, que o seleccionador segue de perto todos os movimentos de Hulk. Aliás, a versão online do jornal Globo, o órgão de Comunicação Social que acompanha de perto todos os passos da canarinha, tinha ontem no seu site uma promoção na qual se podia ler: "Concorra a uma chuteira enviada pelo atacante Hulk, que vem destruindo as zagas na Europa pelo FC Porto". Ao final do dia, eram cerca de 300 os comentários. Sintomático.

A boa forma de Hulk tem tido, portanto, repercussões no Brasil, onde parece haver cada vez menos dúvidas sobre a enorme qualidade do jogador. O problema, nesta convocatória para o jogo em Doha, com a Argentina, parece estar na forte concorrência. Nos últimos dias, saltou mesmo mais um nome para a ribalta: Ronaldinho. Mano Menezes parece tentado a chamar novamente o avançado do Milan, para além das duas únicas certezas ofensivas apontadas para este jogo particular, Pato e Robinho. Mas há mais. Carlos Eduardo (Rubin Kazan), Nilmar (Villarreal), Neymar (Santos) e André (Dínamo de Kiev) são outros concorrentes directos de Hulk. E não há lugar para tanta gente. Nesta altura, a única certeza está no facto de Hulk pertencer a uma lista reduzida de potenciais convocados.

Concorrência

Pato e Robinho têm lugar garantido na convocatória de hoje, enquanto Hulk terá de lutar por uma vaga com mais cinco concorrentes. Mano Menezes deverá juntar mais três avançados ao duo já anunciado, tendo em vista o jogo com a Argentina.

Ronaldinho
Poderá estrear-se na selecção com Mano Menezes, que se sentirá pressionado pela boa forma do avançado no campeonato italiano

André
É o substituto natural de Pato, mas pode ceder o lugar a Hulk. Joga actualmente no Dínamo de Kiev, depois de ter despontado no Santos

Nilmar
O avançado está em boa forma no Villarreal e foi o substituto de Hulk na última convocatória. Jogou contra o Irão e a Ucrânia

Neymar
É uma das grandes promessas do Brasil - Chelsea já o tentou contratar -, mas o facto de jogar no Santos pode afastá-lo desta convocatória

Carlos Eduardo
Joga no Rubin Kazan e ocupa habitualmente o lado esquerdo do ataque na selecção. No entanto, também pode jogar mais recuado,



Sapunaru regressa ao seu posto

Não é titular para a liga desde deslocação ao nacional
 
A deslocação a Coimbra vai marcar o regresso de Cristian Sapunaru à titularidade em jogos do campeonato, situação que já não acontece desde a 5.ª jornada, altura em que os azuis e brancos venceram no terreno do Nacional por 2-0. O lateral falhou os encontros com o Olhanense, Vitória de Guimarães e União de Leiria, quase sempre por opção (exceto no Minho, quando foi chamado à seleção), tendo cedido o lugar a Fucile. Nunca esteve em causa o rendimento do defesa-direito. Tudo ficou a dever-se à gestão do grupo entre provas nacionais e Liga Europa.

Aliás, no cômputo geral da época, Sapunaru leva 11 jogos pelo FC Porto, num total de 907 minutos. Valores muito acima do seu concorrente, que começou atrasado. Sapunaru tem apresentado uma consistência que lhe permite ser nesta altura a opção preferencial do treinador. O romeno, de 26 anos, é um valor recuperado por Villas-Boas, depois de também ter estado castigado na época passada, juntamente com Hulk, na sequência do caso do túnel da Luz. O lateral assume particular importância nas jogadas de bola parada, onde revela boa leitura de jogo.

in "record.pt"

Acordo à vista para cancelar paralisação da arbitragem

Mais de metade dos árbitros da primeira categoria pediram dispensa do primeiro fim-de-semana de Novembro, em protesto contra o Código Contributivo, mas o clássico entre o F. C. Porto e o Benfica pode deixar de estar em risco. Há um acordo iminente.

Ao final da tarde de ontem, quinta-feira, Luís Guilherme, presidente da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol), reuniu-se com Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, tendo sido desbravado terreno para se chegar a um consenso sobre as obrigações fiscais do Código Contributivo.

Os árbitros consideram-na negativa para os jovens que estão a iniciar carreira, sobretudo, para os estudantes que correm o risco de perderem as bolsas de estudo, quando se colectarem na actividade. Além disso, os valores auferidos são considerados baixos, sujeitos a descontos significativos, e os desempregados perdem o acesso ao respectivo fundo de desemprego.

Segundo apurou o JN, ainda hoje, sexta-feira, a Secretaria de Estado do Desporto e a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais irão emitir um despacho para amenizar o problema fiscal alegado pelos árbitros e que poderia abalar o primeiro fim-de-semana desportivo de Novembro. "Foram ultrapassadas questões públicas e não há nenhuma razão para haver perturbação das competições", explicou Laurentino Dias, enquanto Luís Guilherme esclareceu que "foram dados passos positivos para se criar um regime fiscal e de segurança social mais justo".

A proximidade do jogo entre o F. C. Porto e o Benfica, agendado para o dia 7 de Novembro, acelerou o processo entre as duas partes, aliado ao pedido indisponibilidade evocado por mais de metade dos árbitros da primeira categoria. Essa tomada de posição quase colectiva também exerceu forte pressão junto das instâncias governamentais, correndo-se o risco de não haver juízes para o clássico. Em causa estavam as obrigações fiscais do Código Contributivo, que os juízes consideram prejudicar os trabalhadores independenbtes que têm como único rendimento a arbitragem.

O barulho de fundo levou o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e emitir, ontem, um esclarecimento, sublinhando que a nova convenção não estabelece qualquer valor mínimo de desconto para a Segurança Social e que a "maior parte" dos árbitros estará isenta de contribuição. Além disso, quem se dedicar exclusivamente à arbitragem e receba até 3593,31 euros anuais está isento de qualquer obrigação fiscal. No entanto, quem auferir de 3593,31 a 7185 euros tem de descontar 1/12 de 70% desse valor (rendimento relevante), o que merece críticas.

Por outro lado, os jovens estudantes que se estão a iniciar na carreira correm o risco de perder as bolsas de estudo, a partir do momento em que tenham um vencimento proveniente da arbitragem. E essa é outra das questões de fundo que motivou uma posição de força e que podia ferir a realização da 10.ª jornada dos campeonatos profissionais de futebol.

in "jn.pt"

Taça da Turquia - Besiktas afasta "secundário" Mersin no prolongamento

O Besiktas, adversário do FC Porto no Grupo L da Liga Europa, precisou hoje de prolongamento para vencer em casa o "secundário" Mersin Idmanyurdu (3-0), em encontro dos oitavos de final da Taça da Turquia em futebol.

Os oitavos classificados da segunda divisão turca, mesmo com 10 desde os 85 minutos (expulsão de Hasan Uçuncu), aguentaram até aos 100, altura em que o médio espanhol Guti, ex-jogador do Real Madrid, inaugurou o marcador.
O brasileiro Bobo marcou os outros dois tentos da formação de Istambul, aos 102 e 113 minutos.
O FC Porto venceu por 3-1 no reduto do Besiktas, de Ricardo Quaresma, na terceira ronda do Grupo L da Liga Europa, e recebe os turcos na quarta, a 04 de Novembro.

Na classificação do agrupamento, os portistas lideram, com nove pontos, contra seis do Besiktas, três do Rapid Viena e nenhum do CSKA Sófia.

in "antenta1.pt"

Os processos de gestão devem apanhar Moutinho


Villas Boas está assumidamente a entrar numa circulação de jogadores nucleares. Depois de Belluschi, tudo aponta para ser Moutinho a descansar. Besiktas e Benfica impõem essa regra.

Tudo a correr num só sentido para o FC Porto: máxima força é mesmo a máxima força, e a sucessão imparável de vitórias rasga ou transmite novos horizontes na guerra aberta estabelecida por um lugar no onze-tipo, onde até há pouco figurou prolongadamente Fernando Belluschi, trocado por Rúben Micael no jogo da última segunda-feira.

«Gestão», aplicada ao jogo com o União de Leiria; na mesma semana, e com Besiktas e Benfica já claramente na linha de horizonte, voltará André Villas Boas a gerir, ou, olhando ao facto de defrontar o terceiro classificado, e fora de casa, seguirá uma linha mais conservadora?

Dúvidas de pé, Belluschi em pulgas, até porque Rúben reentrou em grande... mas a lógica consequencial das coisas apontará mais claramente para uma apreciação ainda mais apurada do conceito de gestão, admitindo-se então mais abertamente que os cuidados elementares do gestor passem por cima da importância do jogo de Coimbra e Villas Boas siga, ou prossiga, o caminho iniciado com a saída de Belluschi do onze, para dar sequência a um processo de alternância em que ninguém, ou muito poucos, serão poupados ao processo protector.

in "abola.pt"