domingo, 7 de novembro de 2010

"Explosão" de Hulk potencia o poderio bélico do FC Porto

Em termos estatísticos, o FC Porto chega à 10ª jornada da Liga ZON Sagres em clara vantagem face ao Benfica, porque os números não mentem e, neste caso, até se traduzem em eficácia: não só continua a ser a equipa mais rematadora, como acolhe o jogador número um [Hulk] nesse parâmetro, no qual coloca ainda mais dois jogadores (Falcao e Belluschi) no "top 20". Embora ligeiramente menos rematador, o conjunto orientado por André Villas-Boas ganhou, contudo, valor acrescido com o desempenho de Hulk, cuja subida de rendimento [a marcar golos, a fazer assistências e não só], por comparação à época anterior, lhe tem permitido uma regularidade exibicional coroada com a liderança destacada do campeonato. Mas não é apenas nesse item que o FC Porto evoluiu, se recordarmos que em 2009/2010 era a equipa com mais bolas perdidas (17,33) - o Benfica registava 13,33 - e agora melhorou de forma significativa, ao passar para 13,67, contra 13,45 do rival.

Voltando aos remates e aos golos, a grande diferença é ditada pela quebra de Cardozo, o que mais atirava à baliza (3,72) entre todos os futebolistas da Liga, deixando Falcao (3,5) em segundo, em contraponto à ascensão vertiginosa, esta época, de Hulk (5,88), com o paraguaio claramente atrás (3,67). E se este não começou bem a temporada, teve a infelicidade de se lesionar em finais de Setembro, no jogo com o Schalke 04, o que significou, a partir de então, a ausência forçada da equipa.

A perda de Di Maria, sétimo rematador (2,77) do campeonato, por parte do Benfica também lhe enfraqueceu a capacidade ofensiva, já que era o número um, a nível absoluto, a fazer cruzamentos. Agora, nessa tarefa foi "substituído" por Carlos Martins (7,62) e Gaitán (6,57), que nem sequer, como é sabido, são médios-ala. A influência de Hulk (6,12) no FC Porto estende-se aos cruzamentos e se no ano anterior estava a zero, agora secunda Álvaro Pereira (6,56). Em comparação com Benfica e Sporting, o FC Porto faz bastante menos cruzamentos, apostando num jogo mais diversificado.

in "ojogo.pt"

Belluschi: dois clubes, dois golos

Belluschi tem-se dado bem nos jogos contra o Benfica. Em Agosto, apontou o canto do qual resultaria o primeiro golo (de Rolando) do triunfo na Supertaça Cândido de Oliveira, mas foi há meio ano, no clássico da 29ª jornada de 2009/10, que brilhou como nunca nos relvados nacionais, tendo sido absolutamente decisivo no triunfo do FC Porto por 3-1. Um resultado que adiou a festa do título dos rivais da Luz. O argentino apontou o canto que Bruno Alves aproveitou para abrir a contagem, depois assistiu Farías para o 2-1, isto antes de fechar o marcador com um golaço de fora da área, após ter feito um túnel ao compatriota Aimar.

Na verdade, esse até foi o segundo golo de Belluschi ao Benfica. O primeiro marcou-o com a camisola do Olympiacos, numa partida da Liga Europa de 2008/09 que os gregos venceram por 5-1.

Feitas as contas, Belluschi já defrontou o Benfica cinco vezes, tendo ganho três vezes e perdido duas. Marcou dois golos e fez três assistências, mantém a tradição de marcar um por época?

in "ojogo.pt"

Dragão está no topo da Europa

Registo só tem paralelo no real e no man. united
 
 
A campanha do FC Porto na corrente época tem superado todas as expectativas. São 15 triunfos em 17 jogos oficiais e nem sinal de derrotas. Um registo impressionante e que só encontra paralelo em Espanha e em Inglaterra, onde Real Madrid e Manchester United, respetivamente, também prosseguem invencíveis.

Tendo em conta todos os campeonatos dos países do top 20 do ranking da UEFA, só mesmo o FC Porto, o Real de Mourinho e o Manchester de Nani e Bebé continuam invictos na corrente época em todos os jogos oficiais que já disputaram. Trata-se de um lote que ficou ainda mais restrito esta semana, a partir do momento em que o Glasgow Rangers sofreu a sua primeira derrota da temporada, no Grupo C da Liga dos Campeões, frente ao Valencia, no Estádio Mestalla.

No que diz respeito ao FC Porto, há apenas 2 empates a impedirem um arranque 100 por cento vitorioso. Nos 17 jogos disputados em quatro provas diferentes – Supertaça Cândido de Oliveira, Liga, Taça de Portugal e Liga Europa –, só o V. Guimarães e o Besiktas conseguiram pôr um travão ao FC Porto.

Em Guimarães, para o campeonato nacional, os azuis e brancos cederam os primeiros pontos, fruto de um empate a uma bola, num jogo que teve duas expulsões portistas: Fucile e... André Villas-Boas. Já esta semana, novo empate nas contas, desta feita num jogo referente à fase de grupos da Liga Europa. Curiosamente, o FC Porto também terminou essa partida com o Besiktas reduzido a 10 elementos, uma vez que Rodríguez viu o cartão vermelho.

Agora, resta saber quem levará a melhor nesta luta a três. O Man. United, refira-se, parece levar vantagem, pois venceu ontem o Wolverhampton. FC Porto e Real terão, hoje, um clássico e um dérbi, respetivamente.

in "record.pt"

Hulk: «Os golos acontecem...»

Brasileiro nunca marcou ao benfica
 

Hulk vai com 24 golos em competições nacionais nas três épocas que leva no FC Porto. É o goleador do campeonato, mas nunca marcou ao Benfica. Esse é um dado interessante para abordar o papel do brasileiro no clássico desta noite. Quem não está preocupado com essa circunstância é o treinador, que acredita no momento certo para o Incrível faturar contra o rival da Luz.

“Os golos acontecem quando têm de acontecer. O Falcão também nunca tinha marcado ao Benfica e não andámos à procura de o fornecer mais para atingir esse objetivo. A verdade é que acabou por consegui-lo na Supertaça. Felizmente para ele, dá-lhe aquele sentimento especial de marcar ao Benfica. Acho que o Hulk não anda à procura disso, nem nós andamos à procura da preponderância individual, mas sim da coletiva. Acontecer com o Hulk é tão desejado como com outro qualquer”, revelou Villas-Boas.

A influência do craque brasileiro é evidente e as mais recentes indicações deram conta de que Jorge Jesus poderia apostar em David Luiz como lateral-esquerdo para travar o seu compatriota. Uma situação que não parece de todo evidente para o técnico, mas que é equacionada.

“Essa mudança – não sei se vai acontecer ou não – é uma novidade absoluta. Fiquei a saber através dos jornais. Penso que isso aconteceu, se não me engano, uma vez na época passada. Se isso vier a verificar-se, mudam comportamentos e nós temos de estar preparados. Referimos isso no pouco tempo que tivemos para planear a equipa estrategicamente. Estaremos prontos”, assegurou Villas-Boas, não se mostrando preocupado perante essa eventual alteração no adversário.

Grandes coletivos. Aliás, ao invés de atribuir importância ao duelo entre os dois brasileiros, o treinador dos dragões chamou a atenção para o facto de estarem frente a frente duas equipas de grande valia. “O FC Porto-Benfica não é o confronto Hulk/David Luiz, é um confronto entre dois grandes coletivos. Orientá-lo para duelos individuais não faz sentido”, salientou ainda, procurando assim retirar pressão de cima dos ombros do Incrível. Defrontar o Benfica, depois do que aconteceu na Luz na época passada, já é motivo suficiente para mexer com o avançado canarinho.

in "record.pt"

Agora avança James como trunfo azul

“roubado” ao benfica
 

Mesmo que não joguem, todos os jogadores “roubados” pelo FC Porto ao Benfica são trunfos para o clássico. Villas-Boas prescindiu de Cristian Rodríguez, aquele que terá sido o mais mediático “assalto” azul e branco aos encarnados, mas fez-se acompanhar pelo jovem James Rodríguez, reforço assegurado neste defeso e que também estava na lista do clube Luz.

Esta não é, contudo, a única alteração em relação aos eleitos para o jogo com o Besiktas, da passada quinta-feira. Relativamente a essa partida da Liga Europa, o treinador também deixou de fora Sereno e Castro, tendo promovido as chamadas de Maicon e Sapunaru. O brasileiro e o romeno vão ser mesmo titulares esta noite.

Quanto aos jogadores “roubados” ao Benfica, também estão convocados Radamel Falcão e Alvaro Pereira. Mais dois trunfos que Villas-Boas vai lançar de início...

in "record.pt"

F.C. Porto-Benfica (antevisão): palavras para quê? É o Clássico!

Silêncio, eis o Clássico. Assim mesmo, com maiúscula. F.C. Porto e Benfica reclamam atenção crescente pelo burburinho recorrente, as polémicas associadas às conquistas repartidas, os povos que se misturam com os clubes, cores como bandeiras de cidades. Este domingo, no Dragão, novo duelo.

Palavras para quê? Como fazer a antevisão de um jogo tão rico, que geralmente vale por si só? Quando acaba o Clássico, ninguém recorda as estatísticas, as declarações de circunstância, a história esbatida pelo tempo. A «estória» deste duelo, de um único duelo, abafa todo o passado.

Quando a bola rola, o presente promete arrastar-se até ao infinito. Quando o apito soa pela última vez, o futuro chega com uma velocidade avassaladora, apresentando-se como brilhante para os vencedores, negro para os vencidos. Quem triunfa, parece atingir o Olimpo. Quem perde, cai na lama e por lá é arrastado ao longo de semanas.

Por tudo isto, como adepto do futebol em estado puro, esqueça as interferências. Vista-se com as cores do seu clube e tape os ouvidos, bloqueie as provocações. É o Clássico e, lá dentro, joga-se presente e futuro. Raramente o passado.

Desconfiança pelo excesso de confiança

O Benfica chegou à Supertaça com a moral em alta, favoritismo claro, face a um adversário em mutação. A «estória» do clássico, lá está, contrariou toda a história. Nesse dia, o F.C. Porto cresceu, alimentou-se das noticiadas fragilidades e saiu por cima. Agora, é Villas-Boas quem combate a tendência para o excesso de confiança.

Inverteu-se a lógica. Três meses passaram, o Dragão de Villas-Boas apresentou-se como líder em Portugal e na Europa. O Benfica de Jorge Jesus tropeçou no arranque, recuperou a pose de forma progressiva e surge na Invicta com um andamento interesse.

O F.C. Porto, agastado por uma dança na chuva com a Académica (0-1) e um empate agridoce como Besiktas (1-1), terá de encontrar um substituto à altura para Fernando. O médio saiu lesionado perigoso duelo em Coimbra. Guarín foi titular na Liga Europa, com Souza à espreita.

Jesus e as duas faces da águia

Jorge Jesus chega ao Porto com pontos de interrogação. Antes de mais, espera prolongar a sensação de confiança transmitida pelo Benfica até aos 4-0 com o Ol. Lyon. Ou seja, não quer ver novo descontrolo temporário e geral, como aquele que permitiu a recuperação gaulesa para a diferença mínima no marcador (4-3).

A águia tem duas faces. Vem de cinco jogos na Liga sem sofrer golos. Contra o Lyon, sofreu três em poucos minutos. Mas marcou quatro, quatro na Liga dos Campeões, frente a um grande francês. Que Benfica esperar? Tal dependerá, igualmente, das unidades escolhidas por Jesus.

Pablo Aimar e Rúben Amorim treinaram sob vigilância médica neste sábado, com o argentino a ser o grande ponto de interrogação. À esquerda, a dúvida entre César Peixoto, Coentrão atrás e Gaitán à frente, ou mesmo David Luiz adaptado.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

F.C. PORTO: Hélton; Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira; Belluschi, Guarín e João Moutinho; Hulk, Falcao e Varela.

BENFICA: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Carlos Martins, Javi Garcia, Pablo Aimar e César Peixoto; Saviola e Alan Kardec.

in "maisfutebol.iol.pt"

Choque frontal

Elementos fundamentais nas estratégias de cada uma das equipas, Hulk (FC Porto) e Fábio Coentrão (Benfica) fazem incidir sobre si o brilho intenso dos holofotes de um clássico que, nos últimos anos, se transformou, por direito próprio, num dos mais apaixonantes jogos do campeonato português.

Um choque frontal entre dois dos mais inebriantes executantes da competição que, por circunstâncias técnico-tácticas, podem mesmo protagonizar um dos duelos mais aliciantes do jogo do Dragão.

Com um desempenho notável na Liga, Hulk tem sido mesmo a figura da competição, revelando, ao longo da prova, uma sensacional eficácia concretizadora que se traduz, nas nove jornadas já cumpridas, em oito golos que lhe garantem a liderança, confortável, de A Bola de Prata (o também portista Silvestre Varela e o vila-condense João Tomás estão à distância de três golos).

Jogador explosivo, tecnicamente imprevisível nas situações de um-para-um e com uma capacidade física impressionante, o internacional brasileiro tem sido uma das referências atacantes do 4x3x3 que André Villas Boas sistematizou e que assegura ao FC Porto o melhor ataque (20 golos) e a defesa menos batida (4 golos sofridos) da Liga.

Técnica, táctica e fisicamente, Fábio Coentrão cresceu muito nas duas últimas temporadas, sob as ordens de Jorge Jesus, tornando-se num dos melhores laterais esquerdos da actualidade no panorama futebolístico europeu. Não surpreendo que seja, por estes dias, um nome muito sublinhado nos mais endinheirados emblemas do velho continente.

Rápido e decidido sobre a bola, Fábio Coentrão tem sido a unidade benfiquista de rendimento mais uniforme neste início de época. Alta produção, a defender e a atacar, assumindo, muitas vezes, as despesas de todo o corredor esquerdo. Uma seta apontada à baliza de Helton.

in "abola.pt"

Homens da Luta: «Ganha o FC Porto: este ano nem Jesus salva o Benfica.»


Nuno encarna a personagem Neto, um revolucionário convicto. Um dos rostos dos mediáticos Homens da Luta – Falâncio, o guitarrista fã de Zeca Afonso, completa a dupla de sucesso.

E não hesita quando é convidado a apostar no vencedor do clássico.

«Acho que o FC Porto vai ganhar, por 2-0», começa por afirmar Gel, acrescentando logo a seguir: «Foram todos para o Real Madrid e para o Chelsea. Este ano nem Jesus salva o Benfica! O Benfica está como o país, ou seja, prometeu muito no início mas agora não tem nada para dar ao povo.»

Nuno espera também que tudo se processe de forma pacífica, antes, durante e depois do jogo desta noite.

«Só espero que não haja confusão para não dizer outra palavra. Ultimamente os ânimos têm andado exaltados e sempre que se junta muita gente a tendência é para que aquilo corra mal. A não ser que, uma vez que o Benfica pediu para os adeptos não irem a outros estádios que não o da Luz, os adeptos do FC Porto decidam andar à porrada uns com os outros, o que convínhamos seria algo bastante original», conclui.

in "abola.pt"

«FC Porto vai fazer o jogo da época!» - Madjer

Rabah Madjer, para sempre ligado à conquista do primeiro título internacional do FC Porto, considera que os azuis-e-brancos têm tudo para vencer o Benfica no Dragão, especialmente porque terá pela frente o eterno rival.

«Todos sabem que há uma grande rivalidade entre FC Porto e Benfica, mas o jogo vai ser mais difícil para o Benfica, porque é difícil o FC Porto perder no Dragão, sobretudo se o adversário for o Benfica. O FC Porto vai fazer o jogo da temporada!», afirmou o autor de um dos golos mais bonitos de uma final europeia. Foi de calcanhar, frente ao todo poderoso Bayern Munique, que Madjer deu início à reviravolta portista.

Madjer considera que o valor de FC Porto e Benfica é semelhante e mostrou-se atento aos feitos de equipas portuguesas, salientando que os encarnados fizeram «um grande jogo» na última terça-feira, frente ao Lyon.

Mas o melhor jogador argelino de todos os tempos vincou que, apesar do Benfica ter «a moral em alta», «o FC Porto vai ganhar», porque «tem toda a capacidade para isso.»
 
in "abola.pt"