quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vítor Pereira para ser campeão

Seis horas depois do anúncio oficial da saída de André Villas-Boas - mais minuto, menos minuto -, Pinto da Costa apresentou o novo treinador do FC Porto no Estádio do Dragão. Vítor Pereira assinou um contrato válido para as próximas duas temporadas - no qual consta uma cláusula de rescisão de 18 milhões de euros... -, tendo-se limitado a passar ontem de tarde para o papel a ideia há muito alinhavada de suceder a Villas-Boas. Palavra de Pinto da Costa.
No primeiro dia como treinador principal do FC Porto, Vítor Pereira expressou várias vezes a ideia de que subiu na hierarquia para dar "continuidade ao trabalho" realizado num passado recente, mas também com o objectivo de prosseguir com o "destino do clube, que é ganhar". "Estou no clube em que sonhei estar, e não há melhor sítio para se ter êxito. Sou 'treinador Porto' há muitos anos e pretendo continuar a valorizar este clube. O meu objectivo é simples: fazer com que o FC Porto continue a ganhar e, para isso, prometo um trabalho competente. É isso que os adeptos podem esperar da minha equipa técnica."
Por entre agradecimentos a Pinto da Costa "pela confiança demonstrada" nas suas capacidades, Vítor Pereira tratou de desdramatizar a ideia de que tinha acabado de receber uma herança pesada de André Villas-Boas. "Ainda bem que é pesada! Felizmente, também contribuí para essa herança e já estou habituado a lidar com ela. Foi uma época magnífica, e agora pretendo dar continuidade a este trabalho com a certeza de que o FC Porto vai continuar a ganhar."
Vítor Pereira acredita que a equipa ainda "vai prosseguir o seu crescimento" e revelou aquilo que lhe foi exigido pela administração da SAD. "O grande objectivo do FC Porto passa sempre por vencer o campeonato. Foi isso que me pediram, e é para isso que vamos trabalhar. Estou tranquilo e sinto-me mais do que preparado para dar continuidade ao destino deste clube: ganhar." Seguiu-se a pergunta óbvia: o que se pode esperar da equipa na Champions? "Podemos esperar uma equipa com qualidade, carácter e sempre à procura da vitória. Mas não há nada como esperar para depois se avaliar o trabalho. Os adeptos podem estar confiantes porque vamos apresentar qualidade de jogo e resultados; vamos continuar a vencer."
André Villas-Boas também foi tema incontornável da conversa. O novo treinador do FC Porto admitiu que chegou a ser convidado para se integrar na futura equipa técnica do Chelsea - "Não aceitei, o meu compromisso é com o FC Porto" - e tratou de travar a ideia de uma eventual desmotivação dos jogadores por verem partir Villas-Boas. "Já passaram grandes treinadores por este clube, e o André fez a sua história no FC Porto. Sinto orgulho por ter feito parte dessa história e gostava de agradecer ao André a amizade e confiança que teve em mim, mas também o trabalho que desenvolveu aqui. Ele sabe que o clube vai continuar a ganhar, pois a estrutura do FC Porto é muito forte."
Vítor Pereira fez ainda questão de recolher alguns louros pelas vitórias alcançadas na época passada - "Foi um trabalho conjunto, e o André sabe que não ganhou nada sozinho" - antes de desmistificar a possibilidade de ter sido uma opção de recurso, tendo em conta o "timing" da saída de Villas-Boas. "O FC Porto nunca é apanhado desprevenido, ao contrário do que se possa pensar. Este clube não decide de uma forma apressada ou menos pensada. Esta possibilidade foi-me sendo colocada ao longo da época; foram-me perguntando se estaria na disposição de um dia assumir a liderança da equipa técnica. Mais recentemente, há cerca de um mês, comecei a ser confrontado com esta possibilidade de uma forma mais consistente. Isto para dizer que, neste clube, tudo é pensado e feito com grande maturidade."
A concluir uma apresentação em que os intervenientes estiveram de pé e sem... cadeiras, uma provocação: estará Vítor Pereira na sua cadeira de sonho? O treinador, já num registo descontraído, brincou com a situação. "Quando muito, estaria na minha mesa de sonho... O que interessa é que estou onde queria estar."

Pinto da Costa: opção natural e prevista

Pouco depois de ter desejado as "maiores felicidades" ao novo treinador do FC Porto, Pinto da Costa considerou a escolha de Vítor Pereira a "sucessão natural" e uma opção "prevista há algum tempo". "Quando me desloco aos treinos, gosto de apreciar a forma como todos trabalham. Todos. E desde o início que fiquei surpreendido pela forma como o prof. Vítor Pereira orientava os trabalhos. Ao longo deste tempo fomos tendo muitas conversas... Não me perguntem porquê, mas há cerca de um mês, quando André Villas-Boas foi passar um fim-de-semana a Londres, perguntei ao professor se estava disponível para treinar o FC Porto. Ele respondeu-me que sim, e a partir desse momento fiquei descansado sobre o futuro. Mais recentemente, na passada sexta-feira, disse-lhe para estar preparado para essa realidade." Pinto da Costa revelou ainda, em tom mais irónico, o valor da cláusula de rescisão de Vítor Pereira: "Por causa da inflação, o valor é de 18 milhões de euros."

Pinto da Costa sobre...

André Villas-Boas
Sem ressentimentos

"Recebemos uma carta de André Villas-Boas a dizer que pretendia rescindir sem justa causa. Depois aguardámos pelo depósito bancário, que aconteceu entre as 16h00 e as 17h00 [de ontem]. Não estou zangado com ele. Por que razão haveria de ficar? Se assinámos um contrato com uma cláusula que lhe permitiria sair sem justa causa, por que motivo ficaria zangado? Isso era como se André Villas-Boas ficasse chateado pelo facto de termos exigido ao Chelsea o valor da cláusula de rescisão. Agora, cada um segue a sua vida"

Futuros confrontos
FC Porto e Mourinho

"Tributo a André Villas-Boas? Os resultados falam por si. Aqui, os treinadores são sempre muito importantes para as vitórias, e André Villas-Boas teve muito mérito em todas as conquistas. Não tenho dúvidas de que vai fazer um bom trabalho no Chelsea. O clube parece não ter nenhum problema ao nível financeiro, e ele tem capacidade para triunfar em qualquer lado. Espero que ganhe sempre, que perca com o FC Porto e que empate com José Mourinho, porque sou amigo dos dois"

Possíveis saídas
Cláusulas e conta bancária

"Preferia que não tivesse saído, mas não estou magoado. Ando nisto há mais de 30 anos e não me magoo com facilidade. Agora, só mesmo se cair de um sétimo andar... E não temo nem deixo de temer mais saídas do clube. O que disse para o treinador também é válido para os jogadores; eles também têm cláusulas de rescisão. Posso garantir que não vamos a lado nenhum negociar jogadores. Não há conversa. Se quiserem, nós disponibilizamos o número da nossa conta bancária para depositarem lá o valor das cláusulas dos jogadores"

Mensagens dos jogadores
Falcao e Álvaro Pereira

"É natural que os nossos jogadores tenham ficado perplexos com a saída de André Villas-Boas, porque eles só tinham conhecimento do que o treinador foi dizendo ao longo dos últimos tempos. Ou seja, não conheciam todos os desenvolvimentos. Mas agora, com a apresentação de Vítor Pereira, vão ficar mais tranquilos sobre o futuro porque sabem qual foi o contributo que o professor teve para o seu desenvolvimento ao longo da última temporada"

Pinto da costa lançou futuro há seis meses

No dia do 73º aniversário, Pinto da Costa já augurava um bom futuro a Vítor Pereira. As palavras do presidente do FC Porto num especial de O JOGO podem ser lidas agora com outro colorido. "Membro da equipa técnica de Villas-Boas e um valor seguro para o futuro", descreveu Pinto da Costa, a propósito de um dos dois treinadores com mais potencial que reconhecia na altura. Foi há seis meses (28 de Dezembro), tantos quantos tinham então de convívio patrão e empregado, mas agora faz mais sentido. Aliás, ajuda a compreender a opção "pensada e com grande maturidade" descrita por Vítor Pereira a propósito do gesto de Pinto da Costa. Curiosamente, o outro treinador que mereceu o elogio do presidente foi Leonardo Jardim, hoje no Braga e então num patamar inferior: o Beira-Mar.

Bruno Moura poderá ser o número dois

O sucessor de Vítor Pereira, o adjunto, também poderá chegar do Santa Clara. Bruno Moura, actual treinador do clube insular, é neste momento a mais forte hipótese para ser o futuro número dois da equipa técnica do FC Porto. Como se sabe, da equipa de treinadores da última época apenas Wil Coort (treinador dos guarda-redes) está confirmado, depois da saída de Pedro Emanuel para a Académica e do provável abandono do preparador-físico José Mário, que é desejado por André Villas-Boas no Chelsea.

in "ojogo.pt"











Sem comentários: