sábado, 15 de janeiro de 2011

Villas-Boas faz duas alterações para a Naval

FALCÃO E MOUTINHO CONVOCADOS


André Villas-Boas promoveu duas alterações na convocatória para a partida da 16.ª jornada na qual o FC Porto irá defrontar a Naval, no domingo, às 18 horas: entram João Moutinho e Falcão; saem Walter e Souza.
O técnico orientou este sábado a última sessão de trabalho antes da receção à equipa da Figueira da Foz e contou com a presença do guarda-redes Kadú e do lateral-direito Jorge Azevedo, dos Sub-17.
Segundo o site do FC Porto, Souza regressou ao trabalho "recuperado de um resfriado; Beto, Cristian Rodríguez e Alvaro Pereira mantêm os respectivos boletins: treino integrado condicionado para o guarda-redes; treino condicionado e ginásio para o extremo; tratamento para o lateral".
in "record.pt"

STEMPIN E OGIRRI ABATEM GUIMARÃES


Com Greg Stempin e Sean Ogirri soberbos e somados a uma defesa impecável, o FC Porto Ferpinta desfez em pedaços a oposição do Guimarães (83-49), na partida inaugural da Taça Hugo dos Santos, que decorre até domingo no Pavilhão Municipal do Sabugal. Stempin distinguiu-se como o MVP e Ogirri como o melhor marcador. Os azuis e brancos defrontam, este sábado, a Académica.

A admirável dupla norte-americana ficou intimamente ligada a uma vitória apenas inesperada pela amplitude dos números e pelo facto de interromper, de forma tão clara e indiscutível, uma sequência de cinco vitórias consecutivas do adversário na Liga, que os azuis e brancos lideram ao final da primeira volta, apenas com uma derrota em 11 jornadas.

Os Dragões, que chegaram a dispor de uma vantagem de 40 pontos (69-29) antes de esgotado o primeiro minuto do último período, dominaram todo o jogo e todos os seus capítulos, revelando uma apetência defensiva notável, em particular no terceiro período, ao longo do qual permitiram apenas a soma de três pontos ao opositor.

A influência de Stempin e Ogirri no desfecho afere-se facilmente: 14 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências ajudaram o primeiro a distinguir-se como o MVP da partida; o segundo, de «mão quente», converteu 6 dos 7 lançamentos triplos tentados e só precisou de 18 minutos para somar 22 pontos e distinguir-se como o melhor marcador.

Detentora do troféu, que substitui a Taça da Liga desde a época passada, a equipa de Moncho López defronta, este sábado, a partir das 16 horas, a Académica, derrotada (77-86) pelo Benfica, no segundo jogo da primeira jornada. A equipa de Coimbra foi a única a surpreender (76-71) os Dragões na primeira volta da Liga.

FICHA DE JOGO

Taça Hugo dos Santos, 1ª jornada
14 de Janeiro de 2011
Pavilhão Municipal do Sabugal

Árbitros: Luís Lopes, Carlos Santos e Nuno Monteiro

FC PORTO FERPINTA (83): José Costa (3), Carlos Andrade (4), João Santos (8), Greg Stempin (14) e Julian Terrell (8); Sean Ogirri (22), Nuno Marçal (3), Diogo Correia (6), João Soares (0), Pedro Catarino (5), Miguel Miranda (8), David Gomes (2)
Treinador: Moncho López

V. GUIMARÃES (49): Austin Kyle (16), Pedro Tavares (0), Paulo Cunha (12), Richard Nolan (3) e Kevin Martin (10); André Bessa (6), Ricardo Pinto (0), Paulo Diamantino (0), Cláudio Fonseca (2), Augusto Sobrinho (0)
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 47-26
Por períodos: 24-9, 23-17, 20-3 e 16-20


in "fcp.pt"

Fonte de golos no Dragão


O ciclo sem derrotas do F. C. Porto terminou no dia 2 de Janeiro, no encontro da Taça da Liga com o Nacional, mas os dragões têm outra série muito positiva em curso: há 39 jogos consecutivos que a equipa azul e branca marca pelo menos um golo em cada partida.

Desde 21 de Março do ano passado, quando perdeu a final da Taça da Liga com o Benfica (3-0), o F. C. Porto disputou 39 jogos e marcou em todos. Nas últimas 10 partidas da época passada, ainda sob o comando de Jesualdo Ferreira, e nas primeiras 29 da temporada actual, já com Villas-Boas no banco, os dragões festejaram 103 golos (média de 2,6 por jogo) e poderão dar continuidade a esta série no jogo de amanhã com a Naval, a contar para a jornada de abertura da segunda volta da Liga.

Foi a partir dessa final perdida para o rival da Luz, no Algarve, que o F. C. Porto iniciou um ciclo de 36 jogos seguidos sem perder (33 vitórias e três empates), interrompido no passado dia 2 de Janeiro, curiosamente também num jogo da Taça da Liga, diante do Nacional. Neste encontro, os portistas perderam, mas marcaram um golo, por Hulk, insuficiente para evitar o desaire ditado pelos dois golos de Anselmo nos minutos finais (1-2).

O avançado brasileiro é, de resto, o segundo maior responsável pelos 103 golos marcados pelos dragões nos últimos 39 jogos, tendo apontado 25, menos três do que Falcao, o grande goleador do plantel azul e branco, que soma 28 durante este período. Seguem-se o médio Guarín, com oito golos, e o extremo Varela, com sete, numa lista que inclui mais 19 jogadores da equipa portista, da presente época e da anterior, e ainda um autogolo de João Aurélio (Nacional), marcado na partida que os líderes do campeonato ganharam na Choupana, em Setembro.

Esta imparável série goleadora começou nos últimos 10 jogos da época passada, nos quais o F. C. Porto marcou 32 golos (média de 3,2 por partida) e continuou nos 29 realizados nesta temporada, durante a qual a equipa de Villas-Boas já apontou 71 golos (média de 2,4 por partida). Neste período, os dragões disputaram 22 jogos da Liga, oito da Liga Europa, sete da Taça de Portugal, um da Supertaça e um da Taça da Liga. Depois da Naval, amanhã, será a vez do Beira-Mar, em dois jogos (Taça da Liga e Liga), tentar travar Falcao, Hulk e companhia...~

in "jn.pt"

Lara lamenta ausência de James

Eduardo Lara, seleccionador sub-20 da Colômbia, lamentou ontem a ausência de James Rodríguez no campeonato sul-americano que vai arrancar ainda este mês no Peru. "São jogadores que nos dariam uma ajuda importante, para além de que no ataque também não teremos Orlando Berrio, que se lesionou recentemente", referindo-se ainda a Luis Muriel, que actua na equipa espanhola do Granada. Recorde-se que esta competição dará ainda acesso ao Mundial da categoria, que se realiza no próximo Verão, assim como à presença nos Jogos Olímpicos de Londres, que se realizam em 2012.

in "ojogo.pt"

Agora escolha, mister

Se é fácil adivinhar que André Villas-Boas usará com a Naval os jogadores com mais tempo de jogo ao longo da época, há, pelo menos, duas grandes dúvidas em torno das opções para dois lugares: quem joga a médio-defensivo e quem actua como extremo-esquerdo? Traduzindo as dúvidas pelos nomes, é o mesmo que perguntar se joga Fernando ou Guarín e se Varela remete James para o banco.

As lesões que o médio brasileiro e o extremo português sofreram em Viena diminuíram consideravelmente a concorrência para esses lugares, ao mesmo tempo que promoveram o aparecimento de Guarín e de James desde o jogo com o Setúbal, relativo à 13ª jornada, que se disputou no início de Dezembro. De lá para cá, os dois agarraram-se aos lugares com unhas e dentes, subiram de rendimento, marcaram golos e agradaram aos adeptos. Hoje, no último treino, haverá pistas mais consistentes sobre o assunto, sendo que ontem André Villas-Boas abordou, pelo menos, uma das dúvidas. James foi o visado e mereceu elogios do treinador devido à mudança de comportamento durante os treinos. "Acima de tudo, o James era um jogador que tinha tido poucas oportunidades. O que o levou a ter mais oportunidades, e ele sabe-o, foi a forma como passou a encarar o treino e a dedicar-se. Passou a ser mais competitivo e foi isso que o levou a ameaçar a convocatória de outra forma. Foi mais um compromisso de exigência com ele próprio, e com o rendimento pretendido por nós, que o fez revolucionar isto", explicou Villas-Boas na conferência de Imprensa.

As opções do treinador com o Pinhalnovense não permitiram perceber tudo. Fernando jogou, mas Guarín também, porque faltou Moutinho mais à frente. No ataque, James manteve-se no onze e Varela só entrou na segunda parte. Dois bons duelos à vista...

in "ojogo.pt"

Bracarense Sílvio sem eco no dragão

A hipótese de o bracarense Sílvio rumar ao Dragão já em Janeiro voltou ontem a ser mencionada, desta vez pela Rádio Renascença, que avançou também que Emídio Rafael poderia servir de moeda de troca no eventual negócio. Mas, fontes portistas contactadas por O JOGO garantiram não haver qualquer contacto nesse sentido, negando a intenção de contratar Sílvio. Ontem, apesar de outros rumores, principalmente no ataque (o maritimista Kléber, sobretudo, continua a ser ligado aos dragões), Villas-Boas repetiu que não espera reforços este mês...


in "ojogo.pt"

Bancada VIP


Manuel Serrão

"Tentar dar ópera e todos os jogos deve ser o objectivo"

"Como adepto, percebo a postura do treinador, que defende o melhor para a equipa e, se possível, sem assobios. Faria o mesmo se estivesse no lugar dele. Mas há uma coisa sagrada, que é a de que o adepto tem sempre razão. Paga o bilhete e, se não estiver contente, assobia. É o primado da liberdade. Não sou muito de assobiar. Assobiar no fim, se houvesse motivos para tal, seria o ideal. O objectivo não pode ser o de não haver ópera em todos os jogos, mas sim o de tentar dar ópera em todos os jogos."

Jaime Magalhães
"No meu tempo sentíamos mais os assobios"

"Vejo os assobios como algo de normal, que acontece há muitos anos. Há jogos menos conseguidos por parte da equipa, e aqueles adeptos que estão em todas as partidas por vezes não gostam e assobiam. Parece-me normal no FC Porto e em qualquer equipa. Trata-se do espírito crítico do adepto. Felizmente, os jogadores não estão habituados aos assobios e, quando acontecem, não ficam afectados. Se fossem todos portugueses, sim. No meu tempo sentíamos mais; à terceira, já não podíamos errar o passe...".

Álvaro Magalhães
"Ainda não encontrei motivos para assobiar esta época"

"Os adeptos exprimem-se justamente porque não são espectadores de ópera, mas adeptos de futebol. Também sou desses, embora esta época ainda não tenha encontrado motivos para assobiar. Os que o fizeram talvez sejam adeptos mais susceptíveis (que são os melhores, os que mais sofrem). Desde o jogo com o Setúbal que se instalou alguma inquietude nas bancadas, mesmo porque o melhor Benfica está de volta. Os que assobiam não querem ópera nem espectáculo, apenas a segurança e consistência de volta."

Rui Moreira
"Acho bem que Villas-Boas chame os adeptos à atenção"

"Tenho dito muitas vezes que, hoje em dia, o conforto dos estádios leva muitos pipoqueiros ao futebol, que ficam a beber Coca-Cola e à espera de que o jogador marque um golo na primeira ocasião para depois poder passar o tempo com um cartaz na mão a dizer 'Dá-me a tua camisola'. O futebol não é assim. Um jogador tem de arriscar e ser imprevisível. Acho muito bem o treinador chamar a atenção dos adeptos quanto aos assobios. Não assobio e, mesmo que quisesse, não saberia fazê-lo."

"Se querem ópera e 5-0 em todos os jogos partam para outra

André Villas-Boas enviou ontem uma mensagem forte aos adeptos que assobiaram a equipa no último jogo, numa resposta longa e numa conferência que tocou vários assuntos.

Com que FC Porto podemos contar: o que mereceu elogios com o Marítimo ou aquele que foi intermitente contra o Pinhalnovense?
Acho que criámos um patamar exibicional elevado e os adeptos, com maior ou menor legitimidade, querem cobrar. Se a ideia dos adeptos é que os 5-0, os 4-1 ou uma série de resultados mais volumosos aconteçam continuamente, aviso já que não. As equipas estudam-nos, temos de criar novas adaptações, e o calendário é complicado; temos de gerir uma série de coisas. Se estão à espera de ópera, de 5-0 em todos os jogos, é melhor partirem para outra e não se chatearem muito. O que precisamos é de motivação, de quem nos defenda e de quem nos apoie 90 minutos, que goste do espectáculo que está a ver e da nossa série de vitórias. Qual é a competição que o FC Porto perdeu? Qual é o drama em que estamos inseridos? Que tipo de questões é que estão a ser postas? Espera-se o fracasso do FC Porto para dizer 'eu tinha avisado'? Será que estamos muito mal? Meu Deus, estamos quase a perder o primeiro lugar? Meu Deus, não estamos com os processos consolidados? Qual é o drama? Esta equipa foi considerada a melhor de Dezembro pela Federação de Estatística [IFFHS] pelo percurso que teve e bateu os recordes que tinha de bater. É uma equipa que tem ânsia e desejo de sucesso, mas será que não pode encontrar dificuldades? O problema foi a ideia de que, contra o Pinhalnovense, seria uma goleada absoluta. Qual é o problema de chocar com uma equipa motivada? Com 29 remates, com o domínio do jogo e o controlo, o problema é um remate do Pinhalnovense à baliza do FC Porto? Os jogos são isto mesmo: a criação de oportunidades. Uma equipa que reduz ao mínimo as do adversário, que consegue 29 remates, 16 deles à baliza, que tem dois penáltis por marcar, qual é o problema do jogo do Pinhalnovense? Se o adepto do FC Porto se questiona, que pense bem no que está a fazer. O que nós precisamos é de confiança, de apoio e de respeito.

Mas concorda que esta não é a melhor fase do FC Porto?
Não, não posso concordar. Qual foi a melhor para si?

O início...
Então por que é que o FC Porto teve um empate em Guimarães, à quinta jornada e a meio da primeira volta empatou em Alvalade? O resto, Dezembro e Janeiro, tirando a Taça da Liga, foram tudo pontos e melhor equipa de Dezembro para a IFFHS, mais a qualificação, com duas jornadas de antecedência, para os 16-avos-de-final da Liga Europa? Este FC Porto é mau?

Para si, a melhor fase do FC Porto foi em Dezembro?
A única coisa que acho é que a equipa está consolidada em termos de processos, e é isso que me agrada, agora podemos perfeitamente chocar com fortes organizações e ter resultados mais ou menos expressivos. O importante é a regularidade, e acho que o FC Porto é regular em termos de exibições.

Aceita que tem jogadores que não estão bem, como Varela, Fernando, Walter ou Rúben, que não estão a render aquilo que se pensava, ainda que alguns tenham sido afactados por lesões?
Prefiro analisar pelo lado colectivo, percebo a preocupação. Temos minutos em todos os jogadores, todos foram utilizados, todos tiveram oportunidades e todos nos permitiram esta regularidade absoluta de sucesso e regularidade em termos de consolidação de processos.

"Penso treinar 15 anos"

Depois de ter dito que gostaria de treinar na Argentina, Chile e Japão, Villas-Boas voltou ontem a ser desconcertante ao revelar outros planos que tem para a carreira. "Gostaria de experimentar campeonatos diferentes, com pouca expressão mundial, mas que dizem muito em termos de cultura e postura social", disse. "Nos momentos que passei com José Mourinho, gozei das mais variadas experiências, também elas socioculturais, diferentes, óptimas, mas em ambiente de extrema competitividade, onde só um homem com a capacidade de Mourinho é capaz de vencer. Essas, já as vivi, não quer dizer que não as queira viver outra vez, mas sei o impacto que tiveram na minha vida e os desafios", lembrou, avisando que projecta uma "carreira curta", porque aprecia outro tipo de coisas para além do futebol. "São funções de extremo desgaste, eu ainda agora entrei, mas já vivi com um grande treinador e sei o que lhe é exigido. Portanto, ambiciono uma carreira de 15 anos, onde possa conquistar um número importante de títulos e sentir-me orgulhoso do percurso que tive." Villas-Boas confessou que ambicionou a posição que ocupa agora, no seu clube do coração, "de forma louca e cega", mas sempre profissional. "Não viria brincar com o FC Porto..."

in "ojogo.pt"



Kléber pode ir para o Dragão já nesta fase do mercado

O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, lançou mais uma acha de incerteza sobre o futuro de Kléber ao assumir que o avançado pode sair já em Janeiro e assumindo que o destino até pode ser... o FC Porto. Questionado se Kléber pode rumar ao Dragão, Carlos Pereira disse que isso "é uma possibilidade", mas garantiu que os insulares não podem sair a perder. "Não abdicamos de contrapartidas. Se assim não fosse, já tínhamos perdido o jogador há muito tempo", justificou. Estas afirmações seguiram-se a outras em que Carlos Pereira já admitira que tanto Kléber como Djalma podem deixar o Marítimo no imediato. "É possível que, até ao final de Janeiro, os dois jogadores possam deixar o clube em virtude de existirem propostas", assegurou o dirigente, citado pela agência Lusa.

Carlos Pereira revelou, ainda, que o Marítimo está no mercado à procura de "um médio-ofensivo e um avançado", admitindo que o benfiquista Felipe Menezes é um dos alvos. E, segundo sabe O JOGO, o outro potencial alvo dos verdes-rubros será o também benfiquista Weldon.

in "ojogo.pt"

Castro: «Sinto que é para voltar»

ELOGIA OS MÉDIOS QUE LHE TIRARAM ESPAÇO

Castro chegou, viu e foi convocado. O médio que o FC Porto cedeu ao Gijón vai estar no banco esta tarde, quando os asturianos receberem o Hércules no El Molinón. Em Espanha, e contrariamente ao que pretendiam os dirigentes do Sporting local, não tem cláusula de opção que lhe permita mudar-se a título definitivo no final da época. Mais: Castro acrescentou mesmo duas épocas ao seu contrato com os dragões antes de ser emprestado.

in "record.pt"

«Rolando na Juventus? Praticamente impossível», assegura empresário

A imprensa italiana tem insistido no interessa da Juventus em Rolando, mas o representante do central do FC Porto diz que será difícil o jogador deixar o Dragão neste momento. 

«Neste momento, as coisas estão como estavam. Em Outubro ou Novembro mostraram algum interesse e, na altura, fomos claros ao dizer que para concretizar esse interesse teriam que falar com o FC Porto. O jogador tem contrato até 2014, por isso, têm que falar com o clube», disse João José Silva em declarações à Antena 1.

O empresário considera que, mesmo a chegar ao Dragão uma proposta de 30 milhões de euros – valor da cláusula de rescisão – será «praticamente impossível» que Rolando deixe a Invicta: «O FC Porto está engajado na luta pelo título, tem ainda as competições europeias, e penso que será muito difícil qualquer jogador deixar o plantel. Essa tem sido a vontade dos dirigentes do FC Porto, que têm dito que o clube não tem jogadores à venda.»


in "abola.pt"

Central também é um objectivo

O FC Porto está a tratar da contratação de um central e as démarches terão sido desenvolvidas com maior intensidade nos últimos dias. Isto implicará a cedência de Sereno a outro clube, ele que é o quarto na hierarquia dos centrais portistas. Aliás, o nome do português era referido por um responsável do Valladolid. 

Sereno raramente tem sido chamado a jogo e a rotação dos centrais continua entre Rolando, Otamendi e Maicon. Mas os dragões querem reforçar o sector com um elemento de valor já garantido e embora Sereno goze de muita simpatia no clube e mesmo por parte do treinador, a verdade é que as exigências desportivas do FC Porto pedem algo mais...

O central português foi contratado ao Valladolid, que o tinha adquirido ao Vitória de Guimarães. Livre de compromissos no final da última temporada, rumou ao FC Porto, fez muito bem a pré-temporada, é visto como uma aposta segura dos dragões, está protegido em termos de futuro - o contrato que o liga ao FC Porto vai até 2014 e tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, que é um valor quase típico para os centrais portistas...


in "abola.pt"