quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Duda dá favoritismo ao FC Porto para eliminatória com o Sevilha

A comitiva do FC Porto chegou ao início desta tarde a Sevilha, onde quinta-feira defronta a equipa andaluza, em jogo da 1ª Mão dos 16 Avos-de-Final da Liga Europa.

O encontro de amanhã pode assumir um carácter decisivo quanto à continuidade de Gregorio Manzano à frente da equipa sevilhana. O técnico tem o lugar em perigo devido aos maus resultados e a Liga Europa poderá salvar a época.

Certo é que Duda, internacional português e antigo jogador do Sevilha., considera que os "azuis-e-brancos" são favoritos para passar aos oitavos-de-final.

"Nas competições europeias, o Sevilha está a jogar bem. Será muito dificil para o FC Porto, mas o FC Porto tem grande probabilidade de passar. O FC Porto vai em primeiro na Liga Portuguesa e demonstra que é favorito", começa por dizer o agora jogador do Málaga, traçando o perfil da equipa de Manzano.


"O Sevilha joga há muitos anos mais em velocidade e em contra-ataque, com alas rápidos e pontas-de-lança de grande nivel. Mas este não é o melhor Sevilha. Hoje em dia, pode-se perfeitamente fazer um golo ao Sevilha", considera.

Às 18h30 locais, André Villas Boas e um jogador "azul-e-branco" fazem a antevisão ao encontro de amanhã, marcado para as 20h05. Após a conferência de imprensa, os actuais líderes da Liga Zon Sagres realizam o treino de adaptação ao relvado do Estádio Ramón Sánchez Pizjuan.


in "rr.pt

Belluschi: «Uma das melhores duplas de ataque da Europa»

ALERTA SOBRE LUÍS FABIANO E KANOUTÉ


Bellushci quer "atenção a tudo". O médio do FC Porto entende que a sua equipa terá que olhar para o Sevilha como "um todo", mas, ainda assim, alerta para a qualidade dos homens da frente.
"Eles são uma grande equipa. Podem mostrar muitas coisas boas amanhã e especialmente os dois homens da frente que, para mim, são uma das melhores duplas atacantes da Europa", disse o argentino, satisfeito pelo facto da "vitória em Braga" ter "limpado a cabeça da equipa" e, assim, o plantel ficar "disponível para pensar unicamente na eliminatória com o Sevilha".
in "record.pt"

Villas-Boas: «Saímo-nos bem frente a equipas revoltadas»

Treinador do F.C. Porto não teme Sevilha na Liga Europa


Afastado da fase de grupos da Liga dos Campeões pelo Sp. Braga, eliminado da Taça do Rei pelo Real Madrid e bem longe dos lugares de acesso à Champions na liga espanhola, onde é neste momento oitavo, o Sevilha vive dias difíceis que não intimidam o treinador do F.C. Porto. Pelo contrário.

«O Sevilha está um pouco chateado com a situação actual. Fizeram um bom jogo em Santander, mas tiveram a infelicidade de sofrer um golo no último minuto. São uma boa equipa, que quer dar um grito de revolta. O jogo com o F.C. Porto é uma boa oportunidade para o fazerem», analisou André Villas-Boas, nesta quarta-feira, na antevisão do encontro.

Mas será difícil, defendeu o técnico. Isto porque a sua equipa tem por hábito responder à altura quando tem pela frente adversários revoltados.

«Não me cabe a mim discutir o que este jogo significa para o Sevilha ou o que é a salvação da temporada. É uma equipa muito competitiva, tem um historial muito forte na competição e pode-nos criar muitos problemas. Mas, neste sentido, pode ser um jogo ideal. Sempre que defrontámos equipas com sentimento de revolta saímo-nos bem», lembrou.

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas: Falcao e Álvaro ainda em dúvida

Técnico portista não sabe se pode contar com o avançado e o lateral frente ao Sevilha


Falcao e Álvaro Pereira viajaram com o F.C. Porto para Sevilha, mas o treinador André Villas-Boas admitiu que ainda não sabe se pode contar com o avançado colombiano e com o lateral uruguaio, ambos recentemente recuperados de lesão.

«Acho que faz sentido sentir um pouco os jogadores ainda hoje [quarta-feira] para tomar uma decisão final. Decidiremos [a sua utilização] após o treino», esclareceu o técnico, nesta quarta-feira, na antevisão do jogo com o Sevilha, no Ramón Sánchez Pizjuán, a contar para a primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa.

Com o regresso destes dois habituais titulares às opções, o F.C. Porto pode apresentar-se na máxima força frente ao Sevilha, ainda que Villas-Boas lamente a ausência de Rafa. 

«Falta-nos o Rafa, que se lesionou numa altura crucial da época, pois quantos mais tivermos melhor. A recuperação deste dois jogadores, importantes como os outros, dá-nos oportunidade de escolher um onze mais forte e estamos contentes com o seu regresso», reconheceu. 

O Sevilha-F.C. Porto realiza-se nesta quinta-feira, às 20h05 de Portugal continental.

in "maisfutebol.iol.pt"

Manzano: «Não estou na cabeça de Villas-Boas»

POSSÍVEIS REGRESSOS DE ALVARO PEREIRA E FALCÃO


O treinador do Sevilha, Gregorio Manzano, não se mostrou muito preocupado com os possíveis regressos de Alvaro Pereira e Falcão à competição no encontrod de amanhã, até porque não pode adivinhar as opções que André Villas-Boas vai tomar. "Não estou dentro da cabeça do André Villas-Boas.
Ele convocou 20 jogadores e, muito objetivamente, estou à espera que ele apresente o melhor 11 possível fisica e tecnicamente. Se Falcão jogar o FC Porto vai apresentar-se com uma equipa de gala", afirmou.
Manzano tem os dragões em "muito boa conta" e coloca a equipa nacional entre "os quatro clubes favoritos à conquista da Liga Europa". Porém, para esta eliminatória, o técnico não vê "grandes diferenças de favoritismo" entre os conjuntos.
Luís Fabiano: «Jogo mais importante do ano»
LIGA EUROPA PODE SALVAR ÉPOCA DO SEVILHA

Luís Fabiano classificou o encontro de amanhã com o FC Porto, a contar para a primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, como "o jogo mais importante do ano" para o Sevilha.
Com o emblema andaluz "por baixo no campeonato", o avançado coloca toda a pressão neste desafio.
"Ela existe e não temos que a esconder. Não estamos a fazer a temporada esperada na Liga espanhola e, portanto, resta-nos apenas esta competição para, de alguma forma, tentar salvar a temporada", admitiu esta quarta-feira.
O ex-ponta-de-lança do FC Porto também lembrou a sua passagem pelo Dragão. "Foi um período difícil, principalmente fora de campo, porque tive a minha mãe sequestrada no Brasil durante dois meses.
Também tive problemas com lesões, mas lembro com carinho a conquista da Taça Intercontinental, a amizade que fiz com Diego entre outras coisas", referiu.
Luís Fabiano falou na sala de imprensa do Estádio Sanchez Pizjuan e, de imediato, seguiu para a Cidade Desportiva do clube onde o grupo vai trabalhar pela última vez antes do jogo de amanhã.

in "record.pt"

Advogados divididos entre FC Porto e Marítimo

O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, e o advogado do clube, Mário Figueiredo, estiveram ontem reunidos com o advogado do Benfica Paulo Gonçalves, ao que tudo indica para preparar as batalhas jurídicas com o FC Porto e o Atlético Mineiro em torno do futuro do brasileiro Kléber. Mais do que o alinhamento Marítimo-Benfica ou os antecedentes jurídicos - Carlos Pereira fez referência, em entrevista a "A Bola", a um pretenso saco azul do FC Porto no quadro das negociações por Kléber e o FC Porto ripostou com o anúncio de uma acção por difamação -, a maior curiosidade é saber quem irá ganhar o caso no gabinete de advogados de que é sócio o administrador da SAD portista Adelino Caldeira. É que Mário Figueiredo, genro de Carlos Pereira, também é sócio desse escritório.

in "ojogo.pt"

Iturbe: "Tinha muitas ofertas e estou feliz por ir para o FC Porto"

Terminada a participação no sul-americano, Iturbe viajou para o Paraguai onde reencontrou a família mas não o descanso e o anonimato desejados. Os três golos marcados na prova e o protagonismo assumido na selecção argentina fizeram dele um alvo mediático apetecível. "Estou a descansar junto da minha família, aproveitando esta oportunidade porque há muito tempo que não os via", contou Iturbe à Rádio Monumental, do Paraguai. Muitos querem saber onde jogará nos próximos seis meses, assunto que virou expectativa nos adeptos de dois emblemas: os do Cerro Porteño, clube paraguaio onde cresceu até se incompatibilizar com a direcção, e os Quilmes, clube argentino que o recebeu mas que não o pôde utilizar por causa do tal diferendo que chegou à FIFA.

A única certeza de Iturbe é a de que será jogador do FC Porto. "Não sei bem quem tomará a decisão e ainda não está claro para mim onde jogarei nos próximos seis meses. Tenho de considerar todas as possibilidades, o Cerro e o Quilmes", disse na mesma entrevista, onde voltou a carimbar formalmente a transferência para Portugal, encerrando de vez as especulações que o davam como alvo de outros gigantes. "Tinha muitas ofertas de clubes que me queriam e ficou tudo fechado com o FC Porto. Estou muito feliz. Saber que um clube tão grande me queria foi uma boa notícia para mim. Agora, só tenho de pensar no meu futuro nos seis meses que faltam", acrescentou Iturbe.

Recentemente, sem descartar a hipótese de um regresso ao Paraguai, o pai de Iturbe admitira que, caso se confirmasse a presença da Argentina no Mundial de sub-20, como aconteceu, o Quilmes seria o destino mais provável, por facilitar a presença nas concentrações de preparação para o Mundial.


Comparação com Messi é responsabilidade pesada

Há muito que carrega nos ombros o apelido de "Messi guarani", que é como quem diz: Messi paraguaio. A pergunta voltou a surgir, porque dois dos golos que marcou ampliaram as semelhanças, e Iturbe pediu calma. "Essa comparação é uma coisa de loucos. Sou muito jovem e Messi tem tudo, é um craque. Compararem-me com ele é um exagero, não sou ninguém. É um fardo muito pesado para mim, ainda que Messi seja um exemplo que procuro seguir", sublinhou.

A caminho de Portugal

Iturbe já tem viagem marcada para Portugal, onde conta chegar este fim-de-semana. Tal como O JOGO avançou, o argentino conhecerá os cantos da futura casa e definirá com o FC Porto o clube que o acolherá nos próximos seis meses. "Em Junho terei de me apresentar para começar uma nova etapa da minha carreira profissional", disse Iturbe, confirmando ainda a viagem. "Fico no Paraguai até amanhã ou depois de amanhã e, de seguida, viajo para Portugal". Iturbe vai conhecer o centro de treinos e o Dragão (curiosamente, este fim-de-semana não há jornada, porque os portistas anteciparam o jogo com o Nacional) e verá com os próprios olhos as instalações do clube que os familiares já visitaram quando o contrato foi acertado. Iturbe aproveitará também para conhecer um pouco da cidade que o acolherá a partir do Verão, ainda que, considerando o Mundial de sub-20, só deva ser integrado no plantel portista em finais de Agosto.

in "ojogo.pt"

Luís Fabiano: "Tanto Hulk como eu podemos ser decisivos"

Seis épocas depois, Luís Fabiano e o FC Porto voltam a cruzar-se, agora como adversários na Liga Europa. Está em causa a passagem aos oitavos-de-final da segunda competição da UEFA, que o Fabuloso venceu por duas vezes ao serviço do Sevilha quando esta ainda se chamava Taça UEFA. O avançado brasileiro, que pelos dragões se sagrou campeão intercontinental, sublinha a importância deste confronto para o seu clube, a braços com uma má fase a nível interno que está a complicar o acesso à próxima Liga dos Campeões, que era o grande objectivo.

Fabiano, que provou continuar a acompanhar o futebol português - elogiou a boa época dos portistas e até avaliou as chances das restantes equipas lusas envolvidas na Europa -, desvalorizou que este será um duelo com o compatriota Hulk, mas reconhece que qualquer dos dois pode ter uma palavra a dizer nesta eliminatória.


O sorteio da Liga Europa colocou o FC Porto no caminho do Sevilha na primeira ronda a eliminar. Qual a sensação de enfrentar, pela primeira vez, o seu antigo clube?


Sinceramente, é uma sensação normal, é como enfrentar qualquer adversário. Não por nada em particular, mas já passou muito tempo desde que joguei no FC Porto. Apesar de ter sido uma passagem rápida, ficou marcada na minha carreira, até porque ganhei a Taça Intercontinental em 2004. Este jogo pela Liga Europa é importantíssimo, principalmente para o Sevilha, por tudo o que está acontecendo durante esta temporada. Mas, para mim, não tem nenhum tipo de sentimento. É mais um jogo importante na minha carreira, como qualquer outro.


O Sevilha jogará a primeira partida do "mata-mata" em casa e decidirá o apuramento no Estádio do Dragão. Será que o Sevilha tem pela frente o adversário mais difícil desta fase?


Não existem adversários fáceis ou difíceis antes de jogar. Olhando aos nomes, há vários outros clubes de grande tradição nesta fase da Liga Europa. Mas, pela situação actual, o FC Porto vive uma grande fase. Sem dúvida alguma, vai ser um jogo muito complicado, dado o bom momento do FC Porto e pelo nosso momento também, que, sejamos sinceros, não é dos melhores.


Muito se tem falado que este jogo vai ter um duelo particular entre dois avançados brasileiros: você, pelo Sevilha, e Hulk, do lado do FC Porto. Como encara esse confronto?


Na verdade, não vai ser um duelo entre o Luís Fabiano e o Hulk, mas sim entre as equipas do Sevilha e do FC Porto. Acredito que vá ser um duelo legal, bacana, bonito e bem disputado. O Hulk é um jogador que tem muita qualidade. Acho que, tanto ele quanto eu, dependendo da forma como a gente encare esta partida, podemos ser decisivos para as nossas equipas.


A UEFA sorteou também os futuros adversários dos oitavos-de-final da Liga Europa. O vencedor da eliminatória entre Sevilha e FC Porto irá enfrentar quem ganhar o confronto entre PAOK, da Grécia, e CSKA Moscovo, da Rússia. Se passasse, qual dos adversários preferiria nos oitavos-de-final?


Inicialmente temos de pensar no FC Porto, que é o primeiro adversário a ser batido. Mas, passando desta fase, eu gostaria de enfrentar o CSKA. Fomos eliminados por eles na Champions League no ano passado e gostaríamos de enfrentá-los outra vez.

A epopeia de Falcão pede um novo capítulo

SÓ FICOU EM BRANCO NAS DESLOCAÇÕES A INGLATERRA


Confirmado: Falcão, tal como Alvaro Pereira, está convocado para a deslocação a Sevilha. Ainda assim, André Villas-Boas entendeu baralhar as contas ao adversário e elaborou uma lista com 20 nomes, por forma a deixar a dúvida no ar quanto à sua utilização.
Estratégias à parte, o avançado colombiano está totalmente recuperado da lesão que o tem afastado da equipa e a sua carreira europeia pede um novo capítulo de golos. Desde que chegou ao FC Porto, no defeso da época passada, El Tigre alinhou em todas as deslocações europeias do FC Porto e só ficou em branco em duas delas, ambas em Inglaterra – Chelsea e Arsenal – e para a Liga dos Campeões. Na corrente edição da Liga Europa, o registo é ainda melhor: fez o gosto ao pé em todos os jogos disputados fora do Dragão, com destaque para o hat-trick que assinou em Viena.
in "record.pt"

Zé Castro: «Fabiano é matador e Hulk imprevisível»

CONHECE OS DOIS CRAQUES


Há cinco épocas em Espanha, Zé Castro conhece o Sevilha de trás para a frente e da frente para trás. O mesmo acontece em relação ao FC Porto, clube que continuou a seguir, mesmo depois de se ter transferido para o campeonato do país vizinho. Por isso não tem dúvidas de que o futuro destes dois clubes na Liga Europa pode muito bem ser decidido pela inspiração de Luís Fabiano e Hulk. Os dois internacionais brasileiros são cabeças-de-cartaz das equipas que amanhã se defrontam no Sánchez Pizjuán e, em conversa com Record, Zé Castro traçou as diferenças entre os dois craques. Sobraram elogios para ambos.
“O Luís Fabiano é matador e o Hulk imprevisível. São jogadores bastante diferentes, mas ambos têm muita influência nas respetivas equipas”, começou por dizer-nos o internacional português, logo após o recente jogo no qual o seu Deportivo empatou a três bolas com o próximo adversário do FC Porto.
in "record.pt"

Rui Moreira diz que declarações do vice-presidente do Benfica são «irrealistas»

Rui Moreira responde às declarações do vice-presidente do Benfica que disse que o FC Porto foi «levado ao colo no início do campeonato» e que tem «complexos de inferioridade», considerando que o discurso do dirigente benfiquista é «irrealista».



Rui Gomes da Silva acusou o FC Porto de ter complexo de inferioridade. O presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, diz que Rui Gomes da Silva é «irrealista», «radical» e que o discurso do dirigente benfiquista enconderá maiores ambições no clube.
Rui Moreira considera ainda que Rui Gomes da Silva tem problemas em lidar com opiniões divergentes das suas.
Por outro lado, Rui Moreira entende as palavras de Rui Gomes da Silva em relação aos alegados favorecimentos das arbitragens nos jogos do Futebol Clube do Porto como uma decepção.
Afinal, salienta Rui Moreira, o a nível interno os dragões continuam invictos no campeonato, depois do Braga, e a carreira europeia do Porto fala por também por si.
Quanto à questão da intensidade com que os adversários defrontam o Porto que foi posta em causa ontem por Rui Gomes da Silva, o presidente da Associação Comercial do Porto recorda com alguma contundência a compra de Jardel ao Olhanense.


in "tsf.pt"

Iturbe fica no Cerro Porteño até Julho

Jovem vai defender o clube paraguaio nos próximos meses


Está desfeita a dúvida: Juan Iturbe vai representar os paraguaios do Cerro Porteño até Julho. O jovem, recorde-se, já foi contratado pelo F.C. Porto, mas só cumpre 18 anos em Junho e por isso só na próxima época pode viajar para Portugal. Nesse sentido, Iturbe regressa ao Paraguai e ao Cerro Porteño.

O jovem avançado já treinou esta terça-feira com os novos companheiros, numa sessão que terminou à meia-noite de Portugal, no complexo de Olla. Iturbe vai, de resto, ficar com o número 21 e será opção para ajudar a equipa disputar o Torneio Abertura, do campeonato paraguaio.

Desta forma Iturbe regressa ao clube que o formou e onde se estreou no futebol profissional com apenas 16 anos. Depois disso, aproveitou o facto de não ter contrato como jogador profissional para sair para o Quilmes, onde não chegou a jogar porque o Cerro Porteño recorreu para a FIFA e ganhou.

Recorde-se que o Cerro Porteño e o Quilmes (da Argentina) disputavam o empréstimo do jogador até Junho. Apesar de já ter acertado o futuro, Iturbe viaja para Portugal em breve. Segundo o pai adiantou ao Maisfutebol, o jovem chega ao Porto no fim-de-semana para conhecer o F.C. Porto.

in "maisfutebol.iol.pt!

Argentina: Batista pensa em Iturbe para o futuro

Pai do jogador diz que chegar à selecção principal «é um sonho»


A vida de Iturbe não pára de dar voltas. O jovem chegou esta terça-feira ao Paraguai, onde vai passar três ou quatro dias antes de viajar para Portugal, garantiu à chegada que quer continuar a representar a Argentina e já começou a ser ligado à selecção principal. Pelo menos Sérgio Batista fala dele.

O seleccionador falou esta tarde à imprensa e foi-lhe perguntado por Iturbe, o principal destaque da Argentina no Sul-Americano sub-20 e um dos grandes destaques da prova. «Iturbe pode ter uma boa possibilidade na selecção principal, como aliás qualquer outro jogador de equipa sub-20», disse.

«Formamos jogadores para o futuro. Se não chegam ao Mundial de 2014, chegarão com 26 anos ao próximo. É nisso que têm de pensar estes jovens», disse, antes de adiantar que «de esta selecção sub-20 tem que haver quatro ou cinco jogadores que estejam na selecção principal em poucos anos.»

Ora Iturbe será um deles, necessariamente. O facto do nome ter sido referido desde já pelo seleccionador argentino, deixa o pai do atleta feliz. «É um sonho», confessa em conversa com oMaisfutebol. «Chegar à selecção argentina é o máximo que se pode alcançar. É a melhor selecção do mundo.»

Juan del Carmen Iturbe garante por isso que as declarações de Sérgio Batista foram recebidas pelo filho «com muito agrado». «Que lhe parece? Tudo isto é um sonho», adiantou. Ele que admite que tudo está a acontecer muito rápido para o filho, mas que o jovem Iturbe não tira os pés do chão.

«É uma fase boa. As coisas estão a correr-lhe bem. É verdade que estão a acontecer muito depressa, mas ele está tranquilo. Assinou um contrato importante com o F.C. Porto, que era o que precisava. Trata-se de um clube grande na Europa, que sabe fazer as coisas e que vai saber fazê-lo crescer.»

O pai do jovem, de resto, já esteve em Portugal, elogiou a cidade que diz ser «muito bonita», o clube e «as pessoas simpáticas». «Fizemos a escolha certa. Durante o Sul-Americano o Manchester United e o Real Madrid perguntaram por ele, o Milan também o observou, mas ele vai ficar bem no F.C. Porto.»

Antes de Juan del Carmen Iturbe falar com o Maisfutebol já o filho tinha falado com a imprensa paraguaia à chegada a Assunção. Basicamente para dizer que não volta a jogar pela selecção paraguaia. «Já decidi e vou jogar pela Argentina, que me recebeu e me valorizou. Voltar atrás seria um fracasso», referiu.

in "maisfutebol.iol.pt"

Desafio messiânico para Villas Boas

É a magia de um jogo de futebol a mobilizar os dragões com cheirinho a Champions, dada o estatuto europeu das duas equipas em confronto, e a ilusão de novas façanhas a invadir-lhes fortemente o espírito na cidade onde, a 21 de Maio e 2003, voltaram a ser felizes, 16 anos depois (1987) de Artur Jorge ter comandado a equipa que conquistou a Liga dos Campeões.

É que por ironia do destino este momento que os azuis e brancos estão a viver confunde-se muito com o ocorrido na época de 2002/2003. Na altura, o FC Porto também estava em busca de si próprio, de um título nacional perdido e do sonho de se reafirmar no espaço europeu com um treinador novo na casa e na idade: José Mourinho. 

Quis agora esse destino que fosse um discípulo de Mourinho, igualmente jovem na idade e estreante no clube como treinador principal, a ter a chave da redescoberta dos sucessos e da glória na mão e na cidade onde se começou a fazer grande o actual treinador do Real Madrid. Mestre do jogo jogado e do jogo falado que, a 21 de Maio de 2003, levou os dragões à conquista da Taça UEFA, frente ao Celtic de Glasgow. 

E assim se conflui num só lugar, feito santuário para os portistas e de peregrinação para cerca de 2.100 adeptos que tiveram a possibilidade de garantir lugar no Estádio Sánchez Pizjuán (final de 2003 foi mais ao lado, no Olímpico de Sevilha), um conjunto de circunstâncias que podem muito bem traduzir-se em felizes coincidências se além das memórias forem recuperados os valores e os títulos.

Para além do que está em jogo, que é a passagem aos oitavos-de-final da Liga Europa, está em curso um desafio messiânico para André Villas Boas, que, não estando mesmo nada interessado em imitar José Mourinho, com certeza não se importaria nada de fazer aquele seu percurso dourado com o diamantezinho da Champions no final da sua etapa.


in "abola.pt"