quinta-feira, 10 de março de 2011

Guarín: «Sei o que posso dar a este clube»

MÉDIO COLOMBIANO RADIANTE COM GOLO


O colombiano Freddy Guarín foi o grande herói da gélida noite de Moscovo, apontando o tento solitário que deu aos dragões uma importante vitória por 1-0 diante do CSKA Moscovo. O médio portista mostrou-se satisfeito por ter contribuído para a vitória, garantindo saber aquilo que vale.
"O golo foi uma jogada rápida em que consegui ter espaço para rematar. Não tenho dúvidas do que posso dar a este clube e o técnico e os companheiros têm ajudado", explicou.
Guarín defende que a eliminatória não está decidida, mas está apostado em dar novo triunfo aos adeptos: "São dois jogos e acreditamos e confiamos confirmar este resultado no Dragão. Esperamos dar alegria aos adeptos e seguir em frente".
in "record.pt"

Villas-Boas: «Vitória muito importante»

TÉCNICO SATISFEITO COM TRIUNFO NA RÚSSIA


ndré Villas-Boas era um técnico satisfeito, após o triunfo por 1-0 em solo russo. O FC Porto bateu o CSKA Moscovo na 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, um resultado que o timoneiro dos dragões considera ser "muito importante".
Na segunda mão, Villas-Boas espera dificuldades diante de uma equipa que começará este fim-de-semana a competir na Liga russa, facto que o treinador portista realça.
"É muito difícil porque o CSKA tem de ir à procura do golo, tem de encontrar o rumo das vitórias e são uma equipa que ameaça muito nas transições. Vamos tentar defender o resultado e tentar chegar primeiro ao golo para garantir uma vantagem importante".
in "record.pt"

F.C. Porto igualou recorde de Sporting e benfica

O F.C. Porto igualou esta quinta-feira o recorde português de triunfos numa só temporada nas competições europeias, ao somar a nona vitória em Moscovo, com um triunfo sobre o CSKA (1-0) na Liga Europa.

Com nove vitórias, a equipa de Villas Boas igualou o registo que o Sporting já tinha conseguido, em 2004/05, e que Benfica também conseguiu na temporada passada. O melhor registo do F.C. Porto, até esta quinta-feira, era de oito vitórias, conseguido por José Mourinho na campanha vitoriosa de 2002/03 rumo à conquista da Taça UEFA.

O treinador do F.C. Porto somou nove triunfos em onze jogos, enquanto Sporting e Benfica precisaram de treze jogos para conseguir o mesmo registo em campanhas anteriores. O Sp. Braga persegue o mesmo objectivo depois de ter somado o oitavo triunfo na presente temporada, esta quinta-feira, frente ao Liverpool (1-0), ultrapassando o seu melhor registo, de sete vitória, conseguido por Jorge Jesus em 2008/09.


in "maisfutebol.iol.pt"

CSKA Moscovo-F.C. Porto, 0-1 (crónica)

Do sofrimento ao controlo absoluto, para cumprir a tradição


Um golaço de Guarín, aos 70 minutos, permitiu ao F.C. Porto cumprir a tradição de ser feliz em Moscovo. A terceira vitória sobre o CSKA em outras tantas visitas foi expressão de uma exibição em crescendo, que foi do sofrimento pronunciado, nos primeiros 25 minutos, ao controlo absoluto na última meia hora. A vantagem conquistada para o Dragão é importante e merecida, mas ainda não resolve a eliminatória, frente a uma equipa russa com individualidades de primeiro plano.

Foi o CSKA quem entrou melhor, obrigando Helton a mostrar serviço, ainda não estava decorrido o primeiro minuto: Doumbia ultrapassou a linha defensiva portista, entrou pela meia esquerda e, de ângulo apertado, obrigou o guarda-redes portista a defesa atenta. Foi um aviso para o que estava para vir, já que a estrutura defensiva do F.C. Porto lidou sempre mal com as transições rápidas do CSKA, sofrendo para colocar Vagner Love e Doumbia em fora-de-jogo.

Pela direita, o japonês Honda começou a inquietar Fucile por volta dos 15 minutos, criando uma grande ocasião para Vagner Love, que rematou ao canto direito de Helton para grande defesa do guarda-redes.

Por entre fases de sofrimento, a boa notícia para Villas-Boas é que a sua equipa chegava com relativa facilidade à área do CSKA, com Falcao a pôr à prova Akinfeev (5 m). Mas alguns problemas de adaptação à relva artificil, particularmente sensíveis em James e Hulk, limitavam os estragos dos contra-ataques do dragão: só aos 43 minutos Akinfeev voltou a ser posto à prova, num remate à meia-volta de Guarín, após o terceiro canto conquistado pelos portistas.

Pelo meio, tempo para mais uma defesa apertada de Helton (Vagner Love voltou a aparecer-lhe pela frente, aos 23 minutos) e para um golo bem invalidado ao CSKA: Vagner Love podia ou não estar adiantado à defesa, mas não havia dúvidas quanto à posição de Doumbia, que tocou a bola para a baliza.

Com o CSKA a dar-se melhor com as transições rápidas, o jogo entrou então numa fase mais pausada, com o F.C. Porto a ter mais posse de bola e a tentar privilegiar a segurança no passe, em detrimento da agressividade. Aos poucos, graças ao recuo de Fernando, a equipa conseguiu rectificar os problemas de cobertura, que deixavam muitas vezes Rolando e Otamendí em duelo directo com Doumbia e Vagner Love e o intervalo chegou numa fase de acalmia.

O clima prolongou-se na segunda parte, apesar de Vagner Love ter desperdiçado uma grande ocasião (56 m), chutando no ar após trabalho de Doumbia na direita. Mas esse foi o canto de cisne da equipa russa: a partir do momento em que Fernando encostou junto aos centrais, e os dínamos do CSKA (Honda e Mamaev) foram perdendo frescura, o F.C. Porto começou a mandar no jogo.

Mesmo com as acelerações de Hulk e James prejudicadas pela permanente inadaptação à relva artificial, o F.C. Porto foi crescendo com o passar dos minutos. Aos 67 minutos, Sapunaru, após um livre de Hulk, deu o primeiro aviso. Já com Varela em campo, Guarín beneficiou do trabalho do extremo, na esquerda, para abrir espaço ao seu remate poderoso, que não deu hipóteses a Akinfeev.

O golo premiava aquela que era já, nesta altura, a melhor equipa em campo. A impressão acentuou-se em 20 minutos finais de controlo absoluto, com sucessivas trocas de bola a acabar de cansar uma equipa russa que, nesta fase, pagou a factura do início da época, não voltando a incomodar Helton. Seria até legítimo acreditar que, com um pouco mais de risco, o F.C. Porto talvez tivesse conseguido o segundo golo. Mas o que foi conseguido já foi muito bom.

in "maisfutebol.iol.pt"

AVB: "Vamos tomar conta do jogo"

Há um ditado africano que diz qualquer coisa como isto: numa luta de elefantes, quem perde é o capim. Pois bem, para André Villas-Boas, hoje em Moscovo, vão defrontar-se duas grandes equipas, pelo que não faz sentido falar em favoritos. Quanto ao capim, felizmente o piso sintético do Estádio Luzhniki está pronto para aguentar o duelo entre o FC Porto e o CSKA sem ceder. Villas-Boas também não vê na relva artificial ou no clima - as temperaturas podem descer aos 10 graus negativos à hora do jogo - um obstáculo intransponível para a sua equipa.

Complicado mesmo é o CSKA. E é por isso que, mesmo sem abdicar da iniciativa, o treinador do FC Porto lembra que a eliminatória só se resolve no Dragão.

Considerando todos os factores, incluindo o clima e o percurso das duas equipas, até que ponto há favoritos?
O frio não me parece um problema, porque, na verdade, não está tão mau como isso. Quanto ao papel de favorito, não serve para nada atribuí-lo. O CSKA vem de uma derrota que custou um troféu e isso pesa muito. Quem vem de um resultado assim quer meter as coisas noutro rumo rapidamente, pelo que esperamos motivação máxima por parte do nosso adversário. O facto de estar em início de época também terá algum significado. Podem estar mais frescos. Finalmente, o ambiente parece que não será de estádio cheio, mas será atmosfera presente e de dimensão sempre apreciável para um jogo que dá o acesso aos quartos-de- final.

Não fez qualquer treino em piso sintético em Portugal e realiza hoje o único treino antes do jogo. Até que ponto o piso pode ser um obstáculo?
Optei por não fazer treinos em sintético no Olival porque achei que massacrar os jogadores podia ter efeitos negativos em termos musculares. A adaptação acontecerá hoje [ontem], num treino mais leve, porque são solicitados outro tipo de músculos nestes pisos. Veremos que tipo de sensações são geradas nos jogadores. Preferimos correr esse risco, do que treinar no sintético.

O FC Porto nunca sofreu golos nos quatro jogos realizados com o CSKA. Está a pensar em resolver a eliminatória aqui?
Importante é resolver a eliminatória. Aqui ou lá. Depois, este CSKA não é o mesmo. Há o registo de uma fase de grupos emocionante e do que fizeram na Liga dos Campeões, sendo eliminados pelo Inter de Milão, campeão europeu. Isso pesa, porque os jogadores se mantiveram. É verdade que o CSKA tem baixas importantes, mas não podemos sonhar resolver as coisas numa mão. Queremos resolver a eliminatória no seu todo e chegar aos quartos-de-final.

O FC Porto conta por vitórias todos os jogos realizado fora neste Liga Europa. Nesse sentido, que FC Porto podemos esperar? Um FC Porto dominador?
Não costumamos mudar a nossa postura à medida que encontramos adversários mais ou menos fortes, nem fora nem em casa. O nosso jogo passa por assumir a iniciativa. O CSKA também gosta de o fazer, e é forte na transição por intermédio do Vágner e do Doumbia. Vamos tentar tomar conta do jogo, ter posse de bola e criar o maior número possível de oportunidades. É o que temos vindo a fazer, tanto em casa como nos jogos fora.

Qual é o jogador mais perigoso do CSKA?
O CSKA mantém um núcleo de jogadores forte há algum tempo, como é o caso dos irmãos Berezustki ou de Vágner Love. São jogadores que sabem a cultura e filosofia do clube. Ao longo dos últimos tempos, adicionaram qualidade ao plantel, provavelmente para responder às necessidades do treinador. Têm um jogador que aprecio muito, o Honda, mas o CSKA vale pelo todo porque é uma equipa forte, conforme demonstrou ao longo de uma fase de grupos espectacular.

Perguntas O JOGO
As prioridades não mudaram...
Já decidiu quem vai jogar ao lado de Hulk e Falcao no ataque: Varela ou James?
Não treinámos ontem, apenas fizemos a viagem. No domingo fizemos apenas um treino de recuperação e há muitas decisões para tomar relativamente ao que fizermos hoje, no treino que vamos realizar daqui a pouco.

Os resultados da 22ª jornada do campeonato tiveram alguma implicação em termos daquilo que são as prioridades da equipa, nomeadamente colocando a Liga Europa em primeiro plano?
Não. Parece-me claro que o que se passou no campeonato na última ronda tem pouca expressão. O que mais nos interessa é manter o objectivo que tínhamos traçado de cinco vitórias no campeonato e para isso ainda nos faltam três.

in "ojogo.pt"

Hulk: "Vou ajudar o Falcao a ser o melhor marcador"

Hulk é o melhor marcador no campeonato; Falcao lidera a lista na Liga Europa. Na antevisão do encontro com o CSKA, o brasileiro recusou a ideia de existir uma competição entre os dois e até prometeu ajudar o colombiano a cumprir um dos objectivos traçados para esta temporada. "Não estou preocupado se marco mais golos do que o Falcao ou se jogo melhor do que ele. A mim, interessa-me apenas o colectivo e as vitórias. Aliás, se puder, vou tentar ajudá-lo a tornar-se no melhor marcador da Liga Europa".

O internacional brasileiro recusou ainda a denominação de "jogador mais perigoso do FC Porto", atribuída por um jornalista russo, e defendeu, uma vez mais, o espírito colectivo dos dragões. "Não me interessa muito o que dizem de mim. Limito-me a concentrar nos objectivos da equipa, até porque o percurso que temos na Liga Europa deve-se a todos. Neste clube, a ajuda de todos tem sido importante, mesmo daqueles que desta vez ficaram no Porto. Eles também dão sempre o máximo, porque sabemos que só jogando como equipa é que conseguiremos alcançar bons resultados". Hulk aproveitou ainda o momento para dar os parabéns a James pela exibição realizada frente ao Guimarães - foi o colombiano que o substituiu no onze - embora, perante a proximidade de André Villas-Boas (estavam sentados lado a lado) e por entre um sorriso, tenha optado por não opinar sobre as escolhas do treinador para hoje. "James está de parabéns pela boa exibição. Está ele e todos os que jogaram. Agora, com o CSKA, vai ser mais um jogo complicado. Quem escolhe a equipa é o treinador; nós temos de nos limitar a respeitar as opções e a dar o máximo quando formos chamados". A finalizar, o brasileiro respondeu a uma pergunta de um jornalista russo sobre as qualidades do guarda-redes Akinfeev. "O CSKA não é só o guarda-redes. Tem uma grande equipa e vai ser um grande jogo. Para nós, vai haver muitas dificuldades e, independentemente de quem jogar, queremos é entrar bem e com o desejo de vencer. Só pensamos na vitória", concluiu.

Selecção, (mais) uma desilusão

Mano Menezes voltou a deixar Hulk de fora da convocatória da selecção brasileira, que disputa no próximo dia 27 mais um encontro particular, desta vez em Londres, com a Escócia. O avançado confessou que não ficou muito surpreendido com a ausência, depois de ter participado apenas nos últimos cinco minutos do jogo que a canarinha disputou em França. "Sinceramente, não é a primeira vez que espero ver o meu nome na lista de convocados e depois não está lá... Não fiquei surpreendido. Independentemente disso, vou dar sempre o máximo pelo FC Porto, porque só isso me interessa neste momento", explicou.

in "ojogo.pt"

Praça Vermelha acordou azul

A comitiva portista aproveitou a manhã de ontem para passear na Praça Vermelha, que foi muitas vezes utilizada, durante o século passado, para ostentar o poderio militar da antiga União Soviética. Desta vez, os mísseis deram lugar aos jogadores do FC Porto, que ouviram de um guia local alguns detalhes da história da mais famosa praça moscovita ainda antes de apreciar a imponência do local. Sempre marcado por uma contagiante boa disposição colectiva e devidamente documentado por muitas fotos - neste particular, Falcao foi o mais activo -, o passeio serviu ainda para os jogadores sentirem o ambiente da capital russa. "Está muito frio", atirou Hulk, enquanto Souza se recusava a tirar as mãos dos bolsos. O pior é que nem estava: os termómetros apontavam, naquele momento, para os cinco graus, quando hoje, à hora de jogo, são esperados -10...
No entanto, ainda havia uma história escondida naquele passeio. Helton foi o único a ter uma companhia especial; não se sabe muito bem de onde, surgiu um rapaz russo, que fez questão de o acompanhar para todo o lado, ao mesmo tempo que lhe foi explicando todos os pormenores guardados pela Praça Vermelha. Mais: afirmou-se um profundo conhecedor da música produzida pelo guarda-redes e um apreciador incondicional das suas guitarradas, tendo-lhe até oferecido um livro com "novos acordes". "Depois tenho de traduzir isto. Está em russo", contou o brasileiro, por entre um sorriso tímido proporcionado pelo momento inesperado.

As montras mais caras do mundo

Moscovo é umas cidades mais caras do planeta, mas a comitiva portista não perdeu a oportunidade de dar um salto ao majestoso centro comercial que fica na zona da Praça Vermelha para espreitar as montras.

in "ojogo.pt"

Jogo de palavras entre Benfica e F. C. Porto aquece ronda da Liga Europa


Braga, F. C. Porto e Benfica jogam, quinta-feira, a primeira-mão do futuro na Liga Europa. Do frio da Rússia a Portugal, o futebol aqueceu fora de campo, com a troca dura de palavras entre dirigentes de "águias" e "dragões". Jogos começam às 18 horas.
F. C. Porto e Sporting de Braga são os primeiros a entrar em acção, quinta-feira, na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, ambos às 18 horas. Na Rússia, os dragões enfrentam temperaturas negativas e um CSKA que ainda não perdeu na competição.
As previsões apontam para uma temperatura a rondar os sete graus negativos, mas André Villas-Boas desvaloriza a questão. "O frio não é problema, não está assim tao mau e não serve para atribuir um favorito", disse o treinador portista durante aconferência de Imprensa de lançamento do jogo, às 18 horas, com transmissão na SportTv 1.
De partida para Moscovo, Pinto da Costa deixou um recado ao rival de Lisboa, considerando que "o Benfica não está acima da lei". Mais do que as declarações do líder portista, foram três letrinhas apenas que levaram resposta vermelha.
"A palavra Lei na boca desse senhor devia ser impronunciável. Estamos a falar de alguém, e é bom fazermos aqui um exercício de memória, que foi condenado por corrupção activa pela justiça desportiva. Nós estamos a falar de alguém que foi acusado e só não foi condenado pela justiça civil porque esta não o entendeu, não considerou as escutas como meio de prova, escutas em que fica exposto uma rede de favores sexuais, corrupção, tráfico de influências", referiu João Gabriel, director de comunicação do Benfica.

in "jn.pt"

Raul Meireles: «Final Liverpool-F.C. Porto seria perfeita»

Médio do Liverpool defronta o Sp. Braga na Liga Europa


As saudades já apertavam e Raul Meireles está feliz por poder voltar a jogar num relvado português. Mas perfeito, perfeito era defrontar o F.C. Porto. De preferência na final da Liga Europa. 

«Chegar ao jogo decisivo é um sonho e se for com o Porto ainda melhor. Isso seria a cereja no topo do bolo. Mas ainda estamos muito longe», referiu o médio do Liverpool, na conferência de imprensa de antevisão ao duelo com o Sp. Braga.

«Estudámos o Braga e sabemos que é um opositor difícil. Conheço bem a equipa. Tem comprovado a sua qualidade nos últimos anos, o Domingos está a fazer um bom trabalho e tem um plantel excelente», começou por dizer o médio internacional português, que até serviu de espião ao longo dos últimos dias.

«Sim, é verdade. Falei com o meu técnico sobre o Sp. Braga. Disse-lhe que no ano passado conseguiram o melhor lugar de sempre e ficaram à frente do F.C. Porto. Este ano têm o mesmo treinador e jogam da mesma forma.»

«Estou num dos melhores clubes do mundo» 

Raul Meireles sente-se «realizado» em Inglaterra. A adaptação não podia ter sido melhor e o ex-jogador do F.C. Porto sente ter escolhido «um dos melhores clubes do mundo» para prosseguir a sua carreira. E nem os golos faltam. Nos últimos dois meses, Raul marcou cinco vezes. 

«Estou muito feliz. As coisas estão a correr-me bem em Inglaterra. Tento fazer sempre o mesmo tipo de trabalho. O mais relevante é ver a equipa ganhar. Se marcar, tudo bem, fico feliz. Com o Kenny Dalglish jogo numa posição diferente, tenho jogado bem e os golos têm surgido.» 

Sem Steven Gerrard disponível, Raul Meireles volta a ser a principal referência no meio-campo dos reds. «Os adeptos esperam que a equipa esteja bem. Acima de tudo é isso que importa. Pensamos jogo a jogo e queremos chegar o mais longe possível na Liga Europa. No campeonato também ainda perseguimos uma posição melhor na tabela.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

CSKA Moscovo-F.C. Porto (antevisão): uma tradição para manter

Dragões sem derrotas e sem golos sofridos contra os russos


De Moscovo chegam boas sensações. Será abaixo de zero que o F.C. Porto vai tentar trilhar o caminho da passagem aos quartos-de-final da Liga Europa. Num terreno conhecido, de boas memórias, mas com uma equipa que se conhece como poucas no futebol europeu.

A grande diferença entre os emblemas está, sobretudo, na troca de protagonistas. O F.C. Porto venceu nas duas vezes que se deslocou à capital russa. Em 2005, foi McCarthy a selar o triunfo. Dois anos mais tarde, a parada dobrou, com golos de Quaresma e Lucho. Factor comum? Nenhum deles mora no Dragão. Aliás, apenas Helton e Fucile já enfrentaram os russos de entre os jogadores portistas. Do outro lado, o cenário é diferente. Do onze titular em 2007, só Zhirkov, Krasic, Daniel Carvalho e Dudu Cearense já não estão na equipa. Há, portanto, um núcleo que se conhece muito bem.

Villas-Boas sabe disso e destacou-o na antevisão. Mas conhece também os números do duelo. O F.C. Porto nunca perdeu com os russos e nem sequer sofreu um golo. Manter, novamente, a baliza inviolável será meio caminho andado para seguir em frente. Depois, é quebrar a «malapata» interna. 

É que nas duas recepções ao CSKA, o nulo prevaleceu. Pelo meio, muitas oportunidades de golo perdidas...a lembrar a recepção ao Sevilha. Daí que o jogo da primeira mão, como na eliminatória anterior, possa ter peso relevante nas contas finais. Deixar a Rússia em vantagem será ouro sobre azul.

Azar com F.C. Porto, sorte com Benfica e Sporting

Há, depois, um pecúlio a manter. O F.C. Porto venceu todos os jogos que disputou fora de portas na Liga Europa. Pela margem mínima em Sófia. Resistiu, com dez, à armada do Besiktas. Passeou classe no gélido, mas saudoso, Estádio do Prater. Aproveitou os deslizes alheios na, também nostálgica, cidade de Sevilha. A próxima batalha terá um pouco de tudo. Dificuldades, boas recordações e frio. Muito frio.

O CSKA tem em comum com o F.C. Porto um jovem timoneiro. Leonid Slutsky só tem mais seis anos que Villas-Boas, mas já leva dez como técnico principal. O percurso na Liga Europa é imaculado. Dez jogos, oitos triunfos e dois empates. Na fase de grupos o trajecto foi em tudo igual ao da equipa portuguesa. Só o Zenit, que venceu todos os jogos, fez melhor.

Agora, dá-se a colisão. Os dragões querem transformar as boas memórias e repetir a tradição. Os russos querem mostrar ao F.C. Porto o veneno que já deram a provar a Benfica e Sporting em anos recentes. Ambas na Taça UEFA. E aos leões, custou o título. 

Equipas prováveis:

CSKA MOSCOVO: Akinfeev, V. Berezutski, Ignashevich, Nababkin e Shennikov; Aldonin, Mamaev, Dzagoev e Honda; Vagner Love e Doumbia.

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Fernando, João Moutinho e Belluschi; Varela, Falcao e Hulk.

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas Boas continua a ser falado em Itália

O desempenho do FC Porto não tem passado despercebido por essa Europa fora e não são apenas os jogadores a despertar o interesse de clubes do Velho Continente. Também o treinador está a ser analisado à lupa e, de Itália, surge mais um pretendente. 

O Génova pretende substituir o actual treinador no final da temporada e a fotografia do eleito para render Davide Ballardini aparece na capa da edição desta quarta-feira do Tuttosport: André Villas Boas é o favorito para comandar a equipa onde militam os portugueses Eduardo e Miguel Veloso.

O clube genovês tem, no entanto, concorrência de peso na corrida pelo treinador portista, uma vez que Juventus e Roma foram igualmente apontadas como interessadas nos serviços no jovem técnico.


in "abola.pt"