terça-feira, 22 de março de 2011

Guarín. Promessa virtual já passou à história

Há meia dúzia de anos acumulava notas 20 no CM e só custava 230 mil euros. No FC Porto deixa Moutinho a um canto. Soma sete golos contra zero do português


"Freddy Guarin, after a long wait championship manager has been proven right!" O comentário de um cibernauta, no site www.whoateallthepies.tv, ao vídeo do primeiro golo desta época do médio do FC Porto diz tudo. O tiraço (a mais de 30 metros de distância) no jogo da 15.a jornada da Liga, com o Marítimo, prova que os responsáveis do Championship Manager (CM, hoje Football Manager) e os fanáticos pelo jogo tinham razão. Se há meia dúzia de anos não havia quem não o comprasse no computador, esta temporada Guarín passou de promessa virtual a garantia de golos na vida real.

Em apenas dois meses e meio - o jogo com os madeirenses disputou- -se a 8 de Janeiro -, o médio de 24 anos já rendeu sete golos a André Villas-Boas. Apesar de não ser sempre uma aposta de primeira linha para o técnico portista, Guarín tem encostado, por exemplo, João Moutinho a um canto no número de remates certeiros. Só no campeonato, o médio português tem mais 14 jogos a titular que o colombiano, mas zero de golos. De resto, na corrente temporada, João Moutinho - que nas últimas cinco épocas somou 32 golos com a camisola do Sporting - tem apenas um golo para amostra, frente ao Juventude de Évora, para a Taça de Portugal. Pior só em 2004/05, a primeira na equipa sénior de Alvalade.

Vida diferente tem tido Guarín. Mesmo antes de sair em 2005 para o Boca Juniors, o adolescente de Puerto Boyacá já era uma promessa no Evingado da Colômbia. Pelo menos nas fileiras do CM: livres e cantos, nota 20; penáltis, nota 20; remates de longe, nota 20; forma física: 100%. Excelente, não? Com contrato desprotegido, Guarín custava aos jogadores meia dúzia de tostões (230 mil euros), quase metade do que os franceses do Saint-Étienne pagaram ao Boca em 2007 (500 mil euros) e cerca de um quarto do valor que o FC Porto investiu (um milhão de euros) em 2008.

Peça-chave nos duelos da Liga Europa (um golo ao Sevilha, em Espanha, e dois ao CSKA, no Dragão e em Moscovo), Guarín marca há quatro jogos seguidos. No último, para o campeonato, abriu caminho à reviravolta diante da Académica (3-1). Para o colombiano, foi longo o caminho para o sucesso. Mas Guarín soube esperar e é o próprio a afirmar que está a viver o melhor momento da carreira: "A paciência que tive para garantir estes resultados foi importante. Espero manter este nível."


in "ionline.pt"

Um clássico esconde outro ainda maior

Numa altura em que os adeptos portistas alimentam muitas expectativas em torno do clássico da Luz e das possibilidade de o FC Porto poder festejar o título no estádio do seu maior rival, há outro clássico entre os dois emblemas que se disputa amanhã. À sétima jornada da fase final do Nacional de juniores A, o calendário ditou um FC Porto-Benfica que também não deixa de concentrar atenções. Depois de uma vitória importante dos azuis e brancos em Gondomar (1-0) e da derrota do Guimarães contra o Sporting (3-0) no fim-de-semana, o FC Porto parte para este embate com o Benfica isolado na liderança do campeonato, o que só contribuiu para acrescentar mais interesse ainda a este jogo. Nesta fase final, recorde-se, o FC Porto só perdeu pontos com o Guimarães e, se vencer, poderá aumentar a vantagem sobre outro rival, pelo que, mesmo sem ser um encontro decisivo, três pontos conquistados ao Benfica podem contribuir para aliviar mais a pressão sobre os portistas. Para já, os azuis e brancos apostam na vitória.

Rui Gomes

"É sempre um jogo diferente"

Rui Gomes encara o jogo com o Benfica sem alarmes, tentando não dramatizar em excesso um jogo importante, sim, mas que a sua equipa tem condições para vencer. "Um clássico é sempre um jogo diferente, de maiores emoções; contudo, temos um grupo de jogadores experientes, habituados a lidar com esse tipo de situações, e acredito que vamos tornear essa questão com facilidade", comentou. Consciente de que se defrontam dois candidatos ao título, o técnico aposta no bom desempenho da sua equipa em casa: "O Benfica é um dos candidatos ao título, tal como nós. Ganhámos todos os jogos em casa e estamos confiantes em que nos vamos manter nessa linha."
Quando se falou da questão do título, Rui Gomes contrariou as expectativas e explicou porquê: "Vamos disputar a sétima jornada numa série de 14 jogos; nem a meio chegámos e, portanto, este desafio está longe de ser decisivo. É importante, mas apenas pelos três pontos que queremos conquistar." Mas motivação não falta: "Vencemos praticamente todos os jogos e motivação não vai voltar a faltar, mas sabemos lidar com as vitórias."

David

"Queremos afastar Benfica do título"

A recepção ao Benfica não é decisiva, mas pode ajudar o FC Porto a ganhar margem de manobra para o título. David não tem muitas dúvidas disso e não o escondeu. "Um clássico é sempre um jogo especial, em que há muita vontade de ganhar. Mas seja como for, o mais importante são os pontos. Queremos afastar o Benfica da luta pelo título e podemos deixá-los a seis pontos, o que é sempre relevante, apesar de ainda faltarem muitos jogos", apontou. A ideia passa por encarar o jogo com o Benfica como outro qualquer, com naturalidade, mas parece mais fácil de dizer do que outra coisa. "Há sempre uma certa ansiedade por se tratar de um clássico, mas a verdade é que temos de encarar este jogo como outro qualquer. Estamos a prepará-lo com naturalidade e com o objectivo de ganhar."
Guimarães e Benfica surgem como os principais adversários, mas David acredita que o FC Porto tem condições para chegar ao título: "Temos os nossos adversários bem estudados; não posso dizer qual das duas equipas é mais forte [Guimarães ou Benfica], mas uma coisa é certa: se fizermos o nosso trabalho, temos condições para ultrapassar ambas."

FC Porto lidera em todas as frentes

Os azuis e brancos estão a caminho de arrancar uma temporada em cheio se continuarem a trilhar o caminho que vêm percorrendo actualmente. A liderança é cada vez mais um hábito para os lados do Dragão, que comanda no futebol jovem em juniores A, mas também em juniores B, com oito pontos de vantagem sobre o Guimarães. Em juniores C, o FC Porto comanda igualmente com três pontos de vantagem sobre o Guimarães, antes da fase decisiva.

in "ojogo.pt"

Maicon no primeiro golo de canto

O brasileiro Maicon esteve em destaque por várias razões na vitória alcançada com a Académica, que colocou o FC Porto a um pequeno passo da conquista matemática do título nacional. O defesa-central obteve o primeiro golo da época, o centésimo dos portistas ao longo da temporada e ajudou a equipa a alcançar um novo recorde de golos no Estádio do Dragão. Agora são 64, contra os 61 obtidos na época passada quando a equipa era treinada por Jesualdo Ferreira. Mas falta dizer uma coisa. Maicon conseguiu no campeonato o primeiro golo após a marcação de um canto. A assistência foi de Hulk.
A equipa já tinha conseguido alguns golos em jogadas que nasceram de cantos, isto é, após alívios da defesa ou quando a bola passou por mais de um jogador. Mas meter a bola de primeira na baliza após a cobrança de um canto nunca se tinha verificado, apesar do número incrível deste tipo de lances. Com 182, o FC Porto é a segunda equipa com mais cantos no campeonato, apenas suplantada pelo Benfica (antes do jogo de ontem tinha 183).
Maicon obteve anteontem o segundo golo em Portugal, depois do que marcou na época passada ao Setúbal. Desta forma, o brasileiro junta-se a Otamendi e Rolando na lista de centrais com golos marcados ao longo desta temporada. O argentino já vai em cinco golos, com um bis pelo meio (ao Braga) e o português soma três. Apenas Sereno não tem golos marcados, se bem que tenha a condicionante de uma utilização reduzida.
Alargando as contas ao resto da defesa, também Sapunaru e Fucile não marcaram golos esta época, ao contrário de Rafa, com dois (ambos na Taça da Liga), e Álvaro Pereira, com um (na Taça de Portugal).


16

Jogos de Maicon no campeonato, com um total de 1333 minutos de utilização. Há dez jogadores com mais minutos no campeonato do que o central brasileiro.

2

Expulsões do defesa-central. A primeira foi em Istambul, com o Besiktas, a contar para a Liga Europa, e a segunda foi com o Sporting, para o campeonato, em Alvalade. O FC Porto venceu o primeiro e empatou o segundo jogo.

1

Maicon tem um golo esta época. Foi também o primeiro apontado pelo FC Porto na marcação de um canto e foi o segundo do central desde que chegou a Portugal. O primeiro foi ao Setúbal.

Rolando e Otamendi na Luz

Titular com a Académica, Maicon vai regressar ao banco no clássico com o Benfica, na Luz, para permitir a utilização da dupla formada por Rolando e Otamendi, a que soma mais minutos de jogo ao longo da temporada. Aliás, André Villas-Boas fez questão de poupar o argentino anteontem, precisamente por estar em risco de suspensão.
A utilização de Otamendi na Luz deverá estar assegurada, mesmo com o desgaste provocado pelas viagens para o continente americano. O central vai representar a Argentina nos jogos amigáveis com os Estados Unidos, no dia 26, em Nova Iorque, e depois com a Costa Rica, no dia 29, em San José. Ou seja, Otamendi estará de volta aos treinos no Olival no dia 31, a três dias do clássico na Luz. Já agora, o mesmo se aplica a Belluschi, também ao serviço da Argentina. Rolando está em melhor situação do que Otamendi, porque a Selecção Nacional joga em Leiria e Aveiro, com o Chile e a Finlândia.
De qualquer forma, Maicon está de prevenção para o clássico na Luz, podendo ser utilizado com o Benfica no caso de haver algum problema físico com os internacionais. Aliás, depois de ter começado a época a titular, o brasileiro nunca deixou de ser opção para André Villas-Boas.

A um golo do recorde de Pedroto e Morais

Com o golo sofrido anteontem, marcado por Addy, o FC Porto colocou um ponto final numa série de sete jogos consecutivos sem sofrer golos no campeonato. Ou seja, agora a equipa de André Villas-Boas tem oito golos sofridos, continua a ser a menos batida entre os principais países europeus, mas está quase a atingir a marca conseguida por José Maria Pedroto na época de 1979/80 e António Morais na temporada de 1983/84 (devido a doença de Pedroto foi o adjunto que orientou a equipa durante praticamente toda a época). Nessas duas temporadas o FC Porto sofreu nove golos, embora tenha terminado as duas provas na segunda posição. Contas feitas, para superar esse recorde a equipa não pode sofrer mais golos nas seis jornadas que restam disputar. Números.

in "ojogo.pt"

Glória na capital

DRAGÕES NUNCA FESTEJARAM O TÍTULO NA LUZ


Por muito que André Villas-Boas e os jogadores rejeitem qualquer tipo de obsessão pela possibilidade de festejar a conquista do título em pleno Estádio da Luz, a verdade é que esse cenário faz sorrir a larga maioria dos adeptos portistas. O historial de confrontos entre os dois emblemas, aliado aos incidentes que marcaram o clássico da época passada e que resultaram nos castigos a Hulk e Sapunaru, leva a que paire no ar uma espécie de “ajuste de contas”.
A verificar-se um triunfo no ninho das águias será a primeira vez que o FC Porto celebra um campeonato no atual estádio do Benfica. Os azuis e brancos já foram felizes no terreno do eterno rival, mas essa façanha remonta à longíngua temporada de 1939/40. Daí para cá, nunca mais se repetiu tamanha “ousadia” dos dragões. A capital voltou a servir de palco a festejos, mas no outro lado da 2.ª Circular.
in "record.pt"

Guarín: «Tive a paciência necessária»

ASSUME QUE ESTÁ A VIVER A MELHOR FASE DA CARREIRA


Fredy Guarín tem dado boas dores de cabeça a André Villas-Boas. Quando toda a gente pensava que o trio de meio-campo composto por Fernando, João Moutinho e Belluschi era intocável, eis que surgiu o colombiano a assinar exibições e golos de grande qualidade, que baralharam as contas do treinador. Isto já depois do desabafo no Twitter, onde escreveu que não sabia o que mais fazer para ser titular no FC Porto. Guarín acabou por encontrar resposta à sua própria dúvida e já a partilhou com o Mundo.
“Estou muito feliz por ter tido a paciência necessária para chegar a este nível alto. É importante, porque era isto que queria e agora resta-me mantê-lo”. Foi desta forma que o camisola 6 justificou a sua vitória na batalha por um lugar no onze, reconhecendo depois que esta “está a ser a melhor fase” da sua carreira. “Penso que sim. Afinal de contas nunca tinha marcado em 4 jogos consecutivos”, desabafou o médio, de 24 anos.
in "record.pt"

Walter continua «muito tranquilo»

É um nome que quase desapareceu dos noticiários dos portistas. Será notícia quando voltar a ser chamado, algo que já não acontece desde Janeiro. Os rumores de más noites do jogador foram desfeitos na hora por André Villas Boas. 

O treinador nem gosta muito de abordar o tema, mas quando o faz apresenta outros exemplos de ausências nas convocatórias, como os casos de Sereno ou Kieszek. «Há-de ter as suas oportunidades», garantiu ainda na semana passada o técnico portista. 

Teodoro Fonseca, agente de Hulk e que está também ligado a Walter, garante que o jovem ponta-de-lança não anda desanimado. «Ele compreende que a equipa está a jogar muito bem, que tem de encontrar o seu espaço no dia em que voltar a ter novas oportunidades», garante, afirmando que o jogador «está sereno e muito contente».

Walter está a caminho de ser pai, os pais da esposa estão pelo Porto para darem apoio num momento tão importante. «Tudo isso são pormenores que o mantêm tranquilo. Ele é um grande avançado e pessoa de dizer tudo o que lhe vai na alma».


in "abola.pt"