domingo, 27 de março de 2011

Os olhos de Falcao na rede

Há 15 anos, Diego Lombana tinha os mesmos sonhos que qualquer miúdo que adora futebol e que sonha fazer disso profissão. A equipa que defendia tinha um avançado que não parava de fazer golos e que se destacava em campo: Radamel Falcao. Pouco tempo depois, ambos partiram da Colômbia rumo à Argentina para tentar a sorte, mas a do companheiro foi melhor. Uma lesão acabou com o sonho de Lombana, que se viu forçado a mudar de planos, aliando o gosto por cinema, animação, desenho e programação à amizade conservada com Falcao. Surgiu-lhe a ideia de projectar a página oficial do amigo, que se destacava no River e começava a ficar mundialmente famoso. Hoje, com orgulho, assume a co-autoria do canal oficial do avançado na internet (www.falcao.com.co). "Conheço El Tigre desde criança, quando jogávamos juntos na Colômbia. Eu era médio-direito ou número 10, e ele o goleador, claro. O treinador dizia-nos: 'Ponham a bola no Falcao que ele marca.' Era imparável", recorda Lombana, que vive na Argentina. "Viemos juntos em 2001. Ele foi para o River, e eu fui parar à pensão do Argentino Juniors", brinca. "Um ano e meio depois rompeu-se-me o ligamento do joelho direito. Ainda recuperei e fui para o Independiente, mas nunca jogava e acabei por sair. Viajei para Nova Iorque, onde fiquei um ano, e depois voltei à Argentina para estudar cinema.", resume a O JOGO.

A ideia da página de Falcao foi sua?

Foi dos dois. De início tive de empurrar um pouco as coisas, mas agradou-lhe a ideia de ter um canal para contactar directamente com os adeptos. Isso atrai-o muito. É preciso não esquecer que ele começou por querer ser jornalista e mantém o interesse por essa área. Além disso, como saiu muito novo da Colômbia, havia muita gente no nosso país que não o conhecia. A primeira página foi para aproximá-lo dos adeptos do River e dos colombianos. O relançamento que fizemos há pouco permitiu-nos acrescentar o grande contributo dos adeptos do FC Porto.

Além da página, Falcao alimenta uma conta no Twitter. Ele é um fanático das redes sociais?

Agrada-lhe esse contacto directo com o público. Isso agora é mais fácil com as ferramentas disponíveis nas redes sociais; estão logo ali, à mão de um simples telemóvel. Falcao tem mais de 26 mil seguidores no Twitter e cerca de quinze dias depois do lançamento desta nova página, já contabilizava 75 mil visitas. É muitíssimo. Foi impressionante a quantidade de mensagens que recebeu no dia do aniversário ou no dia em que comentou a retirada de Ronaldo. Aliás, lembrou-se de promover uma votação sobre os dez melhores avançados e foi recebendo inúmeras respostas para esse ranking.

É possível ter uma ideia de que quem visita a página?

A maioria são adeptos do FC Porto. Cerca de 45 por cento das visitas são de Portugal, 30 por cento da Colômbia e cerca de 25 por cento da Argentina, onde continua a receber o carinho do River. Mas o contacto de adeptos do FC Porto tem sido impressionante, e ele mesmo faz eco desse carinho. Os tempos que passou no River foram espectaculares, mas a ele impressionou-o ter um cântico personalizado em Portugal. A página serve para reflectir esse carinho e promover um contacto que seria impossível em carne e osso. Falcao não se limita a agradecer e a responder; também faz perguntas aos adeptos.

El Tigre espera dar volta olímpica o mais rápido possível

Diego Lombana gosta de falar do amigo, que, assim que chegou ao Porto, lhe enviou logo uma das primeiras camisolas que usou, a mesma que está junto ao computador acompanhada por um Falcao em miniatura. Diego ri-se enquanto posa para as fotografias: "El Tigre vai rir-se quando me vir no jornal." Um simples computador serve de cabeça para gerir o projecto. A secção de estatísticas do avançado é a preferida e, ainda que as visitas não parem de crescer, a ambição também cresce. "Lançámos um concurso de camisolas de Falcao e, para as ganhar, os candidatos têm de enviar vídeos que fizeram sobre ele. A ideia é também produzir conteúdos próprios e exclusivos, mas a distância que nos separa dificulta isso."

Pensa ir a Portugal para produzir esses vídeos?

Sim, a ideia é essa. Quando ele estava no River, tínhamos vídeos dele nos treinos, nas viagens, nos estágios e até nos jogos. Filmava-o os 90 minutos. Agora é mais difícil, mas, ainda recentemente, o clube ajudou-nos ao participar na gravação do filme em que ele agradecia as mensagens do aniversário. Depois, quando alcançou os cem golos, acabou por ter repercussão disso na Imprensa. Vamos aproveitar quando ele vier à Argentina para jogar a Copa América para fazer mais vídeos.

Conhecendo-o desde miúdo, como é que vê a evolução de Falcao?

Com muito orgulho. Sempre foi um avançado excepcional e está a demonstrá-lo. Vai continuar a triunfar na Europa. As coisas correram-lhe bem no River, onde foi campeão, mas acabou por coincidir com um período conturbado do clube. No FC Porto, encontrou uma equipa perfeita para ele, que joga como nós jogávamos quando éramos miúdos: pelas alas, cruzamentos, e Falcao que marque. Tem Varela e Hulk pelas alas, e ele só tem de esperar na área para finalizar.

Ele já lhe disse o que falta?

Está muito entusiasmado com a grande campanha que têm feito no campeonato e na Liga Europa. Oxalá possam dar a volta olímpica rapidamente. E depois segue-se a Copa América; a selecção colombiana talvez seja a conta pendente, onde ainda não explodiu como no River e no Porto. El Tigre é um profissional enorme e deixa sempre tudo em campo pela camisola que defende. O sonho dele é conseguir também algo de importante com a camisola do nosso país.

Amigo aos comandos

Diego Lombana jogou com Falcao na Colômbia e também procurou futuro nos relvados argentinos. Uma lesão obrigou-o a abandonar a carreira e a refazer os planos. Da amizade com Falcao nasceu a ideia de uma página oficial de El Tigre, com conteúdos, aprovados por Falcao, editados a partir de Buenos Aires


in "ojogo.pt"

Marcar na Luz será novidade

Nem um! No actual plantel do FC Porto não há um único jogador que tenha marcado um golo nas balizas do Estádio da Luz. Assegurar o título na próxima jornada significa vencer o Benfica e para o fazer, naturalmente, o FC Porto tem de marcar mais golos do que o rival. Dito de outra forma, se o FC Porto facturar de hoje a oito dias, o(s) marcador (es) - tem lugar reservado na história deste grupo de trabalho. Nem mesmo quem já passou por outros clubes nacionais, ou se cruzou com as águias nas provas europeias, apresenta no currículo um golo ao Benfica na condição de visitante.

O que não quer dizer que os portistas não saibam marcar aos encarnados. Nada disso. Afinal, nos últimos quatro clássicos o saldo é de 10-3 favorável aos azuis e brancos e só dois dos marcadores é que já não moram no Dragão: Bruno Alves e Farías, que contribuíram para a vitória no Dragão na época passada, a tal que adiou a festa do título do Benfica.

A estatística diz que Falcao será o principal candidato a herói porque é o jogador com mais golos marcados ao Benfica: um na Supertaça e dois na goleada do Dragão. Depois, há Hulk, Varela e Belluschi a ter em consideração. O brasileiro já leva 20 golos no campeonato (29 em todas as provas) e além de ter bisado no Dragão não se importaria de acertar contas na Luz, depois do caso do "túnel" na época passada.

Varela também facturou no resultado histórico da primeira volta, acrescentando mais um golo ao Benfica pelo Estrela da Amadora, na Reboleira, em 2008/09. Belluschi tem registo semelhante: um golo no Dragão (época passada) e outro ao serviço do Olympiacos (08/09), aos quais junta cinco assistências pelo FC Porto em clássicos contra o Benfica.

O irónico da questão é que Belluschi até poderá nem ser titular no próximo clássico, em favor de Guarín. O colombiano está com o pé a ferver: já vai em quatro jogos consecutivos a marcar pelo FC Porto e ontem voltou a facturar ao serviço da selecção da Colômbia, num livre directo. Perante estes argumentos será muito difícil a Villas-Boas resistir à tentação de não lhe assegurar um lugar no onze.

Falta dizer que há mais dois jogadores do plantel que sabem o que é marcar ao Benfica: Rolando e Rúben Micael. O central abriu a contagem na Supertaça, em Agosto, e o madeirense marcou com o Nacional numa visita dos lisboetas à Choupana (08/09).

Otamendi pode estrear-se em jogos contra o Benfica

No plantel há apenas dois jogadores que nunca se cruzaram com o Benfica: Souza e Otamendi. O brasileiro não saiu do banco nos três clássicos desta temporada, enquanto que o argentino até ficou de fora dos convocados na Supertaça. Esta época, curiosamente, Fucile também não esteve em nenhum dos confrontos, assim como Kieszek, Beto, Mariano e Rafa. Porém, estes, ao contrário de Otamendi e Souza, já jogaram contra os encarnados noutras ocasiões.

in "ojogo.pt"

Iturbe perde clássico de Bairro Obrero

Juan Manuel Iturbe, reforço do FC Porto para a próxima época, não conseguiu evitar ontem a derrota (2-0) do Cerro Porteño no jogo com o Nacional, na última jornada da primeira volta do campeonato paraguaio. Iturbe começou no banco, entrando apenas aos 66 minutos, nada podendo fazer para evitar mais uma derrota do Cerro Porteño, desta vez no apelidado clássico de Bairro Obrero, na capital paraguaia. O jogo foi afectado por um autêntico dilúvio que tornou mais difícil o relvado e a consequente fluidez de jogo. Com aspirações limitadas no campeonato, o Cerro procura confirmar, pelo menos, a boa carreira na Libertadores

in "ojogo.pt"

Villas-Boas: «Ser suplente não é para ele»

Devolveu a confiança a Belluschi
 
Em vésperas de clássico na Luz há dúvidas que se levantam no meio-campo portista, alicerçadas sobretudo no extraordinário momento de Guarín. Pode especular-se em torno da possibilidade de Belluschi voltar a ser suplente na Luz, tal como na época anterior, mas o estatuto do argentino é hoje absolutamente distinto.

Tendo reencontrado a alegria, o Samurai mostrou-se ao ponto de justificar o regresso à alviceleste e a subida de rendimento é fácil de explicar. Essa é, pelo menos, a leitura do seu empresário, Alberto Meo. “A chegada do novo treinador, Villas-Boas, foi muito importante para ele. Nota-se que o seu futebol recuperou confiança e isso é essencial para um jogador como Belluschi”, comenta, antes de resumir: “O treinador devolveu-lhe a felicidade, fez uma aposta e tem tido a recompensa. Ser suplente não é para ele.”

in "record.pt"

A saga continua

Helton pode ultrapassar o seu melhor registo
 
A traição de David Addy, aos 31 minutos do FC Porto-Académica, da última jornada, pôs fim a um ciclo de 7 jogos dos dragões sem sofrer golos no campeonato. No total, os azuis e brancos estiveram 666 minutos sem ir buscar qualquer bola ao fundo da sua baliza.

A fava, frente aos estudantes, acabou por calhar a Beto, que surpreendentemente surgiu a titular nessa partida. Como assim foi, Helton mantém em aberto a possibilidade de ultrapassar aquele que ainda é o seu melhor registo sem sofrer golos na Liga: em 2005/06, na época de estreia no FC Porto, esteve inultrapassável durante 701 minutos.

Uma marca que pode superar se não sofrer qualquer golo frente ao Benfica, na próxima ronda da Liga. Aliás, para ultrapassar o anterior registo “basta” que o capitão não veja as suas redes abanarem até ao minuto 69 do clássico com os encarnados.

in "record.pt"

Em sintonia com Moutinho

Uma das chaves da liderança portista
 
Um mata, o outro esfola. A sintonia entre Belluschi e João Moutinho garante ao FC Porto uma das parcerias mais felizes da Liga. Desde logo, naquilo que mais agrada a Villas-Boas e que é uma exigência para os dragões: posse de bola com qualidade.

Basta ver os números. Ninguém toca mais do que a dupla do meio-campo (só Alvaro Pereira e Hulk se aproximam), o que diz muito sobre a forma como o FC Porto se comporta, a gestão que faz da bola e onde gosta de a circular

in "record.pt"

Novos contratos após os títulos

renovação de Belluschi ainda está por resolver
 
A consensual renovação de contrato de Belluschi ainda não está fechada, mas o processo será concluído perto do final da temporada. “Sem entrar em grandes detalhes, posso confirmar que está tudo definido e depois de o título estar assegurado vamos assinar”, indicou-nos o agente do argentino, Alberto Meo. “Nem faz sentido alimentar qualquer possibilidade de ele sair, só se fosse para um clube enorme. O objetivo é jogar a Liga dos Campeões pelo FC Porto na próxima época”, confirmou o empresário.
 
in "record.pt"

Um espião dos dragões a caminho de Kuban

O FC Porto tem o Benfica no pensamento, num jogo que lhe pode dar a garantia da reconquista do título, mas essa não é a exclusiva preocupação.

No horizonte está, igualmente, a Liga Europa e o espião dos dragões já prepara as malas para viajar até Kuban, no Sul da Rússia, onde o Spartak vai jogar para o campeonato, no próximo sábado, ou seja, um dia antes do clássico.
Villas Boas não vai ter a possibilidade de observar in loco o adversário portista, salvo no dia do primeiro encontro com os russos, a 7 de Abril, mas essa nem deve ser uma tremenda preocupação.
O emissário de André está mais do que habituado a fazer esse papel. Daniel Sousa, o homem de quem se fala, esteve com Pedro Emanuel na observação ao CSKA de Moscovo, com quem o FC Porto nem se deu nada mal...

in "abola.pt"

Rolando: «Fiquei triste por não fazer um golo»

Rolando, jogador da Selecção Nacional, em declarações após o empate em Leiria (1-1) frente ao Chile:

«Tendo em conta que foi um jogo particular, foi um bom teste frente a uma equipa que tem qualidade. Tentámos ao máximo conseguir a vitória, conseguimos marcar, que parecia o mais difícil porque eles estavam muito fechados, mas depois num lance de bola parada o Chile fez um bom golo. Ainda tivemos algumas ocasiões para marcar, eu próprio tentei fazer um golo num cabeceamento, mas não consegui e fiquei triste por isso. Agora com a Finlândia vai ser parecido, porque os jogos são todos difíceis. Portugal tem a obrigação de tentar ganhar sempre e vamos tentar ganhar esse jogo.

Os jogadores pouparam-se na segunda parte? Não, isso não é possível. Eu falo por mim, tenho muitos jogos nas pernas, vou ter ainda mais jogos nas pernas, mas representar a Selecção Nacional é o orgulho de toda a gente, estamos aqui não só jogando um jogo mas representando um país, por isso fazer poupanças está fora de questão. Vou continuar a trabalhar para tentar ser titular nesta equipa e se o mister considerar que posso jogar, fico contente, se não for possível, vou trabalhar na mesma.»


in "maisfutebol.iol.pt"