quarta-feira, 6 de abril de 2011

FC Porto - Spartak Antevisão por Rui Tovar (video)



in "sapodesporto.pt"

F.C. Porto é o que mais ganha na Europa

Real Madrid surge em décimo lugar à frente dos líderes das ligas italiana e inglesa, por exemplo

O F.C. Porto é a equipa na Europa que melhores resultados conseguiu. Ou seja, e para simplificar a explicação, é a equipa que menos pontos perdeu no campeonato interno. A formação azul e branca ultrapassa mesmo o registo de colossos do futebol mundial como Barcelona, Real Madrid e Manchester United.

O aglomerado estatístico elaborado pelo MaisFutebol englobou todos os campeonatos europeus da UEFA, inclusive os de menos expressão como, por exemplo, a Bulgária, o Luxemburgo ou o País de Gales.

Os dragões apresentam o melhor registo na relação entre jogos disputados e pontos perdidos. Em 25 jogos disputados, cederam apenas dois empates, frente ao V. Guimarães e ao Sporting, o que perfaz um total de 94,7 por cento de pontos conquistados e 5,3 por cento de pontos perdidos.

Todos os resultados do F.C. Porto

Os portistas superam o campeão espanhol Barcelona, que surge na segunda posição com uma derrota e três empates em 30 partidas: 90 por cento de pontos conquistados para 10 por cento perdidos. Os ucranianos do Shakhtar Donetsk ocupam o terceiro lugar com duas derrotas e um empate em 23 desafios: 88,5 por cento de pontos conquistados.

André Villas-Boas arrisca-se mesmo, recorde-se, a terminar a temporada sem derrotas e com um registo que irá perdurar nos livros de estatística do futebol português. A faltarem cinco jornadas para o final da temporada, o F.C. Porto pode muito bem exceder o melhor registo alcançado por José Mourinho na temporada 2002/2003, época em que os dragões chegaram ao título com quatro empates e duas derrotas.

Real Madrid supera líderes de Inglaterra e Itália

O Real Madrid é o único emblema da lista das dez melhores equipas que ocupa a segunda posição na respectiva Liga. Consegue ultrapassar por exemplo o melhor registo dos primeiros classificados do campeonato inglês (Manchester United, três derrotas e nove empates: 71 por cento de pontos ganhos), italiano (Milan, 4 derrotas e 8 empates: 60,9 por cento) e francês (Lille, 3 derrotas e 10 empates: 66,7 por cento).

O conjunto de José Mourinho arrecadou três derrotas e quatro empates em 30 jogos (81,2 por cento de pontos ganhos), ocupando o 10.º lugar no indicador de melhores resultados do futebol europeu. Só não lidera porque no mesmo campeonato tem o segundo melhor registo de resultados na Europa: o Barcelona, que só é ultrapassado por F.C. Porto.

Lista dos melhores clubes da Europa no campeonato interno:

1.º FC PORTO (POR) 2 empates em 25 jogos: 94,4 por cento pontos ganhos
2.º Barcelona (ESP) 1 derrotas e 3 empates em 30 jogos: 90 por cento pontos ganhos
3.º Shakhtar Donetsk (UCR) 2 derrotas e 1 empate em 23 jogos: 88,5 por cento pontos ganhos
4.º PFC Litex (BUL) 4 empates em 20 jogos: 86,7 por cento pontos ganhos
4.º F91 Dudelange (LUX) 2 derrotas e 1 empate em 20 jogos: 86,7 por cento pontos ganhos
4.º FK Partizan (SER) 2 derrotas e 1 empate em 20 jogos: 86,7 por cento pontos ganhos
7.º Dinamo Zagreb (CRO) 1 derrota e 4 empates em 23 jogos: 84,1 por cento pontos ganhos
8.º Olympiacos (GRE) 4 derrotas e 1 empate em 28 jogos: 83,4 por cento pontos ganhos
9.º Viktoria Pizeñ (CHE) 2 derrotas e 3 empates em 22 jogos: 81,9 por cento pontos ganhos
10.º Real Madrid (ESP) 3 derrotas e 4 empates em 30 jogos: 81,2 por cento pontos ganhos

in "maisfutebol.iol.pt"

Ibson no meio de estranha obsessão por...vinho do Porto

«Ibson, jogou no F.C. Porto durante dois anos. Alguma vez provou vinho do Porto?». A questão surgiu inesperadamente da boca de um jornalista russo e provocou algumas gargalhadas entre os presentes na conferência de imprensa de antevisão do F.C. Porto-Spartak Moscovo. O próprio Ibson não escondeu o sorriso, antes de responder, já mais sério: «Conheço a bebida, mas não bebo vinho».

Esta foi a face mais visível de uma conferência de imprensa bem-humorada, onde o ex-portista satisfez as curiosidades de todos, mesmo que, várias delas, estivessem relacionadas com...vinho do porto.

Antes de o tema voltar à conversa, Ibson reiterou o que tinha dito na véspera, sobretudo nos elogios à sua antiga equipa. «O F.C. Porto é uma grande equipa. Estamos preparados para os receber, sabemos que têm feito bons resultados fora de casa, mas primeiro temos o jogo de amanhã. Eles jogam em casa, diante dos seus adeptos. Temos de jogar com bastante inteligência, porque este é um jogo de 180 minutos», frisou.

Ibson confessou não estar ansioso, mas «feliz», por «voltar a este estádio». Atribui o favoritismo ao Porto e lembrou que a equipa possui um onze de «grandes jogadores». Teria Ibson lugar neste meio campo azul e branco? A pergunta arrancou um sorriso e uma resposta politicamente correcta: «O meio campo do Porto é muito bom, era uma decisão do treinador. Mas eu hoje jogo no Spartak e não no Porto.»

Depois, voltou-se...ao vinho do Porto. O técnico Karpin foi questionado se abriria uma garrafa da famosa bebida se vencesse o encontro e a Ibson, que é amigo de Helton, perguntaram se fez alguma aposta. «Podiam apostar, por exemplo, uma garrafa de vinho do Porto.» Mais sorrisos do médio.

«É verdade que somos amigos e, quando podemos, conversamos. Não apostámos vinho do Porto, mas apostámos um jantar. Espero que possa ganhar», atirou.

in "maisfutebol.iol.pt"

Alenitchev: «Villas-Boas prova que é um treinador de topo»

Dimitri Alenitchev perdurará na história do F.C. Porto como o jogador que marcou nas duas finais europeias, quando os dragões venceram a Taça UEFA em Sevilha e a Liga dos Campeões em Gelsenkirchen.

O antigo médio russo treina a selecção sub-18 do seu país e seguirá o embate entre F.C. Porto e Spartak de Moscovo na Liga Europa. Em declarações ao «site» oficial da UEFA, o jogador falou sobre a sua passagem pelo clube portista, recordando o único resistente.

«As equipas são completamente diferentes. Não sobra ninguém na equipa desde o meu tempo. Lembro-me apenas de André Villas-Boas, que ajudava José Mourinho e era responsável pela análise de adversários. André Villas-Boas está a provar agora que também é um treinador de topo», considera o russo.

Alenitchev enaltece a qualidade do plantel do F.C. Porto: «Não têm estrelas como Deco, mas têm qualidade no plantel. Falcao e Hulk marcam muitos golos, eles conseguiram resultados fantásticos e venceram a Liga com 25 jogos sem perder, mas até o Barcelona tem pontos fracos. Sei que Karpin, treinador do Spartak, foi a Lisboa ver o jogo com o Benfica.»

«Se o Spartak jogar como fez contra o Ajax, as hipóteses estarão nos 50-50. É importante garantir um bom resultado no Porto e não seria uma tragédia perder por 2-1, por exemplo. O Spartak pode dar a volta na segunda mão, as forças de Karpin têm capacidade para vencer o Porto e conquistar a Liga Europa», rematou o antigo dragão.

in "maisfutebol.iol.pt"

OS MENTIROSOS

Pode enganar-se toda a gente durante um certo tempo, pode mesmo enganar-se algumas pessoas todo o tempo, mas nunca se conseguirá enganar toda a gente sempre. Vem isto a propósito de mais uma mentira cirurgicamente posta a circular nos últimos dias pelo habitual ministério da propaganda com o simples objectivo de limpar a imagem de quem não tem vergonha e, ao mesmo tempo, manchar a imagem do FC Porto.


E o que diz a nova propaganda que na noite de segunda-feira chegou ao programa Dia Seguinte da SIC Notícias e que ontem prosseguiu no programa Trio de Ataque da RTPN? Simples, que o FC Porto apagou a iluminação do Estádio do Dragão logo após o final do jogo com o Benfica, para a Taça de Portugal, disputado a 2 de Fevereiro, com o objectivo de impedir os jogadores adversários de festejarem a vitória com os seus adeptos.


É mentira e quem o diz, caso não se retrate, só tem um nome: mentiroso. O objectivo, está bom de ver, é mitigar os efeitos da transformação do Estádio da Luz no Estádio das Trevas no último domingo. Correu-lhes mal, queriam impedir a festa, mas apenas a tornaram ainda mais inesquecível e planetária, tantas as notícias que correram o mundo, porque, como diz o outro, para alguns “o fair play é uma treta”. Agora, andam desesperados, a inventar mentiras. Só que nós estamos atentos e vigilantes e havemos de os denunciar sempre.


A atestar a verdade podem ser questionados os senhores Álvaro Albino, secretário-geral da Federação Portuguesa de Futebol e benfiquista, e Rui Pereira, chefe de segurança do Benfica. Ambos, na companhia de Luís Silva, Director de Campo do FC Porto, deslocaram-se mais de uma hora depois do final do jogo e já depois da saída do estádio dos adeptos do Benfica, ao sector visitante para contabilizarem os estragos causados pelas claques ilegais do Benfica. Estes senhores podem atestar que nessa altura as luzes continuavam ligadas. Mas com certeza que também os próprios jogadores do Benfica – ou a polícia –, podem atestar que a iluminação se manteve a funcionar.


Sejamos razoáveis. Alguém no seu perfeito juízo acredita que caso a iluminação do Estádio do Dragão tivesse sido desligada um décimo de segundo antes do habitual o assunto não tivesse sido de imediato denunciado à UEFA, à FIFA e ao Conselho de Segurança das Nações Unidas? Que não tivesse reunido o comité de emergência, constituído por notáveis das artes, do jornalismo, da política (só faltam mesmo os entendidos em futebol), que um ou mais ministros não tivessem já recebido em pomposa audiência o presidente e o seu arcanjo da guarda? Claro que não.



Já não há pachorra para estas mentiras sucessivas, num decalque da propaganda nazi que acreditava que uma mentira repetida mil vezes se tornava verdade. Não torna, nunca tornará, e o FC Porto não permitirá que uns quaisquer que não sabem perder – apesar da vasta experiência na matéria – possam beliscar o clube que tanto invejam.


A vida é como os interruptores, uns dias para cima, outros para baixo, mas no FC Porto continuamos “on” como o clube de toda a Europa com mais troféus no sec. XXI.


PS: O FC Porto equipa de azul e branco, toda a gente o sabe. Recusou, é verdade, entrar em campo com crianças equipadas à Benfica, porque, também toda a gente o sabe, sempre que se fazem este género de iniciativas, equipam-se as crianças com os equipamentos dos dois clubes e cada um entra em campo com as crianças com as cores adversárias. O Benfica recusou-o, como confirmou através da chamada telefónica que fez ontem para o programa Trio de Ataque. E dizer que tinha proposto, como alternativa, camisolas brancas ou cinzentas só mostra hipocrisia. A última coisa que esperávamos era que se instrumentalizassem crianças, mas há, de facto, quem não tenha limites à estupidez.~

in "fcp.pt"

Falcao: «Estou disponível para a renovação»

Avançado promete equipa concentrada e fala sobre o futuro


Radamel Falcao garante que o F.C. Porto já mudou o «chip» após festa do título e está totalmente concentrado no embate desta quinta-feira com o Spartak Moscovo. O avançado colombiano é o melhor marcador da Liga Europa. 



Um bom resultado passa, claro está, por uma vitória. «Um bom resultado é sempre garantir uma vantagem. Vai ser um duelo interessante, pensando no que é o estilo de jogo do Spartak», rematou o colombiano.

«O Spartak é uma equipa que venceu quatro jogos fora, só isso, já comprova a sua qualidade. Tem jogadores que podem desequilibrar, como o Alex, que já conhecia. O Weligton é um goleador. Temos de ter precauções, mas sempre dando prioridade ao que nós podemos fazer em campo», frisou Falcao.

O avançado tem mais dois anos de contrato com o F.C. Porto e, para já, não pensa noutros voos. «No clube, fazem-me sentir bem e estou muito agradecido por tudo o que me deram. Penso apenas em terminar a época bem. No próximo ano, temos a Liga dos Campeões para disputar. Excepto se a direcção tomar uma decisão diferente, estou concentrado aqui e disponível para uma renovação», referiu.

A liga está garantida, mas um título europeu poderia dar ainda mais prestígio ao currículo de Falcao. «Seria muito importante para a minha carreira vencer este título com o F.C. Porto. Se mereço sem o melhor marcador? Muitas vezes, no futebol, as coisas não se definem pelo mérito. Quero ajudar a equipa. Se for com golos, tanto melhor», comentou.

«Não houve muito tempo para celebrar após a conquista do título. Tivemos de mudar o chip, pensar nesta competição, onde temos muitas ambições. Queremos jogar e passar esta fase. Estamos focados nessa meta. Os objectivos pessoais são secundários, a prioridade é a equipa», começou por destacar, ao lado de Villas Boas, na antevisão do jogo dos quartos-de-final.

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas: «Não quero ficar muito tempo no futebol»

Treinador repete mensagem e evita colagem a Mourinho


O sucesso do F.C. Porto, como jovem André Villas-Boas ao leme, desperta a curiosidade internacional. A cada compromisso europeu, as mesmas questões, a tentativa de colagem a José Mourinho e questões sobre o futuro próximo do treinador portista.

Numa conversa descontraída, procurando satisfazer a curiosidade da imprensa russa, o treinador respondeu ainda a uma questão curiosa. Afinal, como é que os jogadores, alguns com a mesma idade, o tratam? Por tu? «Não, não. São profissionais e tratam-me por mister. Sabem o lugar de cada um. O treinador é sempre quem decide, bem ou mal. Houve sempre respeito, isso nunca foi colocado em causa.»

André Villas-Boas não se mostra incomodado com o assédio de outros emblemas europeus. «Estou muito feliz aqui, é o clube do meu coração, não sei o futuro. É indiferente para mim ser o novo (ndr. Mourinho) ou o velho. É igual», disse, acrescentando: «Passam sobretudo por especulação naturais, isso dá-me perfeitamente igual. Relativamente ao sucesso, não é meu, é de todos.»

Nesta quarta-feira, os jornalistas russos quiseram saber se Villas-Boas era o novo Mourinho. O técnico, uma vez mais, evitou as comparações. «Já falei várias vezes, já partilhei que não quero ficar muito tempo no futebol, quero ficar 10 ou 12 anos intensos e sair. Gostaria de experimentar campeonatos variados», lembrou. Em conversas anteriores, falou de países como a Argentina, o Chile e o Japão.

André Villas-Boas, treinador do F.C. Porto, falou nesta quarta-feira sobre a recepção ao Spartak de Moscovo, na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Em conferência de imprensa realizada no Estádio do Dragão, o jovem técnico recordou a última conquista da extinta Taça UEFA.


«As nossas obrigações não mudaram por termos vencido o campeonato. Podemos concentrar-nos nesta prova de forma mais agressiva, o factor motivacional conta muito. Não há mensagem nova, todas as equipas sonham com a final, têm esse desejo legítimo. Faltam quatro jogos para a final e todos querem lá chegar», concluiu Villas-Boas.

Os dragões surgem entre os principais favoritos à conquista do troféu. Nada que altere a posição do treinador. «É-me completamente indiferente. Já caíram grandes equipas nesta competição, de favoritos passaram a eliminados. Não serve de nada fazer previsões. O mais importante é chegar à final e ganhá-la», lembrou.

O discurso denuncia a estratégia. Villas-Boas quer motivar os jogadores com as recordações da histórica caminhada até Sevilha. Aliás, uma cidade por onde os dragões já passaram, esta época: «Quem ganha uma vez, quer ganhar mais. Vamos viver o título de forma especial, pelo lugar onde foi conquistado. Agora, queremos repetir a história de 2002/03, passo a passo. A sede de ganhar está presente nestes jogadores.»

O F.C. Porto vai jogar primeiro em casa, ao contrário do verificado nos compromissos anteriores da Liga Europa. «Debatemos esse tema, há uma cultura do F.C. Porto na Taça UEFA e na Liga dos Campeões, vamos servir-nos dessa experiência, desses exemplos, de resolver a eliminatória nos jogos fora. O nosso registo fora de casa é superior ao registo em casa», recordou.
in "maisfutebol.iol.pt"

Ibson: "Importante é não sofrer golos"

Ibson continua a ser recordado pelos adeptos do FC Porto e o próprio jogador não esquece o clube. Afinal de contas, o brasileiro venceu dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, tendo trabalhado com Victor Fernandez, Co Adriaanse e Jesualdo Ferreira. "Fui muito feliz". Ontem, concentrou atenções quando o Spartak aterrou no Porto. "A ansiedade por jogar com o FC Porto é grande. Estive cá dois anos e meio e tenho o clube guardado no coração. Mas agora estou no Spartak e tenho de defender as cores desta camisola. Também fui muito bem recebido no Spartak", disse Ibson.

Contente com o título de campeão do FC Porto ganho no Estádio da Luz - "ainda não dei os parabéns a nenhum jogador, mas espero fazê-lo por estes dias" -, o médio brasileiro quer quebrar o ciclo festivo da equipa portuguesa. "Espero que na quinta-feira possa ser diferente. O FC Porto é o favorito, porque joga em casa, embora o Spartak seja uma equipa boa. Por isso, vamos lutar muito com o objectivo de conseguir um bom resultado", explicou. Se o ataque parece ser o sector mais forte da equipa de Valery Karpin, já a defesa costuma ser mais criticada. Seja como for, Ibson sabe que o sector recuado será posto à prova no Dragão. "O importante é não sofrer golos. Para além disso, o importante também é não perder".

Amigo pessoal de Helton, confirmando que tem brincado com o guarda-redes nos contactos telefónicos, Ibson diz que o plantel actual é "muito diferente" do da sua altura. "Só tem o Helton e o Fucile...".

in "ojogo.pt"

Italianos rendidos à qualidade dos portistas

A vitória do FC Porto na Luz e a conquista matemática do título desencadeou uma série de elogios e análises à equipa do FC Porto e, principalmente, a André Villas-Boas. Ontem, o sítio italiano "Tuttomercato" deu conta de que vários jogadores estão a ser cobiçados por clubes europeus. "Fucile pode interessar à Juventus e ao Inter", escreveu o sítio. Mas não é o único defesa em plano de destaque. "Manchester United e Liverpool estão atentos a Rolando, que também é seguido por clubes italianos". Aliás, a Juventus já foi relacionada com o defesa-central nos últimos meses. O meio-campo também não é esquecido. "O FC Porto tem médios de altíssima qualidade e Fernando é um dos comandantes do sector. Ariedo Braida [director-desportivo do Milan] segue os jogadores". Depois de elogios a Falcao e a Hulk - o brasileiro é "um jogador extraordinário que pode chegar a uma cotação de 35 milhões de euros" -, o "Tuttomercato" termina com uma referência a Villas-Boas. "Considerado o Special Two, já houve contactos com o Chelsea e o Inter". Perspectiva-se um Verão quente no Dragão.

in "ojogo.pt"

Penta de Helton na galeria dos imortais

Helton já faz parte da história do FC Porto; chegou ao Dragão em 2005 e, em apenas seis anos, conquistou cinco campeonatos nacionais, transformando-se num dos jogadores mais importantes da era Pinto da Costa. Em pouco tempo, o actual capitão de equipa entrou para uma lista restrita de campeões pelo FC Porto, na qual figuram nomes como Vítor Baía - foi o que mais vezes se sagrou campeão nacional -, João Pinto ou Jorge Costa. Helton ainda está longe desses números, mas não deixa, pelo menos para já, de se aproximar de outros nomes históricos como André, Domingos, Paulinho Santos ou Jaime Magalhães. Aliás, o guarda-redes é mesmo o segundo estrangeiro que mais títulos conquistou pelo FC Porto desde que Pinto da Costa chegou à presidência do clube, sendo ultrapassado apenas por Aloísio, que se sagrou sete vezes campeão vestido de azul e branco.

Curiosamente, Helton voltou a falar ontem, desta vez para o jornal Globo, do Brasil, onde se pronunciou sobre a grande temporada que está a realizar no plano individual. "Sempre sofri poucos golos nos campeonatos que disputei pelo FC Porto, mas neste estou a conseguir superar a média dos anteriores. Isso é mérito do meu treinador, André Villas-Boas. Ele sempre me deu liberdade para trabalhar e demonstrou confiança no meu futebol. Também não posso deixar de agradecer aos meus companheiros, porque sem eles nada disto seria possível", explicou o guarda-redes, por entre a crença de que ainda poderá voltar à selecção brasileira: "Vou sempre acreditar nesse sonho".

O guarda-redes falou ainda da conquista do título no Estádio da Luz e do apagão que se seguiu ao final da partida. "Não há como negar que a conquista do título na casa do maior rival teve um sabor especial. Eles tiveram essa oportunidade no ano passado e não conseguiram. Talvez por isso, tenham tentado atrapalhar a nossa comemoração. Levamos isso na desportiva. Não atrapalhou em nada, bem pelo contrário, porque aumentou ainda mais a nossa felicidade". A concluir, Helton apontou os objectivos que se seguem: "Tenho o objectivo de ganhar uma competição internacional pelo FC Porto. Espero que isso possa acontecer na Liga Europa. Vamos enfrentar o Spartak de Moscovo, vai ser complicado, mas acredito que vamos seguir em frente".

Jogadores mais titulados

Vítor Baía | 10

João Pinto | 9

Jorge Costa| 8

Semedo | 8

Aloísio | 7

Domingos | 7

Paulinho Santos | 7

André | 7

Jaime Magalhães | 7

Folha | 7

Rui Barros | 6

Bandeirinha| 6

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa dá apoio

PRESIDENTE ASSISTE AO TREINO


Pinto da Costa desceu ao relvado e assistiu aos primeiros minutos do último treino tendo em vista o FC Porto- Spartak Moscovo, marcado para quinta-feira.
André Villas-Boas tem o plantel todo operacional, à exceção de Emídio Rafael, que não joga mais esta temporada.
Às 12 e 30, o treinador e um jogador vão fazer a antevisão do encontro da Liga Europa com os russos.
in "record.pt"

Belluschi: «É um dos melhores momentos na Europa»

Médio argentino foi pai, regressou à selecção e foi campeão


Fernando Belluschi está nas nuvens. No espaço de pouco mais de um mês foi pai, regressou à selecção argentina e festejou o seu primeiro título português, logo na casa do rival Benfica. Três motivos de felicidade relatados aos compatriotas do jornal «Olé».

«É dos meus melhores momentos na Europa», revelou Belluschi, antes de explicar a posição em que tem sido colocado por Villas-Boas: «É um esquema parecido ao que a selecção está a utilizar. Como se tivéssemos um Mascherano e dois organizadores, mas com a obrigação de recuar no terreno e defender. Uma táctica muito boa para atacar», acrescentou.

Os festejos do título tiveram de ser moderados, dada a proximidade do jogo da Liga Europa com o Spartak de Moscovo, mas o argentino jamais deixará fugir da memória o jogo da Luz: «É inesquecível. Não esperávamos ser campeões com esta diferença, mas à medida que o campeonato foi avançando percebemos que podíamos festejar algumas jornadas antes.»

A alegria do «Samurai» é reforçada pelo regresso à selecção, alguns dias antes. «Vou contar aos meus filhos que estive com o Messi. Quem jogou com o Maradona terá dito o mesmo, e não vejo motivos para não pensar da mesma forma», disse o jogador do F.C. Porto, que sonha ser chamado para a Copa América. «Tenho a ambição de jogar adversários que estou habituado a ver pela televisão. Vou dar o máximo e esperar que o seleccionador entenda que posso acrescentar algo à equipa. Quando fui chamado pelo Basile não aproveitei da melhor maneira, e espero que agora seja diferente», acrescentou Belluschi, que soube da convocatória quando estava em Moscovo, ao serviço do F.C. Porto, e Otamendi lhe passou a chamada do seleccionador. «Foi um momento muito bonito».

in "maisfutebol.iol.pt"

«O campeonato voltou ao normal: o FC Porto ganhou» - Fernando

Fernando orgulhoso pela recuperação do título... na Luz. Impressionado com a fervorosa recepção na Invicta. Está ansioso por levantar o troféu de campeão no jogo com o Sporting. 

Fernando vive aos 23 anos sensações e emoções muito fortes. Ganhou o seu lugar na equipa por direito próprio, com perseverança e muita paciência. Enquanto Paulo Assunção esteve no FC Porto não teve outro remédio que não fazer uma «comissão de serviço» no Estrela da Amadora, em 2007/08, e esperar pela sua vez por não ter maneira de desalojar o competente compatriota. Ganhou também a estima dos companheiros e o respeito e a admiração dos adeptos portistas. E agora voltou a ser campeão.

O médio brasileiro já tinha um título português na sua caderneta pessoal, na temporada de 2008/09, com Jesualdo Ferreira, mas apesar de ser algo raro, do que representa, do estatuto que confere e da promoção que oferece a um profissional de futebol, veio na sequência de outros três conquistados de rajada pelos dragões, nas edições de 2005/06, 2006/07 e 2007/08. Daí que este tenha particular significado... «Por tudo o que aconteceu na época passada, pelo título em si e, principalmente, por termos ganho no Estádio da Luz. Vai ficar na história do clube e para sempre na nossa memória», justificou o médio portista o seu empolgamento pelo campeonato ganho na casa do principal adversário dos azuis e brancos.

«É muito especial para nós este título», voltou à carga Fernando, para descrever o diferente e inesquecível passeio dos campeões pela cidade Invicta. «Foi uma recepção fantástica que jamais esquecerei. Nem no meu primeiro título vivi algo assim. Até falei com o Helton sobre isso, pois ele é o mais antigo no clube e já passou por muitos mais coisas destas do que eu», parecia um miúdo a reviver os festejos, como se fosse a primeira vez. Desta feita mais do que o próprio jogo, apesar daquele caricato e inédito final de comemorações no estádio dos encarnados, como o apagão e o accionamento do sistema de rega do relvado... 

«O Campeonato voltou ao normal: o FC Porto ganhou», rematou Fernando com toda a naturalidade a questão do título e o tira-teimas entre as duas equipas.


in "abola.pt"