quarta-feira, 11 de maio de 2011

JUSTIÇA

O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa decidiu a favor de Jorge Nuno Pinto da Costa e, por consequência, a favor do FC Porto. Mais uma vez – e já não são poucas – um tribunal, desta vez um colectivo de juízes, deu razão à argumentação do FC Porto e pôs a nu os atropelos à lei cometidos por uma certa “justiça desportiva”.

O acórdão conhecido esta quarta-feira vem, mais uma vez, reforçar o que o FC Porto sempre disse, que as decisões da justiça desportiva foram ilegais e parciais, tomadas, todos sabem, por alguém que perseguiu o FC Porto do primeiro ao último dia do seu mandato e sustentadas por um profissional de pareceres “à la carte”, que fica agora muito mal na fotografia.

À Federação Portuguesa de Futebol cabe agora acatar a decisão do colectivo de juízes do Tribunal Administrativo de Lisboa, ou, em alternativa, recorrer. 
O FC Porto manterá a serenidade de quem sabe que a razão está do seu lado, como já antes tinha ficado provado nos diferentes acórdãos/sentenças, designadamente do Tribunal Arbitral do Desporto, em Lausanne, dos tribunais Criminais, da Relação e por todos aqueles a quem a cegueira da paixão clubística não impede uma análise distante e imparcial.

Este caso ficará para sempre na história como a derrota dos que quiseram fazer mal ao futebol português. O FC Porto ganha e perde no campo e defende o nosso futebol como ninguém e na próxima semana irá disputar, no campo, mais duas finais de duas importantes competições, enquanto os invejosos continuarão a vê-las pela televisão.


in "fcp.pt"

Menezes convida adeptos do FC Porto para celebrações em Gaia em caso de vitória


A final da Liga Europa entre FC Porto e Sporting de Braga realiza-se dia 18 de Maio, em Dublin.

O presidente da câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, convidou hoje os adeptos do FC Porto a celebrarem naquele concelho uma possível vitória na Liga Europa em futebol.
A final da Liga Europa entre FC Porto e Sporting de Braga realiza-se dia 18 de Maio, em Dublin.
«A Câmara de Gaia está aberta para receber o FC Porto e a taça, se ganhar a Liga Europa. Temos as portas abertas para receber o Porto… mas também o Braga», disse hoje Menezes, durante a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da fundação PortoGaia, que gere Centro de Treinos e Formação Desportiva.
Esta colaboração entre a câmara de Gaia e o FC Porto completa 10 anos em 2012, momento em que o autarca quer uma «comemoração condigna» até porque, lembrou, desde que o clube se deslocou para aquela cidade «tornou-se imparável».
«Estamos a caminhar para três décadas de liderança de Pinto da Costa [no FC Porto], 10 dos quais no centro de estágios em Gaia. Temos então um terço da responsabilidade nessa boa liderança», sustentou.
Tecendo largos elogios ao FC Porto, Menezes disse ser este um «exemplo no país» de «uma média empresa da União Europeia que teve um resultado de gestão desportiva ao nível dos melhores da Europa».
Ainda sobre o centro de estágios do Olival, o autarca considerou que «ainda nem tudo foi feito para o rentabilizar», havendo um «conjunto de projectos de turismo e imobiliário» que ali podem ser desenvolvidos.
O concelho irá acolher já a partir de Setembro mais duas escolas: uma do Real Madrid e outra do Manchester United.
«O acordo com o Real Madrid é um projecto social. Não é um projecto de fazer jogadores de futebol, mas um projecto de apoio a crianças carenciadas de bairros sociais da área metropolitana do Porto e Gaia a quem será dada educação cívica, através da formação desportiva», explicou.
Já com o Manchester United, trata-se de «um projecto de franchising» em que «representantes em Portugal abrem escolas de acordo com as condições de contrato com autarquias».
Actualmente existe uma em Lisboa mas no início do próximo ano lectivo uma segunda abrirá no parque da cidade de Gaia.

in "sapodesporto.pt"

Falcao: «Levar a bola de Dublin? Quero é o troféu»

Colombiano admite que a bola da final ficava bem na coleccção dele, mas assinava já uma vitória com golo de Helton


Há uma imagem de marca de Falcao (e não tem nada a ver com golos): o colombiano gosta de levar a bola para casa quando tem uma noite especial. Fê-lo a primeira vez com o Spartak Moscovo, quando marcou três golos, e repetiu o gesto no fim da vitória sobre o Villarreal, quando apontou quatro golos.

Ora por isso perguntou-se-lhe se gostava de levar a bola da final de Dublin para casa. O que seria um excelente sinal. «Espero é levar para casa o troféu para casa», disse. «A bola não ficaria mal na minha colecção, mas hoje assinava já por baixo a vitória com um golo nem que fosse do guarda-redes.»

O colombiano foi o último dos jogadores a falar durante o Media Open Day do F.C. Porto, um dia em que os jornalistas podem falar com todos os jogadores por ordem da UEFA, e fez questão de referir que está a viver uma fase única. «É o jogo mais importante da minha carreira, sem dúvida», disse. 

«É uma final de uma liga europeia e naturalmente que é importantíssima. O mais relevante, o que todos estamos a pensar, é apenas em levantar o troféu em Dublin. Enfrentámos todas as competições com uma grande mentalidade e na final só entramos com o pensamento de ganhar, claro», atirou.

Pelo caminho perguntou-se a Falcao se tinha a noção que a maior parte dos olhos do mundo em Dublin vão estar nele. «Se tiver a bola, obviamente que vão estar a olhar para mim. Se não a tiver, ninguém quer saber de mim», brincou o avançado entre sorrisos. «Não penso e às vezes não ouço o que se fala.»

A partir daí Falcao partiu para o futuro. «Tenho mais dois anos de contrato com o F.C. Porto, todos os dias sai nos jornais alguma coisa de jogadores, por isso só posso pensar em fazer as coisas bem, depois o futuro fica para o clube e o presidente decidirem», revelou. «Mas acho que todos estamos felizes no F.C. Porto.»

«O melhor golo? Hummm... É difícil lembrar-me de todos»

Numa parte da conversa puramente mais pessoal, foi lançado um desafio a Falcao: eleger o melhor entre os dezassete golos que já marcou na Europa. «O melhor?», questionou antes de fazer uma longa pausa para pensar. «Hummmm... Lembrar-me de cada um dos dezassete golos agora é difícil.» 

Por isso finalizou depressa. «Acho que todos são especiais porque gosto muito de fazer golos, eleger um é difícil porque para me lembrar de um por um iria demorar toda a tarde», atirou. «Ser o melhor marcador algo muito bom a nível pessoal, mas que não é o principal porque sobretudo quero ganhar a competição.»

«Ser o melhor marcador de uma prova europeia é algo difícil de alcançar, por isso tenho de agradecer à equipa por me ajudar e a Deus por me dar esta possibilidade. Até que um jogador faça 17 golos numa época, vou ser o melhor marcador. Agora quero fazer mais golos, mas o importante é que a equipa ganhe.»

A finalizar ficou uma confissão: ser o melhor marcador de sempre de uma competição europeia numa época é algo que o enche de orgulho. O colombiano, recorde-se, já apontou dezasseis golos na Europa, mais um na pré-eliminatória com o Genk que a UEFA não contabiliza como um golo oficial de época.

Mas a verdade, adianta, é que nunca foi um objectivo. «Só me dei conta que tinha empatado com Klismann depois do primeiro jogo com o Villarreal, quando fui informado por um jornalista alemão», disse. «Mas nem fazia ideia. Depois no segundo jogo ultrapassei essa meta e estou muito feliz.»


Falcao: «Porto favorito em Dublin? O Vítor Baía não joga»

Avançado utiliza uma imagem curiosa para dizer que a história não conta nada na final de Dublin com o Sp. Braga



Falcao não é só o melhor goleador do F.C. Porto dentro de campo: fora dele também é o que marca mais golos. O colombiano desperta muita curiosidade entre os jornalistas e garante sempre um título curioso. Esta manhã, por exemplo, respondeu com inteligência ao favoritismo teórico do F.C. Porto em Dublin.

«As grandes decepções na história da humanidade aconteceram são quando se subestima o adversário. Não podemos cair nesse erro. O Sp. Braga deixou pelo caminho grandes equipas e por isso tem muito mérito. Nem os jogadores nem os adeptos do F.C. Porto podem considerar-se superiores», referiu.

Depois insistiu-se com a grandeza do F.C. Porto e com a grande história do clube. «A história aqui não conta. O Vítor Baía e todos os grandes jogadores do passado não vão jogar, por isso a história fica para trás», frisou. «Se acontecer o contrário do que pensamos, a história não vai ter um lugar para nós.»

Ora Falcao diz que o grupo está concentrado em ganhar a Liga Europa e enalteceu todo o grupo nesse sentido. «Tenho dito várias vezes que as individualidades não sobressaem se a equipa não estiver a funcionar bem. Todos os jogadores estão a um óptimo nível e por isso é que algumas individualidades sobressaem.»


in "maisfutebol.iol.pt" 

Villas: «Nós, pior? Não sei onde o Domingos viu isso»

Treinador do F.C. Porto responde ao colega do Sp. Braga. «Estamos numa fase estrondosa desde Fevereiro»


A velha máxima não convence totalmente André Villas-Boas. As finais são para ganhar, sim, mas também para ser «bem jogadas e nada enfadonhas». É essa a intenção, afinal, do treinador do F.C. Porto em Dublin. Dar um bom espectáculo de futebol, vencer e voltar a Portugal com mais um troféu na mala.

Os dragões vão jogar na Rep. Irlanda «fiéis à habitual identidade», embora com «cautelas normais». «No futebol nem sempre vence o que joga melhor. A estratégia pode ser decisiva. O Braga obriga-nos a ter cautelas, mas nunca desvirtuaremos o nosso estilo. Posso assegurar que o Porto vai tentar controlar o jogo», avisou Villas-Boas, na conferência de imprensa desta quarta-feira, integrada no UEFA Media Open.

Uma vez mais atirou-se com o estatuto de favorito para a mesa da conversa. Uma vez mais, Villas-Boas rejeitou-o imediatamente. «Não temos o hábito de nos colocarmos em bicos de pés. Estamos confiantes na nossa identidade e no nosso estilo de jogo. Isso é mais importante do que ser favorito», replicou o treinador do F.C. Porto.


«O Sp. Braga vai querer transcender-se»


Domingos Paciência referiu que o F.C. Porto não está «tão forte como já esteve». Villas-Boas não podia estar mais em desacordo com o homólogo do Sp. Braga, adversário de luxo na final da Liga Europa. 

«Para eles estamos piores, não sei onde ele viu isso. Tivemos uma parte final de época estrondosa, de Fevereiro até agora. O Braga vai querer transcender-se, estuda bem os adversários e vai criar-nos problemas. Concede iniciativa ao adversário, mas é eficaz e cria perigo no contra-ataque. É uma equipa objectiva», resumiu, antes de completar a observação aos minhotos.

«Há uma motivação notória neles. O ano passado lutaram pelo título, este ano tentaram sempre andar nos quatro primeiros lugares. Está numa fase excelente e merece estar na final. Tem um percurso muito bonito na competição.»

E o Benfica seria, como sugeriu Pinto da Costa, um adversário mais acessível? «Isso não sei. Se fosse contra o Benfica, a motivação do adversário seria igual. Não sei, é uma ideia do presidente.» 


Villas-Boas: «Dificilmente alguém leva Falcao ou Hulk»

Técnico do F.C. Porto acredita na continuidade da dupla maravilha. E assegura a sua própria permanência 


Hulk tem uma cláusula de rescisão avaliada em 100 milhões de euros. Radamel Falcao, por seu lado, está cifrado em 30 milhões. Perante estes dados, André Villas-Boas não tem dúvidas em referir que «dificilmente» algum clube terá capacidade para resgatar a dupla maravilha do Dragão. 

E já que se falava no futuro, sugeriu-se ao técnico os nomes de Juventus e Chelsea, supostamente os mais recentes clubes enamorados pelo jovem treinador. A resposta foi inequívoca. 

«O meu futuro está completamente ligado ao F.C. Porto. Esta época temos ainda três jogos e três objectivos diferentes para conquistar [Liga Europa, Taça de Portugal e invencibilidade na Liga]. A equipa está confiante e motivada. Treinamos com rigor e desejo. O que fazemos em treino é o que queremos fazer em jogo.» 

Fernando e João Moutinho causaram preocupação, mas estão prestes a retomar a actividade normal. «Até sexta devem ser reintegrados», anunciou o técnico do F.C. Porto.



in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto no pote um da Champions


O FC Porto vai integrar o pote um da Liga dos Campeões do próximo ano. Os dragões viram ontem confirmada esta presença depois do triunfo do Manchester City sobre o Tottenham que matematicamente afasta o Liverpool de chegar à liga milionária.
O triunfo do City, ontem à noite, diante do Tottenham, provocou boas notícias para os dragões. Na próxima época o FC porto vai integrar o grupo um da Liga dos Campeões o que lhe permite, desde logo, evitar o confronto com equipas teoricamente mais difíceis, como Arsenal, Barcelona, Bayern München, Chelsea, Internazionale, Manchester United ou Real Madrid.
A vitória do emblema de Manchester sobre os londrinos deixou o Liverpool, de Raúl Meireles, sem hipóteses de chegar à liga milionária o que abre uma vaga para os azuis e brancos no pote dos cabeças-de-série. Actualmente no nono posto do ranking UEFA, o FC Porto pode, em caso de vitória diante do Sporting de Braga na final da Liga Europa melhorar a sua pontuação, podendo, inclusive, atingir o oitavo lugar entre os clubes com acesso à principal prova de clubes da UEFA.
in "zerozero.pt"

Tribunal considera inexistente deliberação que suspendeu Pinto da Costa

A deliberação do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, que aplicou uma suspensão de dois anos a Pinto da Costa e perda de seis pontos ao F. C. Porto, no âmbito dos processos do Apito Dourado, foi declarada inexistente. Resta saber que efeitos terá sobre o castigo de descida de divisão aplicado ao Boavista.


A decisão foi tomada pelo Tribunal Central Administrativo do Sul, na acção movida por Pinto da Costa contra a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em causa está uma deliberação, tomada sob tumultos, de castigo a vários clubes e dirigentes.
Esta decisão judicial é ainda passível de recurso para o Supremo Tribunal Administrativo. Mas, a manter-se a declaração de inexistência, pode colocar se, além de outros, o problema de se saber que efeitos terá quanto ao Boavista, clube que sofreu a pena de descida de divisão.
A decisão da da Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), tornada pública a 9 de Maio de 2008, puniu o Boavista com descida de divisão e várias multas, entre as quais uma de 180 mil euros.
A CD puniu também João Loureiro, antigo presidente da SAD do Boavista, com uma suspensão de quatro anos e uma multa de 25 mil euros.
A decisão dos castigos foi anunciada por Ricardo Costa, então presidente da CD, na sequência de dois processos instaurados pela LPFP, por corrupção tentada, que condenaram ainda os árbitros Jacinto Paixão (quatro anos), José Chilrito e Manuel Quadrado (dois anos e meio).

in "jn-pt"

FC Porto e Braga levam rivalidade além-fronteiras

Não são necessárias apresentações no jogo decisivo de Dublin entre FC Porto e Braga, rivais portugueses separados apenas por 47 quilómetros de distância, um recorde em finais europeias.


Não são necessárias apresentações em Dublin naquela que será a primeira grande final europeia na capital da República da Irlanda entre FC Porto e Braga, rivais portugueses na discussão do troféu da UEFA Europa League.
Encontros anteriores
• As duas equipas nunca antes se encontraram nas competições europeias. De facto, este será apenas o segundo embate das provas de clubes da UEFA disputado entre duas equipas portuguesas. No primeiro deles, o Braga eliminou o Benfica precisamente nas meias-finais da presente edição da prova. Perdeu por 2-1 em Lisboa antes de vencer por 1-0 no Minho, resultado que possibilitou a passagem à final fruto da regra dos golos apontados fora.

• A nível nacional, FC Porto e Braga mediram forças por 131 ocasiões. O FC Porto soma 92 vitórias contra 17 do Braga, tendo-se registado 22 empates.
• As duas formações encontraram-se em duas finais, ambas da Taça de Portugal: o FC Porto venceu por 1-0 em 1977 e por 3-1 em 1998.
• O FC Porto levou a melhor nos três últimos jogos disputados entre os dois conjuntos, tendo apontado nove golos e sofrido apenas três. A última vitória do Braga sobre os "dragões" data de 19 de Setembro de 2009, em casa, por 1-0.
• Esse constitui o único triunfo da formação bracarense nos derradeiros nove embates contra o FC Porto, dos quais sete terminaram com vitória da turma "azul-e-branca".
• Os últimos cinco encontros entre as duas equipas: 
24/05/2009: FC Porto 1-1 Braga (Farías 41; Edimar 56) 
19/09/2009: Braga 1-0 FC Porto (Alan 69) 
21/02/2010: FC Porto 5-1 Braga (Meireles 15, Pereira 34, Falcao 35 72, Belluschi 83; Alan 90) 
11/09/2010: FC Porto 3-2 Braga (Varela 33 70, Hulk 63; Aguiar 16, Lima 61) 
13/02/2011: Braga 0-2 FC Porto (Otamendi 45 67)

• O FC Porto foi designado como o clube da casa na final; o Braga não venceu os "dragões" nos anteriores seis encontros "fora", desde a vitória por 3-1 no Estádio do Dragão, em jogo da Liga Portuguesa disputado a 30 de Janeiro de 2005.
Palmarés em finais
• O Braga marcou presença em quatro finais, todas da Taça de Portugal, até ao momento. Bateu o Vitória de Setúbal em 1966 – conquistando assim aquele que é o único grande troféu do seu palmarés –, mas saiu derrotado das outras três. Para além das duas perdidas diante do FC Porto, os minhotos saíram derrotados também frente ao Sporting, por 4-0, no encontro decisivo de 1982.

• O FC Porto venceu 15 das 27 finais da Taça de Portugal em que participou e vai disputar mais uma a 22 de Maio, frente ao Vitória de Guimarães. A formação "azul-e-branca" venceu ainda 17 das 26 SuperTaças de Portugal em que marcou presença.
• O FC Porto jogou igualmente nove finais das competições de clubes da UEFA, tendo vencido seis e perdido três:
2004 Taça Intercontinental: FC Porto 0-0 CD Once Caldas, 8-7 penalties 
2004 SuperTaça Europeia: FC Porto 1-2 Valencia CF 
2003/04 UEFA Champions League: AS Monaco FC 0-3 FC Porto 
2003 SuperTaça Europeia: AC Milan 1-0 FC Porto 
2002/03 Taça UEFA: Celtic FC 2-3 FC Porto (após prolongamento)
1987/88 SuperTaça Europeia: AFC Ajax 0-2 FC Porto, no total das duas mãos
1987 Taça Intercontinental: FC Porto 2-1 CA Peñarol 
1986/87 Taça dos Clubes Campeões Europeus: FC Bayern München 1-2 FC Porto
1983/84 Taça dos Vencedores das Taças: Juventus 2-1 FC Porto

Retrospectiva 
• Nunca antes uma final das competições de clubes da UEFA foi disputada por dois clubes com tanta proximidade geográfica: Porto e Braga estão separados por apenas 47 quilómetros. O anterior recorde fora estabelecido na SuperTaça Europeia de 1988, entre KV Mechelen e AFC Ajax, cujas respectivas cidades têm 84 quilómetros a separá-las.

• Esta é a primeira presença do Braga numa final europeia; até aqui, o melhor que a turma bracarense tinha alcançado a nível europeu havia sido a presença nos oitavos-de-final das edições de 2006/07 e 2008/09 da Taça UEFA.
• Nenhuma das duas equipas disputou antes qualquer encontro oficial em Dublin.
• A derrota por 3-2 no terreno do Villarreal CF, na segunda mão das meias-finais, colocou um ponto final numa série de cinco vitórias consecutivas do FC Porto na Europa. O registo europeu dos "dragões" esta temporada, desde a entrada no "play-off" da UEFA Europa League, é de 13 vitórias, um empate e duas derrotas, 43 golos marcados e 16 sofridos.
• A campanha europeia do Braga na presente temporada teve início na terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League, na qual a formação portuguesa afastou o Celtic FC, deixando depois pelo caminho o Sevilla FC, no "play-off" dessa competição de modo a garantir um lugar na fase de grupos. Ao todo, o Braga disputou 18 encontros europeus esta época, somando nove vitórias, três empates e seis derrotas. Marcou 20 golos e sofreu outros 20.
• O registo do Braga desde que transitou para a UEFA Europa League é de três vitórias, dois empates e duas derrotas, seis golos marcados e quatro sofridos. Tem, assim, uma média de um remate certeiro a cada 120 minutos, sofrendo um tento a cada 180 minutos.
Factos das equipas
• Radamel Falcao é o melhor marcador de sempre de uma única edição da Taça UEFA ou UEFA Europa League; o golo na segunda mão das meias-finais, no terreno do Villarreal CF, permitiu ao colombiano elevar a sua contagem para 16 (para além do tento apontado no "play-off" da prova) e ultrapassar o anterior recorde de 15 golos de Jürgen Klinsmann, estabelecido na caminhada do FC Bayern München rumo à conquista do troféu, em 1995/96.

• Com dois golos, Alan é o melhor marcador do Braga na UEFA Europa League esta temporada. Lima soma igualmente dois golos na Europa esta temporada, mas um desses golos aconteceu na fase de grupos da UEFA Champions League.
• No conjunto de todos os jogos da época, o melhor marcador do Braga na Europa é Matheus, autor de três golos na fase de grupos da UEFA Champions League. No entanto, o brasileiro deixou o clube para rumar aos ucranianos do FC Dnipro Dnipropetrovsk no Inverno.
• Helton e Henrique Sereno, ambos do FC Porto, festejam os respectivos aniversários no dia da final, completando respectivamente 33 e 26 anos.
• Tendo jogado os 1260 minutos da campanha do FC Porto na prova desde o arranque da fase de grupos, Helton é o único jogador totalista na presente edição da UEFA Europa League. Os colegas de equipa João Moutinho e Hulk também alinharam em todos os jogos.
• Artur e Sílvio não falharam qualquer minuto dos jogos do Braga desde a entrada do clube nesta edição da UEFA Europa League, tendo Márcio Mossoró, Leandro Salino, Alan, Hugo Viana e Lima marcado igualmente presença em todos os encontros.
• Alan e Lima alinharam igualmente em todos os seis jogos do Braga na fase de grupos da UEFA Champions League.
• Alan conquistou dois títulos de campeão de Portugal com a camisola do FC Porto, entre 2005 e 2007, tendo rumado ao Braga em 2008 após passar uma temporada no Vitória de Guimarães, por empréstimo.
• Produto das camadas jovens do FC Porto, Hélder Barbosa disputou cinco jogos pelos "dragões" na Liga portuguesa, sendo depois emprestado a vários clubes antes de chegar ao Braga, em 2010.
Treinadores
• O treinador do FC Porto, André Villas-Boas, terá exactamente 32 anos e 213 dias na data da final e, caso a sua equipa leve a melhor, torna-se no mais jovem técnico a conquistar um troféu europeu de clubes.

• Tendo garantido a conquista do título de campeão português a 3 de Abril, Villas-Boas poderá igualar o feito de José Mourinho em 2003 e terminar a época com três troféus conquistados. O FC Porto disputa a final da Taça de Portugal a 22 de Maio.
• O treinador do Braga, Domingos Paciência, foi um ponta-de-lança prolífico do FC Porto entre 1987 e 1997 e, depois, novamente entre 1999 e 2001. Melhor marcador da Liga portuguesa com a camisola do FC Porto na temporada 1995/96, com 25 golos, orientou a equipa "B" dos "dragões" em 2004/05.
• Se o Braga vencer a final, Domingos torna-se no primeiro técnico a derrotar uma equipa que representou enquanto jogador numa final da Taça UEFA ou da UEFA Europa League.
• Três treinadores viram-se derrotados em finais da Taça UEFA por equipas que tinham orientado anteriormente:
Luigi Simoni (1997/98: FC Internazionale Milano 3-0 S.S. Lazio)
Juande Ramos (2006/07: Sevilla FC 2-2 RCD Espanyol após prolongamento, Sevilha venceu por 3-1 no desempate por penalties)
Dick Advocaat (2007/08: FC Zenit St Petersburg 2-0 Rangers FC)

• Dois outros técnicos que venceram a Taça UEFA treinaram depois as equipas que derrotaram na final: 
Friedel Rausch (1979/80: VfL Borussia Mönchengladbach 3-2 0-1 Eintracht Frankfurt, Eintracht venceu devido aos golos marcados fora) 
Bert van Maarwijk (2001/02: Feyenoord 3-2 Borussia Dortmund)

Desempates por penalties
• O FC Porto esteve envolvido em três desempates por penalties nas competições de clubes da UEFA:
Final da Taça Intercontinental de 2004: FC Porto 8-7 CD Once Caldas, após empate 0-0;
Oitavos-de-final da UEFA Champions League 2007/08: FC Porto 1-4 FC Schalke 04, após empate 1-1 no conjunto das duas mãos;
Quartos-de-final da Taça dos Vencedores das Taças de 1994/95: FC Porto 3-5 UC Sampdoria, após empate 1-1 no conjunto das duas mãos.

• O Braga nunca esteve envolvido em desempates por pontapés da marca de grande penalidade nas competições europeias de clubes.
• Cinco finais da Taça UEFA e UEFA Europa League foram decididas nos penalties: 
1983/84: Tottenham Hotspur FC 2-2 RSC Anderlecht (no conjunto das duas mãos; 4-3 nos penalties) 
1987/88: Bayer 04 Leverkusen 3-3 RCD Espanyol (no conjunto das duas mãos; 3-2 nos penalties) 
1996/97: FC Schalke 04 1-1 FC Internazionale Milano (no conjunto das duas mãos; 4-1 nos penalties) 
1999/2000: Galatasaray AŞ 0-0 Arsenal FC (4-1 nos penalties) 
2006/07: Sevilla FC 2-2 RCD Espanyol (3-1 nos penalties)

• Para além disso, outras quatro finais foram resolvidas no prolongamento, a última das quais precisamente na temporada transacta, que terminou com o triunfo do Club Atlético de Madrid sobre o Fulham FC, por 2-1.
in "uefa.com"

Laurentino na mira de Pinto da Costa

Pinto da Costa esteve ontem numa homenagem promovida pelo círculo universitário do Porto e comentou as declarações de Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que manifestara publicamente o apoio ao Braga na final de Dublin. "Na meia final, com o Benfica, não o podia fazer, porque, se fizesse, se calhar estaria a mentir", disse, carregando nas críticas: "A sua grande dimensão corporal não é correspondida com uma intelectualidade, uma moral e com o estatuto de dirigente nacional que devia ter". Em contraponto, elogiou a postura diplomática do Presidente da República. "O professor Aníbal Cavaco Silva mandou o mesmo telegrama aos dois clubes, desejando que seja uma festa do futebol e congratulando-se por vencer uma equipa portuguesa", lembrou, retomando o fio às críticas dirigidas ao secretário de Estado da Juventude e do Desporto. "Cada um tem a sua dimensão, que não tem nada que ver com o seu tamanho. Portanto não me admira nada - o contrário é que me espantaria - o que disse o doutor Laurentino Dias. Ele ainda nem sabe que o FC Porto foi campeão, porque ainda não se dignou a mandar um simples fax, telegrama ou mensagem a felicitar; ou se calhar mandou com endereço errado".

Laurentino Dias tinha explicado que o apoio ao Braga se devia ao facto de ser natural desse Distrito e expressara o desejo de que os dragões compreendessem a preferência. Pinto da Costa fez-lhe a vontade, mas com ironia. "Pode dizer o que quiser, os maiores disparates, que nós, vindos dele, não nos ofenderemos com nada. Que esteja tranquilo. Gostaria que se juntasse ao Braga nesta festa do futebol, porque, pela nossa parte, gostaríamos de nem o ver."

Ainda sobre Dublin, o presidente portista congratulou-se com a final portuguesa. "Vamos mostrar que é possível ser adversário, ordeiro e amigo", puxando depois pela memória das quatro finais em que já participou para eleger a de 1987 como a mais marcante. "Assumi o clube em 1982 e no programa, que era para dois anos, já tinha como objectivo estar numa final, e nem sequer era ganhá-la. Conseguimos em Basileia, em 1984, e três anos depois a vitória foi inesquecível, a mais marcante de todas, embora a de Sevilha também me tenha marcado bastante", confessou, prometendo uma equipa concentrada, apesar dos festejos recentes, que valeram uma indirecta para o Benfica. "As festas não desconcentram. São perfeitamente naturais. Vir agora com desculpas de se perder pelos festejos seria ridículo. Festeja-se na hora de festejar, trabalha-se na hora de trabalhar, joga-se na hora de jogar". Foi-lhe ainda pedido que comparasse esta equipa à de 2003, que venceu a Taça UEFA. "Em termos de resultados, a de 2003 ganhou e esta ainda não. Como equipa, esta parece-me mais forte".
A propósito de outras declarações de Luís Filipe Vieira, nada. "Coisas do Benfica não comento. Não li, nem vi. Não me diz respeito comentar". Já sobre o empate com o Paços de Ferreira, criticou a arbitragem de Cosme Machado. "Se tivesse tido uma arbitragem normal e tivéssemos jogado na máxima força, não me preocupava. Estamos só numa tentativa de terminar o campeonato sem perder, mas vai-me preocupar se esse trio continuar em actividade na próxima época", rematou.

Ao lado de Platini, com gosto

As relações entre FC Porto e Michel Platini, presidente da UEFA, foram tensas devido à intenção de excluir os portistas da Champions, na sequência do Apito Dourado. O reencontro, garante Pinto da Costa, será pacífico. "Claro que me sentarei com o presidente da UEFA, que já me reconheceu os méritos e a qualidade do FC Porto. Aliás, gostaria de me sentar muitas vezes nestas condições ao lado dele...", disse.

Feliz pelo que disse Deco e pela mensagem de... Lucho

Em entrevista a O JOGO, Deco disse que, dinheiro à parte, nenhum jogador se sentirá tão feliz noutro clube como no FC Porto. Pinto da Costa gostou de ler. "Fico feliz, porque sinto que isso é a realidade em relação ao passado". E tornou pública uma mensagem que recebeu para reforçar os laços especiais com ex-jogadores, que até podem vir a ser novamente futuros jogadores do clube. Pinto da Costa explica. "Ainda hoje recebi várias mensagens, e uma delas sensibilizou-me muito, que foi a do Lucho. Os jogadores que daqui saem, mesmo os estrangeiros, mantêm uma ligação com a cidade e com o clube e até mostram vontade, ou pelo menos sonham, de voltar a Portugal. Quando vejo um jogador como Lucho vibrar com as vitórias do FC Porto e dizer que quando acabar o futebol, isto se não puder ser antes para jogar no FC Porto, voltará para viver nesta cidade, que é a do seu coração, é evidente que fico muito satisfeito", rematou.

in "ojogo.pt"


Hulk não conta os golos

Hulk até disfarçou bem a ausência de Falcao no início do ano, mas confessou ontem, em entrevista ao "Diário de São Paulo", que foge da área sempre que pode. "Nunca gostei de ficar lá enfiado e sinto-me melhor quando tenho liberdade", disse, acrescentando ainda que, apesar de ser o goleador do campeonato português, marcar não é uma obsessão: "Nunca conto os golos. Se me perguntar quantos fiz nesta temporada, por exemplo, não vou saber responder de cabeça." Das duas uma: ou o jornalista não lhe perguntou, ou Hulk não sabe mesmo quantos marca, porque a conta apresentada está errada. Diz o jornal que Hulk já vai em 39 golos. Na verdade, faltam quatro para lá chegar, porque, somadas todas as provas, o Incrível vai com 35 golos. "Nunca me preocupei muito com os golos. É claro que um atacante vive disso, mas sempre dei mais importância às boas participações do que aos golos. Até porque se jogar bem, eles acabam por aparecer." E segundo Hulk, tudo tem saído "conforme o planeado". Sobre o futuro, dribles e mais dribles. O jornal escreve que o FC Porto terá recusado uma oferta do Milan (uma suposta proposta de 21 milhões de euros...) e que agora também Inter e Chelsea lutam por ele. Hulk desconversa. "Sempre almejo o melhor, mas posso garantir que estou muito feliz em Portugal", remata o brasileiro, apostado em acrescentar mais dois títulos ao currículo.

Uma vaguinha para a Copa América, há?

Chamado duas vezes por Mano Menezes, Hulk conseguiu pouco mais do que treinar. Mesmo assim, não desiste da ideia de estar na Copa América, agendada para este Verão na Argentina. "Vontade, eu tenho. Trabalho bastante para cavar a minha vaguinha, mas tive poucas oportunidades. Tomara que este ano bom com a camisola do FC Porto faça o Mano lembrar-se de mim", diz. E reforça: mesmo que seja para jogar na área. "Selecção é outra coisa, né?", explica-se, depois de ter dito que não gostava de ficar lá enfiado. "Gosto mais de actuar fora da área, chutando, driblando e encarando o defesa de frente." Hulk conta ainda que tentou a sorte no Corinthians, mas era muito novo. "Quase não tiver chances e saí. Surgiu a oferta do Vilanovense, de Portugal, e me mandei", conta. Depois, já se sabe: Japão e Portugal outra vez, explodindo em definitivo.

in "ojogo.pt"

João Moutinho e Fernando para reavaliar

João Moutinho e também André Villas-Boas já reconheceram que a lesão sofrida no jogo com o Paços de Ferreira, após entrada ríspida de Nélson Oliveira, não põe em risco a final de Dublin, mas hoje, no regresso ao trabalho, o médio voltará a ser avaliado. O mais provável, até pelo susto, será que não jogue na Madeira. Além do médio, Villas-Boas deve promover outras alterações no onze para salvaguardar a equipa para a Liga Europa. Fernando, também lesionado, só deve estar disponível para a final. Rodríguez está descartado, e a situação de Fucile será igualmente reavaliada.

in "ojogo.pt"

Mariano: "Fico triste por não continuar"

Quatro anos depois de ter chegado, Mariano está de saída do FC Porto. No final da festa dos campeões, o argentino não escondeu a emoção que lhe invadiu a alma, depois de uma época preenchida por contrastes acentuados. Por um lado, foi um dos capitães de uma equipa que se prepara para entrar para a história; por outro, teve uma lesão grave e acabou por jogar pouco com André Villas-Boas. "Tudo o que se está a passar é um pouco estranho... Fiquei emocionado com a conquista deste campeonato, que, estou certo, ficará na memória de todos e também fiquei muito feliz por ser um dos capitães desta equipa. Isso deixa-me muito orgulhoso. Mas, por outro lado, joguei pouco". Mariano não culpa ninguém por um ano menos participativo na equipa e anuncia, em declarações a O JOGO, que vai abandonar o FC Porto no final da época, altura em que termina o contrato que o liga aos dragões. "Parece que o jogo com o Paços de Ferreira foi o meu último no Dragão... Ainda ninguém falou comigo e, como tal, esta foi a minha última época no FC Porto. Fico triste por não continuar, mas a vida é mesmo assim... Tenho de seguir em frente. Mas uma coisa é certa: vou levar o FC Porto no meu coração".

Apesar de não ter sido convidado a renovar - nem espera ser, confessa -, Mariano não parte com mágoa de ninguém, até porque só guarda boas recordações dos quatro anos que viveu no Porto. "Vai ser difícil a despedida. Passei quatro anos fantásticos aqui, as minhas filhas nasceram no Porto e fiz sempre parte de grupos de trabalho maravilhosos. Acredito que toda a gente que trabalhou directamente comigo gosta de mim e isso, pelo menos a nível pessoal, é muito importante". O argentino, que faz sempre questão de espalhar simpatia e simplicidade, reconhece ainda que tem sido importante ouvir as mensagens de alguns companheiros de balneário, que não se cansam de lhe elogiar as qualidades humanas. "Todos reconhecem que fui importante no balneário e isso é o que fica. Ficará na memória de todos, mas também na minha".

Apesar de ainda haver duas finais para disputar - Mariano não poderá jogar em Dublin, por não ter sido inscrito nas competições europeias -, o extremo parece falar como se o jogo no Dragão, frente ao Paços de Ferreira, tivesse sido o último. Provavelmente não foi, mas o argentino não se cansa de falar em jeito de despedida. "Foi óptimo partilhar esta época com todos estes jogadores. É lógico que queria jogar mais... Foi uma época muito difícil para mim. Tive a lesão e depois perdi espaço na equipa. Para além disso, foi muito complicado não ter tido a oportunidade de participar na Liga Europa. Mas a equipa esteve sempre muito bem e também não houve muitas possibilidades de regressar".
119 | Ao longo das últimas quatro temporadas, Mariano realizou 119 jogos oficiais pelo FC Porto. Só no campeonato participou em 72, seguindo-se ainda uma contribuição importante nas últimas participações na Liga dos Campeões, com 18 jogos contabilizados. Este ano não foi inscrito para a Liga Europa, mas ainda há registo para mais dois jogos na Supertaça, 17 na Taça de Portugal e 10 na Taça da Liga.

in "ojogo.pt"