sábado, 14 de maio de 2011

Djalma da Madeira para o Porto: «Levo tudo de bom»

O internacional angolano Djlama despediu-se esta noite dos adeptos do Marítimo. Apesar de uma boa exibição em termos pessoais, os verde-rubros não conseguiram travar o F.C. Porto, clube que o vai acolher na próxima época. O extremo termina contrato.

«Gostávamos de nos despedir com uma vitória já que não conseguimos atingir o nosso objectivo. Infelizmente não o conseguimos», disse com um ar bem triste.

Quanto ao seu futuro, o extremo não o quis revelar, apesar de Pedro Martins já ter afirmado que o Estádio do Dragão será a próxima etapa: «Estou pronto a começar, onde tiver que ser».

Depois, perguntaram se esta noite teria mostrado serviço ao seu futuro técnico. Djalma voltou a fugir à questão. «Não tenho que mostrar serviço. Tenho que jogar e agradecer a confiança ao treinador Pedro Martins que apostou em mim», disse, de forma evasiva.

Questionado sobre o que levava da sua passagem pelos verde-rubros, o atacante foi claro: «Levo tudo de bom. Cheguei aqui miúdo e sai quase um homem. Mas ainda tenho muito de aprender, seja para onde for».


in "maisfutebol.iol."

Varela: «É uma vantagem histórica para o segundo lugar»

Varela, avançado do F.C. Porto, em declarações na flash interview da SportTV após a vitória portista na Madeira (0-2):

«Foi um grande jogo, a equipa esteve bem, esteve séria. Conseguimos uma grande vitória, que nos permitiu ficar a 21 pontos do segundo lugar, o que é uma vantagem histórica. Estamos todos de parabéns. Terminar sem derrotas também é motivo de grande orgulho. Na Liga Europa, é uma final, uma competição diferente e temos de estar atentos ao Braga, que é uma grande equipa»


in "maisfutebol.iol.pt"

Marítimo-F.C. Porto, 0-2 (crónica)

Mais um recorde para a história do campeão de André Villas-Boas.

Mesmo poupando alguns jogadores, pois a final da Liga Europa está à porta, André Villas-Boas meteu no seu «saco» mais um feito. O FC Porto venceu no Caldeirão e terminou a Liga sem conhecer o sabor da derrota. O Marítimo que queria fazer história nesse aspecto não o conseguiu. E tudo porque Baba esteve uma «máquina» de falhar golos. Dessa forma, o trabalho dos dragões ficou facilitado (0-2).


Sem Hulk e Falcão, mas com Varela e Walter. Foi fácil para o FC Porto chegar ao intervalo a vencer por 0-2, mostrando muito eficácia. André Villas-Boas disse que queria terminar invicto e a sua equipa mostrou-o no campo que é sem dúvida melhor.



O técnico do Marítimo, Pedro Martins, manteve Luciano Amaral e Alonso no onze, não se confirmando o lançamento de Luís Olim e Marakis. Mas este jovem teve mesmo de se estrear na I liga, pois aos 29 minutos, Rafael Miranda saiu lesionado.



Com Djalma e Kléber a querem mostrar serviço, os madeirenses ainda deram alguma réplica, mas sem assustar Beto. Aos 14 minutos, Djalma levou a melhor sobre Otamendi e rematou forte mas por cima da barra. E este lance fez despertar os dragões. Dai em diante só deu FC Porto.



Os portistas chegaram à vantagem aos 20 minutos, após um excelente passe de Guarin, Varela com um bom trabalho bateu Marcelo Boeck. Dez minutos depois, de novo Guarin a cruzar rasteiro mas Waler chegou tarde. Mas no minuto seguinte o Bigorna marcou mesmo, após um grande cruzamento de James Rodriguez que colocou a bola na cabeça de Walter este não perdoou.



Os verde-rubros acusaram e muito o segundo golo. E Varela esteve à beira de bisar aos 33 minutos, com um potente remate ao lado.E até ao intervalo, foram sempre os nortenhos a ter mais posse de bola e a serem mais perigosos.



Baba desperdiça!



O intervalo trouxe Sereno para o relvado no lugar de Sapunaru. E o Marítimo recomeçou bem a partida. Baba fez um cruzamento tenso que Beto defendeu mas largou e depois Benachou tentou fazer um chapéu mas o guarda-redes portista defendeu.



E aos 49 minutos, Baba após um grande passe de Kléber isola-se, mas remata para defesa de Beto para canto. Uma perdida incrível! E na sequência do canto, Luciano Amaral remata muito forte com perigo. Os locais animavam a contenda, mas pecavam na finalização.



De forma inacreditável, Baba falhou o empate aos 59 minutos. Djalma isolou o senegalês que só com Beto pela frente rematou contra os pés quando este saltou e depois não conseguiu a recarga.



No minuto seguinte, o recém entrado Danilo Dias também podia e devia fazer melhor. Mas o remate saiu muito torto, quando tinha a baliza à sua mercê. O Porto respondeu aos 62 minutos, com um remate de James Rodriguez que foi desviado por um defesa para canto.



Os pupilos de Villas-Boas acordaram de novo para o jogo. Belluschi em remate de bicicleta quase surpreendia Marcelo Boeck aos 65 minutos.



A partida ficou mais confusa em termos de futebol praticado por parte a parte e os dragões foram gerindo a vantagem no marcador, até porque, a eficácia maritimista era nula.
Só aos 80 minutos, o público voltou a ter algum momento de emoção. E após um cruzamento de Benachour, Baba voltou a desperdiçar uma boa ocasião.



Mariano ainda assustou Marcelo Boeck com um potente remate aos 84 minutos, mas a história do jogo já estava contada. O Porto venceu e convenceu, mesmo estando em serviços mínimos.

in "maisfutebol.iol.pt"

ANDRÉ AZEVEDO: "A EQUIPA ESTÁ BEM PSICOLOGICAMENTE"


O FC Porto Império Bonança está na luta pela “dobradinha”. No campeonato, são necessárias três vitórias para garantir o título, enquanto que na Taça de Portugal há que ultrapassar a Académica de Espinho (domingo, 19h00, no Dragão Caixa) para atingir os quartos-de-final da prova. André Azevedo garante que a equipa vai entrar com um “ritmo forte”.

Sem margem para errar
“Esta é uma prova completamente diferente do campeonato, no qual temos estado bastante focados. No entanto, a Taça de Portugal é mais um objectivo que queremos voltar a conquistar. No campeonato, cada jogo tem sido uma final e esta não deixa de ser mais uma. É um desafio muito importante, a eliminar, em que não há margem de erro. Espero uma boa partida e mais uma vitória para o FC Porto Império Bonança.”

Determinação e responsabilidade
“Apesar de alguns jogadores estarem condicionados fisicamente, sinto que a equipa está muito bem psicologicamente, muito determinada e responsável. Temos muita vontade de vencer todos os obstáculos que nos colocam.”

Análise do adversário
“A Académica de Espinho é uma equipa muito bem organizada, que defrontámos há pouco tempo no Dragão Caixa. Nesse jogo, recordo-me que lhes faltava um jogador muito importante, o João Pinto. É um jovem promissor e a equipa gira muito à volta dele. Antevejo muitas dificuldades, mas, com o apoio do nosso público, vamos entrar com um ritmo forte e muito determinados, de forma a conseguirmos quebrar o adversário e alcançar a tranquilidade o mais cedo possível.”


in "fcp.pt"

Laurentino Dias, Ricardo Costa e as "palhaçadas" de Jacinto Paixão

Pinto da Costa foi a Vila Real festejar o terceiro aniversário da Casa do FC Porto local e não deixou de comentar a actualidade - da indemnização que os portistas exigem à Liga (7,9 milhões de euros) por prejuízos resultantes das decisões nos casos do túnel da Luz e do Apito Dourado, ao pedido de "condenação em litigância de má-fé" que a anterior Comissão Disciplinar, presidida por Ricardo Costa, defenderá devido à acção apresentada pelos dragões no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto. "Isso é um assunto que não vou comentar porque está entregue ao departamento jurídico. A acção já avançou e, por isso, não vou falar. Serão os tribunais a decidir", disse, a propósito da indemnização pedida à Liga, criticando depois o antigo presidente da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes. "Só quem não tenha a mínima noção do que é o futebol pode dizer que o afastamento do Hulk durante três meses não afectou o rendimento da equipa. Basta ver que, desde que ele voltou, e são muitos jogos, não voltámos a perder no campeonato. Dizer que o afastamento dele não teve influência é tapar o sol com uma peneira", atirou. O que Pinto da Costa não quis comentar foi o vídeo colocado no "Youtube" pelo ex-árbitro Jacinto Paixão em que este dizia ter sido corrompido pelo FC Porto. "Não vou comentar essas palhaçadas. Vim aqui para conviver. Nunca falei dessas coisas porque confio nos tribunais. Claro que não é coincidência isso aparecer agora, mas não percebo nada de vídeos", salientou.

Pinto da Costa reagiu ainda ao facto de Laurentino Dias ter dito que ninguém lhe pode levar a mal por apoiar o Braga na final da Liga Europa. "A ele não levo nada a mal", atirou, criticando-o por defender o Jamor como palco da final da Taça de Portugal. "Ele disse que tinha condições, mas hoje houve lá uma reunião e as pessoas saíram assustadas. Se está bom, como o secretário de Estado diz, por que não move influências para que a Selecção jogue lá? Explique. Se calhar é por ser de Braga e quer que joguem em Fafe", ironizou. Laurentino Dias também disse que não enviou qualquer felicitação ao FC Porto pelo título para não abrir uma excepção. Pinto da Costa respondeu: "Ele é mais de pêsames. Eu gosto mais de enviar felicitações. Mas não estou magoado com ele, nem me dói nada no corpo", brincou.
Sobre as duas finais que a equipa vai disputar, as mesmas ambições: vencer. "As expectativas são sempre essas, mesmo quando nos dão por derrotados antecipadamente como foi o caso do último jogo na Luz".
Pinto da Costa anunciou ainda que o FC Porto receberá a Medalha de Mérito Distrital pelo Governo Civil do Porto. "Este é um dia muito feliz para mim por sermos distinguidos com esta medalha. A entrega será feita no dia 24 de Maio, pelas 12 horas. Finalmente, a cidade e o distrito prestam homenagem ao clube que tanto as representa".

"Hulk e Falcao só saem pelas cláusulas"

O presidente do FC Porto garantiu aos adeptos que o clube não precisa de vender jogadores para equilibrar as contas e que Hulk e Falcao só deixam o Dragão se alguém pagar as cláusulas de rescisão. "Não precisamos de vender, poderemos fazê-lo se alguém bater a cláusula de rescisão de qualquer jogador. Por isso, não posso garantir que não saiam, mas não vendo abaixo da cláusula. Garanto é que os jogadores considerados nucleares só sairão pela cláusula. Se alguém chegar com 100 milhões pelo Hulk não tenho outro remédio se não vender, se ele quiser sair. Mas é sem conversa: é depositar o dinheiro na conta. E se for preciso ajudo com 50 cêntimos". Pinto da Costa deu ainda a entender que ambos poderão renovar. "Nenhum deles acaba contrato esta época ou na próxima, mas a seu tempo tudo será tratado", frisou, antes de anunciar a renovação do brasileiro até 2016.

"Litigância de má-fé", diz a antiga CD

A antiga Comissão Disciplinar (CD) da Liga, presidida por Ricardo Costa, vai pedir a "condenação em litigância de má-fé" do FC Porto devido à acção apresentada pelos portistas no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto a reclamar uma indemnização de 7,9 milhões de euros por prejuízos alegadamente causados pela decisão da antiga CD na sequência dos castigos aplicados a Hulk e Sapunaru, após o túnel da Luz. Nuno Barbosa, representante dos membros da antiga CD, disse à Lusa que a acção dos portistas não tem "fundamento legal" e que se trata de "ofensa gratuita do bom nome e reputação" dos antigos membros da CD, daí o pedido de condenação em litigância de má-fé, assim como uma "justa indemnização pelos avultados danos morais provocados pela conduta da FC Porto, SAD".

in "ojogo.pt"

Ecos do mercado


Falcao El Tigre e o Milan: a novela continua

Falcao continua a ser apontado ao Milan, com especulações diárias na Imprensa italiana. Ontem, em diversos suportes, circulava a informação de Ariedo Braida, dirigente que costuma conduzir as negociações, ter-se-ia encontrado com Marcelo Simonian (que não é, que se saiba, o empresário de Falcao...) por causa de El Tigre e também de Lucho, Banega, Pastore e... Otamendi.

Otamendi: City, Milan ou mais 50 por cento Porto

Otamendi, além de circular entre os rumores do Milan, como se escreveu no texto de Falcao, também teria sido objecto de uma sondagem alegadamente feita pelo Manchester City ao seu empresário. Por outro lado, na Argentina, a história era outra: o Vélez Sarsfield já teria recebido a garantia de que o FC Porto exerceria mesmo o direito de opção sobre os 50 por cento do passe de Otamendi que ainda pertencem aos argentinos, tal como estava acordado no negócio.

Iván Pillud Dragão pisca olho ao lateral

Iván Pillud, lateral-esquerdo do Racing Avellaneda que foi incluído na convocatória do seleccionador argentino para o próximo jogo, estaria na rota do Dragão. Pillud, de 25 anos, já passou pelo Espanhol de Barcelona, que o emprestou ao Racing. A notícia do suposto interesse portista foi anunciado por uma rádio, mas Pillud foi rápido a dizer que nada sabia sobre o assunto.

in "ojogo.pt"

Basquetebol: Entrada imperial do dragão

O primeiro jogo da final do play-off (à melhor de sete) terminou com uma vitória categórica do FC Porto sobre o Benfica, por 95-69, que assim abriu o duelo de rivais a vencer (1-0), o que não tinha conseguido no ano passado, época em que, de resto, foram os encarnados a entrar na final com uma vantagem de 2-0, mas beneficiando do factor casa conferido pela liderança na fase regular, a qual este ano pertenceu aos dragões.
Ontem, o desfecho a favor dos dragões começou a adivinhar-se mesmo antes do intervalo e muito graças a um excelente trabalho defensivo, que é já uma imagem de marca da equipa de Moncho López.
Sem contestação, e até merecendo palavras elogiosas por parte do treinador benfiquista Henrique Vieira e do capitão Sérgio Ramos, a eficácia do jogo portista desarmou um adversário incapaz de suster a circulação de bola dos dragões.
Debaixo do cesto os anfitriões estiveram mais fortes, Terrell, Stempin e Andrade foram um trio implacável nos ressaltos e a confiança do colectivo cresceu ao ponto de um maior acerto no jogo exterior especialmente no terceiro período.
A superioridade do FC Porto em todos os aspectos do jogo - menos certeiros na linha dos lances livres nos dois últimos períodos - levou o Benfica a tremer na hora de lançar.
A vantagem portista construída bem cedo era de 16 pontos à entrada do último período, altura em que a equipa de Moncho López conseguiu um parcial de 11-0, chegando à vantagem máxima de 30 pontos (87-57).
A partir daqui, a pensar no segundo encontro da final (amanhã, às 16h05), também no Dragão Caixa, os dois treinadores, Moncho López e Henrique Vieira, e provavelmente por motivos diferentes, optaram por rodar a equipa, utilizando jogadores com menos minutos.

Figura
Gregory Stempin | Mais um duplo-duplo

Gregory Stempin voltou a ser mais uma vez uma peça fundamental na vitória do FC Porto. O extremo-poste foi eficaz na luta das tabelas e nos lançamentos ao cesto, sobretudo no segundo período, ao somar 14 pontos, o que se reflectiu em mais um duplo-duplo (23 pontos e 11 ressaltos) e no título de jogador mais valioso no primeiro jogo da final do play-off.

FC Porto 95 | Benfica 69
Dragão Caixa
1º árbitro Fernando Rocha 2º árbitro Sérgio Silva 3º árbitro Paulo Marques

Julian Terrell 16
Sean Ogirri 14
Gregory Stempin 23
Nuno Marçal 8
Carlos Andrade 13
Diogo Correia 2
João Soares 2
Pedro Catarino 2
Miguel Miranda 9
David Gomes -
José Costa 3
João Santos 3

Treinador Moncho López

6 Heshimu Evans
12 Sérgio Ramos
4 Miguel Minhava
9 Ben Reed
4 Elvis Évora
5 António Tavares
3 Diogo Carreira
2 Rodrigo Mascarenhas
13 Gregory Jenkins
11 Marquin Chandler
nj João Ferreirinho

Treinador Henrique Vieira

Declarações

Moncho López, treinador do FC Porto
"Mostrámos uma grande atitude"

"Não estava à espera desta diferença. Bem-vinda seja. Mostrámos uma grande atitude", começou por dizer Moncho López, admitindo que "é bonito ganhar assim". No entanto, o técnico deixou o aviso: "Não ganhamos o campeonato com pontos, mas sim com vitórias e estamos bastante satisfeitos, porque estamos em vantagem".

Henrique Vieira, treinador do Benfica
"Há que dar os parabéns ao FC Porto"

Henrique Vieira começou por elogiar o adversário. "Há que dar os parabéns ao FC Porto, ganhou muito bem, até porque não tem culpa dos nossos erros. Fomos demasiado soltos em algumas áreas de jogo". A seguir lembrou: "Se queremos ser campeões temos que corrigir os erros e demonstrar carácter, como fizemos no passado recente".
"É a primeira de quatro vitórias. O resultado alargado vale o que vale, ou seja, uma vitória. Domingo (amanhã) começa tudo a zero e temos que voltar a ganhar, mantendo o ritmo elevado"
Nuno Marçal, jogador FC Porto
"Jogámos mal, temos que reagir. Não fomos agressivos na defesa e a bola no ataque não circulou como estávamos à espera. O FC Porto jogou melhor e mereceu a vitória. Agora temos que pensar já no segundo jogo e vencê-lo"
Sérgio Ramos, jogador Benfica

in "ojogo.pt"

Saída de Hulk para Madrid com Salvio envolvido é inviável

AS" ADIANTOU POSSÍVEL NEGÓCIO


Segundo Record apurou, é inviável a saída de Hulk para o Atlético Madrid com o envolvimento do argentino Salvio no negócio. A possibilidade havia sido adiantada pelo diário “As” através da pena do adjunto da direção, Javier Matallanas.
O cenário traçado referia que os colchoneros pretendem contratar um avançado de primeira linha para cobrir a saída do uruguaio Diego Forlán. O alvo seria Hulk, com o passe de Salvio, avaliado em 15 milhões, a ser um trunfo para aliviar o peso dos 60 milhões que o FC Porto exigiria como início de conversa. Uma conjetura que não vai ganhar contornos sólidos e que faz cair para base a especulação sobre Hulk no Atl. Madrid e Salvio a rumar ao Dragão.
in "record.pt"

Júlio Magalhães: «FC Porto é uma das cinco melhores equipas da Europa

Júlio Magalhães e Marcelo Rebelo de Sousa formam dupla perfeita no Jornal Nacional da TVI e são cúmplices no dia-a-dia mas entre eles meteu-se o futebol e uma paixão que os separa: um apoia o FC Porto, o outro o Sp. Braga. Vão lutar em Dublin pela glória europeia, com algumas divergências mas muitas concordâncias
RECORD – Que jogo esperam para a final de Dublin?
MARCELO REBELO DE SOUSA – Começa o Júlio, que é o especialista, o grande comentador desportivo...
JÚLIO MAGALHÃES – Vão defrontar-se as equipas que mais mereceram a final da Liga Europa, ainda que o Benfica, se lá tivesse chegado, também não seria imerecido. Apesar de tudo, encontram-se aquelas que conseguiram os melhores percursos. O Sp. Braga, com menos responsabilidade e orçamento mais baixo do que os dois adversários portugueses, conseguiu ultrapassar as equipas mais difíceis; o FC Porto foi obrigado às deslocações mais longas, embora tenha manifestado grande superioridade em toda a competição. A diferença para Dublin é que uma das equipas é de Liga Europa (e provou-o) enquanto a outra é da Champions embora tenha jogado na Liga Europa. Uma final não é a mesma coisa do que uma eliminatória a duas mãos. Para mim é 50% de hipóteses para cada lado.
MRS – Concordo em parte com aquilo que o Júlio diz mas não com tudo. Concordo com a coincidência que levou três equipas portuguesas a atingirem as meias-finais da Liga Europa. Foi por acaso, até porque o FC Porto devia estar na Champions; o Benfica, pela forma que se tem apresentado, está entre uma coisa e outra, e o Sp. Braga está realmente na Liga Europa mas ninguém esperaria que fosse tão longe, até porque teve uma época longa e difícil. Internamente começou mal mas conseguiu recuperar ao ponto de chegar a esta fase na luta pelo terceiro lugar e numa final europeia na sequência de uma campanha em que teve adversários muito difíceis. Não foram só um ou dois, foram quatro ou cinco.
in "record.pt"

Marítimo-F.C. Porto (antevisão): muito a ganhar

Madeirenses tentam chegar ao oitavo lugar e dragões procuram manter a invencibilidade histórica na Liga


O FC Porto já é campeão. O Marítimo está fora da Liga Europa e com a manutenção garantida. Mas este sábado à noite o «Caldeirão» não vai ver um jogo a feijões. É que apesar de tudo já estar decidido, as duas equipas ainda têm muito a ganhar. Nem mesmo o facto de os portistas terem a final europeia à porta, os limita na ambição. 

É que André Villas-Boas e os seus pupilos querem terminar a época sem conhecer o sabor da derrota na liga portuguesa e assim atingir o feito de serem a segunda equipa da história nacional a sagrar-se campeã sem derrotas, depois do Benfica de 1972/73, sob a égide de Jimmy Hagan. 

E quanto aos madeirenses, Pedro Martins revelou que quer subir na tabela, tentando conquistar o oitavo lugar o que facilita a próxima temporada, pois a equipa só joga a Taça da Liga na segunda fase. Depois, os verde-rubros querem ser a única equipa a travar o campeão nacional. 

À margem do relvado, estão também as relações densas entre as duas direcções, face à «novela Kléber» e à já confirmada contratação de Djalma a custo zero por parte dos dragões. Curiosamente, estes dois atacantes devem fazer parte do onze do Marítimo.

E como seria bom repetir o triunfo conseguido na época passada por 1-0. Deve ser este o pensamento dos adeptos maritimistas que ainda recordam esse feito. Foi a 8 de Novembro que Rolando marcou na própria baliza e deu a vitória aos locais. 

Mas a história nos embates entre os dois clubes nos Barreiros é claramente favorável aos nortenhos que, nas últimas cinco épocas, venceram três jogos, empataram um e perderam um. No total, em 30 confrontos, o Marítimo venceu sete, empatou oito e perdeu 15, com um score de 24-42 em golos.

Na temporada passada, André Villas-Boas na liderança da Académica empatou sem golos no Funchal. 

Trio importante de regresso

No Marítimo, o destaque vai para o regresso da dupla de centrais Robson e Roberge, que esteve ausente em Portimão, por castigo. Também o ponta-de-lança Kléber vai voltar à equipa após dois jogos de suspensão. 

Este trio vai ser titular e são sem dúvida importantes na estratégia de Pedro Martins que deixou de fora nesta última convocatória, o avançado Edinho, ele que foi um dos reforços de Inverno mas que não singrou na Madeira. Foi utilizado em 9 partidas e escassos 312 minutos e não marcou qualquer golo.

Depois, face a uma manhã de Inverno não foi possível confirmar que Luís Olim e Marakis vão ser apostas para um onze titular. Mas acreditamos que sim, pois Pedro Martins não costuma testar nada que depois não venha a utilizar.

Porto viaja no dia do jogo

Não é habitual mas o FC Porto só viaja para a Madeira no dia do jogo, isto é, no sábado de manhã. Em termos de convocatória, o treinador portista poupou um trio: Helton, João Moutinho e Hulk, isto já com o pensamento em Dublin.

«O Marítimo é uma equipa que nos vai criar as máximas dificuldades, pois recordo que aqui no Dragão só na parte final conseguimos construir o resultado de 4-1. As deslocações à Madeira sempre foram difíceis, mas queremos terminar o Campeonato sem derrotas». 

Foi esta a Mensagem de Villas-Boas no lançamento da partida. Em relação à convocatória, destaque para a chamada do jovem extremo esquerdo ganês Christian Atsu. Kieszek e Varela são as outras novidades nos eleitos para a derradeira jornada da Liga.

EQUIPAS PROVÁVEIS

MARÍTIMO: Marcelo Boeck; Briguel, Robson, Roberge e Luís Olim; Rafael Miranda, Marakis e Benachour; Djalma, Kléber e Baba.

F.C. PORTO: Beto; Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira; Guarin, Belluschi e Rúben Micael; Mariano, Falcão e James.

in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk é o mais caro da história: Porto gasta 19 milhões

Dragões tinham 45 por cento do passe do avançado brasileiro que está a ser cobiçado.


F.C. Porto comprou mais 40 por cento do passe de Hulk. Recorde-se que os dragões tinham 45 por cento do passe do jogador. A restante percentagem pertencia ao Atlético Rentistas do Uruguai.

O clube uruguaio serviu de entreposto na vinda de Hulk do Japão para Portugal. O avançado foi inscrito nesse emblema, controlado pelo seu empresário Juan Figger, passando depois imediatamente para o F.C. Porto.

Em 2008, o clube portista anunciou a compra de 50 por cento do passe do avançado por 5,5 milhões de euros. Ou seja, juntando estes 13,5 milhões, Hulk bate toda a concorrência e passa a ser o jogador mais caro na história do futebol português.

A 20 de Agosto de 2009, o F.C. Porto avançou para a renovação de contrato com Hulk, alargando a sua validade até 2014. A cláusula de rescisão subiu para os famosos 100 milhões de euros.

Nessa renegociação de contrato, o jogador ou o seu representante terão garantido uma ligeira percentagem do passe, já que em Março de 2011 o relatório e contas do F.C. Porto anunciava que o clube tinha apenas 45 por cento dos direitos económicos.


Esta operação pode estar relacionada com o interesse de outros clubes. Recorde-se que Lisandro López e Lucho González, por exemplo, foram para o Dragão com alienação de metade dos seus passes. Os acordos previam que, em caso de oferta do exterior, o F.C. Porto teria de negociar ou avançar para a compra da restante percentagem.

Com esta operação histórica, os dragões ficam com 85 por cento do passe de Hulk, gastando 19 milhões de euros na operação.

«A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter adquirido a percentagem adicional de 40% dos direitos económicos do jogador Givanildo Vieira de Souza (Hulk), ao Club Atlético Rentistas, pelo montante de 13.500.000 € (treze milhões e quinhentos mil euros)», anunciou o F.C. Porto em comunicado enviado à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários.

«Mais se informa que a FC Porto SAD prolongou o contrato de trabalho com o referido jogador até 30 de Junho de 2016, mantendo-se a cláusula de rescisão prevista contratualmente nos 100.000.000 € (cem milhões de euros)», acrescentaram os dragões.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Hulk e Falcao tentam repetir feito com 35 anos

Desde 1976 que a mesma equipa não tem os dois melhores marcadores do campeonato. F.C. Porto só o conseguiu uma vez, na década de 30. João Tomás é o intruso entre dragões


Bater e perseguir recordes foi um dos principais alimentos do F.C. Porto de André Villas-Boas para encarar as últimas jornadas do campeonato, depois do título ganho na Luz. Um campeonato invicto, a maior distância de sempre para o segundo lugar, o maior número de pontos conquistados...Tudo isto passou pela órbita azul e branca. Agora que a Liga se aproxima do final, cá vai mais um: desde 1976 que a mesma equipa não tem os dois melhores marcadores do campeonato. Hulk e Falcao estão perto de o conseguirem para o F.C. Porto.

Desde há muito que o título de Hulk parece inatacável. No entanto, só mais recentemente a veia goleadora de Falcao se alastrou a outros palcos que não os europeus. O avançado colombiano fez cinco golos nos últimos três jogos que fez no campeonato e saltou para o segundo lugar da lista, com 16 golos, mais um que João Tomás, do Rio Ave.

Se conseguir manter o lugar, o F.C. Porto consegue repetir algo que só por uma vez aconteceu na história do clube: ter os dois melhores marcadores do campeonato. A anterior marca aconteceu na temporada 1938/39, a primeira de Miguel Siska ao leme dos dragões. Então, Costuras, com 18 golos, e Carlos Nunes, com 15, foram os artilheiros de serviço. 

De então para cá, os dragões não mais lograram tal feito e só o Benfica o conseguiu, por cinco vezes, quase todas na década de 60. Na época 1975/76, Jordão e Nené escalaram até ao topo da montanha a par. Nunca mais nenhuma dupla o conseguiu. Sábado o cenário pode mudar. 

Tomás luta com os melhores porque é «um dos melhores»

Para que os dragões batam mais este recorde, é preciso controlar a ameaça João Tomás. O avançado do Rio Ave, em conversa com o Maisfutebol, confessa que seria sempre especial intrometer-se entre a dupla portista. Até pela qualidade dos opositores. 

«Já tem, para mim, um gostinho especial poder intrometer-me entre o Falcao, que a maioria considera o melhor ponta-de-lança do campeonato português, e o Hulk, que é considerado o melhor jogador. Só o facto de estar nesta situação já é satisfatório para mim. Claro que seria excelente ficar lá no meio, mas pelo menos estive muito tempo à frente do Falcao, o que para mim, é um registo muito bom», afirmou o avançado.

Se nenhum dos três marcar os portistas conseguem um feito com 35 anos, mas Tomás promete dar luta. Até porque, no seu horizonte, ainda está uma marca pessoal: igualar o melhor registo de sempre.

«Passam-me pela cabeça esses recordes, não digo que não. É bom lembrar que quando fiz 17 golos jogava no Benfica e o campeonato tinha 34 jornadas. Não é bem a mesma coisa. Os clubes têm dimensões diferentes. Sei que é difícil, porque o jogo que temos vai ser complicado, mas acredito que tudo é possível», confessou.

Aos 35 anos, João Tomás é, de longe, o melhor marcador português da prova, bem à frente de Varela, que fica logo atrás. Haverá algum segredo para esta produção?

«O segredo para lutar com os melhores? É porque eu sou um dos melhores. Sempre me considerei um dos melhores, pelo menos portugueses. Foi assim que geri toda a minha carreira e é assim que vou pensar até ao fim», garante. 

Dois goleadores na mesma equipa:

1975/76 (Benfica): Jordão, 30; Nené, 29
1964/65 (Benfica): Eusébio, 28; Torres, 23
1963/64 (Benfica): Eusébio, 28; Torres, 22
1962/63 (Benfica): Torres, 26; Eusébio, 23
1960/61 (Benfica): José Águas, 27; José Augusto, 24
1938/39 (F.C. Porto): Costuras, 18; Carlos Nunes, 15

in "maisfutebol.iol.pt"

Christian Atsu: a pérola do Gana que pode ser «o novo Hulk»

Jovem ganês convocado pela primeira vez para a equipa principal. Wakaso está no Portimonense, conhece-o bem e compara-o ao «Incrível». «Pode brilhar em breve», garante.


Que Christian Atsu era um dos jogadores mais promissores do plantel júnior do F.C. Porto não haviam muitas dúvidas. A recente chamada à equipa principal dos dragões só vem, por isso, confirmar o inevitável: há muita esperança nesta pérola africana.

Grande parte dos adeptos portistas não conhecerá este jovem de 19 anos, que actua como extremo e foi um dos melhores do último campeonato da categoria, que os dragões venceram. Por isso, o Maisfutebol foi conversar com quem o conhece bem, para perceber um pouco mais sobre o potencial deste ganês. Alhassan Wakaso, médio do Portimonense, foi colega de Christian no Cheetah FC, o clube do Gana que o catapultou para o F.C. Porto.

«Somos amigos, mas isso não me impede de ver que tem um grande talento e tem boas hipóteses de brilhar no F.C. Porto. É um jogador que trabalha muito. Aliás, essa é uma característica comum a todos os jogadores africanos. São jogadores que dão tudo em campo e nos treinos. Os africanos sabem que se querem brilhar nos grandes clubes têm que trabalhar muito», afirma Wakaso, ao nosso jornal.

Cinco meses para convencer os dragões

Os dois jogadores têm 19 anos e chegaram a Portugal na temporada passada. No entanto, se Wakaso arrumou as malas em Portimão, Christian Atsu ficou mais a norte, na equipa de juniores portista. Inicialmente chegou por um período de empréstimo de cinco meses, mas as boas prestações convenceram os portistas a alargar a estadia de Christian no núcleo azul e branco por mais uma temporada. Este foi o ano da confirmação no grupo. Resta-lhe, agora, conseguir chegar à equipa principal.

«Acredito que ele pode impor-se no plantel do F.C. Porto nos próximos anos. Em Portugal não há muitos jogadores com 18, 19 anos a jogar ao mais alto nível. É preciso dar-lhes confiança. Com o Christian é igual. Se lhe derem confiança ele consegue mostrar qualidades. São precisas é oportunidades», afirma Wakaso. 

A política do F.C. Porto, normalmente, contempla um período de empréstimo antes da afirmação no seio do grupo. Se Christian for uma aposta para valer dos dragões, é provável que siga o mesmo exemplo. Wakaso não vê problema: «Até era bom. Tenho a certeza que se fosse emprestado seria chamado de volta passado pouco tempo. Ele é muito bom, acreditem. Pode dar muitas alegrias aos adeptos do F.C. Porto.»

Para já, se jogar na Madeira, Christian Atsu pode inscrever o seu nome na lista de campeões nacionais. A bola está, portanto, do lado de André Villas-Boas. E numa convocatória que não contempla Hulk, Christian pode sobressair, pois Wakaso garante que têm semelhanças. «Pode vir a ser o novo Hulk no F.C. Porto», atirou. Se assim for, o clube e os adeptos, certamente, já ficariam satisfeitos.

in "maisfutebol.iol.pt"