sexta-feira, 20 de maio de 2011

Roma quer Sapunaru


Continua a surgir o interesse de vários emblemas italianos em elementos do plantel azul e branco. Desta vez o cobiçado é Cristian Sapunaru e a Roma o emblema que quer contar com os serviços do lateral portista.
Cristian Sapunaru surge na lista de interesses da Roma para a próxima época. A imprensa italiana diz que o internacional holandês Van der Wiel, do Ajax, é o primeiro dessa lista mas os dirigentes romanos ponderam avançar para a contratação de Sapunaru devido ao seu valor mais acessível.
A imprensa italiana diz que o lateral romeno pode mudar-se da cidade invicta para a capital italiana por valores que rondam os cinco milhões de euros.
Sapunaru junta-se, assim, a Álvaro Pereira, Fucile, Falcao, Rolando, Fernando, Hulk e Rúben Micael, todos cobiçados por emblemas europeus.
in "zerozero.pt"

Paulo Futre sobre FC Porto: «Época de sonho»

Em entrevista exclusiva a Bola Branca, Paulo Futre fala das recentes conquistas do FC Porto, de Domingos como treinador o Sporting e ainda do fracasso de Roberto no Benfica.

Paulo Futre fala da recente conquista da Liga Europa pelos azuis e brancos. O campeão europeu pelos dragões em 1987, refere que «está a ser uma época de sonho de uma equipa orientada por um génio».

Futre acredita que o FC Porto pode vencer a Liga dos Campeões na próxima época, se mantiver os melhores, André Villas Boas, Falcão e Hulk, o que não se afigura fácil devido ao poderio dos grandes clubes europeus. O ex-internacional português fala de Hulk e diz que por 40, 45 milhões de euros, Pinto da Costa deve aceitar vender.
«Deviam manter este grande bloco, especialmente o André para que no próximo ano possam ganhar a 'Champions'. Acho que é mais difícil aguentar o Falcao e o Hulk. Mas o Pinto da Costa vai fazer tudo para manter esta equipa», afiançou.
Sobre o Sporting, Paulo Futre pede paciência para Domingos Paciência, um treinador «jovem, que fez um excelente trabalho no Braga», de muita qualidade. Mas lembra que «não é de um dia para o outro que fazes uma equipa campeã».
Paulo Futre, grande figura da história do Atlético de Madrid, falou também de Roberto, o guarda-redes que os colchoneros venderam ao Benfica na época passada. Segundo Futre, Roberto deve ser emprestado
«Os erros que ele comete bastante é nas bolas aéreas, nos cruzamentos e vê-se que falta um pouco de experiência. Talvez não será má ideia que o Roberto fosse emprestado a algum clube para vir muito melhor e o Benfica conseguir recuperar o dinheiro que investiu», reconheceu Paulo Futre.

In "rr.pt"

Pinto da Costa tem o «vício de ganhar», diz Fernando Póvoas

Depois de Pinto da Costa ter deixado em aberto a possibilidade de renovar contrato com Falcao, tal como já fez com Hulk, Fernando Póvoas diz esperar ser novamente surpreendido pelo presidente do FC Porto.


«O meu presidente surpreende-me todos os dias. Ele é homem para reforçar ainda mais a equipa, já que é viciado em ganhar», afirmou o vice-presidente do FC Porto, em declarações à TSF.
Para o jogo de domingo, frente ao Vitória de Guimarães, Fernando Póvoas acredita que a equipa não necessita de cautelas, mostrando-se convicto de que não vai haver desgaste nem falta de concentração.

in "tsf.pt"

Chedjou a caminho do FC Porto


Aurelien Chedjou, defesa central, de 25 anos, joga no Lille, e está há cinco anos no Lille, de França, deverá ingressar na equipa do FC Porto.

O futebolista camaronês já admitiu à comunicação social francesa vir a jogar no FC Porto.

O treinador português Paulo Duarte já se cruzou com os dois jogadores no futebol gaulês, ele que também conhece o futebol africano onde orientou a seleção do Burkina Faso, e já admitiu em declarações à Antena 1, que a sua vinda para Portugal constitui a chegada de mais-valias ao futebol nacional.

Qualquer destes jogadores no seu posto são atletas fortes que conseguem, a maior parte das vezes, levar a melhor sobre os seus adversários, segundo o técnico nacional

João Moutinho: "Talvez deixe o Miguel Garcia escolher o restaurante..."

A zona mista no final de uma grande competição desportiva é uma caminhada longa para os vencedores. Todos querem falar com todos e na quarta-feira à noite, em Dublin, foi o que aconteceu com os jogadores do FC Porto. Jornalistas de todas as nacionalidades tiveram a sua oportunidade para falar com os jogadores e João Moutinho, que chegou no início desta época ao Dragão, já está a começar a habituar-se a isto, com os títulos que tem conquistado. O médio, que parou durante alguns minutos para uma conversa com o PÚBLICO, teve a sua primeira noite de glória europeia e ganhou a aposta que fez com Miguel Garcia, um dos colegas no Sporting quando perderam a final da Taça UEFA, em 2005.

Já está decidido o sítio onde vai ser o jantar com Miguel Garcia?
É tudo muito recente. Felizmente para mim e infelizmente para eles [Miguel Garcia, Custódio e Hugo Viana] voltaram a perder uma final europeia, mas iremos conversar daqui a uns dias. Temos de combinar, porque aposta é aposta, e tem de ser paga.

Quem escolhe o restaurante? Vai dar-lhe essa "benesse"?
Talvez o deixe escolher, mas em conjunto vamos decidir o que será melhor.

No início da época, ao chegar ao FC Porto, disse que queria títulos. Este é mais um. É um clube à sua medida?
Queria ganhar títulos e felizmente estamos a conseguir. Há que dar mérito a todos os que têm trabalhado para isto, não só os jogadores, mas também o que está por trás, que é invisível, porque é uma grande estrutura, é um grande clube que está sempre a trabalhar para o mesmo objectivo. Os jogadores estão a fazer tudo para ganhar títulos e felizmente que estamos a conseguir.

Ainda há mais uma competição, a Taça de Portugal. A época ainda não acabou...
Claro que não. Vamos festejar, temos de festejar esta vitória que é extremamente importante, mas no domingo temos um jogo que vai ser mais uma final, que queremos vencer para tornar esta época ainda mais inesquecível.

Desta vez ganhou uma final, mas em 2005 perdeu uma final com o Sporting...
Não dá para fazer comparações. Eram equipas diferentes, finais diferentes, jogos diferentes, jogadores diferentes, era tudo diferente. O que é preciso realçar é o mérito, o trabalho e a união de todos, tendo em conta o jogo complicado que sabemos que iria ser. Há que dar os parabéns a todos.

Uma Liga Europa esta época, uma Liga dos Campeões para o ano. É possível igualar os feitos do FC Porto em 2003 e 2004?
Tudo é possível, mas sabemos que é supercomplicado. A Liga dos Campeões é a maior competição da Europa, vamos lá estar e esperamos fazer uma boa campanha. Depois, é pensar fase a fase, como fizemos na Liga Europa para conseguirmos chegar a esta final e vencer.

Fala-se do interesse de clubes poderosos em vários jogadores do FC Porto. Receia que esta equipa se desintegre, que perca alguns jogadores importantes?
Isso cabe a quem de direito decidir. Mas ainda bem que assim é. São grandes jogadores, que conseguiram grandes feitos.


in "publico.pt"

Presidente da Colômbia deu os parabéns a Falcao

Prestação europeia do avançado convence Juan Manuel Santos que cita o trio de colombianos do F.C. Porto como «um exemplo para o país».


O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, telefonou a Falcao, avançado do F.C. Porto, para lhe dar os parabéns pela prestação na Liga Europa. «El Tigre» sagrou-se o melhor marcador da competição e deu a vitória aos dragões no jogo da final.

«Felicitei, por telefone, o Falcao pelo triunfo em Portugal. Ele, o James Rodríguez e o Guarín são um exemplo para o país», escreveu o líder colombiano na sua página de Twitter. Mais tarde, ainda reforçou a ideia com uma nova mensagem: «Falei com Falcao para expressar o meu reconhecimento e o de todos os colombianos pela sua brilhante actuação na Europa».

O avançado portista, através da mesma rede social, já confirmou a conversa com Juan Manuel Santos, mostrando-se orgulhoso.

«É um orgulho, como colombiano, poder falar com Juan Manuel Santos. Agradeço-lhe profundamente as suas palavras, presidente. Tiveram em mim um forte impacto», confessou.

in "maisfutebol.iol.pt"

André e José. A sustentável comparação, para o bem ou para o mal

Por cá, a festa do FC Porto ficou ontem marcada pela avaria que obrigou o autocarro em que os jogadores seguiam até à Avenida dos Aliados a parar uma série de vezes. Lá por fora, o protagonista continua a ser Villas-Boas, que não se livra das semelhanças com Mourinho. Nós também descobrimos diferenças


Quem disse que as comparações entre o "aluno" André Villas-Boas e o "professor" José Mourinho só começaram quando o mais novo se sentou na sua "cadeira de sonho"? Tire da cabeça a ideia de que foi só mais ou menos há um ano, quando o mais novo tomou conta do FC Porto, que se começaram a desfiar os elos que os unem ou as ideias que os separam. Em tempos - recuamos a Março de 2005 , quando o Chelsea, treinado por Mourinho e com Villas-Boas como observador, eliminou o Barcelona nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões - houve olhos mais atentos. "Os árbitros deste mundo não devem ficar contentes com a perspectiva de existir um outro José Mourinho", escrevia o "London Evening Standard" há mais de seis anos. Na altura, já Villas-Boas era apelidado de Mini Mourinho e uma irritação do jovem observador de 27 anos com Frank Rijkaard no jogo da Champions levou o seu nome às primeiras páginas dos jornais ingleses.

A verdade é que o "carácter impetuoso" que há meia dúzia de anos a imprensa britânica apontava a Villas-Boas está longe de ser um facto consumado. E nisso o treinador do FC Porto marca a diferença. Se já tinha o mundo a falar nele, com a conquista da Liga Europa Villas-Boas ficou com o planeta aos seus pés. Pelo êxito que o deixa a um título de conseguir o que Mourinho alcançou na época 2002/03 - depois do campeonato nacional e da prova europeia, pode conquistar a Taça de Portugal no próximo domingo frente ao V. Guimarães - e pela simpatia que divide... para reinar.

Ao contrário de Mourinho, contam-se pelos dedos de uma mão as entrevistas exclusivas que Villas-Boas já deu enquanto treinador principal. A filosofia do técnico portista não tem passado por aí. Nem na euforia de Dublin, quando um jornalista estrangeiro o abordou para lhe fazer umas perguntas na zona mista, Villas-Boas cedeu ao pedido. Em vez disso, seguiu caminho, mas o jornalista não ficou sem uma justificação, que a assessora do técnico avançou de imediato. É que Villas-Boas até não se importa de estar duas horas a falar numa sala de conferências mas para toda a imprensa. Além disso, mais nada, não é costume haver tratamento preferencial ou exclusivo, o que afirma é para todos, sem fugir ao politicamente correcto.

Se Mourinho, ou até Jesualdo Ferreira, nem sempre foram alvo de consenso entre os adeptos portistas, sendo por vezes amados e outras vezes criticados, Villas-Boas ganha pontos quando é de simpatia que se trata. Com centenas de flashes a intensificarem o brilho da noite europeia na capital da República da Irlanda, também foi possível assistir a pedidos (pessoais) para tirar fotografias com o técnico portista. Apesar de não haver tratamento preferencial, ouvir-se chamar por "André, André!" na zona mista do Dublin Arena reservada à comunicação social é sinónimo da tal simpatia que Villas-Boas vai espalhando um pouco por todo o lado.

Se ganhar no Jamor, o jovem treinador dos dragões não vai poder negar a igualdade técnico-numérica com Mourinho. Mas quando a comparação com El Especial surgir, Villas-Boas poderá ter a resposta na ponta da língua, como a teve numa das poucas entrevistas exclusivas que já deu, no ano passado ao "Diário de Coimbra": "A partir do momento em que há competência e resultado, deixa de se pôr essa questão".

No final do FC Porto-Sp. Braga não foi só Pep Guardiola que ficou surpreendido com a “homenagem” que André Villas-Boas lhe fez. O treinador dos dragões referiu o nome do técnico do Barcelona a seguir ao da mãe e do pai e antes do de José Mourinho, confessando que o catalão “sempre foi uma inspiração” e que por isso merecia que lhe dedicasse o seu primeiro título europeu. O mundo, que ao mesmo tempo continua a elogiar a proeza da Villas-Boas, também ficou surpreendido com a forma como a equipa que se sagrou campeã portuguesa com 21 pontos de avanço sobre o Benfica jogou a final da Liga Europa no Dublin Arena. E é neste ponto que, por mais que lhe custe assumir, o “(ex-)aluno” se cola ao “professor”.
Coerente no seu discurso, Villas-Boas sempre se assumiu como um treinador que privilegia o futebol ofensivo (qualquer semelhança com Guardiola não é pura coincidência) e os 44 golos que o FC Porto somou nesta edição da Liga Europa não precisam de mais achegas. Mas em Dublin não foi bem assim, o FC Porto foi outro, diferente do que se mostrou ao longo da temporada. Perante um Sp. Braga, que se pensava mais defensivo, os dragões preferiram reter a bola entre os pés para evitar desequilíbrios e surpresas amargas junto à baliza de Helton. O ataque azul e branco não brilhou como de costume no jogo decisivo, Villas-Boas foi cauteloso e preferiu hipotecar o espectáculo, como Mourinho também nunca se importou de o fazer.
Em Dublin veio à tona a frieza e o calculismo, apanágios de Mourinho. Villas-Boas estudou ao pormenor o adversário, apontou tudo no bloco, tentando adivinhar o modo como a equipa de Domingos Paciência ia atacar o jogo. Neste aspecto é inegável a comparação entre os antigos colegas de equipa no FC Porto, no Chelsea e no Inter. Villas-Boas qual Mourinho.
Após a conquista da Liga Europa, João Moutinho assumiu ao i o que foi evidente aos olhos de quem acompanhou com atenção a temporada dos dragões. Que em Dublin, o FC Porto quase se enganava a si próprio e que só por um erro do meio-campo arsenalista o marcador se alterou com mais facilidade. “Nós já sabíamos como é que o Sp. Braga ia jogar e não queríamos perder a posse de bola, queríamos ter o jogo sempre controlado e não queríamos atacar de qualquer maneira”, afirmou o médio do FC Porto. 
Villas-Boas rejeita a pés juntos qualquer semelhança com Mourinho, a começar pela personalidade de ambos, mas até o próprio treinador do FC Porto foi porta-voz da invulgar e voluntária conduta dos seus jogadores, lamentando que estes não tivessem conquistado o troféu com um bom espectáculo. Mas, afinal, foram essas as ordens do treinador, como revelou Moutinho.
Villas-Boas nunca se assumiu favorito, mas certamente não esperava sofrer tanto em Dublin. Seja como for, até como Mourinho o soube fazer. No fim da história foi ele o mais especial. 


in "ionline.pt"

Pinto da Costa diz que não assalta câmaras municipais

O presidente do FC Porto confessou ontem, à chegada ao Porto, proveniente de Dublin, que sente alguma mágoa pelo facto de os dragões não serem recebidos nos Paços do Concelho "como merecem". "Se eu fosse presidente da Câmara, receberia o FC Porto. Mas como sou presidente do FC Porto, não costumo assaltar Câmaras", disse o dirigente máximo dos dragões, que chegou ao Porto antes da restante comitiva azul e branca, no dia seguinte à conquista da Liga Europa. Pinto da Costa anunciou que o FC Porto irá receber do Governo Civil do Porto uma comenda por mérito, numa cerimónia a decorrer a 24 de Maio, sublinhando que este foi o único convite que recebeu até ao momento, sendo que a iniciativa da festa na Avenida dos Aliados "nasceu por decisão e vontade de todos". Ainda de acordo com o presidente dos dragões, a partir de amanhã o plantel terá "tolerância zero" para preparar a final da Taça de Portugal, a disputar no domingo com o Vitória de Guimarães. Quanto à próxima época, o presidente do FC Porto reconheceu como "fundamental manter os jogadores que o técnico considera importantes", escusando-se a avançar possíveis contratações ou transferências: "não é normal no FC porto anunciar notícias. O nosso forte é anunciar coisas que estão feitas, concretizadas, e é o que faremos", frisou.

in "ojogo.pt"

Otamendi já quer a Champions

Depois do campeonato, a Liga Europa. Há coisa de um ano, quando ainda jogava no Vélez Sarsfield, Otamendi não imaginava poder viver um momento tão intenso como este. "Sempre sonhei jogar na Europa, mas confesso que nunca pensei ser possível conquistar tantos títulos logo no meu primeiro ano." O arranque de conversa foi assim, por entre a euforia indisfarçável de uma ocasião "histórica e inesquecível" para o internacional argentino. "Isto é tudo fantástico. Queremos aproveitar este momento ao máximo, porque conquistar a Liga Europa é algo de muito importante. Cheguei a um clube grande, como é o caso do FC Porto, que me abriu as portas da Europa, e estou muito contente por fazer parte desta família. Penso apenas no dia-a-dia, quero aproveitar este momento de festa, mas sabemos que ainda temos uma final para disputar. E como é lógico, queremos encerrar a época com mais um troféu."

Agora fica a dúvida: depois de tantas conquistas, como é que os jogadores vão encontrar motivação para a próxima época? O que falta ganhar a este FC Porto? "Depois de vencermos o campeonato e a Liga Europa, temos de pensar na Champions... Não há outra alternativa. Sabemos que tudo é possível. Mas como já disse, vivo apenas o dia-a-dia e gosto de dar um passo de cada vez." A receita está dada, e Otamendi até formula um desejo que será certamente igual ao dos adeptos. "O ideal era mantermos este grupo de jogadores para continuarmos todos juntos na próxima época. Se posso garantir que vou continuar? Estou muito bem no FC Porto, mas também sei que este clube vende sempre muitos jogadores. No entanto, espero continuar para seguir neste percurso de vitórias e conquistas", concluiu.


Depois do Jamor segue-se a selecção da Argentina

Sergio Batista, seleccionador argentino, esteve na semana passada em casa de Otamendi para conversar com o defesa sobre os planos para o futuro da selecção sul-americana. Depois da presença no Campeonato do Mundo da África do Sul, o central portista está a cimentar cada vez mais um lugar na selecção, antevendo-se nova chamada, desta vez para a Copa América. "Estivemos reunidos porque a Argentina vai ter dois amigáveis agora no início de Junho. Ele disse-me que ia fazer parte dessa convocatória, e ainda falámos sobre os seus planos para a Copa América. Não tenho a certeza absoluta sobre se estarei lá, porque tudo dependerá do meu rendimento no FC Porto, mas, até por isso, acredito que vou ter a oportunidade de participar nessa competição", acrescentou. A selecção da Argentina, sublinhe-se, vai disputar dois amigáveis, a 1 e 5 de Junho, frente à Nigéria, em Abuja, e frente à Polónia, em Varsóvia.

in "ojogo.pt"

Kléber admite que gostaria de jogar pelos dragões

Apontado como alvo do FC Porto desde a época passada, Kléber, que ontem partiu para o Brasil, confessou, em declarações à RTP Madeira, que jogar no Dragão era um cenário que lhe agradaria. "É um clube que foi campeão português e que conquistou a Liga Europa. Por isso, é óbvio que qualquer jogador gostaria de jogar no FC Porto", disse. A cerca de um mês de terminar o empréstimo ao Marítimo, o avançado deixa tudo nas mãos do Atlético Mineiro, clube com quem tem contrato e que, há cerca de um ano, chegou a alinhavar um acordo com o FC Porto para a transferência do jogador, entretanto bloqueada pelo Marítimo. "Se o FC Porto ainda estiver interessado, terá de contactar o Atlético de Mineiro após o dia 30 de Junho, altura em que termina o meu empréstimo", acrescentou, preferindo concentrar-se agora nas férias. Kléber, de 21 anos, foi uma das revelações da temporada passada e este ano, à conta da indefinição sobre o futuro, teve uma época mais irregular. Ainda assim, esteve em 18 jogos de campeonato (1337 minutos) e apontou sete golos, sendo o segundo melhor marcador dos madeirenses. Se for mesmo para o FC Porto, será o segundo reforço pescado no Marítimo, depois de Djalma.

in "ojogo.pt"

Dedicatória a Guardiola comentada em Barcelona

André Villas-Boas surpreendeu nos destinatários da dedicatória pelo triunfo na Taça UEFA, sobretudo num deles. Além de Bobby Robson e José Mourinho, dois treinadores entrelaçados na carreira de Villas-Boas, houve espaço para endereçar também uma dedicatória a Pep Guardiola, modelo que serve de "inspiração", segundo confidenciou. Os jornais de Barcelona, em particular o "Sport", não deixaram passar em claro o assunto, dedicando-lhe a devida atenção. "O novo Mourinho dedica a vitória do FC Porto a Guardiola", titula o periódico. Na caixa de comentários de leitores, os agradecimentos não se fizeram esperar, assim como um pedido. "Criaste um estilo magnífico. (...) Nunca treines o Real Madrid porque eles não gostam de futebol", lia-se num desses comentários. André Villas-Boas nunca escondeu que Guardiola é a sua principal referência, sempre lembrou o papel de Robson e, apesar das relações pessoais frias, não esqueceu Mourinho.

in "ojogo.pt"

Cardinal; "Tinha de ir e valeu a pena domingo lá estarei no Jamor"

Cardinal tinha sido notícia por ter faltado a um treino de futsal do Sporting para ver o FC Porto sagrar-se campeão na Luz. Desta vez, terá arrancado para Dublin sem autorização do clube e, ontem, um comunicado proveniente de Alvalade dava conta da "rescisão unilateral" do contrato. "Não foi bem assim; o acordo é amigável, mas não gostaria de dizer muito mais do que isso agora; terei oportunidade de explicar melhor", diz Cardinal a O JOGO. Mas, detalhes contratuais à parte, explica que não podia mesmo faltar a mais um momento histórico do clube que lhe enche o coração. "Dou sorte ao FC Porto". Assim mesmo, e até apresenta provas. "Não estive nas duas supertaças no Mónaco e perdemos". A urgência resume-a assim, de forma simples. "Eu tentei ir a bem. Na terça-feira, falei com o treinador e com o director Miguel Albuquerque. Disse-me que não era ele que podia autorizar, pedindo-me que falasse com outros directores. Tentei fazê-lo, mas não os encontrei disponíveis", acrescenta. Forçado a tomar uma decisão, nem hesitou."Desde a barriga da minha mãe que sou portista, nascido no Campo Alegre", conta, como que reforçando a justificação para não perder o regresso às finais europeias. "Estive em Sevilha e em Gelsenkirchen. Não fui Viena, mas esteve lá o meu pai. Tinha de ir a Dublin. Fui e valeu a pena; pelo FC Porto vale tudo a pena. Foi lindo e só quem esteve lá pode explicar".

Está visto que não há maneira de quebrar a ligação, e já se tinha percebido isso da primeira vez que Cardinal fora notícia. "Não podia perder aquele jogo na Luz", recorda. A emoção de ver o FC Porto festejar o título em casa do Benfica ficará "para sempre" na memória. E, em última instância, são essas memórias que ficam a quem vive o clube com paixão. "O meu sonho era jogar futsal pelo FC Porto, só não jogo porque não há equipa". Aliás, é por isso que terá de fazer as malas: deve seguir para o CSKA de Moscovo. Confirmando-se o interesse dos russos, não colocará nenhuma alínea que o liberte para ir ao Mónaco. "Mas posso tentar pedir para me deixarem ir", diz, bem disposto, a ver se quebra o enguiço com as supertaças.

Das finais, guarda a de Sevilha como a mais especial: "Gostei de todas, porque ganhámos, mas Sevilha foi a mais eufórica, pelo jogo e pelo resultado". A próxima tem data marcada. "É já domingo e lá estarei no Jamor", promete, ansioso por ver em campo os dois jogadores preferidos: João Moutinho e Falcao. "Nunca falei com o Moutinho no Sporting, mas adorava conhecê-lo. Temos a mesma idade. Admiro-o pela personalidade e pela visão de jogo. O Falcao, por motivos óbvios. Tem a mesma função que eu, que é marcar golos".


Para o Sporting, reincidência foi gota de água

Godinho Lopes, presidente do Sporting, deu voz à decisão de afastar Cardinal dos seus quadros. A medida foi explicada pelo presidente do emblema de Alvalade, que lembrou a reincidência de um pivô cujo talento desportivo não pode, frisou, estar acima da conduta: "Embora admire o excelente jogador que é, ele já tinha tido um comportamento anterior do qual não gostámos. O problema foi resolvido, ele pediu desculpa aos sócios e pensámos que estava sanado. Infelizmente, ontem [anteontem] foi reincidente, e essa foi a gota de água." O líder dos verdes e brancos considerou que a "fuga" de Cardinal para Dublin passou das marcas. "Há limites para as relações de responsabilidade que os jogadores devem ter para com os seus colegas e massa associativa, daí termos decidido terminar o contrato."

in "ojogo.pt"

Peñarol no Dragão em Julho

Diego Aguirre, treinador do Peñarol, confirmou o convite efectuado pelo FC Porto ao clube uruguaio para jogar no Dragão, em Julho. Em princípio, esse jogo deverá disputar-se no dia 24 desse mês, podendo servir de apresentação dos portistas aos associados. O convite ao Peñarol, tal como já aconteceu com outros convites noutras épocas, serve para recordar a primeira Taça Intercontinental conquistada pelos dragões, em 1987. Quem já brincou com o assunto foi Cristian Rodríguez, adepto ferrenho do Peñarol. "Se isso se confirmar, marco na própria baliza", disse Rodríguez, que até tem sido colocado na lista de transferíveis.

in "ojogo.pt"

Guarín: "O FC Porto é grande, isto é inesquecível"

Passe de Guarín e golpe de cabeça de Falcao. A Colômbia explodiu de alegria, tomando como seu o sucesso do FC Porto. Em Medellin, na casa de Boyaco, foi a loucura total. Pausa: em casa de quem? Guarín, que para o pai, Fredy Walter, é, e será sempre, Boyaco. A mãe, Silvia, roía as unhas até aos cotovelos; também lá estavam Andreína, a esposa; Dana, a filha, que festejava três meses de vida, Daniel Alejandro, o filho de seis anos que esqueceu a febre; e também os sogros, Juan e Margarida. Uma claque de dez pessoas, todas a torcer por Guarín. "Sei que foi uma festa, mandaram-me muitas fotos; é um orgulho para mim ter feito toda a minha família, e os meus avós em particular, felizes", desabafava o médio mais tarde, aos microfones da rádio Caracol. O orgulho estendeu-se ao país, que Guarín, Falcao e James carregaram às costas na hora de erguer a Taça. "Temos sempre bandeiras na mala, independentemente do resultado e do jogo. É um orgulho ter um título europeu". A festa foi completa.

Ou quase completa. Quando Guarín e os outros chegaram ao hotel, havia uma surpresa preparada. Acenderam-se as luzes e lá estavam os familiares, não os dele que tinham viajado para a Colômbia, claro. "Foi um momento inesquecível e inesperado; jantámos juntos, festejámos e depois eles voltaram ao hotel onde estavam e nós fomos descansar, porque temos outra final".

Durante horas, Guarín reviveu o momento especial que deu a vitória ao FC Porto. "Recuperei a bola, dei dois toques para a frente, mas vi que não havia ninguém na área e também não estava em posição favorável para rematar. Voltei para trás, com uma finta, a ganhar espaço, e vi o Falcao na área. Lancei-lhe a bola para a zona do penálti e ele, com uma 'cabeçazo' marcou". Depois, El Tigre chorou. "Vive tudo com muita emoção; foi um momento muito feliz", relata Guarín.

O relato corria-lhe assim, com emoção, quando o médio foi surpreendido com uma pergunta directa ao assunto: Quanto lhes rendeu a vitória? Qual é o prémio? Guarín tenta desconversar. O jornalista brinca, e insiste. Quanto? Quanto? "Não posso dizer; é normal numa equipa". Pode, isso sim, garantir que jogar e viver no Porto tem sido uma alegria. "O FC Porto é grande a nível europeu e mundial. Para o ano teremos a Champions. Estou muito feliz e a minha família também; as pessoas são amáveis, a comida é boa, muito parecida à colombiana, há praias e locais históricos para visitar". A selecção da Colômbia é que não atravessa grande momento. Nos jornais e nas rádios, multiplica-se a ideia: e por que não jogar à Porto? Guarín é diplomático na resposta, Francisco Maturana, ex-seleccionador, também foi confrontado com a sugestão. "Parece-me arriscado e vazio dizer isso; temos é de jogar como a Colômbia, adaptados aos jogadores". Se o actual seleccionador, Hernán Dario Gomez, quiser pensar no assunto, como Scolari pensou em 2004, usando a estrutura que José Mourinho montara no FC Porto, tem três peças que jogam de olhos quase fechados: Guarín, James e Falcao.


"Eu, Falcao, James e Hulk temos 'ganas' de continuar"

O sonho de lutar pela Champions é algo que passa pela cabeça de Guarín, que acredita no projecto. "Será difícil encontrar outro clube que nos proporcione estas oportunidades", diz, estendendo a raciocínio a outros. "Eu, Falcao, James e Hulk temos 'ganas' de continuar". O médio garante haver "motivação" para tal e admite que a Champions é um bom chamariz. "Continuar estes momentos lindos e fazer uma grande época", antecipa.

in "ojogo.pt"

Estes é que são os dragões de ouro

O FC Porto venceu o Barcelona por 4-3, com o triunfo a surgir no prolongamento e num golo de ouro em forma de livre directo a marcar a décima falta dos catalães. O gigante blaugrana, que procurava em Andorra o 20º título europeu, caiu aos pés de um dragão obstinado, que hoje defrontará o Liceo da Corunha nas meias-finais.

Ontem, com o apoio de muitos adeptos portistas emigrantes no principado e outros que viajaram de Portugal e até directamente de Dublin, o FC Porto defendeu bem, não evitando, ainda assim, os golos de Carlos López (22') e Marc Torra (26'). Começou, pois, por ceder uma vantagem de 2-0, mas sem nunca baixar os braços. Já a segunda parte ia longa quando as contrariedades se sucediam e a vitória do campeão europeu parecia mais do que provável, tudo por culpa de um livre directo falhado e depois de um penálti a favor do Barça que resultou num cartão azul a Edo Bosch, por se ter mexido antes do tempo. Nélson Filipe, no seguimento, ocupou o lugar na baliza dos azuis e brancos e negou a grande penalidade a Josep María Ordeig. Foi esse o momento revigorante que espicaçou a equipa. Quando Pedro Gil caiu na área do Barcelona (38'), os portistas tiveram hipótese de reduzir de bola parada; Reinaldo Ventura assim o fez. Cinco minutos depois, em contra-ataque, Emanuel Garcia, empatando a partida, provocou o delírio nas bancadas e um ataque de nervos no adversário, que entrou num jogo ainda mais musculado. Foi Reinaldo Mallea (ex-FC Porto) que recolocou o Barça na frente, aproveitando um livre directo por ocasião da décima falta azul e branca, mas a pouco mais de um minuto do fim, Pedro Gil, numa jogada de genialidade, como poucos são capazes, atirou de fora às redes de Aitor Egurrola e levou o encontro para prolongamento, onde fez depressa o resto, ao cair a décima falta catalã. Esta está a ser de facto uma época de ouro para o FC Porto, em todas as modalidades, e que no hóquei acaba de desgraçar o grande colosso mundial. Agora, venham as "meias" com duas equipas portuguesas num pavilhão repleto de emigrantes. Incrível!

Figura: Pedro Gil

Um golo de outro mundo!

Todos foram importantes, mas Pedro Gil teve nos ombros tanto o empate, num golo de outro mundo, como o peso do livre directo, já no prolongamento. Castigar a décima falta do Barcelona valia as meias-finais e o simbolismo de deixar o gigante catalão pelo caminho. E assim foi!

Franklim Pais 

"Acreditámos que era possível dar a volta"

O treinador do FC Porto, Franklim Pais, não perdeu o ar contido, mas percebia-se a emoção por detrás do olhar grave. Nos últimos nove anos, nos quais liderou o FC Porto a nove títulos nacionais consecutivos, o técnico, que apurou a equipa para sete fases finais da Liga Europeia e que muitas vezes chocou com o rival número um, o Barcelona, viu finalmente os seus jogadores dobrarem a melhor equipa do mundo. "Acreditámos sempre que era possível dar a volta. Já perdemos com o Barcelona no golo de ouro há três anos e, desta vez, dessa mesma forma, ganhámos. Já há alguns anos que perseguimos este objectivo; no ano passado, ao empatar, estivemos muito perto, e agora o grupo superou-se. Fizemos um jogo com um grande espírito de sacrifício." Não esquecendo a arbitragem italiana, Franklim Pais atirou: "Houve dualidade de critérios em algumas faltas. Algumas ficaram por marcar, mas nós procurámos a sorte e vencemos. Esperemos encontrar amanhã [hoje] uma boa arbitragem." Agora, a poucas horas de defrontar o Liceo da Corunha, o treinador tem uma certeza sobre o adversário: "Está a fazer uma grande época, tem uma boa equipa, com jogadores portugueses que nos conhecem bem, por isso o mais importante neste momento, e é nisso que nos vamos concentrar, é recuperar os jogadores."

in "ojogo.pt"

FC Porto em busca da época perfeita

vIMARANENSES PROCURAM FAZER HISTÓRIA


O FC Porto vai tentar completar domingo, no Jamor, na final da Taça de Portugal, uma época memorável, frente a um Vit. Guimarães que procura o maior feito da sua história.
Sob o comando do jovem técnico André Villas-Boas, uma aposta de risco de Jorge Nuno Pinto da Costa, os dragões estão a realizar uma época notável, precisando apenas de mais um triunfo para a tornar quase perfeita.
Depois da Supertaça, da Liga portuguesa e da Liga Europa, falta apenas a Taça de Portugal para o "miúdo" Villas-Boas somar mais troféus do que José Mourinho na sua primeira época completa nos azuis e brancos.
Os números globais do FC Porto 2010/2011 serão, sempre, melhores do que os de 2002/2003, mas, então, os dragões conseguiram o pleno nas provas em que participaram (vitórias na Liga portuguesa, Taça de Portugal e Taça UEFA).
Na presente temporada, os azuis e brancos já não podem ganhar tudo, mas, vencendo quatro de cinco competições (só falharam na Taça da Liga, ganha pelo Benfica), farão novamente história, igualando o feito único de 1987/88.
Nessa temporada, sob o comando do ex-jugoslavo Tomislav Ivic, o FC Porto conquistou quatro competições, o campeonato, a Taça de Portugal, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia.
Será apenas mais um recorde, mais um feito, a juntar aos muitos conseguidos na Liga Europa e no campeonato, que o FC Porto terminou como campeão invicto (27 vitórias e três empates), algo que só o Benfica de 1972/73 lograra, sob o comando de Jimmy Hagan (28 triunfos e dois empates).
Em grande forma, os dragões só parecem ter um problema, o pouco tempo de preparação para o jogo, sem bem que André Villas-Boas há muito tenha anunciado a intenção de conseguir o primeiro tri do FC Porto na prova.
Depois de tantas conquistas, esta poderá ser a motivação dos jogadores portistas, que, do outro lado, terão um adversário que há muito prepara o seu "jogo do ano", depois de um bom campeonato, concluído no quinto posto.
O Vit. Guimarães tem na Supertaça de 1987/88 (2-0 em casa e 0-0 fora, com o FC Porto) o único troféu da sua história, pelo que procura o maior feito de sempre, numa prova em que já perdeu quatro finais, a última em 87/88, precisamente face aos azuis e brancos (0-1).
À quinta tentativa, os minhotos, comandados por Manuel Machado, vão tentar aproveitar o clima de festa dos portistas, e talvez de menor concentração, para "enganar" a equipa de Villas-Boas.
Os vimaranenses foram, aliás, uma das três equipas, e a primeira, a pontuar face aos dragões no campeonato, ao empatarem 1-1 no D. Afonso Henriques, onde Faouzi, também o herói da Taça (marcou o único tento das "meias" com a Académica), "anulou" o tento inaugural de Hulk.
Do seu lado, o conjunto minhoto tem também uma inigualável massa associativa, que vai pintar, certamente, com as suas cores metade das bancadas do Estádio do Jamor, no habitual apoio incessantem, mas também exigente, aos seus jogadores.
O FC Porto é, naturalmente, favorito, mas Manuel Machado deverá estar a arquitetar uma estratégia para conseguir ganhar o primeiro troféu da carreira, depois de muitos feitos, também no Moreirense, Nacional ou Académica.
in "record.pt"

Empatia total

ANDRÉ VILLAS-BOAS NÃO SAI DA INVICTA



O poder de sedução de André Villas-Boas é tremendo no mercado internacional, mas o aviso está dado à navegação: o técnico está a meio de um ciclo e não vai sair do FC Porto antes de cumprir na totalidade a sua missão. A empatia é total entre o mais jovem treinador a conquistar uma competição europeia e o clube do seu coração no qual tem a felicidade de trabalhar e... vencer.
Por isso, a mira está já colocada, a médio/longo prazo, nos 6 títulos que os azuis e brancos têm para ganhar em 2011/12. É que para além de campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça, o sucesso em Dublin permite juntar a Supertaça Europeia (frente a Barça ou Manchester United) à Liga dos Campeões no leque de desafios para o balneário.
in "record.pt"

Moncho López: «Preparados para jogos equilibrados»

TÉCNICO PORTISTA ANTEVÊ EMBATES NA LUZ


Depois das "tareias" impostas ao Benfica nos dois primeiros jogos da final do playoff da Liga Portuguesa de Basquetebol (LPB), com triunfos por 26 e 33 pontos de diferença, Moncho López aguarda que o primeiro embate na Luz mostre uma águia mais aguerrida.
“Desde início que tenho encarado esta final com tranquilidade, acredito que a equipa chega a esta fase em boa forma. Nos primeiros jogos conseguimos uma grande diferença pontual, mas a equipa está igualmente preparada e mentalizada para jogos equilibrados", disse o técnico espanhol, acrescentando:
“Para quem observou os jogos de fora, talvez tenham parecido mais fáceis do que realmente foram. O Benfica tem um jogo mais físico e joga duro. O facto de jogarem em casa pode significar um aumento da intensidade."
Moncho elogiou ainda alguns dos jogadores nucleares da formação portista: "atletas como o [Carlos] Andrade, o Stempin, o João Santos ou o [Nuno] Marçal são quase como computadores que têm um software espetacular e que me permitem ir abrindo pastas durante o jogo e aceder ao arquivo de jogadas, funcionado muito bem com este sistema operativo."
in "record.pt"

Italianos colocam Guarín na rota da Lazio

MÉDIO COLOMBIANO EM DESTAQUE NO FC PORTO



O jornal italiano “Tuttosport” noticia esta quinta-feira que a Lazio está interessada na contratação de Freddy Guarín.
O médio colombiano do FC Porto tem sido um dos destaques dos pupilos de André Villas-Boas esta temporada, tendo já conquistado o campeonato e a Liga Europa.
Para além da Lazio também é avançado o interesse do Nápoles.
in "record.pt"

Real lidera vasta lista de pretendentes por Falcão

BAYERN, INTER, MILAN E ARSENAL SEGUEM EL TIGRE


Real Madrid, Bayern Munique, Arsenal, Inter, AC Milan e ainda o Tottenham são os principais interessados na contratação de Radamel Falcão, segundo avança esta quinta-feira o jornal britânico “The Mirror”.
O avançado do FC Porto tem uma cláusula de rescisão no valor de 30 milhões de euros mas a sua prestação na Liga Europa desta temporada – marcou 18 golos que ajudaram os dragões a vencer o troféu – pode fazer com que abandone o futebol português no final da temporada.

in "record.pt"

Alvaro Pereira: «Não me passa pela cabeça sair»

QUER A TAÇA E A COPA AMÉRICA ANTES DA NOVA ÉPOCA


Alvaro Pereira foi uma das contratações mais felizes do FC Porto nas últimas épocas e, por isso mesmo, é também um dos jogadores insistentemente apontados como estando na lista de grandes clubes. Apesar das notícias que têm saído por essa Europa fora, o Palito diz que nem tem tempo para pensar nessas coisas.
“Nem me passa pela cabeça. Primeiro deixem-me ganhar a final da Taça de Portugal. Depois tenho a Copa América e volto ao FC Porto para disputarmos outros grandes troféus, entre os quais a Supertaça Europeia”, vincou. Mais uma vez, o uruguaio vai estar a jogar futebol enquanto outros companheiros gozam férias. “É por isto que amo este desporto. O futebol é muito bonito. Quero é jogar e para mim um pequeno descanso chega perfeitamente”, insiste, ele que já no ano passado disputou uma grande competição, sendo 4.º classificado do Mundial.
in "record.pt"

Sapunaru: «É um momento único»

Romeno foi «apanhado» por um jornal do seu país a caminho dos Aliados.


A intenção do jornal romeno «Prosport» era falar com Sapunaru sobre a conquista da Liga Europa, mas a missão não se revelou nada fácil. Após várias tentativas falhadas, o jornalista lá conseguiu falar com a esposa do jogador, que contou que a comitiva estava a caminho dos Aliados. O barulho dificultava o diálogo, conta o repórter, mas ainda assim deu para arranjar um número alternativo, através do qual seria possível falar com o jogador, que seguia no outro autocarro. O contacto com Sapunaru foi então estabelecido, mas a festa só possibilitou uma «flash interview».

«Não posso falar. Isto aqui está uma loucura, para o conseguir ouvir. Depois falamos melhor», começou por dizer Sapunaru, antes da insistência. «É algo indescritível. Não acredito que isto me aconteceu. É um momento único», acrescentou.

O internacional romeno conseguiu ainda dizer que a conquista tinha três dedicatórias: o país, ao Rapid de Bucareste e ainda Mihai Nesu, compatriota do Utrecht que fracturou recentemente a vértebra cervical no treino. Durante as comemorações de Dublin, Sapunaru andou sempre acompanhado pela bandeira romena, por um cachecol do seu antigo clube e por um poster com a foto do colega de selecção.

in "maisfutebol.iol.pt"

Falcao: Novo contrato para acertar... já!

Acordo até 2013, 30 milhões de cláusula. Os dragões querem rever os números rapidamente... 

Por vontade do FC Porto, a renegociação do contrato com Radamel Falcao seria para avançar o mais depressa possível - já - mas a verdade é que o assunto requer alguma complexidade e tempo. 

Os dragões vão tentar fechar a renovação com o colombiano antes das férias e logo a seguir à final da Taça de Portugal, mas não é seguro que isso seja possível, apesar da presença do pai do jogador no Porto. 

Falcao tem contrato com o FC Porto até 2013 e este acordo contempla uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, que já será baixa face ao desempenho do avançado esta temporada. 

Com Falcao nas bocas do mundo e com diversos clubes de grande plano com tentação de bater os 30 milhões, o dragão quer elevar a cláusula para números muito superiores, nunca inferior a 50 milhões.


in "abola.pt"

E agora venha a Taça...

Os dragões começam esta manhã, no Olival, a contagem decrescente para a final da taça de Portugal, mas os preparativos direccionados objectivamente para o jogo com a Taça de Portugal vão resumir-se a um treino, amanhã, na véspera do desafio com os minhotos e no próprio dia da partida para Lisboa, que marca também o regresso às viagens de autocarro, após duas deslocações consecutivas de avião.

Não é que volvidos 57 encontros oficiais e tantos treinos cumpridos sejam precisos ensaios para fazer o trabalho de casa bem feito, adaptado a uma nova realidade e em condições naturalmente difíceis, nem por isso Villas Boas desdenharia dar mais um pouco tempo de descanso aos seus jogadores após a final da Liga Europa. 

Resta a consolação que a segunda mais importante competição doméstica em disputa só por si deverá ser suficiente para ligar novamente os jogadores portistas à terra, porque nova vitória permitirá, como já o disse Villas Boas, algo memorável esta época, que será conquistar quatro troféus, e os principais, em cinco possíveis.

Tem ainda o técnico dos azuis e brancos a seu favor o facto de todos os 19 efectivos, que a partir de hoje passam a 21 porque Pavel Kieszek e Mariano, afastados do jogo da final de Dublin por não terem sido inscritos na prova, integram o lote de disponíveis, estarem em condições para a partida o Jamor. No caso do avançado argentino, esta será a última oportunidade para se despedir em campo dos azuis e brancos, uma vez que termina o seu contrato com o FC Porto.


in "abola.pt"