sábado, 21 de maio de 2011

Theodoro Fonseca: «Hulk sonha jogar no AC Milan»

EMPRESÁRIO DO BRASILEIRO REVELA PREFERÊNCIA


Theodoro Fonseca, empresário de Hulk revelou este sábado à "Sky Sports Itália" que o avançado brasileiro do FC Porto quer jogar no AC Milan, embora não existam contactos para uma eventual transferência.
“Hulk sonha em jogar no AC Milan. Não existe ainda contactos mas na época passada houve interesse”, confidenciou Fonseca.
Hulk tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, tendo renovado recentemente o contrato que o liga aos dragões até 2016.
in "record.pt"

Villas-Boas: «Falcao? Vamos com a mesma confiança»

Técnico do F.C. Porto desvaloriza ausência do avançado no Jamor e lembra que a equipa já sobreviveu sem ele. Elogios para o V. Guimarães e a recusa, de novo, do favoritismo para o encontro.


O treinador do F.C. Porto desvalorizou a ausência de Radamel Falcao do encontro da final da Taça de Portugal, frente ao V. Guimarães, que será jogado no domingo. André Villas-Boas recordou que os dragões já estiveram «um mês e meio» sem o goleador e os objectivos foram sendo atingidos.


«Vamos com a mesma confiança. Não é nada que já não nos tenha acontecido. O Falcao sofreu uma grande pancada no joelho e decidimos não arriscar. Já com o Otamendi, foi uma pancada nas costas, que o deixou totalmente indisponível. Temos talento suficiente para ir com grandes aspirações», assegurou o técnico portista, em conferência de imprensa.


Villas-Boas espera um V. Guimarães muito motivado para dar uma alegria «ao clube e à cidade» e lembra que a equipa de Manuel Machado preparou o jogo ao pormenor. 


«A motivação do V. Guimarães é extrema e esta semana pôde ajudá-los a focar mais o objectivo. Tiveram a possibilidade de abordar desta forma a final da Taça e centraram-se nisso. Nós não pudemos porque jogámos, felizmente, um jogo muito importante na quarta-feira. Depois dos festejos e do impacto emocional da conquista, achámos conveniente dar dois dias de folga e reunimo-nos hoje para preparar o jogo», afirmou.


Em relação ao favoritismo do encontro, Villas-Boas alinhou pelo mesmo discurso da final da Liga Europa, não atribuindo «grande importância» ao tema, apoiando-se no jogo «complicado» que o F.C. Porto teve em Dublin.«Dividimos sempre o favoritismo e sabemos as dificuldades que vamos encontrar», frisou.


«O V. Guimarães já nos criou dificuldades esta época. E não podemos focar apenas no jogo do D. Afonso Henriques, porque no Dragão também nos criaram imensas dificuldades. Tiveram muita iniciativa de jogo e nós só marcámos ao minuto 67. Recuperaram alguns jogadores para esta fase da época, como o Jorge Ribeiro, que é um jogador motivado e o Ndiaye que apareceu fortíssimo como central nesta fase final», lembrou.


Villas-Boas : «Neste grupo sente-se o ânimo com um olhar»

Palavras do treinador podem nem ser precisas para perceber o estado do plantel, considera Villas-Boas. Os elogios à festa nos Aliados, à qual só faltou a visita à Câmara Municipal.


Não são necessários grandes discursos para puxar pela motivação dos atletas. Foi essa a mensagem que André Villas-Boas quis passar na conferência de imprensa de antevisão da final da Taça de Portugal, com o V. Guimarães. O técnico desvalorizou eventuais discursos para motivar o grupo e lembrou que o conhecimento vai muito além disso.


«Neste grupo, e em qualquer grupo unido e forte, as pessoas sentem o estado de ânimo e euforia e elevação uns pelos outros apenas com trocas de olhares. A empatia sente-se de várias formas. Não é preciso dizer palavras para se perceber o que se sente», frisou o técnico portista.


Naquela que foi a última conferência de antevisão da temporada, Villas-Boas aproveitou para fazer um pequeno balanço do que foi este ano dourado do clube, lembrando que «o grande mérito do grupo foi ser capaz de traçar objectivos curtos e atingi-los.»


«Foi isso que nos levou a chegar aos grandes objectivos. Ter outro ano igual? É muito complicado. Impossível não é, mas é algo que pode não voltar a acontecer e é importante que se tenha a noção do que foi atingido. Tivemos um campeonato sem derrotas, conquistamos a Liga Europa, chegámos à final da Taça quando poucos esperavam, vencemos a Supertaça e vamos estar na Supertaça Europeia. Temos de nos reinventar nas nossas ambições constantemente», afirmou.


A festa dos Aliados, na quinta-feira, atrasou o regresso ao trabalho da equipa, mas André Villas-Boas considera que valeu a pena.


«Estes jogadores, principalmente os novos, precisavam de ter a noção do que é representar este clube e da envolvência da cidade com o clube. A expressão máxima do adepto portista quando ganha, é mostrada em público. Os Aliados sempre foi o destino favorito da equipa. Na era actual é impossível visitar a Câmara, o que é uma tristeza, porque acontece em todos os lados do mundo menos aqui», criticou.

Villas-Boas: «Supertaça? Não escondo admiração pelo Barça»

Apesar do elogio ao Barcelona, treinador garante não ter preferências para a Supertaça Europeia. Caso Cardinal também motivou um comentário do técnico portista.


Com a conquista da Liga Europa, o F.C. Porto ganhou o direito de disputar mais um troféu na próxima temporada: a Supertaça Europeia. Os dragões vão enfrentar o vencedor da final da Liga dos Campeões, entre Barcelona e Manchester United. André Villas-Boas não quis escolher um «adversário preferido», mas lá deixou escapar de novo o que já era conhecido: o encanto pela «máquina» de Guardiola.


«Não escondo a admiração que tenho pelo Barça. Mas julgo que, para além da sua competência, o Manchester United será alimentado pelo que aconteceu em Roma, em 2009, [ndr. derrota na final frente aos catalães] e quererá ganhar o troféu», frisou.


Sobre o jogo em si, Villas-Boas lembrou que, no próximo ano, o campeonato continuará a ser «o principal objectivo», mas destaca o desafio que será enfrentar uma equipa de topo por um troféu tão prestigiante. 


«Vamos encontrar uma das melhores equipas do mundo. Felizmente a Champions vai para uma equipa que joga um futebol maravilhoso e que foi campeão no seu país. Não pode haver, para o ano, ambições desmedidas. Repetir 2003 e 2004 é muito difícil. Não é impossível, mas é algo que não está na nossa perspectiva», frisou.


«Cardinal? Se foi uma decisão tomada em consciência...»


O jogo de Dublin teve muitos adeptos portistas nas bancadas, como seria de esperar. Entre eles estava um especial. Cardinal, agora ex-jogador de futsal do Sporting, acabou por ver o seu contrato rescindido por ter faltado a um treino para ver o jogo. Villas-Boas, que partilha o «portismo» confesso com o jogador, foi confrontado com o tema, mas não entrou em grandes considerações.


«Se foi uma decisão tomada em consciência... Eu não tenho nada a ver com a decisão dele. Se fosse eu? Não posso comparar comigo. Foi a decisão dele», explicou.

Villas-Boas: «Não podemos pensar que a época já foi grandiosa»

Máximo empenho para conquistar o quarto troféu da época é o que pede o técnico portista. Beto joga de início num estádio que não dá «segurança» aos adeptos.


André Villas-Boas quer uma equipa compenetrada no objectivo de, pela primeira vez na história do clube, conquistar três Taças de Portugal de seguida. Apesar de todos os êxitos somados em 2001/12, o líder portista alerta o grupo para oportunidade histórica que se lhes atravessa no caminho.


«Não podemos pensar que a época já foi grandiosa e, aconteça o que acontecer, damo-nos por satisfeitos. É mais uma oportunidade histórica de juntar três Taças em três épocas. Queremos inspirar-nos no que fizemos na segunda mão da semifinal. Conseguimos o acesso contra todas as expectativas, com uma reviravolta estrondosa na Luz que nos permite estar na final», recordou Villas-Boas.


Igualar o feito de Tomislav Ivic que, em 1987/88 conseguiu conquistar quatro troféus (campeonato, Taça de Portugal, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental), é um objectivo colectivo e não de André Villas-Boas. «Não queremos igualar Ivic, mas igualar uma época especial», frisou o treinador.


«Era uma maneira óptima de terminar esta época. Seria muito errado pensar que, se não conseguirmos, não faz mal. Se não conseguirmos, falhamos!», resumiu.


Beto titular no Jamor


É tradição que os jogos das Taças sirvam para rodar os guarda-redes, mas, muitas vezes, quando o troféu está em disputa, os técnicos voltam a apostar no guardião mais rodado. Ora, André Villas-Boas não alinha nesse paradigma e confirmou na conferência de imprensa que Beto será o titular.


«Temos máxima confiança nos três guarda-redes. O Helton esteve absolutamente fantástico e fez uma época estrondosa. O Beto esteve lesionado, regressou e é um dos grandes guarda-redes portugueses. O Pavel [Kieszek] passou por um momento difícil depois do jogo da Taça da Liga, mas é um guarda-redes em quem confiamos. Optámos por levar o Beto e o Helton, sendo que o Beto deve jogar início», confirmou. 


O técnico abordou, ainda, o palco da final. O Estádio do Jamor continua a levantar opiniões dúbias quanto à segurança e conforto dos espectadores.


«O Jamor tem este sentimento especial por ter todas estas finais acumuladas naquele local. Não tem as máximas condições, tem algum nível de insegurança, não permite ao adepto ter conforto e estar seguro. As alterações que necessita são conhecidas e tardam em acontecer. O Wembley também era emblemático e transformou-se num dos melhores estádios do mundo, que vai receber agora a final da Champions», exemplificou.

Lista de convocados 

Guarda-redes: Helton e Beto
Defesas: Alvaro Pereira, Maicon, Rolando, Sereno e Sapunaru
Médios: Guarín, Souza, Belluschi, Ruben Micael, João Moutinho, Fernando
Avançados: Hulk, Walter, Mariano, Varela e James

in "maisfutebol.iol.pt"

Quanto vale o F.C. Porto sem Falcao?

Dragões têm média de golos superior a dois por jogo quando o colombiano não jogam. Venceram 12 dos 15 jogos sem Falcao, mas também somaram metade das derrotas da temporada.


Mais de dois golos por jogo. Doze vitórias em 15 jogos. Metade das derrotas da temporada. Dizer quanto vale esta equipa do F.C. Porto sem Falcao é um exercício que pode ser respondido de várias formas, consoante a perspectiva que se preferir.

Por exemplo, se de Falcao todos esperam golos, é justo que se comece por analisar o pecúlio ofensivo azul e branco nos jogos onde o colombiano não foi utilizado, seja por lesão ou opção técnica. Ao todo, foram 15, em todas as competições. A máquina portista pode ter emperrado nalguns aspectos, mas o gosto pelo golo continuou apurado.

Os dragões fizeram 33 golos nessas 15 partidas, o que dá uma média superior a dois por jogo (2,2). Hulk foi o jogador que mais contribuiu para esse registo, com oito golos, mas não deixa de ser interessante o pecúlio de Walter. O avançado recrutado no Internacional de Porto Alegre marcou dez golos ao longo da temporada. Sete surgiram quando Falcao não estava por perto. Ele que luta para ser uma alternativa ao colombiano tem, pelo menos, esse dado do seu lado: marca mais quando o companheiro não joga.

Mas olhar para o que pode valer a equipa de André Villas-Boas sem um dos seus principais goleadores é, também, analisar, verdadeiramente, o aspecto mais importante do futebol: as vitórias. Continua a ganhar? Os números dizem que...quase sempre.

O F.C. Porto ganhou 13 dos 15 jogos referidos e, em nove deles, até venceu por uma diferença de, pelo menos, dois golos. Durante esse período, os dragões só empataram por uma vez. Foi no jogo de Barcelos, para a Taça da Liga, frente ao Gil Vicente(2-2).

No entanto, numa equipa que apenas somou quatro desaires em 57 jogos, também se deve assinalar que metade, ou seja, duas, surgiram quando os dragões não puderam contar com o internacional colombiano. Benfica, para a Taça de Portugal, e Nacional, para a Taça da Liga, foram os carrascos. As outras derrotas da temporada portista foram com Sevilha e Villarreal, para a Liga Europa, mas nessas Falcao esteve em campo.

Jogos do F.C. Porto sem Falcao:

Campeonato:

F.C. Porto-Portimonense, 2-0 (Walter e Hulk)

F.C. Porto-Marítimo, 4-1 (Guarín (2), Hulk e James)

Beira-Mar-F.C. Porto, 0-1 (Hulk)

F.C. Porto-Nacional, 3-0 (Hulk (2) e James)

F.C. Porto-Rio Ave, 1-0 (Varela)

Sp. Braga-F.C. Porto, 0-2 (Otamendi (2))

V. Setúbal-F.C. Porto, 0-4 (Valdomiro, pb; Otamendi, Walter e Varela)

Marítimo-F.C. Porto, 0-2 (Walter e Varela)

Taça de Portugal

F.C. Porto-Limianos, 4-1 (Walter (3) e Varela)

F.C. Porto-Pinhalnovense, 2-0 (Hulk (2))

F.C. Porto-Benfica, 0-2

Taça da Liga

F.C. Porto-Nacional, 1-2 (Hulk)

F.C . Porto-Beira-Mar, 3-0 (Walter, Rafa e Fernando)

Gil Vicente-F.C. Porto, 2-2 (Ruben Micael e Rafa)

Liga Europa

Sevilha-F.C. Porto, 1-2 (Rolando e Guarín)

Os goleadores do F.C. Porto quando não há Falcao:

Hulk- 8 golos
Walter- 7 golos
Varela- 4 golos
Guarín e Otamendi- 3 golos
James e Rafa- 2 golos
Fernando, Ruben Micael e Rolando- 1 golos

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto e V. Guimarães repetem final 23 anos depois

Domingo, na final da Taça de Portugal, portistas buscam quarto troféu da época e vimaranenses tentam a glória na quinta presença no Jamor.

O FC Porto vai tentar completar domingo, no Jamor, na final da Taça de Portugal em futebol, uma época memorável, frente a um Vitória de Guimarães que procura o maior feito da sua história. 
Sob o comando do jovem técnico André Villas-Boas, uma aposta de risco de Jorge Nuno Pinto da Costa, os "dragões" estão a realizar uma época notável, precisando apenas de mais um triunfo para a tornar quase perfeita. Depois da conquista da Supertaça, da Liga portuguesa e da Liga Europa, falta apenas a Taça de Portugal para o "miúdo" Villas-Boas somar mais troféus do que José Mourinho na sua primeira época completa nos "azuis e brancos". 
Os números globais do FC Porto 2010/2011 serão, sempre, melhores do que os de 2002/2003, mas, então, os "dragões" conseguiram o pleno nas provas em que participaram (vitórias na Liga portuguesa, Taça de Portugal e Taça UEFA). 

Quatro triunfos em cinco possíveis


Na presente temporada os "azuis e brancos" já não podem ganhar tudo, mas vencendo quatro de cinco competições (só falharam na Taça da Liga, ganha pelo Benfica) farão novamente história, igualando o feito único de 1987/88. Nessa época, sob o comando do ex-jugoslavo Tomislav Ivic, o FC Porto conquistou quatro competições: campeonato, Taça de Portugal, Taça Intercontinental e Supertaça Europeia. 
Será apenas mais um recorde, mais um feito, a juntar aos muitos conseguidos na Liga Europa e no campeonato, que o FC Porto terminou como campeão invicto (27 vitórias e três empates), algo que só o Benfica de 1972/73 lograra, sob o comando de Jimmy Hagan (28 triunfos e dois empates). 
Em grande forma, os "dragões" só parecem ter um problema: o pouco tempo de preparação para o jogo depois da vitória na Liga Europa e dos festejos que se sucederam, sem bem que André Villas-Boas há muito tenha anunciado a intenção de conseguir o primeiro "tri" do FC Porto na prova.

Jogo do ano para o Vitória de Guimarães


Depois de tantas conquistas, esta poderá ser a motivação dos jogadores portistas, que, do outro lado, terão um adversário que há muito prepara o seu jogo do ano, depois de um bom campeonato, concluído no 5.º posto.
O Vitória de Guimarães tem na Supertaça de 1987/88 (2-0 em casa e 0-0 fora, com o FC Porto) o único troféu da sua história, pelo que procura o maior feito de sempre, numa prova em que já perdeu quatro finais, a última em 1987/88, precisamente face aos "azuis e brancos" (0-1). 
À quinta tentativa, os minhotos, comandados por Manuel Machado, vão tentar aproveitar o clima de festa dos portistas, e talvez de menor concentração, para "enganar" a equipa de Villas-Boas. 
Os vimaranenses foram, aliás, uma das três equipas, e a primeira, a pontuar face aos "dragões" no último campeonato, ao empatarem 1-1 no D. Afonso Henriques, onde Faouzi, também o "herói" da Taça (marcou o único tento das "meias" com a Académica), "anulou" o tento inaugural de Hulk. 
Do seu lado, o conjunto minhoto tem também uma inigualável massa associativa, que vai pintar, certamente, com as suas cores metade das bancadas do Estádio do Jamor, no habitual apoio incessante, mas também exigente, aos seus jogadores.
O FC Porto é, naturalmente, favorito, mas Manuel Machado deverá estar a arquitetar uma estratégia para conseguir ganhar o primeiro troféu da carreira, depois de muitos feitos também no Moreirense, Nacional ou Académica.

in "expresso.pt"

FC Porto está a tentar roubar Salvio ao Benfica

Dragões já contactaram o Atlético de Madrid e também perseguem o médio belga Witsel.

Salvio, Witsel e Danilo são três jogadores que o Benfica pretende garantir para a próxima época, mas que estão também a ser cobiçados pelo FC Porto. Salvio é o caso que, sabe o DN, mais preocupa a SAD encarnada.
Os contactos com o Atlético de Madrid já se iniciaram e o Benfica já fez saber que pretende baixar o valor fixado pelos colchoneros: 15 milhões de euros. Mas o FC Porto, sabe o DN, já fez saber aos dirigentes do At. Madrid que também está interessado no jogador - o que, necessariamente, dificultará a acção dos encarnados em baixar o valor pretendido pelos dirigentes espanhóis.

in "dn.pt"

“QUEREMOS TERMINAR O CAMPEONATO EM BELEZA”

Há um duplo objectivo a cumprir na deslocação ao Funchal, segundo Pedro Spínola: terminar em grande o campeonato já ganho e manter o ritmo elevado, preparando a “Final Four” da Taça de Portugal. Na última jornada, que consagra o tricampeão, os Dragões deslocam-se ao terreno do Madeira SAD, em partida agendada para as 17h00 de domingo.

Ritmo alto
“Queremos terminar o campeonato em beleza e, por isso, vamos encarar esta partida como todas as outras: para vencer. No último jogo já estava tudo igualmente decidido e mantivemos o nosso ritmo alto. Ou seja, contra o Madeira SAD não será diferente.”

Sem abrandar
“Temos de manter a nossa intensidade de jogo, até porque, além da última jornada do campeonato, ainda temos uma Final Four da Taça de Portugal para disputar. Não podemos abrandar.”

Preparados
“Esperamos um Madeira SAD fiel aos seus princípios de jogo, ou seja, com um contra-ataque rápido e uma defesa profunda. É uma equipa que já conhecemos bem. Estamos preparados e confiantes para alcançarmos mais uma vitória.”

Com forças
“É sempre difícil jogar na Madeira, mas já provámos que temos equipa para vencer em qualquer pavilhão. Até irmos de férias sentimo-nos sempre com forças para defrontar qualquer equipa.”

Trabalhar para a “dobradinha”
“Tem sido uma boa época, em que fomos campeões nacionais a praticar um bom andebol. Só queremos terminar o campeonato com mais uma vitória e trabalhar para arrecadar a dobradinha, se assim for, podemos classificar esta época como muito positiva. A nível pessoal sinto-me bem e mais confiante.”


in "fcp.pt"

Muito melhor que um sonho

Rolando quase não pregou o olho, Guarín teve que se beliscar para perceber que todas as emoções não eram apenas um sonho bom, Belluschi pensava que ia acordar com dores de garganta de tanto gritar e Fernando diz que nunca se cansará de ganhar troféus. Quatro jogadores, quatro dragões que ajudaram à conquista da Liga Europa, quatro versões da festa que se seguiu ao apito final de Carlos Carballo e que só terminou 24 horas depois, com a entrada do autocarro no estacionamento do Dragão. "Felizmente ainda tenho voz. Foi uma festa muito linda, inesquecível, e gritámos muito", contou Belluschi, enquanto piscava o olho ao troféu exibido ali ao lado, seguramente também a precisar de descanso depois da alucinante festa entre Dublin e a Invicta. "Pelo fanatismo dos adeptos, ficámos felizes por lhes termos dado mais essa alegria, mas quero dar mais ainda. Tomara que nunca nos cansemos, mas para festa há sempre vontade. Não temos é forças para as derrotas", atirou Fernando.

O golo foi assinado em colombiano, com cruzamento de Guarín e finalização do inevitável Falcao. O médio ainda hoje tem dificuldades em acreditar que conquistou uma prova europeia. "Até pensei que era mentira, mas acordei e vi que era realidade. Até liguei ao Falcao para confirmar que era mesmo verdade. Foi uma emoção única", explicou. Rolando viveu as mesmas emoções e a adrenalina foi tanta que custou a fechar os olhos. "Quase não dormi e nem sei como estou aqui.. Mas estou muito feliz. Posso dizer que sou um homem quase realizado, e acrescento o quase porque ainda nos falta ganhar a Taça de Portugal para ser uma época em cheio", frisou, resumindo o espírito deste dragão 2010/11: ainda as canas não foram apanhadas da última festa e já pensa na próxima conquista. Melhor do que um sonho, pois claro.

Fernando: "Depois da defesa do Helton não tinham como nos tirarem a Taça"

Fernando ainda mal recuperou das festas que se seguiram à conquista da Liga Europa e as mensagens de parabéns no telemóvel só agora deixaram de chegar com uma frequência alucinante. Chega, portanto, a hora de fazer o rescaldo. Não ao jogo, mas do lance que, na sua opinião, o decidiu em que errou e permitiu que Mossoró se isolasse. "Foi um lance muito rápido e na hora em que o Mossoró se isolou em pedi a Deus para ele falhar, mas o Helton salvou. Foi um momento complicado que não desejo a ninguém. Não vi o Mossoró, ele foi muito rápido e isolou-se, mas o Helton ajudou. Até lhe dei um beijo no fim a agradecer porque depois daquele lance não tinha mais como nos tirarem a Taça", admitiu.
Feita a festa, Fernando conta que os músculos estejam em condições para a partida com o Guimarães. "Espero que dê para entrar sem estar cansado, mas vai ser complicado porque foi muito tempo de festa, com uma viagem longa. Estamos todos cansados, mas contamos recuperar bem e entrar concentrados para ganhar mais um título", referiu, sublinhando a importância da concentração. "Vamos ter de nos desligar de tudo o que se passou porque o jogos será difícil, até pelo percurso que fizemos na Taça de Portugal. O Guimarães tem uma grande equipa e sabemos da importância da Taça para eles, pelo que temos de entrar concentrados e temos de eliminar todos os pontos fortes deles para depois fazer o nosso futebol", insistiu.
Quanto ao seu futuro, Fernando deixou no ar a hipótese de sair. "Está tudo em aberto. Primeiro a Taça e depois vou ver com o meu agente como se vão passar as coisas. Todos jogadores pensam noutros campeonato e sei que há alguns interessados, mas repito, há uma Taça para ganhar e tenho é que estar concentrado nisso", terminou.

Belluschi

"Já fazemos parte da história"

Depois dos heróis de 1987 e de 2003/04, o FC Porto tem agora os heróis de 2011. Belluschi tem consciência de que acabou de entrar para a história do clube, apesar de reconhecer que ainda não tem a noção da real importância do momento que está a viver. "Os adeptos cantaram que queriam voltar a ganhar a Liga Europa como em 2003. Se calhar, a próxima canção vai ser a dizer que querem ser campeões como em 2011... Fazemos parte da história, mas acho que só com o passar dos anos é que teremos a verdadeira noção do que estamos a conquistar". Apesar da festa da noite anterior e das muitas cantorias pela cidade, Belluschi acordou com a voz intacta e com os braços... doridos. "A taça é muito pesada... Aliás, quando a tínhamos na mão e o autocarro travava, precisávamos de fazer muita força para ela não cair. Não a podíamos deixar cair, tal como tinha acontecido com o Sergio Ramos, do Real Madrid, e com o guarda-redes do Borússia de Dortmund. Tínhamos de a segurar bem, porque esta não é para estragar", explicou, divertido. Belluschi não tem dúvidas de que a conquista da Liga Europa foi o "melhor momento da carreira" e assegura que vai "guardar para sempre na memória" estes últimos dias, embora ainda falte disputar a final da Taça de Portugal. "A partir de agora, temos de esquecer o campeonato e a Liga Europa, até porque queremos ganhar a quarta competição esta época. Isso seria incrível". O argentino garante que, para a próxima época, mais importante do que manter este grupo de jogadores para prosseguir na senda de vitórias, será a obrigação de continuar com o mesmo estilo de jogo. Quanto ao seu futuro, não sobraram dúvidas: "Vou continuar, claro!".

Guarín

"Mudar o chip para o Jamor"

Guarín ainda não tem bem a noção do impacto da conquista da Liga Europa. "No futuro é que vou entender o que fizemos em Dublin, quando vir os vídeos e ler as notícias", atirou. Do que o médio colombiano tem a perfeita noção é que a época que está a terminar, além dos títulos para o currículo, fez mudar a opinião da plateia do Dragão em relação a si. "Também fui adepto, antes de ser profissional, e assobiava os jogadores. Por isso, compreendo os adeptos e até fiz um repto no início da época: não podia sair sempre dos jogos assobiado. Sentia que um passe tinha de ser certo e que os remates não podiam sair tortos, mas sim para a baliza. A exigência dos adeptos deu-me ainda mais força", admitiu. A mudança em campo, diz, deve-se à confiança. "Este seria um ano muito importante para a minha afirmação, queria marcar o meu nome no clube. Sentia que isso era possível porque confio no meu trabalho e faço-o da mesma forma quer esteja a jogar ou não. Sabia que o meu momento chegaria e tinha de estar preparado e a um nível alto. Tive oportunidade de jogar a titular e isso vale muito para melhorar, pois é mais rápido e mais fácil consegui-lo no campo", sublinhou. Conquistada a Liga Europa, Guarín, assegura a mesma atitude para atacar a Liga dos Campeões na próxima época. "O desejo é o mesmo do início deste ano. Ir passo a passo, porque é uma prova muito difícil". Antes, há o Jamor. "A Liga Europa foi algo muito bonito, mas temos de cambiar o chip. Este jogo é importante como todos os outros. A forma como ganhámos o acesso a esta final foi notável e vai-nos motivar ainda mais. Dá-nos força para levantar esta taça também", concluiu.

Rolando

"Quanto mais ganhamos mais queremos ganhar"

Depois de dois dias vividos no limite das emoções, Rolando guardou com grande intensidade na memória um momento especial: "Agora, quando olho para trás, recordo-me sobretudo quando levantamos a Taça. Foi lindo e especial". O defesa admite que sempre sonhou "com grandes conquistas", mas admitiu também que esta época está "muito para além do melhor sonho" que pudesse ter. "Vencemos a Supertaça, o campeonato sem derrotas e ainda uma competição europeia... É fantástico. E agora ainda temos a oportunidade de conquistar a Taça de Portugal". Os elogios estendem-se também ao treinador, que se tornou no mais novo de sempre a conquistar uma competição europeia. "É um enorme orgulho para ele, mas também para nós, que o ajudamos muito durante esta temporada fantástica. Ele é novo, mas o nosso plantel também é muito jovem. Ficou confirmado que no futebol não é a idade que conta, mas sim a qualidade". E agora, o que se segue na próxima época, depois de uma época de grandes vitórias? "Ainda falta ganhar tanta coisa... Para já, temos uma Taça de Portugal para conquistar e logo a seguir entramos de férias; veremos o que acontece a seguir. No entanto, a nossa motivação é ganhar e, neste clube, quanto mais ganhamos, mais queremos ganhar. Temos uma enorme sede de vitórias". Sobre a possível saída para o estrangeiro, o defesa assumiu apenas que o jogo com o Guimarães vai ser o seu último... "esta temporada", embora reconheça que os dirigentes não vão ter uma tarefa fácil para manter este grupo na próxima temporada, tendo em conta o constante assédio de outros clubes.

in "ojogo.pt"

Chedjou não interessa

A imprensa internacional avançou ontem a possibilidade do FC Porto estar perto de contratar o central camaronês Aurelien Chedjou e a notícia teve eco em Portugal. O central de 26 anos joga no Lille e até terá afirmado que "o FC Porto é uma das melhores equipas da Europa" acrescentando que o campeonato português lhe agrada". O JOGO sabe que o FC Porto não estará interessado na contratação do defesa.


in "ojogo.pt"

Medalha de mérito distrital atribuída ao FC Porto

O Governo Civil do Porto vai atribuir ao FC Porto a Medalha de Mérito Distrital, em cerimónia que terá lugar na terça-feira. Os resultados e os títulos conquistados, em diferentes modalidades, ao longo dos últimos anos "contribuíram decisivamente para a afirmação e o prestígio nacional e internacional da cidade e do distrito do Porto" e estão na base da decisão de Fernando Moreira. A conquista do 25º título nacional de futebol vai ser enaltecida a partir das 12h00, numa cerimónia que poderá ser vista em directo através de um ecrã gigante em frente ao edifício. O evento contará com a projecção de um vídeo alusivo à história do clube e às vitórias da equipa de futebol.

in "ojogo.pt"

Kleber: "Também me imaginei a jogar aquela final"

A frustração de Kléber é indisfarçável por ter sido obrigado a manter-se no Marítimo, quando tudo apontava para que reforçasse o FC Porto e tivesse feito parte da campanha histórica dos azuis e brancos. Em entrevista ao Diário de Notícias da Madeira, o brasileiro não esconde que foi uma situação difícil de gerir e que até teve reflexos no seu rendimento inicial. As notícias indiciavam o acordo entre o FC Porto e o Atlético Mineiro e Kléber viu-se apanhado no meio de uma guerra entre clubes. "Nunca falei com ninguém do Porto. O Porto falou, sim, com o Atlético Mineiro, com quem teria de conversar, e foi o Atlético que me informou do interesse deles em mim", explica o jogador. Ficar no Marítimo contrariado foi o remédio, mas ter passado ao lado da campanha dos azuis e brancos foi ainda pior: "Há momentos em que nos lembramos que podíamos estar em lugares maiores, começamos até a pensar na parte financeira. Também me imaginei a jogar aquela final...".

Chegado ao fim do contrato com o Marítimo, Kléber regressa ao Atlético Mineiro, mas faz questão de garantir que a prioridade é o futebol português. "Adaptei-me bem a Portugal e gostaria de regressar e continuar a demonstrar um bom futebol", confessou. Um até já?

"Parabéns ao FC Porto"

Gorada a transferência para o Dragão, Kléber acabou por seguir a carreira do FC Porto à distância e tem poucas dúvidas quanto ao mérito da equipa de Villas-Boas ao longo de uma temporada a todos os níveis histórica: "Formou uma equipa muito forte para esta época, não deram hipóteses a ninguém e conseguiram um feito difícil, como o de ser campeão sem derrotas. Além disso, mostraram ser grandes também fora de Portugal, conquistando a Liga Europa. Há que dar os parabéns", concluiu o avançado barsileiro.

in "ojogo.pt"

Moncho López: «Somos superiores»

TREINADOR PORTISTA DESVALORIZA DERROTA NA LUZ


Moncho López, treinador do FC Porto, referiu que a derrota na Luz (79-86), no terceiro jogo da final da Liga, serve de "aprendizagem" para o que ainda falta jogar neste "playoff".
"O FC Porto devia ter feito um jogo melhor, mas ficámos com a ideia de que somos superiores ao Benfica. Sabemos o que temos de fazer para lhes ganhar, mas desta vez não o fizemos tão bem. Faltou-nos a concentração necessária para vencer o encontro", disse o espanhol.
Moncho aproveitou ainda para visar o trabalho da equipa de arbitragem: "Este jogo foi uma aprendizagem. Mantivemos os parâmetros legais, enquanto eles (Benfica) aproveitaram bem a linha de ação da equipa de arbitragem. Houve duas faltas antidesportivas que não foram assinaladas. Os árbitros não mantiveram o critério que tiveram durante a temporada e isso não pode acontecer".
in "record.pt"

FC Porto pode fugir ao leão

DRAGÕES LUTAM PELA 16.ª VITÓRIA NA FESTA DO FUTEBOL


Se der continuidade à dinâmica vencedora da época e ganhar a Taça de Portugal ao V. Guimarães, o FC Porto deixará o Sporting para trás na lista dos clubes que mais vezes conquistaram o segundo troféu do calendário nacional. Para a grande potência do futebol português das últimas três décadas, o jogo de amanhã poderá selar a ultrapassagem portista ao rival Sporting. É a primeira vez na história que os azuis e brancos estão perante uma oportunidade de ultrapassagem aos leões, sendo curioso verificar que, há vinte anos, a vantagem verde e branca era de cinco vitórias – e não é de desprezar o facto de, nesse período, os sportinguistas terem conseguido quatro êxitos. Hoje, o empate (15-15) está em risco, no que pode ser considerado aliciante suplementar para uma equipa que tem vivido a presente temporada em busca dos mais variados recordes.
Mais distante está o Benfica, com 24 vitórias, dez das quais entre 1950 e 1970, precisamente o período mais dourado da sua existência. Nas duas últimas décadas, os encarnados apenas ganharam por três vezes, prova de que os últimos tempos selaram a perda de influência competitiva num cenário que passaram décadas a dominar.
in "record.pt"

Liceo elimina FC Porto nas "meias" da Liga Europeia

DRAGÕES PERDEM NOS PENÁLTIS (4-5)


O FC Porto foi derrotado pelo Liceo da Corunha (4-5 após grandes penalidades), nas meias-finais da Liga Europeia de hóquei em patins, cuja final a 8 está a decorrer em Andorra. Os espanhóis vão assim disputar o título com os compatriotas do Réus, que eliminaram o Candelária.
Os espanhóis protagonizaram um excelente arranque e chegaram ao intervalo a vencer por 3-1, mercê dos golos de Ricardo Barreiros, Jordi Bargalló e Josep Lamas. Reinaldo Ventura marcou para os dragões.
Depois, foi a vez da recuperação portista, com mais um tento de Reinaldo Ventura e outro de Gonçalo Suissas.
Com 3-3 no marcador, o encontro seguiu para prolongamento, onde não houve qualquer golo e foi necessário o desempate por penáltis. Aqui, apenas Pedro Gil marcou para os dragões, com Sergio Miras e Josep Lamas a faturarem para os espanhóis. Pedro Moreira falhou o último penálti para o FC Porto.
in "record.pt"

Mariano diz adeus no Jamor

APÓS QUATRO ÉPOCAS NO CLUBE


“Poderá ter sido o meu último jogo neste estádio”, disse Mariano González na festa do título nacional, no Dragão, depois de ser aplaudido por quase 50 mil portistas. Foi a primeira despedida, há duas semanas, devendo repetir-se o gesto amanhã quando o FC Porto pisar o relvado do Jamor na final da Taça de Portugal. O argentino, de 30 anos, está em final de contrato e não vai renovar, tendo de seguir outro rumo para dar continuidade à carreira de futebolista.
Olhando ao carinho que todo o grupo de trabalho nutre por um dos seus capitães, é de esperar um momento de grande emoção. Bastou ver a forma como Radamel Falcão se dirigiu ao extremo, em Dublin, para se perceber o significado que Mariano tem para os companheiros. Foram quatro épocas marcadas por constantes oscilações exibicionais e com uma lesão complicada que acabou por revelar-se determinante para o seu final de ciclo no clube.
in "record.pt"

Beto pronto para a estreia

DEVE SER TITULAR NA DECISÃO DO JAMOR


Nunca foi titular numa final da Taça de Portugal, apesar de já ter participado em diversas campanhas, mas está pronto a mudar essa situação e já amanhã. O guarda-redes internacional português, Beto, tem a confiança de André Villas-Boas e deve avançar na equipa titular que vai defrontar o V. Guimarães, no Jamor.
Na última edição da prova, ganha pelo FC Porto, Jesualdo Ferreira não arriscou, lançando Helton no onze que defrontou o Chaves, no Estádio Nacional, mesmo tendo em conta que tinha sido Beto a fazer quase todos os jogos até à final. Desta feita, contudo, o internacional português deve mesmo ser premiado com a titularidade.
in "record.pt"

Helton ainda pode chegar aos 200 jogos

Os dragões só hoje vão arrumar de vez as ideias para a final do Jamor e, após o treino desta manhã, será finalmente conhecida a lista de convocados, que poderá ajudar a perceber como Villas Boas vai armar a equipa para o ataque ao quarto título da época. 

Se Helton repetir uma utilização no Estádio Nacional, somará a redonda e muito respeitável marca de 200 jogos pelo FC Porto.

A final da Taça de Portugal é uma montra que Helton conhece desde os tempos em que serviu o União de Leiria. Foi precisamente pelo clube da cidade do Lis que se estreou no Jamor, frente ao dragão de José Mourinho em 2002/03, e já ao serviço dos azuis e brancos, disputou o jogo do título em 2005/06. Na época passada, havia a ideia de que Beto poderia ser o escolhido por Jesualdo Ferreira para avançar como titular frente ao Desportivo de Chaves, mas o professor decidiu-se pelo guarda-redes que herdou de Baía a baliza portista.


in "abola.pt"