sexta-feira, 3 de junho de 2011

FC Porto: Sapunaru "honrado" com interesse italiano

O defesa romeno falou sobre a cobiça de Lazio e Roma e não afasta o cenário de saída, mas diz estar feliz no FC Porto.


Cristian Sapunaru está "honrado" com o alegado interesse de dois clubes da capital italiana.
O defesa romeno falou sobre a cobiça de Lazio e Roma e não afasta o cenário de saída, mas diz estar feliz no FC Porto.
"Sinto-me honrado pelo interesse desses dois clubes. Neste momento estou feliz no FC Porto, mas se surgir uma boa proposta para mim e para o clube terei que falar com o meu empresário para ver qual a melhor opção", comentou o internacional romeno ao 'Prosport'.
in "relvado.pt"

Falcao pode tornar-se no mais bem pago

Negociações para a renovação não estão fáceis e Pinto da Costa admite abrir os cordões à bolsa para convencer o jogador.


O FC Porto quer impedir a saída de Falcao a todo o custo e está na disposição de aumentar significativamente o salário do jogador sul-americano para o convencer a prolongar a sua ligação ao clube com o consequente aumento da cláusula de rescisão. O internacional colombiano já confirmou que está em negociações com os «dragões» tendo em vista a renovação do contrato, mas quer ser bem recompensado financeiramente para deixar passar o comboio de outros clubes europeus que estão interessados na sua contratação.
Pinto da Costa e seus pares estão cientes da cobiça de que Falcao é alvo e, por isso, estão na disposição de fazer do seu número 9 o jogador mais bem pago do clube e do futebol português. Ao que O Primeiro de Janeiro conseguiu apurar, em cima da mesa está um ordenado mensal entre os 200 e os 250 mil euros e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. No FC Porto apenas Cristian Rodriguez tem um salário tão elevado (a rondar os 200 mil euros), mas será superado no topo da lista dos mais bem pagos em Portugal, caso Falcao aceite os números apresentados pelos portistas. 
Cobiçado por grandes clubes europeus e mais poderosos financeiramente, como Real Madrid, Arsenal e Tottenham, o avançado colombiano já fez saber aos dirigentes do campeão nacional que apenas aceitará renovar o contrato com uma proposta astronómica para a realidade do futebol português porque sabe que, nesta altura, é um jogador perfeitamente ao alcance de outros emblemas que lhe garantem um ordenado bem superior ao que aufere atualmente no FC Porto. 
Este é o principal argumento que está a ser utilizado pelo jogador e pelo seu representante nas negociações com os «azuis e brancos», que acreditam ser uma recompensa justa não só pelas duas épocas de grande nível que o colombiano realizou de dragão ao peito, mas também pelo facto de, se a renovação avançar, as possibilidades de transferência para outro clube reduzirem significativamente devido ao elevado valor da cláusula de rescisão que o clube quer meter no novo vínculo. 
Ambas as partes estão interessadas em resolver este «dossier» o mais rápido possível, mas o braço-de-ferro deverá durar mais algum tempo. 

Negociações complicadas. FC Porto e Falcao continuam a conversar, mas o acordo para a renovação está longe 



in "oprimeirodejaneiro.pt"

Ecos do mercado


Castro

Gijón queria-o por cinco anos

Emilio de Dios, director-desportivo do Gijón, foi directo quando confrontado com a hipótese de poder contar com Castro, emprestado pelo FC Porto e com contrato com os azuis e brancos até 2014: "Por mim, contratava-o por cinco anos e espero que assim seja, porque é um jovem muito bom que o treinador Manolo Preciado deseja manter na equipa."


Belluschi

Renovação tarda, mas não falha

Os termos da renovação de contrato com Belluschi já foram encontrados há muito, mas ainda não passaram ao papel. Alberto Meo, o seu empresário, diz que isso não põe o acordo até 2014 em risco. O argentino prolongará o vínculo por mais um ano - sem mexer na cláusula de 30 milhões de euros -, devendo o seu empresário viajar para o Porto nos próximos dias para oficializar o assunto, diz o próprio.


Rolando

Namoro italiano mantém-se

A Imprensa italiana não o larga. Rolando continua a ser protagonista em dezenas de notícias: ontem, Juventus e Roma continuavam a ser associadas ao central portista, com a ideia generalizada de que um deles conseguirá vencer a resistência portista. Inter, Nápoles, Liverpool e Manchester também foram apontados como destino possível.

in "ojogo.pt"

André Villas-Boas: "Sou mais líder emocional do que mestre da táctica"

André Villas-Boas revelou aquela que diz ser a peça principal do puzzle que lhe permitiu conduzir o FC Porto até ao sucesso durante a época 2010/11. Mais do que um treinador com um passado ligado à observação, aos meandros tácticos do futebol ou à organização do jogo, o técnico foi claro quanto a uma das características imprescindíveis para se "construir" como treinador. "Encontrei-me como um líder emocional e um gestor de emoções e isso é fundamental no futebol actual", revelou André Villas-Boas à revista "Espiral do Tempo", na entrevista de lançamento de uma série limitada de relógios personalizados a que se associou. "É esse gerar contínuo de revolta, de transcendência, saber quando motivar, saber quando inspirar e retirar o máximo de potencial de cada um. Nós, no staff, somos muito mais líderes emocionais e líderes motivacionais do que mestres da táctica", frisou. 

Esta dupla componente emocional/motivacional tem um peso decisivo e vai de encontro ao que vários jogadores apontaram [ver declarações em cima] como tendo sido decisivo no crescimento da onda ganhadora da equipa, que arrasou a concorrência e culminou com a conquista de quatro troféus. "Obviamente que as questões organizacionais são importantes no futebol e apenas uma boa organização triunfa, mas sou um grande respeitador dos estados de espírito, dos estados emocionais, da capacidade de transcendência, da capacidade de motivação e acredito que um onze em campo motivado é diferente de um onze que não está motivado. E o grande desafio de staff técnico é tirar o máximo potencial de cada um", reforçou ainda. Mas, fazer a gestão da motivação tem o reverso da medalha, quando se sabe que num plantel de 24 jogadores só podem jogar onze de cada vez. A frustração que daí decorre é outro desafio para o técnico: "Todos querem entrar, todos se mostram competitivos e nós temos de tomar opções para continuar na rota do sucesso. E isso custa muito, porque dois ou três jogadores que possam ficar de fora entram num estado de motivação diferente dos que têm essa confiança."

Relógio ao preço de um carro

Um relógio Franck Muller já não é para a carteira de qualquer um, mas sendo uma série limitada - como é o caso desta associação entre André Villas-Boas, o FC Porto e a marca suíça - só vem contribuir para o tornar ainda mais fora do alcance do comum dos mortais. Esta verdadeira peça de colecção custa 19 950 euros, mais do que muitos automóveis que por aí andam, mas vai certamente ser a figura central da colecção do técnico portista, apaixonado por relógios, que começou a coleccionar quando ainda nem se atrevia a sonhar poder vir a ter um em nome próprio.

"Fui membro dos SuperDragões"

A história de sucesso de André Villas-Boas no FC Porto não se construiu só à custa do percurso feito esta temporada. Em mais do que uma ocasião o técnico explicou que estava na sua "cadeira de sonho" e não estava a pensar deixá-la tão cedo. E a concretização do sonho de poder ser treinador do clube do seu coração tem raízes profundas: "Cresci adepto do FC Porto, vivi o clube das mais variadas formas. Infelizmente, não o vivi como desportista porque não tive essa oportunidade nem tinha esse jeito, mas vivi-o como treinador, como treinador dos camaradas jovens, como treinador-adjunto, como adepto, como membro dos SuperDragões, e tenho esse sentimento de que o Porto está presente em mim desde muito cedo, desde que tenho memória." Imagina-se que tamanha paixão pelo clube tenha saído ainda mais reforçada com as vitórias conquistadas, mas os alicerces do êxito são mais fundos. "O sucesso do clube não tem nada tem a ver comigo, tem a ver com os pergaminhos que o clube foi construindo, a história sólida dos últimos 30 anos com o presidente Pinto da Costa e com o acumular de competências que conseguiu gerar à sua volta até levar o FC Porto ao máximo da modernidade possível. Não quero que se pense que se deve apenas a mim e não se deve em absoluto aos sucessos que conquistámos nesta época."

No Olival já amanhã

André Villas-Boas vai regressar já amanhã ao Olival, mas não para trabalhar. Este ano, o técnico apadrinhou a Taça Coca-Cola e estará presente, à tarde, na final da competição, que se realiza no centro de treino e formação desportiva dos dragões. Uma interrupção nas férias, portanto...

Motivação: o ponto forte

Antes de André Villas-Boas assumir como ponto forte a forma como sabe galvanizar a equipa, já os jogadores o tinham referido em diversas entrevistas, elogiando as palavras certas no momento oportuno que Villas-Boas parece saber dosear na medida certa. Quatro títulos depois, a estratégia parece devidamente comprovada...


Beto

"Villas-Boas é quase perfeito a nível motivacional e para os jogadores é muito bom ter um líder como ele."
31 de Maio de 2011, in O Jogo


Helton

"A palestra [antes da final de Dublin] mexeu muito connosco, foi maravilhosa, espectacular. Faz pensar, reflectir. Saímos do hotel ainda mais confiantes de que íamos ganhar. Ele [André Villas-Boas] acrescenta sempre uma novidade e isso é espectacular. Nunca tive um treinador assim."
29 de Maio de 2011, in O Jogo


Guarín

"Ter a confiança do treinador é sempre fundamental para um jogador. Houve um trabalho mental, de querer, de nunca baixar os braços. Creio que me ajudou muito e hoje, posso dizer que valeu a pena esperar, ter paciência e trabalhar."
24 de Maio de 2011, in O Jogo

in "ojogo.pt"

Portistas vencem torneio em que Christian foi figura

É bem capaz de ser um caso de casamento perfeito entre o nome da competição e o seu vencedor: o FC Porto conquistou ontem o Torneio "Blue Stars" ("Estrelas Azuis", para os menos identificados com o inglês...) ao derrotar na final o Zurique, por 3-0. As duas equipas estavam empatadas no tempo regulamentar, ainda que os portistas tenham sido mais dominadores, e o título acabou por ser decidido na marcação de pontapés de grande penalidade. O FC Porto concretizou três (To Zé, Christian e Edu) e os suíços nenhum.
Organizado pela FIFA - de resto, o nome completo é mesmo "Blue Stars/FIFA Youth Cup 2011 -, na Suíça, o torneio disputou-se em dois dias, envolvendo dez equipas.
Este ano, a estrela principal acabou por ser Christian Atsu. O ganês, que André Villas-Boas convocou para a última jornada do campeonato, com o Marítimo, foi eleito o melhor jogador do torneio. Christian, de 19 anos, tem sido, aliás, uma figura unânime nos elogios que são feitos ao campeão nacional de juniores.
Frequentemente chamado aos trabalhos da equipa principal do FC Porto, o extremo ganês, que se movimenta bem nas duas alas, fazendo da velocidade e da técnica apurada argumentos principais, como o próprio reconheceu, tem sido apontado ao estágio de pré-temporada dos dragões, ajudando Villas-Boas a compensar a ausência de alguns sul-americanos envolvidos em competições como a Copa América ou o Mundial de sub-20.
Como tem sido tradição no que toca aos campeões, o FC Porto deve voltar ao Blue Star no próximo ano, defendendo o título. Aliás, o Boca Juniors, que venceu a anterior edição, foi uma das dez equipas presentes.

Christian

"Quero jogar na equipa principal"

No quadro de honra do torneio figuram nomes como os de Beckham, Kaká, Guardiola, Ryan Giggs ou Paul Scholes. A Bola de Ouro foi agora parar às mãos do portista Christian. "Estou muito feliz com o prémio", disse, alargando a distinção "a toda a equipa". O ganês diz ainda que tenta sempre "dar o melhor" e, sem revelar sonhos - "esses ficam só para mim", justificou-se - sublinhou o próximo passo da ambição que carrega. "Quero jogar na equipa principal do FC Porto". E enumera os argumentos para lá chegar. "O pé esquerdo e a rapidez". O ídolo, esse, é fácil de adivinhar. "Lionel Messi", atirou sem hesitações uma das mais promissoras jóias do plantel portista que conquistou o título de juniores.

Nove anos de êxito e poucos ao sprint

O FC Porto vive um dos campeonatos mais competitivos da última década. Amanhã, o líder da I Divisão recebe a Oliveirense na última jornada, enquanto o Benfica, segundo classificado em igualdade pontual (79), recebe o Porto Santo SAD. Obrigado a vencer para festejar o décimo título nacional consecutivo, os jogadores portistas estão conscientes do momento inédito e o capitão Filipe Santos sublinhou: "Este pode ser um dos campeonatos mais difíceis, porque podemos acabar com os mesmos pontos do segundo. Mas houve vários momentos de dificuldade no passado, como o campeonato em que conseguimos o título na última jornada, depois de passarmos o ano todo em segundo lugar [2003/04]. Nos play-offs, a indefinição também se manteve até ao fim e foi complicado vencer."
Na caminhada do enea, 2001/02 foi o ano zero e a época em que o FC Porto protagonizou uma reviravolta notável. No campeonato, com fase final em que se transportava metade dos pontos da fase regular, os dragões recuperaram 12 pontos de diferença para o Benfica e festejaram o título na penúltima jornada. A mesma dificuldade tiveram em 2003/04, ano em que o tri se celebrou no final. Durante as três temporadas do play-off, e sendo uma fase a eliminar, a expectativa viveu-se até à final e em 2008 o FC Porto foi campeão na Luz.
Em 2005 e em 2006, a supremacia sobre os adversários foi esmagadora, já que a equipa de Franklim Pais agarrava o título muito antes do termo do campeonato. Em 2006, os portistas chegaram ao fim com 58 pontos e o Benfica (segundo) com 47. Durante a extraordinária caminhada portista, o Benfica foi quatro vezes vice-campeão, o Barcelos e o Viana duas, e a Oliveirense uma. A Oliveirense, de Tó Neves, é por sinal o adversário de amanhã. Filipe Santos avisou: "Tem oito jogadores e quase todos entram em jogo, mantendo um ritmo elevado. O aspecto mais forte é o jogo colectivo." Mas em casa o FC Porto não perde desde 2004/05, ano em que o Benfica de Paulo Garrido foi vencer a Fânzeres (4-5)...


Anos-chave

2002 | Recuperação

O primeiro ano do enea foi histórico. O técnico argentino Mario Aguero sai em Dezembro, Franklim Pais assume a equipa e recupera 12 pontos de desvantagem para o Benfica. O FC Porto é campeão à penúltima jornada

2004 | Aberto até final

O FC Porto arranca para 2003/04 sem Tó Neves, Paulo Alves e Pedro Alves. O percurso é difícil, mas os dragões são campeões na última jornada, deixando o Barcelos em segundo. Nesse ano, o clube foi campeão de futebol, andebol, basquetebol e hóquei.

2007 a 2009 | Play-off

Em três anos de play-off, o FC Porto ganhou em finais. Ao Benfica, em 2007 e 2008, e depois o Juventude de Viana, em 2009, sem nunca precisar dos cinco jogos.

2010 | Campeão à 21ª jornada

Novamente em campeonato corrido, o FC Porto sagra-se campeão, em Oliveira de Azeméis, a seis jornadas do fim

in "ojogo.pt"

O 11º do FC Porto

O FC Porto esperou sete anos para voltar a festejar o título. Em 2004 foi campeão em Queluz, com Luís Magalhães, e agora o 11º título chegou com Moncho López. Há 28 anos que os dragões não se sagravam campeões em casa e ontem, num pavilhão à pinha, a festa foi total. Os adeptos desfrutam de um ano de glória muito semelhante ao que viveram em 2004 e, enquanto o hóquei tem as contas em aberto, o FC Porto celebrou ontem a oitava conquista do ano (Liga Europa, campeonato de seniores, juniores e iniciados, Taça, Supertaça no futebol; campeonato de andebol e este de basquetebol).
Se nas bancadas se antecipava uma vitória, que teria de ser suada frente a um adversário de respeito, em campo a vontade de dobrar o bicampeão foi notória do princípio ao fim. É caso para perguntar o que se passou na Luz. Porque no Dragão a equipa de Moncho López voltou a mandar no jogo. A vantagem de quatro pontos (21-17) no primeiro período explica-se sem rodeios: defesa impenetrável, Ben Reed sem campo de acção, seis (em 10) lances livres concretizados e quatro importantes roubos de bola. Com o Benfica a reagir, aproximando-se no marcador (24-23), o FC Porto subiu a sua defesa e, antes do intervalo, a equipa de Henrique Vieira só conseguiu concretizar quando arriscou no jogo exterior, porque chegar ao cesto tornou-se praticamente impossível. No terceiro período, os dragões imprimiram um ritmo infernal, e sempre no máximo da concentração, atingiram uma vantagem máxima de 17 pontos. Aqui o Benfica tremeu e Elvis Évora, nervoso, implicativo até com Carlos Andrade, foi um dos mais inconformados. Com o tempo a esgotar-se, já no último parcial, o FC Porto, momentaneamente contagiado pela ansiedade, entrou a falhar na finalização, a diferença reduziu-se a sete pontos, mas, mesmo com Terrell tapado por faltas (a 2m50s do fim e 78-68 no marcador), não faltou inteligência.
A organização colectiva dos portistas imperou sobre o individualismo dos encarnados, que falharam o tri. Como em 2004 este é o ano do dragão!


Figura | Sean Ogirri

De outra dimensão

Um dos homens que secou Ben Reed e mostrou uma segurança invejável - implacável nos lances livres (9/9) - está além dos números. Voltou a ser MVP. Nos sete jogos, os MVP foram sempre portistas: Stempin (3), Terrell (2) e Ogirri (2).


FC Porto 86 | Benfica 76

Dragão Caixa, 2383 espectadores
1º árbitro Fernando Rocha 2º árbitro Luís Lopes 3º árbitro Pedro Coelho
-

FC Porto

Julian Terrell 11
Sean Ogirri 25
Gregory Stempin 20
Nuno Marçal 7
Carlos Andrade 8
João Santos 5
Miguel Miranda 2
José Costa 0
Diogo Correia 6
João Soares 0
David Gomes 0
Pedro Catarino 2
Treinador Moncho López


Benfica

16 Heshimu Evans
11 Sérgio Ramos
5 Miguel Minhava
14 Ben Reed
2 Gregory Jenkins
7 Elvis Évora
16 Marquin Chandler
5 António Tavares
0 Diogo Carreira
nj R. Mascarenhas
nj João Ferreirinho
Treinador Henrique Vieira

Moncho López

"Vir para aqui foi a decisão da minha vida"

Moncho López, um homem de grandes vivências internacionais, fez questão de revelar a importância deste jogo e deste título: "Foi um grande jogo de basquetebol, não sei se podemos encontrar outras finais como estas na Europa, com sete jogos. É um título justo. Este campeonato é merecido para esta grande instituição. Estávamos há muitos muitos anos à espera disto. Sou muito feliz em Portugal. Cheguei para a Selecção, pela mão do Mário Saldanha, e as coisas correram bem, apesar de muitas dificuldades." Sobre a experiência no clube, adiantou: "Provavelmente, ter vindo para o FC Porto foi a melhor decisão da minha vida. Não é verdade que tenha havido uma abordagem do Real Madrid. Prefiro o FC Porto."
Sobre a sua equipa, Moncho não poupou elogios: "Estou muito orgulhoso de orientar este grupo, de gente com grande valor humano e desportivo. Acho que temos aqui uma base para se conseguirem muitos títulos no futuro."
Só os 40 minutos de jogo mereceram uma análise mais fria do técnico espanhol: "Este jogo engrandece o basquetebol. Toda a final foi muito táctica e lutou-se muito. Mostrámos garra e determinação, nunca deixámos de estar em vantagem. Foi importante chegar ao intervalo a vencer, tal a forma como recomeçámos a jogo a seguir. Fizemos um básquete eficiente e bonito, com grande qualidade defensiva. Acho que aí colocámos, definitivamente, o Benfica em respeito."
Por fim, comentou o ambiente de um pavilhão esgotado: "Foi muito bom ganhar aqui em casa. Esta forma de apoio é emocionante."


"Desejo o título de Franklim"

Moncho López não quis estar sozinho no seu dia de glória. Deixou uma mensagem para os colegas: "Sou um grande fã de Villas-Boas, Obradovic e Franklim. Não conheço o nome de cinco jogadores de futebol do clube, mas a eles conheço-os e admiro o seu trabalho. Quanto ao Franklim, só tenho a dizer que tem um currículo extraordinário, que o coloca entre os melhores do mundo em qualquer modalidade. Desejo que seja aqui campeão, já amanhã."

Nuno Marçal

"É o primeiro título com o meu filho a ver"

Nuno Marçal foi campeão pela primeira vez no FC Porto na época de 1995/96, repetindo o sucesso em 1998/99. Notável é o facto de este título surgir apenas 15 anos depois do primeiro. O que lhe deu um gosto bem especial, por ter sido o primeiro a ser concretizado em casa. "É soberbo festejar perante os nossos adeptos", referiu o veterano e efusivo Marçal.
Para o extremo portista, "todos os títulos têm um sabor especial". No entanto, este toca-o ainda mais do que os anteriores: "Estou ainda mais feliz, porque é o primeiro a que o meu filho Pedro Nuno assiste."
O capitão portista acredita que o título "foi o culminar de uma época excelente". "O FC Porto é sem dúvida o melhor clube, desde treinador, jogadores, dirigentes, restante equipa técnica e adeptos. Por isso, é mais que justo sermos campeões", concluiu.


Discurso Directo

"Funcionou tudo em pleno durante a época. Trabalhámos no duro e estou muito feliz, valeu o sacrifício"
Gregory Stempin, FC Porto

"Ser campeão com esta multidão é incrível. Com estes adeptos é impossível perder. Este foi sempre o meu clube"
Miguel Miranda, FC Porto

"Dedico o título à minha mulher, depois de no ano passado ela não ter podido assistir por estar no hospital"
Carlos Andrade, FC Porto

"Estou no céu. Em vinte anos a jogar este é o meu primeiro grande título. Estou tão emocionado que não sei como não choro..."
José Costa, FC Porto

Final de recordes devolve o basquetebol ao povo

Quem lá esteve garante que foi o "jogo da história" no Dragão Caixa. Num aspecto, pelo menos, foi: com 2383 pessoas nas bancadas, bateu-se o recorde de assistências do pavilhão, um pouco acima dos... lugares oficiais. Mas a verdade é que desta vez as cadeiras não chegaram para todos, confirmando-se uma euforia que já vinha da véspera, pois os bilhetes esgotaram poucos minutos depois de serem colocados à venda. A festa, sem benfiquistas - os ingressos esgotaram-se nos sócios portistas -, foi total de princípio ao fim, também ela de acordo com o crescendo que foi esta final de sete jogos, iniciada com 1633 espectadores no Dragão e 1100 na Luz, para depois ambos os pavilhões dispararem para cima das 2000 pessoas por jogo, batendo sucessivos recordes. Uma final para a história...

in "ojogo.pt"

Miguel Lopes: «Dia 30 de Junho apresento-me no Porto»

Defesa esteve emprestado ao Betis de Sevilha, mas garante que ainda não tem indicações para a nova temporada. Assim sendo, quando os dragões começarem a trabalhar, Miguel Lopes vai lá estar.


Enquanto não tiver outras indicações, a intenção de Miguel Lopes é apresentar-se no F.C. Porto quando abrir a «oficina» azul e branca, para preparar a temporada 2010/11. O defesa que os dragões emprestaram ao Betis de Sevilha, termina a ligação ao clube andaluz e garantiu ao Maisfutebol que ainda não recebeu outras indicações.

«Ninguém do F.C. Porto ou do Betis falou comigo, nem com o meu empresário, por isso, no dia 30 de Junho apresento-me para iniciar os trabalhos. Neste momento, a ideia é essa», explicou.

Ficar no plantel azul e branco faz parte dos horizontes de Miguel Lopes, apesar de, actualmente, ter a concorrência de Sapunaru e Fucile, para o seu posto específico. «É sempre bom regressar a uma equipa como o F.C. Porto e eu quero isso. Até porque só tive uma oportunidade naquela equipa e depois acabei por ser emprestado. Agora queria fazer melhor», afirmou.

Caso o futuro não passe pelo Estádio do Dragão, o lateral tem ideias definidas: «Gostava de voltar ao Betis, se o clube tiver interesse. Sem dúvida nenhuma é o desejo que tenho. Foi o clube que me abriu as portas e me tratou sempre bem.»

Depois de uma temporada no segundo escalão espanhol, Miguel Lopes poderia, pela primeira vez, experimentar ao mais alto nível aquela que é considerada, por muitos, a melhor Liga do mundo. Por isso, mesmo que houvesse um apelo luso, se não fosse do F.C. Porto, não o faria mudar de ideias.

«Entre ficar em Portugal, excluindo o F.C. Porto, ou voltar ao Betis, não tenho dúvidas. Prefiro voltar», garantiu.

in "maisfutebol.iol.pt"

Erick Torres: Portugal é prioridade para «El Cubo»

Interesse dos três grandes pode esbarrar em propostas concretas, de fora, já apresentadas. Mas a vontade dos empresários é ver o jovem mexicano «explodir» na Liga portuguesa.


F.C. Porto, Benfica e Sporting. Os três grandes portugueses já foram colocados na órbita de Erick Torres, avançado mexicano do Deportivo Guadalajara. Apesar de ter apenas 18 anos, «El Cubo», como é conhecido, goza de boa reputação internacional e é uma das maiores promessas mexicanas.


Na sua primeira temporada como sénior, Torres fez seis golos em 19 jogos no Torneio Clausura 2011. A equipa caiu nas meias-finais, mas o jovem estava lançado para a ribalta e os ecos começaram a chegar à Europa.

Óscar Dias, sócio de Marcelo Houseman, que gere a carreira de «El Cubo», garantiu ao Maisfutebol que a Liga portuguesa é a prioridade para o avançado naquela que será a sua primeira experiência europeia. «Entendemos que, em Portugal, ele poderá explodir. É um campeonato que pode ser bom para as características dele e vamos dar prioridade aos clubes portugueses», assegurou.

Apesar dessa vontade, faltam chegar propostas concretas. O interesse dos três grandes lusos tem sido noticiado, mas o empresário prefere não revelar com que clube está a trabalhar. «Por respeito aos clubes e ao jogador, enquanto não houver uma proposta concreta de Portugal, preferimos não revelar os clubes que nos têm feito abordagens», explicou.

Até porque o interesse lusitano está longe de ser exclusivo. Aliás, de outras Ligas chegaram já propostas concretas. «As únicas ofertas em papel que temos vêm de outros campeonatos. Temos de ver. Como disse, entendemos que Portugal seria melhor para ele. Estamos a trabalhar nisso e veremos o que acontece nos próximos dias», resumiu. 

O Manchester United, de Inglaterra, e o PSV Eindhoven, da Holanda, são outros clubes que já foram apontados a Erick Torres. Aliás, os «red devils» contrataram esta temporada o compatriota Chicarito Hernandez que conseguiu impor-se na primeira temporada. E Torres tem sido, muitas vezes, comparado ao avançado do Manchester United. 

Erick Torres está, actualmente, ao serviço da selecção mexicana no Torneio de Toulon e o que conseguir fazer na prova francesa pode aumentar a cobiça internacional. A vontade dos empresários está expressa. Resta perceber a intenção dos emblemas lusos. 



in "maisfutebol.iol.pt"

Belluschi vai renovar: «Foi injusto vê-lo no banco»

Empresário confirma acordo total que será assinado brevemente, mas lamenta que tenha perdido o lugar no onze na fase terminal da temporada. Cláusula de rescisão fica pelos 30 milhões.


O argentino Fernando Belluschi vai prolongar o contrato que o liga ao F.C. Porto por mais uma temporada. A notícia foi confirmada ao Maisfutebol pelo seu empresário, Alberto Meo, que esclareceu ainda que o vínculo actual termina em 2013 e será aumentado até ao final da época seguinte, «nos próximos dias». 

«Foi um processo longo que está quase a ser concluído. Em Novembro do ano passado falámos pela primeira vez dessa possibilidade e acertámos, desde logo, as condições. Mas não era a altura certa para oficializar o acordo. Em Março, quando o F.C. Porto estava embalado para o título e para a Liga Europa, conversei com o Antero Henrique que me disse para avançarmos. Tenho de marcar agora viagem para Portugal, nos próximos dias, para fecharmos tudo», explicou Alberto Meo.

Belluschi chegou ao F.C. Porto em 2009, proveniente do Olympiakos, a troco de 5 milhões de euros. Depois de uma primeira temporada intermitente, conseguiu impor-se definitivamente na formação de André Villas-Boas, sobretudo na fase inicial da temporada. A clausula de rescisão, cifrada nos 30 milhões de euros, deverá permanecer inalterável. «Pelo menos foi algo que não passou pelas nossas conversas», garantiu o agente. 

«Copa América? Não gosto de ser crítico...»

Alberto Meo desvalorizou, ainda, a ausência de Belluschi na Copa América. Apesar de entender que o médio portista mostrou potencial para integrar as opções do Sérgio Batista, o empresário compreende que assim não seja.

«O Sérgio Batista tem muitas opções e não gosto de ser crítico, porque sei que é difícil escolher. Se me perguntar a minha opinião, é claro que eu acho que o Belluschi merecia um lugar na selecção. Se está triste? Não sei, não temos conversado muito. Mas ele tem de perceber e, depois das férias, concentrar-se no F.C. Porto», afirmou.

Aliás, para Alberto Meo, mais do que ver Belluschi falhar a Copa América, custou-lhe vê-lo no banco nos últimos jogos da temporada portista. «Foi um pouco injusto, tendo em conta o campeonato que ele estava a fazer antes de se lesionar. Mas isto é a minha opinião, não a dele», vincou.

Com a ausência do torneio americano de selecções, Belluschi poderá gozar de férias antes de se apresentar ao serviço de André Villas-Boas, com o objectivo de continuar no trilho do sucesso.

«O Belluschi teve um ano excelente. Esteve em alta, ganhou muitos títulos e brilhou na Liga Europa. Oxalá consiga fazer igual ou melhor para o ano, agora na Liga dos Campeões», desejou Alberto Meo.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: vício de títulos extravasa o futebol

Principais desportos portistas já conseguiram oito títulos em 2010/11. Número pode aumentar com vitória no Hóquei em Patins, já no sábado.


A temporada 2010/11 está a ser dourada para o F.C. Porto. E não apenas no futebol. A vitória esta noite frente ao Benfica, na final da liga de basquetebol, coloca os dragões já com oito troféus conquistados nos principais desportos. Para repetir o feito de 1998/99 e 2003/04 ¿ venceu todas as modalidades colectivas em que compete - só falta o título nacional de hóquei em patins. 

No futebol, a equipa de André Villas-Boas foi campeã nacional, venceu a Taça de Portugal, a Liga Europa e a Supertaça Cândido de Oliveira. A formação de juniores (sub-19) também bateu toda a concorrência, à semelhança dos iniciados (sub-15). Nestes dois escalões os azuis brancos também foram campeões nacionais.

Nas restantes modalidades, destaque para o domínio absoluto na liga de andebol, com o segundo classificado [Madeira SAD] a acabar a nove pontos de distância. Profuso dominador no mundo do hóquei em patins nacional, os dragões têm de vencer a Oliveirense na última jornada, marcada para este fim-de-semana, ou, pelo menos, fazer melhor que o Benfica. O Porto pode sagrar-se decacampeão de Portugal! 

As secções de atletismo, bilhar, desporto adaptado e natação arrecadaram excelentes resultados ao longo da última temporada.

FUTEBOL :

. Campeonato nacional 
. Supertaça Nacional
. Taça de Portugal
. Liga Europa
. Campeonato Nacional de Juniores
. Campeonato Nacional de Iniciados

ANDEBOL :

. Campeão nacional

BASQUETEBOL :

. Campeão nacional 

Rodríguez tapado

CEBOLA NÃO RENOVA E A SUA TRANSFERÊNCIA É A SOLUÇÃO DESEJADA


Conforme Record adiantou, André Villas-Boas não colocou na lista de dispensas qualquer jogador do plantel que conduziu ao sucesso, em 2010/11. Cristian Rodríguez não é exceção, mas a verdade é que a sua transferência é a solução desejada internamente. Depois de uma época de fraco rendimento desportivo, o internacional uruguaio não foi convidado a renovar, vai entrar no último ano de contrato e, assim sendo, a SAD tem, neste defeso, a última oportunidade de recuperar parte do investimento nele feito.
A saída do Cebola depende apenas da chegada de uma proposta que convença todas as partes, e o Rubin Kazan e o Lyon surgem à cabeça na lista de interessados.
in "record.pt"

Falcao diz que já está com saudades!

De férias, mas com o pensamento no Porto. É o que se pode dizer de Radamel Falcao, o ponta-de-lança dos dragões e melhor marcador da Liga Europa, cobiçado por meio mundo de milionários do futebol e ainda em conversações para renegociar o contrato que o liga ao FC Porto até 2013. 

Activo na rede Twitter, como tanto gosta, Falcao escreveu ontem algo como isto, e em bom português: «Só estou há 10 dias de férias e já tenho saudades do Porto». 

Partilhou este comentário com os seguidores, sem mais, ou seja, sem abordar, e nem seria de esperar isso, o muito que se vai dizendo sobre potenciais interessados no seu concurso. São vários, como se sabe, animados por uma cláusula baixa para um futebolista com as suas características e que se valorizou imenso nesta última temporada.~


in "abola.pt"

Bracali certo no dragão

Rafael Bracali é o novo reforço do FC Porto. A BOLA avançou ontem com a forte possibilidade de o guardião, ex-Nacional da Madeira, viajar até ao Porto e está agora em condições de confirmar que a ligação aos dragões está acertada, desconhecendo-se, apenas, o tempo de contrato. Mas, ao que tudo indica, será de três temporadas. 

O guarda-redes brasileiro, nascido em Santos há 30 anos (5 de Maio), ficou livre no final desta temporada e esteve muito perto de se mudar para Braga. Como ontem escrevemos, Bracali foi confrontado com uma boa proposta dos minhotos, mas a resposta demorou. Ao que apurámos, o jogador brasileiro soube ter paciência e esperar por uma proposta mais agradável. E vai mesmo para o FC Porto, muito provavelmente para ser a sombra mais directa sobre o compatriota Helton.

Isto implica, como também ontem noticiámos, uma dança na baliza portista. Beto pode viajar para outro clube, Kieszek vai ser cedido e há apenas uma incógnita: o que acontecerá com Hugo Ventura. O internacional português (actualmente ao serviço da Selecção Nacional), rodou no Olhanense e no Portimonense, está mais do que preparado para regressar ao seu clube de origem, o FC Porto, onde joga desde os 10 anos. Ficar como terceiro guarda-redes não será muito do agrado de Ventura, mas de momento é a maior probabilidade. 



in "abola.pt"