quarta-feira, 15 de junho de 2011

"Iturbe pode explodir como Falcao"

Iturbe está a chegar, Falcao vai para a terceira temporada de Dragão ao peito e apresenta um currículo invejável com 72 golos em 85 jogos. Embora em posições distintas do terreno e noutras funções, o "Mini-Messi" pode seguir as pisadas de El Tigre, tornando-se numa referência do FC Porto a curto prazo. A convicção é de Leonardo Astrada, o treinador do fenómeno argentino até há uma semana, altura em que o Cerro Porteño concluiu a temporada, e que também orientou o goleador colombiano no River Plate. Ou seja, Astrada tem conhecimento de causa para falar, além de vários anos no banco de grandes equipas da Argentina, e, agora, do Paraguai. "Iturbe, noutra posição do campo, pode conseguir o mesmo que Falcao. Apoiado na estrutura futebolística que tem o FC Porto, poderá render ao máximo em benefício da equipa", referiu em declarações a O JOGO, usando precisamente El Tigre como exemplo de um jogador que deu nas vistas na Argentina, mas que "explodiu" em Portugal, fruto das qualidades individuais, mas também devido "à tranquilidade e ao apoio de uma equipa" já montada.
Astrada está mais do que habilitado para falar sobre Iturbe, afinal privou com ele na última temporada, mas não se limita ao tradicional discurso carregado de adjectivos e elogios, deixando alguns avisos ao seu antigo jogador. "O Juan é um miúdo com uma colocação em campo fantástica, muito rápido e com enorme capacidade para definir as jogadas, ainda que às vezes não escolha bem os momentos do passe ou do remate. Mas isso é normal na idade dele. Trata-se de um jogador que qualquer treinador gosta de ter à sua disposição. É um desequilibrador imprevisível, que surpreende com as suas jogadas no momento em que menos se espera. No entanto, tem muito para aprender, ainda tem uma enorme margem de progressão para se transformar num futebolista cobiçado pelas principais equipas do mundo", considerou.
Por isso, Astrada pede paciência e tempo para o "miúdo" crescer. "No Cerro Porteño as pessoas esperavam que ele fosse o salvador. Não acredito que o mesmo se passe no FC Porto porque é uma equipa já feita, que tem uma estrutura à qual ele se deverá adaptar. Penso que é preciso deixá-lo tranquilo para que se sinta cómodo na equipa e assim vai conseguir desenvolver o enorme potencial que tem. Deve evitar-se dar-lhe toda a responsabilidade. Com continuidade e maturidade, não se pode esquecer que acaba de fazer 18 anos, Iturbe pode transformar-se num grande do futebol argentino e mundial.", concluiu.

"Transmite a ideia de ser tímido mas no relvado transforma-se"

"O Messi Guarani, o novo Messi ou o Mini-Messi" são alguns dos apelidos atribuídos a Iturbe nos últimos tempos, sobretudo a partir do momento em que começou a resolver jogos no Cerro Porteño e nas selecções jovens da Argentina. Leonardo Astrada, porém, não entra em comparações com o astro do Barcelona e explica porquê. "Hoje em dia é impossível fazer essa ligação porque o Lionel já é um jogador consagrado e não há ninguém há sua altura. O Iturbe está a começar e tem um longo caminho pela frente, seguramente cheio de sucessos", frisou.
O treinador acredita que a adaptação ao FC Porto "será rápida" e que em pouco tempo Iturbe estará a "demonstrar todo o seu valor" nos relvados nacionais. O carácter do jovem paraguaio, que optou por defender as cores da Argentina, dará uma ajuda importante nesta primeira aventura fora da América do Sul. "Ele é um miúdo cheio de personalidade. Transmite a ideia de ser tímido, calado, mas no relvado transforma-se e mostra outra cara", revela. Ou seja, dentro das quatro linhas existe um Iturbe completamente diferente daquele que, até pela idade, não esconde alguma inibição no tratamento diário com os companheiros e equipa técnica. Mal o árbitro apita para o início do jogo, o "Messi Guarani" surge em acção. "É desenvergonhado, desafiador, não tem medo dos adversários e acredita muito na sua capacidade para desequilibrar. É muito habilidoso, mudam bem de velocidade e de ritmo", refere Astrada que, por momentos, deixa de lado os elogios, para deixar um conselho a Iturbe. "Falta-lhe aprender a jogar um pouco mais em equipa para não procurar resolver tudo sozinho e aproveitar a ajuda que lhe podem dar os companheiros para marcar a diferença", atirou. E essa será, certamente, uma das primeiras lições que vai receber quanto entrar no Olival.

"Falcao é um goleador impressionante"

Já se sabe que Iturbe e Falcao são jogadores distintos, um é um matador que habita grande parte do tempo nas áreas contrárias, o outro gosta de criar o perigo partindo de trás, com a bola nos pés. Leonardo Astrada, melhor do que ninguém, sabe disso por que trabalhou com os dois jogadores no início das respectivas carreiras. "Assim como digo que não se pode comparar Iturbe com Messi, tão pouco se pode estabelecer um paralelo com Falcao, a quem tive a oportunidade de orientar no River", referiu. O treinador do Cerro Porteño passou pelo banco do emblema de Buenos Aires em 2004/05 e não precisa de pensar muito para explicar a diferença de rendimento entre o Falcao do FC Porto e o do River. "Com tantos problemas no clube não conseguiu atingir o topo como fez esta temporada no FC Porto, em que foi uma das figuras. Radamel é um goleador impressionante, que encontrou na Europa a tranquilidade e o apoio de uma equipa para poder explorar e demonstrar todas as suas qualidades. Sempre se percebeu que é um dotado, um predestinado e está a mostrá-lo". sublinhou.

on "ojogo.pt"

Ecos do Mercado

Canella

Jogador em silêncio

O processo de Canella não evoluiu, mas o empresário declarou ontem a O JOGO não ter sido abordado pelos azuis e brancos nos últimos tempos. "Não tenho notícias do FC Porto, nem falaram comigo do Sporting Gijón por causa do interesse do FC Porto em Canella", revelou Eugénio Botas. Com a situação de Castro pendente, uma vez que os dragões ainda não comunicaram ao Gijón se ficam com ele, o vendem, ou voltam a emprestar, é bem possível que o assunto fique parado nos próximos dias. Eugénio Botas revelou inclusive que há vários clubes interessados no lateral. "Estamos a receber propostas de vários clubes de Espanha, mas também do estrangeiro". A Imprensa asturiana continua a insistir num possível negócio com o lateral que, ao que tudo indica, tem sido seguido regularmente. "Não adianta insistir, ele está proibido de falar, por isso não vai prestar declarações. Sou eu que trato dos assuntos relacionados com negociações. Ele tem é que descansar agora", explicou.


Fernando

Ainda e sempre o Lyon

O mercado parece estar parado no que diz respeito a jogadores do FC Porto, mas ontem voltou a falar-se de Fernando e do Lyon. Ainda que de uma forma tímida, alguns jornais franceses insistem que o médio brasileiro é a alternativa ideal para Toulalan, que está a caminho do Málaga. Contudo, esse negócio ainda não foi confirmado e só quando o for é que os responsáveis do Lyon, onde jogam Cissokho e Lisandro López, avançarão para o mercado. Até porque, conforme disse a O JOGO Bernard Lacombe, director-desportivo dos franceses, enquanto não houver dinheiro fresco de vendas não será feita qualquer abordagem no sentido de reforçar a equipa que esta época voltou a falhar o título nacional. Nesta altura, a única certeza é a vontade de Fernando experimentar outros campeonatos, desejo formulado publicamente após a conquista da Taça de Portugal. O brasileiro tem, contudo, uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.


Kieszek

Cluj não desiste

De férias na Polónia, Pawel Kieszek continua a alimentar notícias na Roménia. O Cluj, sob a orientação de Jorge Costa, está interessado em contar com os serviços do guarda-redes e o FC Porto não coloca grandes entraves à mudança para a Roménia, em princípio, por empréstimo. Resta, no entanto, acertar os detalhes do negócio. Kieszek, de 27 anos, tem mais três épocas de ligação aos campeões nacionais e já disse que não está na disposição de repetir a experiência da primeira temporada. O polaco foi o terceiro na hierarquia dos guarda-redes e apenas foi utilizado em dois jogos na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Na Liga Zon Sagres jogou dez minutos para se sagrar campeão nacional. A reforçar a ideia de saída do polaco, um jogador humilde e apreciado pelos responsáveis portistas, está a contratação iminente de Bracali. O guarda-redes brasileiro, ex-Nacional da Madeira, vai assinar contrato quando regressar de férias.

in "ojogo.pt"

Sem Fernando abre-se a porta ao trinco desejado

A concretizar-se a saída de Fernando, o que, nesta altura, é uma forte possibilidade dadas as movimentações de mercado nesse sentido, o FC Porto pode alterar significativamente a forma de jogar. O modelo táctico será, ao que tudo indica, o mesmo, mas com um trinco com capacidades distintas das do brasileiro. A ideia de André Villas-Boas é ter um jogador na posição seis capaz não só de defender, mas sobretudo de atacar. E neste capítulo tem que ter visão de jogo e que seja um jogador forte no passe, de maneira a actuar de uma forma vertical, ou seja, para a frente.
E se Fernando efectivamente sair, nem é certo que o FC Porto tenha de ir ao mercado. A solução, de acordo com a estratégia do treinador, pode estar em Guarín. Na última época, o colombiano desempenhou a função de trinco com mestria e preencheu todos os requisitos pedidos por André Villas-Boas. Como se pode ler no excerto publicado neste texto, retirado das crónicas de Villas-Boas para O JOGO quando ainda trabalhava com José Mourinho, a concepção que tem do trinco é diferente da opinião clássica. Conseguir pensar o jogo a partir de uma posição recuada é essencial, aliando essa vertente às responsabilidades naturais de um trinco, isto é, ser capaz de garantir a tranquilidade defensiva da equipa.
Essa concepção de André Villas-Boas levou a que Fernando procurasse alterar a forma de jogar durante a última temporada. O brasileiro não se limitou a bloquear o adversário e assumiu muitas vezes o papel de primeiro médio organizador de jogo, com passes e incursões ofensivas.
No final da época foi o próprio Fernando que abriu a porta de saída, dizendo que tinha ganho tudo no clube e que desejava experimentar outros desafios ao fim de três épocas na equipa portista. O nome do médio tem animado o defeso, com ligações constantes a clubes como a Juventus, Roma, Inter e Lyon, se bem que nenhum deles pareça disposto a pagar o preço etiquetado pela cláusula de rescisão: 30 milhões de euros. Tecnicamente falando, certo é que o FC Porto não vê a saída de Fernando como um problema, mas sim como a "desculpa" para implantar um estilo de jogo diferente.

in "ojogo.pt"

Tomy vai ao ginásio nas férias

Enquanto aguarda que a nuvem de cinzas do vulcão Puyehue o deixe sair do Chile, Tomás Costa prepara-se para entrar de férias, mas com um plano de trabalho traçado para não perder a forma física. O médio argentino vai gozar duas semanas de descanso e tem viagem marcada para o Porto no final do mês, de maneira a apresentar-se no Olival no dia 30, data do arranque da nova época portista. Pelo meio, na cidade natal de Rosário, na Argentina, Tomás Costa vai manter a forma no ginásio com o objectivo de se apresentar em boas condições no regresso ao FC Porto.
Sem saber se fica no plantel de André Villas-Boas ou se será novamente emprestado ou colocado no mercado (tem mais uma época de contrato), o médio aguarda que o empresário receba indicações por parte dos dirigentes portistas. O agente Federico Simonian, que também viaja para o Porto em breve, tem mantido conversas informais com alguns clubes interessados em contar com Tomás Costa, mas só depois de falar com os responsáveis portistas é que o futuro do jogador será definido.
Ainda de acordo com o empresário argentino, um novo empréstimo ao Universidade Católica, do Chile, está fora dos planos. A equipa de Tomy perdeu o título para o rival Universidade do Chile.

in "ojogo.pt"

Bolsa reagiu bem à notícia da renovação de James

O mercado bolsista reagiu de forma positiva à renovação do contrato de James Rodríguez por parte do FC Porto. Na Assembleia Geral que serviu para aprovar o aumento do valor das quotas, Pinto da Costa discursou para dizer aos sócios que estava a segurar o património do clube, anunciando as renovações de James, mas também de Gregory Stempin e Carlos Andrade, do basquetebol. Os resultados estão à vista. A SAD azul e branca registou um dos melhores desempenhos na Euronext Lisbon na sessão de ontem, com os títulos a registarem uma subida na ordem dos 4 por cento. A meio da tarde já tinham sido movimentados mais de 2380 títulos, quando a média diária dos últimos 12 meses não chega sequer aos 1900. As acções do FC Porto subiam 3,9% até aos 0,80 euros. Contudo, desde o início do ano, o FC Porto perde 11,11% em bolsa. Já agora, refira-se que as acções do Benfica e do Sporting voltaram a descer na sessão de ontem.
~
in "ojogo.pt"

Pinto da Costa lidera votação para CEO de 2010

Pinto da Costa lidera a votação dos leitores do "Económico.pt" para a eleição do CEO do ano 2010, em todas as categorias, nas empresas da bolsa com cotação no Eurolist. Seja na estratégia, liderança, responsabilidade social, comunicação, energia e resultados obtidos, o presidente do FC Porto é o preferido de mais de três mil votantes. Pinto da Costa está mesmo à frente de nomes consagrados da economia portuguesa, como Belmiro de Azevedo (Sonae), Zeinal Bava (PT), ou Pedro Soares dos Santos (Jerónimo Martins). Aliás, a lista inclui outros concorrentes que exercem a sua actividade no futebol como Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, e José Eduardo Bettencourt, ex-presidente do Sporting, que também aqui não conseguem concorrer com Pinto da Costa, cuja gestão no FC Porto dura há 27 anos. A votação está aberta até 24 de Junho e os resultados serão publicados no Diário Económico até ao final do mês de Julho.

in "ojogo.pt"

Kelvin preferiu Porto a Itália

Kelvin recusou propostas de Itália para assinar pelo FC Porto. A revelação é feita pelo pai e representante do avançado brasileiro, em entrevista a Bola Branca.

Valdeci Oliveira, que gere a carreira do filho de 18 anos, explica que foram os primeiros golos de Kelvin ao serviço da equipa principal do Paraná que despertaram o interesse de vários emblemas europeus. 

Recebidas as propostas de Itália e do FC Porto, o jogador não rejeitou o contrato oferecido pelos “dragões” porque era o que lhe dava mais segurança, como sustenta Valdeci Oliveira. “Foi a melhor proposta e foi o clube que deu mais confiança e segurança no contrato, que sentimos, que nos deu a garantia que o clube certo para ele é o Porto”, explica o pai do jogador. Kelvin ainda não fez as malas para viajar para o Porto, onde tem de se apresentar já no final deste mês, mas o pai do jovem avançado não esconde a ansiedade e entusiasmo do filho. Rotinado como extremo esquerdo, Kelvin poderá aprender muito com jogadores como Hulk, Falcao, Varela ou James Rodriguez. É essa a vontade do atleta, nesta primeira experiência fora do Brasil. O reforço do Porto, ex-Paraná, é esperado em Portugal já no final deste mês, para integrar a pré-temporada dos campeões nacionais.
ín "rr.pt"

F.C. Porto: Kelvin regularizou a situação militar


Brasileiro contratado pelos dragões ao Paraná pronto para viajar até Portugal. «Ele está aí no final de Junho», diz o pai ao Maisfutebol


Kelvin resolveu mais uma questão burocrática no Brasil, antes de se juntar ao F.C. Porto no final do mês. O jovem brasileiro recrutado pelos dragões ao Paraná passou o dia a regularizar a situação militar, como nos explicou o seu pai.

«Tudo correu bem na inspecção militar. O Kelvin tem essa situação resolvida a partir de hoje e pode viajar para Portugal quando o F.C. Porto assim entender», disse Valdeci Oliveira ao Maisfutebol. O mês de Junho tem sido, de resto, importante para a consolidação da maturidade do esquerdino. Não só pela comemoração dos 18 anos, logo no primeiro dia do mês, mas também por um episódio ocorrido há alguns dias. Kelvin atrasou-se a um treino e levou um raspanete do treinador do Paraná.

«Ele apanhou muito trânsito, devido a um acidente provocado pelas chuvadas, e atrasou-se um pouco. Aprendeu a lição e sabe que isso não pode acontecer no F.C. Porto», explicou-nos o progenitor de Kelvin.O F.C. Porto adquiriu 90 por cento do passe de Kelvin e ofereceu-lhe um contrato válido até 2016. O extremo germinado no Paraná Clube adorava poder fazer a pré-época às ordens de André Villas-Boas, mas sonha também com a participação no Mundial sub-20. A prova disputa-se de 29 de Julho a 20 de Agosto na Colômbia. «A única certeza é que ele estará em Portugal no final de Junho para trabalhar no F.C. Porto. Depois veremos o que poderá acontecer. Depende de muita coisa», esclareceu Valdeci Oliveira. Kelvin ainda disputa a Série B do Brasileirão ao serviço do Paraná Clube. O clube está em sexto lugar e o novo dragão fez um golo nas quatro jornadas já realizadas. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Joias no cofre-forte

PLANO DE PROTEÇÃO AOS ATIVOS MAIS VALIOSOS


Com a renovação de James Rodríguez até 2016, a SAD do FC Porto concluiu o plano de proteção aos seus ativos mais valiosos, depois de ter estendido a ligação de Hulk até ao mesmo período e acertado o aumento da cláusula de rescisão de Radamel Falcão. O trio maravilha que fechou a época em grande está a salvo de ataques furtivos dos “tubarões” europeus. Não só pelo valor das multas rescisórias, aumentadas de forma significativa nos casos dos colombianos (passaram dos 30 milhões de euros para os 40 no caso de Falcão e 45 com James), mas também pela melhoria salarial de que todos beneficiaram.
Um importante fator de motivação para continuarem no clube e uma forma de os distrair de outros voos. Pelo menos nos próximos tempos... Quem os quiser contratar terá mesmo de bater os milhões definidos nos contratos e esses valores só estão ao alcance dos milionários. Perante este cenário, é cada vez mais certo que nenhum deles vai abandonar o Dragão neste defeso, para satisfação dos adeptos portistas, que sonham com uma campanha vitoriosa na Liga dos Campeões.
in "record.pt"

Lyon tarda mas vai atacar Fernando

PRETENDE CONTINUAR A INVESTIR NO DRAGÃO


O Lyon surge como um dos principais interessados na contratação de Fernando, jogador que fez questão de tornar pública a sua vontade de deixar o Dragão durante este defeso. No entanto, antes de iniciar as conversações com o FC Porto, os dirigentes do emblema francês aguardam pela confirmação da saída do médio Jérémy Toulalan que, ao que tudo indica, deve transferir-se para o Málaga.
Satisfeitos com as prestações dos dois jogadores que “pescaram” recentemente na Invicta – Lisandro López e Aly Cissokho –, o Lyon prepara-se agora para fazer nova investida no Dragão, tendo o Polvo – alcunha pela qual Fernando é conhecido – como alvo bem identificado. Basta, para isso, que abra a tal vaga no plantel – a de Toulalan – e que entrem nos cofres do clube os 11 milhões de euros que o Málaga deve oferecer pelo internacional francês. No seu site oficial, o Lyon já fez saber que pretende iniciar as negociações com o clube espanhol até ao final da semana.
in "record.pt"

Iturbe pronto a assinar


Vem aí o novo Messi para se tornar dragão. Avançado tem o Mundial sub-20 pela Argentina na agenda, mas deverá apresentar-se na selecção com tudo tratado no FC Porto. Vai conhecer a cidade e descobrir mais sobre o clube. 

Juan Manuel Iturbe é um nome que os portistas já pronunciam com prazer e potenciador de enormes ilusões no universo azul e branco, graças às elevadíssimas referências que o jovem internacional argentino transporta. Na margem de lá do Atlântico, diz-se dele o que habitualmente descreve os predestinados ou os geniais do jogo, e se lhe aplicaram o rótulo de novo Messi, é porque só pode haver um futebol extraordinário nas ideias e nos pés de um menino de 18 aninhos acabados de fazer e que precocemente se elevou à categoria dos mais experimentados.

Pois bem, Iturbe é aguardado por estes dias no Porto para assinar um contrato com os dragões e garantir o passaporte definitivo para a grande montra do futebol europeu. É uma viagem que o atacante espera com ansiedade e será necessariamente uma visita rápida à cidade e ao clube , porque na agenda de Iturbe está a participação no Campeonato do Mundo Sub-20, onde à partida já estará presente com todas as burocracias das transferências resolvidas com o FC Porto. 

A deslocação de Iturbe para Portugal deverá ter lugar nos próximos dias. O jogador tem aguardado por indicações, tanto dos dragões como do empresário, para viajar e para isso também vinha a esperar o regresso de Pinto da Costa ao trabalho no FC Porto, depois de uns dias de férias do presidente portista. 


in "abola.pt"

Falta agora o fruto mais apetecido: Falcao


O FC Porto protegeu-se dos eventuais ataques do mercado internacional e, antes de avançar convictamente para o reforço do plantel, de modo a atacar nova época, tratou de segurar as suas principais unidades, renovando, em apenas um mês, o contrato com Helton, Rolando, Ruben Micael, Hulk e James Rodriguez.

Falcao, uma das principais tentações do mercado, é a única pérola que o FC Porto ainda não conseguiu blindar, prosseguindo negociações com os seus representantes que incluem, naturalmente, um aumento considerável e generoso do seu ordenado e consequente subida da cláusula de rescisão para valores menos acessíveis aos cofres dos colossos do futebol mundial.

Trinta milhões de euros é, neste momento, um valor reconhecidamente acessível para algumas das principais bolsas europeias. Clubes ingleses e espanhóis cogitam as diversas possibilidades que existem nos diferentes campeonatos e o nome de Falcao ganha especial relevo, não só pelo brilhante trajecto que fez na Liga portuguesa mas, principalmente, por ter sido o melhor marcador das competições europeias. Acresce a isto o facto de o colombiano estar concentrado na selecção do seu país e ter pela frente outro desafio não menos tentador para os olheiros: a Copa América, competição na qual pode ganhar ainda maior projecção em termos internacionais.

Conhecendo-se a veia goleadora de Falcao, claramente evidenciada neste final da época, é admissível que outros clubes se posicionem no sentido de atacarem a contratação de el tigre no final do torneio sul-americano.


in "abola.pt"