segunda-feira, 27 de junho de 2011

FC Porto conhece adversários na Liga dos Campeões

DRAGÕES NO GRUPO 1 DA FASE DE QUALIFICAÇÃO


O sorteio do torneio de qualificação para a Liga dos Campeões realizou-se esta segunda-feira, na Áustria, e colocou o FC Porto no Grupo 1, juntamente com os eslovacos do Tatran Presov, os gregos do AEK Atenas e os sérvios do Partizan Belgrado.
Numa fase que será disputada em formato de "final-four", os encontros estão agendados para os dias 3 e 4 de setembro.
Na competição feminina, o Gil Eanes vai defrontar o Ormi Lux (Grécia), Dalfsen (Holanda) e o Bruhl (Suíça).
in "record.pt"

Colômbia: «Não podemos depender de Falcao»

Seleccionador sublinha que o momento de forma do avançado não pode condicionar a estratégia da equipa


O seleccionador colombiano, Hernán Darío Gómez, está preocupado que a equipa centre grande parte do seu jogo na procura de Radamel Falcao. A época dourado do avançado do F.C. Porto catapultou-o para estrela maior da selecção, mas o técnico frisa que não pode ser ele a decidir tudo.

«Falcao é um ídolo, um jogador extraordinário mas não podemos depender dele. Se isso acontecer, vamos comprometer o nosso sucesso. A procura permanente de Falcao faz com que a equipa perca o seu estilo e clarividência, e acabe com o jogo colectivo. Tenho medo que se tornem dependentes de Falcao», admitiu Hernán Gómez, à imprensa do seu país. 

Apesar do sucesso de dragão ao peito, Falcao ficou em branco nos dois encontros particulares que a selecção realizou, com México e Senegal. Mas o portista já frisou que o importante será marcar nos jogos a valer. O primeiro deles é já no dia 2 de Julho, com a Costa Rica, na estreia na Copa América. Argentina e Bolívia são as restantes selecções que compõem o grupo A.

in "maisfutebol.iol.pt"

Diogo Viana quer ficar no Porto, mas não descarta empréstimo

O F.C. Porto apresenta-se quinta-feira e ainda como vários dossiers por resolver, nas mãos de Vítor Pereira.
Além do assédio às maiores estrelas, há que definir a situação dos jogadores que regressam, após empréstimo. Um deles é o extremo Diogo Viana, que a época passada jogou no Venlo, da Holanda, e no Desportivos das Aves.

Aos 21 anos, Diogo Viana considera importante ter uma utilização regular e, por isso, abre a porta a novo empréstimo, mas não descarta, à partida, a possibilidade de ficar no plantel do FC Porto: “Se fizer a pré-época com o Porto é com o intuito de lá ficar. Se por acaso isso puder acontecer, a ideia é ficar, jogar e ajudar. Sei que há clubes interessados, mas concretamente ainda não sei nada, mas o empréstimo agrada-me muito”.

O ano passado, Diogo Viana fez a pré-época no Dragão e conheceu Vítor Pereira, ainda adjunto do Porto. O clube ficou em boas mãos, na opinião do jovem internacional português. “Vê-se logo que tem muito conhecimento e que sabe muito bem o que é o Futebol Clube do Porto”, explica.
in "rr.pt"

JUNIORES SÃO CAMPEÕES NACIONAIS INVICTOS


A equipa júnior do FC Porto venceu este domingo o Benfica, por 7-3, e sagrou-se campeã nacional de juniores, em Castro Verde. Ao longo de todo o campeonato, os Dragões só somaram triunfos. Rafa (três), Henrique Magalhães (dois), Tomás Castanheira e João Souto apontaram os golos azuis e brancos.

Confira os resultados da “final four” dos campeonatos nacionais de juniores e iniciados, disputada este fim-de-semana, em Castro Verde, no Alentejo.

Campeonato nacional de juniores

Sábado
Meia-final

FC Porto-Alenquer e Benfica, 3-2 (decisão por “golo de ouro”)
(Rafa, Telmo e Tomás Castanheira)

Domingo
Final

FC Porto-Benfica, 7-3
(Rafa (3), Henrique Magalhães (3), Tomás Castanheira e João Souto)

Campeonato nacional de iniciados

Sábado
Meia-final

FC Porto-Benfica, 2-3
(Álvaro Morais e Luís Melo)

Domingo
Jogo de atribuição de terceiro e quarto lugares

FC Porto-Stuart Carvalhais, 3-4
(Álvaro Morais, 2; Diogo Seixas)


in "fcp.pt"

"Primeiro têm de vender Falcao"

Para Denis Stracqualursi chegar ao Dragão é preciso que Falcao seja vendido. A ideia, precisamente nestes termos, foi transmitida pelo empresário do ponta-de-lança do Tigre, da Argentina, um dia depois de O JOGO ter escrito que o jogador está referenciado pelo FC Porto.

O empresário Jorge Cyterszpiler (amigo de infância e ex-agente de Maradona) está por dentro das movimentações de mercado e acredita que Stracqualursi pode mesmo ser o reforço ideal para os dragões. "Primeiro o FC Porto tem de vender o Falcao. Não tenho uma proposta concreta e acredito que seja devido à situação do Falcao. Quando ficar resolvida, então as coisas podem evoluir", explicou o empresário. Apesar de admitir não ter uma proposta concreta, Jorge Cyterszpiler sabe que o ponta-de-lança do Tigre é seguido pelo FC Porto. Mas não só. "Já me falaram do interesse do FC Porto e também do Benfica. O Stracqualursi é pretendido por vários clubes europeus e há contactos com equipas de Inglaterra, Alemanha e Itália. Vamos ponderar e escolher o melhor destino para o jogador", diz Cyterszpiler, que nesta altura está em Itália.

Stracqualursi também já tem preço. "São dez milhões de euros. Ele pode ser um dos melhores pontas-de-lança da América do Sul. Basta ver os golos que marca e a forma como se posiciona na área", adianta o empresário, detentor de 50 por cento do passe (a outra metade é do Tigre). Denis Stracqualursi foi o melhor marcador do Torneio Clausura, com 11 golos marcados em 19 jogos. Com 23 anos, Stracqualursi deu nas vistas no Gimnasia La Plata, mas foi no Tigre que construiu uma imagem de ponta-de-lança possante, difícil de marcar e com aptidões no futebol aéreo. Mede 1,90, joga com o pé direito e também gosta de rematar de fora da área.

Diz ser parecido com Cardozo

Referenciado pelo FC Porto, e também seguido pelo Benfica, Denis Stracqualursi já se informou sobre ambos os clubes junto de dois compatriotas: Trombetta (ex-Leixões) e Mustafá (ex-Belenenses). A revelação foi feita ao "Maisfutebol". O JOGO também tentou entrar em contacto com o ponta-de-lança, mas as tentativas não surtiram efeito. "A hipótese de ir para Portugal cria-me muita ilusão. Sei que há dois clubes interessados. Benfica e FC Porto são dois clubes importantes, que lutam por coisas grandes. Era muito bonito jogar em qualquer um deles", disse o argentino.
Enquanto o negócio não avança, o ponta-de-lança faz um auto-retrato curioso, tendo por base a comparação com Falcao e Cardozo. "Sou um jogador de área, mais fixo. Tenho muito bom jogo de cabeça e marco muitos golos. Se sou parecido com Falcao e Cardozo? Sou mais Cardozo. Sou como ele...", afirmou o ponta-de-lança do Tigre, da Argentina.

in "ojogo.pt"

Kelvin viaja hoje para Portugal

Kelvin está de malas feitas para Portugal. Apesar de só ter de se apresentar no Olival na próxima quinta-feira, dia marcado para o arranque dos trabalhos no FC Porto, o avançado brasileiro viaja já hoje para o País, trazendo com ele a família mais próxima. Kelvin aproveitou os últimos dias para se despedir das pessoas ligadas ao Paraná, clube que representou antes de se transferir para o FC Porto, assim como dos amigos mais próximos.


in "ojogo.pt"

Mariano: "Vítor Pereira? É sério e tem carácter"

Mariano deixou Portugal há algumas semanas, mas, mesmo na distante Argentina, onde se encontra a gozar férias enquanto não define o futuro, continua a fazer questão de acompanhar tudo o que está relacionado com o FC Porto. "Estes últimos dias foram surpreendentes. É só novidades!", comentou a O JOGO pelo telefone, antes de aceitar comentar a escolha feita para suceder a André Villas-Boas. "Vítor Pereira? É uma boa aposta. Ele é uma pessoa séria, com carácter e muito trabalhador. Falava muito com os jogadores. Acredito que a ideia de o escolher passará também por oferecer uma continuidade a um trabalho que foi bem feito; as ideias dele não são muito diferentes das do André [Villas-Boas] e, desta forma, os jogadores já sabem com o que vão contar."

Nesta altura, as declarações de Mariano têm uma dupla vantagem: se, por um lado, o argentino conhece como ninguém o balneário do FC Porto, por outro está completamente descomprometido com o futuro do clube. Por isso, mas também por ser reconhecidamente uma pessoa com ideias próprias, assume que os elogios a Vítor Pereira são "sinceros" e não para agradar a quem quer que seja. "Reconheço-lhe qualidades para ser um líder. Na época passada, como era adjunto, nunca falou com os jogadores em grupo, porque essa era uma tarefa do André. No entanto, falava muito com os jogadores individualmente e, durante as conversas que teve comigo, percebi que era uma pessoa honesta e com boas ideias. Por tudo isto, mas também por estar no clube em que está, estou certo de que vai ter sucesso no FC Porto."

A questão que mais se põe neste momento é a forma como os jogadores vão encarar esta mudança. Poderá o plantel sentir a saída de André Villas-Boas e perder a motivação da última temporada? "Isso não existe no FC Porto. Esqueçam. Se alguém tiver vontade de sair, vai comunicá-lo aos dirigentes, e tudo se resolverá... Mas não acredito que a mudança de treinador aumente, por si só, a vontade de alguém sair ou que alguém deixe de treinar bem por causa disso." Mariano vai ainda mais longe na garantia de um plantel motivado para repetir uma grande temporada. "Quem ficar, e mesmo que tenham existido propostas, vai pensar em ganhar o campeonato e fazer uma boa Liga dos Campeões. E é fácil perceber porquê: quem não sair vai querer manter o nível para garantir que no futuro surjam propostas para melhorar a sua vida. E Vítor Pereira vai agarrar-se a isto para manter os jogadores motivados." Convicção de ex-capitão.

"Não vai ser fácil manter este plantel"

Falcao, Moutinho, Hulk, Fernando, Rolando, Fucile ou Rodríguez - as notícias sobre potenciais interessados nos jogadores do FC Porto são praticamente diárias e Mariano, mesmo à distância, não duvida de que alguns possam mesmo partir nos próximos dias. "Mais do que a mudança de treinador, o que me preocupa é a possível saída de jogadores. Tenho quase a certeza absoluta de que, com o mesmo plantel, o FC Porto voltaria a ganhar o campeonato, mesmo depois da partida do André [Villas-Boas]. Nesta altura, a grande dificuldade passará por conseguir manter os mesmos jogadores. Veremos quem vai sair, se é que vai alguém sair, para ver como fica o plantel. Mesmo assim, não existem grandes dúvidas de que o FC Porto continuará muito forte", explicou Mariano, que revelou ainda o teor das últimas conversas com... Falcao. "Tenho falado com regularidade com dois jogadores, Belluschi e Falcao, e eles continuam a dizer-me que não pensam em sair e que, por eles, continuavam no FC Porto na próxima temporada. Mas, no futebol, há muitas coisas que ultrapassam os próprios jogadores."

Futuro ainda por definir

"Ainda não há nada de concreto sobre o meu futuro." Mariano ainda não se comprometeu com nenhum clube e continua a aguardar por propostas da Europa. "As únicas propostas que tenho daí são da Turquia, mas não quero ir viver para lá. Pretendo continuar na Europa, mas, para já, ainda não recebi mais nada, pelo menos de forma oficial." No entanto, o extremo tem sido contactado por vários clubes sul-americanos - de Brasil e Argentina -, embora mantenha a crença de que ainda vai surgir uma "boa oportunidade" para voltar ao Velho Continente. Mariano desmentiu ainda que tenha recebido um convite do Panathinaikos, comandado por Jesualdo Ferreira. "Não sei de onde surgiu essa ideia. Nunca ninguém me falou dessa possibilidade", explicou.

Surpreendido com saída de Villas-Boas

Mariano mantém-se actualizado sobre as notícias do FC Porto - "Procuro ver todos os dias aquilo que se vai passando" - e confessou que foi apanhado de surpresa com a saída de André Villas-Boas, sobretudo pela celeridade com que o processo decorreu. "Foi incrivelmente rápido. Um dia não havia nada, no outro falou-se dessa possibilidade, e no seguinte já estava tudo decidido. Fiquei surpreendido, mas só por se ter falado pouco antes da concretização do negócio." Depois, e apesar de não ter sido utilizado com frequência na última temporada, sobram os elogios às qualidades do ex-treinador. "O André tem capacidade para ser bem sucedido em qualquer clube do mundo. Todos percebíamos que era uma questão de tempo até surgir uma proposta de um clube com a dimensão do Chelsea. Se não fosse este ano, seria no próximo... O que mais me surpreendeu acabou por ser a forma como tudo aconteceu", admitiu.

in "ojoho.pt"

Prémio para Guarín

NOVO CONTRATO DISCUTIDO APÓS COPA AMÉRICA


Fruto da excelente época que assinou, com especial destaque na Liga Europa, Fredy Guarín vai ser premiado pela SAD com um novo contrato, também por forma a evitar o assédio de que poderá ser alvo, caso mantenha, na Copa América, o nível que evidenciou no FC Porto. Em todo o caso, o médio já foi sondado por diversos clubes, mas nenhum deles apresentou qualquer proposta oficial. A sua cláusula de rescisão, fixada nos 30 milhões de euros, vai sendo suficiente para segurá-lo. Mas até quando?
Face à possibilidade de perder Moutinho para o Chelsea – o Milan também está na corrida pelo ex-leão –, o FC Porto pretende segurar o restante núcleo duro do meio-campo e Guarín pode mesmo vir a ganhar maior preponderância nesse sector. Também por isso, o seu contrato será melhorado.
in "record.pt"

Jorge Machado: «Mário Fernandes não vai para Portugal»

AGENTE DIZ QUE INTERESSE PORTISTA É PASSADO


orge Machado dá o dito por não dito. Citado no jornal “Zero Hora” como tendo aberto as portas do Dragão a Mário Fernandes, o agente do defesa esclareceu a Record as suas próprias declarações.
“Não disse que o FC Porto o quer. O que disse foi que houve interesse, mas isso foi antes da lesão no ombro. Falo com Antero [Henrique, diretor geral da SAD portista] e não há nada. Não existe proposta. Acho normal que os clubes europeus voltem a interessar-se por ele, agora que regressou à competição, mas o FC Porto não está na corrida”, fez questão de esclarecer.
in "record.pt"

Vinte dragões garantidos para o estágio

Vítor Pereira pode estar preocupado com muita coisa, e não lhe faltarão motivos para isso, mas se algo pode desde já tranquilizá-lo é o número reduzido de efectivos que terá no início da pré-temporada, que começa já esta semana, na quinta-feira: duas dezenas de jogadores garantidos!

Isto é, não poderá lamentar-se de excesso de mão de obra na apresentação. Mas visto por outro prisma, não será razão para saltar de contente...

Logo à partida, e como maior contrariedade, o novo treinador do FC Porto ficará impedido de implementar com a profundidade que pretenderia as alterações de refinamento dos processos de jogo. Mudanças do foro técnico que prometeu no dia da sua apresentação como sucessor de André Villas Boas. Uma aspiração legítima que não é mais do que uma forma de Vítor Pereira vincar a sua identidade, sobretudo, marcar território sem mexer nas fundações do edifício de jogo da equipa azul e branca, porque aí o risco seria muito elevado e talvez não tivesse a compreensão e muito menos o aval de quem pensa por fora o futebol portista. 

Situação de proximidade

Em contrapartida, este número exíguo de jogadores deixa o treinador dos dragões mais liberto para definir outras prioridades. Como avaliar alguns casos pendentes que tem em mãos, ver com toda a atenção três dos quatro reforços - Bracali, Djalma e Kelvin - garantidos e confirmados pelo presidente Pinto da Costa para a nova temporada e ainda seleccionar para estágio alguns dos activos que foram cedidos na época passada a outros clubes. 

Jogadores de proximidade porque já estiveram integrados no plantel principal e até jogaram, ainda que mais uns do que outros, e que Vítor Pereira estará obrigado a rever e a reavaliar as possibilidades de poderem ser enquadrados no novo... ou requalificado figurino de jogo portista.

Lote muito especial constituído por jogadores de todas as posições no campo, como o guarda-redes Ventura, os defesas Miguel Lopes, os médios Tomás Costa, Castro, Prediger e Sérgio Oliveira e ainda o ponta-de-lança Orlando Sá. Este último, talvez aquele que poderá não ter tanta abertura da parte de Vítor Pereira para ser reaberto o seu processo no clube, a que não será estranha a pouca visibilidade que teve no Nacional, onde fez poucos jogos e apontou apenas três golos. 


in "abola.pt"

Arsenal também na corrida por Hulk


Paixão não é de hoje...Empresário garante que o jogador está sereno e feliz no FC Porto. 

Hulk não se livra, pelo menos, das notícias sobre clubes que estão interessados em contratá-lo, ou pelo menos que fazem constar isso. Depois de Chelsea e Manchester City, surge agora o nome do Arsenal de Londres metido ao barulho, mas de quem se sabe que muito dificilmente libertará cem milhões pela cláusula de rescisão. 

É mais um nome importante no rol de interessados, alguns pouco assustados com a exorbitância da cláusula, mas ao conhecimento do FC Porto não chegou rigorosamente nada. 

Os dragões vão olhando para estas histórias com alguma indiferença, enquanto em Inglaterra se sucedem as notícias sobre aquilo que vão chamando de «loucura» ou «capricho», particularmente de Abramovich, que no caso de Falcao, e como A BOLA noticiou, já terá até resolvido o problema: bater 30 milhões e convencer o jogador, embora o colombiano tenha comentado que está muito bem no FC Porto. 

Ontem, aliás, até estava mais preocupado com o River Plate que jogava para se manter na principal liga argentina, e foi de lá que el tigre saiu para o FC Porto...

E se atravessamos Falcao neste texto é porque se fala com insistência que Abramovich, usando a fortíssima e bilionária conta bancária, poderá atacar também o incrível, que igualmente estará nas contas de Mancini para o City. 

Ora, já se fala que outro clube londrino, o Arsenal, estará com ideias de tentar a contratação do avançado brasileiro. Ao conhecimento do FC Porto, como escrevemos, nada chegou, nem ao do representante, Theodoro Fonseca, com quem ontem A BOLA falou.


in "abola.pt"

Defesa Mário Fernandes de novo na rota do dragão

Mário Fernandes, defesa brasileiro do Grémio Porto Alegre que esteve na agenda portista em 2010, voltou hoje a ser associado ao interesse do FC Porto. Representante diz que jogador agrada aos azuis e brancos. 

«Tudo pode acontecer, nunca se sabe. Mas o Porto quer o Mário. Eles gostam muito de ver o Mário jogar», afirmou Jorge Machado, citado pela edição online do jornal Zero Hora.

«O Mário é um atleta de 20 anos. Muito valorizado. Não sei quanto o Grêmio pede, mas não deve ser pouco», indicou.

Mário Fernandes actua preferencialmente como central, mas pode também ocupar o lado direito da defesa. ~


in "abola.pt"

Tomás Costa quer ficar na Europa

Tomás Costa vai apresentar-se ao trabalho no Olival, embora desconheça se fará parte do plantel do FC Porto para a próxima época. Médio dá prioridade ao futebol europeu e diz que será «difícil» regressar à Argentina a curto prazo. 

«Tenho que regressar ao FC Porto e aguardar pelas ordens sobre o meu futuro. Poderei ficar no FC Porto ou ver se surge outra opção. Não estou desesperado», disse o jogador, em declarações à Imprensa argentina.

Depois de ter estado emprestado ao Universidad Católica, do Chile, Tomás Costa quer, acima de tudo, «ter continuidade». «Se não for no FC Porto, a minha prioridade é continuar na Europa, mas não veria com maus olhos um regresso à Argentina», admitiu.

O Rosario Central, clube de onde saiu em 2008 para ingressar no FC Porto, é um destino pouco provável nesta fase da carreira.

«As pessoas abordam-me na rua e perguntam-me quando é que regresso. Eu não minto e explico que, nesta fase da minha carreira, é difícil regressar ao Central e à Argentina, devido às questões económica e desportiva. A ideia de regressar deixa-me louco, mas creio que posso aproveitar mais a minha estada na Europa», argumentou.~


in "abola.pt"

Sereno com direito a continuar no Dragão

Sereno era um dos poucos nomes que faltava, daqueles que podem eventualmente estar numa lista de dispensáveis, entenda-se, e ei-lo colocado na órbita do Panathinaikos. Mas A BOLA sabe que essa possibilidade não tem fundamento, até porque Jesualdo se encontra amarrado ao projecto, que não é fácil no meio de um país em crise.

O próprio empresário do central, António Teixeira, revelou também a A BOLA desconhecer qualquer proposta do emblema helénico e até fez questão de dizer que o seu jogador «está a contar ficar no plantel do FC Porto». 

Aspiração legítima que tem não só a ver com a forte possibilidade de Rolando poder vir a ser transferido, como por favorecê-lo uma polivalência que lhe permite, como na época passada, jogar no lado direito e esquerdo da defesa.

Não quer dizer que Sereno possa dar por garantida a sua continuidade no quadro principal do FC Porto, clube com quem tem contrato até 2014, mas dada a sua versatilidade, empenhamento e solidariedade, qualidades extras sempre vistas com bons olhos por André Villas Boas e muito apreço por Vítor Pereira, que valoriza a atitude e o esforço, tudo se pode conjugar para a permanência do central no dragão.

Uma decisão que compete a Vítor Pereira e passará, igualmente, pelo que vier a acontecer com Rolando, que tem o mercado italiano aberto, com a Roma à cabeça e a Juventus logo atrás. Tudo dependerá, obviamente, dos argumentos financeiros do pretendentes, como já o disse Pinto da Costa, e, depois sim, da vontade do jogador em aceitar a mudança. 


in "abola.pt"