sábado, 16 de julho de 2011

F.C. Porto: Walter lesionado

Brasileiro sofreu uma forte contusão no tornozelo esquerdo, informou o F.C. Porto


Walter abandonou o jogo com o Borussia Monchengladbach lesionado, ao intervalo do amigável que acabou num empate (0-0), tendo segundo o F.C. Porto sofrido uma forte contusão no tornozelo esquerdo.

Ora por isso o brasileiro deve parar alguns dias, sendo as próximas horas decisivas para se perceber melhor a gravidade da contusão. Walter junta-se desta forma a Emídio Rafael no lote de jogadores lesionados.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: empresário justifica opção de Alex Sandro

Pablo Miranda explica acordo verbal do jogador com os dragões e processo de negociação pelo jovem lateral esquerdo.


Alex Sandro está à espera da documentação para assinar contrato com o F.C. Porto. O jovem lateral esquerdo aceitou os termos apresentados pelo clube portista. Chamado à selecção sub-20 do Brasil para o Mundial da categoria, o jogador está preparado para rumar ao Dragão no final da prova, assinando por cinco épocas.

O passe do jogador pertence à HAZ, um fundo de investimento que comprou Alex Sandro ao Atlético Paranaense, inscreveu Alex Sandro num clube do Uruguai e emprestou-o ao Santos. Aos 20 anos, o esquerdino está preparado para rumar a Portugal.

Pablo Miranda, empresário do lateral, faz questão de esclarecer o processo negocial com os dragões. Alex Sandro teria sido abordado anteriormente pelo Benfica e pedido conselhos a Léo (Santos) sobre o clube. Contudo, a hipótese gorou-se.

«O F.C. Porto é o clube perfeito para o Alex. Antes do Porto, surgiu o interesse do Benfica, mas havia condições financeiras e não só que não eram do agrado do jogador. O Benfica não quis negociar e ficou por aí. Não houve guerra nenhuma», frisou o agente ao Maisfutebol.

O Rubin Kazan e o Benfica

O projecto azul e branco encantou Alex Sandro: «Antes do início, já tínhamos definido que pretendíamos X. Veio o Rubin Kazan e nem ouvimos valores, é um grande clube mas o Alex não queria ir para a Rússia, queria outro tipo de projecto. Surgiu o Benfica e ofereceu X menos 30. Nós mantivemos: queremos X. O Benfica não cedeu, agradecemos o interesse e tudo acabou aí. Então, veio o F.C. Porto, a propor X. Perfeito.»

«Eu já vivi em Portugal e sei como é: o F.C Porto é o maior clube, mesmo que não seja em número de adeptos. O Alex Sandro tem o objectivo de estar na selecção brasileira no Mundial de 2014 e acreditamos que o F.C. Porto é o clube ideal para ele se desenvolver», acrescenta Pablo Miranda.

Nas últimas horas, Alex Sandro teria colocado várias mensagens sobre o F.C. Porto no seu Twitter. Contudo, o empresário garante que a conta é falsa: «Não é ele. Já estamos a investigar quem está a fazer isso. A verdade é esta: o Alex Sandro tem um acordo verbal, aceitou a proposta do Porto e não vai mudar. Estamos à espera da conclusão.»

O F.C. Porto e o grupo HAZ estarão a discutir os termos do acordo. O jogador espera tranquilamente pelo desfecho. «O Gustavo Arribas, representante do fundo de investimento, passou-nos a proposta do Porto e nós aceitamos. Agora, é entre eles. Acredito que tudo ficará tratado até final do mês. O Alex está no Mundial sub-20, a recuperar bem da lesão e até deverá jogar a primeira fase. Está pronto para chegar ao Porto no início de Setembro, se tudo der certo», promete.

«Ele respeita o Álvaro Pereira»

Pablo Miranda não apresenta a transferência como um dado consumado mas tem sabe o que espera Alex Sandro no F.C. Porto. «Se o Alvaro Pereira ficar, será até uma mais-valia para o Alex, porque irá permitir que ele evolua. O Alvaro é jogador de selecção, titular, é de respeitar. Acreditamos que o Alex vai ser titular no Porto, mas é um projecto de carreira. Ele vai também para desenvolver a capacidade de marcação, como já fez no Santos», acrescenta o empresário.

«O lateral brasileiro já nasce com vocação ofensiva. Por isso é que, no Atlético Paranaense, ele chegou a jogar como médio. Também pode jogar como extremo. Isso vai depender do treinador. De qualquer forma, o objectivo do Alex sempre foi fazer carreira como lateral», explica.

Por agora, cautela e caldos de galinha. O mercado é pródigo em surpresas. «O F.C. Porto pode desistir, por exemplo. Veja bem: o Alex é companheiro de quarto do Danilo. O Danilo fica até assustado com as notícias de jornais falando de guerra entre Porto e Benfica. É complicado para um jogador. O Alex aceitou verbalmente a proposta do Porto e fica à espera. Se concretizar esse pré-acordo, perfeito. Se não, fica no Santos com todo o gosto.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Moutinho: «Chelsea? São notícias sem fundamento»

Médio diz que é bom ouvir o nome ser associado a um grande clube, mas que para já só pensa em tornar o F.C. Porto cada vez mais forte


João Moutinho diz que gostou de ouvir o nome ser associado ao Chelsea, mas garante que está no F.C. Porto de alma e coração. Sem esconder o prazer que teve em trabalhar com André Villas-Boas, o médio não chegou a porta a uma transferência, mas encerrou o assunto com um «são notícias sem fundamento».

«É sempre bom ouvir essas notícias. O Chelsea é um grande clube, mas eu também estou num grande clube e é onde estou focado a trabalhar. Gostei muito de ter trabalhado com Villas-Boas, mas estou no F.C. Porto, agora com Vítor Pereira, para fazer um Porto cada vez melhor», garantiu.
O nome de João Moutinho, recorde-se, tem sido ligado ao Chelsea praticamente desde que André Villas-Boas se mudou para Londres, mas as associações aumentaram a partir do momento em que Essien se lesionou. O médio, para já, diz só pensar no F.C. Porto e em fazer uma nova época de sucesso no Dragão.

Relativamente ao jogo com o Borussia Monchengladbach, que terminou num empate sem golos, naquele que foi o primeiro jogo que o F.C. Porto não ganhou nesta pré-época, Moutinho lamentou a expulsão madrugadora de Hulk e garantiu que dadas as circunstâncias a equipa «deu uma boa resposta».

«A expulsão é uma situação que não devia acontecer num jogo particular e condicionou tudo. Depois disso continuámos a fazer o nosso jogo e a controlá-lo. As oportunidades mais flagrantes pertenceram ao F.C. Porto. Continuamos a lutar para vencer, o que infelizmente não aconteceu», terminou.

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: «Lamento esta arbitragem desastrosa»

«Jogo interessante até à expulsão de Hulk, estávamos a evoluir e a procurar espaços e situações de golo»


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, em declarações na flash interview da SportTV após o empate a zero frente ao Borussia Moenchengladbach:

«Jogo interessante até à expulsão de Hulk, estávamos a evoluir e a procurar espaços e situações de golo. A partir desse momento, tivemos de nos reorganizar e não me lembro de nenhuma ocasião flagrante de golo deles. Podíamos ter marcado mesmo com dez. Lamento uma arbitragem desastrada. Mesmo perto do final da partida, há um penalty que o árbitro não viu ou não quis ver. Temos de analisar a expulsão do Hulk, mas houve inconsciência do árbitro. Renovação? Falcao é um jogador importantíssimo e estamos felizes por o ter entre nós.»

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-B. Moenchengladbach, 0-0 (crónica)

Hulk mostrou o seu mau feitio, o árbitro esqueceu o carácter amigável da partida e deixou os dragões em inferioridade numérica.


O F.C. Porto perdeu uma excelente oportunidade para preparar a temporada 2011/12. O teste frente ao Borussia Moenchengladbach, o mais exigente até ao momento, durou escassos 24 minutos. Hulk mostrou o seu mau feitio, o árbitro esqueceu o carácter amigável da partida e deixou os dragões em inferioridade numérica. 

Em 24 minutos, portanto, o jogo começou e acabou. Reduzidos a dez elementos, os dragões fizeram pela vida mas colocaram de lado todas as programações tácticas e ensaios previstos para este teste. A formação germânica, que escapou à despromoção da Bundesliga, não conseguiu aproveitar o facto de ter um homem a mais.

Vítor Pereira apresentou um onze forte, preenchido por jogadores transitaram da época passada. Aliás, o jovem David foi a única cara nova. O antigo júnior dos dragões surgiu no lado esquerdo da defesa, aproveitando a falta de alternativas para o lugar.

Walter ganhou a corrida a Kléber no centro do ataque. Vítor Pereira pretendeu reforçar a confiança nos homens da casa, deixando os reforços no banco de suplentes. Contudo, Hulk foi figura principal enquanto esteve em campo, para o melhor e para o pior.

Pinto da Costa disse recentemente que Hulk era o único elemento insubstituível no plantel. Em Oberhausen, o brasileiro demonstrou tanta qualidade como recorrente tendência para reclamar protagonismo indesejado.

Num lance aparentemente inofensivo, o Incrível esboçou um protesto e viu o amarelo. Bateu palmas à decisão e o árbitro, sem o mínimo de paciência e bom-senso, decidiu expulsar o jogador. Os elementos do F.C. Porto lamentaram a decisão e até os jogadores do Borussia pediram ao juiz para reconsiderar. Podia, por exemplo, exigir a substituição de Hulk. Nada feito. Festa estragada. 

Sobraram alguns lances de perigo de parte a parte, ao longo do resto do encontro, mas perdeu-se o fio de jogo. Valeu pela resposta do F.C. Porto a uma situação de desvantagem numérica, continuando a criar oportunidades a espaços. Contudo, o guarda-redes do Borussia Moenchengladbach respondeu à altura e foi um dos melhores em campo.

As equipas alinharam da seguinte forma:

Borussia Moenchengladbach: Stegen; Stranzl, Jantsche, Dante e Daems; Reus, Nordtveit, Rupp e Neustadter; Hanke e De Camargo. Jogaram ainda: Heimeroth, Brouwers, Herrmann, Marx, Bobadilla, Korb e Wendt. 

F.C. Porto: Helton: Sapunaru, Rolando, Maicon e David; João Moutinho, Souza e Rúben Micael; Hulk, Walter e Silvestre Varela. Jogaram ainda: Bracali, Kléber, Fucile, Fernando, Castro, Otamendi, Christian Atsu, Sereno, Djalma.

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas reúne com Zahavi e Moutinho é tema

João Moutinho será um dos temas em cima da mesa na reunião que André Villas-Boas terá com o agente Pini Zahavi, este fim-de-semana. Segundo conta a Imprensa inglesa, o empresário israelita vai discutir questões de mercado com o técnico do Chelsea, sendo óbvia a associação de ideias entre as necessidades dos londrinos (Essien estará de baixa seis meses) e a carteira de activos do empresário, onde pontifica o nome de Moutinho.
Villas-Boas é um fã incondicional do titular da Selecção, mas sabe-se também que o FC Porto não entra em negociações com os blues e só liberta qualquer jogador para Londres caso seja batida a respectiva cláusula de rescisão. No caso de Moutinho, são precisos 40 milhões de euros para o tirar do Dragão. Tanto Pinto da Costa como o jogador asseguraram a continuidade, mas os milhões de Abramovich e o projecto do treinador podem ter alguma influência no desfecho do processo.
Desde que pagou 15 milhões de euros pelo técnico, o Chelsea tem estado comedido no mercado, mas posicionando-se para atacar de forma certeira. Falcao é um nome apontado com grande insistência e um dos desejos reais de Villas-Boas.

Agente garante Rolando satisfeito

Rolando quer sair do FC Porto, mas o empresário do jogador garante que se ficar não será um sacrifício. "Falo com ele todos os dias e está satisfeito", disse Cardoso da Silva à Rádio Renascença. O agente cabo-verdiano acrescentou que não tem conhecimento de qualquer situação que vise a transferência do defesa.

in "ojogo.pt"

Dragões apostam forte para contratar Danilo

Contrariando as declarações dos empresários do jogador e do próprio Santos, o FC Porto está firme no encalço de Danilo e no braço-de-ferro com o Benfica, que também pretende o internacional sub-20 brasileiro. Em dia de aniversário, o lateral usou o Twitter para salvaguardar o seu apreço pelo clube de Vila Belmiro, desautorizando Bruno Misoreli, agente que tem falado em seu nome e que ontem afirmou que Danilo quer deixar o Santos no imediato para assinar pelas águias. "Nunca faltei ao respeito ao Santos nem à sua torcida em momento algum! Essa suposta 'fala' de um dos caras que são da minha confiança é totalmente infundada", afirmou, desculpando-se perante a "torcida" do Peixe. Nem FC Porto nem Benfica se pronunciam oficialmente sobre a disputa, mas a novela deve ter fim à vista. Ontem, Danilo viu o seu nome confirmado na lista definitiva para o Mundial de sub-20, que começa a ser disputado no dia 29, na Colômbia. Enquanto os dragões procuram reforçar o lado direito da defesa com um jovem de inegável qualidade, os encarnados querem oferecer um "dois em um"a Jorge Jesus, já que Danilo tanto pode concorrer com Maxi Pereira como ocupar o vértice direito do meio-campo do Benfica.


in "ojogo.pt"

Um mestre da organização

Dois treinos, três reuniões com os adjuntos, planificação do trabalho e ainda uma espreitadela aos jogos da Copa América. Os dias em Marienfeld são longos para Vítor Pereira, o treinador que Pinto da Costa escolheu para suceder a Villas-Boas no comando técnico do FC Porto, atribuindo-lhe uma cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Os responsáveis portistas foram convencidos pela competência demonstrada na época passada enquanto número 2 da hierarquia técnica e Vítor Pereira não só manteve os hábitos de trabalho como os reforçou, gerindo tudo ao pormenor.
Metódico, organizado, perfeccionista, mas também brincalhão, Vítor Pereira pediu mais jogos de preparação na pré-época, acrescentando o Verl e o Rio Ave aos encontros previstos inicialmente, e sugeriu que a empresa que trata dos relvados do Olival fosse mais cedo para Marienfeld para moldar os campos usados neste estágio. O hotel Klosterpforte parece indicado para retiros espirituais ou tratamentos anti-stress, dado o cenário bucólico, mas oferece todas as condições para o FC Porto preparar a nova época. Vítor Pereira aproveita-os todos.
Na mesinha de cabeceira, o despertador toca invariavelmente às 7h30. É a altura de levantar, ler os jornais desportivos e passar os olhos pelo noticiário geral. Uma hora depois, reúne-se pela primeira vez com Rui Quinta, Filipe Almeida, Semedo e Wil Coort, os adjuntos que compõem a sua equipa técnica. O objectivo é explicar-lhes em que vai consistir o treino matinal, detalhando todos os exercícios, cronometrados ao segundo e desenhados ao pormenor. Segue-se o pequeno-almoço e uma inspecção ao local do treino. Vítor Pereira faz questão de ir ao campo meia hora antes do início de cada sessão para verificar se está tudo como pretende: colocação das balizas, das barreiras, dos cones, das estacas ou de qualquer outro material que venha a ser usado.
O almoço tem sido servido às 13 horas, após o qual o técnico recolhe ao quarto para planificar o segundo treino do dia. Às 16 horas explica tudo aos adjuntos em nova reunião de trabalho, seguindo-se a inspecção aos relvados e o treino vespertino.
Se para os jogadores o dia de trabalho termina nesta altura, Vítor Pereira ainda tem muito para fazer. Depois do jantar, marcado para as 20 horas, o treinador voltar a recolher-se no quarto para organizar o primeiro treino do dia seguinte. Às 23 horas, volta a chamar os adjuntos para uma última reunião, que serve para discutirem em conjunto que aspectos a equipa - ou um jogador em particular - precisa de melhorar.
Antes de dormir, Vítor Pereira ainda dedica alguma tempo à Copa América, concentrando as atenções nos portistas presentes: Falcao, Guarín, Álvaro Pereira e Rodríguez.

Jogos filmados em ângulo aberto

Longe de ser uma novidade absoluta no clube, Vítor Pereira pediu também à estrutura ligada ao futebol para gravar os jogos de pré-temporada e também alguns treinos realizados no Olival, com o intuito de depois os analisar e criar edições particulares para fornecer aos jogadores. Na Alemanha, os três particulares agendados serão registados em vídeo pelo team-manager Rui Carvalho, usando sempre um ângulo aberto do campo para que o técnico possa, depois, ver o maior número de jogadores ao mesmo tempo em acção e respectivas movimentações. Por isso é que esta tarde, mesmo com o jogo a ser transmitido pela televisão, também haverá gravação interna.

Plantel de craques até nos tempos livres

"Que golos. Dois do Messi, dois do Ronaldo". Walter desafiou Hulk para um jogo de PlayStation - o FIFA - e cometeu a proeza de ganhar ao compatriota, fazendo questão de se vangloriar. Esta é uma das formas encontradas pelo plantel para combater os tempos mortos. Enquanto uns preferem ver filmes ou ler um livro, outros arregaçam as mangas e mostram outros dotes que não os futebolísticos. Christian não tem impressionado apenas pela velocidade porque também é o rei dos matraquilhos, goleando quem lhe aparece pela frente. Hulk e Souza também são craques. No ténis de mesa, Maicon e Fernando formam uma dupla brasileira que tenta rivalizar com João Moutinho e Rúben Micael, mas diz quem vê as partidas que Sapunaru está ao mesmo nível. Na PlayStation, são muitos os craques virtuais, com as duplas James-Moutinho e Castro-Belluschi a disputarem os jogos com superior recorte técnico. Beto é o ás das cartas. Pelos vistos, não é só entre os postes que tem "boas mãos".

in "ojogo.pt"

As duas versões de Falcao e um "tudo pode acontecer" elucidativo

O dia seguinte à renovação de Falcao trouxe duas histórias convergentes e que dão força à teoria repetida nos últimos dias em O JOGO: a nova cláusula de 45 milhões pode não ser suficiente para impedir a transferência do colombiano. O avançado referiu, ontem, em declarações à Imprensa colombiana, que "pensa somente no FC Porto", mas também deixou bem claro que são os "dirigentes do clube que terão de resolver" o seu futuro. "Tudo pode acontecer na vida, mas estou muito feliz no FC Porto. Renovei por mais duas épocas e estou muito contente com o projecto desportivo do clube". O "tudo pode acontecer" entronca na segunda história, esta um pouco mais caricata. Depois de ter acertado a renovação, Falcao agradeceu, através do seu site oficial, o "carinho" que recebeu desde que chegou ao clube. E disse mais: "Espero estar no Porto brevemente, para começar a temporada junto dos meus companheiros". No entanto, e durante o dia de ontem, esta mensagem que assinalava o fim da tal comunicação desapareceu e foi trocada por outra. "Agora estou concentrado com a minha selecção para a Copa América". Uma mudança no mínimo enigmática.


in "ojogo.pt"

"Álvaro tem interessados mas quer ficar no Dragão"

Na passada terça-feira, Pinto da Costa falou de forma despreocupada de eventuais saídas do FC Porto, sublinhando só não haver substituto para Hulk. Nesse enquadramento, a contratação de Alex Sandro só contribuiu para adensar as especulações em redor de Álvaro Pereira, muito cobiçado nesta fase do mercado. Mas será que o reforço brasileiro pode dar o lugar por adquirido? "É verdade que a chegada de Alex Sandro podia indiciar a saída do Álvaro Pereira, uma vez que jogam na mesma posição, mas não é isso que está para acontecer", garantiu a O JOGO Alejandro Savich, empresário do defesa. Ou seja, Alex Sandro terá concorrência de vulto, por muito que o Palito esteja a ser seguido por vários emblemas. "Sim, este Verão vários clubes quiseram saber da sua situação contratual. Mas acho natural que isso aconteça, depois do que ele tem feito no FC Porto nas últimas duas épocas, o contrário é que seria de estranhar. Um jogador como o Álvaro tem sempre mercado para sair e vários clubes interessados. Mas ele quer ficar no Dragão, onde tem sido muito feliz", acrescentou Savich. Apesar de tudo, o empresário reconheceu ter-se encontrado com o director-geral para o futebol e ter tocado no assunto. "Estive à conversa com Antero Henrique há uns dias e falámos de vários assuntos relacionados com a carreira do Álvaro Pereira, mas também de outros jogadores que poderão eventualmente interessar ao FC Porto num futuro próximo", justificou.
Entre os clubes que sondaram a situação do uruguaio, vários são ingleses: "Sim, alguns, mas não o Chelsea, ao contrário do que se tem falado". Aliás, sinal inequívoco de que Álvaro pretende prosseguir a sua carreira de azul e branco foi a recente compra de uma casa no Porto. "Além disso, ele foi pai pela segunda vez na quarta-feira, a mulher sente-se bem na cidade e estão a atravessar uma das melhores fases das suas vidas", frisou.
Recentemente, Palito destacou a importância de ver continuar Falcao, Hulk e Varela no ataque do FC Porto, como forma de alcançar os objectivos delineados para a época que aí vem. Mas Savich não atribuiu a isso uma importância decisiva: "O FC Porto tem sempre grandes jogadores e o facto dele ter falado nisso é porque são jogadores muito competitivos".
Focado em atingir, esta noite, as meias-finais da Copa América, o esquerdino não divaga nos seus pensamentos: "Estive com ele no hotel da selecção uruguaia, mas não falamos de nada relacionado com uma eventual transferência. Agora, ele está muito concentrado no jogo com a Argentina".

Palito aponta a mais títulos

Álvaro Pereira está em grande na Copa América - até já apontou dois golos -, mas nem por isso deixou de comentar, a O JOGO, algumas das mais recentes novidades do FC Porto. A começar pela troca de treinador. "Foi uma pena que o André Villas-Boas tenha ido embora, porque fizemos uma grande temporada com ele, mas o importante é que agora temos o Vítor [Pereira] que também conhecemos bem. Não gosto de fazer comparações, e quando regressar ao Porto só tenho de treinar ao máximo para ganhar o meu lugar na equipa", explicou. O defesa-esquerdo, que não abordou a provável contratação de Alex Sandro, explicou ainda que o grande objectivo passa por "voltar a ganhar o campeonato", embora também não esqueça a Liga dos Campeões. "Todos estamos entusiasmados com a Champions. O FC Porto é um grande clube, impressionante, que dá tudo em todas as competições, e que joga sempre para ganhar. É com este espírito que vamos encarar a Liga dos Campeões. E fazer uma boa prova era ganhá-la...", concluiu.

in "ojogo.pt"

Testes definem quem chumba

O estágio do FC Porto está a chegar ao fim e aproxima-se a hora da verdade para alguns dos jogadores. O plantel está inflacionado - 27 jogadores em estágio e seis nas selecções, sem contabilizar Alex Sandro e Danilo - e terá forçosamente de haver cortes. Um guarda-redes vai sair e Beto é o grande candidato, embora este estágio ainda não tenha dado a entender quais as preferências do treinador. E neste particular os dois jogos marcados para hoje (Borússia Monchengladbach) e amanhã (Verl) poderão ser muito úteis ao treinador. Na frente, há uma luta interessante entre Kléber e Walter, que procuram protagonismo enquanto vão lendo as notícias da renovação do dono do lugar: Falcao. Mas o colombiano não está na Alemanha e não é seguro que fique no plantel, o que obrigaria a uma mudança com Kléber em clara vantagem sobre o Bigorna como potencial herdeiro da camisola 9 de El Tigre. David e Christian já sabem que devem ser emprestados, mas há mais acertos a fazer que estarão dependentes das movimentações de mercado - Castro, por exemplo - e da opinião do treinador. Com Alex Sandro a caminho, Addy e Rafa perdem espaço no plantel; do outro lado da defesa, se Danilo for confirmado, é provável que saia alguém (Fucile ou Sapunaru), mas aqui serão as propostas recebidas ou a receber que vão pesar. Ao que O JOGO apurou, o romeno terá mais pretendentes.
O teste com o Borússia Monchengladbach (18h30, Sporttv) será mais exigente do que o anterior, em que os portistas despacharam o Gutersloh por 10-1, e poderá definir o futuro de alguns jogadores. Kelvin é um deles e o brasileiro, que até tem dado boas indicações, diz-se pronto para tudo. "Estou no começo da minha carreira e para ajudar. O que o FC Porto definir estou pronto a aceitar. Quero muito jogar pelo FC Porto, mas se me emprestarem vou lutar no outro clube para voltar e fazer a minha história aqui", frisou.
Impressionado com a dimensão do clube e as qualidades de Hulk - "é mesmo Incrível, como dizem" - o jovem brasileiro prometeu trabalhar forte para "corresponder" e para que um dia o seu pé esquerdo seja considerado mágico. "Estou muito feliz. Fui bem recebido neste grande clube e espero que seja uma grande época para o FC Porto. Já sabia que era um grande clube, mas fui surpreendido porque não esperava tanto carinho nem uma estrutura desta dimensão", admitiu.
Ainda tímido, Kelvin tem procurado a protecção de dois compatriotas. "O Hulk e o Walter são bastante experientes e procuro-os bastante para conversar. Estão a ajudar-me muito", referiu o ex-Paraná Clube.

"Gosto mais de sjogar como extremo"

Kelvin jogou como 10 na partida com o Gutersloh, mas é aberto nas alas que prefere actuar. "Sou mais extremo como vocês dizem em Portugal. Jogo mais aberto, mas também posso ser médio, procurando zonas mais interiores. Estou aqui para ajudar no que for preciso", referiu. Para já, o brasileiro ainda está a entender como tudo se processa no FC Porto, onde quase tudo é novo. "O futebol aqui é muito mais rápido e noto bastante a diferença, mas estou a trabalhar bem para dar tudo certo", frisou, imaginando-se já a jogar ao lado de Hulk e Falcao, cuja renovação de contrato foi comentada pelo novo companheiro: "É um jogador muito importante para nós. Fez uma grande época e vai-nos ajudar muito. Ele e o Hulk fazem uma grande dupla no ataque".

"Alex Sandro e Danilo vão ajudar muito"

Um está certo, o outro quase. Alex Sandro e Danilo podem chegar ao FC Porto no final do Mundial de sub-20 e o compatriota Kelvin, que até à última alimentou a esperança de fazer parte dos convocados do seleccionador Ney Franco, não duvida de que serão reforços importantes para os portistas. Ainda que não tenham estado juntos nas camadas jovens do escrete, Kelvin conhece muito bem os craques do Santos. "São dois grandes jogadores, de selecção, e vão ajudar muito o FC Porto", frisou.

in "ojogo.pt"

Aqui não há crise

APOSTA NA VALORIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS ATIVOS


Com o desfecho favorável do dossiê Radamel Falcão, a SAD deu por concluído o processo de renovação de contratos com os seus principais ativos, aqueles que estavam mais vulneráveis às propostas dos milionários europeus. Hulk e James Rodríguez já tinham merecido o reconhecimento da administração, com melhorias substanciais nas folhas salariais, algo que se assume como fator preponderante quando se trata de jogadores com perspetivas de receber milhões noutras paragens. Em troca, no caso dos colombianos, foram elevadas as cláusulas de rescisão para um patamar (45 milhões de euros) que poderá permitir aos dragões encaixar quantias recorde num futuro próximo. O Incrível, como se sabe, desfruta do tal estatuto especial no futebol português: 100 milhões.
De resto, os sinais dados por Pinto da Costa foram claros desde muito cedo. O FCPorto não estava interessado em vender nenhum dos seus principais craques neste defeso, a não ser que fosse pelos valores estipulados nos contratos. Em ano de regresso à Liga dos Campeões, os azuis e brancos estão apostados em fazer uma campanha que vá muito para além da fase de grupos. Esse é o objetivo mínimo exigido. Aliás, o orçamento definido para esta época é o maior da história da SAD, o que diz bem do projeto ambicioso que visa, em primeira instância, a revalidação do título nacional.
in "record.pt"

Alvaro Pereira na boca dos tubarões

APONTADO AO BARÇA, LIVERPOOL E CHELSEA



A contratação de Alex Sandro, sabe Record, pretende assegurar o futuro da ala esquerda da defesa portista, posição da qual Alvaro Pereira ainda é dono e senhor. Porém, caso algum clube bata a sua cláusula de rescisão, no valor de 30 milhões de euros, o Palito – alcunha pela qual o uruguaio é conhecido – poderá rumar a outros ares já neste defeso. E, ainda ontem, alguma imprensa estrangeira fez eco do interesse do Liverpool e do Chelsea no internacional uruguaio, já para não falar do Barcelona, clube ao qual tem sido apontado desde há alguns dias.
Record confrontou, ontem, o empresário do jogador, Alejandro Savich, com essas notícias, tendo o agente reagido assim: “Há muitos rumores, mas não tenho qualquer proposta oficial em mãos. Só posso garantir que é no FC Porto que ele vai apresentar-se assim que termine a Copa América. Depois, logo se verá.”
in "record.pt"

Dragões não largam Danilo

O internacional brasileiro Danilo, do Santos, já conhece proposta portista. Empresa que detém percentagem considerável do passe abre as portas à negociação. Juventus é a maior ameaça. 

Alex Sandro é reforço confirmado e Danilo, o senhor que se segue. Os dois jogavam no Santos e encontram-se actualmente em estágio na selecção brasileira de sub-20. 

Concluída a participação dos canarinhos no Mundial da categoria, é bem provável que ambos apanhem o mesmo voo rumo ao Dragão. Sim, porque no Brasil, o FC Porto passou a ser considerado o destino mais provável do lateral-direito. E só a intromissão da Juventus poderá atrasar a consumação de uma transferência que Vítor Pereira vê com bons olhos.


in "abola.pt"

Sapunaru com a porta aberta

Excesso de opções para a direita da defesa pode libertar o lateral. Cláusula é de 25 milhões mas portistas admitem vendê-lo por menos. Romanos e romenos ao barulho. 

As notícias mais recentes anunciam novidades na linha defensiva do FC Porto. E a iminente contratação de um lateral-direito denuncia a provável saída de uma das opções de Vítor Pereira para aquele corredor, recaindo sobre Sapunaru a maior probabilidade neste exercício.

Uma visão formatada pela experiência, considerando vários casos demonstrativos da forma de actuar da estrutura azul e branca. É que a condução do processo do defesa romeno evidencia alguns pontos comuns ao procedimento adoptado noutras negociações que tiveram a venda de jogadores como desfecho.

Nos primeiros dias do estágio na Alemanha ficou a saber-se que os dragões avançaram para a aquisição da totalidade dos direitos económicos de Sapunaru, depois de terem garantido metade do passe aquando da sua contratação em 2008, ao Rapid Bucareste. Aos 2,5 milhões de euros pagos há três épocas, os campeões nacionais adicionaram, agora, o mesmo valor para arrecadar os restantes 50 por cento.


in "abola.pt"