quarta-feira, 20 de julho de 2011

Danilo no F.C. Porto: todo o negócio

Presidente do Santos explica ao Maisfutebol a ultrapassagem dos dragões ao Benfica e confirma que o lateral só em Janeiro chega a Portugal


13 milhões de euros, chegada ao Dragão marcada para Janeiro. O bulício negocial em redor da promessa do Santos eclodiu neste desenlace. Feliz para o atleta, contundente para o F.C. Porto, frustrante para o Benfica. O Maisfutebol seguiu a par e passo umas das mais intrincadas conversações deste mercado de transferências. No day after à decisão, fazemos-lhe o resumo.

O nosso interlocutor, priveligiado, é o presidente do Santos Futebol Clube, Luís Álvaro de Oliveira. «A proposta do F.C. Porto era imbatível», começa por assegurar ao Maisfutebol o dirigente. «Foi uma luta dura entre Porto e Benfica. Acreditámos que fizemos a melhor opção, para o Santos e para o Danilo.»

Segundo nos explica o dirigente, o Santos adquiriu na segunda-feira os 37,5% que pertenciam ao Grupo DIS. Por essa altura, já o Benfica fizera uma proposta. Recusada. «No dia seguinte, terça-feira, o F.C. Porto dialogou directamente connosco e ultrapassou claramente a oferta do Benfica [13 milhões contra dez]. Entrámos em contacto com o Danilo, explicamos-lhe tudo e decidimos que a liga portuguesa é o destino ideal para ele. As pessoas do F.C. Porto foram muito correctas. Depois disso nada mais havia a fazer.»

Luís Álvaro de Oliveira faz questão, porém, de sublinhar outro aspecto: «A formalização da transferência ainda não foi feita. Falta a anuência total do atleta, a assinatura do contrato e a realização dos exames médicos. Depois disso podemos dizer que o Danilo é jogador do F.C. Porto e que, conforme ficou acordado, viaja para Portugal após o Mundial de Clubes.»

O Santos reservou ainda dez por cento numa futura transferência de Danilo.

«Danilo corre os 90 minutos; Alex Sandro é fogoso»

Aos 19 anos, o comportamento de Danilo sugere uma maturidade inquietante. Natural de Minas Gerais, o lateral/médio cresceu depressa, amadureceu a correr e está «preparadíssimo» para a primeira aventura no Velho Continente. 

«Estamos a falar de um jovem equilibrado, discreto e calmo como um bom mineiro deve ser. Reconheço que sou um fã dele e garanto que no final do ano vou fazer um jogo de homenagem e despedida em seu nome», confessa o presidente do Santos. «Queria tê-lo muitos mais anos na Vila Belmiro. Ele já conquistou uma Libertadores, um Paulistão, vai ao Mundial de sub-20 e dentro de pouco tempo está na selecção principal.»

Numa semana, o F.C. Porto contratou Alex Sandro e Danilo aoPeixe. Luís Álvaro de Oliveira considera «magistral» a opção dos dragões. «O Danilo é fantástico. Tem boa estatura, um fôlego sem fim, corre os 90 minutos e quer correr mais. Possui uma dedicação incrível e uma habilidade natural admirável. Já o Alex Sandro é um lateral que sobe muito, fogoso e explosivo.»

in "maisfutebol.iol.pt"

AS MENTIRAS DE “A BOLA”

Quem não inventa não é artista, diz o povo, quem inventa é mentiroso, dizemos nós. A desinformação do jornal “A Bola” não tem limites, pelo menos no que ao FC Porto diz respeito. O mesmo jornal que tanto gosta de disfarçar o que se obtém no terreno de jogo, é hoje peremptório a afirmar que o FC Porto contratou o jogador israelita Eliran Atar por quatro anos. É falso, é mentira. Eliran Atar não é nem será jogador do FC Porto.

Depois de semanas a noticiar a chegada de carradas de jogadores para outros e a saída de carradas de jogadores do FC Porto, que como se tem visto é falso, eis que agora se anuncia a chegada de um que nunca esteve nos planos do FC Porto, nem podia estar visto ter o nosso plantel dos melhores avançados do mundo.

A obsessão do jornal “A Bola” em escrever mentiras sobre o FC Porto terá um objectivo e cumprirá um plano que servirá interesses de alguém, mas a verdade é que já não há pachorra para tanta falsidade.



in "fcp.pt"

Golo espectacular de Danilo, novo reforço dos dragões

Danilo marcou um golo espectacular, ao serviço do Santos, na Taça dos Libertadores, em Abril. Veja o vídeo.

Iturbe marca pela Argentina

Avançado anotou dois golos pela selecção sub-20 no jogo particular com a Guatemala. 

Enquanto não chega ao FC Porto, Juan Iturbe continua a dar cartas na selecção sub-20 da Argentina e foi uma das principais figuras da equipa liderada por Walter Perazzo no jogo particular frente à Guatemala. 

O prodígio portista apontou dois golos no triunfo (3-1) dos argentinos, acabando por reclamar para si todo o protagonismo do encontro particular. 

No sistema táctico 4x4x2 da Argentina, Iturbe jogou na linha ofensiva, ao lado de Facundo Ferreyra, do Banfield, mas notou-se sobretudo o excelente entendimento com Erik Lamela, médio transferido recentemente para a Roma.


in "abola.pt"

Copa América: Alvaro e Cristian na final

Luis Suaréz marcou os dois golos do Uruguai frente ao Perú na primeira meia-final da Copa América


O Uruguai é o primeiro finalista da Copa América, depois de ter vencido o Perú nesta madrugada (2-0). Luis Suárez marcou os dois golos da selecção onde alinham Maxi, Alvaro Pereira e Cristian Rodriguez.

Albert Rodriguez, defesa do Sporting, foi titular no Perú e fez tudo para evitar o desaire. Maxi Pereira (Benfica) e Álvaro Pereira (FC Porto) surgiram no onze do Uruguai e realizaram duas belas exibições. Carrillo e Cristian Rodriguez foram suplentes não utilizados nas respectivas selecções.

O Uruguai teve mais posse de bola na primeira parte e as melhores oportunidades de golo. Alvaro Pereira chegou a colocar a bola na baliza adversária, em cima do intervalo, mas estava em clara posição de fora-de-jogo. O Perú apostou no contra-ataque para fazer uma surpresa. 

Ao minuto 52, confirmando a superioridade territorial, o Uruguai chegou à vantagem. Na sequência de um remate rasteiro de meia distância, Fernández defendeu para o lado e Suárez, de ângulo reduzido, fez a recarga com êxito.

Logo depois, o 0-2. Grande passe de Alvaro Pereira, isolando o mesmo Luis Suárez. O guarda-redes peruano saiu da baliza sem nexo, o avançado tocou para o lado e finalizou.

Ao minuto 69, Vargas respondeu a uma entrada de Coates com uma agressão. Viu o cartão vermelho e o Perú rendeu-se por completo. Até final, ensaiou alguns ataques sem resultados práticos. O Uruguai também podia ter chegado ao terceiro. Contas feitas, resultado justo. 

PERÚ: Fernández; Rodríguez, Acasiete, Vílchez, Carmona, Yotún (Chiroque, 53m), Albín (Ballon, 90m), Cruzado, Vargas, Paolo Guerrero e Advíncula (Lobaton, 60m).

URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Coates, Cáceres, Gargano (Eguren, 70m), Arévalo Ríos, Álvaro González, Álvaro Pereira, Diego Forlán e Luis Suárez (Hernández, 70m).

in "maisfutebol.iol.pt"

Atsu: «Hulk é o jogador mais rápido que conheço»

Jovem extremo ganês aprende com os seniores, na pré-época do F.C. Porto


Christian Atsu prepara a época junto com o plantel sénior do F.C. Porto. E aprende. O jovem extremo ganês falou nesta quarta-feira e contou o que vale a experiência ao lado do seu grande ídolo, Hulk.

«O meu grande ídolo neste plantel é o Hulk. É o jogador mais rápido que conheço. É muito forte e dribla bastante bem», analisou o jogador, que representava os juniores dos «dragões»: «Aprendo com ele todos os dias.»

Atsu está a ser observado por Vítor Pereira e ainda não sabe como será o seu futuro. «Estou a treinar e à espera de uma decisão do técnico», afirma, admitindo que, para já, a sua carreira não passe pelo Dragão: «Gostava de ficar, claro, mas o meu objectivo é jogar regularmente e aqui é difícil.»
Christian Twasam Atsu nasceu no Gana há 19 anos. Está desde 2009 no F.C. Porto, proveniente do Cheetah FC, e na temporada passada chegou a ser chamado por Villas-Boas para um jogo do campeonato. Apesar das boas indicações dadas nesta pré-época, o empréstimo é o cenário mais lógico no seu processo evolutivo. 

Para quem não o conhece, Atsu define-se, essencialmente, como «um extremo rápido». Feliz pela «seriedade» demonstrada pelo novo treinador, o ex-júnior acredita mesmo que este F.C. Porto pode fazer «ainda melhor do que o anterior». «Estamos a treinar muito bem e no campeonato somos os favoritos.»

Christian Atsu é um dos sete extremos no plantel azul e branco. Hulk, Djalma, James Rodríguez, Cristián Rodríguez, Silvestre Varela e Kelvin limitam decisivamente o espaço do pequeno ganês na estrutura do dragão. 

in "maisfutebol.iol,pt"

Três reforços para atacar o 11º título


Tó Neves, novo técnico do FC Porto, tem mais três reforços.
Nelson Pereira, Tiago Santos e Caio assinaram pelo FC Porto. Tó Neves vai voltar a trabalhar com os dois primeiros hoquistas, depois de terem sido treinados por ele na Oliveirense, e Caio regressão ao Dragão depois de dois anos na Luz.
«É sempre bom estar de regresso a casa, um clube que sempre me tratou da melhor maneira», disse Caio, avançado de 29 anos.
Nelson Pereira, de 22 anos, também actuou no clube azul-e-branco durante seis anos antes de se mudar para a Oliveirense. «Venho para dar o meu melhor, sempre em prol da equipa, de forma a atingirmos todos os objectivos colectivos.
Para Tiago Santos, avançado de 28 anos, será uma estreia com as cores do FC Porto, algo que considera ser «um passo de gigante» na carreira.
O FC Porto tinha renovado a semana passada com Filipe Santos, Edo Bosch e Nelson Filipe.
in "sapodesporto.pt"

Tricampeão de andebol recomeça hoje a trabalhar

O FC Porto recomeça hoje a trabalhar, sendo a primeira equipa a iniciar a preparação para a nova temporada, na qual, mais uma vez, tentará o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Recorde-se que os dragões começam a competir no fim-de-semana de 3/4 de Setembro, numa nova versão do acesso à Champions, agora em formato de final-four. O FC Porto começa por jogar com o Tatran Presov, da Eslováquia - equipa que organiza este quadrangular -, e depois jogará com o que tiver a mesma sorte que a sua no encontro entre AEK e Partizan de Belgrado.
Da estrutura técnica dos portistas, comandada por Ljubomir Obradovic, deixa de fazer parte Luís Graça, não se sabendo ainda quem acompanha o sérvio.
Do plantel, registam-se cinco saídas, sendo as de Inácio Carmo e Nuno Grilo, internacionais A, as mais sonantes, até porque se transferiram para o rival Benfica. Miguel Marinho e Jorge Silva ingressaram no Teucro (Espanha) e Augusto Pedro está de regresso a Angola.
O sérvio Nenad Malencic, lateral-direito, é a grande aquisição dos portistas.

in "ojogo.pt"

Eliran Atar descartado

O FC Porto desmentiu ontem notícias que davam como certa a contratação do avançado israelita Eliran Atar, de 24 anos. "Não é, nem será jogador do FC Porto", lia-se num comunicado dos portistas. "O nosso plantel tem os melhores avançados do mundo".


in "ojogo.pt"

Maicon: "Insubstituíveis somos todos"

O brasileiro Maicon acredita numa época de sucesso do FC Porto. "A expectativa é a mesma da temporada passada, isto é, conquistar o título de campeão. Estamos a fazer uma boa pré-época, temos novos jogadores e são reforços muito fortes. Esta época ainda pode ser melhor do que a anterior", disse, ontem de manhã.
Recentemente, Pinto da Costa afirmou que só Hulk é insubstituível no plantel. Colocada a questão, o central abordou o assunto de outra maneira. "Não só o Hulk, mas todos os jogadores do plantel. A demonstração que demos na época passada foi forte. Todos os jogadores do plantel são indiscutíveis e não é apenas o Hulk", reforçou o brasileiro. Curiosamente, só o sector defensivo não tem, para já, caras novas, à excepção da baliza, claro. Confiança reforçada? "Claro que dá confiança. O sector defensivo esteve muito bem na época anterior, que foi muito boa. Mas também o sector ofensivo esteve bem. Acho que fizemos todos uma excelente época", analisou, antes de dar uma ideia sobre os jogadores novos. "Foram reforços naturais. O próprio plantel precisa de reforços para haver competição entre os jogadores".
Maicon vai cumprir a terceira temporada no FC Porto e já tem objectivos traçados. "Espero jogar mais e dar continuidade ao meu trabalho. A época passada foi muito positiva para mim. Não tenho nada a reclamar, porque joguei bastante. Espero manter o registo este ano, para que seja uma época de conquistas".
O primeiro jogo a sério é com o Guimarães, para a Supertaça Cândido de Oliveira, e não há a certeza quanto à participação de Hulk, devido a motivos disciplinares. "Ainda não sabemos se vai ficar de fora, mas também não é um problema nosso. Quem tem que resolver o assunto são os dirigentes. Temos mais dois jogos para fazer na pré-época, em Vila do Conde, e o de apresentação aos sócios, no domingo. Esperamos o apoio dos adeptos. Depois é que pensaremos na Supertaça".
Felipe Lopes, supostamente pretendido pelo FC Porto, também entrou na conversa. "Não cabe a mim responder, cabe aos dirigentes. É um bom jogador, mas não tenho nada a comentar", disse apenas.


"Com os reforços ainda estamos mais fortes"

Duas vitórias (Gutersloh e Verl) e um empate (Borússia de Moenchengladbach) na pré-época, mas sobretudo a convivência com os reforços, indicam a Maicon que o FC Porto está no caminho certo para conseguir vitórias. "A equipa está bem estruturada. Manteve a maioria dos jogadores e com os reforços ainda ficou mais forte", disse o brasileiro. Resta saber se daqui até ao dia 31 de Agosto Vítor Pereira vai continuar a contar com os mesmos jogadores.
Maicon recusa-se a dizer que o FC Porto é o grande candidato ao título nacional, que defende. Há outra maneira de mostrar o valor da equipa. "Demonstrar o favoritismo é dentro do campo, só tem que ser assim. Se jogarmos o nosso futebol, temos a certeza de que seremos um forte candidato ao título. Mas tudo isso dentro do campo", avisou o central brasileiro.

in "ojogo.pt"



Danilo: o final anunciado

O FC Porto garantiu mesmo Danilo, tal como O JOGO garantira, apesar do último forcing do Benfica no dia de ontem. O leilão foi intenso e só ao final da tarde (já noite em Portugal) o Santos informou os encarnados de que havia chegado a acordo com os dragões para a transferência do jogador. Minutos depois, os dragões oficializaram o entendimento em comunicado enviado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários): 13 milhões de euros pela totalidade do passe de Danilo, naquela que é a mais cara contratação directa de sempre do clube. Hulk custou mais, mas o seu passe foi adquirido ao longo do tempo, em várias parcelas.
A negociação foi dura e suportada no aval de instituições financeiras reputadas em Portugal e no Brasil. O Benfica apresentou garantias do BES, que terá sido parte activa nas negociações. Valeu nessa fase a palavra do Santos, que como O JOGO noticiou ontem, estava dada aos campeões nacionais. O problema é que o impacto da mesma notícia, onde se divulgava que os encarnados estavam dispostos a pagar 13 milhões de euros, foi muito forte no Brasil e não deixou alternativa ao Santos que não exigir aos dragões que igualassem a proposta do rival. Por conhecer bem o jogador, o FC Porto acedeu às exigências e o entendimento foi selado. "Foi uma disputa que durou até hoje", confirmou Luís Álvaro, presidente do Santos.
Apesar de caro, é enorme a convicção portista de que garantiram uma pérola, que só deve ser vista por cá a partir de Janeiro. "Vou agora informar o jogador que está tudo acertado. Agora é entre o Danilo e o FC Porto, mas ele tem interesse e por isso não haverá problema. Não foi difícil chegar a um acordo de valores com o FC Porto. A nossa pretensão é que ele só vá em Janeiro, depois do Mundial de Clubes. Em princípio, será assim", disse ainda a O JOGO o presidente do "peixe".
Para que o médio/lateral-direito assine só falta acordar ele próprio um contrato com o FC Porto, mas isso não será obstáculo. O presidente santista não tem dúvidas disso, mesmo salientando que "faltam acertar algumas cláusulas, como a forma de pagamento". contou. Concentrado na selecção de sub-20 do Brasil que prepara o Mundial, Danilo não fez qualquer comentário, desligando sempre o telefone nas inúmeras tentativas efectuadas por O JOGO.

Seguro previne lesões até chegada em Janeiro

As duas partes ainda não davam a chegada só em Janeiro como um facto consumado, mas, ao que apurou O JOGO, que já tinha escrito ontem sobre essa hipótese, o mais provável é que assim seja, permitindo ao jogador disputar o Mundial de clubes, em Dezembro. Ora, por envolver verbas pouco comuns no futebol português e também a pouco habitual circunstância de os portistas terem ainda de esperar uns meses, os dragões trataram de incluir nesse acordo um seguro que salvaguarda a eventualidade de qualquer lesão do brasileiro no período em que continuará no Santos. Ceder nessa parte foi, como se explicou, outro argumento de peso para que os portistas pudessem vencer o duríssimo braço-de-ferro com o Benfica, acentuando nas últimas horas depois da notícia ontem avançada por O JOGO.

Danilo, Adilson Barros (Jornalista do Globo)

"Parecido com o Ramires"

"Embora seja lateral-direito de origem, actua muito bem no meio-campo, como volante de saída. Não é um grande marcador. Quando joga como lateral, costuma ir muito à frente e a equipa precisa de ter uma cobertura para suas subidas. Desperdiça a posse de bola por erros de passe, mas tem melhorado. O estilo de jogo parecido com o do Ramires: tem muita força física, sai de trás com velocidade e chega bem à frente, rematando à baliza. Evoluiu muito neste ano e tem a vantagem de ser versátil, foi um dos melhores jogadores do Santos"

Carlos Padeiro (Jornalista do UOL)
"Apoia e finaliza muito bem"

É um lateral-direito de origem, mas no Santos passou a jogar como volante e tornou-se num dos principais jogadores na conquista da Libertadores. Apoia e finaliza muito bem; adaptou-se ao meio-campo. Às vezes fica um pouco desligado em campo e comete erros bobos, mas tem evoluído bastante neste ano. O seu faro ofensivo fica comprovado no número de golos na Libertadores. Marcou quatro, só ficou atrás de Neymar, com seis. Provável titular do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Para a seleção principal, porém, tem dois concorrentes muito fortes, Maicon e Daniel Alves, e terá de esperar.

Alex Sandro

Adilson Barros (Jornalista do Globo)
"Chega sempre primeiro..."

Alex Sandro é muito forte fisicamente, tem velocidade e boa recuperação. Na corrida, costuma chegar sempre primeiro, à frente dos adversários. Só não tem os cruzamentos muito aprimorados; é irregular nesse sentido. É um jogador que pode ter um bom futuro, mas tem ainda muito a melhorar, designadamente na marcação. É mais eficaz no apoio, como quase todos os laterais brasileiros. Se pode vingar de imediato na Europa? Ele é novo e tem tempo para corrigir o que ainda corre mal. É uma aposta que pode vir a tornar-se num grande jogador, porque só tem 19 anos"

Carlos Padeiro (Jornalista do UOL)

"Precisa melhorar na marcação"

É um lateral-esquerdo promissor no futebol brasileiro. Apoia bem e é extremamente habilidoso para a posição, nomeadamente ao nível do drible.Apresenta deficiências na marcação, que é o seu ponto fraco, e por isso foi reserva do Léo, que jogou no Benfica. É muito jovem ainda, mas o Brasil carece de laterais esquerdos. Tem boas chances de ser lateral nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Pode adaptar-se ao futebol europeu, mas precisa melhorar na marcação, porque o futebol europeu costuma ser mais exigente nesse ponto"

in "ojogo.pt"