sexta-feira, 9 de setembro de 2011

F.C. Porto-V. Setúbal, 3-0 (crónica)


Caminhar sobre o arame num sorriso consciente e chegar a terreno seguro com três golos e uma exibição muito, muito interessante.


Caminhar no arame, dar espectáculo do mais fino quilate, sofrer até ao fim, ver o chão lá longe e sentir a ausência de rede. Sensações agoniantes, de frio na barriga, antes do alívio supremo, da chegada a território sólido. Ideais nobres os deste F.C. Porto. Empenhado no massacre, na ofensiva de erupções constantes e¿ no adiar constante da felicidade estável.

Em 1974, um homem ousou afrontar o abismo. Philippe Petit atravessou o vácuo entre as Torres Gémeas do World Trade Center, a 410 metros de altura, no que foi considerado o crime artístico do século. Trapezista louco, equilibrista desvairado, génio tardiamente venerado. À semelhança de todos os génios.

Na recepção ao Setúbal, esse génio desvairado foi o F.C. Porto. Passeou repleto de classe, atingiu níveis qualitativos de excelência, atirou uma, duas, três vezes ao ferro e ameaçou desequilibrar-se. Seria uma injustiça, rude e intolerável. Mas podia ter sucedido. Ao F.C. Porto agora, como ao trapezista Philippe Petit há 37 anos.

Suster a respiração, andar na corda-bamba, ter a capacidade de gerir as ondas do medo. Não é para todos. O Porto soube-o fazer. Saiu mais forte e lúcido do que quando avançou para o arame.

Ao olhar para trás, os golos de João Moutinho (52 minutos), James (75) e Belluschi (87) tornam o atrevimento desmedido aparentemente uma fantasia. Não foi. Só no último quarto-de-hora houve paz e sossego no Dragão.

Importa dizer que tudo isto, até ao intervalo, se passou sem João Moutinho e Hulk. O médio entrou para ser decisivo. Abriu o marcador [primeiro golo em jogos do campeonato no F.C. Porto], empolgou a equipa, entendeu-se maravilhosamente bem com Belluschi e Steven Defour, encheu o campo.

Farto do nulo, Vitor Pereira experimentou um antídoto diferente. Abdicou do médio defensivo (Souza), ampliou horizontes, cresceu na ousadia, na confiança e ¿ quase que podemos prometer - chegou a correr pelo arame fora.

Vantagem alcançada, o grunhido passa a grito, o desabafo sustido demasiado tempo. Depois, o futebol de primeiro toque, movimentação vertical, entendimento telepático e fausto exuberante arrasou a ambição sadina.

O Vitória, de resto, acreditou em demasia na raiva efervescente de Cláudio Pitbull. Manteve-se junto e deu fôlego à trela do avançado. Pouco, muito pouco, apesar dos bons primeiros 25 minutos.

Steven Defour foi gigantesco, Fernando Belluschi imponente, James Rodríguez um bandido incontrolável. Só Kléber e Cristián Rodríguez estiveram ligeiramente abaixo dos colegas. Hulk, 22 minutos em campo, chegou para dar a mão e içar a equipa do limbo. Valeu a pena.

Há quem busque o prazer e tema a consequência do excesso. Como se ao dobrar a esquina, o clímax se torne um pecado mortal. O F.C. Porto teve o mérito de manter o espírito sólido, a alma lubrificada e divertiu-se até mais não. Divertiu-se e divertiu.

Tudo isto sem cair do arame. Francamente bom. 



in "maisfutebol.iol.pt"


F.C. Porto-V. Setúbal, 3-0 (destaques)


O planeta dos baixinhos: Belluschi, Moutinho e Defour, defendem, atacam, marcam e jogam muito. É possível fazê-los coincidir mais vezes?


Estrela: Belluschi
Está em algum ponto do processo em tudo o que o F.C. Porto faz de melhor: invariavelmente. Foi dele a recuperação para o remate, com golo no fim, de Moutinho, foi dele também a abertura que deu a Hulk a assistência para o golo de James, foi dele enfim o terceiro golo. Nota máxima, claro.

Positivo: Moutinho
Entrou para mudar a face do jogo. Antes de mais, pelo golo que marcou, o primeiro para a Liga com a camisola do F.C. Porto, mas também pelo nervo que imprimiu na equipa. Recuperou bolas, pressionou, distribuiu jogo e rematou. Foi por isso precioso quando as bancadas começavam a ficar agitadas.

Surpresa: Deffour
Fez a estreia oficial a titular e deixou várias promessas animadoras: é agressivo, recupera bolas, toca rápido, tem visão de jogo e qualidade de passe. No fundo, todo ele é futebol. Quase marcava, num cabeceamento que Diego defendeu, mas deu nas vistas sobretudo na forma como dinamizou o jogo.

Negativo: tão pouco, Vitória
Demorou 72 minutos a criar uma ocasião de golo: só nesse minuto é que Helton foi pela primeira vez incomodado. Numa altura em que o F.C. Porto já ganhava. Foi aguentando o golo adversário, é certo, mas pouco saía do meio-campo defensivo. Enfim, foi de uma impotência ofensiva que já não se usa.

Outros destaques:

James Rodriguez
Marcou um golo, e muito fez por o merecer. Mas jogou mais do que isso, claro: surgiu à direita, ao centro e à esquerda, pediu a bola, tocou com rapidez, serviu os colegas para ocasiões de golo e rematou também ele com perigo. Aquela finalização de ângulo impossível, tentando enganar Diego, é de craque.

Diego
O guarda-redes do V. Setúbal ameaçava ser um dos melhores do jogo, o melhor se os sadinos conseguissem esse milagre que era não sofrer golos. A derrota diminuiu-lhe a importância no jogo, mas foi ainda admirável numa série de defesas, uma das quais fantástica a cabeceamento de Defour.

Hulk
Esteve em dúvida, não foi titular exactamente porque ainda não estará a cem por cento fisicamente, por isso entrou apenas a vinte minutos do fim. Vinte minutos que dizem tudo sobre o talento do brasileiro: assistiu James para o segundo golo e assistiu Belluschi para o terceiro. É preciso mais?



in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-V. Setúbal (antevisão): baralhar e desconfiar


«É nestes jogos que se ganham e perdem campeonatos», alerta Vítor Pereira.


O Momento

F.C. Porto: Pleno na Liga, com três vitórias em três jogos. Supertaça de Portugal sim, Supertaça Europeia não. Selecções pelo meio, Liga dos Campeões à porta, muitas baixas e opções a tomar. Vítor Pereira baralha e volta a dar. Testa as soluções do plantel e sorri. Na Marinha Grande, 2-5, os jovens James e Kléber a prometer o futuro. Hulk viaja, Hulk joga, lesiona-se e entra na lista. Varela ficou de fora. Quem risca o brasileiro do onze?

V. Setúbal: A história da última vez transmite confiança e obriga Vítor Pereira a desconfiar. Aliás, na estreia do novo técnico (substituiu o castigado Villas-Boas nesse jogo), a repetição falhada de Jaílson impediu o empate no Dragão. 1-0, derrota mínima para o V. Setúbal. A base manteve-se, a experiência é um posto, quatro pontos garantem confiança e poucos complexos. Um aviso para o F.C. Porto.

Principais ausentes:

F.C. Porto: Varela e Otamendi por opção, Guarín ainda não chegou, Sapunaru e Alex Sandro estão lesionados

V. Setúbal: Ney Santos de fora por opção, Miguel Fidalgo lesionado.

Discurso directo:

Vítor Pereira: «Temos de estar alertados, concentrados e na máxima força. É nestes jogos que se ganham e perdem campeonatos»

Bruno Ribeiro: «Conhecemos os seus pontos fortes, mas o F.C. Porto também tem alguns pontos fracos. Vamos tentar explorar esses pontos fracos»

Histórico de confrontos:

53 vitórias para o F.C. Porto na condição de visitado, em 63 jogos, seis empates e quatro triunfos para o V. Setúbal, o último dos quais em 1989. (resultados relativos apenas ao campeonato).

EQUIPAS PROVÁVEIS:

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Belluschi, Fernando e João Moutinho; Hulk, Kléber e James Rodriguez.

Outros convocados: Bracali, Mangala, Souza, Defour, Djalma, Cristian Rodriguez e Walter

V. SETÚBAL: Diego; Suswam, Ricardo Silva, Anderson do Ó e Miguelito; Neca, Hugo Leal e Bruno Amaro; Jorge Gonçalves, João Silva e Cláudio Pitbull.

Outros convocados: Ricardo, Igor, Michel, Tengarrinha, José Pedro, Bruno Severino e Rafael Lopes.



in "maisfutebol.iol.pt"

Miguel Lopes pára até Janeiro?

A FIFA recusou ontem a inscrição de Miguel Lopes pelo Saragoça, que tinha chegado a acordo com o FC Porto para um empréstimo de uma temporada. Os documentos tinham entrado apenas quatro minutos depois da hora de fecho das transferências, o que colocou logo o processo em risco, de nada valendo os esforços dos dois emblemas para evitar que o jogador tenha de parar até ao mercado de Inverno. O Saragoça já manifestou entretanto a intenção de recorrer da decisão.


in "ojogo.pt"

Chelsea esteve longe de conseguir Álvaro


Os ecos da investida do Chelsea para tentar contratar Álvaro Pereira ao FC Porto continuam e, aos poucos, percebe-se que afinal o uruguaio esteve mais longe de deixar os azuis e brancos do que se chegou a pensar. "Ficámos muito longe das exigência do FC Porto pelo Álvaro Pereira", garantiu ontem André Villas-Boas, técnico do Chelsea. Aliás, o ex-treinador dos campeões nacionais até aproveitou para se congratular com os jogadores que tem no plantel: "Estou contente com Ashley Cole e Ryan Bertrand". Resta saber se manterá a mesma opinião na reabertura de mercado, em Janeiro.


in "ojogo.pt"

Vítor Pereira ficou satisfeito com estreia de Defour

GARANTIA DADA PELO JOGADOR



Defour estreou-se com a camisola portista na Marinha Grande, frente à U. Leiria e logo com uma assistência. Em declarações à imprensa belga, o médio falou desse seu primeiro jogo em Portugal e revelou uma conversa que teve, no final do mesmo, com Vítor Pereira.
“Fui suplente utilizado com a U. Leiria, fiz o meu trabalho e o treinador disse-me que estava satisfeito comigo”, confessou, lembrando depois que, no FC Porto, “a concorrência é muito forte” e que no onze só há lugar “para três médios”. A terminar, o reforço dos campeões nacionais afirmou também que vai começar a ter aulas de português.
in "record.pt"

O imparável Hulk

TITULARIDADE COM SADINOS SERÁ DECIDIDA HOJE


Hulk volta a bater recordes, ao ter recuperado da entorse no tornozelo esquerdo, que sofreu 3.ª feira, frente à U. Leiria. O Incrível foi dado como apto pelo departamento médico portista, integrou o treino de ontem sem limitações e foi convocado para o jogo desta noite, frente ao V. Setúbal. A grande dúvida, contudo, vai manter-se até bem perto da hora do jogo: irá o Incrível ser titular? Isso, sabe Record, só será decidido hoje, no próprio dia do jogo.
Apesar de Hulk estar apto a defrontar os sadinos e de lhe ser reconhecida uma enorme capacidade física, Vítor Pereira, que é quem tem a última palavra, pode entender poupar o seu craque esta noite, resguardando-o para o jogo de 3.ª feira, para a Liga dos Campeões, frente ao Shakhtar. Um cenário que carece de confirmação, mas que está em cima da mesa, muito por culpa do facto de o Incrível ter jogado na passada 2.ª feira, pelo Brasil, e no dia seguinte, com a camisola portista.
in "record.pt"

Sapunaru escandalizado admite abandonar selecção

Sapunaru apresentou-se ontem no Olival e logo foi confrontado as declarações do polémico presidente do Steaua, Gigi Becali, que acusou o lateral portista de simular a lesão no aquecimento para não defrontar a França, na terça-feira, em Bucareste.

«Estou indignado. Trabalhei vinte anos para chegar à selecção do meu país e agora tenho de ouvir isto? Estavam 55 mil pessoas no estádio, um ambiente como nunca vi, que razões tinha para simular uma lesão?», questiona um escandalizado Sapunaru ao jornal Prosport.

A verdade é que a lesão muscular (contractura) impedirá o romeno de alinhar hoje, além de poder provocar outras consequências, como o abandono da selecção romena. «Estou a pensar nisso, porque alguém ligado à selecção já deveria ter vindo a público dizer a verdade»,



in "abola.pt"

James cheio de «ganas»

A estreia pelo FC Porto na Liga, na passada terça-feira frente ao UD Leiria, não poderia ter corrido melhor e James está agora ansioso por poder voltar a jogar no Dragão.

Esse o estado de espírito que o jogador deixou perceber através da rede social Twitter. «De volta ao Dragão, com muitas ‘ganas’ de fazer o melhor possível», escreveu James.

Depois de dois golos e uma assistência no jogo da passada terça-feira com o UD Leiria, os adeptos podem então esperar o melhor do jogador na partida com o V. Setúbal, marcada já para esta sexta-feira.



in "abola.pt"

Pinto da Costa não apoia políticos nas eleições à Federação

O presidente do FC Porto diz que o clube não apoia a candidatura de qualquer político nas eleições à presidência da Federação Portuguesa de Futebol. De resto, Pinto da Costa garante que não tem qualquer preferência, nomeadamente entre Filipe Soares Franco ou Fernando Gomes, actual presidente da Liga de Clubes.

O nome do actual líder da Liga foi lançado hoje após reunião do Conselho de Presidentes, órgão que junta os líderes dos 32 clubes que participam nos campeonatos profissionais, enquanto Soares Franco anunciou também hoje a candidatura.

«O FC Porto tem uma posição bem clara: não vai tomar parte em qualquer luta eleitoral. Mas vetará e votará contra qualquer político que venha a ser candidato, pois entendo que o futebol tem de estar separado da política», disse Pinto da Costa, como que descartando qualquer apoio a Fernando Seara, actual presidente da Câmara Municipal de Sintra.

O líder do FC Porto disse ainda que tanto Filipe Soares Franco como Fernando Gomes serão bons candidatos e criticou ainda aquilo que considerou de arranjinhos, numa alusão ao encontro desta semana entre Luís Filipe Vieira e Godinho Lopes, presidentes de Benfica e Sporting.



in "abola.pt"

Meireles recorda saída do FC Porto: «Queria sair e o clube queria vender-me»

Raul Meireles justifica a saída do Liverpool para rumar ao Chelsea com o interesse de André Villas Boas no seu concurso. Ao contrário do que sucedeu quando deixou o FC Porto para representar os reds, o médio esclarece que não tencionava abandonar Anfield neste defeso.

«As pessoas pensam que eu queria sair do Liverpool, mas apenas o fiz porque o Chelsea e André me quiseram. Foi um prazer vir para este clube, ainda que tivesse sido estranho por ter sido no último dia [do mercado de transferências]», explica Meireles, em entrevista ao canal de televisão do clube londrino.

Contratado pelo Liverpool ao FC Porto a dois dias o fecho do mercado, o médio, 28 anos, acabaria por viver experiência idêntica na transferência dos azuis e brancos para o Chelsea.

«Foi semelhante porque aconteceu tarde, mas ao mesmo tempo foi diferente porque quando estava no Porto eu queria sair e o clube queria vender-me. Tive apenas de aguardar pela melhor oportunidade», conta.

«Fiz a escolha certa ao vir para Inglaterra e para o Liverpool. Este ano foi diferente porque não queria deixar o Liverpool, senti que os novos proprietários não me queriam vender, mas o interesse do Chelsea e de André convenceram-me», admite.



in "abola.pt"

CJ indeferiu recurso do Marítimo no caso de Kléber

ALICIAMENTO EM CAUSA



O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) negou razão ao Marítimo no caso em que clube insular acusou o FC Porto de aliciar o avançado brasileiro Kléber de forma ilegal.
Em acórdão datado de 30 de agosto, a que a Lusa teve acesso, o CJ decidiu manter a deliberação da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que em junho passado já tinha mandado arquivar o processo de inquérito instaurado na sequência da queixa do Marítimo, e da qual o clube do Funchal recorreu.
O CJ entende que não houve violação dos regulamentos por parte do FC Porto, uma vez que Kléber estava emprestado pelo Atlético Mineiro ao Marítimo e que os direitos económicos do jogador pertenciam ao clube brasileiro, com quem os portistas negociaram a transferência.
Cedido ao Marítimo nas época 2009/10 e 2010/11, Kléber teve conhecimento do interesse do FC Porto em junho de 2010 e ter-se-á recusado a treinar durante o estágio da pré-temporada da equipa madeirense, o que lhe valeu um processo disciplinar e afastamento do plantel.
O processo negocial envolvendo os três clubes arrastou-se e a transferência acabou por não se efetivar nesse período, ficando o jogador mais uma época no Marítimo, antes de se transferir em definitivo para o FC Porto no início da presente temporada.
in "record.pt"