quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Djalma: «James e Hulk? Agora é o momento deles»


Angolano aguarda por uma oportunidade na equipa titular do F.C. Porto. Concorrência duríssima complica a afirmação do extremo de dragão ao peito


A concorrência no plantel do F.C. Porto é grande em todas as posições. Nos extremos do ataque, porém, a disputa por um lugar é ainda mais exacerbada. James Rodríguez, Hulk, Silvestre Varela, Cristián Rodríguez, Juan Iturbe e Djalma. Seis nomes para duas vagas.

Vida difícil para todos, principalmente pelo momento de forma absolutamente incrível dos dois primeiros desta lista. «Vou esperar o meu momento, agora é o momento deles», referiu Djalma esta quinta-feira, quando confrontado com este panorama.

«Sinto-me bem, estou preparado para jogar e ajudar a equipa, seja a entrar de início ou perto do fim. Não sei se vou jogar domingo ou não, o treinador é que decidirá», acrescentou Djalma, confrontado com a possibilidade de avançar para a equipa titular, caso Vitor Pereira entenda rodar alguns elementos depois do esforço suplementar na Liga dos Campeões.

No final, o supremo elogio aos colegas e concorrentes. «O James Rodríguez e o Hulk são atletas fantásticos, sem dúvida. Estão muito bem e vão dar ainda muitas alegrias aos adeptos do F.C. Porto.»
 



Djalma: «Vamos cair em cima do Feirense»

Angolano sente-se feliz no F.C. Porto


Djalma só pensa em vencer o Feirense, no próximo domingo. O angolano assume que quer ajudar a realizar o desejo do treinador Vítor Pereira e chegar à recepção ao Benfica apenas com vitórias na Liga. «Nós só pensamos na vitória. Vamos cair em cima do adversário e fazer tudo para manter este ciclo», disse o avançado, esta quinta-feira, no Olival.

O futebolista avisa, no entanto, que um recém-promovido tem sempre motivação extra quando defronta um grande, e que o Feirense pode causar surpresas : «É uma equipa nova na Liga, com vontade de mostrar valor e vai querer estar no seu melhor frente a um grande.»

Djalma chegou esta época ao FC Porto, proveniente do Marítimo, e ainda não se mostrou muito com a nova camisola. Contudo, diz estar gostar da aventura na Invicta : «É uma experiência positiva, apesar da enorme competição que existe na minha posição. Tenho gostado de cá estar pelas vitórias que temos obtido e por tudo que tenho vivido», concluiu.

Djalma soma três presenças em jogos oficiais pelo F.C. Porto. Começou por alinhar 18 minutos na recepção ao Gil Vicente para o campeonato, fez mais dez contra o Vitória de Setúbal e mereceu a confiança de Vitor Pereira em 21 minutos da estreia na Liga dos Campeões. Uma estreia, de resto, «marcante» para o angolano.

«Senti-me muito bem. Jogar na Champions era um objectivo que eu tinha para a minha carreira. Foi especial também por representar um grande clube e por termos vencido», referiu o internacional angolano, fi
lho de Abel Campos, velha glória do Benfica..




in "maisfutebol.iol.pt"

Pinto da Costa: "Investidores só entrarão no clube se for nossa vontade"


Pinto da Costa concedeu uma longa entrevista à edição deste mês da revista "O Tripeiro" em que faz um balanço dos quase 30 anos na presidência, recordou o passado e perspectiva um futuro risonho, garantindo que o FC Porto nunca deixará de pertencer aos sócios, apesar da tendência mundial para a compra de clubes por parte de grupos de investidores. O Beira-Mar é o exemplo mais próximo, mas Pinto da Costa, que revelou estar noivo de Fernanda Miranda, não quer que seja esse o caminho dos dragões, embora admita que as parcerias económicas são determinantes. Sem nunca dizer que está a cumprir o último mandato, mostrou-se tranquilo quanto à sua sucessão: não apontou nomes, mas garantiu que há pessoas capazes de fazer melhor do que ele.
"Os investidores só entrarão no FC Porto se for nossa vontade. O clube tem 40 por cento das acções e é difícil a quem quer que seja conseguir 51 por cento. Portanto, só com um entendimento é que isso é possível. Além do mais, os estatutos da SAD conferem ao clube o direito de escolher o presidente. Acho que o FC Porto nunca poderá ter um dono, tem de ser dos sócios e eles é que têm de ser os donos", frisou, sem, contudo, fechar a porta ao dinheiro externo. "Outra coisa é fazer parcerias e temos de caminhar nesse sentido", referiu. Aliás, esta época o FC Porto aproveitou o investimento estrangeiro para adquirir os passes de Alex Sandro e Danilo e convém recordar o acordo celebrado com o banco brasileiro BMG para a construção do museu do clube.
Há muito que o tema da sucessão domina as entrevistas de fundo de Pinto da Costa e esta não fugiu ao assunto. O presidente portista admite que não está muito preocupado. "Penso nisso, mas com confiança. Porque não tenho dúvidas de que no FC Porto há pessoas com grande capacidade para poderem continuar este caminho e fazerem melhor. Mas entendo que não devo ser eu a patrocinar qualquer candidatura, nem a envolver-me em qualquer campanha eleitoral. Existem várias pessoas que eu veria com enorme tranquilidade a assumir a presidência do FC Porto. Não tenho a mínima dúvida de que hoje a massa associativa sabe aquilo de que o clube precisa, sabe as pessoas que são capazes. No momento de escolherem, vão escolher bem", sublinhou.

"Teles Roxo ia ser o meu sucessor"

Convidado a identificar alguns nomes desta longa caminhada de mais de 29 anos, Pinto da Costa elegeu "pessoas que já cá não estão". Começou por Pedroto - "foi com ele que se traçou toda a estratégia inicial" -, continuou com o comendador Gonçalves Gomes - "uma pessoa fantástica" -, e terminou em Pôncio Monteiro e Teles Roxo. Este último estava escolhido para ser presidente do clube no início dos anos 90. "Até combinámos reuniões periódicas para ele ir ficando por dentro dos assuntos. Ia ser uma sucessão quase natural porque ele foi um elemento muito importante na vitória de 1987. Depois, recebo a notícia de que ele tinha morrido daquela forma estúpida. [acidente de viação no dia de Natal de 1991]

Quatro Troféus

"Quando o FC Porto foi campeão após 19 anos de jejum. Tem um significado especial, embora não conste dos 54 porque ainda não era presidente. Era director para o futebol. Como presidente há três especiais: o de Viena, o primeiro tri e o penta, que ninguém conseguiu ganhar, nem o Benfica de Eusébio, nem o Sporting dos cinco violinos"

in "ojogo.pt"

Mais rápido do que Kléber só Jardel


A história do FC Porto também é feita de goleadores especiais e Kléber já tem reservado um cantinho especial depois de ter apontado o golo da vitória frente ao Shakhtar Donetsk. Porquê?, perguntará o leitor. Simples: o brasileiro só precisou de 51 minutos para começar a marcar na mais importante competição de clubes a nível mundial; nem Falcao, Lisandro, Benni McCarthy ou, noutros tempos, até mesmo Fernando Gomes conseguiram fazer golos na Champions em tão pouco tempo. No caso do argentino o golo até chegou perto dessa marca, aos 60', mas a estreia oficial só surgiu na quarta jornada da fase de grupos. Ou seja, Lisandro já estava bem mais adaptado à realidade do FC Porto do que Kléber, que tem sido obrigado a perceber a dinâmica de um clube grande com a própria competição a decorrer...
Apesar disso, Kléber marcou no primeiro jogo da Champions - melhor era difícil - e só há um goleador da história do FC Porto que precisou de menos minutos. Quem? Esta também é fácil de adivinhar. Só podia mesmo ser Mário Jardel. Claro. O super-goleador brasileiro precisou de apenas 14 (!) minutos para começar a deixar a sua marca na Liga dos Campeões, e não o fez num estádio qualquer. Estreou-se em San Siro, frente ao Milan, numa das vitórias mais épicas da história do clube. O FC Porto empatava (1-1) e António Oliveira optou por lançar Jardel para o lugar de Barroso, com apenas 61 minutos de jogo; Weah ainda colocou os italianos na frente, mas Jardel precisou de apenas 14 minutos para empatar e 20 para colocar os portistas na frente. O que se seguiu, já se sabe. Golos e mais golos.
Mas, voltando a Kléber, que é o que interessa para o caso, diga-se que o brasileiro tem mais um factor que ajuda a valorizar o golo obtido frente ao Shakthar; Kléber fê-lo com apenas 21 anos, o mais novo de todos estes goleadores referidos aqui no texto, que só começaram a marcar, na melhor das hipóteses, com mais um ano, como são os casos de Jardel e Lisandro. É caso para dizer que Kléber promete.
Falcao

111'
Não deixa de ser irónico: El Tigre deixou a sua marca na Liga dos Campeões logo ao segundo jogo, na recepção ao... Atlético de Madrid. Pois é, o colombiano festejou frente à sua actual equipa e em grande estilo já que facturou de calcanhar, após passe de Hulk. Foi aos 75' desse encontro da segunda jornada de 2009/10. Na primeira fez 36' em Londres, contra o Chelsea e ficou em branco
Lisandro

60'
Na primeira época, Licha jogou pouco na Champions, mas também se pode orgulhar de ter marcado na primeira vez que jogou. Só que precisou de mais nove minutos do que Kléber para o fazer, mas com uma nuance: na altura já estávamos em Novembro - estreou-se apenas na 5ª jornada no empate a um com o Glasgow Rangers - e já tinha nove jogos pelo FC Porto no currículo.

McCarthy
203'
O sul-africano só conseguiu marcar ao quarto jogo na Liga dos Campeões. Ficou em branco com o Partizan, o Real Madrid e o Marselha, mas depois bisou na recepção aos sérvios. Dois golos preciosos na caminhada que só terminaria em Gelsenkirchen.

Jardel
14'
Mais rápido do que a própria sombra, super-Mário saltou do banco em San Siro para ajudar ao triunfo histórico do FC Porto sobre o Milan, em 96/97. Fez dois golos e não precisou sequer de um quarto de hora para deixar uma primeira amostra do que viria a repetir dezenas de vezes pela Europa fora nos anos seguintes.
Fernando gomes

395'
O bibota de ouro será sempre uma referência para os avançados do FC Porto e o internacional português até tem o pior registo: marcou apenas ao 5º jogo europeu, ao gigante Real Madrid, em Outubro de 1979. Mas esses eram outros tempos.

Peçanha

"Vai ser um dos grandes avançados na Europa"

Passou horas a tentar defender remates de Kléber nos treinos do Marítimo e só guarda boas recordações do avançado do FC Porto. Peçanha, guarda-redes do Marítimo, não tem dúvidas em afirmar que os portistas contrataram um grande avançado, daqueles que se preparam para se transformar numa referência quando o assunto são golos. "Confesso que não estou surpreendido com estes primeiros tempos dele no FC Porto. O Kléber é um grande jogador e sabia que a sua afirmação na equipa seria uma questão de tempo. Felizmente, começou a jogar logo e está tudo a dar certo. A equipa também o tem ajudado a marcar, mas estou certo de que dentro de algum tempo ele será um dos grandes avançados na Europa", considerou o brasileiro, que encontra facilmente adjectivos positivos para falar do compatriota. Mais difícil foi encontrar apenas um ponto forte em Kléber. "É um avançado completo e não consigo isolar apenas um aspecto. Tecnicamente é muito bom, é excelente no jogo aéreo, é rápido, e forte... Também é novo, e só tem mesmo de ganhar alguma experiência, porque de resto ele tem tudo para ser uma referência dentro de pouco tempo", concluiu.

Lisandro continua rei no Dragão

Kléber marcou o primeiro golo na Champions, Hulk o terceiro da prova em jogos disputados no Dragão. No entanto, neste ranking muito particular, o líder ainda é Lisandro. O argentino, agora no Lyon, somou sete golos em partidas disputadas caseiras. Curiosamente, são os argentinos quem lidera a lista de melhores marcadores, com o segundo lugar a ser ocupado por Lucho, que marcou por cinco vezes. Segue-se Benni McCarthy, com quatro golos, antes de se chegar finalmente a Hulk, com os tais três golos. No entanto, o brasileiro é o único que ainda se pode aproximar do topo, tendo pelo menos mais dois jogos para o fazer: Zenit e APOEL. Os cipriotas foram o adversário a quem marcou os outros dois golos.

in "ojogo.pt"

DRAGÕES VENCEM ABC DE FORMA CATEGÓRICA (35-19)

O FC Porto Vitalis venceu esta quarta-feira o ABC por 35-19, em encontro da segunda jornada do Andebol 1. Graças a uma grande eficácia no capítulo do remate, quer de primeira (60%) quer de segunda linha (69%), e à excelente actuação dos dois guarda-redes, Hugo Laurentino e Quintana, os Dragões não deram hipótese ao adversário, que nunca esteve na frente do marcador.

Os bracarenses apresentaram-se no Dragão Caixa depois de uma convincente vitória frente ao Sporting, outro candidato ao título. O encontro previa ser duro para o FC Porto, mas a formação da casa demonstrou que os desaires no apuramento para a Liga dos Campeões e na primeira jornada do campeonato foram conjunturais. Mesmo sem Tiago Rocha (suspenso) e Wilson Davyes (lesionado), a equipa mostrou muita saúde.

Até aos 15 minutos da primeira parte, altura em que se registava uma vantagem portista de 8-6, o encontro foi equilibrado. Aos 20 minutos, Quintana entrou para a baliza e defendeu um livre de sete metros, iniciando-se aí a descolagem dos tricampeões nacionais no marcador. Diversificando mais os seus ataques e aproveitando melhor o contra-golpe, o FC Porto atingiu uma vantagem de nove golos ao intervalo (18-9). O último tento foi de Pedro Spínola, num espectacular remate de anca.

No segundo tempo, o ABC nunca pôs em causa a vitória portista e, por volta dos 15 minutos, a vantagem estabilizou à volta dos 15 golos. Obradovic deu descanso a alguns dos atletas mais utilizados e todos tiveram oportunidade de alinhar. O 35.º golo foi o último grande momento da partida, com Quintana a marcar de baliza a baliza. Curiosamente já na época passada, o cubano tinha marcado um tento semelhante ao ABC.

O melhor marcador da partida, com nove golos, foi Ricardo Costa, que curiosamente efectuou o seu primeiro jogo no Dragão Caixa com a camisola azul e branca.

FICHA DE JOGO

FC Porto Vitalis-ABC, 35-19
Andebol 1, primeira fase, segunda jornada
14 de Setembro de 2011
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 701 espectadores

Árbitros: Eurico Nicolau e Ivan Caçador

ABC: Humberto Gomes (g.r.), José Rolo, Fábio Vidrago (2), Tiago Pereira (1), Rui Lourenço (1), José Ricardo Costa e José Pedro Coelho (6)
Jogaram ainda: Bruno Dias (g.r.), Pedro Seabra (3), Mário Peixoto (1), Álvaro Rodrigues «cap.», João Rodrigues, Miguel Sarmento (1) e Nuno Rebelo (4)
Treinador: Carlos Resende

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino (g.r.), Filipe Mota (7), Dario Andrade (2), Ricardo Moreira «cap.» (2), Pedro Spínola (6), Ricardo Pesqueira e Gilberto Duarte (3)

Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r., 1), Eduardo Filipe (1), Ricardo Costa (9), João Ramos (2), Sérgio Rola, Tiago Silva e Melancic (2)
Treinador: Ljubomir Obradovic

Ao intervalo: 18-9



in "fcp.pt"

James em afirmação plena no Dragão

Entra no segundo ano no Dragão a deslumbrar a crítica e a potenciar fortes ilusões. Estreia na Champions acentuou a perspectiva da afirmação plena a azul e branco. A visão generalizada de um grande futuro para o jovem colombiano.

Quanta fantasia há no jogo de James? Aos 20 anos de idade, o colombiano transfere talento e fortes sinais de maturidade precoce para o futebol da equipa, construindo cumplicidades que o suportam, indiscutivelmente, na montra das primeiríssimas opções de Vítor Pereira, e sem surpresa, diga-se, porque a época passada já tinha oferecido a visão das qualidades do extremo e a perspectiva do crescimento do atacante para o plano que agora começa a atingir.

James prolonga as boas sensações que transporta desde o primeiro dia no Dragão, segue a pista da afirmação suprema na casa azul e branca e impõe-se como um alvo em movimento na Europa. Alinhado como titular no FC Porto, o colombiano tem razões e motivações para acreditar noutra época sensacional, embalado também pela unanimidade das críticas, que desenham sobre o momento do jogador rios de elogios. Não se poupa na adjectivação a James porque, efectivamente, James justifica o que dele se vai dizendo e escrevendo.
a convicção de vítor pereira

«Ainda é um menino», sublinhou, anteontem, Vítor Pereira, protegendo, com lógica, James Rodriguez dos efeitos das euforias que o extremo anda a despertar. Mas o treinador do FC Porto também apontou ao pensamento generalizado, destacando o colombiano como um jogador que «tem muito talento» e exibindo a convicção: «Vai ser um futebolista de nível mundial.»

A estreia na Champions acrescentou mais ilusão à imagem do futebolista. Faltou-lhe o golo que, por exemplo, a barra da baliza do Shakhtar lhe tirou sobre a parte final da partida, um azar numa exibição desconcertante e bem exemplificativa do prazer com que James encara o jogo e também daversatilidade que coloca ao serviço da equipa - desequilibra pelas alas e em posições interiores. 



in "abola.pt"

Moutinho vai em 72 jogos consecutivos nas provas europeias

A carreira europeia de João Moutinho tem sido fulgurante. Estreou-se a 16 de Fevereiro de 2005 pelo Sporting, frente aos holandeses do Feyenoord (2-1), em Alvalade, entrando aos 61 minutos para o lugar de Carlos Martins. Até sair do Sporting, não falhou um jogo da UEFA: 53 presenças entre Liga dos Campeões e Taça UEFA/Liga Europa.

Há pouco mais de um ano ingressou no FC Porto e a história europeia manteve-se intacta: os dragões fizeram, até ao jogo com o Shakhtar, nada menos de 19 jogos e o ex-sportinguista não falhou nenhum. Tem, pois, nada menos de 72 presenças europeias, entre Sporting e FC Porto.

Frente ao Barcelona, na Supertaça Europeia, igualou o benfiquista Humberto Coelho com 71 jogos na UEFA e anteontem, com os ucranianos, saltou para o 9.º lugar na lista de futebolistas com mais jogos europeus por equipas portuguesas. Se jogar os cinco que faltam da fase de grupos da Liga dos Campeões, Moutinho completará 77 jogos, igualando Veloso, partindo do princípio que Luisão já será, nessa altura, o terceiro atrás de Vítor Baía e Jorge Costa. Depois, se continuar a jogar em Portugal, não lhe será difícil chegar-se a este duo.



in "abola.pt"

«Kléber não contava ser titular no FC Porto», diz empresário

O agente Luciano Brustolini reconheceu que o avançado brasileiro Kléber não esperava ser titular na primeira temporada ao serviço do FC Porto.

«Ele não esperava ser titular absoluto no FC Porto. A saída de Falcao foi uma grande surpresa para ele, mas, ainda assim, ele tinha a expectativa de marcar golos, afirmou Luciano Brustolini, em declarações à Antena 1.

O avançado brasileiro, ex-Marítimo, tem estado em destaque no FC Porto e foi crucial frente ao Shakhtar (2-1), dado que apontou o golo que valeu a primeira vitória no Grupo G da fase de grupos da Liga dos Campeões



in "abola.pt"