quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Vítor Pereira e Fucile: «É um lance que não pode acontecer»

Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, em declarações à «Sport Tv», depois da derrota diante do Zenit (1-3), em jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões:

«Temos de analisar as coisas racionalmente. Enquanto estivemos com onze contra onze, equilibrámos o jogo, um jogo muito difícil. Depois da expulsão [de Fucile], as coisas tornaram-se muito complicadas. Mais a lesão de Kléber, a necessidade de jogar com Fernando a lateral. Foi um jogo com um ritmo altíssimo, cada perca de bola resultava numa transição rápida para eles. Não posso dizer que os jogadores não lutaram por um resultado melhor, mas não foi possível».

[A expulsão de Fucile foi determinante?]
«É um lance que não pode acontecer, mas que aconteceu e que nos condicionou tremendamente».

[A lesão de Kléber é grave?]
«Não faço ideia ainda. Tenho de ouvir o departamento o médico, sei que para este jogo estava com muitas dores e não conseguiu voltar ao jogo».

[Segue-se a Académica, como vai ser?]
«O jogo com a Académica é para o campeonato, hoje jogámos para a Liga dos Campeões. Vamos pensar na Académica amanhã. No campeonato estamos em primeiro e queremos continuar em primeiro. Na Liga dos Campeões foi apenas um jogo, estamos na luta, está tudo em aberto. Queremos, no próximo jogo, rectificar este resultado».



in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk: «Temos de ver onde estamos a errar»

Hulk, avançado do F.C. Porto, comentando o desaire com o Zenit na entrevista rápida à SportTV:
«Começámos o jogo muito bem, a um nível muito alto, e chegámos ao golo. Infelizmente depois perdemos um jogador, e com menos um é mais difícil, a equipa tem de correr a dobrar.»

Três jogos consecutivos sem vitória:
Temos de levantar a cabeça. São coisas que acontecem, mas não estamos num mau momento. A partir de agora temos de começar a ver onde estamos a errar e voltar às vitórias, é esse o nosso objectivo.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Helton: «Não vamos apontar a culpa a um companheiro»

Helton, capitão do F.C. Porto, comentando a derrota dos dragões perante o Zenit, na entrevista rápida da SportTV:
«Conseguimos um bom início de primeira parte, pressionámos, e conseguimos um golo. Mas depois, infelizmente, ficámos com um jogador a menos e tudo ficou mais difícil. Mas não vamos apontar a culpa a um companheiro, somos um grupo, nas vitórias e nos maus momentos. Nestas horas é que se vê a personalidade do grupo, que já a demonstrou em outras ocasiões.»

Acerca do ciclo de três jogos sem vitória, algo a que a equipa já não está habituada:
«Fizemos uma época passada brilhante, e é normal que agora todos queiram inibir um replay. Mas o objectivo é sempre tirar proveito do que nos sucede, mesmo quando as coisas correm mal.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Fucile: duas expulsões, ambas com Howard Webb


Árbitro inglês é o único a mostrar o vermelho ao lateral na Europa. Nunca foi expulso mais de uma vez por temporada.


Fucile somou esta noite, em S. Petersburgo, a segunda expulsão da carreira em compromissos europeus. Curiosamente, as duas foram ordenadas pelo mesmo árbitro.

O inglês Howard Webb, que mostrou o amarelo por duas vezes ao uruguaio ainda antes do intervalo, já tinha expulso Fucile, dessa vez no Dragão. Na temporada 2007/08, num jogo dramático no Dragão com o Schalke 04, para os oitavos-de-final da Champions, o lateral viu o vermelho directo a oito minutos do fim.

O F.C. Porto, que tinha perdido por 1-0 na Alemanha, ainda conseguiu, por Lisandro, igualar a eliminatória, mas perdeu nos penalties, tendo jogado todo o prolongamento com menos um jogador.

A relação de Fucile com os cartões vermelhos não é gravíssima, mas também não é pacífica. Desde que chegou ao F.C. Porto, na época 2006/07, o lateral só não foi expulso, precisamente, na temporada de estreia, mas nunca viu mais de um vermelho por época.

Em 2007/08 aconteceu a tal expulsão com o Schalke 04. No ano seguinte, viu dois amarelos na visita ao Belenenses, para o campeonato. Em 2009/10 foi na recepção ao Benfica que também foi expulso por acumulação de cartões. Na temporada passada aconteceu em Guimarães, no primeiro de três empates da equipa de André Villas-Boas no campeonato.



in "maisfutebol.iol.pt"

LC: Zenit-F.C. Porto, 3-1 (crónica)


Hara-kiri de Fucile precipita primeira derrota na Rússia e sentencia um aniversário amargo


Em dia de aniversário, o F.C. Porto sofreu a primeira derrota nesta edição da Liga dos Campeões, caindo em S. Petersburgo, diante do Zenit (3-1). Foi o terceiro jogo consecutivo sem ganhar para a equipa de Vítor Pereira, que desaproveitou uma vantagem madrugadora, permitindo ao Zenit recuperar o controlo da partida e chegar ao empate ainda na primeira parte. A expulsão de Fucile, no último lance antes do intervalo, foi o hara-kiri definitivo para os dragões, dominados de fio a pavio na segunda parte.

Nem sempre um bom começo é suficiente para garantir um final feliz. E muito menos para uma equipa intranquilizada por dois empates seguidos e por exibições intermitentes. No lançamento do jogo, os russos foram quase unânimes em atribuir a Hulk o papel de homem-chave no lado portista. Logo aos 11 minutos, o Incrível deu-lhes razão: da primeira vez que dispôs de espaço, partiu para cima de Lombaerts e, de ângulo apertado, ofereceu a James (no limite do fora-de-jogo, ou talvez para lá dele) o seu primeiro golo na Champions.

Mas o começo de sonho ia sendo desproveitado no relvado, onde Alvaro Pereira, perante Faizulin, e Fucile, frente a um enérgico Danny, sofriam imenso para estancar os flancos do Zenit. Ia valendo a atenção de Otamendí, a fazer horas extraordinárias, para manter a diferença. Foi ao quinto cruzamento perigoso de Faizulin que o Zenit chegou ao golo: Helton sacudiu para a frente e Shirokov apareceu para uma recarga vitoriosa, que ainda embateu no corpo de Fucile antes de transpor a linha.

Em noite desastrada, o uruguaio via o cartão amarelo pouco depois, mas continuava a dar sinais de intranquilidade que não auguravam nada de bom. Pouco depois, uma contrariedade séria para a equipa de Vítor Pereira, com a saída forçada de Kléber, por lesão no ombro. Varela entrou para o seu lugar, mas uma grande defesa de Malafeev, a remate de Álvaro Pereira, foi o canto do cisne do dragão, em termos ofensivos.

Mesmo em cima do intervalo Fucile precipitou o desastre com um corte com a mão. A sua expulsão atirou a equipa para uma segunda parte infernal. Vítor Pereira fez entrar Souza, recuando Fernando para lateral-direito, mas a saída de James, conjugada com a condição física precária de Hulk, tornou a equipa inofensiva. O massacre russo começou com uma bola no poste de Kerzhakov (49 minutos), prosseguiu com uma boa defesa de Helton no lance seguinte, e passou ainda por um golo mal invalidado a Kerzhakov, por fora-de-jogo inexistente.

Sentia-se que a reviravolta no marcador seria uma questão de tempo, e ela aconteceu aos 63 minutos, com Shirokov a aproveitar a passividade defensiva do Dragão num livre para fazer o seu sétimo golo em outros tantos jogos. A partir daí, o F.C. Porto, que mais uma vez deu sinais de uma condição física precária, entregou-se aos contra-ataques dos russos, com Danny, coroando uma belíssima exibição, a fazer o 3-1 e com mais algumas ocasiões a ficarem por concretizar.

Mesmo com a primeira derrota em solo russo, a luta pelo apuramento na Liga dos Campeões continua em aberto, obviamente, mas agora com o Zenit de volta à concorrência directa. Mas o mais significativo deste jogo é que há muito não se via um F.C. Porto tão dominado e tão impotente para dar a volta a contrariedades. Em parte por circunstâncias particulares do jogo, com realce para a expulsão infantil de Fucile. Mas também por uma nítida falta de chama, que deu os primeiros sinais quando o dragão ainda comandava o marcador.´



in "maisfutebol.iol.pt"


Kléber (F.C. Porto) lesionado: selecção em risco?


Avançado caiu mal e ficou agarrado ao ombro, durante o jogo com o Zenit, para a Liga dos Campeões


Azar para Kléber na visita do F.C. Porto a S. Petersburgo. O avançado brasileiro caiu mal num lance junto à linha lateral e ficou, de imediato, agarrado ao seu ombro esquerdo.

A equipa médica, depois de obeservar a situação, deu ordem a Vítor Pereira para encontrar uma alternativa ao brasileiro. O técnico lançou Varela.

De momento ainda não se sabe a extensão da lesão do avançado, mas a altura não poderia ser pior. Kléber estava convocado para os compromissos da selecção brasileira frente a Costa Rica e México, agendados para 7 e 11 de Outubro.

Esta não é a primeira vez que um jogador do F.C. Porto sofre uma lesão no ombro, em solo russo. Na temporada passada, Fucile também lesionou-se com gravidade depois de cair mal na visita ao terreno do Spartak Moscovo. O problema custou-lhe a participação na Copa América, bem como tudo o que faltava jogar na temporada 2010/11.



in "masifutebol.iol.pt"

FC PORTO CELEBRA 118.º ANIVERSÁRIO

O FC Porto comemora hoje, quarta-feira, o 118.º aniversário, data que será assinalada com o tradicional hastear da bandeira, da colocação de flores nos monumentos de homenagem a José Maria Pedroto e a Rui Filipe, bem como de uma Missa na Igreja de Santo António das Antas.

Às 10h30, o presidente da Assembleia Geral do FC Porto, Sardoeira Pinto, marcará presença na cerimónia do hastear da bandeira, seguindo-se, às 10h40 a colocação de flores nos bustos de José Maria Pedroto e de Rui Filipe. Às 11h00, na Igreja das Antas, será celebrada uma missa em memória de todos os portistas já falecidos.


Hoje, em dia de aniversário, envie a sua mensagem para parabensfcp@sportmultimedia.pt. Inspire-se: FC Porto, A vencer desde 1893.



in "fcp.pt"

BILHAR CONQUISTA SUPERTAÇAS

O FC Porto conquistou as Supertaças de pool feminino e três tabelas masculina, disputadas no fim-de-semana, em Coimbra, na Associação Académica e no Centro Norton de Matos, respectivamente. Com esta conquista, a equipa masculina consuma a tripleta, depois de já ter arrecadado Campeonato nacional e Taça de Portugal.

Nas provas que marcam o arranque da temporada, Vânia Franco, Luisa Leal e Andreia Sá derrotaram o Benfica por um parcial de 2-1, enquanto que Pedro Pais, Rui Manuel, João Ferreira e Santos Oliveira venceram a Associação Lisbonense dos Amadores de Bilhar, igualmente por 2-1.



in "fcp.pt"

Cardinal: «Tenho jogo amanhã...»

DEPTO ESPECIAL VAI FALHAR VISITA



O internacional de futsal, Cardinal, é um dos portugueses que se encontra na Rússia, ao serviço do CSKA. Adepto ferrenho do FC Porto, membro da claque dos Superdragões, foi devido a esta enorme paixão clubística que o goleador deixou o Sporting e deu outro rumo à sua carreira.
Agora está na Rússia, na companhia de outro craque, Ricardinho, e dos treinadores Paulo Tavares e Nuno Dias, todos eles contratados pelo CSKA na tentativa dos moscovitas conquistarem um lugar de relevo no futsal do país.
Cardinal lamenta não poder estar em São Petersburgo para ver o seu FC Porto jogar com o Zenit. A razão é simples: “Amanhã tenho jogo com o Mistisha, não dá para ir ao estádio.”
in "record.pt"

Kléber: «Quero jogar como fiz contra o Benfica»


Avançado do F.C. Porto apostado em repetir o golo marcado no Clássico. A selecção do Brasil tem de esperar. «Agora só penso no Zenit»


«Jogar como fiz contra o Benfica.» A receita é de Kléber e serve para o jogo em São Petersburgo, diante do Zenit. O ponta-de-lança brasileiro, recentemente chamado à selecção, esteve ao lado de Vitor Pereira na conferência de imprensa desta terça-feira.

«Temos três pontos, mas isso pouco conta. Há que jogar de forma dinâmica e dar tudo para vencer. A selecção do Brasil? Fiquei muito feliz, claro, mas estou completamente concentrado no jogo contra o Zenit», referiu Kléber.

A grande curiosidade dos jornalistas russos prendeu-se, precisamente, sobre o elevado número de jogadores brasileiros a actuar em Portugal. Helton e Bracali, por exemplo, os dois guarda-redes do F.C. Porto.

«São dois excelentes profissionais e meus amigos. O meu sonho era jogar no F.C. Porto e tenho a certeza que é o sonho de muitos compatriotas meus. Eu gosto de tudo no clube, quero jogar cá muitos anos e obter bons resultados. Depois, talvez possa seguir para outro lado, por que não? O Bruno Alves, por exemplo, saiu e veio para a Rússia.»

Confrontado com a responsabilidade de substituir Falcao, Kléber foi curto: «A sua saída foi uma perda importante, mas continuamos a ter uma grande equipa.» 



in "maisfutebol.iol.pt"

Vitor Pereira: «O Zenit é uma das melhores equipas europeias»


Treinador do F.C. Porto elogia o adversário russo: «têm Bruno Alves, Danny, Kerzhakov e Luciano Spalletti», sublinha em São Petersburgo


O F.C. Porto joga em São Petersburgo na quarta-feira diante «de uma das equipas mais fortes da Europa». A opinião é de Vitor Pereira. O treinador do F.C. Porto sustentou a sua tese com quatro exemplos concretos.

«Basta dizer que têm o Bruno Alves, um atleta que alinhou muitos anos no Porto, o Danny e o Kerzhakov. São um perigo. Além disso são treinados por um treinador mundialmente famoso, Luciano Spalletti», referiu Vitor Pereira na antevisão ao segundo jogo dos dragões na Liga dos Campeões.

«Tudo isto nos obriga a ser sérios. Mas o F.C. Porto entra sempre para vencer, seja onde for. Temos obtido bons resultados na Rússia e queremos manter essa hegemonia. O grupo é difícil e qualquer equipa pode passar aos oitavos-de-final.»

Apesar de questionado sobre a equipa que vai iniciar o jogo, Vitor Pereira não forneceu qualquer indicação. Nem sobre a maior dúvida: Defour ou Belluschi no lugar de Guarín? «Teremos de esperar até amanhã. Ainda temos um treino e só depois decidirei.»

Relativamente à postura a adoptar para o duelo, Vitor Pereira assegura que o F.C. Porto não renegará a sua filosofia habitual. «Conhecemos bem o Zenit e não vamos mudar. Eles são rápidos, passam rapidamente da defesa para o ataque, mas manteremos o plano habitual. Será um grande jogo entre duas equipas de alta classe.» 



in "maisfutebol.iol.pt"

Dragão para arruinar fortaleza de Spalletti


Confortável seria um adjectivo que casaria bem com o FC Porto nesta deslocação a São Petersburgo. Um desaire não teria contornos dramáticos para as contas do apuramento, mas revelar-se-ia muito indesejado na actual conjuntura da equipa, que empatou os seus dois últimos desafios; e os dragões não estão três jogos sem vencer desde Janeiro de 2010. Ora, o campeão português não tem fome, mas vontade de comer. O Zenit, sim, precisa destes pontos como de pão para a boca depois da derrota em Chipre. Novo desaire seria quase definitivo para a ambição dos russos, e é por isso que Spalletti puxa dos galões do seu registo pessoal à frente da equipa. É uma história que começa há dois anos e que se cruza, ainda que em direcções opostas, com a de Rafael Bracali. Nem mais...
O guarda-redes brasileiro ajudou o Nacional a passar no Petrovsky (1-1, com golo de Rúben Micael), negando ao Zenit o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa e precipitando a contratação do treinador italiano. Desde então, são 12 os jogos caseiros para as provas continentais, e a taxa de sucesso é de cem por cento: só vitórias!
Spalletti é um líder experimentado, sendo preciso recuar até 2008 para vê-lo perder em casa numa prova europeia. E também aqui há uma história a confirmar as teses de que o mundo é mesmo pequeno: é que Álvaro Pereira alinhou pelo Cluj na vitória por 2-1 no Olímpico de Roma, há pouco mais de três anos, ainda Spalletti orientava a formação italiana.
O currículo do Zenit e do seu treinador impõe respeito, mas o FC Porto já venceu na Rússia duas vezes este ano. Aliás, a tradição também diz algo aos dragões, que têm um currículo igualmente vitorioso neste país: três triunfos sobre o CSKA, um sobre o Spartak. Enfim, são demasiadas rotas cruzadas e incompatíveis. Resta saber que caminhos vão os técnicos traçar para levarem as suas conquistas avante. E se Spalletti escondeu pouco o jogo, Vítor Pereira faz questão de preservar as suas ideias. Ainda assim, Belluschi parece ganhar espaço sobre Defour para ocupar a vaga de Guarín, ao mesmo tempo que James se candidata a ficar com o lugar que foi de Varela no clássico. Indícios que o treinador não clarifica, escondendo as armas que vai utilizar para o assalto à fortaleza do Zenit.

in "ojogo.pt"

Não se esqueçam: é às 17 horas!

Hora invulgar em jogos europeus do FC Porto. Última vitória fora de casa para a Champions foi com o At. Madrid: 3-0 em 2009. Depois de dois empates para a Liga vem o quê?

Se o leitor é portista está habituado a ver jogos da Liga dos Campeões e, por isso, sabe que a hora habitual destes jogos é as 19.45 horas. Hoje, porém, por o encontro com o Zenit ser realizado na longínqua São Petersburgo, o jogo é às 17 horas. Raramente o FC Porto jogou tão cedo na Europa, pelo que o aviso deixado em título é aqui repetido: é às 17 horas, leitor, não se esqueça.

A mais de 3000 quilómetros de casa, os jogadores do FC Porto têm oportunidade para honrar o aniversário 118 do clube. Basta apenas regressar às vitórias fora de casa em jogos da Liga dos Campeões. A última aconteceu a 8 de Dezembro de 2009, num 3-0 ao Atlético Madrid treinado por Quique Flores. Os madrilenos tinham Maxi Rodriguez, Reyes, Paulo Assunção, Simão, Aguero e Fórlan, entre outros, mas Bruno Alves (2 m), Falcao (14 m) e Hulk (76 m) fizeram o resultado.

A não repetir é o último jogo fora de casa do FC Porto na Liga dos Campeões: 0-5 no recinto do Arsenal, a 9 de Março de 2010. Sobram desse jogo Helton, Fucile, Rolando, Álvaro Pereira, Cristian Rodriguez, Hulk e Varela. Foi há mais de ano e meio, sim senhor, mas é melhor não esquecê-lo.´



in "abola.pt"