quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pedroto. Um roubo de igreja em forma de cara ou coroa

A 5 de Outubro de 1966, um Bordéus-FCP é decidido por moeda ao ar e o treinador dos portistas diz que o árbitro favorece os franceses



A chegada de José Maria Pedroto, antigo capitão do clube e 17 vezes internacional pela selecção nacional (16 pelo FC Porto), é um estímulo para os adeptos, que o vêem como o homem indicado para repor a casa em ordem.
A verdade é que o novo técnico não consegue milagres na época de estreia (só na seguinte é que ganharia a Taça de Portugal), mas regista o brilharete de terminar o campeonato à frente do Sporting, o campeão da época anterior e o clube com mais jogadores na selecção para o Mundial de Inglaterra (oito, contra sete do Benfica e três do FC Porto). Apesar disso, o FC Porto é terceiro classificado, atrás do Benfica e da sensacional Académica.
Para tal muito contribui uma espectacular segunda volta, sem qualquer derrota (nove vitórias e quatro empates), com o avançado brasileiro Djalma, o único reforço do Verão de 1966, via Vitória (Guimarães), a revelar-se decisivo, ao marcar um terço dos 30 golos então alcançados. Na Taça de Portugal, o FC Porto é eliminado por quem viria a arrebatar o troféu – o Vitória Setúbal, nas meias-finais (0-3 no Bonfim, com hat trick de Pedras, e 4-4 nas Antas).
Na Taça das Cidades com Feira, a eliminação não é obra de Pedras mas sim de moeda, no controverso desempate de cara ou coroa. Situemo-nos, pois, a 5 de Outubro de 1966. O FC Porto está em Bordéus para a segunda mão da primeira eliminatória. Das Antas levam uma vantagem mínima de 2-1, com Pedroto a vaticinar uma vitória mais dilatada em França. Tudo leva a crer nisso quando Djalma faz o 0-1 à meia hora, mas o Bordéus reage com Texier (38’) e Couécou (78’). A_eliminatória está agora empatada. Recordo o leitor que estamos em 1966 e a UEFA ainda não está familiarizada com o desempate por penáltis. O que está na moda é o desempate por moeda ao ar, o cara ou coroa, como se faz antes do início do jogo entre os capitães e o árbitro. Os intervenientes mantêm-se, a moeda é que assume um valor impensável. Seja um franco francês, uma peseta espanhola, uma lira italiana, um escudo português, um marco alemão, uma libra inglesa. Depende do árbitro e do país onde se joga.
No caso do Bordéus-FC Porto, é o italiano Agostini quem atira a moeda ao ar. Ganha o Bordéus. O grito de revolta dos roubos de igreja só surgiria uma década mais tarde, mas já aqui Pedroto se insurge contra tudo e contra todos, incluindo com a sorte ou o azar de uma moeda qualquer. “Os nossos jogadores foram verdadeiros heróis, só vencidos pelos caprichos da sorte. Além de tudo o mais, a moeda, no primeiro lançamento, ficou enterrada no terreno, mas com tendência para cair para o nosso lado. O árbitro voltou a lançá-la ao ar e favoreceu os franceses. Parecia malapata. O juiz não teve pulso, deveria ter expulso vários jogadores franceses, aquilo chegou a parecer circo romano e, ainda por cima, negou-nos duas grandes penalidades sobre Djalma.”
Se tivessem vencido a eliminatória, os jogadores do FCP teriam recebido três mil escudos de prémio cada um. Só não sabemos se em notas ou em moedas...
in "ionline.pt"

A hora de Iturbe


Está a chegar a hora de Iturbe se estrear com a camisola do FC Porto. O desafio para a Taça de Portugal com o Pêro Pinheiro, da III Divisão Nacional, aparentemente de um grau de dificuldade menor, apresenta-se como o cenário ideal para lançar um jogador como o argentino, talentoso e... muito jovem. Os adeptos anseiam pela sua estreia, depois dos múltiplos elogios que ouviram sobre ele nos últimos meses, mas como tem sido habitual em situações similares, os responsáveis do FC Porto preferem proteger o jogador o máximo de tempo possível. Aconteceu com Anderson, num passado mais distante, mas também com James, na época passada, dois jogadores que, tal como Iturbe, chegaram a Portugal rotulados de craques do futuro. Na intimidade do Dragão, já ninguém duvida do talento natural do argentino, mas também se recorda com insistência - e Vítor Pereira até já o fez publicamente - que essas qualidades inatas precisam de ser trabalhadas, não só no plano mental, mas também nas questões mais colectivas e tácticas do jogo. E é isso que se está a fazer com Iturbe. O jogo com o Pêro Pinheiro surge, nesse sentido, como o momento ideal para oferecer ao avançado a energia e motivação que se pode ter perdido nestes primeiros tempos de espera. Ainda esta semana, James confessou, em declarações a O JOGO, que não é fácil viver estes momentos de espera, até porque a vontade de jogar é imensa, sobretudo num menino acabado de completar 18 anos...
Apesar de ser expectável que o nome de Iturbe surja na convocatória para a próxima partida, será bem menos provável - para não dizer impossível - que o avançado salte de imediato para o onze inicial. No entanto, o argentino tem uma grande vantagem sobre a imensa concorrência para as alas: James, Hulk, Varela, Djalma e Rodríguez estão ao serviço das respectivas selecções e só se apresentarão no Dragão a poucos dias do tal jogo para a Taça de Portugal. Vítor Pereira tem a decisão final, mas a hora de Iturbe mostrar o que vale está mesmo a chegar.

Jesualdo Ferreira

"Nesta fase absorvem tudo..."

A.V.
Se há mérito unanimemente reconhecido a Jesualdo Ferreira é a sua capacidade para multiplicar o rendimento dos jogadores. Em quatro épocas no FC Porto, viu muito talento em bruto chegar-lhe às mãos. Por isso, pedimos-lhe que caracterizasse estas pérolas por lapidar e que descrevesse como se gere a sua adaptação. Por exemplo, é sensato lançar Iturbe a jogo? "Competir é o que todos querem, sem isso nada feito. É também onde se avalia a pertinência do trabalho feito", apontou, sem comentar especificamente um processo que desconhece, mas lembrando o que partilhou, por exemplo, com Anderson: "Já tinha algum trabalho com o senhor Adriaanse, mas estava em fase de afirmação. Foram meses de sonho, o melhor Anderson de sempre na minha opinião. Nesta fase os jogadores absorvem tudo, são esponjas."
Iturbe está nesse processo, como já esteve James, também ele um produto inacabado. "Não o conheço bem, mas não duvido de que ainda há ali muita madeira para partir. Nesta idade, nenhum processo está completo", sentencia quem conhece as limitações de um jogador formado na América do Sul. "É só talento, falta tudo o resto. Em cultura táctica são zero. Não têm ritmo, não têm regras colectivas, o seu posicionamento é pouco qualificado. Até podem jogar em 4x3x3, mas não tem nada a ver, esqueçam. É outra coisa", enquadra. Mais do que ter as qualidades para executar, importa que adquiram a capacidade para pensar. "Formam-se na rua. Querem é jogar. É mecânico, não tem nada de cognitivo e isso tem de ser acrescentado por nós. As deficiências são grandes", sentencia Jesualdo. Eis o calvário de Iturbe, à consideração de Vítor Pereira.

Anderson e James Rodríguez são dois exemplos de grande sucesso

Iturbe, James e Anderson têm em comum o facto de terem chegado ao Dragão ainda muito novos, mas já com o rótulo de prodígios mundiais. Nos dois últimos exemplos anunciados, o FC Porto trabalhou-os até atingirem um nível exibicional elevado. E agora, como será com Iturbe? Para já, sobram os dados sobre os primeiros tempos de Anderson e James no clube. O brasileiro precisou de 56 dias para se estrear, enquanto o colombiano esteve 103 só a treinar antes de aparecer num jogo da Taça de Portugal, frente ao Limianos. Se jogar com o Pêro Pinheiro, Iturbe repete o número de Anderson...

in "ojogo.pt"

Banco rende ao mesmo nível


Vítor Pereira pode rebater parte das críticas que lhe foram feitas nas últimas jornadas em relação às alterações feitas a partir do banco de suplentes, ou pelo menos escudar-se com a realidade dos números, porque quando comparado com o seu antecessor, André Villas-Boas, os benefícios foram os mesmos para a equipa.
Numa altura em que, teoricamente, o plantel do FC Porto surge com mais opções de qualidade, O JOGO analisou a influência das substituições operadas pelos dois técnicos nos 11 primeiros jogos da época e comparou-as ainda com as de Jesualdo Ferreira na sua última temporada no clube. Vítor Pereira consegue um rendimento de dois golos marcados por suplentes, com um golo de Moutinho contra o Setúbal, que abriu caminho para a vitória, e outro de Varela em Leiria.
Com Villas-Boas, Souza marcou em Genk e elevou para 2-0. Mais tarde, frente ao Beira-Mar, foi uma assistência de Rúben para Falcao que ajudou a dilatar o marcador para os 3-0.
Com Jesualdo os suplentes não só facturaram como ajudaram a somar pontos. Farías marcou ao Paços de Ferreira (na Supertaça) e à Naval e assistiu frente ao Nacional. Falcao marcou ao Paços de Ferreira (na Liga) e Cristian Rodríguez ao Nacional.

Intervenções que subtraem

Para quem pensava que só Villas-Boas tinha o tal toque de Midas, os números revelam que Vítor Pereira está ao mesmo nível. Mas isso não invalida que em algumas intervenções tenha subtraído qualidades ao colectivo, ou tornado a equipa mais inoperante, como sucedeu contra o Feirense. Essa sensação ficou marcada de forma mais flagrante contra o Benfica, clássico em que por duas vezes a equipa esteve em vantagem e por duas vezes não soube gerir o resultado a seu favor por causa da falta de sensibilidade de Vítor Pereira na gestão das substituições.

in "ojogo.pt"


Guarin: "Seremos fiéis ao melhor FC Porto"


Guarín está na Colômbia, mas não se afasta da realidade do clube. Ontem, vincou o seu comprometimento para com o FC Porto e fez uma auto-avaliação positiva. "Tenho três anos na equipa. O clube deu-me coisas importantes, mas eu também dou muito ao clube", vincou o médio, para quem ainda há muito a conquistar: "Temos novos desafios em Portugal e na Europa. Queremos ser fiéis ao melhor FC Porto e eu espero contribuir com golos e bom futebol para dar muitas alegrias aos adeptos."
Guarín comentou a actualidade azul e branca à margem da concentração da selecção colombiana, que prepara o arranque da fase de qualificação para o Mundial'2014. James é novidade e voltou a registar a sua emoção. "Estou num bom momento, passo por uma boa fase no FC Porto. Aqui sou o mais jovem, mas sinto-me igual aos outros e venho para jogar", avisou o portista.
Guarín saudou a estreia do colega e enquadrou-o no reencontro com Falcao. Recordar é viver: "É bom estar com grandes jogadores como são Falcao e James. Passámos por momentos muito bons no FC Porto."
Entre estrelas, o jovem dos dragões foi mesmo o destaque na concentração em Bogotá, onde a Colômbia se adapta à altitude, variável a ter em conta em La Paz (a 3640 metros do nível do mar), capital da Bolívia, onde joga no dia 11. "Não resolvo sozinho, isso é demasiada responsabilidade", alertou James.

in "ojogo.pt"

IFFHS: FC Porto segura quarto lugar

O FC Porto segurou o quarto lugar no ranking IFFHS dos melhores clubes do mundo, apesar da aproximação do Schalke 04.

De acordo com a lista da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, actualizada nesta terça-feira, o campeão nacional mantém a posição (com menos pontos que no mês anterior), atrás de Barcelona, Real Madrid e Manchester United (só os blaugrana mantiveram a pontuação).

Também o Benfica mantém o 17º posto, com os mesmos pontos do Twente (Holanda).

Já o Sp. Braga voltou a subir, depois da queda na anterior actualização (53º), sendo agora 32º, uma subida de 21 posições.

O Sporting entrou no top 50 (era 64º), em igualdade pontual com o Viktoria Plzen, da República Checa.~



in "maisfutebol.iol.pt"

Juan Iturbe : «É uma jóia valiosa, está preparado»


Walter Perazzo e Leonardo Astrada, últimos treinadores antes da chegada ao Dragão, analisam a situação do argentino no F.C. Porto. «Vale a pena esperar»


O talento aguenta, incubado, longe de avaliações apressadas e pressões insustentáveis. Mil cuidados envolvem a gestão de Juan Iturbe. Um pouco à imagem do ocorrido com James Rodríguez na pretérita temporada. O processo é comum e compreensível, se nos lembrarmos que envolve um menino de 18 anos.

Por outro lado, é verdade, a curiosidade adensa-se. Nos adeptos, na comunicação social, na própria estrutura do F.C. Porto. Para quando o lançamento do prodígio argentino? Será normal a ausência permanente das convocatórias? OMaisfutebol procurou respostas e encontrou-as nos dois últimos treinadores a trabalhar com Juan Iturbe, antes da viagem definitiva do pulguita para Portugal.

Walter Perazzo, seleccionador argentino de sub-20, e Leonardo Astrada, técnico do esquerdino no Cerro Porteño, estão em sintonia: «O Iturbe é uma jóia valiosa, não pode ser tratado com descuido», regista o primeiro; «está preparado para jogar, mas não pode ser olhado como salvador ou titular imediato», acrescenta Astrada.

Não há, asseguram ambos, razões para duvidar da excelência de Iturbe. «É um menino-maravilha, física e tecnicamente soberbo. Salta bem, remata bem, possui qualidades incríveis. É o melhor da sua idade na Argentina. Tem de melhorar o timing do passe e saber quando pode driblar ou não», aventa Walter Perazzo.

Leonardo Astrada passa também por aí. Pelos defeitos do mini-Messi. «Comete erros e está na idade de os cometer. O Iturbe pratica um futebol de risco e com alguns excessos. Quando o fazia, obrigava-me a ter conversas privadas, paternalistas, com ele. Explicava-lhe que não tem de ser sempre ele a decidir.»

«Foi ídolo no Cerro e será ídolo no F.C. Porto»

O F.C. Porto realizou 11 jogos oficiais. Iturbe nunca fez parte dos planos de Vitor Pereira. Não está, inclusivamente, inscrito na Liga dos Campeões. A paragem no campeonato permitirá retocar o génio anunciado, apurar o feeling competitivo, aproximar o jovem argentino da equipa.

O Pero Pinheiro, dia 15 de Outubro para a Taça de Portugal, pode muito bem promover a sua estreia.

Walter Perazzo conhece Juan Iturbe há vários anos e sabe como funciona a sua mente. «Não vai ceder ao peso das expectativas criadas. Emocionalmente melhorou muito no último ano. Está mais sólido, mais tranquilo. Mas tem só 18 anos. Não me canso de dizer que não nos podemos esquecer disso.»

Leonardo Astrada vai mais longe. «Foi ídolo no Cerro Porteño e vai ser ídolo no F.C. Porto. Pode ser já em Outubro, em Novembro ou em Dezembro. Ou só em Agosto do próximo ano, não interessa. Vale a pena esperar por Iturbe. As pessoas em Portugal vão perceber isso.»



in "maisfutebol.iol.pt"





F.C. Porto: direito sobre três jovens do Braga por 360 mil euros


Vitor Hugo, João Maia e Diogo Cunha fazem parte dos quadros minhotos e são acompanhados pelos responsáveis azuis e brancos


A notícia foi divulgada no relatório e contas do Sp. Braga, publicado esta terça-feira: o F.C. Porto pagou 360 mil euros para ter direito de preferência sobre três jovens dos quadros arsenalistas.

O defesa Vitor Hugo, o médio João Maia e o avançado Diogo Cunha estão, desta forma, a ser seguidos muito atentamente pelos responsáveis dos dragões.

Vitor Hugo tem 18 anos e está no Sp. Braga desde 2008, depois de se ter transferido do União de Lamas. Faz parte do plantel de juniores.

O centrocampista João Mais, também de 18 anos, já foi jogador do F.C. Porto, curiosamente. Em 2009 saiu dos juvenis azuis e brancos e cumprea terceira época no Minho.

O atacante Diogo Cunha está, esta época, nos juniores do Limianos. Natural de Ponte de Lima, passou três anos no Sp. Braga antes de ser emprestado ao clube onde começou.



in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira chama quatro jogadores dos sub-19

PARA COLMATAR AUSÊNCIAS



Depois de dois dias de folga, o plantel voltou esta quarta-feira ao trabalho, uma sessão de treino marcado por várias ausências devido aos compromissos das seleções nacionais.
Vítor Pereira contou apenas com 12 jogadores do plantel principal, tendo chamado para a sessão se treino desta manhã quatro elementos dos sub-19: o guarda-redes Caio, o médio Fábio, e os avançados Thibhaut e Gonçalo Paciência.
Kléber continua em tratamento a uma lesão no ombro esquerdo.
Os dragões voltam ao trabalho na quinta-feira, às 10 e 30, no Olival, para continuar a preparação para o jogo com o Pêro Pinheiro, da Taça de Portugal (dia 15).
in "record.pt"

Segunda linha sai da sombra

NO JOGO DA TAÇA DE PORTUGAL



Sem poder contar com 13 internacionais e o lesionado Kléber, Vítor Pereira inicia hoje, com 12 jogadores do plantel principal, uma etapa de preparação com vista a um novo ciclo competitivo, que arranca com a eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Pêro Pinheiro, da 3.ª Divisão. O grupo que tem à disposição é algo reduzido, mas deverá ser suficiente para encarar este adversário.
É que muitos dos jogadores que ficaram no Olival terão oportunidade de integrar o onze, como são os casos de Bracali, Maicon, Souza, Belluschi, Iturbe, Walter, Sapunaru e Alex Sandro. Os dois últimos estão a recuperar de problemas físicos, mas deverão estar aptos quando os dragões viajarem até ao Sul. Belluschi e Souza já tiveram estatuto de titulares e perderam-no com o decorrer da época, ao passo que Walter vai aproveitar o embalo do golo apontado em Coimbra para manter o lugar na equipa. Uma segunda linha de luxo que tentará mostrar trabalho para complicar as contas do treinador num futuro próximo.
in "record.pt"

Iturbe pode estrear-se na Taça... tal como James

É uma possibilidade que começa a ganhar alguma força: Iturbe pode ser chamado aos convocados no encontro do FC Porto, que tem data marcada para o próximo dia 15, com o Pêro Pinheiro, clube da 3ª Divisão Nacional.

A deslocação ao clube de Sintra pode ter essa novidade de Iturbe fazer parte, pelo menos, do lote de convocados. O trabalho do jovem jogador tem agradado aos responsáveis e será muito natural, pelo menos, a primeira chamada.

Se isso acontecer, fica ainda mais um contributo para os caminhos cruzados com James... É que a estreia do colombiano aconteceu também num encontro da Taça de Portugal, no caso, com o Limianos, no Dragão, a 16 de Outubro do ano passado! Nesse jogo, os portistas venceram por 4-1 (Walter marcou três golos).



in "abola.pt"

James na pele de goleador

É o melhor marcador da equipa. Tem cinco golos apontados nos seis jogos em que alinhou esta temporada. O colombiano já não se contenta apenas com assistências...

James é o melhor marcador da equipa portista, com cinco golos em apenas seis jogos, tantos quantos aqueles em que participou esta temporada. O colombiano apresentou-se mais tarde ao serviço, porque disputou no Mundial de Sub-20, esteve ainda castigado no clássico com o Benfica, mas nem por isso deixou de tomar a dianteira na lista dos melhores marcadores da equipa, que conta nos lugares do pódio com Hulk e Kléber, ambos com quatro golos cada.

O extremo colombiano é ainda o quarto melhor artilheiro do campeonato, com quatro golos, atrás de Cardozo e Nolito, ambos do Benfica, e Babá, do Marítimo (todos com cinco), ex-aequo com o vimaranense Edgar Silva. O que quer dizer que o quinto golo de James foi marcado na Champions. O jovem ficou de fora em três desafios do campeonato (V. Guimarães, Gil Vicente e Benfica), assim como na Supertaça Cândido de Oliveira e Supertaça Europeia.



in "abola.pt"

Dragões não cedem Iturbe à selecção argentina de sub-20

A Federação argentina pretendia chamar Juan Iturbe para os Jogos Pan-Americanos, mas o FC Porto decidiu não ceder o avançado.

Os Jogos Pan-Americanos vão decorrer entre os próximos dias 14 e 30, no México. O seleccionador da Argentina esperava contar com Iturbe, mas o FC Porto mostrou-se irredutível e decidiu prender o jogador.

Iturbe foi contratado ainda no decorrer da época passada ao Cerro Porteño, mas só chegou ao Dragão no início da presente época. Apontado como o novo Messi, o jogador ainda não teve oportunidade de se estrear pelo FC Porto.



in "abola.pt"