sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Clássico entre os mais ganhadores nacionais


Os dois maiores clubes do andebol português defrontam-se amanhã, a partir das 17h00, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, em jogo da sétima jornada do Campeonato. A avaliar pelos números, são os emblemas que mais conquistas têm, com o Sporting a somar 32 - não contando as vitórias na Divisão de Elite, quando esta era o segundo escalão - e o FC Porto a seguir na roda, com 31.
Mas os dragões têm tido mais sucessos nos últimos anos: são tricampeões, e os leões ganharam o último campeonato em 2000/01. Nos confrontos recentes entre eles, os azuis e brancos também têm levado vantagem, sendo preciso recuar até Abril de 2008 para encontrar a última vitória leonina; a partir de então são 13 vitórias e dois empates para o FC Porto.
Este ano, todavia, as equipas encontram-se em momentos de forma semelhantes, tendo ambas cinco vitórias consecutivas. "Posso garantir que temos capacidade para alcançar vitórias perante qualquer adversário", atirou, de Lisboa, o técnico Pokrajac.
"Nos últimos anos não me recordo de ter perdido", respondeu Tiago Rocha. Ricardo Costa insistiu: "É a opinião dele, nós temos outra, sem nos importar muito o que ele pensa ou diz..."

in "ojogo.pt"



"Ser o MVP é algo a que nunca ligo muito"


A conquista da Supertaça, anteontem em Vagos, foi uma prenda antecipada para Miguel Miranda, pois o extremo-poste do FC Porto completa 34 anos este domingo, dia em que até pode festejar mais um troféu caso os azuis e brancos cheguem à final do António Pratas. No embate com o CAB Madeira, Miranda foi decisivo para que os dragões conseguissem um título que lhes escapava desde 2003 ao assinar um duplo-duplo, com 16 pontos e 10 ressaltos.
"A minha exibição serviu para ajudar a equipa, que é o mais importante. Sinceramente, ser o MVP é algo a que não ligo muito", começa por dizer. Agora que o primeiro troféu está conquistado, Miguel Miranda antevê "uma época complicada, de muito trabalho". "Os norte-americanos estão a integrar-se, e nós vamos perseguir os nossos objectivos", acrescenta.
Este ano, depois da conquista do título de campeão nacional em Junho, Miranda mal parou, pois dias mais tarde juntou-se à Selecção Nacional para três meses de trabalho e a participação no EuroBasket'2011. Negando algum eventual cansaço, garante sentir-se bem graças ao trabalho do fisioterapeuta do FC Porto, Rui Silva, e ao médico da Selecção Nacional, Basil Ribeiro, dois nomes destacados pelo atleta. "Só tive dez dias de férias. Para já estou a sentir-me bem. Dezembro e Janeiro vão ser meses complicados, mas nessa altura outros jogadores também vão dar um passo em frente", defende.
Com um currículo recheado de títulos - pelo FC Porto (1996/97, 1998/99 e 2010/11), pelo Queluz Sintra (2004/05) e pela Ovarense (2006/07 e 2007/08) -, Miranda está satisfeito com o seu percurso. "Fui campeão várias vezes, houve títulos mais fáceis, outros mais difíceis, mas acho que, se fosse hoje, tomava outra vez as mesmas opções que tomei", afirma.
Comparando a primeira passagem pelos dragões com a segunda, destaca o facto de antes "ainda ser muito novo". "Estava a dar os primeiros passos. Hoje sou um jogador que tem o seu lugar na equipa e no basquetebol nacional", completa. Com a camisola de Portugal, já soma 115 internacionalizações, tendo sido um dos elementos em destaque da comitiva portuguesa no EuroBasket. No entanto, ainda não sabe se vai pertencer ao núcleo duro do próximo ciclo de qualificação: "Já começa a ser difícil continuar, mas vai tudo ser discutido com a família."
Com 34 anos, Miguel Miranda começa a entrar na fase final da carreira, mas não perspectiva uma idade para o abandono. "Tenho contrato de mais um ano com o FC Porto. Enquanto estiver bem fisicamente, vou continuar. Por isso, o limite é o limite físico."

in "ojogo.pt"

DANIEL SÁNCHEZ RECEBEU ORDEM DE MÉRITO DESPORTIVO

Daniel Sánchez, atleta do FC Porto, recebeu esta quarta-feira a Real Ordem de Mérito Desportivo, numa cerimónia presidida pela Casa Real Espanhola e que premeia, em diferentes categorias, as contribuições de atletas, associações, empresas ou treinadores.

No bilhar, Daniel Sánchez recebeu a Medalha de Ouro. O atleta dos Dragões já estava em posse do Bronze e da Prata e recebe este reconhecimento depois de vários sucessos nos últimos anos, entre os quais se conta o terceiro título de campeão do mundo.



in "fcp.pt"

James à caça de recordes em velocidade supersónica


O título de "mais eficaz", que já foi de Nuno Gomes, Mantorras ou Deivid, está agora a ser cobiçado por James Rodríguez, um extremo que no currículo nem tem "goleador" escrito, mas que este ano parece disposto a fulminar recordes. A diferença é que o colombiano joga quase sempre, o que valoriza muito mais os 86 minutos que precisa para marcar um golo por comparação com os números dos referidos matadores, todos utilizados de forma muito residual nas épocas em questão.

A eficácia de James é, por isso assinalável e, no campeonato, só Izmailov o bate: 78 minutos. Seguem-se Nolito e Nuno Gomes (ambos com 90), Jeffrén (91), Bruno César (92) e Walter (96), este também beneficiado por não ter na ficha mais minutos de utilização.

Será essencialmente contra estes adversários que o portista terá de se bater. Mas acidentalmente, pois isso não é um objectivo declarado. Em termos absolutos, El Bandido, já superou o seu registo do ano passado no campeonato e está a apenas um golo de igualar a marca total. Além disso, é o melhor marcador dos dragões e, com três assistências em tão pouco tempo de jogo, pode perfeitamente aspirar a igualar as 13 de 2010/11.
Colombiano deixou marca logo no arranque

RECORDE DE GOLOS NA LIGA
Na época passada marcou dois golos em 15 jogos disputados no campeonato. Agora já dobrou a marca e só ainda jogou quatro vezes. Marca um golo a cada 86 minutos e até já conseguiu bisar.

GOLEADOR DOS DRAGÕES
Nem Hulk nem Kléber. O melhor marcador do FC Porto é, depois do jogo de Coimbra, El Bandido. Como marcou na Champions tem agora cinco golos, mais um que a dupla atrás referida.

BANFIELD JÁ SUPERADO
Nos argentinos do Banfiel, clube que representou duas épocas antes de vir para Portugal, marcou 10 golos em 50 jogos. Pelo FC Porto somou o 11º em Coimbra. E ainda só vai em 15 meses de estadia.

ESTREIA NA SELECÇÃO A
O Bolívia-Colômbia pode ser a primeira internacionalização A do jovem craque. Aos 20 anos, James foi pela primeira vez chamado à selecção principal colombiana e, face ao destaque no clube, tem tudo para jogar.

in "ojogo.pt"

Mangala com créditos em Madrid

Eliaquim Mangala ainda mal jogou pelo FC Porto e a sua fama já chegou a Madrid. Pelo menos, foi o que ontem escreveu o jornal Marca, que o colocou na lista de jogadores referenciados pela equipa de José Mourinho. Segundo relata o jornalista José Vicente Hernáez, o francês Varane terá dado boas indicações do seu compatriota e companheiro na selecção de sub-21. A informação surge em destaque na última página do jornal, por muito que pareça, por esta altura, uma pista sem grande consistência. Mangala custou 6,5 milhões de euros aos dragões, embora o Standard reclame atrasos no pagamento.


in "ojogo.pt"

Alex Sandro joga na Taça


O jogo da Taça de Portugal com o Pêro Pinheiro deverá marcar a estreia de Alex Sandro pelo FC Porto. Até ao dia 15, data do jogo da terceira eliminatória da competição, o brasileiro deverá estar a cem por cento para entrar nas opções de Vítor Pereira e envergar a camisola azul e branca, ele que está ansioso por jogar. Contratado por 9,6 milhões de euros ao Santos, o lateral-esquerdo foi um dos maiores investimentos do clube para esta temporada e terá ali a primeira oportunidade para começar a justificar a aposta feita nele.
Com Álvaro Peireira e Fucile - este último sempre uma alternativa a não descartar para adaptar do lado esquerdo em caso de necessidade - ao serviço da selecção do Uruguai e, portanto, desgastados por uma viagem que só deverá trazê-los de volta ao Porto apenas a tempo de fazer dois treinos antes do encontro, esta deverá mesmo ser a janela de oportunidade ideal para o brasileiro, que será por essa altura a única alternativa disponível, uma vez que Emídio Rafael não foi inscrito pelo FC Porto e estará por isso impedido de competir esta época. A confirmar-se a recuperação de Sapunaru, que vem treinando sem limitações, Vítor Pereira tem já os dois laterais definidos para o encontro da Taça de Portugal. Aliás, o jogo-treino agendado para esta manhã pode ser um primeiro esboço...

Rafa nem sequer está inscrito

Passou despercebida a não inclusão de Rafa na lista de jogadores inscritos pelo FC Porto na Liga. Sabia-se que o lateral-esquerdo não constava das opções para a Champions, mas a SAD nem sequer conta com ele para as provas internas. Rafa é o único jogador que faz parte do plantel às ordens de Vítor Pereira que não entra nos disponíveis, o que já não está relacionado com a lesão sofrida em Janeiro e que o impediu de competir desde então. O que realmente marcou o ex-Académica foi a sua relutância em ser emprestado no último mercado, tendo fechado todas as portas que o FC Porto lhe abriu nesse período. Rafa não quis sair, mas o clube não contava com ele e manteve a decisão de não o inscrever.

in "ojogo.pt"

Mais Hulk


Quem acha que este não é o indomável Hulk que arrasou no início de 2010/11, não se engana. O Incrível 2011/12 está ainda melhor. As aparências iludem no sentido contrário, mas a verdade é que, neste arranque de temporada, o brasileiro tem sido ainda mais decisivo do que conseguiu ser no passado. Deixou foi os golos para outros protagonistas e puxou a si o mérito de ser influente também a assistir, outra faculdade que desenvolveu com André Villas-Boas, embora numa fase mais tardia da época. O FC Porto tem agora mais Hulk do que alguma vez teve.
Em Coimbra, o avançado assistiu os dois primeiros golos da equipa e aumentou para nove o número de passes decisivos já efectuados. A estes deve somar quatro golos, para um total de 13 tentos da equipa em que teve participação directa. Ao cabo de 12 jogos, não tinha na época passada registo melhor. É certo que já levava oito golos, mas apenas quatro assistências e um total de 12 acções objectivamente úteis. As leituras absolutas dirão que as diferenças são curtas de mais para que se possa estabelecer uma diferença assinalável. Mas o recurso às médias volta a vincar o Hulk actual como o melhor de sempre desde que , em 2008/09, chegou a Portugal. E de longe...
Os 12 lances contabilizados em 2010/11 representavam 46% do pecúlio total da equipa: 26 golos. O FC Porto de Vítor Pereira marca menos (22 golos), mas a percentagem de importância do internacional canarinho dispara: 59%.
Outra diferença: na época passada, sem ele, Andrés Villas-Boas venceu o Genk e o Beira-Mar. Agora, Vítor Pereira não conseguiu bater o Feirense. Ainda parece cedo para falar de dependência. Mas não para reforçar a sua vital importância.


A melhor época de sempre à distância de outro degrau

Fazer de 2011/12 a melhor época de sempre não é tarefa fácil (em 2010/11 somou 36 golos e 19 assistências) mas adivinha-se em função daquilo que tem sido o percurso de Hulk no FC Porto, todos os anos um degrau acima do anterior. Com Jesualdo Ferreira, no primeiro ano, fez nove golos e nove assistências em 42 jogos. Melhorar em 2009/10 era obrigatório, mas o castigo de quase três meses que lhe roubou 18 jogos criou dificuldades inesperadas. Ainda assim, foram 10 golos e 11 assistências em 32 jogos, numa média bem superior. Depois de chegar ao estrelato com Villas-Boas, agora pede-se novo passo em frente, rumo a um topo impossível de, no futuro, repetir.

in "ojogo.pt"

James: «Vir à selecção não me surpreendeu»


Avançado do F.C. Porto lembra que está a passar um bom momento com a camisola azul e branca. Quer ir ao Mundial do Brasil e fala da relação com Falcao.


James Rodríguez é o mais jovem de entre os seleccionados de Luís Alvarez para os primeiros jogos de apuramento para o Mundial 2014. A Colômbia prepara a visita à Bolívia e o portista é um dos jogadores em melhor forma do grupo, como pode ser comprovado pela boa fase que vive no F.C. Porto.

«Estou a passar um momento muito bom. Para além de estar a marcar golos, estou a jogar bem, que é o mais importante. Estava à espera de ser chamado pelo mister Leonel Alvarez. Sabia que estava a fazer as coisas bem. Não fiquei surpreendido», confessou à imprensa local, no final do quarto dia de trabalho.

Depois de brilhar no Torneio de Toulon e no Mundial Sub-20, James deu o passe seguinte e rapidamente foi chamado ao grupo principal. Um honra, destaca. «Enche-me de orgulho estar numa selecção principal e espero aproveitar. Sinto-me um jogador como os outros, é verdade que há aqui grandes jogadores, mas todos somos iguais», frisou.

Na Colômbia há a preocupação do ambiente que a equipa vai enfrentar em La Paz, já que o jogo será disputado a 3650 metros de altitude. James dá a receita: ter a bola. «É importante fazer um jogo inteligente. Já penso em ganhar para nos podermos apurar para o Mundial do Brasil», atirou.

Apesar de ser a primeira convocatória para a selecção A, James está longe de se sentir um estranho. Ao seu lado está Freddy Guarín, companheiro no F.C. Porto, e outra cara bem conhecida...Falcao. «Falo muito com ele, temos uma relação muito boa e espero que possa continuar assim na selecção», comentou o jovem avançado.



in "maisfutebol.iol.pt"

"Velha guarda" resgatada

SEM REFORÇOS NO REGRESSO AOS TRIUNFOS



Diz uma das velhas máximas do futebol que “em equipa que ganha não se mexe” e Vítor Pereira bem gostaria de não ter alterado o onze que ajudou a montar ao lado de André Villas-Boas. Só que diversas contingências levaram a que o atual treinador do FC Porto tivesse de proceder a diversas mexidas ao longo de um mês e meio. A saída de Radamel Falcão abriu as hostilidades, as competições de seleções condicionaram e as lesões também não ajudaram.
Os campeões nacionais passaram por um período complicado, com os empates diante do Feirense e do Benfica e a derrota com o Zenit, mas a bonança veio com o triunfo em Coimbra. Nesse encontro, o FC Porto apresentou pela primeira vez uma equipa composta unicamente por jogadores da época passada. Kléber, o único reforço que tinha sido titular em todas as partidas, deu lugar ao seu compatriota Walter. Até aí o técnico foi feliz, uma vez que o Bigorna marcou o primeiro golo de uma vitória confortável, provando que a “velha guarda” vale ouro.
O 4x3x3 “à moda antiga” contou com os protagonistas que estiveram na base dos sucessos da época passada. Entre Fucile e Sapunaru não existem diferenças substanciais em termos de argumentos técnicos. Os restantes defesas que fazem a guarda de honra de Helton são indiscutíveis, apesar das investidas esporádicas de Maicon.
in "record.pt"

Perfume da América

MOMENTO DE ENTUSIASMO CONTAGIA INTERNACIONAIS



As nuvens negras que chegaram a pairar sobre o Dragão após a derrota com o Zenit já vão longe. O momento é de entusiasmo, depois do triunfo sobre a Académica, e a paragem do campeonato serviu para que os internacionais recarregassem os índices de motivação junto das suas gentes. Da América do Sul têm chegado mensagens de grande satisfação, não só pelo sucesso individual como coletivo.
James Rodríguez está radiante pelos golos que marca e pelo nível de futebol praticado nos últimos tempos. A chamada à equipa principal da Colômbia foi o concretizar de um sonho de criança. Já Nico Otamendi, com possibilidades de ser titular da seleção argentina, não esquece o importante que foi ver o FC Porto adquirir a totalidade do seu passe. Um indicador de confiança que retribuiu com o golo no clássico, frente ao Benfica.
in "record.pt"

Guarín mantém-se na lista do Inter

Guarín continua a ser apontado ao Inter. A imprensa italiana dá conta que o médio colombiano faz parte dos planos do clube de Milão e que continua a ser seguido pelos seus responsáveis, que pretendem contratar um jogador para essa posição na reabertura do mercado em Janeiro.

Na Colômbia, o discurso de Guarín é totalmente diferente, pois o centro-capista dos dragões fala de um trajecto de três anos em que tem «dado muito ao clube e vice-versa». «Espero continuar a dar alegrias, golos e títulos», afirma, supermotivado com mais uma presença na sua selecção.



in "abola.pt"

«Jesualdo é como um pai para Falcao no futebol», diz Radamel García

Radamel García, pai de Falcao, diz que o avançado deve muito do que é hoje a Jesualdo Ferreira, treinador que apadrinhou a estreia do colombiano no FC Porto, na época 2009/2010.

«Encontrar-se com Jesualdo Ferreira foi decisivo para Falcao, é como um pai futebolístico para ele. Falcao teve muita sorte, pois não deve haver muitos treinadores profissionais dispostos a perder tempo a ensinar os seus jogadores. Pedem coisas mas não sabem ensinar», argumenta Radamel García, em entrevista ao diário espanhol AS.

«Jesualdo não é assim e Falcao estar-lhe-á sempre agradecido. Falcao contava-me que Jesualdo o corrigia muito, todos os dias. O Falcao de hoje é também um produto do trabalho de Ferreira», salienta.



in "abola.pt"

Málaga pode avançar por Otamendi em Janeiro

Nicolás Otamendi continua a ser um nome ventilado no mercado futebolístico. Mesmo com o período de transferências a dois meses de distância, pois apenas reabre em Janeiro, o internacional argentino do FC Porto tem sido apontado como potencial alvo de alguns clubes europeus, surgindo o Málaga e a Roma entre os principais candidatos a avançar para a sua contratação.

Se o caso do clube italiano já foi amplamente discutido durante o Verão, sem terem sequer sido iniciadas conversações, atendendo ao elevado preço do passe de Otamendi, o interesse do clube espanhol assume contornos mais reais por ser, essencialmente, um clube com maior disponibilidade financeira para atacar os reforços pedidos pelo técnico Manuel Pellegrini.

O técnico chileno é um confesso apreciador das qualidades do defesa-central portista, que tem sido observado desde que a época começou. As referências continuam a ser muito positivas e apesar de o Málaga contar nos seus quadros com soluções válidas para essa posição - o argentino Demichelis e o holandês Mathijsen têm sido os titulares - não é de excluir que o clube andaluz avance com uma proposta para aquisição do jogador na reabertura do mercado em Janeiro.



in "abola.pt"