sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"ACADÉMICA TEM A MOTIVAÇÃO EXTRA DE DEFRONTAR O CAMPEÃO"

Depois da conquista da Supertaça, Nuno Marçal quer começar a defesa do título de campeão nacional a vencer a Académica, precisamente o adversário que impôs a única derrota aos Dragões durante a fase regular da época passada. Para o conseguir, o extremo e capitão distingue, como solução, uma defesa rigorosa, somada a um ritmo elevado.

Começar a ganhar
"Trabalhamos desde o início da época essencialmente com o pensamento no campeonato. Podemos considerar esta pré-época positiva, porque conquistámos a Supertaça recentemente, alcançando um dos principais objectivos, mas o campeonato é outra luta. No ano passado, ficou bem vincado o carácter decisivo do factor casa, principalmente nos jogos da final e, por isso, no domingo queremos vencer já o primeiro jogo perante os nossos adeptos."

Adversário com motivação extra
"Vamos ter um jogo difícil, contra a Académica, que fez um campeonato muito positivo no ano passado e que virá ao Dragão Caixa com a motivação extra de defrontar o campeão nacional. Teremos de jogar bem e concentrados durante os 40 minutos."

À imagem do ano passado
"A Académica foi a única equipa que nos venceu na época passada durante fase regular, apesar de ter sido em Coimbra. No Dragão Caixa, vencemos todos os desafios. É o primeiro jogo e não poderá haver lugar a facilitismos. Teremos que entrar fortes, mostrando o que ambicionamos para esta época, que é renovar o título. Compete-nos trabalhar e demonstrar que continuamos fortes, à imagem do ano passado."

Concorrência
"Ao longo do campeonato, é necessário ter cuidado. Não só com o Benfica, mas também com outras equipas que se apetrecharam bem, como a Ovarense, que este ano tem uma equipa mais coesa, mais forte. Contudo, por norma, as fases regulares não se perdem com os adversários directos, mas com as equipas supostamente menos fortes."

Ritmo elevado
"Queremos estar muito bem defensivamente, coesos, aguerridos, não dar descanso ao adversário e conseguir boas transições ofensivas. Já todos sabem que o nosso ritmo de jogo é bastante elevado e será por aí que teremos de começar. Penso que a equipa que defender melhor, terá melhores hipóteses de vencer a partida.
Estamos a cimentar a coesão do grupo, pormenores que são trabalhados durante a época, bem como novas jogadas, que têm vindo a ser implementadas na equipa. Se mantivermos o ritmo de trabalho que tem sido habitual neste mês e meio, a intensidade, a garra e a ambição, teremos todas as condições para vencer."



in "fcp.pt"

F.C. Porto: Iturbe e Alex Sandro em estreia


Hulk, João Moutinho, Otamendi, Helton, Álvaro Pereira e Guarín ficaram de fora dos convocados para o Pêro Pinheiro


As chamadas de Iturbe e Alex Sandro, que foram convocados pela primeira vez desde que chegaram ao F.C. Porto, são as notas de maior destaque da lista de eleitos de Vítor Pereira. De fora fica um lote de jogadores de luxo: Hulk, João Moutinho, Otamendi, Helton, Álvaro Pereira e Guarín.

O jogo com o Pêro Pinheiro, de resto, agendado para este sábado traz ainda outra novidade: o jovem Kadu, guarda-redes de 16 anos, foi convocado por Vítor Pereira, provavelmente para ser o suplente de Bracalli, ele que apesar da juventude já trabalha há algum tempo com o plantel principal.

O treino realizado esta sexta-feira destacou sobretudo a ausência de Guarín. O médio, que também não foi convocado, foi dispensado pelo F.C. Porto para tratar de assuntos pessoais, enquanto Kléber mantém-se à parte do grupo, a realizar trabalho condicionado de recuperação da lesão.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Bracalli e Kadú;
Defesas: Fucile, Sapunaru, Mangala, Rolando, Maicon e Alex Sandro;
Médios: Belluschi, Fernando, Souza e Defour;
Avançado: Iturbe, James Rodriguez, Walter, Djalma, Varela, Cristián Rodriguez.



in "maisfutebol.iol.pt"

ITURBE: "É UM PRIVILÉGIO ESTAR AQUI"

A jovem revelação argentina está pronta para entrar em campo. Na antevisão da deslocação ao terreno do Pêro Pinheiro, no sábado, para a Taça, Iturbe falou aos jornalistas, em superflash, no Dragon Force Valadares. O avançado esteve ainda à conversa com os mais de 60 alunos da escola, ansiosos por ver o craque, e assinou muitos autógrafos.

Preparado para jogar
"A ansiedade inicial passou e agora estou a trabalhar da melhor maneira. Sabia que tinha de me adaptar e sempre estive tranquilo. Estou sempre preparado para jogar, sobretudo num clube tão poderoso como o FC Porto. Sempre sonhei chegar a este nível."

Perfil
"Sou um jogador hábil, que procura assistir o ponta de lança, e espero apenas a minha oportunidade. As comparações com o Messi não me intranquilizam. Ele é um fenómeno, como todos sabem, e seria um sonho chegar ao nível dele."

O treinador e o clube
"Vítor Pereira é um treinador que percebe muito de futebol. Fala muito com os jogadores e sempre me apoiou. Acima de tudo, este é o quarto melhor clube do mundo e sempre sonhei estar num grande da Europa. É um privilégio estar aqui."



in "fcp.pt"

A estreia de Tó Neves


Mais do que fazê-lo reencontrar a equipa anterior, a disputa da Supertaça António Livramento, amanhã, às 18h00, em Ponte de Lima, marca a estreia de Tó Neves em jogos oficiais à frente do FC Porto, o seu clube de sempre.
O novo técnico chegou aos dragões com apenas 9 anos e ali ficou durante 28, interrompidos por uma curta passagem pelo Benfica - nove meses. As últimas oito épocas, passou-as na Oliveirense, mas sem nunca esconder o portismo. "Durante a minha carreira tive dois clubes e jogar contra o FC Porto foi sempre muito difícil para mim. Sempre foi um jogo diferente, um jogo que não me dava muito prazer", admitiu Tó Neves, como que esquecendo a passagem pela Luz e referindo também: "Embora não à mesma dimensão, a seguir ao FC Porto é a Oliveirense que me diz mais; foi onde, a seguir, passei mais anos."
A verdade é que este Dragão de Ouro, um dos maiores símbolos do clube, tem nesta estreia mais um marco especial na carreira. "Agora estou numa posição de que gosto muito, porque estou a dirigir o meu clube de sempre, e isso satisfaz-me sobremaneira. É um momento especial, embora isso tenha pouco a ver com a equipa. Mas é sempre o primeiro jogo oficial, e logo a discutir um título. Com certeza que me vai ficar na memória. E espero que fique bem gravado, com uma vitória e a conquista da Supertaça António Livramento, que, ainda por cima, é um nome que diz muito a muita gente deste clube, pois Livramento, embora só tenha treinado o FC Porto uma época, deixou aqui muitos amigos e uma imagem muito forte", sublinhou.

"FC Porto é decacampeão"

"Qualquer treinador gosta de estar nas provas onde se discutem títulos. É com grande prazer pessoal que estou nesta Supertaça, agora em representação da Oliveirense. Faremos tudo para que o troféu venha para as nossas vitrinas", disse o técnico José Querido, explicando porque considera favoritos os azuis e brancos: "O FC Porto é decacampeão e entra em todas as provas para ganhar." Sobre a sua equipa, lembrou que "a Oliveirense mudou e tem nova equipa técnica", mas prometeu "fazer o melhor e discutir a vitória".

"Gostava de ser treinado por Mourinho"

R.G.
Pedro Gil, um dos mais carismáticos jogadores do FC Porto, acabado de se sagrar campeão mundial pela Espanha, admitiu que é fã de José Mourinho e que até gostava de o ter como... treinador. "Coincidimos no clube aquando da sua etapa no FC Porto. Nunca falei com ele, mas nunca ouvi ninguém dizer nada de negativo sobre ele. É uma pessoa com carisma, e eu até gostava de ser treinado por José Mourinho."
Em entrevista ao diário espanhol "As", Pedro Gil admitiu que será um "sonho grande dar o pontapé de saída no jogo com o Villarreal, no Estádio Santiago Bernabéu [dia 26]," e referiu que, "como bom espanhol e madridista, gostava também de conhecer o rei". As tatuagens também foram abordadas; disse que fez "a primeira aos 16 anos", que "os pais só a descobriram dois anos depois" e que lhe dizem que agora ele parece "um álbum".

in "ojogo.pt"

Johnson entra, Hill sai


Rb Johnson, poste americano de 30 anos, está a caminho do FC Porto, devendo assinar contrato com os dragões já hoje. Ocupará o lugar de Anthony Hill, que ontem, ao início da tarde, já de malas feitas, não conseguia evitar uma expressão triste.
Enquanto os seus ex-companheiros entravam no pavilhão para dar início a mais um treino, Hill, 23 anos, esperava, no átrio de entrada do Dragão Caixa, que o seu transporte chegasse, tendo o Barreiro como destino. É lá que o poste vai continuar a carreira depois de pouco ter mostrado ao serviço dos portistas.
Rob Johnson é então o senhor que se segue. Mais experiente, jogava no Andorra (LEB Prata, terceiro escalão espanhol), somando uma média de 25,1 minutos por jogo e 10,3 pontos.
Proveniente da Universidade de Oregon, Johnson mede 2,05 metros, pesa 112 quilos e foi treinado em 2009/10, no Promobys/Tijola, da mesma LEB Prata, por Antonio Herrera, actual treinador do Barreirense. "É um grande profissional, sempre pronto a treinar, e fiquei encantado com o seu nível humano", referiu o técnico espanhol a O JOGO.

"Concentrados 40 minutos"

Depois da Supertaça, ganha ao CAB, e do Troféu António Pratas, perdido para o Benfica, as baterias do FC Porto já estão apontadas para o campeonato. "Importa vencer no domingo a Académica, uma equipa que fez um campeonato muito positivo no ano passado. E se jogar na casa do campeão não será o melhor para começar, por outro lado será um factor extra de motivação", lembra Nuno Marçal. "Jogar concentrados 40 minutos e com mais motivação do que eles" é a receita.

in "ojogo.pt"

Álvaro Pereira: "Renovação é um incentivo e uma retribuição"


Não foi fácil quebrar o silêncio de Álvaro Pereira. O lateral impôs-se um período de contenção verbal, ainda abalado pelas questões que se levantaram no defeso em torno do seu comprometimento com o FC Porto. O Palito tem preferido responder em campo, mas fora dele também deixou um sinal importante, concordando esticar o seu vínculo com os dragões por mais um ano, até 2016. No Uruguai, onde iniciou, com a selecção vencedora da Copa América, a caminhada para o Mundial do Brasil, acabou por aceitar, após grande insistência, passar em revista os últimos meses. Um virar de página de quem não admite ver o seu profissionalismo questionado e que falou a O JOGO para pôr uma pedra sobre o tema Chelsea.
Depois de um defeso em que pareceu estar na iminência de sair do clube, acabou não só por ficar no FC Porto como aceitou ainda renovar o seu contrato. Porque o fez?
Estou muito contente por isso. Sinceramente sinto-me muito confortável e feliz no clube, e esta renovação é um incentivo e uma retribuição por tudo o que dou ao FC Porto no dia-a-dia. Não foi fácil superar algumas situações, porque se falou muito, disseram-se muitas coisas, sobretudo na Imprensa. Houve muitos comentários, mas a verdade é que não só fiquei como ainda acabámos por renovar o vínculo, o que, para mim, é algo transcendente.
Mas é público que houve um interesse do Chelsea, aliás concretizado em propostas que o FC Porto rejeitou. Não ficou magoado pela transferência abortada?
Sempre mantive a calma em todo o processo. Acima de tudo, fiquei contente com o interesse de um clube tão importante; acho que é algo que significa que estamos a trabalhar bem. Vejo o que se passou como um estímulo para continuar a trabalhar da mesma maneira - só assim continuarei a ser falado. Quando um profissional é mencionado e valorizado, acho que tem de ficar contente com isso. Não levei o que aconteceu como uma frustração, mas como algo lisonjeiro e que me diz que é este o caminho a seguir. É nisso que penso, mas acho que a minha renovação com o FC Porto diz tudo.
Foi campeão em Portugal, ganhou a Liga Europa e ainda se sagrou vencedor da Copa América. Há algum título que coloque em destaque?
Sinceramente superei todas as expectativas. Sempre tive o sonho de ganhar muitos títulos no futebol, mas o que tenho conseguido no FC Porto excede tudo. Todos os títulos que conquistei são importantes e deixam-me orgulhoso, e por isso devo muito ao clube. De qualquer forma, creio que ninguém me levará a mal se confessar que ganhar um troféu com a minha selecção é o máximo a que poderia aspirar. Por isso é que agora não podemos relaxar e temos de defender o que conquistámos com unhas e dentes, porque é inesquecível.
Com o que já conquistou no clube e na selecção, o que o faz correr?
Sempre que cá estiver, terei a cabeça a cem por cento com a selecção. Quero estar outra vez no Mundial, o que aconteceu em 2010 foi lindo, mas sonho com o Brasil em 2014 e sei que o caminho é longo. No FC Porto, também tenho muito para conquistar, mas não quero falar muito por agora.
Ganhou o gosto da vitória
e aponta ao Mundial'2014
Álvaro Pereira começou a jogar futebol numa equipa chamada Sete Estrelas. O seu percurso ganha notoriedade quando assina pelo FC Porto, passando a aliar títulos em Portugal e na Europa com êxitos pela selecção uruguaia. Agora está obcecado com o Mundial de 2014, onde conta chegar aos 29 anos de idade. "Estamos a provar que esta equipa está cada vez mais madura. Temos uma identidade de jogo e sabemos o que o treinador quer. Depois do que fizemos no Mundial da África do Sul e na Copa América, temos de lutar por objectivos altos", adiantou.

Um maratonista à prova de concorrência

Seja a defesa ou a médio, no FC Porto ou na selecção, Álvaro Pereira é imprescindível. Foi sempre assim. "Nunca me esqueço de que me estreei a profissional no Miramar Misiones e ainda fiz dois jogos no Estádio Nacional. Mas depressa saí para a Argentina [Quilmes] e descolei", recorda quem quer acabar a carreira no Cerro, clube do pai. No Dragão, não tem dado margem à concorrência, e nem os 9,6 milhões de euros pagos por Alex Sandro têm invertido a hierarquia à esquerda da defesa. Álvaro Pereira perdeu os quatro primeiros jogos oficiais da temporada, mas logo reclamou o seu lugar, ainda que sem o impacto que tem sido a sua imagem de marca no clube; aliás, viu amarelo em todos os quatro primeiros desafios que disputou esta época. Com o lateral ex-Santos com estreia marcada para amanhã, resta perceber se há argumentos para a concorrência.

in "ojogo.pt"

Vítor Pereira abranda Iturbe antes da estreia


Iturbe prepara-se para a estreia oficial no FC Porto e Vítor Pereira tratou ontem de proteger o avançado, ao baixar as expectativas relativamente ao argentino. O treinador reconheceu-lhe qualidade, mas recordou também que é preciso "dar tempo" a um jovem que acabou de chegar à Europa. "É um jogador talentoso, mas vem de um contexto diferente do nosso. Está a evoluir para padrões mais europeus e a caminhar para jogar a este nível. Mas temos de ter em atenção que é um jovem; não podemos criar uma expectativa demasiado alta", referiu.
Apesar de Vítor Pereira não ter confirmado a titularidade de Iturbe, os últimos dias lançaram as pistas que faltavam para assumir que a estreia do novo menino bonito do Dragão vai mesmo acontecer amanhã, dia de estreia na Taça de Portugal. No entanto, o treinador do FC Porto insistiu na ideia de que pretende proteger o jogador, até como forma de lhe tentar retirar a pressão inerente à mais do que provável estreia. "Ele tem talento e muita qualidade, mas precisa de tempo para se encontrar com os colegas, com a equipa, até para que depois possa colocar todo o seu potencial ao serviço do colectivo. É isso que estamos a fazer no dia-a-dia, de uma forma tranquila e que possa permitir que, dentro de pouco tempo, ele possa acrescentar o seu talento a esta equipa", explicou.

"Garanto que vamos fazer um jogo sério"

Vítor Pereira preferiu não abrir o jogo sobre a equipa que vai apresentar frente ao Pêro Pinheiro, confirmando apenas que fará a "gestão necessária" e em conformidade com "o estado físico" dos 13 internacionais que estiveram nas selecções. O treinador assegurou que a sua equipa "não vai facilitar", até porque o objectivo para esta época é bem claro: "Queremos conquistar a quarta Taça de Portugal consecutiva. Por isso, garanto que vamos fazer um jogo sério e que estamos conscientes das dificuldades que iremos encontrar. O Pêro Pinheiro ainda não perdeu esta temporada e em casa só venceu; para além disso, vamos ter de nos adaptar a um relvado sintético e a uma bola diferente. Mas vamos entrar com uma equipa que nos garanta a vitória numa prova fundamental para nós." Vítor Pereira aproveitou ainda a oportunidade para "elogiar o trabalho realizado na formação", depois de ter chamado vários jogadores dos sub-19 durante os últimos dias.n

Os múltiplos elogios a James

Depois de ter dito, há uns tempos, que não sabia até onde poderia chegar James Rodríguez, tendo em conta o seu enorme potencial, Vítor Pereira voltou ontem a deixar grandes elogios ao jovem colombiano depois da brilhante estreia que o extremo teve na selecção principal. "Não fiquei surpreendido com o que aconteceu. Quem trabalha todos os dias com o James e o vê a fazer aquilo que eu vejo não fica admirado. É um jogador muito talentoso e que evoluiu em alguns comportamentos do jogo que lhe permitem agora ser um jogador maduro. Apesar de ser jovem, chegou à selecção e jogou com uma grande autoridade", explicou o treinador.
Guarín, que dividiu a titularidade com James na partida disputada em La Paz, também deixou muitos elogios à exibição do companheiro de equipa. "O que ele fez na primeira parte foi algo de notável. Conheço-o muito bem, tem muito talento e estou certo de que nos vai ajudar muito na selecção. Ele está de parabéns pela exibição", afirmou o médio.
O pai de James, que também se chama James Rodríguez, confessou que foi com "grande emoção" que acompanhou a estreia do filho na selecção. "Ele esteve muito bem. É uma pessoa madura e séria. Apesar da juventude, já ganhou muitas coisas. Está tudo a acontecer rapidamente", referiu.

Os nomes de quem se fala

"Como chegou depois dos jogos na Selecção? Conheço-o desde sempre e sei que é um profissional sério, competente, um jogador de qualidade e experiente, que chegou aqui de uma forma natural para integrar os trabalhos da equipa".

Alex Sandro

"Tem trabalhado bem, está a evoluir e a sentir-se mais confiante. É um jovem com talento e que se está a adaptar ao nosso futebol, à equipa, e que dentro de pouco tempo estará num nível capaz de nos garantir o aproveitamento das suas qualidades".

Kelvin e Atsu

"Temos acompanhado com atenção os dois jogadores e continuaremos atentos às suas evoluções. São dois activos do clube, de grande qualidade, que apesar de jovens têm alguma coisa que já os distingue dos outros jogadores".

"As nossas vitórias incomodam"


Vítor Pereira comentou ontem a decisão do Ministério Público de deduzir acusação a Hulk, Sapunaru, Fucile, Cristian Rodríguez e Helton na sequência dos incidentes ocorridos no túnel do Estádio da Luz em 2009. Apesar de não se ter alongado em grandes explicações sobre o assunto, o treinador afirmou que este tipo de situações só acontecem devido ao "incómodo" provocado pelas sucessivas vitórias do FC Porto ao longo dos últimos anos. "Temos consciência do que ganhámos no ano passado... Aliás, temos consciência de que o que temos vindo a ganhar nos últimos anos causa algum incómodo. É um facto e temos a perfeita noção disso. Agora, também temos consciência de que os jogadores em questão são experientes e fazem parte de uma grande estrutura que saberá salvaguardar a sua imagem. Para além disso, estou certo de que eles também vão dar uma resposta desportiva à altura destes acontecimentos", afirmou o treinador do FC Porto, durante a conferência de Imprensa de ontem.
Ao contrário de Pinto da Costa, que recordou a agressão de Luiz Felipe Scolari ao sérvio Dragutinovic para falar de um tratamento diferenciado neste tipo de questões, Vítor Pereira preferiu não fazer comparações com outros casos semelhantes ou parecidos que ocorreram nas mais variadas actividades desportivas. "Sou treinador do FC Porto e a minha área é a do treino e jogo. Sobre isso posso falar do que quiserem. O departamento jurídico do FC Porto é que poderá responder em concreto a esse tipo de questões. Por isso, e sobre este assunto, preferia ficar-me por aqui."
Recorde-se que o Ministério Público acusou os cinco jogadores de crime de ofensa à integridade física, depois de o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa ter dado como provado que os jogadores agrediram dois stewards, Ricardo Silva e Sandro Correia, após o jogo com o Benfica, que se realizou no final do ano de 2009.

in "ojogo.pt"

André Villas-Boas de ouro para espantar os fantasmas


Villas-Boas é o Dragão de Ouro para treinador do ano 2010/11. Depois de ter cobiçado o prémio, o agora técnico do Chelsea garante mesmo a desejada distinção. "O Dragão de Ouro é importante para qualquer portista. Estar entre os eleitos não está ao alcance de qualquer um", dizia em Outubro de 2010. Os quatro títulos conquistados justificam agora a distinção, que não deixa, contudo, de ser surpreendente, tendo em conta a forma como Villas-Boas deixou o FC Porto para rumar ao Chelsea.
Basta recordar as palavras de Pinto da Costa há cerca de três meses para perceber que o tempo ajudou a pacificar uma relação que as circunstâncias puseram em causa, mas que dá agora uma prova de solidez tão forte que está mesmo assegurada a presença do treinador na gala de 24 de Outubro, que juntará a homenagem aos campeões à entrega dos Dragões de Ouro. Com Villas-Boas - que hoje completa dois anos como treinador (ver página 29) - serão ainda distinguidos João Moutinho, Hulk e James Rodríguez, além do ganês Christian Atsu, campeão nacional de sub-19 que está agora cedido ao Rio Ave.
O caso do avançado brasileiro é raro, já que repete a distinção do ano passado, o que espelha o peso desportivo e simbólico que tem no clube. Hulk será um dos destaques da noite no Coliseu do Porto, numa cerimónia que começará às 21h30 e será transmitida em directo pelo canal do clube.

in "ojogo.pt"

Moutinho: «Bósnia? Na teoria tudo é muito fácil...»


Médio do F.C. Porto atribui percentagens iguais de favoritismo para vencer a eliminatória que dará um lugar no Euro 2012


A Bósnia está longe de ser um colosso do futebol mundial mas merece, claramente, todo o respeito da selecção portuguesa, com vista ao apuramento para o Euro 2012. O sorteio do play-off voltou a cruzar os caminhos destes dois países e só haverá lugar para um na festa da Polónia e Ucrânia. João Moutinho quer ajudar Portugal a carimbar o passaporte, mas não pensa em favoritismos.

«Na teoria tudo é muito fácil. Nos play-off há sempre 50 por cento de possibilidades para cada equipa. Nós temos de melhorar onde não estivemos bem nos dois últimos jogos para estar na máxima força e conseguir o apuramento que é o queremos», afirmou o jogador do F.C. Porto.

João Moutinho não defrontou a Bósnia nos jogos decisivos de há dois anos, antes do Mundial 2010. Convocado por Carlos Queiroz, ficou na bancada, mas lembra-se de dois encontros «muito complicados». «Tivemos que trabalhar muito para conseguir superar a Bósnia e mais uma vez temos pela frente uma equipa forte, motivada, que quase passava em 1º lugar no grupo da França», lembrou.

O médio português lamentou o facto de Portugal não ter conseguido o apuramento directo mas preferiu sublinhar que as oportunidades para chegar ao Euro não fecharam por completo. Agora é preciso eliminar a Bósnia. O primeiro jogo será em território bósnio, ao passo que as decisões finais ficarão para solo português. Bom sinal?

«Pode ser. Mas se formos ver, no play-off do Mundial isso não foi vantagem para a Bósnia. Temos de estar bem nos dois jogos porque não se decide apenas em um. Mas jogar o segundo jogo em casa é sempre bom, temos o nosso público e podemos fazer um resultado que sirva para passar», concluiu.



in "maisfutebol.iol.pt"

Bombeiro Fucile em estado de alerta

ALVARO PEREIRA SOBRECARREGADO E ALEX SANDRO LESIONADO



Em condições normais, o lado esquerdo da defesa portista já estaria entregue a Alex Sandro no jogo de amanhã. Só que o brasileiro continua a desenvolver um plano de treino integrado condicionado. Esperava-se que Vítor Pereira esclarecesse a situação... mas nada feito. Será preciso esperar pela convocatória de hoje. Tendo em conta que Alvaro Pereira está sobrecarregado pelos minutos no FC Porto e na seleção uruguaia, não resta outra alternativa se não deixar Jorge Fucile em estado de alerta, ele que também esteve na América do Sul, embora com menor utilização do que o seu compatriota. É aqui que reside uma das principais dúvidas para o duelo com o Pêro Pinheiro.
Aquele que é catalogado como o bombeiro de serviço nas laterais, tem sido um dos jogadores mais utilizados por Vítor Pereira, tendo participado em todos os encontros oficiais até ao momento. Começou por jogar na esquerda, enquanto Alvaro Pereira não via resolvido o seu futuro, e depois transitou para o seu lado de eleição, substituindo Sapunaru, que teve alguns problemas físicos. Mesmo depois de ter sido expulso contra o Zenit, o internacional uruguaio, de 26 anos, manteve a titularidade na deslocação a Coimbra, escapando a uma “repreensão” do treinador.
in "record.pt"

Vítor Pereira pede calma em torno de Iturbe

O treinador do FC Porto, Vítor Pereira, abordou alguns dos talentos do plantel e mais precisamente Iturbe, tendo defendido que a esperança argentina ainda está em fase de adaptação ao futebol europeu.

«O Iturbe é talentoso e está a evoluir para padrões europeus mas não podemos criar uma expectativa demasiado alta. Iturbe tem de colocar o seu potencial ao serviço do colectivo», afirmou Vítor Pereira.

O treinador do FC Porto também analisou o lateral brasileiro Alex Sandro: «Não posso garantir que vai jogar já. O Alex tem trabalhado bem, é um defesa de muita valia mas atravessa um período de adaptação».



in "abola.pt"

Kléber ouvido na Liga

Transferência do avançado para o FC Porto continua a dar que falar apesar da Comissão Disciplinar da Liga ter arquivado a queixa do Marítimo.

O avançado Kléber foi ontem à tarde ouvido na Liga e a sua presença foi sancionada por advogados do FC Porto e Marítimo, que assistiram à audiência. Aparentemente, é o reacender de um caso que marcou o defeso, apesar de o Marítimo ter visto ser negada providência à denúncia de aliciamento por parte dos dragões com o argumento de o jogador estar sob contrato com a equipa insular.

A decisão oficial foi comunicada a 22 de Junho pela Comissão Disciplinar da Liga, que arquivou o processo levantado pelos madeirenses ao não encontrar indícios de aliciamento. Caso se confirmasse a infracção, o FC Porto incorria numa pena que ia desde a simples multa pecuniária até à possibilidade de perder pontos no campeonato.



in "abola.pt"