quinta-feira, 27 de outubro de 2011

TRÊS PORTISTAS NO "ESCRETE"

Os portistas Hulk, Kléber e Alex Sandro integram a lista de 23 jogadores escalados por Mano Menezes para a selecção brasileira, que defronta o Gabão e o Egipto nos dias 10 e 14 de Novembro, em jogos de carácter particular. Com os três atletas entre as opções de Mano Menezes, o FC Porto é clube mais representado no "escrete canarinho".

A lista, divulgada esta quinta-feira, no Rio de Janeiro, regista a estreia de Alex Sandro em convocatórias da selecção principal, proporcionando ainda a possibilidade de Kléber vestir a "canarinha" pela primeira vez, que tinha sido adiada pela lesão sofrida em São Petersburgo, frente ao Zenit, seis dias depois de ter sido chamado para defrontar a Costa Rica e o México.

O amigável com o Gabão será realizado em Libreville, a capital gabonesa, a 10 de Novembro, estando o encontro com o Egipto agendado para Doha, no Qatar, quatro dias depois.



in "fcp.pt"

SAD apresenta lucro pelo quinto ano consecutivo

SUPERIOR A MEIO MILHÃO DE EUROS



A FC Porto Futebol SAD anunciou esta quinta-feira um lucro ligeiramente superior a meio milhão de euros correspondente à época 2010/11, garantindo um resultado positivo pelo quinto ano consecutivo, para o qual terá contribuído a transferência do treinador André Villas-Boas para o Chelsea.
Por comparação com os resultados consolidados (SAD e empresas participadas) de 2009/10, a sociedade presidida por Pinto da Costa viu subir os lucros de 83 para 534 mil euros, contas em que não entram ainda a "venda" de Radamel Falcao e Ruben Micael ao Atlético de Madrid por cerca de 45 milhões de euros.
Angelino Ferreira, administrador da SAD portista, que apresentou as contas da última época, relevou a continuidade dos resultados positivos da gestão do futebol azul e branco, fator que irá pesar no chamado "fair play" financeiro que a UEFA irá impor a partir da época 2013/14.
Nota de destaque, conforme foi também comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), foi o facto de os resultados operacionais, excluindo transações de passes de jogadores, terem crescido, neste exercício, de um valor negativo de 5,358 milhões de euros (ME) para 3,457 (ME) positivos.
"Apesar do crescimento da massa salarial, justificado essencialmente pela inclusão dos prémios relativos ao desempenho desportivo, a contabilização da cláusula de rescisão do treinador, no valor de 15 ME, levou à obtenção deste resultado", segundo o mesmo comunicado.
Os dragões investiram cerca de 50 ME em massa salarial no plantel, dos quais 17 ME foram prémios aos jogadores pelas várias conquistas na época passada: Liga Europa, Liga portuguesa, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira.
Ainda a propósito da saúde financeira da sociedade, Angelino Ferreira deu como exemplo os cerca de 71 ME de dívidas aos bancos em junho, refletidos no passivo, "mas que são, à data de hoje, números bem melhores: cerca de 45 ME".
A estabilização do rácio entre salários e proveitos nos 56 por cento (68 em 2009/19) está, por sua vez, abaixo dos 70 por cento recomendados pela UEFA.
Estes resultados coincidem ainda com o termo do plano quinquenal "Visão 6/11" (reestruturação estratégica do futebol dos "dragões"), iniciado precisamente em 2006.
A este propósito, tal como referiu Angelino Ferreira, uma grande reflexão, que englobou especialistas das diversas áreas, permitirá avançar, nos próximos tempos, com um novo plano e estratégia, conforme o quadro de iniciativas do grupo, também hoje apresentado.
O administrador portista, que esteve ladeado por Pinto da Costa, presidente da SAD, Adelino Caldeira, administrador, e Antero Henrique, diretor geral para o futebol, deu ainda a entender que o Grupo FC Porto irá procurar novos mercados e receitas.
O administrador prevê uma quebra forte no consumo no mercado do entretenimento, em que insere o futebol, e considera que "é tempo de encontrar um modelo novo, novas receitas, repensar o conceito e procurar novas soluções para atenuar o impacto dessa queda".
Angelino Ferreira assumiu, porém, que o "FC Porto está, como sempre esteve, dependente das receitas das vendas dos passes dos jogadores", o que até apelidou de "caso de estudo a nível mundial pelo seu sucesso".
in "record.pt"

Vítor Baía "mandatário desportivo" de Fernando Gomes


Antigo guarda-redes diz-se honrado e mostra-se disponível para ajudar em tudo o que o candidato entenda que o ex-atleta pode cooperar ao serviço do futebol em Portugal
O antigo guarda-redes do FC Porto e da selecção nacional Vítor Baía vai ser "mandatário desportivo" da candidatura de Fernando Gomes à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), revelou esta quarta-feira à agência Lusa uma fonte da candidatura.
Numa declaração divulgada pela candidatura, Vítor Baía, que também representou o FC Barcelona, afirma que aceitou o convite "honrado" e coloca-se à disposição de Fernando Gomes "para tudo aquilo que ele entenda" que o seu "perfil de competências pode ajudar, ao serviço do futebol em Portugal".
"Como já tinha afirmado publicamente, entendo que a pessoa mais bem preparada para liderar o futebol nacional é o dr. Fernando Gomes. A ele unem-me laços afectivos fortes, mas o apoio que lhe dou é baseado na racionalidade: é um economista de grande capacidade, tem um perfil executivo e rege a sua vida por objectivos e resultados", sublinha.
Vítor Baía considera que "o futebol português vai precisar muito de alguém assim" e, embora manifeste respeito pelos outros candidatos, António Sequeira e Carlos Marta, refere: "Não posso deixar de estar ao lado da pessoa e do projecto -- que já tive oportunidade de conhecer em detalhe -- em que mais acredito".

in "dn.pt"

Fernando a subir e já mehor do que em 2010/11

Em contraciclo com João Moutinho está Fernando, a viver uma fase especialmente fulgurante. Depois do mercado fechar sem que tivesse mudado de clube, como era sua intenção, o Polvo mudou de atitude e Vítor Pereira reabriu-lhe as portas da equipa. Paulatinamente, foi melhorando os seus desempenhos ao ponto de neste momento ser o único indiscutível do sector intermédio.Quanto aos números, não podiam vir mais de encontro à opinião generalizada de que está cada vez melhor. No seu primeiro jogo na Liga (Leiria), teve 34 bolas jogadas, 10 recuperações e 32 passes efectuados. Na quinta jornada subiu um valor a cada item, mas em Coimbra disparou para 70 bolas jogadas, 19 recuperações e 59 passes, números que, à excepção das recuperações, ainda foram ainda melhorados contra o Nacional. Na prática, Fernando já superou as médias da época anterior: 49 bolas jogadas, 11 recuperações e 41 passes.


in "pjpgp.pt"

"Hulk está bem amarrado"


Nem com petrodólares. O mercado sonda Hulk de todas as direcções, mas até os endinheirados parecem afastados da corrida pelo avançado que o FC Porto blindou por 100 milhões de euros e que Pinto da Costa não se cansa de enaltecer, elevando-o a um estatuto raro no passado recente do clube.
O Málaga foi, segundo a Cadena Ser, o último clube a demonstrar interesse pelo portista, mas Antonio Fernández, director-desportivo dos andaluzes, confessa que nem uma SAD abastada pode lá chegar. "Conheço essas notícias, mas não fazem sentido, porque o Hulk está bem amarrado ao FC Porto. Não é um objectivo real, sabemos como as coisas são e nem sequer houve conversas entre clubes. É tudo o que posso dizer", registou o dirigente do emblema que pertence ao xeque catari Abdullah bin Nasser Al-Thani.
Aliás, são recorrentes as notícias que aproximam Hulk dos emblemas financeiramente mais poderosos. O Manchester City, por exemplo, também já tomou posição aquando do fecho do mercado de Verão. "É um disparate. Não pagamos tanto dinheiro", disse na altura Mike Rigg, director do clube detido pelo xeque Mansour.
Com Pinto da Costa a rejeitar qualquer abertura para negociar o melhor jogador do plantel e o único que repetiu um Dragão de Ouro, só mesmo a cláusula abre uma frincha para o mercado. A questão é que até a minoria endinheirada parece fora de jogo, isto apesar de o Anzhi de Roberto Carlos e Eto´o já ter admitido interesse no brasileiro, reticente em mudar-se, aos 25 anos, para um modesto clube russo.
"Para o Málaga está fora de questão", rematou mesmo Fernández, um dirigente que é tido em Espanha como um dos mais recatados no que respeita aos temas de mercado. A cada pretendente que se risca, ganha força a ideia de que o contrato que une Hulk ao FC Porto até 2016 pode não ser uma mera formalidade. O mais caro jogador da história do clube está para durar no Dragão.

O intocável senhor dos recordes

O FC Porto não se limitou a galardoar Hulk com novo Dragão de Ouro, transformando-o no primeiro futebolista repetente na distinção. Foi o mote para mais um rasgado elogio de Pinto da Costa: "O Incrível que tanto admiramos e que por tanto valor que tem é constantemente perseguido." Trata-se de um jogador bandeira, o único que, no arranque da época, mereceu uma menção individual do presidente, que o catalogou de "insubstituível". Os números têm-se encarregado de o confirmar, mas Hulk já é mais do que aquilo que rende em campo. Apesar de admitir que tem o sonho de jogar num campeonato mais mediático, o internacional brasileiro não fomenta qualquer divórcio forçado, tendo mesmo sido contundente na entrevista que deu a O JOGO em Julho: "Se saísse agora seria um ingrato."

Os reis das compras contra os reis das vendas

Pinto da Costa é apontado pelos líderes dos maiores clubes europeus como um hábil negociador. Por isso é que até os milionários têm mais olhos que barriga quando tentam comprar no Dragão. O Málaga já surgiu associado a Hulk e a Otamendi, nomes que significariam um grande aumento nas despesas do xeque Abdullah bin Nasser Al-Thani, que não se tem poupado na hora de dotar os andaluzes de um plantel forte. Só Atlético de Madrid (com Falcao à cabeça) e o Barcelona (Alexis e Cesc) gastaram mais do que os azuis e brancos do La Rosaleda no último Verão. Entre Cazorla (M€ 21), Toulalan (11), Isco (6), Monreal (6) ou Joaquín (4,2), lá se chegou a um total de nove reforços e a uma despesa de 58 milhões de euros. Há dinheiro na Andaluzia, num projecto que tem o rosto de Manuel Pellegrini (ex-Real Madrid) e que até conseguiu recrutar Fernando Hierro para o cargo de director-geral. Na luta por um lugar de destaque na Liga espanhola e de um inédito apuramento para a Champions, falta ao Málaga mais um ás de trunfo e Janeiro pode trazer novidades. Hulk não seria um alvo impossível, mas quase obriga a um cheque em branco...

in "ojogo.pt"

Mangala e Defour estão a ser pagos

GARANTIA DE ADMINISTRADOR DA SAD PORTISTA



O administrador da SAD do FC Porto, Angelino Ferreira, garantiu esta quinta-feira que já estão a ser cumpridos os compromissos com o Standard de Liège, para o pagamento das transferências do francês Mangala e do belga Defour.
O responsável da SAD dos dragões com o pelouro da área financeira frisou que esta é uma situação que está controlada.
"ɐ uma história mais complexa do que a que saiu nos jornais, mas não quero argumentar porque houve coisas estranhas que afetam os mercados", afirmou Angelino Ferreira, acrescentando que os compromissos estão a ser pagos e que o primeiro pagamento foi feito nos últimos dias.
A 18 de outubro, o clube belga ameaçou fazer queixa do FC Porto às autoridades competentes por o campeão português de futebol ainda não ter saldado os valores acordados nas transferências de Mangala e Defour.
Na altura, o Standard de Liège disse que os portistas tinham prometido pagar os valores acordados "até ao final da semana que findou" a 7 de outubro.
O médio Defour (6 milhões) e o central Mangala (6,5), ambos internacionais pelos seus países, custaram aos dragões 12,5 milhões de euros e transferência foi oficializada a 16 de agosto.
in "record.pt"

Bigorna tem mais peso

WALTER GANHA ESPAÇO A KLÉBER DENTRO DA ÁREA



Vítor Pereira voltou a dar uma oportunidade a Walter e o brasileiro respondeu à altura. O golo marcado ao Nacional deu razão à aposta e principalmente à justificação técnica de que, agora, o Bigorna é um jogador diferente do que era há alguns meses.
Completamente concentrado no futebol depois de ter ultrapassado alguns problemas pessoais que o afetavam desde a última temporada, o brasileiro ganhou outro crédito, tanto junto de Vítor Pereira como dos próprios adeptos.
Mas Kléber está à espreita. O ex-Marítimo foi suplente utilizado na última partida e até chegou a tempo de ajudar à construção da goleada e, naturalmente, engordar a sua conta pessoal no campeonato
in "record.pt"

Todos à volta do Incrível Hulk

REPONDERÂNCIA DO CANHOTO PROVADA



Semana após semana repetem-se as dúvidas em torno do onze que Vítor Pereira vai apresentar no jogo seguinte. Semana após semana o treinador esconde o jogo e remete o anúncio das suas escolhas para a hora da partida. E semana após semana permanece intocável um nome entre os jogadores de campo: Hulk, pois claro...
O brasileiro, que até Pinto da Costa rotulou publicamente como o único jogador insubstituível do plantel durante o último defeso, é sem dúvida e cada vez mais a estrela maior do universo portista.
in "record.pt"

Fernando agora lançado à Lazio

Depois do Milan, agora é a Lazio que surge lançada pela imprensa italiana sobre o médio brasileiro do FC Porto. O empresário Giovanni Branchini diz desconhecer o interesse, mas revela que Fernando pretende sair do Dragão.

«Fernando? Só sei que quer sair do FC Porto e que isso pode acontecer já em Janeiro», disse o agente, em declarações prestadas ao site Lalaziosiamonoi.it.

Giovanni Branchini desconhece o interesse da Lazio, mas reafirma: «Sei que o jogador quer vir para Itália, embora o FC Porto não esteja inclinado a ceder.»

Ainda de acordo com a mesma fonte, o FC Porto não aceitaria negociar abaixo dos 15 milhões de euros.



in "abola.pt"

Falcao aconselha Gutierrez

Outro avançado colombiano está na agenda dos dragões... e não é de hoje. Companheiro de Guarín, James e de Falcao na selecção já sabe o que o espera se vier para Portugal.

Teofilo Gutierrez não é um nome estranho na agenda de potenciais candidatos a jogarem no FC Porto. Em Agosto passado, o colombiano, companheiro de ataque de Radamel Falcao na selecção da Colômbia, foi apontado aos dragões como provável reforço, a par de outros nomes que, como se sabe, não se confirmaram, uma vez que o FC Porto foi até ao final da janela de inscrições sem contratar qualquer ponta-de-lança , ficando apenas com Kléber e com Walter, este apenas para as competições nacionais, pelo menos para já.

Agora, o nome de Gutierrez volta a ser apontado ao FC Porto, e dizem que os argentinos que o interesse do clube português está mais do que confirmado. Pode não ser apenas mais um nome para lançar... por lançar. Gutierrez foi, de facto, observado por emissários do FC Porto há algum tempo e o interesse do clube será real. Actualmente nos argentinos do Racing Avellaneda, o colombiano, de 26 anos, terá mais clubes interessados, casos de Nápoles, Paris Saint-Germain, Fiorentina e Inter. Os jornais dos dois países sul-americanos a que o futebolista está ligado garantem mesmo que Gutierrez tem tudo para se mudar para os dragões já em Janeiro, quando reabrem as inscrições.



in "abola.pt"