terça-feira, 22 de novembro de 2011

Defour: «Confiantes num bom resultado»

MÉDIO BELGA NÃO PENSA NA LIGA EUROPA



Steven Defour fez esta terça-feira a antevisão da partida frente ao Shakhtar Donetsk e garante que a equipa sabe o que tem de fazer para inverter o ciclo negativo que atravessa.
“Sabemos bem o que temos de fazer e vamos mostrá-lo amanhã (quarta-feira). O Shakhtar tem qualidade, mas nós também a temos”, afirmou o médio belga em conferência de imprensa.
Defour garante que o plantel portista não pensa na hipótese de ser afastado dos oitavos-de-final da Champions e ser obrigado a seguir nas competições europeias via Liga Europa: “Nem sequer pensamos nisso. Estamos prontos para este jogo e muito confiantes numa boa exibição e num bom resultado”.
in "record.pt"

Vítor Pereira: «Não vamos repetir Coimbra»

EQUIPA CONFIANTE E QUE DARÁ RESPOSTA POSITIVA



Vítor Pereira assegurou que a sua equipa vai dar uma resposta à altura da exigência, na quarta-feira, frente ao Shakhtar Donetsk. "É um jogo diferente. Estamos na Liga dos Campeões e daremos a resposta necessária. Não vamos repetir os erros de Coimbra. Vamos ter um FC Porto diferente com toda a certeza", disse o treinador em conferência de imprensa, notando que esta é uma "excelente oportunidade para reentrar na corrida por um dos objetivos da época".
Relativamente ao alerta de ameaça de bomba que existe neste momento em Donetsk, Vítor Pereira disse apenas estar "completamente concentrado no encontro" de amanhã, no qual gasta "todo o tempo disponível".
in "record.pt"

Donetsk abaixo de zero: apoio-extra para o F.C. Porto

Há três portugueses a jogar no Metalurg. Mário Sérgio, Ricardo Fernandes e China vão estar na bancada de dragão ao peito. Ao «Maisfutebol» dissecam o Shakhtar


Mário Sérgio, Ricardo Fernandes e China. Portugal tem umatroika em Donetsk. Representam os interesses do nosso país no Metalurg, o segundo maior emblema da cidade. No passado domingo houve dérbi. O Shakhtar, adversário do F.C. Porto esta quarta-feira, venceu por 2-0. 

Ao Maisfutebol, o trio lusitano faz o retrato de uma equipa «de grande potencial do meio-campo para a frente». Ricardo Fernandes, campeão europeu pelo F.C. Porto em 2004, destaca Fernandinho. O internacional brasileiro é o cérebro de uma equipa ritmada pelo samba e domesticada nos ensinamentos do romeno Mircea Lucescu, técnico experientíssimo. 

«A primeira parte deles contra nós foi muito má. Ao intervalo entrou o Fernandinho e a qualidade foi completamente diferente. Eles estavam a pensar mais no jogo contra o Porto», diz Ricardo Fernandes, no que é acompanhado por Mário Sérgio.

«O Fernandinho é o melhor jogador. Depois destaco o Jadson e o Willian, dois desequilibradores natos. Na defesa o melhor é o capitão Srna. Felizmente, para o F.C. Porto, está castigado e não pode jogar», sublinha o antigo lateral direito de P. Ferreira e Sporting. 

China completa a avaliação. «O Fernandinho é impressionante nas transições ofensivas. Para mim é o patrão da equipa. Na frente, o Willian é um perigo pela rapidez e técnica que possui.»

Um manto branco cobriu Donetsk há alguns dias. O inverno, rigoroso como nunca, fez-se anunciar com brado. Esta semana não há neve, mas está ainda mais frio. «As temperaturas descem abaixo de zero regularmente. Os jogadores do F.C. Porto têm de contar com isso», alerta Mário Sérgio, já há três anos na Ucrânia e absolutamente habituado ao que o cerceia.

O relvado do luxuoso Donbass Arena estará, porém, em boas condições, garante China. «É fabuloso, faça chuva ou neve», sublinha o lateral esquerdo, a cumprir a quarta temporada no Metalurg Donetsk. 

Os três portugueses vão mesmo estar na bancada a apoiar o F.C. Porto. Nem que o mercúrio do termómetro alcance recordes negativos. «Fomos buscar os bilhetes e lá estaremos. O estádio fica a três minutos de nossa casa. ¿Temos de aproveitar a presença do Porto. Só joguei lá uma temporada, mas é um clube marcante na minha carreira», recorda Ricardo Fernandes.

Donetsk não é um paraíso turístico. A cidade enleia-se em «prédio antigos, muito degradados», ruas de trânsito atarefado e costumes herdados pela ditadura soviética. Não é fácil ser estrangeiro na Ucrânia. 

«O primeiro impacto é terrível. Há um enorme atraso em alguns aspectos da vida. No aeroporto pegam nas malas e levam-nas numa carrinha de caixa aberta. As coisas estão a melhorar, pois no próximo ano recebem o Europeu», refere Mário Sérgio. 

A alimentação é outro dos óbices. «A comida deles tem sempre muita gordura e temperos fortes. O colesterol não aguenta. Vamos sempre a restaurantes italianos, optamos mais por massas», vinca China, antigo jogador da Naval e do Belenenses. 

Mesmo no futebol, a frieza generalizada é quem mais ordena. «Não têm a paixão de outros países. Estão silenciosos na bancada, não perturbam o visitante como podiam perturbar. O F.C. Porto pode aproveitar isso», declara Mário Sérgio.

E, afinal, é possível a uma alma portuguesa ser feliz em Donetsk? «Não digo que seria impossível estar cá sem o Mário e o Ricardo, mas quase», desabafa China. Ricardo Fernandes agarra-se à vertente desportiva. «O Metalurg tem uma boa academia e os salários em dia. Sinto-me bem.»

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: ameaça terrorista em Donetsk

Autoridades ucranianas reforçam medidas de segurança. Hotel de Pinto da Costa aumenta o contingente policial


A cidade de Donetsk está sob medidas especiais de segurança. Mais de 700 agentes de diversas forças estatais vão patrulhar as ruas da cidade onde o F.C. Porto está e joga na quarta-feira. A polícia ucraniana confirmou a existência de várias ameaças de atentados terroristas. Na semana passada, uma explosão vitimou uma pessoa e deixou a população em pânico. 

A informação é adiantada pela agência russa Ria-Novosti e cita fontes oficiais. O presidente da câmara de Donetsk, Alexandre Lukiantchenko, já reagiu em conferência de imprensa. «Estão a ser tomadas as medidas preventivas necessárias. Isto é novo para as forças de segurança e muito mais para a população», referiu o autarca.

Por aquilo que foi possível apurar, a comitiva do F.C. Porto não foi minimamente afectada por este estado de emergência. Nas ruas, reina um ambiente de acalmia e normalidade. Segundo o Jornal de Notícias, o contingente policial presente no hotel onde está Pinto da Costa, perto da Donbass Arena, já foi reforçado. 

O F.C. Porto defronta o Shakhtar Donetsk na quarta-feira, às 19h45, em jogo a contar para o Grupo G da Liga dos Campeões. Os dragões estão obrigados a ganhar.

in "maisfutebol.iol.pt"

Jogadores apoiam Vítor Pereira

CLIMA DE "REBELIÃO" DESMENTIDO PELO GRUPO



A poucas horas do começo da partida com o Shakhtar, os jogadores do FC Porto mostram-se unidos em torno do treinador e apostados numa exibição que possa moralizar a equipa depois da eliminação da Taça de Portugal.
Contrariamente ao que foi divulgado num site,Record soube junto da comitiva portista que não só não existe um clima de “rebelião”, como não se registou mesmo, entre o grupo de trabalho, qualquer caso de contestação ou de indisciplina.
Vítor Pereira parece recolher assim a simpatia e o apoio dos jogadores, que têm manifestado o seu desagrado, sim, mas por não aparecerem os resultados que esperavam, pelo que prometem fazer em Donetsk uma exibição que lhes permita, no final, dedicar a vitória ao técnico e colocar um ponto final aos que o contestam... cá fora.
in "record.pt"

Rui Moreira aponta caminho da saída a Vítor Pereira

Em caso de derrota em Donetsk, o membro do Conselho Cultural dos azuis e brancos considera que a SAD tem que tomar uma decisão que impeça o concretizar de uma época ruinosa.



Rui Moreira não esconde que se o jogo na Ucrânia correr mal ao FC Porto, a SAD não terá outra alternativa que não seja a de despedir Vítor Pereira.

O reconhecido adepto dos dragões e membro do Conselho Cultural do clube não tem dúvidas de que esse será o cenário a ocorrer, numa entrevista a Bola Branca.
"O FC Porto já perdeu o comboio na Taça de Portugal que era um objectivo. Se ficar fora da Europa, pode ser gravíssimo em termos do património do clube. No campeonato, se atendermos ao calendário, percebemos que as coisas podem alterar-se. A SAD do FC Porto pode assumir a responsabilidade da mudança do treinador, até para proteger Vítor Pereira", começa por dizer.

Rui Moreira insiste na ideia de que, para defesa da imagem do treinador, deve ser a SAD portista a chamar a a si a responsabilidade da rescisão com Vítor Pereira.

"Não se deve dar a ideia de que o treinador poderá ser saneado pelos adeptos. É preciso encontrar uma fórmula para que a SAD pudesse assumir a responsabilidade. Se as coisas correrem mal em Donetsk, a Direcção deverá tomar alguma decisão, sob pena desta época ficar arruinada", conclui.
in "rr.pt"

"Estou horrorizado"

Manuel Serrão considera que as recentes exibições foram muito más e sublinha que o FC Porto não é clube para manter treinadores que não ganham. Ainda assim, também não está conformado com o rendimento dos jogadores.


A derrota contra a Académica e os números envolvidos deixaram a nação portista em estado de choque. Manuel Serrão, empresário e conhecido adepto do FC Porto, diz a Bola Branca que está "horrorizado". 

“O meu sentimento é de estar horrorizado. Mas claro que o pensamento nesta semana é que agora vamos conseguir renascer das cinzas. Não é o momento pior dos últimos anos. Este ano já ganhámos a Supertaça, estamos em primeiro no campeonato, a Taça da Liga ainda nem começou. Portanto, não vamos exagerar, mas que foram exibições horrorosas, como o treinador disse, e que esta semana temos dois jogos decisivos, isso é verdade”, aponta Manuel Serrão. 

O empresário não atribui a culpa só ao treinador e diz que não percebe porque é que os jogadores jogam bem numa semana e na outra não. 

“Já sabemos que é mais fácil mandar fora um treinador do que um jogador. Claro que o treinador não tem a culpa toda, mas não percebo porque é que alguns jogadores jogam bem numa semana e não na outra. Na cabeça deles também há muita coisa que é preciso dar a volta. Como é que há um mês foram à Académica ganhar três zero e agora foram lá perder três zero?”, questiona.

Ainda assim, Manuel Serrão sublinha que o FC Porto não tem por hábito manter treinadores que não vencem. A máxima, diz, não deverá ser diferente relativamente a Vítor Pereira.

“Qualquer treinador do Porto que não consegue atingir os principais objectivos fixados, normalmente conhece o destino que tem - mas isso não é por ser o Vítor Pereira e já aconteceu com outros. E já aconteceu até com uns que ganham e depois saem. Mas aqueles que não ganham normalmente não ficam lá muito tempo”, refere Manuel Serrão a Bola Branca.

O FC Porto defronta esta quarta-feira o Shakhtar na Liga dos Campeões, em jogo marcado para as 19h45, na Ucrânia. Os portistas ocupam o terceiro lugar do grupo G da Liga dos Campeões, com 4 pontos, menos 3 que Zenit e menos 4 que Apoel. O jogo é decisivo para as aspirações portistas na "Champions".



in"rr.pt"

Otamendi volta às especulações do Roma

A grave lesão de Burdisso voltou a fazer soar os alarmes na defesa do Roma, que procura um substituto para inscrever na reabertura de mercado. Entre os vários nomes que entretanto foram avançados está o de Otamendi, que até já tinha sido apontado como alvo do clube da capital italiana no final da última época, tal como Rolando. Segundo informações recolhidas por O JOGO na Argentina, o empresário de Otamendi, Marcelo Simonian, terá sido abordado no sentido de apurar a viabilidade de um negócio com o FC Porto em Janeiro, mas, de momento, o Roma não teria ainda avançado com qualquer oferta concreta, até porque joga noutros tabuleiros. Os portistas são donos da totalidade do passe do internacional argentino e, pelo menos no final da última época, Simonian entendia que só por uma verba a rondar os 15 milhões de euros os portistas aceitariam conversar.n Federico del Rio, em Buenos Aires


in "ojogo.pt"

"Kléber impressionou-me"

Jadson pediu atenção a Hulk no jogo da primeira volta, mas o compatriota Fernandinho prefere destacar Kléber. Melhor do que Hulk? "Não, não podemos individualizar. Hulk já é um jogador feito", respondeu a O JOGO. O destaque surpresa vai para Kléber pelo impacto que o ponta-de-lança lhe causou na última concentração da selecção brasileira. "Não o conhecia e impressionou-me muito. É uma pessoa boa e tranquila. Como jogador, é decisivo. Temos de ter muita atenção, porque ele pode resolver", elogiou. "O Brasil em cada dois/três anos lança vários avançados. O Kléber é mais um. Já joga num dos melhores clubes da Europa e, por isso, o seu nível não foi surpresa para mim", completou.
Fernandinho é, possivelmente, o jogador do Shakhtar que melhor conhece os dragões. Três deles (Kléber, Hulk e Alex Sandro) partilharam o último estágio na canarinha e o resto da equipa também não é desconhecida, seja porque jogou na primeira volta, ou porque participou noutros jogos que o médio viu. Contra a Académica, por exemplo. "Vi na televisão. Claro que a derrota não se esperava. Mas futebol é assim mesmo. Num dia ganha-se a uma equipa grande, no outro perde-se com uma pequena", relativizou, seguro de que não é o mau momento actual que facilitará a vida aos ucranianos. "Estamos à espera de um grande adversário", vincou.
Até ao final do jogo, e porque amigos são amigos, mas os negócios ficam à parte, Fernandinho não falará com Hulk, aquele com quem tem mais confiança. "Já estivemos em quatro concentrações juntos. Ele é muito bom, muito forte e com uma qualidade técnica enorme. Mas não nos podemos preocupar só com um jogador. Todo o ataque e meio-campo do FC Porto é muito forte", alertou.
Vai pedir-lhe a camisola, mas não há qualquer aposta a cobrar de parte a parte. "Falei com todos eles na selecção sobre este jogo. Chegámos à conclusão de que vai ser um jogo muito difícil para as duas equipas, mas também interessante e ofensivo, porque ambas precisam de ganhar. Mas não apostamos. Isso é para quem não joga. Nós, jogadores, sabemos que, em campo, tudo pode acontecer", contou.
Do lado dos de Donetsk, os portistas podem contar com empenho máximo e motivação acrescida. "É o último jogo diante dos nossos adeptos e queremos oferecer-lhes a vitória. Além disso, temos de ganhar para ter possibilidade de apurar para a segunda fase. A nossa equipa está em evolução no campeonato e agora é a altura de o mostrar na Liga dos Campeões" , sublinhou.
Sobre Alex Sandro, o último portista com quem privou, Fernandinho recusou debruçar-se sobre as sucessivas ausências por opção das convocatórias de Vítor Pereira. "O que o treinador faz ou deixa de fazer, não é da minha conta. Sei que gostei de jogar com o Alex contra o Egipto e acompanho-o há muito tempo, porque ambos jogámos no Atlético Paranaense. Acredito que num futuro próximo estará num nível ainda mais elevado", resumiu.

Colegas na canarinha

ALEX SANDRO
"Gostei de jogar com ele contra o Egipto e acompanho-o há muito tempo, porque ambos jogámos no Atlético Paranaense. Acredito que num futuro próximo estará num nível ainda mais elevado."
HULK
"Já é um jogador feito. É muito bom, muito forte e tem uma qualidade técnica enorme. Mas não nos podemos preocupar com um jogador apenas"
KLÉBER
"É uma pessoa boa e tranquila. Como jogador, é decisivo. Temos de ter muita atenção. Pode resolver. O Kléber já joga num dos melhores clubes da Europa e por isso o seu nível não foi uma surpresa para mim"


"Esperávamos que as duas equipas chegassem aqui a lutar pela liderança"

A situação em que FC Porto e, principalmente, Shakhtar vivem na Liga dos Campeões surpreende Fernandinho. "Esperávamos que as duas equipas chegassem a este jogo a lutar pela liderança do grupo", confessou, desiludido com o percurso até ao momento, claramente marcado pelo desempenho do APOEL. "Têm jogadores muito experientes e um padrão de jogo muito bom", classificou, como que a justificar o porquê de portugueses e ucranianos terem tão poucos pontos. A aposta na vitória da equipa que representa é clara e não só por ser a sua. Segundo Fernandinho, o Shakhtar é melhor quanto mais pressionado está. "Costumamos responder bem quando somos obrigados a ganhar. Por isso vamos estar muito mais concentrados do que em Portugal, onde perdemos por culpa de erros individuais que não costumam acontecer", justificou.

in "ojogo.pt"

Com as costas quentes até ao gelo

Teve mais aparato do que a substância a viagem do FC Porto para a Ucrânia, onde amanhã decide, de forma quase definitiva, a sua sorte nesta Liga dos Campeões. É um jogo com vários significados e com foco muito nítido no treinador, amplamente contestado e que justificou até uma protecção especial.
Com a crítica a subir de tom e a manifestar-se em esperas à equipa depois das derrotas em Chipre (APOEL) e em Coimbra (Académica), todos os cuidados foram poucos no trajecto entre o Dragão e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde foi montado um dispositivo policial raro, senão mesmo inédito. Batedores, 'spotters', seguranças e polícias davam garantias de que equipa técnica e jogadores não seriam incomodados, o que acabou por confirmar-se, apesar de alguns (poucos) adeptos se terem aglomerado no corredor de acesso à zona dos controlos de passaportes.
Não houve bocas nem qualquer abordagem agressiva à comitiva, mas imperaram as cautelas e Vítor Pereira, que no sábado foi "escoltado" em Coimbra por Pinto da Costa e Antero Henrique, mereceu mesmo a atenção de dois agentes no percurso de alguns metros entre o autocarro e o acesso à zona de embarque. Hulk, muito visado pelos adeptos nos últimos jogos, também teve um agente à ilharga, esboçando sorrisos perante tantas medidas de segurança.
Foi montado, com efeito, um dispositivo aparatoso, o que apenas acentua o momento mais quente em torno da equipa e que só um triunfo em Donetsk pode ajudar a apaziguar. A tensão de quem não está habituado a um ciclo tão negativo paira no ar, ainda que a viagem, que O JOGO fez com a equipa, tenha sido completamente tranquila, excluindo o atraso de mais de 45 minutos à saída de Pedras Rubras, afinal de contas o espelho daquilo que o FC Porto foi em Coimbra.
Durante o voo de cerca de cinco horas, mais do que serenidade imperou até alguma descontracção. Pinto da Costa deteve-se em algumas conversas, sendo até abordado por adeptos que acompanharam a equipa, nunca em tons agressivos, mas antes de incentivo e confiança numa vitória em Donetsk. Um estado de espírito que, pelo que transpareceu, acompanha também o plantel, cujo único choque foi térmico. É que à chegada estavam três graus negativos, um frio que até pode ser inspirador para uma equipa que, depois de três jogos sem ganhar, tem obrigatoriamente de derreter o gelo.

Lista de convocados
Guarda-redes
Helton
Bracali
Defesas
Fucile
A. Pereira
Maicon
Rolando
Otamendi
Médios
Belluschi
J. Moutinho
Defour
Fernando
Souza
Avançados
Kléber
Hulk
Varela
James
C. Rodríguez
Djalma
De fora
Por lesão
Sapunaru
Mangala
Guarín
Não inscritos
Walter
Alex Sandro
Iturbe
Kadú

in "ojogo.pt"

«Pedro Emanuel? É só depositar a cláusula de rescisão»

José Eduardo Simões, presidente da Académica, revela que o treinador tem uma cláusula no contrato, mas não revela de quanto.


À medida que a situação de Vítor Pereira fica mais frágil, aumentam os rumores em torno de um hipotético regresso de Pedro Emanuel. São apenas rumores, para já sem qualquer sustentação. No entanto, avisou esta segunda-feira o presidente da Académica, o treinador tem uma cláusula de rescisão.

Nesse sentido, disse José Eduardo Simões à Antena 1, a saída do treinador não passará pela Académica. «Se o F.C. Porto ou algum clube nacional ou estrangeiro quiser o Pedro Emanuel, existe uma cláusula de rescisão que basta depositar. Depois, é uma questão de chegar a acordo com o treinador.»

José Eduardo Simões destacou também que as boas relações com o F.C. Porto fazem-no acreditar que se algum dia o clube azul e branco desejar Pedro Emanuel, falará com a direcção da Académica. O que até agora não aconteceu. «Não houve nenhum tipo de abordagem entre os clubes», garantiu.

in "maisfutebol.iol.pt"

China: «Não mostram muito respeito»

METALURG DONETSK ANALISA FC PORTO



O Shakhtar Donetsk até é último classificado do grupo do FC Porto na Liga dos Campeões e o seu futebol também não convence, mas parece que jogadores e adeptos não se deixam afetar psicologicamente pela situação.
Quem vê o atual Shakhtar desta forma é China, lateral português de 29 anos [na foto, à direita], que está a cumprir a quarta temporada ao serviço do Metalurg Donetsk, vizinho e rival do próximo adversário portista. Na opinião do defesa, cuja equipa saiu derrotada do dérbi por 2-0 no último sábado, o adversário dos dragões já está a contar as favas deste jogo e este pode ser um fator a jogar a favor dos portugueses.
in "record.pt"

Desafio supremo

DRAGÕES NUNCA RECUPERARAM DE 3 PONTOS DE DESVANTAGEM A 2 JOGOS DO FIM



A derrota em Nicósia ditou um cenário competitivo na Champions com o qual o FC Porto nunca se deu bem na sua história. Quando estão apenas seis pontos em disputa, os dragões estão a três de um lugar que lhes permite o apuramento para a fase seguinte da Liga dos Campeões.
O que os registos azuis e brancos contam é que, se o conseguir, a equipa de Vítor Pereira fará história. Sempre que a distância pontual para os seus adversários acima na tabela chegou aos três pontos, o clube ficou sempre pela fase de grupos da competição.
in "record.pt"

Jogo 40 de Hulk na Europa

O nome do proprietário até pode não estar inscrito no clube dos colossos do futebol, mas o Donbass Arena é indiscutivelmente um palco de eleição, cenário tão belo quanto prestigiante para se associar a um capítulo importante na carreira de qualquer futebolista. 

Hulk assume o papel de protagonista da história, fazendo sua, por uma noite, a casa do Shakhtar Donetsk a fim de assinar o seu 40.º jogo internacional pelo FC Porto.

Um número redondo, de respeito e transparente no que se deve entender pela influência e preponderância do brasileiro desde a sua chegada ao Dragão. Qual força da natureza, o avançado destacou-se no recente trajecto internacional dos azuis e brancos, perpetuando o seu nome em momentos de glória que o povo português soube aplaudir, eternizados em instantâneos que provam a sua convivência com as vitórias e os títulos.

A quarta época de dragão ao peito descreve uma campanha menos fulgurante no aspecto exibicional. Os arranques do Incrível não têm aberto as bocas de espanto pela Europa fora como noutras temporadas, ainda que seja indissociável e de elementar justiça realçar o seu estatuto de melhor marcador da equipa na presente edição da Liga dos Campeões, com três golos apontados.


in "abola.pt"