quinta-feira, 5 de abril de 2012

"Iturbe passou por mau bocado"

Iturbe tem feito parte dos 18 eleitos de Vítor Pereira nos últimos encontros, ainda que não tenha voltado a ter uma oportunidade desde o jogo da Taça da Liga com o Benfica, na Luz, onde foi chamado para entrar nos minutos finais do encontro. A deslocação a Braga, porém, deve devolvê-lo às bancadas porque Djalma está recuperado e Vítor Pereira não deverá prescindir do angolano, cuja polivalência e experiência podem ser trunfos para um jogo importante como este. O pior, porém, já passou para Iturbe, que agora compreende e aceita melhor as decisões do treinador portista. Quem o garante é Iván Torres, companheiro inseparável do extremo do FC Porto nas duas épocas em que jogaram juntos no Cerro Porteño. "A experiência dele no FC Porto começou por se revelar uma desilusão porque ia com expectativas muito altas e não conseguia jogar. Passou por um mau bocado", contou a O JOGO Torres, que mantém contacto regular com o "mini Messi", sobretudo através das redes sociais. A fratura do cotovelo esquerdo, na estreia, frente ao Pinhalnovense, na Taça de Portugal, também não ajudou. Mas os problemas não ficaram por ali: "Ele passou uma fase mais complicada por causa de questões pessoais, mas agora está bem. O apoio da família tem sido importante e já conseguiu ultrapassar isso. Também se sente mais tranquilo agora no FC Porto", frisou.
Torres compreendeu os desabafos de Iturbe ao longo da época. "É natural todos querem jogar e Iturbe não é diferente", frisou sublinhando uma disposição diferente no amigo: "Com o tempo, começou a entender a situação e a aceitar, porque sabe que é para o bem dele, está a aprender e a crescer".
Nas conversas entre ambos, o médio do Cerro Porteño garante que nunca foi discutida a possibilidade de saída por empréstimo: "Disso nunca falou comigo". Pelo contrário, Iturbe está aparentemente empenhado em continuar a trabalhar no FC Porto, apesar das contrariedades. "Ele treina para estar disponível, para jogar quando tiver uma oportunidade", frisou, sem deixar de o compreender e incentivar a ter paciência para esperar. "Ninguém gosta de estar parado, mas não é um drama. Iturbe é novo e percebe que não é fácil entrar numa equipa como o FC Porto. Ele próprio farta-se de dizer que o plantel tem jogadores de muita qualidade e percebe que tem de ser paciente, porque não faltam alternativas de grande nível. O que está a acontecer com ele é normal, mas ele sabe que não pode desesperar", sublinhou.

Walter Perazzo
"Contamos com ele mas é preocupante"

Walter Perazzo, selecionador sub-20 da Argentina, é um dos mais interessados na evolução de Iturbe no FC Porto. "Ele não joga e é óbvio que temos de levar isso em conta na seleção. É normal que estejamos preocupados, porque está sem ritmo competitivo e vamos precisar dele. Contamos com ele e vamos chamá-lo para a preparação das próximas competições", garantiu a O JOGO. Com o preparador físico da seleção a seguir o jogador, Perazzo mantém-se informado de tudo. "Sei que está muito ansioso com esta situação. Jogar é importante, só assim se evolui, mas quando isso não acontece complica-se tudo", apontou, antes de deixar alguns conselhos: "É importante que se mantenha forte mentalmente, que acredite nas suas capacidades, que são enormes, e não deixe de treinar bem para corresponder, quando tiver uma oportunidade".
Confiante naquilo que os responsáveis do FC Porto estão a fazer com Iturbe, Perazzo não deixou de fazer uma constatação: "Para quem gosta tanto de futebol como ele e não joga deve estar a atravessar uma fase muito difícil. Mas não se esqueçam que é um jovem, que apostou numa das equipas mais fortes da Europa para prosseguir a sua carreira".

in "ojogo.pt"

Sem comentários: