quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Porto - Sporting antevisão Luis Freitas Lobo

DANILO: "ACHO QUE ME VOU DAR MUITO BEM AQUI"

Em declarações exclusivas ao Porto Canal e ao www.fcporto.pt, Danilo garante que já percebeu a dimensão do seu novo clube. Pronto para lutar por um lugar na equipa, o brasileiro, que começa a treinar já na quinta-feira, diz ter sido bem recebido. O novo número dois dos Dragões tem contrato até Junho de 2016 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Quais são as primeiras impressões do clube e da cidade?
Ainda não deu para ver muito, mas já percebi que tenho um grupo de companheiros que recebem muito bem. O ambiente no clube é muito familiar e isso deixa qualquer um à vontade. E também fui muito bem recebido na cidade, pelas pessoas que foram auxiliar-me no aeroporto e no hotel. Acho que me vou dar muito bem aqui.

Já percebeu a importância do clube?
Desde que entrei no avião. Encontrei logo pessoas a dizer-me "tem de jogar bem", "tem de ganhar". Temos de estar acostumados a este tipo de pressão para jogar num clube vencedor como o FC Porto.

Quais são os seus desejos para esta experiência?
Como em todas as equipas por onde passei, o meu objectivo é ganhar títulos. Sempre fui muito bem visto por ser um jogador vencedor e espero que aqui não seja diferente. O Danilo e o FC Porto têm tudo para ser um excelente conjunto, com muitas vitórias.

Venceu quatro títulos em 2011, incluindo o Campeonato do Mundo de Sub20 e a Libertadores no Santos. O seu desejo é chegar aqui na segunda metade da época e ganhar tudo?
Claro. Temos de nos focar nisso. Vou lutar para conquistar a minha posição e um lugar na equipa, mas o meu primeiro objectivo é ajudar o FC Porto a vencer.

Quais são as primeiras impressões dos companheiros e da equipa?
Como já disse, o ambiente é muito familiar. Já estive no balneário, houve algumas brincadeiras e receberam-me muito bem. Isso é importante para que tudo dê certo.

Fisicamente está apto?
Parei durante 10 dias, mas creio que depois de uma semana de treinos já estou bem para jogar.

Já jogou com o número dois na selecção brasileira, mas este é também um número mítico no FC Porto. Está ciente dessa responsabilidade?
Já me contaram a história dessa camisola, a importância que tem no clube. Espero fazer jus a esse presente que me foi dado, jogar bem e manter a história da camisola dois no FC Porto.



in "fcp.pt"

Danilo no Dragão: «Numa semana fico bem para jogar»

Internacional brasileiro já conheceu o novo estádio e vai vestir a camisola número 2


Danilo já conhece a sua nova casa. O internacional brasileiro passou esta quarta-feira pelo Estádio do Dragão e deixou as primeiras palavras com a camisola do F.C. Porto envergada. O lateral direito vai usar o mítico número 2, pertença de monstros sagrados da estirpe de João Pinto e Jorge Costa.

«Já me contaram a história dessa camisola, a importância que tem no clube. Espero fazer jus a esse presente que me foi dado, jogar bem e manter a história da camisola 2 no F.C. Porto», referiu Danilo, em declarações ao site oficial dos azuis e brancos e ao Porto Canal.

O ex-jogador do Santos contraiu uma lesão nas costas durante o Mundial de Clubes, mas assegura que não vai precisar de muito tempo até estar pronto para competir. «Parei durante dez dias, mas creio que depois de uma semana de treinos já estou bem para jogar», sublinhou o novo dragão.

Entrevista a Danilo: «13 milhões? Mais orgulho que pressão»

É sem medo que o mais recente reforço do F.C. Porto fala sobre o «investimento elevado» dos dragões. Tudo num exclusivo-Maisfutebol O rótulo é monstruoso, fantasmagórico: a mais cara contratação de sempre do F.C. Porto [os 19 milhões de Hulk foram investidos de forma faseada]. Quase se ouve o soprar do assustador anúncio. A imagem, metafórica, foi colocada na frente de Danilo. O que sente o reforço dos dragões ao saber que custou 13 milhões de euros aos cofres azuis e brancos? «Sinto mais orgulho do que pressão, na verdade», afirma, categórico, em entrevista ao Maisfutebol.

«Quero justificar o avultado investimento e provar que as pessoas não se enganaram sobre mim. É um valor alto e compreendo perfeitamente as altas expectativas dos adeptos», sublinha Danilo, o menino de ouro da cidadezinha de Bicas, lá nas profundezas do Estado de Minas Gerais. 

A transferência para o F.C. Porto, pelo que nos diz, não apanhou completamente de surpresa a família e os amigos. «Já há algum tempo que falávamos sobre esta possibilidade. Para a minha família é também um desafio, pois vêm comigo para Portugal e é tudo uma novidade.»

Danilo tem orgulho das origens humildes e da vida de muito trabalho dos seus pais. Mais recentemente, já com o salário auferido no Santos, o novo jogador do F.C. Porto montou uma loja de desporto e criou mais uma fonte de rendimento para o aglomerado familiar. E até o próprio Danilo salta para trás do balcão para vender sapatilhas, chuteiras e afins.

«Ajudo lá sempre que vou a Bicas. Tudo o que ofereço aos meus pais é mais do que justo, pois eles sempre me deram total apoio nas minhas decisões. É com enorme prazer que os vejo bem nesta altura da vida.»

Danilo jogou cinco anos no América Mineiro e saltou da III divisão até ao escalão máximo do Brasil para vestir o manto sagrado do Santos. A partir de Janeiro, a teoria da evolução natural irá trazê-lo para a cidade do Porto. O encontro fica, desde já, marcado. 

«A espera vai valer a pena.»


Entrevista a Danilo: «Sou médio e só depois lateral»

Num exclusivo-Maisfutebol, o ainda jogador do Santos apresenta-se aos adeptos do F.C. Porto e ao treinador Vitor Pereira


A transparência nas palavras de Danilo permite apreciar uma personalidade decidida, impermeável aos formalismos e indiferente à estranheza. O aviso surge eloquente, resolvido sem delongas. 

«Sou médio e prefiro jogar no meio-campo», esclarece o internacional brasileiro em entrevista ao Maisfutebol. A capacidade de ser polivalente permite-lhe jogar a lateral direito, uma posição que não lhe é indiferente, mas apenas inserida num plano-B.

Danilo explica. «Em grande parte da minha carreira joguei na defesa mas, a partir do momento em que passei para o meio-campo, no Santos, melhorei bastante. Foi também por essa mudança posicional que evoluí. Naturalmente que, caso seja necessário, posso jogar a lateral direito. Aliás, aqui no Mundial de sub-20 vou actuar nessa posição.»

Confrontado com o 4x3x3 implementado e estabilizado há várias temporadas no reino do Dragão, Danilo desembaraça-se e simplifica a resposta. «Posso encaixar no trio de centrocampistas ou jogar mais à frente, numa ala. Não vejo qualquer problema nisso. Sempre aceitei bem as indicações dos meus treinadores, ainda me dou bem com todos eles e no F.C. Porto vai ser igual. O essencial é servir bem o clube.»

«O Alex Sandro tem uma força impossível de controlar»

O Brasil inicia o Campeonato do Mundo de sub-20 frente ao Egipto. A partir da noite de sexta-feira, Danilo e Alex Sandro, recém-dragões, podem ser vistos com redobrada atenção pelo público português. «Vai ser óptimo saber que as pessoas nos podem conhecer melhor», aquiesce Danilo, pronto a reeditar a dupla com o seu «grande amigo Alex». 

«Conhecemo-nos no Santos, estamos na selecção e vamos jogar juntos em Portugal. Temos falado quase todos os dias sobre o F.C. Porto aqui na Colômbia. Aliás, o Alex Sandro até diz que eu devia ir já com ele», explica Danilo, todo sorrisos, antes de falar um pouco sobre o inseparável cúmplice. 

«Não tenho dúvidas que o Alex Sandro será essencial no F.C. Porto. Ele possui uma força impossível de controlar. É um lateral de grande qualidade e possui tudo o que é necessário para triunfar», descreve o ainda jogador do Santos.

«Respeito o Benfica, mas o Porto foi a melhor escolha»

Pergunta obrigatória no diálogo: por que motivo escolheu Danilo o F.C. Porto? «Eu sempre disse aos meus representantes que só saía do Brasil para representar um clube ganhador», reage, bem documentado sobre os azuis e brancos.

«Além de dominar o futebol português há vários anos, sei que também apresenta bons resultados nas competições europeias. Depois, naturalmente, também pensei nas condições financeiras. O F.C. Porto dá-me totais garantias em todos os aspectos.»

Numa revisitação a outros episódios do género, a disputa pelos serviços de Danilo teve Porto e Benfica num ombro a ombro de fricção. A guerra fria está em ponto de ebulição, Danilo já o percebeu e não tem pruridos em abordar o assunto.

«É verdade que conversei com representantes do Benfica. Respeito o clube, sei que tem uma grande tradição, mas na verdade o F.C. Porto foi muito mais forte na abordagem e fiz a escolha certa. Foi o melhor para mim e para o Santos, sem qualquer dúvida.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Pinto da Costa: «Disse ao Falcao que ia dar um passo atrás»

Presidente do F.C. Porto critica a opção desportiva tomada pelo colombiano no Verão e elimina a possibilidade de contratar Teófilo Gutiérrez


Teófilo Gutiérrez foi rejeitado por Vitor Pereira e não virá para o F.C. Porto. Jorge Nuno Pinto da Costa elogiou a qualidade do avançado colombiano, mas referiu que as suas características «não são as pretendidas» pelo treinador dos azuis e brancos. 

«Vejo os jornais a escreverem que o Gutiérrez vem e isso não é verdade. Foi observado pelo nosso treinador e, apesar de ser bom jogador, não possui as características pretendidas. Não interessa», revelou o dirigente em entrevista à SIC. 

Pinto da Costa assegurou também não ter qualquer proposta por Hulk e deixou críticas claras à opção tomada por Radamel Falcao no último Verão, ao mudar-se para o Atlético de Madrid.

«Era de prever isto», disse o presidente do F.C. Porto, referindo-se à onde de insucesso que paira sobre o emblema do Vicente Calderón. «Disse-lhe que ia dar um passo atrás na carreira. Disse-lhe que ia sentir falta dos centros do Alvaro [Pereira] e das arrancadas do Hulk numa equipa que não ganha nada.»

«O Falcao optou pelo dinheiro em detrimento do sucesso desportivo. Se lhe pagam o que prometeram, não tem de ficar arrependido. Mas tenho a certeza que o Hulk ou o João Moutinho nunca aceitariam, por dinheiro algum, ir para o Atlético. São uns campeões.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Walter fala à Cruzeiro: «Podem esperar um lutador»

Avançado chegou a Belo Horizonte onde vai ultimar a transferência para o Cruzeiro


Walter já está em Belo Horizonte onde, durante a tarde desta quarta-feira, vai ultimar os pormenores que faltam para que o seu empréstimo ao Cruzeiro seja oficializado. À chegada o ainda avançado do F.C. Porto distribuiu autógrafos e falou à imprensa local, manifestando confiança num futuro diferente. 

«É sempre bom voltar para o Brasil. Quero jogar um ano que seja bom para mim e para o Cruzeiro. Quero fazer um bom campeonato aqui para, se Deus quiser, voltar para a Europa de novo. Vou procurar o meu espaço. Mas, primeiramente é pensar no Cruzeiro e fazer um bom campeonato», afirmou Walter. 

Depois, o «Bigorna» apresentou-se aos adeptos do Cruzeiro: «Podem esperar um jogador sempre brigando, um lutador, um trombador. E o mais importante, a fazer os golos que os adeptos estão a precisar, com a ajuda dos meus colegas.»

Walter trocou o Internacional de Porto Alegre pelo F.C. Porto no Verão de 2010 e garante que não perdeu qualidades.

«No Porto jogava como avançado. Mas, no Inter, eu jogava como primeiro avançado, segundo avançado, caindo pelos flancos. Tanto faz jogar dentro da área ou cair pelos flancos», garantiu o jogador que lembrou que a vida em Portugal foi «um pouco difícil». 

«Mas agora é pensar no Cruzeiro e vai mudar tudo. Uma equipa nova, uma vida nova. Espero que o Cruzeiro e o Walter ganhem muitos títulos», concluiu.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sapunaru: «Chamaram-me vagabundo e bêbado»

O CASO NA SELEÇÃO ROMENA



Sapunaru abordou, em entrevista ao jornal romeno “Prosport”, o caso que viveu na sua seleção, tendo sido acusado de simular uma lesão para não defrontar a França.
"Fizeram passar a imagem de que eu era um problema para a seleção, chamaram-me vagabundo e bêbado, mas é tudo falso. Até se esquecem que uso a bandeira do meu país sempre que festejo um título no FC Porto", frisou.
Sapunaru quebrou o longo silêncio ao qual se submeteu nos últimos tempos e, em entrevista ao jornal romeno “Prosport”, falou do FC Porto, dos problemas que teve na seleção do seu país e de outros assuntos que o envolvem. O romeno só não abordou a possibilidade de deixar o Dragão neste mês de janeiro...
“Podia dizer que o ano de 2011 foi ótimo, mas isso seria pouco. Na verdade, foi um sonho. A equipa jogou sempre muito bem, estivemos verdadeiramente unidos. Sempre que entrava em campo, fazia-o com confiança, sabia que iamos ganhar, estava ciente do nosso valor”, afirmou o romeno, de 27 anos, em jeito de balanço do ano que terminou, concluindo depois: “Outro momento único de 2011 foi a conquista da Liga Europa, esse foi de facto o troféu mais importante. Nessa ou noutra prova, cada jogo era uma final e, também por isso, conseguimos terminar a última época sem derrotas no campeonato. Negativo só mesmo o facto de não nos termos conseguido apurar para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O problema esteve nos jogos em nossa casa, devíamos ter ganho todas essas partidas e não conseguimos.”
Ainda no que diz respeito ao FC Porto, Sapunaru diz que o guarda-redes Beto, que agora está no Cluj, foi o melhor amigo que conheceu na Invicta, destacando igualmente o papel que André Villas-Boas teve a conduzir a equipa ao sucesso. Referindo-se à generalidade do balneário portista, o lateral-direito acrescentou: “Aquilo que mais sinto falta da Roménia é dos meus amigos. O Porto é uma cidade bonita, mas para quem vem para cá jogar é mais difícil. O plantel do FC Porto, por exemplo, é composto na sua maioria por jogadores sul-americanos e, normalmente, eles preferem sair com um colega que fale a mesma língua do que com um romeno.”
Na longa entrevista ao jornal romeno “Prosport", Sapunaru abordou o caso do túnel, lembrando que o seu gesto caiu bem junto dos adeptos portistas, embora se mostre arrependido pelo que fez.
"É certo que os adeptos apreciaram, visto que ninguém me acusou de nada, mas eu sei que não devia ter reagido daquela forma. É um gesto que fica mal a qualquer atleta", refere.
in "record.pt"

Tó Neves: "ESTE CAMPEONATO SERÁ MUITO MAIS DIFÍCIL DO QUE O DO ANO PASSADO"

Aos 45 anos, Tó Neves regressa a casa para assumir uma herança de peso: substituir Franklim Pais, o treinador que conseguiu o inédito decacampeonato. Currículo não lhe falta: 10 Campeonatos Nacionais, nove Taças de Portugal, 12 Supertaças, duas Taças dos Campeões Europeus, duas Taças CERS, uma Supertaça Europeia e, por Portugal, um Campeonato do Mundo e quatro Campeonatos da Europa.

Apenas um dos títulos foi conquistado longe do Porto, na Oliveirense, clube em que encerrou a carreira como jogador-treinador, na última época. Nas próximas páginas, vai ficar a conhecer melhor a personalidade de um homem viciado em competição, a quem não auguravam grande futuro, mas que viria a jogar 28 anos de Dragão ao peito, 18 deles na primeira equipa.

Pressão, rapidez e rotatividade. Estes são os três conceitos-chave que pretende pôr em prática no FC Porto?
Sim. A gestão do plantel é importante, as intensidades do jogo também... É a própria pressão alta que obriga a ter mais rotatividade, porque há um maior desgaste. Há uma série de ideias que funcionam em conjunto. Este é o modelo de jogo de que gosto e que se enquadra dentro do perfil do jogador do FC Porto de hóquei em patins. Não deste ano nem do anterior, mas de há 15 ou 20 anos para cá.

Ainda assim, há ideias novas. A assimilação tem decorrido melhor do que o esperado?
A qualidade dos jogadores tem diminuído esse tempo de adaptação, que pensei que pudesse ser maior. Mas enquanto estas coisas não estão bem assimiladas pode sempre haver recuos e avanços… Quero que o processo continue assim e é importante dizer que os jogadores têm feito um esforço grande e que estou muito agradado com isso.

Os anos que passou na Oliveirense serviram de laboratório?
No hóquei, as ideias estão muito relacionadas com dois factores: os treinadores que nos marcaram e os clubes em que jogámos. Em termos de modelos de jogo, o Cristiano Pereira sempre foi a minha grande referência, se bem que o Livramento e o José Fernandes também me tenham marcado. Falando de clubes, tenho 28 anos de FC Porto e por isso o meu modelo de jogo é de ataque, de velocidade. A Oliveirense serviu para tentar colocar as minhas ideias em prática, com um plantel diferente do que tenho aqui no FC Porto. Penso que isso deu frutos, ajudei na formação de alguns jogadores e criei um modelo de jogo.

As novas ideias em que tem trabalhado podem tornar a equipa mais competitiva na Liga Europeia, em que o FC Porto tem “morrido” tantas vezes na praia?
Em termos de competições europeias, as coisas funcionam de forma um pouco diferente. As equipas espanholas são muito rigorosas e defensivas, há poucos golos e não há grandes espectáculos. A nossa ideia é tentar encaixar o modelo de jogo do FC Porto dentro das características das equipas adversárias, tanto espanholas como italianas. Defensivamente temos de ser bastante rigorosos e no ataque não queremos mexer muito: as intensidades de jogo, a busca pelo golo e a rapidez de execução devem ser fundamentos postos em prática, tal como no campeonato nacional.

(Este é um extracto de uma entrevista a Tó Neves, que poderá ler na íntegra na mais recente edição da revista Dragões, já disponível nas bancas)



in "fcp.pt"

Clássico pode arredar Sporting do título? «Problema deles»

A opinião de Rolando, convicto de um FC Porto «cada vez mais forte»


Rolando antecipou o Sporting-FC Porto de sábado com a ideia de que os «dragões» estão cada vez mais fortes. Também falou da forma como João Moutinho vive o clássico.

Questionado se uma vitória do FC Porto arreda o Sporting do título, o central chutou para canto. «Se o FC Por ganhar continuamos em primeiro, e isso é mais importante. Quanto ao Sporting, é problema deles», disse: «Ainda estamos na primeira volta, mas é um jogo importante e ganhando ficaremos em primeiro de certeza.»

E é um Sporting mais forte que o dos últimos anos? «O que eu sei é que este FC Porto está cada vez mais forte. Quanto ao Sporting, a pergunta tem que ser feita a eles», atira Rolando.

Quanto a João Moutinho, que volta a Alvalade pela segunda vez desde que saiu, Rolando admite que será um jogo especial para o ex-capitão dos «leões» e agora seu companheiro de equipa no FC Porto: «Não falei com ele, mas será mais um jogo. É especial porque é um clássico. Ele foi formado naquela casa e isso passa sempre por ele. Há uma emoção diferente, mas é mais um jogo.»

Rolando rejeitou, ainda, falar na possibilidade de não perder. É que se empatar, pelo menos, o F.C. Porto iguala o recorde no clube de mais jogos consecutivos sem perder na Liga (53). A ideia, garante o central, é conseguir essa marca com uma vitória. 

«Desde que cheguei a este clube que se passa a mensagem de querer ganhar sempre. O empate nunca é bom, pode servir-nos em alguns casos, claro, mas o mais importante é ganhar. Não pensamos apenas em não perder porque se empatarmos o resto dos jogos não seremos campeões», lembrou. 

in "maisfutebol.iol.pt"

"Danilo tem o perfil do FC Porto"

Chega hoje - e foi o próprio Danilo a confirmá-lo no Twitter - o quarto lateral-direito do FC Porto esta época. Uma espécie de D. Sebastião, envolto em menos mistério, pois há muito que os moldes do negócio são conhecidos. O jogador custou 17,8 milhões de euros, e esse valor é um acréscimo de responsabilidade. Danilo não estará à disposição para jogar já em Alvalade, mas a expectativa dos portistas é que se assuma rapidamente para que Maicon não tenha de ser mais adaptado, face à desconfiança de Vítor Pereira em relação a Fucile e Sapunaru.
Para Deco, que este ano defrontou Danilo no Brasileirão, o jovem tem tudo para se assumir rapidamente. Até porque, "qualidade à parte", é a cara do clube. "Vai encaixar bem, pois tem o perfil do FC Porto. É agressivo, ambicioso, tem força, vontade e garra. O jogo dele é muito baseado no espírito de sacrifício e vitória. Mesmo como o FC Porto", conta o médio campeão europeu em 2004. Para Deco, não faz sentido comparar Danilo e Alex Sandro nem achar que o primeiro vai precisar de tanto tempo como o lateral-esquerdo. "Nada a ver. Danilo é mais maduro do que Alex Sandro. Jogou mais vezes e isso, para um jogador jovem, é muito importante. Está bem mais preparado para o imediato e dispensa o tempo de maturação de que o Alex necessita" , explicou.
Nesse aspecto, Muricy Ramalho, ex-treinador dos dois no Santos, concorda. "O Alex jogou menos vezes. É natural", confirma. "Bagagem para jogar, ele tem. Mas as pessoas têm de ter paciência com ele. Está parado há quase três semanas e vem de uma lesão. Ainda está de férias e precisa de umas semanas de pré-época para entrar no ritmo do calendário português", avisa, para fazer eco em quem desespera pela inclusão do reforço no onze inicial.
Deco também fala em paciência; dos adeptos e do próprio Danilo. "Ele tem de deixar as coisas acontecerem. E os portistas têm de o deixar crescer", pede. Depois, ficará à vista de todos o potencial do craque. "Foi muito importante no Santos e é uma contratação de futuro. Acho que tem muitas possibilidades de ser o sucessor de Maicon e Daniel Alves na selecção brasileira", rematou.

Entre os melhores do mundo

Os 13 milhões que custou o passe de Danilo são um recorde português em matéria de laterais. Danilo está ainda longe dos 38,2 milhões de euros que custou outro brasileiro - Daniel Alves - ao Barcelona, mas ao atingir um número dessa natureza é remetido para a lista de laterais-direitos milionários onde também se incluem outros dois jogadores com ligação ao FC Porto: Bosingwa e Paulo Ferreira. Se o brasileiro se valorizar no Dragão e for vendido mais tarde, é certo que subirá uns lugares na lista que ao lado publicamos.

Garantia de cumprimento face a ameaças do Santos

ANDRÉ VIANA
Danilo está pago e o seu contrato entra em vigor em Janeiro, garante o FC Porto na reacção às ameaças do Santos, que revelou incumprimento dos dragões para procurar adiar a cedência do lateral. Em causa estariam tranches da transferência de Alex Sandro, mas também aí a SAD é contundente na informação prestada: o FC Porto assumiu uma dívida anterior para contratar o jogador e essa "pequena quantia" está a ser processada. Os campeões nacionais garantem que não há nenhum atraso e desvalorizam o alarme do presidente do Santos.
Luís Álvaro, líder do Peixe, confirmou o diferendo, mas os dragões vêem a sua tomada de posição como um mero episódio da longa novela que opõe o Santos ao Grupo DIS, que detinha parte do passe de Danilo. Assim sendo, e assegurando que as contas com os brasileiros estão normalizadas, o FC Porto espera que o Santos não ponha entraves à emissão do certificado internacional, o que implicaria que o caso transitasse para a FIFA. Certo é que Danilo chega hoje e amanhã já treina no Olival.

Perguntas e Respostas

1 O Santos pode alegar incumprimento no pagamento da transferência de Alex Sandro para não ceder Danilo?

Para o especialista em direito desportivo Emanuel Calçada, essa possibilidade tem de estar previamente contemplada. "Só se houver uma cláusula no contrato de cedência que o preveja", alega, indicando que não estando essa cláusula salvaguarda, não restará ao Santos mais do que a apresentação de uma queixa à FIFA, que logo notificará o eventual incumpridor.

2 Pode o Santos não emitir o certificado internacional do jogador?

Emanuel Calçada esclarece: "Só se houver contrato em vigor ou um litígio não resolvido." O especialista confirma que o Santos tem de autorizar a emissão do certificado, mas que o FC Porto pode sempre reclamar um certificado provisório junto da FIFA caso se comprove que o Santos não tem fundamentos para adiar a emissão.

in "ojogo.pt"

Gutiérrez não volta ao Racing

Sai Walter, mas quem entra? O preço de Teófilo Gutiérrez é um obstáculo, mas o colombiano não se vai apresentar hoje no regresso aos treinos do Racing e, segundo revelou o seu empresário a O JOGO, não admite voltar, de todo, ao clube de Avellaneda. "Com o Racing não há conversa. Nem sequer apresentamos condições, é impossível eles cobrirem o que o Teófilo quer. Vai sair do Racing e temos interessados na Europa", disse Efraín Páchon. O FC Porto é um deles? "Não temos tido contactos ultimamente, mas não é de excluir nenhuma possibilidade. Ele quer jogar na Europa e é isso que vai acontecer", garante o agente do avançado.



Martínez diz que não sai

O colombiano Jackson Martínez garantiu que vai ficar no Jaguares. "Não houve nada com o FC Porto. Não falei com ninguém sobre isso e estou mentalizado para começar o Clausura", disse o avançado, que passará a ser capitão de equipa. Ontem, a Imprensa austríaca escreveu que os dragões seriam uma das equipas interessadas em Nacer Barazite, do Áustria Viena.

River recusou oferta por Luciano Abecasis

Na véspera de Danilo chegar a Portugal, não deixa de ser curiosa a notícia que circulou ontem na Argentina e que indicava uma proposta do FC Porto ao lateral-direito do River Plate Luciano Abecasis. A SAD portista teria mesmo falado com o clube, actualmente no segundo escalão daquele país, mas este recusou imediatamente a pretensão. Luciano Abecasis também não estaria interessado em mudar-se para Portugal. "A minha vontade é ficar para subir de divisão com o River Plate, e depois que venha o que tiver de vir. Para já, a minha meta é subir e nada mais", disse. Luciano Abecasis tem 21 anos e é uma das revelações do River Plate, onde chegou o ano passado vindo do Rosário Central. Contudo, só nos últimos meses assumiu a titularidade.

in "ojogo.pt"

Walter certo no Cruzeiro

O Cruzeiro garante ter recebido o OK do FC Porto para assinar com Walter um contrato de empréstimo válido até ao final de 2012. Isso mesmo nos confirmou Dimas Fonseca, director do clube de Belo Horizonte. "Chegámos a acordo e o jogador estará aqui amanhã [hoje] para realizar exames médicos", revelou o dirigente entre reuniões que ainda limavam os contornos da operação.
Certo é que o Cruzeiro deve pagar a totalidade dos salários do jogador, não estando ainda totalmente definido se existirá uma opção de compra ou se algum jogador vai ser incluído na operação. "Há só uma possibilidade, que é a do Sebá ir para o FC Porto. Aguardamos essa definição, porque o interesse existe e vamos ver o que se decide", remeteu, prometendo para o dia de hoje todas as resoluções.
Walter está a caminho do Cruzeiro para relançar uma carreira que tem sido beliscada por inúmeras peripécias. No Dragão, ficou a imagem de um ponta-de-lança finalizador, mas intermitente nas suas aparições e instável fora dos relvados. Inconstante com Villas-Boas, teve uma curta sequência com Vítor Pereira, mas depressa se esfumou, entregando o ataque do FC Porto a Kléber e a Hulk.
Com 16 golos pelos dragões e um contrato válido até 2015, o avançado de 22 anos tem agora uma nova oportunidade para demonstrar que vale os 6 milhões de euros que a SAD investiu pelo seu passe há ano e meio.

"Sebá tem a força de Hulk"

A cedência de Walter ao Cruzeiro ainda não está concluída e um dos pontos que encravam o processo é a inclusão do jovem avançado Sebá no negócio. O seu empresário, Reginaldo Campos, disse ao nosso jornal que a possibilidade é concreta. "Do Cruzeiro disseram-me que há interesse e que está a ser debatida a possibilidade de o incluir na operação. Até final da semana haverá uma definição", revelou, apresentando o avançado de 19 anos. "Passou pelo Vitória da Bahia, tal como o Hulk e o próprio Walter. É um jogador muito forte e disciplinado, até por ser filho de um militar. É muito promissor e o Cruzeiro já teve propostas para o vender", conta o empresário, que viu Hulk crescer. "Lembro-me muito bem dele, vi-o ainda garotinho. O Sebá tem a força do Hulk, acho que nisso são parecidos, apesar de o Hulk estar hoje num patamar muito mais alto e de ter acrescentado muito ao seu jogo", analisa, ciente de que Sebá pode chegar a esse nível: "Tem tido destaque, é um avançado completo, marca e dá a marcar..."

in "ojogo.pt"

Vítor Pereira vai cumprir os dois anos de contrato

Pinto da Costa garantiu que Vítor Pereira vai cumprir os dois anos de contrato com os campeões nacionais. "O futuro de todos os treinadores depende dos resultados, mas posso garantir que o Vítor Pereira cumprirá o contrato de dois anos com o FC Porto", disse em entrevista à SIC, na qual também defendeu o treinador das "críticas ridículas" feitas por "pessoas que não têm o mínimo conhecimento de futebol para criticar seja quem for". Admitindo que os resultados influenciam a avaliação que os adeptos fazem do técnico, Pinto da Costa recordou que "o clube é gerido de dentro para fora e não de fora para dentro", assegurando que nenhuma crítica influencia as suas decisões.


in "ojogo.pt"

Pedro Proença na frente para apitar o clássico

O lisboeta Pedro Proença deverá ser o árbitro escolhido para apitar o clássico entre Sporting e FC Porto. O juiz de 41 anos é a primeira opção do recém-empossado Conselho de Arbitragem (CA) para apitar o jogo grande da 14ª jornada, que se disputa no sábado, em Alvalade. O facto de ser um nome relativamente consensual e de ter sido recentemente nomeado pela UEFA para estar no Euro'2012 deverá fazer pender a balança a favor deste director-financeiro, que foi o primeiro classificado para o Conselho de Arbitragem na época 2010/11.
A próxima jornada da Liga será a primeira a contar com árbitros nomeados pelo CA da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que tomou posse a 17 de Dezembro, uma semana depois da eleição. Tal como era costume quando as nomeações eram feitas pela Comissão de Arbitragem da Liga, o órgão presidido por Vítor Pereira deverá optar por um dos nove internacionais. Ora, com Olegário Benquerença ainda lesionado e com Carlos Xistra e Duarte Gomes automaticamente excluídos pelos regulamentos (apitaram uma das equipas, neste caso do FC Porto, nas duas jornadas anteriores), sobram seis nomes.
Aqui, entra a sensibilidade de quem nomeia. João Ferreira, que no início da temporada se recusou a dirigir um jogo do Sporting, seria uma nomeação contraproducente e pouco bem-vista pelos leões. Jorge Sousa e João Capela já tiveram o seu momento esta época, apitando o FC Porto-Benfica e o Benfica-Sporting, respectivamente, pelo que não deverão também ser equacionados. Sobram Artur Soares Dias, Bruno Paixão e Pedro Proença. E, de acordo com que O JOGO apurou, este último é mesmo o nome que reúne mais força.
Na primeira categoria desde 2000, Pedro Proença soma 134 partidas na Liga portuguesa. É internacional desde 2003, tendo apitado em 2011/12 quatro jogos na Liga dos Campeões (três na fase de grupos e um no play-off), bem como três partidas de apuramento para o Euro'2012. Em Portugal, somou cinco jogos na Liga Zon Sagres e outros tantos na Orangina, tendo apenas dirigido uma partida do Sporting (frente ao Marítimo, na terceira jornada, em que os leões perderam por 3-2). Ainda não dirigiu nenhum encontro do FC Porto, mas já esteve no dérbi do Minho entre Vitória de Guimarães e Braga, bem como no Braga-Benfica.
Nos cinco jogos da primeira divisão que arbitrou, Pedro Proença apenas expulsou um jogador (Diogo Rosado, do Feirense, frente ao Rio Ave) e também só assinalou um penálti (a favor do Braga, no jogo com o Benfica).

PEDRO PROENÇA

Nome: PEDRO PROENÇA Garcia
Idade: 41 anos (03/11/1970)
Profissão: Director-financeiro
Árbitro desde: 1988/89
Na 1ª categoria desde: 2000/01
Internacional desde: 2003
Jogos na Liga: 134

Vítor Pereira procura consenso

A 14ª jornada da Liga ZON Sagres será a primeira que terá árbitros nomeados pelo Conselho de Arbitragem (CA) da Federação, órgão que assumiu esta tarefa ao abrigo do novo Regime Jurídico das Federações Desportivas. Eleita a 10 de Dezembro e em funções desde uma semana mais tarde, o CA foi constituído seguindo o método de Hondt, integrando por isso elementos de ambas as listas que concorreram ao órgão. Por isso, o maior desafio que enfrenta agora o novo CA é obter o máximo consenso nas nomeações, de forma a evitar cisões entre elementos que até há pouco tempo eram adversários eleitorais.
O CA está dividido em três secções - profissional, não profissional e classificações - e pela mesma proporção: três elementos (incluindo os presidentes) da lista de Vítor Pereira contra dois da lista liderada por Luís Guilherme.
Na secção de futebol profissional, o presidente é precisamente Vítor Pereira, eleito pela lista mais votada. Da mesma ala estão ainda Domingos Gomes e Antonino Silva; da outra, estão Luís Guilherme e Lucílio Baptista. Assim, caso seja impossível obter um consenso numa determinada nomeação, valerá sempre o voto de qualidade do presidente Vítor Pereira.

Opiniões


Jorge Coroado

"Soares Dias adequa-se"

Artur Soares Dias tem características que se adequam a um jogo destes. A sua aceitação está em crescendo, tem capacidade e uma desenvoltura que lhe permite impor-se com naturalidade. Pedro Proença é a galinha dos ovos de ouro, pois tem capacidade e é uma tábua de salvação para o nomeador que esteja em situação crítica. Tal como aconteceu com Olegário em ano de Mundial, talvez seja protegido internamente para o Euro'2012. Quanto a Bruno Paixão, já era altura de ter um jogo desta natureza. Mas será difícil se continuar a punir uma cabeçada com um amarelo...

Pedro Henriques

"De caras, Pedro Proença"

Quase nem preciso de olhar para a lista de internacionais disponíveis para dizer que nomearia de caras o Pedro Proença. É o primeiro clássico pós-eleições, o Conselho de Arbitragem é novo, pelo que o mais lógico seria nomear um árbitro que ainda agora foi reconhecido pela UEFA com a chamada para o Europeu, que faz com que esteja muito bem emocional e psicologicamente. Se o nomear, Vítor Pereira calará à partida todas as pessoas que possam questionar a nomeação.

Paulo Paraty

"Pode ser para Paixão"

Atendendo aos regulamentos, e porque acredito que será um internacional, sobram cinco hipóteses, pois os que apitaram os clássicos anteriores (Jorge Sousa e João Capela) deverão estar excluídos. Admitindo que, por precaução, João Ferreira não será escolhido e que Olegário Benquerença continua lesionado, sobram Artur Soares Dias, Pedro Proença e Bruno Paixão. Acredito que este possa ser o clássico de Paixão, pois não sendo o preferido de quem nomeia, tem andado arredio dos grandes jogos. Como segunda hipótese, aponto o nome de Pedro Proença, cuja recente nomeação para o Europeu o torna mais colegial e consensual.

in "ojogo.pt"

James Rodríguez de regresso

DRAGÕES NA MÁXIMA FORÇA



James Rodríguez regressou esta quarta-feira aos treinos depois de ter falhado ontem a sessão de trabalho devido a uma gripe.
Com o colombiano recuperado, Vítor Pereira contou com 24 jogadores no relvado do centro de estágios do Olival e está praticamente na máxima força nas vésperas de defrontar o Sporting para a 14.ª jornada do campeonato (sábado, às 20 e 15).
Emídio Rafael continua de fora a recuperar da lesão, ao passo que Walter está a ultimar os detalhes para a sua transferência para o Cruzeiro.
in "record.pt"

Walter: «Obrigado por tudo»

AVANÇADO DESPEDIU-SE DOS PORTISTAS



Walter está em vias de se transferir para o Cruzeiro a título de empréstimo. Entre os clubes, refira-se, está tudo acertado e falta apenas a assinatura do avançado, de 22 anos, para o negócio ficar concluído. Por isso mesmo, Walter até já se despediu dos adeptos portistas, através de uma mensagem publicada na conta que partilha com a sua mulher, Vanessa, no Facebook.
“Quero agradecer desde já aos adeptos do FC Porto pelas mensagens de apoio e de carinho que sempre me mandam. Estou realmente a acertar pormenores com o Cruzeiro e acredito que amanhã [hoje] já estará tudo tratado. Obrigado por tudo”, escreveu o brasileiro ao início da madrugada desta 4.ª feira.
in "record.pt"

À espera do Bandido

JAMES PAROU COM GRIPE MAS DEVE ESTAR APTO PARA ALVALADE



Vítor Pereira teve ontem um ligeiro contratempo na preparação para o jogo frente ao Sporting, uma vez que James Rodríguez não surgiu no relvado.
De acordo com o boletim clínico divulgado pelo site do FC Porto, o colombiano teve de parar devido a uma gripe. É provável que hoje também não esteja em condições de trabalhar com o grupo, dependendo da forma como evoluir a situação, mas tudo indica que esteja à disposição do treinador para o duelo com os leões.
Até sexta-feira, altura em que será divulgada a convocatória, o gabinete clínico dos dragões tudo fará para recuperar totalmente o internacional colombiano, de forma a que este não apresente qualquer sequela em campo.
in "record.pt"

Hulk fez tremer Alvalade

INCRÍVEL DEIXOU ROCHEMBACK PELO CAMINHO



Apontar o melhor momento de Hulk com a camisola do FC Porto não é um exercício fácil e até poderia cair-se nalguma injustiça, tantos têm sido os episódios de glória do brasileiro em quatro épocas no Dragão.
Mas se quisermos isolar o primeiro grande recital, então aí não restam grandes dúvidas de que foi no Estádio de Alvalade, numa noite de novembro de 2008. Que o diga Fábio Rochemback...
in "record.pt"

Danilo já está no Porto

O internacional brasileiro Danilo já está no Porto. O jogador que o FC Porto comprou ao Santos com um investimento total de 17.8 milhões de euros, aterrou às 8.30 horas no aeroporto Sá Carneiro, directamente de São Paulo.

Vestido de azul e acompanhado de familiares e representantes, abandonou as instalações pela zona Vip. Hoje será um dia dedicado à burocracia e tudo indica começa amanhã a treinar-se com os novos companheiros.


in "abola.pt"

Defour ameaça Belluschi

A recuperação de Defour deixa o belga na iminência de voltar ao onze, colocando Belluschi, titular nos últimos jogos do dragão sob ameaça de regressar ao banco. E ainda há Guarín, que em condições físicas normais perfila-se sempre como candidato a um lugar no meio-campo que antes era seu, sem discussão. 

Este é o único ponto onde Vítor Pereira pode agitar dúvidas na cabeça de Domingos Paciência, porque o resto da estrutura do FC Porto está solidificada pela série de seis jogos sem perder. Falta conhecer o 11.º passageiro na viagem a Alvalade e Defour, pelo rendimento revelado após as mudanças introduzidas pelo treinador na sequência da prematura eliminação da Taça de Portugal, frente à Académica, surge como a carta mais forte.


in "abola.pt"

Fucile prefere a Inglaterra

É, a par de Sapuranu e Guarin, associados a Fulham e Roma, respetivamente, já para não falar de Hulk, este nas bocas de todo o mundo, um dos jogadores do FC Porto com mais mercado. Falamos de Fucile. E da preferência do jogador em atuar na Presmiership, a Liga inglesa.

O lateral uruguaio, de 27 anos, também pode estar de saída neste mês e, nos últimos dias, circularam rumores sobre o interesse do Liverpool e do Chelsea. E no que diz respeito aos reds, é uma espécie de interesse renovado, recordando para tal que no defeso os dragões recusaram uma proposta do clube de Anfield no valor de 20 milhões de euros, o valor da cláusula de rescisão.

Contratado em na reabertura do mercado de transferências, em Janeiro de 2006, ao Liverpool Montevideu, Jorge Fucile está a cumprir a sexta temporada ao serviço dos azuis e brancos. Titular indiscutível até há bem pouco tempo – Vítor Pereira tem optado por Maicon para a lateral direita, adaptação que não tem reunido o consenso dos adeptos -, o internacional uruguaio é apenas o nono mais utilizado pelo treinador dos campeões nacionais na Liga, com um total de 630 minutos. ~


in "abola.pt"