quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Santos respeitou "vontade" de Danilo

Problema resolvido entre Santos e FC Porto. Certificado internacional do atleta já seguiu para o Dragão, o que possibilita ao lateral-direito estrear-se pelos dragões já esta noite, diante do Estoril.



Danilo pode estrear-se pelo FC Porto esta quarta-feira, na partida da Taça da Liga, diante do Estoril.
O Santos enviou o certificado internacional do atleta para o Dragão, num processo que redundou na ida de Jorge Fucile para o clube de São Paulo.
De acordo com Luis Álvaro Ribeiro, presidente do Santos, o emblema de Vila Belmiro tinha uma cláusula inscrita no contrato que permitia manter Danilo até Junho, mas decidiu respeitar a vontade do jogador, que deseja começar já a actuar pelos azuis e brancos.
"Já assinámos o contrato de empréstimo do Fucile, já libertámos o documento do Danilo, as conversas com o FC Porto correram bem. Levei muito em conta o desejo do jogador de começar a jogar no FC Porto, embora o nosso direito a poder continuar com ele fosse inquestionável, mas há circunstâncias em que o interesse do ser humano tem que prevalecer até porque o Danilo foi sempre muito correcto com o Santos", explica, em declarações a Bola Branca.
Ora, presidente do "Peixe" explica ainda que a cláusula que o clube brasileiro tinha para continuar com Danilo até Junho estava assinada e era do conhecimento das partes: jogador, FC Porto e Santos.
"O contrato não deixa dúvidas. A cláusula que nos permitia ficar com o Danilo até Junho sempre foi do conhecimento das três partes. Havia a hipótese de conseguirmos vencer o Mundial de clubes, o que anulava logo a cláusula. Como estamos a iniciar o ano sem um lateral-direito pensámos em accionar a referida cláusula, mas perante a vontade do jogador conseguimos esta solução", conclui Luis Álvaro Ribeiro.

FC Porto demorou 120 dias a pagar primeira tranche de Alex Sandro


Compromissos dos dragões com o emblema brasileiro quanto à transferência de Alex Sandro estão em dia, mas a primeira parcela do negócio, que vencia em Agosto de 2011, só foi saldada em Janeiro deste ano.

O FC Porto já pagou a totalidade da transferência de Danilo, mas a realidade é que se atrasou na liquidação da primeira tranche da transferência de Alex Sandro.

Depois da indicação transmitida à imprensa brasileira, o presidente do emblema de São Paulo explica que, perante o atraso de cerca de 120 dias da parte da SAD azul e branca, entrou em contacto com Antero Henrique, director-geral da sociedade, solucionando o diferendo.

"Havia uma parcela do Alex Sandro que vencia em Agosto e que só foi liquidada agora em Janeiro, com cerca de 120 dias de atraso. Por mais que entendamos que o actual momento da economia europeia é complicado, isso prejudica-nos bastante. O que nos deixou mais aborrecidos é que os contactos feitos com o FC Porto eram infrutíferos. Muitas vezes não nos respondiam. Falei com Antero Henrique e deu-me a palavra de honra de que a parcela de Agosto deste ano seria paga", esclarece Luis Álvaro Oliveira, em entrevista a Bola Branca.

in "rr.pt"

Ryan Mendes: «FC Porto é o clube do meu coração»

AVANÇADO DO LE HAVRE QUER REPRESENTAR PORTISTAS



Ryan Mendes está de volta à órbita do FC Porto numa altura em que os avançados às ordens de Vítor Pereira vão escasseando face à saída de Walter para o Cruzeiro, à lesão de Hulk e à presença de Djalma na Taça das Nações Africanas.
O site "Blogolo" dá conta que o avançado cabo-verdiano do Le Havre se mostra interessado na possibilidade de rumar à Invicta.
"O FC Porto seria muito bom. É um grande clube e o clube do meu coração", afirmou o cabo-verdiano.
O dianteiro de 22 anos encontra-se em bom momento de forma com 9 golos apontados na segunda liga, onde consta na segunda posição dos melhores artilheiros da competição, a apenas um tento de Rivière do Clermont.
José João Silva, agente do jogador, diz que até agora só houve uma proposta de 2,5 milhões de euros do Sochaux, rejeitada no verão e "nada" dos dragões.
"De momento não há nada do FC Porto mas os clubes portugueses estão informados sobre o jogador", apontou.

in "record.pt"

Djalma pode falhar arranque da CAN 2012

Avançado do FC Porto lesionou-se no particular com a Serra Leoa e está em dúvida para a partida de domingo com o Burkina Faso.


Djalma lesionou-se no encontro de carácter particular disputado entre Angola e a Serra Leoa e está em dúvida para a partida de arranque dos "Palancas Negras", na Taça das Nações Africanas (CAN 2012).

O avançado do FC Porto será sujeito a exames complementares de diagnóstico para perceber a gravidade da mazela.

A selecção angolana estreia-se na CAN 2012 no próximo domingo, diante do Burkina Faso, orientado por Paulo Duarte.



in "rr.pt"

Danilo vai a jogo

Quase seis meses depois de ter sido contratado (assinou a 19 de Julho) e 14 dias depois de ter chegado a Portugal, Danilo está convocado para um jogo do FC Porto e tudo indica que vai mesmo estrear-se. Entre clubes há fumo branco, depois de uma maratona negocial que convenceu o Santos a validar a emissão do certificado internacional, único documento em falta no processo de inscrição do jogador que deu entrada na Liga de Clubes no dia 9.
Isso mesmo foi, aliás, confirmado pelo clube brasileiro através do seu site: "O presidente Luís Alvaro, do Santos, e o director Antero Henrique, do FC Porto, acertaram, na tarde desta terça-feira (17), por telefone, a liberação do TMS (Transfer Matching System) do atleta Danilo."
Neste momento, o reforço está preso por um pormenor meramente burocrático, dependente de uma autorização de ambas as federações que pode ser registada nos serviços da Liga durante todo o dia. Não há uma hora limite para que Danilo seja utilizado contra o Estoril, o que adensa a convicção de que a estreia vai mesmo acontecer, encerrando um processo que deixou o jogador angustiado e que o levou mesmo a ligar directamente ao presidente do Santos para reclamar a emissão do certificado.
O lateral estava convencido de que até seria opção para o encontro com o Rio Ave, depois de se ter ficado pela bancada no clássico frente ao Sporting. O arrastamento do processo foi mais traumático para o jogador do que para a equipa, mas é evidente que Danilo é um activo para Vítor Pereira valorizar no imediato.
Quase 18 milhões de euros depois, chegou a hora de o internacional canarinho começar a esgrimir credenciais em campo. A confirmar-se a sua disponibilidade para esta noite, este será o tubo de ensaio para que Danilo se estreia na Liga, domingo, contra o Guimarães.

Vítor Pereira

"Tem características diferentes dos outros"

PMC
Vítor Pereira foi o primeiro a confirmar a convocatória de Danilo para o encontro desta noite no Estádio do Dragão. "Ele está convocado e esperamos que a situação se regularize para poder contar com ele na partida com o Estoril", referiu. Pois bem, a situação resolveu-se mesmo e Vítor Pereira vai agora oferecer a titularidade ao internacional brasileiro, naquela que será a sua estreia oficial com a camisola do FC Porto. Na conferência de Imprensa de ontem, Vítor Pereira destacou ainda as qualidades do novo reforço. "Ele tem muita qualidade, tem talento, e o que pode acrescentar são características um pouco diferentes daquelas que temos neste momento. É um jogador com características diferentes de todos os outros, mas só depois de ele começar a jogar é que poderemos perceber realmente o que nos pode dar", explicou o treinador.

in "ojogo.pt"

Vítor Pereira:"Se ficarmos sem Kléber teremos de inventar"

A lesão de Hulk trouxe de novo à conversa a falta de opções do plantel do FC Porto para o centro do ataque, sobretudo depois da partida de Walter. Vítor Pereira voltou a dizer que o clube está atento ao mercado, mas também afirmou que, se for necessário, ele próprio está preparado para fazer novas adaptações.


Já sabe quanto tempo vai ficar sem Hulk?

Hulk tem um pequeno problema, mas como não sou especialista, não consigo prever a paragem dele. No entanto, julgo que não é nada de grave.

O treinador do Estoril disse que o FC Porto era uma equipa mais fraca sem Hulk. Concorda com esta ideia?

Ninguém tem dúvidas de que Hulk é um jogador de grande qualidade, mas o FC Porto é uma equipa muito forte também pelo seu colectivo. Hulk acrescenta-nos a sua qualidade individual, mas de certeza absoluta que o treinador do Estoril não quis dizer que o FC Porto, pelo facto de não ter Hulk, passava a ser uma equipa fraca. Provavelmente, ele pretendeu dizer que Hulk acrescenta valor a esta equipa e, nisso, tenho de concordar com ele, como é óbvio. Mas valemos pela equipa, por aquilo que representamos no jogo em termos colectivos.

Não está preocupado com o facto de, neste momento, o FC Porto só ter Kléber disponível para jogar no centro do ataque?

Neste momento temos apenas Kléber para jogar como ponta-de-lança e se não podermos jogar com ele, por alguma eventualidade, teremos de inventar uma dinâmica nova. Vamos ver... O clube está a trabalhar, e vamos ver o que se vai passar. Mas não posso comentar situações hipotéticas; estou aqui para treinar e para fazer o melhor possível com os jogadores que estão à minha disposição. O clube está a trabalhar, o mercado está aberto, mas se a situação continuar como está, temos Kléber e Hulk. E, mesmo assim, se precisarmos faremos alguma adaptação.

Vai aproveitar este jogo da Taça da Liga para dar minutos a jogadores menos utilizados?

Sim, mas vamos apresentar uma equipa que nos transmita total confiança, até porque queremos ganhar esta partida.

Neste momento, a Taça da Liga é uma competição prioritária para o FC Porto?

Continuamos a dizer que a nossa prioridade é e continuará a ser o campeonato, só que, como sabem, o FC Porto disputa todos os jogos para vencer. Não vamos jogar com o Estoril a pensar em empatar... Vamos apresentar uma equipa para ganhar este jogo e, depois, vamos vendo o que esta Taça da Liga nos vai dar. No entanto, não é uma prioridade para nós; a nossa prioridade é o campeonato.

"No ano passado adversários perderam muitos pontos"

Com meia época cumprida, quais os momentos que destaca pela negativa e pela positiva?

Tivemos dois momentos que foram difíceis: a eliminação na Taça de Portugal com a Académica e, fundamentalmente, aquele jogo em casa com o Zenit em que poderíamos ter carimbado a continuidade na Liga dos Campeões, mas que não foi possível porque falhámos muitas oportunidades de golo. Foram os dois momentos que nos marcaram pelo lado negativo, além da derrota com o Barcelona, embora neste caso tenhamos feito um excelente jogo, capaz de dignificar o clube. Pela positiva, ganhámos a Supertaça e conseguimos acabar a primeira volta sem qualquer derrota, o que não é para qualquer equipa; conseguimos também, em determinados períodos, sobretudo nos últimos tempos, uma consistência maior em termos de jogo; além disso, estivemos quase sempre na frente do campeonato e chegamos a esta altura a dois pontos da liderança, ou seja, com tudo ainda em aberto. Também temos uma palavra a dizer na Liga Europa, vamos ver o que conseguimos fazer com o Manchester City.

Deixou de temer a ameaça do Sporting a partir do momento em que passou a ter nove pontos de vantagem?

Não vejo as coisas dessa forma. Tenho dito que estão duas equipas ligeiramente destacadas no campeonato, mas o Sporting e o Braga ainda têm uma palavra a dizer.

Esta época está a corresponder às suas expectativas?

Quero sempre mais, até porque sou um treinador ambicioso. A equipa veio de uma época em que ganhou muitos títulos e por isso é natural que quiséssemos mais por esta altura. Quanto a isso, não há dúvida nenhuma. Mas também sabemos que a seguir a uma temporada como a última, esta não seria uma época igual; sabíamos que seria mais complicado, até porque se sentia no ano passado a sede de vitórias, ganhou-se muito, e este ano é diferente, até pelos adversários. No ano passado, por exemplo, os adversários directos perderam rapidamente muitos pontos, enquanto este ano não há esse conforto emocional. Agora temos de ser competitivos, temos de nos manter sempre ao nosso melhor nível, sobretudo por aquilo que os nossos adversários também têm feito.

Jogo com o Estoril "vai ser tudo menos fácil"

Depois de ter vencido o Paços de Ferreira na primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, o FC Porto procura dar hoje um passo decisivo rumo à qualificação para as meias-finais da competição. Apesar de o Estoril estar a competir na Liga Orangina, Vítor Pereira confessa que não espera muitas facilidades, até pelo primeiro lugar que o adversário de hoje ocupa no seu campeonato. "Vamos ter de estar concentrados. O Estoril é uma equipa que joga bom futebol e que reflecte na perfeição a qualidade que existe em muitos jogadores e treinadores da Liga de Honra. É um exemplo bem conseguido de como se trabalha bem na II Divisão, onde há bons treinadores e jogadores. Este jogo vai ser tudo menos fácil", referiu.
Vítor Pereira demonstrou ainda conhecer bem os pontos fortes do adversário, embora tenha preferido não destacar nenhum jogador em particular. "Esta equipa vale fundamentalmente pelo seu colectivo e vai na frente do campeonato com todo o mérito. O Estoril é uma equipa com um ou outro destaque individual, mas que funciona bem sobretudo do ponto de vista colectivo. Não vai ser fácil", repetiu.


Pergunta O JOGO

"Ansiedade traiu Iturbe, temos de ser pacientes com ele"

A exibição intermitente de Iturbe frente ao Rio Ave pode condicionar uma eventual aposta na equipa inicial para a partida com o Estoril?

Não podemos esperar que um miúdo com 18/19 anos chegue e de repente possa ser capaz de produzir e ser um jogador diferenciado. Ele tem talento, mas ainda tem muita coisa para assimilar, pelo que até é natural que a ansiedade o traia, precisamente por ele se querer mostrar. Nós, clube e massa associativa, temos de ter alguma paciência e perceber que estamos a falar de um jovem que tem talento, mas que também precisa de tempo para evoluir e para se adaptar a este campeonato, que é diferente daquele a que estava habituado.

in "ojogo.pt"

Alex Sandro era como uma árvore

Alex Sandro está de novo a contas com uma lesão muscular e vai falhar o jogo de hoje com o Estoril. O lateral-esquerdo vai na sua quinta lesão, desde Março de 2011, e quatro dessas lesões foram musculares. Só no FC Porto, esta é a terceira recuperação que inicia. Maré de azar? "No Atlético Paranaense até lhe chamavam árvore, porque ele resistia a tudo. Batiam nele e ele nem caía", conta Pablo Miranda, seu empresário, que garantiu a O JOGO um regresso para breve: "Não é grave, só sente dor quando chuta ou cruza".
Encontrar uma explicação para este percurso intermitente, constantemente fustigado por lesões, não é fácil: "Não sei se é cansaço, ou se é uma consequência da mudança de métodos de treino. Não sei dizer. Mas a verdade é que à excepção da lesão que sofreu contra o América, que foi mal curada e teve recaída no Mundial sub-20, as outras não têm ligação."
Mas para o adepto comum, perceber como é que um jogador que custou 9,6 milhões de euros, como Alex Sandro, só tenha jogado 180 minutos desde o início da temporada é, no mínimo, difícil. A questão foi colocada a Pablo Miranda, que apontou, no entanto, um factor incontornável para que o brasileiro tarde em aparecer no FC Porto: "Álvaro Pereira é muito forte".
Somadas as lesões ao peso do lateral uruguaio na equipa, compreende-se melhor o que está a acontecer, mas 9,6 milhões de euros continuam a ter um peso considerável para um jogador que não tem sido opção. "Ele sabia para o que vinha. Sabe que o Álvaro é um dos melhores laterais do mundo e que ia ser difícil entrar na equipa", argumentou. A saída de Álvaro é o remédio? "O Alex Sandro está bem, sabe que o seu projecto é para aparecer mais à frente, porque ao contrário do Danilo, por exemplo, ele tem forte concorrência para entrar na equipa."

As lesões à lupa

Março 2011 - Lesão num joelho, que obrigou a uma paragem de um mês
Julho 2011 - Lesão muscular de grau dois, na face posterior da coxa direita, frente ao América Mineiro, com paragem de um mês
Agosto 2011 - Ressentiu-se da lesão muscular contra a Áustria, no Mundial sub-20. Esteve 12 minutos em campo. Acabou por ser cortado do grupo. Paragem de três meses
Novembro 2011 - Nova lesão muscular sofrida ao serviço da selecção principal do Brasil após os jogos particulares com o Gabão e o Egipto. Paragem de 18 dias
Janeiro 2012 - Distensão muscular no adutor da coxa esquerda. Falha jogo com o Estoril

in #ojogo.pt#

Ibson aplaude Fucile: «Vai-nos ajudar muito»

O clube brasileiro anunciou um acordo para o empréstimo do lateral uruguaio por um ano.


Ibson, antigo jogador do F.C. Porto, ficou satisfeito com a investida do Santos por Jorge Fucile. O clube brasileiro anunciou um acordo para o empréstimo do lateral uruguaio por um ano. Danilo, por outro lado, já pode alinhar pelos dragões.

«O Fucile é um jogador com muita força, que ataca e defende bem, toca bem a bola, tem qualidade. Foi um amigo que conquistei por lá. Vai-nos ajudar muito e espero que seja feliz aqui», disse Ibson, segundo as declarações reproduzidas pela imprensa brasileira.

in "maisfutebol.iol.pt"

Racing insiste e Juan Iturbe desconhece

DESEJADO EM AVELLANEDA



O nome de Iturbe voltou, ontem, à estampa na Argentina. Segundo as informações que por lá circulam, o FC Porto terá recusado a primeira proposta avançada pelo Racing Avellaneda para a cedência do extremo.Ainda assim, esse clube argentino promete voltar à carga pelo esquerdino, de 18 anos, pois o técnico Alfio Basile quer juntá-lo ao alvo portista, Téofilo Gutiérrez, no ataque.
São notícias perante as quais Iturbe não fica indiferente, tendo até feito um reparo no seu Twitter – @Juan_iturbe93. “Só sei o que vi nos jornais e não sei se é verdade”, escreveu. Noutro âmbito, Vítor Pereira comentou, ontem, a exibição do “Novo Messi” com o Rio Ave: “Ele é um miúdo e, por isso, temos que ter alguma paciência com ele.”
in "record.pt"

Walter parte empolgado mas com desejo de voltar

De regresso ao Brasil para representar o Cruzeiro até final do ano, Walter leva consigo a esperança de regressar e justificar a aposta do FC Porto na sua contratação.

«Ele está muito empolgado e feliz», conta o representante do avançado, Theodoro Fonseca, em declarações à Renascença, dando conta do objetivo do jogador de «voltar ao Porto».

«A adaptação não foi muito boa, mas o clube esteve sempre muito próximo dele», ressalva, explicando que será importante para Walter estar com a sua família no Brasil, no sentido de se «focalizar a 100 por cento no futebol».

O Cruzeiro garantiu o direito de opção de 50 por cento do passe do jogador.


in "abola.pt#

Porta do Dragão aberta para Fucile

Um até já. É desta forma que o empresário de Fucile encara a saída do uruguaio para o Santos, por empréstimo do FC Porto.

«Sai por um ano e sei que vai continuar com a porta aberta no FC Porto, para um dia voltar. Há momentos assim na carreira de um jogador, ele estava muito triste porque não jogava com regularidade», indica Pablo Tomaduz, em declarações à Renascença.

«Ele sentia-se em casa no FC Porto, mas tem que ir à procura do melhor para a sua carreira e não era aí que estava bem agora», justifica.

O Santos, diz o empresário, «é uma boa opção» para o lateral «continuar a ser chamado à seleção».


in "abola.pt"

«É a Juventus ou o FC Porto» - Guarín

Fredy Guarín só admite deixar o FC Porto para rumar à Juventus.

«Esta é uma semana importante para o meu futuro. Saberei em breve se fico no Porto ou se vou para a Juventus. Até quinta-feira tudo ficará decidido», adiantou o médio colombiano, em declarações à Radio Catena Nacional reproduzidas pela Imprensa italiana.

Roma e Inter Milão não entram nos planos do número seis dos dragões.

«Se sair do Porto só aceito ir para a Juventus», atirou


in "abola.pt"