domingo, 22 de janeiro de 2012

«FC Porto vale pelo coletivo»

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães por 3-1, em jogo da 16.ª jornada da I Liga, que se disputou no Estádio do Dragão. Rolando, Moutinho e James marcaram os golos portistas.

«FC Porto vale pelo coletivo»
O treinador do FC Porto mostrou-se satisfeito com a vitória alcançada no Estádio do Dragão.
«Fizemos um jogo intenso, em que procurámos, do primeiro ao último minuto, a vitória. Conseguimos três golos fundamentais e mostrámos que o FC Porto vale pelo coletivo. Estou satisfeito com o resultado, com o comportamento dos jogadores e com a vitória», começou por dizer o técnico portista na conferência de imprensa após o encontro.

Vítor Pereira voltou a dizer que não comenta saídas do plantel portista.

«Só comento saídas e entradas de jogadores se elas acontecerem. É natural que haja interesse nos jogadores do FC Porto, pois têm muita qualidade», referiu.

«O momento é de entrarmos concentrados, de impormos o nosso jogo e ritmo, dominando e ganhando. Mas, muito mais do que palavras e discursos, é importante mostrar resultados e trabalho», acrescentou.
in "sapodesporto.pt"

James Rodríguez: «Sofri um toque, há penálti»

Um golo e uma assistência do colombiano frente ao Vitória


James Rodríguez marcou o terceiro golo do F.C. Porto frente ao Vitória de Guimarães e assistiu Rolando para o primeiro. O colombiano falou à comunicação social após o final da partida:

«É bom fazer golos, mas mais importante é vencer. A equipa está a crescer, está no bom caminho. O lance da grande penalidade? Sofri um toque, parece-me claro. O penálti foi bem assinalado pelo árbitro. Esta noite não jogou o Hulk, um atleta super importante, mas quem jogou cumpriu muito bem o seu papel.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Danilo em estreia: «Prometo muitos golos»

Internacional brasileiro jogou no meio-campo e gostou. Agora só falta chegar à titularidade

Danilo estreou-se finalmente com a camisola do F.C. Porto. O internacional brasileiro entrou a substituir Steven Defour frente ao V. Guimarães e deixou excelentes indicações. No final falou aos jornalistas na zona mista do Dragão:

«Estou muito satisfeito por jogar. Já esperava há muito por este momento. Estou aqui para ajudar e acho que consegui contribuir para a vitória da equipa.»

[Sobre o posicionamento no meio-campo]
«Posso actuar em várias posições. Senti-me bem. Para quem não jogava há um mês, acho que as coisas correram bem. Agradeço o apoio dos adeptos. Eles é que têm de ser aplaudidos. Sou um jogador de raça, valente e prometo muitos golos.»

[Sobre a titularidade]
«Já no próximo jogo? Não sei, o Vitor [Pereira] é que terá de decidir. Não tive dificuldades de adaptação e estou preparado. O grupo é, aliás, excepcional.»

[Sobre a pressão das expectativas]
«Tenho sentido isso nas ruas e nos restaurantes onde vou. Sinceramente, é mais motivação do que pressão.»

in "maisfutebol.iol.pt"

PUB

JUNIORES C SOMAM 20.ª VITÓRIA CONSECUTIVA

Vinte jogos, vinte vitórias. Desta vez, a vítima do ritmo asfixiante da equipa Sub15 dos Dragões foi o Gondomar, que não resistiu à avalanche ofensiva dos azuis e brancos e perdeu, este domingo, no Olival, por 5-0, em jogo da 20.ª jornada da primeira fase do Nacional de Juniores C. Leandro, aos 10 e 31 minutos, e Bruno Costa, aos 59, 61 e 65 minutos, foram os autores dos golos.

A duas jornadas do fim da fase inicial do Campeonato Nacional de Juniores C, a equipa orientada por António Folha lidera a Série B da Zona Norte, com 60 pontos somados e 25 de vantagem sobre o Feirense, que é segundo classificado.



in "fcp.pt"

FC PORTO FOI SEGUNDO NA VIKING CUP

O FC Porto Vitalis classificou-se no segundo lugar da Viking Cup, na Noruega, depois de perder, este domingo com o Alingsas, por 27-32. Ao intervalo, os Dragões venciam a formação sueca, actual quarta classificada da Liga do seu país, por 17-14. Os portistas terminaram a sua participação na prova com quatro pontos, resultantes de vitórias sobre os noruegueses Viking Stavanger e Runar.

A formação orientada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino e António Silva (g.r.); João Ramos, Gilberto Duarte (3), Ricardo Costa, Vasco Santos, Filipe Mota (3), Pedro Spínola (4), Tiago Rocha (6), Ricardo Moreira (3), Sérgio Rola (2), Wilson Davyes (4), Nenad Malencic (2) e Duarte Carregueiro.



in "fcp.pt"

FC porto conquista Taça da Liga

Esta é a segunda vitória do FC Porto em três edições desta competição, sucedendo ao Benfica, que tinha ganho em 2011.

FC porto conquista Taça da Liga
O FC Porto teve hoje de “suar” para conquistar a Taça Hugo dos Santos em basquetebol, ao vencer o Barreirense por escassos dois pontos (79-77), na final da prova, disputada em Vendas Novas (Évora).
Empolgado pelo público, o conjunto do Barreiro, que no sábado tinha vencido o favorito Benfica nas meias-finais, deu luta até ao final aos campeões nacionais em título, que repetiram o título de 2009/2010.
O Barreirense começou melhor e chegou a ter uma vantagem inicial de seis pontos, que, no início do segundo período, o FC Porto conseguiu anular (21-21).
Os “dragões” conseguiram mesmo passar para a frente do marcador, com quatro pontos de vantagem, obrigando o treinador do Barreirense a pedir um minuto de desconto.
O FC Porto continuou, no entanto, melhor e aumentou o avanço para oito pontos, sendo que ao intervalo liderava por cinco (44-39).
Na segunda parte, o conjunto do Barreiro voltou a entrar melhor e chegou mesmo a voltar ao comando, só que um “triplo” de Reginald Jackson devolveu a liderança ao FC Porto.
Na entrada para os últimos três minutos, os portistas levavam uma vantagem de seis pontos, conseguida à custa de algum desacerto do adversário, mas o Barreirense voltou à discussão do jogo e logrou mesmo nova vantagem.
Mas, nos instantes finais, Reginald Jackson foi decisivo, com um “triplo” e o último lançamento do jogo.
Apesar disso, foi Anthony Hill, do Barreirense, que foi eleito o “jogador mais valioso”, ao terminar com 20 pontos e sete ressaltos.
in "sapodesporto.pt"

F.C. Porto-V. Guimarães, 3-1 (crónica)

Triunfar com um sorriso nos lábios e nódoas negras na alma


Entre o deleite e a dor, a volúpia e a mágoa. Este F.C. Porto só acredita numa forma de tocar o prazer: através do sofrimento. Atingir a máxima expressão de júbilo e, no virar da página, o clamor da dúvida. Assim se conta o triunfo importantíssimo perante o Vitória de Guimarães. O dragão está viciado no risco, na exposição extrema, até em episódios onde o contrário aparenta pouca saúde. 

A primeira meia-hora é um tratado de bola, uma liturgia convincente, prometedora e contagiante. Com direito a golo de Rolando, acelerações de Alvaro Pereira na esquerda, variações de flanco seguras e um ritmo interessantíssimo. E os últimos 15 minutos da primeira parte? Precisamente o oposto. 

Os dragões assustaram-se com o escandaloso falhanço de Paulo Sérgio, levaram as mãos à cabeça e tremeram da cabeça aos pés. Ao sossegarem, ergueram os olhos e viram Otamendi a salvar o empate em cima da linha. Duas pancadas fortíssimas antes do intervalo. 

Não nos percamos. Do óptimo ao péssimo, do péssimo à perfeição. Precisamente. A etapa complementar é tudo aquilo que um dia Vitor Pereira terá sonhado para esta equipa. É a técnica da hipnose aplicada por toda uma equipa de futebol. Ou, se preferirem, um exemplo mais da adição dos azuis e brancos ao prazer. E ao risco que lhe surge associado. 

O Porto é um faquir. Na flauta manipula as notas da partida, petrifica a serpente, despoja-a do veneno. O adversário dança ao ritmo que o campeão nacional impõe. João Moutinho brilhante, Fernando um operário habilitado a levantar a plateia do La Scala e James tremendo em zonas interiores. O golo de Moutinho, logo aos 46 minutos, é, de resto, retumbante.

Passe forte do centrocampista, recepção e passe em habilidade de Kléber (até que enfim!), bola a sobrevoar o defesa atordoado e a alcançar a conclusão magistral do mesmo Moutinho. Já se tinham esquecido dele no princípio da frase?

O faquir diverte-se. Aliás, todo o Dragão se diverte. Até que a serpente se rebela. Insubordina-se, morde e assopra. Uma vez mais, o susto, a angústia. Livre de Toscano, defesa (defeituosa?) de Helton para o lado, Faouzi de cabeça a marcar na recarga. Meia-hora por jogar, 2-1 no marcador e a maldita dúvida a assolar o F.C. Porto.

Não por muito tempo, é verdade. Tão depressa a equipa vai ao fundo do poço das lamentações, como emerge e suplica por atenção. Já devidamente composta e com Danilo a retocar o meio-campo. A estreia do brasileiro deixa, tal como o colectivo, uma impressão forte: é craque. 

O alívio decisivo chegou da marca de grande penalidade. James Rodríguez sofreu (ou não sofreu?) falta e anotou o castigo máximo. Naquele jeito de quem aprendeu a ser feliz driblando obstáculos e defesas obtusos. 

Mas não é essa a verdadeira génese da equipa? Sorrir perante o risco? O faquir acha que sim.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-V. Guimarães, 3-1 (destaques)

Estrela: Fernando
Um jogo tremendo do médio defensivo. O F.C. Porto sente-se confortável em posse de bola mas denota algumas dificuldades para recuperar o equilíbrio posicional quando o adversário intercepta o esférico. Nesses momentos, Fernando é essencial. O brasileiro consegue acumular desarmes vistosos e providenciais nos primeiros segundos de posse do rival. Aliás, arrancou o primeiro aplauso da noite num desses momentos. Na segunda parte, viu um amarelo após protestar uma falta indevidamente assinalada. Falha o próximo jogo dos dragões, num grande momento de forma.

Desilusão: Varela
Recebeu um pedido público de crescimento exibicional e teve a oportunidade para explanar o seu futebol no flanco esquerdo do ataque, face às lesões de Hulk e Crisitan Rodriguez. Contudo, até pelas expectativas criadas por Vítor Pereira, a exibição de Varela soa a desilusão. Esforçado, cedo percebeu que não seria a sua noite. Um par de remates para as nuvens e fintas descoordenadas tiraram a confiança ao extremo. Não mais se encontrou. Defour também podia entrar nesta categoria.

Momento do jogo: o segundo de primeira
O tento inaugural do F.C. Porto teve fino retoque técnico mas perde o segundo. Perde porque a jogada começou no peito de Alvaro, na cabeça de James, depois a cabeça de Alvaro e um cruzamento interceptado. Moutinho insistiu de primeira, Kléber dominou e devolveu, o médio marcou sem deixar a bola cair. Um enorme concentrado de decisões correctas, garantindo tranquilidade aos dragões. Golo importante para o médio mas sobretudo para o avançado, que precisava de participar num momento assim.

Outros destaques

João Moutinho
Seria a estrela da partida se não fosse o trabalho invisível mas providencial de Fernando. Excelente primeira parte, empurrando a equipa portista para a frente. Parecia cair de produção quando inventou um lance de fino recorte técnico, a meias com Kléber, apontando o segundo golo do F.C. Porto. Um belo tento para o médio que, a partir daí, não mais baixou de rendimento.

Rolando
Tem especial condão para marcar ao V. Guimarães. Bisou na Supertaça de Portugal, no início da época, quando pairava uma enorme incógnita em torno do sucessor de Radamel Falcao. Agora, e com a questão ainda presente, aparece de novo para marcar um golo à ponta-de-lança. Bela assistência de James Rodriguez, domínio de peito na área e remate sem deixar a bola cair. À matador.

Faouzi
Devolveu a esperança ao V. Guimarães, poucos minutos depois de entrar em campo. Curiosamente, já tinha marcado ao F.C. Porto na época passada. Na altura, conseguiu ajudar a sua equipa a roubar pontos aos homens de Villas-Boas no campeonato, coisa rara. Desta vez, aproveitou uma defesa incompleta de Helton para facturar. Festejou o momentâneo 2-1 junto dos adeptos portistas, que não gostaram. Ficou por aí.

James Rodriguez
Uma brilhante assistência para o golo de Rolando e um tento apontado na conversão de um castigo máximo. Pinceladas de prestígio numa exibição com altos e baixos. Parece ter aproveitado a abordagem desajustada de Toscano para conquistar a grande penalidade. Ainda assim, fica o registo. Conversão exemplar, 3-1, jogo resolvido.

Alvaro Pereira
Igual a si mesmo. Isso basta para descrever a exibição de Alvaro Incansável Pereira.

Danilo
Estreia com a camisola do F.C. Porto. Muito aplaudido quando foi aquecer, ainda antes do intervalo. Curiosamente, entrou para o sector intermediário, para o lugar do desinspirado Defour. Raçudo e clarividente, conquistou os adeptos portistas nos primeiros lances. Promete.


in "maisfutebol.iol.pt"

FC PORTO E ALINGSAS DISCUTEM VIKING CUP ESTE DOMINGO

Depois de bater os noruegueses do Runar (36-28), na sexta-feira, e do Viking Stavanger (35-32), no sábado) o FC Porto Vitalis discute este domingo, frente aos suecos do Alingsas, a Viking Cup 2011/12. Ambos os clubes venceram os seus encontros nas duas primeiras jornadas da prova, pelo a derradeira partida será decisiva para se encontrar o vencedor.

Frente ao Runar, a formação orientada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino e António Silva (g.r.); João Ramos, Gilberto Duarte (8), Vasco Santos (1), Filipe Mota (3), Pedro Spínola (5), Tiago Rocha (8), Ricardo Moreira (1), Sérgio Rola (2), Wilson Davyes, Hugo Santos (6), Nenad Malencic (2) e Duarte Carregueiro.

Frente ao Viking Stavanger, a equipa alinhou com: Hugo Laurentino e António Silva (g.r.); João Ramos, Gilberto Duarte (1), Ricardo Costa, Vasco Santos, Filipe Mota (1), Pedro Spínola (7), Tiago Rocha (12), Ricardo Moreira, Sérgio Rola (4), Wilson Davyes (4), Hugo Santos (3) e Duarte Carregueiro (3).



in "fcp.pt"

BARREIRENSE É O ÚLTIMO OBSTÁCULO PARA O SEXTO TÍTULO EM DOIS ANOS

Depois de afastar a Ovarense (69-55) nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos, que se joga este fim-de-semana em Vendas Novas, o FC Porto Ferpinta tenta, neste domingo, a conquista do sexto troféu em menos de dois anos. Para o conseguir, a equipa orientada por Moncho López terá que derrotar, na final da competição, o Barreirense, que eliminou o Benfica na primeira semifinal do dia (84-83).

Greg Stempin (20 pontos e 8 ressaltos), que emergiu como o MVP da partida, e Carlos Andrade (6 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências) revelaram-se os jogadores mais influentes de uma equipa que insiste em distinguir-se pelo desempenho colectivo, numa regra a que o treinador galego não reconheceu excepção, ao ponto de ter utilizado os 12 elementos escalados e todos eles terem ficado longe de atingir os 30 minutos de utilização.

Os Dragões, que dominaram a segunda meia-final da prova, que opõe os quatro primeiros classificados da Liga ao final da primeira volta, resolveram a partida no terceiro período, com um parcial de 21-13, que elevou a vantagem crescente para 17 pontos (55-38) na abordagem ao último quarto.

Os azuis e brancos, que iniciaram a 31 de Janeiro de 2010 uma sequência de cinco títulos conquistados sob a orientação de Moncho López, podem atingir, no domingo, o sexto troféu em menos de dois anos, depois de terem vencido a primeira edição da Taça Hugo dos Santos, a Taça de Portugal, o Troféu António Pratas, o Campeonato da Liga e a Supertaça. Tudo o que há para conquistar a nível nacional.

FICHA DE JOGO

Taça Hugo dos Santos, meia-final
21 de Janeiro de 2012
Pavilhão Municipal de Vendas Novas

Árbitro principal: Sérgio Silva
Árbitros auxiliares: José Abreu e Fernando Rezende

FC PORTO FERPINTA (69): Reggie Jackson (10), Carlos Andrade (6), João Santos (3), Miguel Miranda (6) e Greg Stempin (20); Diogo Correira (2), João Soares (6), David Gomes (0), Rob Johnson (12), Miguel Maria (0), José Costa (4), Nuno Marçal (0)
Treinador: Moncho López

OVARENSE (55): Fernando Neves (6), André Pinto (3), José Barbosa (8), Austen Powers (9), Crhis Lee (19); Cristóvão Cordeiro (4), Nuno Manarte (4), Nuno Morais (0), Mário Gonçalves (2), Nuno Cotez (0)
Treinador: Mário Leite

Ao intervalo: 34-25
Por períodos: 16-13, 18-12, 21-13 e 14-17



in "fcp.pt"

APANHADO NA ARMADILHA ITALIANA

O FC Porto Império Bonança perdeu este sábado no Dragão Caixa, frente ao Valdagno, por 4-8, em encontro da terceira jornada do grupo C da Liga Europeia. Pela primeira vez esta época, a equipa azul e branca não venceu um jogo oficial e, pela segunda vez em dois anos e meio, perdeu um encontro em casa. A primeira derrota, em Janeiro de 2010, havia sido frente ao mesmo Valdagno.

Os Dragões foram apanhados na armadilha do contra-ataque, que os italianos urdiram com inegável mestria. Apesar do maior volume de jogo, os portistas esbarraram num guardião Juan Oviedo inspirado e foram pouco eficazes na finalização.

Durante a primeira parte, o FC Porto esteve muito tempo enredado na armadilha italiana. O Valdagno colocou-se em vantagem logo aos três minutos, por intermédio de Nicolia, num contra-ataque. Esta seria de resto a principal arma dos forasteiros: fortes defensivamente, os italianos não tiveram pejo em fechar-se junto à sua baliza, lançando depois venenosos contra-ataques.

Caio ainda atirou à barra, aos cinco minutos, mas seria o Valdagno a chegar ao 0-3, com dois tentos de Massimo Tataranni (9 e 11 minutos), um avançado que já tinha feito estragos há dois anos. Como um azar nunca vem só, o FC Porto também esteve infeliz na finalização e Reinaldo Ventura, aos 11 minutos, desperdiçou um penálti. Aos 18 minutos, falharia ainda um livre directo (Dario Rigo viu o cartão azul) e o Valdagno resistiria dois minutos com menos um elemento em rinque.

Notava-se, no entanto, algo diferente no jogo. Mais concentrados na defesa, os hoquistas azuis e brancos impuseram um ritmo diabólico, “sufocando” os italianos. Dario Rigo ainda atiraria ao poste, na conversão de um penalti, mas seria Reinaldo Ventura, aos 22 e 23 minutos, a reduzir a desvantagem para a margem mínima. E o FC Porto ainda teve várias hipóteses para chegar ao empate antes do intervalo, num verdadeiro “vendaval” de ataque dos Dragões.

O descanso fopi providencial para os italianos, que estavam à beira do KO técnico. No segundo tempo, o empate voltou a estar perto e o contra-ataque italiano parecia inoperante, mas estava apenas adormecido. Tataranni voltou a aparecer, aos 30 minutos, e fez o 2-4, um golo que a equipa portista sentiu muito.

Balanceados no ataque, os Dragões estiveram a perder por 2-7, mas nunca baixaram os braços. Suíssas, com um desvio à boca da baliza, a nove minutos do final, ainda deu alguma esperança aos adeptos, mas o Valdagno voltaria a marcar. Pedro Gil estabeleceu o resultado final (4-8), aos 45 minutos.

Na sala de imprensa, o técnico Tó Neves analisou o encontro: “Durante todo o jogo, o Valdagno foi muito forte defensivamente e o FC Porto teve dificuldades em penetrar na defesa contrário. O Valdagno jogou em contra-ataque e tivemos dificuldades em travá-los. As individualidades resolveram muitos dos seus problemas, traduzindo-se em golos. Tivemos pouco discernimento na finalização e o guarda-redes do Valdagno esteve muito bem. Eles dispararam na segunda parte e quisemos muito, mas não conseguimos”.

FICHA DE JOGO

FC Porto Império Bonança-Valdagno, 4-8
Liga Europeia, grupo C, terceira jornada
21 de Janeiro de 2012
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 1.102 espectadores

Árbitros: Teresa Martinez (Espanha), Emilio Montesinos (Espanha) e Sílvia Coelho (Porto)

FC PORTO: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Caio, Pedro Gil e Gonçalo Suíssas
Jogaram ainda: Reinaldo Ventura, Filipe Santos (cap.), Tiago Santos e Nelson Pereira
Treinador: Tó Neves

VALDAGNO: Juan Oviedo (g.r.), Nicoletti, Nicolia, Tataranni e Dario Rigo (cap.)
Jogaram ainda: Gaston de Oro
Treinador: Franco Vanzo

Ao intervalo: 2-3
Marcadores: Nicolia (3m, 34m e 44m), Tataranni (9m, 11m, 30m e 35m), Reinaldo Ventura (22m e 23m), De Oro (38m), Gonçalo Suíssas (41m) e Pedro Gil (45m)
Disciplina: cartão azul para Dario Rigo (18m)


in "fcp.pt"

Belluschi ao centro com a mesma defesa

Tal como O JOGO escreveu esta semana, Vítor Pereira não tinha como inventar dinâmicas para a equipa. As lesões de Hulk, Cristian Rodríguez, Guarín e Alex Sandro, a saída de Walter e a ida de Djalma para a CAN facilitaram-lhe a escolha do onze para o encontro com o V. Guimarães. Na prática, só teve que fazer duas escolhas: Belluschi ou Defour no meio-campo e Maicon ou Danilo no lado direito da defesa. Os outros titulares estavam eleitos por natureza. E Vítor Pereira optou pela continuidade na defesa e pela maior rotina de Belluschi no meio. Na frente, até porque não há alternativas, Kléber volta a ter uma oportunidade de quebrar o jejum de golos que dura há dois meses e Varela de responder ao apelo feito na sexta-feira pelo treinador que o quer ver a fazer uma grande segunda volta.
Hulk é a ausência maior numa equipa que procura recuperar a liderança e que vencendo sabe que coloca pressão no Benfica, que joga umas horas depois. Cristian Rodríguez também deu entrada na enfermaria pelo que o ataque foi definido sem qualquer dificuldade: jogam os que estão disponíveis (James, Varela e Kléber) e vão para o banco dois jovens: Iturbe e Vion, goleador dos juniores e a grande surpresa da convocatória.
De volta ao meio-campo, além do regresso de Belluschi - que, curiosamente, é o jogador do plantel utilizado em mais jogos (25) - ao tridente, também estará de volta Fernando - descansou na Taça da Liga -, mantendo-se apenas João Moutinho em relação ao jogo a meio da semana. Defour senta-se, por isso, no banco ao lado de Souza, o outro médio que resta nas contas do treinador porque Guarín além de estar de saída encontra-se lesionado.
Na defesa, voltam Helton e Rolando. Este para comandar o sector, ao lado de Otamendi. São as alterações previstas por Vítor Pereira num sector que conseguiu manter a baliza inviolada nos últimos três jogos do campeonato. Ou seja, Danilo, tal como O JOGO já tinha escrito, não será já aposta inicial. Culpa do certificado...

A longa agonia de Sapunaru

Nem com apenas 16 jogadores de campo disponíveis Sapunaru foi chamado. A exclusão só vem confirmar a validade do sinal dado no jogo contra o Estoril, em que quase toda a segunda linha portista jogou, mas o romeno nem foi convocado. Depois de nova ausência por opção, em função de um júnior, é quase garantido que o romeno não volta a jogar pelo FC Porto e que tem 10 dias para encontrar novo clube, sob pena de ficar parado até ao final da época. Interessados haverá, mas faltam propostas concretas. O FC Porto, curiosamente, recusou algumas vindas de Itália no último Verão, e nessa altura Vítor Pereira já tinha decidido que Sapunaru seria sempre segunda escolha.
A agonia do romeno começou há quase três meses. A 28 de Outubro foi titular na goleada ao Paços de Ferreira e, depois, suplente não utilizado contra o APOEL. Desde então, não voltou a ser convocado. Primeiro pensou-se que apenas por lesão. Mais tarde, depois de sucessivas exclusões por opção, entendeu-se que definitivamente não conta para Vítor Pereira. Mesmo que com ele em campo, em nove jogos, o FC Porto só tenha perdido uma vez e contra o Barcelona.

Mais 13 minutos para ultrapassar o Benfica


O FC Porto não sofre golos há 344 minutos - em jogos das várias competições - e poderá ultrapassar a melhor série da época estabelecida pelo Benfica, que manteve a sua baliza fechada a sete chaves durante 356 minutos. Para bater esta marca, os portistas não podem sofrer um golo frente ao V.Guimarães nos primeiros 13 minutos do encontro.
Com uma das defesas menos batida das ligas europeias - oito golos encaixados em 15 jornadas - os azuis e brancos têm argumentos de sobra para aspirarem a ultrapassar a marca dos encarnados. Esta época, refira-se o Beira-Mar já conseguiu somar 340 minutos sem as suas redes serem violadas, melhor até do que Braga (331') e Sporting (318').
Mas se limitarmos as contas a jogos do campeonato, a melhor série já pertence a Helton e ao FC Porto que esteve 457 minutos sem sofrer qualquer golos entre o empate com o Benfica (2-2), à sexta jornada, e a vitória sobre o Braga (3-2), à 11ª ronda. Actualmente a defesa da equipa de Vítor Pereira soma 327 minutos sem sofrer na Liga. O último data do jogo com o Beira-Mar.
Ainda na Liga, a seguir aos campeões nacionais, o Braga conseguiu estar 359 minutos sem encaixar golos, mais precisamente entre a primeira e a quarta jornada, numa série de jogos dividida entre Berni e Quim, que terminou com este último a não conseguir defender o penálti do Gil Vicente. Contudo, a tarefa de marcar golos aos vimaranenses também será fácil para os azuis e brancos, porque o V. Guimarães não concede golos na Liga há 226 minutos. Não faltam, por isso, motivos de interesse neste encontro.

in "ojogo.pt"



Guarín decidido amanhã

A transferência de Guarín deve ficar decidida amanhã. Marcelo Ferreyra, representante do colombiano, já se encontra no Porto para apresentar à SAD as propostas que recebeu nos últimos dias: Juventus e Inter de Milão são as hipóteses mais fortes, mas o emblema de Turim leva vantagem. A reunião com os responsáveis portistas terá, contudo, de ficar para depois do encontro com o Guimarães.
As últimas informações indicam que Giuseppe Marotta, director-desportivo da Juventus, terá oferecido 11 milhões de euros, mais prémios por objectivos, de forma a aproximar-se das pretensões do FC Porto, que terá insistido em 13 milhões de euros para abrir mão de Guarín. A Juventus propõe-se a pagar dois milhões no imediato e o restante no final da época. O parcelamento do pagamento será, nesta altura, o único ponto em que não há acordo. A SAD portista pretende receber já mais do que os dois milhões de euros. Recorde-se que o FC Porto está no mercado a tentar contratar um ponta-de-lança, e a venda de Guarín poderá ser importante nesse negócio.
Ontem, o próprio Guarín não escondeu uma certa ansiedade com o adiar do desfecho. "Deus é quem decide...", escreveu no Twitter.
Conforme O JOGO deu conta ontem, o Inter de Milão também está na corrida pelo internacional colombiano. Marco Branca, director-desportivo dos nerazzurri, confirmou isso mesmo ao nosso jornal, em declarações que ontem tiveram bastante repercussão em Itália.
Porém, o rival de Turim estará mais bem posicionado, uma ideia reforçada pelas declarações do próprio Guarín, que já confessou na primeira pessoa preferir a Juventus.

Villarreal na luta por Jackson Martínez

Pretendido pelo FC Porto para reforçar o ataque, Jackson Martínez pode estar a caminho de Espanha, para jogar no Villarreal. Apontado já a muitos clubes, foram os dragões e o Liverpool a estarem mais em foco. Porém, um dos empresários do jogador, Giovanni Fiore, diz agora que é o Villarreal a estar à frente na luta pelo ponta-de-lança colombiano. "Meia Europa o quer, mas o interesse mais concreto vem de Espanha. O Villarreal quer o jogador", disse ao TuttoMercatoweb. Segundo o mesmo site, o Jaguares, clube que detém o seu passe, pede 10 milhões de euros para o vender.


in "ojogo.pt"

Varela, o regresso? «Sempre foi um lutador»

Reportagem Maisfutebol: Vítor Pereira confia no regresso do super-Varela. Quem o conhece garante que o treinador pode estar descansado


Minuto 61 do embate com o Estoril para a Taça da Liga. Varela recebe um passe de Alvaro Pereira, domina com o pé direito à entrada da área e dispara com o pé contrário. Golo. Festejo calmo, sem euforias. Silvestre Varela, ao seu estilo, tenta dar a volta por cima a uma situação complicada. 

Nunca tinha sido tão pouco influente desde que chegou ao F.C. Porto como na actual temporada. O golo ao Estoril foi apenas o terceiro da época. Marcou ao U. Leiria, para o campeonato, e ao Pêro Pinheiro, para a Taça. Na Liga fez 9 jogos. O pior registo de três anos de dragão ao peito. 

A título de exemplo, recorde-se que, com André Villas-Boas, no mesmo período, Varela participou em 13 encontros do campeonato e fez seis golos. Com Jesualdo fez 10 jogos e marcou por cinco vezes. Como explicar a surpreendente perda de gás?

Maisfutebol tentou encontrar justificações nas raízes do avançado, quando o campo do Pescadores da Costa da Caparica era a sua segunda casa. «Vir ao treino era o ponto alto do dia dele», diz José Dias, vizinho e antigo treinador do avançado. «Ele vai dar a volta por cima, acredito que sim, porque tem muita força e o talento continua lá», completa. 

«Com 11 anos via-se que havia ali qualquer coisa»

Perceber se Varela vai ressurgir nesta segunda metade da época pode ajudar a definir aquilo que vai valer o F.C. Porto de Vítor Pereira. O treinador já disse esperar uma grande segunda volta do avançado. E o ano é de Europeu. 

Quem o conhece bem acredita que a resposta estará à altura. Luís Lopo, responsável pelo futebol jovem nos Pescadores da Costa da Caparica, treinou-o e espera que o menino «atento» que conheceu um dia continue a dar cartas. 

«É um lutador, sempre foi. Foi sempre esperto, era um miúdo atento e perspicaz. Levava para o campo o que lhe pedíamos, com uma grande maturidade. Via-se, com 11, 12 anos, que havia ali qualquer coisa. Acredito que não tenha mudado e vai dar a volta por cima», afirma o dirigente. 

Luís Lopo frisa que não é fácil comparar os tempos actuais com aqueles em que os pontapés na bola eram apenas para gozo pessoal. «Ele aqui nunca sentiu competitividade porque, naquelas idades, quando aparece alguém com talento, a diferença é enorme. E ele estava acima da média. Como nunca teve problemas físicos nem familiares foi jogando sempre, até ir para o Sporting. Pena que nunca tenha sido uma mais valia para aquela equipa...», lamenta. 

«O ano passado era titular e este ano nem joga?»

José Dias desconfia do súbito apagamento do seu ex-pupilo: «Eu sei que ele é capaz, mas precisa que lhe dêem espaço e oportunidades.»

«Dar a volta por cima, muitas vezes, é complicado num clube grande. Os empresários também mandam. Não percebo como o Varela era titular no ano passado, quando o F.C. Porto até tinha melhores jogadores, e este ano não joga... Mas isso não o vai afectar», assegura. 

A verdade é que, desde que chegou ao F.C. Porto, a primeira metade da época tem sido sempre a mais positiva para Varela. No primeiro ano, só fez dois golos no campeonato, na segunda volta, até porque se lesionou num treino e não participou na final da Taça, com o Desp. Chaves, nem pôde fazer dores de cabeça a Carlos Queiroz nas escolhas para o Mundial. Com André Villas-Boas também perdeu importância. Ainda marcou por quatro vezes e foi titular muitas vezes, mas o crescimento de James Rodríguez fez-lhe sombra. 

Esta época, como se disse, ainda não foi preponderante. Deve ser titular com o V. Guimarães. Jogo importante para perceber se o ressurgimento com o Estoril foi o ponto de viragem ou apenas mais uma página de uma temporada aos zigue-zagues. 

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: o que fez Vion na véspera do V. Guimarães?

Jovem francês deu ajudinha à equipa de juniores do F.C. Porto, um dia antes de estar ao lado de Vítor Pereira


Um dia antes de estar lado a lado com os jogadores do plantel principal portista, o francês Thibaut Vion não parou e esteve em campo pela equipa de juniores que enfrentou o Gondomar. 

O F.C. Porto venceu por 2-0, em jogo da 21ª jornada da primeira fase do campeonato nacional e continua na frente, com 16 pontos de vantagem para o Sp. Braga, que é 2º classificado. 

O jovem avançado convocado por Vítor Pereira marcou o primeiro golo em cima do intervalo. Nos descontos Mikel fez o 2-0 final. 

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-V. Guimarães (antevisão): ser feliz sem Hulk

Dragões vão a jogo pela segunda vez sem Hulk. Na primeira empataram no terreno do Feirense


O Momento:

F.C. PORTO: a jogar no Dragão, os azuis e brancos apenas cederam pontos frente ao Benfica. Na verdade, apesar da oscilação qualitativa e das muitas baixas, a equipa de Vitor Pereira tem sido praticamente inatingível na condição de visitada. O maior problema nesta altura centra-se com as opções para o ataque. Sem Hulk, Cristian Rodríguez e Djalma, sobram James, Kléber, Varela e Iturbe. Por isso mesmo, o técnico convocou o júnior Thibaut Vion, ponta-de-lança sub-19. Hulk falha o segundo jogo na Liga. Na primeira, o Porto empatou a zero em casa do Feirense

V. GUIMARÃES: sete pontos nos últimos três jogos e o sexto lugar na classificação dão alento a uma equipa que vive em turbulência desde o início da época. O melhor ciclo dos minhotos ocorreu entre a 9ª e 11ª jornadas, período em que obtiveram três vitórias consecutivas. O quadro geral aponta para uma instabilidade emocional capaz dos caprichos mais devassos. A última semana é disso testemunha: vitória em Coimbra para o campeonato, derrota na Cidade-Berço para a Taça da Liga. 


Ausentes:

F.C. PORTO: Hulk, Cristian Rodríguez, Alex Sandro, Guarín e Emídio Rafael (lesionados); Djalma presente na CAN

V. GUIMARÃES: Barrientos (castigado); Ndiaye presente na CAN


Discurso directo:

VITOR PEREIRA: «O Vitória é uma equipa com qualidade, onde fundamentalmente os jogadores da frente são criativos e capazes de colocar dificuldades. Acreditámos muito no nosso jogo, no nosso trabalho e vamos com clara intenção de vencer.»

RUI VITÓRIA: «Temos consciência de que o do outro lado está uma equipa muito forte, que vai querer comandar o jogo e que nos vai colocar problemas que outras equipas não colocam. Se o FC Porto vencer será normal, mas estamos aqui para contrariar essa lógica. Exigimos a nós mesmos uma atitude de campeões, de querer vencer na vida, determinada, e estes jogos servem para isso mesmo, para os jogadores se transcenderem.»


Registo histórico:

Em 66 confrontos para o campeonato nacional, com o F.C. Porto na condição de visitado, o Vitória só por três vezes conseguiu vencer: 1-2 em 1971/72 e em 1972/73, e 2-3 na temporada 1995/96. Há ainda a registar 12 empates e 51 vitórias dos dragões. Nos últimos seis anos o Porto venceu sempre. A última vez que os minhotos fugiram à derrota foi na época 2004/05: 0-0.

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; Belluschi, Fernando e João Moutinho; Silvestre Varela, Kléber e James Rodríguez

Outros convocados: Bracali, Danilo, Mangala, Souza, Steven Defour, Juan Iturbe e Thibaut Vion

V. GUIMARÃES: Nilson; Alex, Freire, João Paulo e Anderson Santana; Leonel Olímpio e El Adoua; Paulo Sérgio, Nuno Assis e Marcelo Toscano; Edgar

Outros convocados: Douglas, Defendi, Bruno Teles, Pedro Mendes, Soudani, Tiago Targino e Faouzi

in "maisfutebol.iol.pt"

Milan prepara ataque a Fucile

Acaba de rumar ao Santos por empréstimo do FC Porto mas, em Itália, continua o assédio a Jorge Fucile. O Milan surge como novo interessado nos serviços do internacional uruguaio que já foi apontado como alvo da Juventus, Roma e Lazio.

Segundo o portal Calcio News 24, o empréstimo ao Santos foi uma mera etapa num percurso que acabaria por levar Fucile até San Siro, com os dirigentes do Milan a preparem terreno para a chegada do lateral em Junho.

Fucile tem contrato válido com o FC Porto até Junho de 2014 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.


in "abola.pt"

Lucho é um sonho proibido

A imprensa francesa dava ontem conta da possibilidade de Lucho Gonzalez regressar ao Dragão. O médio argentino parece estar de saída do Marselha e ontem apontava-se o Dragão como destino possível, embora Internacional de Porto Alegre e Palmeiras estejam também na corrida. No entanto, segundo os dados recolhidos por A BOLA, a transferência de Lucho para o FC Porto é um cenário muito pouco provável.

Embora ó jogador gostasse de voltar ao Dragão (onde foi muito feliz) e no FC Porto ver-se com bons olhos o regresso de um futebolista que deixou saudades, a verdade é que os elevados salários que Lucho Gonzalez aufere no Marselha são incomportáveis para a realidade do clube azul-e-branco. Além disso, seria necesário fazer um forte investimento na contratação de um jogador de 31 anos, algo que vai contra a política sempre seguida pela SAD do FC Porto.

Por tudo isto, o sonho de contar com Lucho Gonzalez não deve passar disso mesmo. De um sonho quase impossível de concretizar-se...


in "abola.pt"

Danilo: «Muito feliz por poder participar e ajudar»

Desta vez não é à condição, Danilo faz mesmo parte das opções de Vítor Pereira para o compromisso de hoje, com o V. Guimarães. O nome do internacional brasileiro está na lista dos 18 eleitos pelo treinador para a receção aos minhotos, pelo que será a sua estreia numa ficha de jogo dos azuis e brancos. Resta agora saber se Vítor Pereira lhe vai reservar um lugar no onze ou se, conforme se prevê, vai fazer com que a adaptação de Maicon à lateral direita se mantenha ainda neste jogo.
O técnico, como vem sendo habitual, escondeu o jogo quanto às suas escolhas para esta noite, mas Danilo já se mostrou disponível para ir à luta, conforme escreveu, ontem ao início da tarde, na sua conta no Twitter – @daaniloluiz. “Já treinámos pela manhã! Tudo certo para o jogo de amanhã [hoje] pelo campeonato português! Estou muito feliz por já poder participar e ajudar”, adiantou o reforço, de 20 anos.
in "record.pt"

Guarín desabafa sem fumo branco

"DEUS DECIDE" ACREDITA O MÉDIO



Mais um dia de espera para Fredy Guarín, com a sua provável saída para Itália num impasse. Sem já ser possível esconder o interesse da Juventus e doInter Milão nos seus serviços, a verdade é que um provável negócio com um desses clubes só terá desenvolvimentos no início da próxima semana, já que há fatores competitivos a concentrar as atenções de todas as partes envolvidas.
Logo pela manhã de ontem, o colombiano, de 25 anos, deixou mais uma enigmática mensagem no seu Twitter – @fguarin13. “Deus é quem decide”, escreveu. Nessa altura, já as palavras do diretor-desportivo do Inter, Marco Branca, corriam o Mundo: “Guarín é muito interessante e precisamos de um médio.” A Juventus, pela voz do seu diretor-geral, Guiseppe Marotta, não foi tão direto: “O dever do clube é dar o melhor ao treinador.”
in "record.pt"

Marco Branca: «Guarín é definitivamente uma possibilidade»

INTER ASSUME INTERESSE PELO MÉDIO



O Inter Milão assumiu publicamente o interesse na contratação de Fredy Gaurín e esta posição estará na origem do atraso na transferência do colombiano para a Juventus.
"Guarín é um jogador muito interessante e como estamos a precisar de um médio ele é definitivamente uma possibilidade", afirmou Marco Branca, diretor do clube de Milão, em declarações ao site "fcinternews.it".
"Não sei de existem propostas de outros clubes, mas o Inter ainda não entregou nada. Tenho de falar com o presidente [Massimo] Moratti e depois tomamos uma decisão", acrescentou, referindo-se à Juventus.~
in "record.pt"