sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sonho de Lucho tem um preço

Lucho quer voltar ao FC Porto, tendo tomado a iniciativa de reabrir as portas que deixou entreabertas quando, em 2009, se transferiu para o Marselha. A questão foi mesmo colocada e os termos para que o regresso pudesse concretizar-se dependem, apurou O JOGO, das cedências que o médio possa fazer. "É claro que o Lucho gostava de voltar, não sei se agora ou em Julho, mas não me parece simples que aconteça já", declarou a O JOGO Federico Simonian, empresário de El Comandante. O obstáculo que trava a vontade do jogador está no ordenado que aufere actualmente no Marselha e que o coloca desde logo fora da órbita azul e branca, sendo certo que a SAD não vai rebentar o seu tecto salarial.
Ansioso por sair de França, Lucho tem mercado e o Olympiacos foi o último emblema que fez uma proposta ao OM, tendo o argentino recusado, embora esteja desejoso de mudar de ares. "Sair de Marselha é uma prioridade e o FC Porto é um clube marcante na sua carreira e onde estaria disponível para jogar", acrescentou Federico Simonian.
Mas o caso não é simples e Pinto da Costa não confunde a admiração que nutre pelo jogador com a gestão do clube. Para que o regresso fosse encarado como mais do que uma possibilidade, Lucho teria de aceitar baixar o ordenado para um nível abaixo daquele que já auferiu no FC Porto. Sem que esta exigência seja aceite, Lucho não deverá ver concretizado tão cedo o seu desejo.
Ainda ontem em França, as notícias apontavam para o regresso iminente do jogador ao FC Porto mas, contactado por O JOGO, José Anigo, director-desportivo do Marselha, transmitiu uma ideia bem diferente. "Nunca fomos contactados por ninguém do FC Porto a esse respeito. A única coisa que houve, de facto, foi uma sondagem de um empresário. Nada mais, pelo que não podemos dizer que o FC Porto está interessado, porque não temos nada oficial", justificou. Anigo não duvida que Lucho queira regressar, mas daí até isso se tornar uma realidade vai um grande passo: "A vontade é uma coisa, a possibilidade é outra bem diferente".

Regresso seria excepção à política de contratação

O regresso de Lucho ao FC Porto seria uma excepção à regra daquilo que tem sido a política de contratações do clube. Mas sabe-se que seria visto com bons olhos pelos adeptos, que não tardaram em reconhecer no argentino o carisma de um capitão durante a sua passagem pelo clube. Em fóruns e redes sociais, os portistas têm-se agitado com a possibilidade do regresso, visto com muito bons olhos. A SAD reconhece em Lucho uma referência e esse não é um dado menor.

390

Lucho tem contrato até 2013 com o Marselha, clube que lhe paga 390 mil euros por mês. Um vencimento que teria de minguar muito...

in "ojogo.pt"

Fucile: «Gostaria de ter ficado no Porto para sempre»

Em entrevista ao Maisfutebol, o uruguaio despede-se do clube, dos amigos e da sua casa em Portugal


Jorge Fucile está de partida do F.C. Porto. Embarca nesta quinta-feira para o Brasil, onde jogará no Santos por empréstimo. Chegou em 2006 e despede-se com onze títulos conquistados de dragão ao peito. Sem esconder algum emoção, em entrevista ao Maisfutebol, o uruguaio diz adeus ao clube, aos amigos e à sua casa em Portugal. Até breve ou até sempre.

O lateral perdeu espaço com Vítor Pereira e ficou dois meses na bancada. Sai para jogar mais, sabendo que foi decisivo no processo que trouxe Danilo para o Estádio do Dragão. Tem contrato até 2014 e será emprestado ao Santos até final do ano. No Verão, pode ser vendido pelo F.C. Porto.

Quatro campeonatos nacionais, três Taças de Portugal, três Supertaças e uma Liga Europa. Jorge Fucile despede-se da Invicta com a sensação de dever cumprido. Era o segundo jogador com mais tempo de casa, apenas superado por Helton.

Foram mais de 150 jogos em cinco temporadas e meia. Chegou por empréstimo do Liverpool de Montevideo e convenceu os portistas. Custou pouco mais que trocos. Agora, sai num empréstimo gratuito. De qualquer forma, ainda pode render milhões ao F.C. Porto.

No Brasil, será o Santos a suportar o salário de Fucile. Ainda assim, enquanto faz as malas e encaixota as coisas acumuladas ao longo dos anos, o jogador não esconde alguma tristeza pelo adeus. Ou até já.

«Gostaria de ter ficado aqui para sempre. Como disse, tive muitos momentos de glória e conquistei coisas importantes», atira, já a meio da conversa com o Maisfutebol.

«Espero que os adeptos possam perceber»

Antes, Jorge Fucile fizera um balanço positivo da sua larga estadia em Portugal. «Creio que, de positivo, ficam os campeonatos e os títulos que conquistei, para além das pessoas, as amizades que fui construindo ao longo dos anos. Quero agradecer-lhes por me terem apoiado, nos bons e nos maus momentos. Agora, vou mudar de ares e vou atrás de outro futebol, de outro sonho, de outra passagem na minha carreira e espero ter êxito.»

«Conquistei muitas coisas, muitos títulos. O clube deu-me muito e eu também dei muito. Espero que os adeptos possam perceber que eu vivo disto, vivo do futebol, quero jogar e quero divertir-me. Nesta altura, não tinha essa possibilidade. Vou procurar agora isso no Santos, para também conquistar coisas importantes», rematou o lateral.

Fucile: «Espero voltar e conquistar a Champions»

«Está sempre nos corações dos portistas, que há uns anos não a vencem», diz o uruguaio em entrevista


Na primeira entrevista desde que aceitou a mudança do F.C. Porto para o Santos, Jorge Fucile faz um balanço sobre seis anos em Portugal e deixa uma porta aberta para o regresso. Aliás, durante a conversa com o Maisfutebol, o uruguaio lança o tema sem questão a condizer.

«Ficou a faltar a conquista da famosa Liga dos Campeões. Está sempre nos corações dos portistas, que há uns anos não a vencem. Espero um dia voltar e ter essa possibilidade», atirou o lateral, sem rodeios.

Um possível regresso apagaria a tristeza que Fucile não consegue esconder, nesta altura. Sai para jogar mais. «Claro que pode acontecer um regresso, isso está em aberto. Sobretudo, queria jogar e ter minutos. Vou mudar de ares e estar mais perto da minha família, que também é importante. Se houver a oportunidade de voltar ao Porto, será bem-vinda».

O uruguaio destaca várias personalidades do clube azul e branco. «É a minha segunda casa e tenho aqui muitas pessoas queridas. Por exemplo o Zé Mário, o Eduardo Braga, o preparador-físico António, Raul, muitíssima gente, o Zé Luís, o velhito, não me quero esquecer de ninguém para ninguém ficar ciumento. É muita gente de quem vou ter saudades.» 

Fucile: «Melhor momento foi o título ganho na Luz»


Jorge Fucile fecha as portas da sua casa em Valadares, Vila Nova de Gaia. Não sabe se voltará. Segue por empréstimo para o Santos, até final de 2012. A meio do ano, o F.C. Porto tem a possibilidade de transferir definitivamente o jogador para outro clube.

Aos 27 anos, o lateral uruguaio espera recuperar a alegria de jogar. Para trás, ficam cinco épocas e meia de conquistas, dezenas de alegrias e algumas tristezas. A pedido doMaisfutebol, em entrevista exclusiva, o jogador elegeu o momento mais memorável.

«O melhor momento foi o campeonato ganho no Estádio da Luz, frente ao Benfica. Acho que foi algo único, que nunca mais vai acontecer. Vai ficar na memória de todos os que assistiram a esse jogo. Momentos maus? Também os tive mas não os gosto de recordar. Tive mais momentos bons que momentos maus e trato de disfrutá-los», atirou.

«Foi uma decisão técnica»

A questão era incontornável. Vítor Pereira adaptou Maicon ao lado direito da defesa, afastando Fucile e Sapunaru do leque de opções. Pura decisão técnica ou algo mais? «Não houve problemas com Vítor Pereira. Foi uma decisão técnica e resta-me desejar-lhe o melhor. Espero que o Porto seja campeão e que os meus companheiros tenham o mesmo desejo de conquista que sempre tivemos.»

«Estamos em baixo mas esperamos estar em cima em breve. Estarei no Brasil a acompanhar. Também joguei portanto eu também serei campeão, espero que isso aconteça», rematou Fucile.

O lateral uruguaio passará os próximos meses no Santos, partilhando o balneário com Neymar, Ganso ou os velhos conhecidos Ibson e Rentería. Jorge Fucile espera ter sucesso no campeonato brasileiro: «Espero conquistar títulos, é sempre esse o objectivo, tanto a nível colectivo como individual. Espero que seja um bom ano e as coisas me saiam bem.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Drulovic: «James vai valer muito dinheiro»

Sérvio assume-se fã do colombiano.


Ljubinko Drulovic é fã de James Rodríguez, jogador no qual se revê um pouco. O sérvio, cujo pé esquerdo também encantou os adeptos do F.C. Porto, considera que o colombiano foi uma grande descoberta dos «dragões».

«Gosto muito dele. É um excelente jogador, e vai ter uma grande carreira, se continuar a evoluir assim. Vai valer muito dinheiro. Foi uma aposta ganha», começou por dizer Drulovic. «É inteligente. Marca golos e assiste. É um pouco parecido comigo, mas todos os jogos são diferentes entre si. Foi uma contratação muito boa», acrescentou depois, em conversa com o Maisfutebol.

Com Hulk de fora, por lesão, tem sido James a destacar-se, mas Drulovic reitera que o brasileiro «é um jogador que faz a diferença». Kléber é que parece ainda não ter convencido o público do Dragão, mas o antigo jogador do F.C. Porto entende que a tarefa não é fácil. «Ainda não é aquilo que se esperava, mas não é fácil substituir o Falcao. Não é fácil viver com esta pressão, e ouvir assobios assim que falha. Tem de ser forte psicologicamente», afirmou ao nosso jornal.

Desempregado desde o passado mês de Abril, altura em que foi demitido do 1º de Agosto (Angola), Ljubinko Drulovic espera agora por uma oportunidade para voltar ao trabalho. «Gostava de treinar na Sérvia ou em Portugal, mas se não for possível, terei de seguir outras possibilidades. Na Sérvia já tive dois ou três convites, mas não se proporcionou. De qualquer forma espero voltar ao trabalho dentro de dois ou três meses», disse o sérvio, que também orientou Tourizense, Banat (Sérvia) e Drava (Eslovénia).

in "maisfutebol.iol.pt"

Dragões tentam empréstimo de Lucho

A Imprensa francesa volta a colocar Lucho González na rota do FC Porto que, perante a possível saída de Fredy Guarín para o Inter, está a tentar junto do Marselha o empréstimo do médio argentino.

As notícias que circulam em vários canais franceses dão como certa a intenção de Lucho em regressar ao Dragão, estando para isso disposto a baixar consideravelmente o ordenado que aufere no Marselha – recebe quatro milhões de euros brutos por ano. 

Os representantes do argentino já terão acertado o salário de el comandante com os responsáveis do FC Porto. Para ajudar nas despesas, os azuis e brancos fariam uso de parte do valor ganho com a transferência de Guarín. 

No empréstimo, está prevista uma opção de compra no valor de 3,5 milhões de euros. Recorde-se que, no verão de 2009, o Marselha pagou 18 milhões de euros para levar o jogador do FC Porto.


Marselha confirma contactos do FC Porto por Lucho

José Anigo, diretor desportivo do Marselha, espera por uma abordagem oficial do FC Porto que está interessado em resgatar o argentino Lucho González.

«Se querem o Lucho, liguem-nos», sublinhou José Anigo contactado por A BOLA, explicando que o Marselha apenas foi sondado por intermédio de um agente não existindo, por isso, proposta oficial do FC Porto.

Em declarações ao Blo Golo, o dirigente confirmou que «Lucho está tentado com o regresso ao Porto» e não descarta a saída do argentino ainda nesta janela do mercado de transferências: «Vamos ver, mas tudo é possível.»

in "abola.pt"



«Sinto um Porto confiante e tranquilo» - Varela

Silvestre Varela diz que a desvantagem pontual para o Benfica não belisca a determinação do FC Porto de revalidar o título de campeão nacional.

«Sinto um Porto confiante e tranquilo. Sinto que a equipa está bem, confiante e que vai conseguir ultrapassar os obstáculos», vaticina o extremo, convicto de que o dragão demonstrou frente ao V. Guimarães que está no caminho certo: «Jogámos de uma maneira coletiva e penso que esse é o caminho a seguir».

Os rumores relacionados com possíveis alterações no plantel durante o mercado de inverno passam ao lado dos jogadores. 

«O grupo conta com os que cá estão e só temos de estar concentrados com os jogos. O resto não nos diz respeito», atira.


De regresso à titularidade e elogiado por Vítor Pereira, Varela esclarece que esteve «sempre disponível» para ajudar o FC Porto.

«As coisas correram de maneira a que não estava à espera, também não fui muito utilizado, mas estou sempre de corpo e alma aqui no FC Porto, pronto para ajudar a equipa. Sempre estive disponível, o mesmo Varela de sempre, sempre trabalhador. Agora estou a jogar, sinto-me mais motivado e espero continuar», realça o número 27 dos dragões, que se mostra «satisfeito» com as palavras do treinador.

«O que se passou comigo pode-se passar com qualquer jogador. Fui sempre o mesmo Varela, mas o que tem a ver com as opções técnicas não tem a ver comigo», argumenta, acrescentando: «Vou tentar dar o meu melhor, conseguir os nossos objetivos, como temos feito sempre até aqui e espero que o FC Porto seja campeão».

A presença na fase final do Euro-2012 é objetivo que pretende concretizar: «Sempre trabalhei para isso e vou continuar a trabalhar».


Sem margem de erro. É desta forma que o FC Porto encara o que falta disputar no campeonato. «Temos de ganhar todos os jogos», diz Varela.

«Temos consciência de que não podemos facilitar, temos de ganhar todos os jogos e estar alerta», afirmou esta quinta-feira o extremos dos dragões, na superflash que antecedeu mais um treino com vista ao jogo com o Gil Vicente, da 17.ª jornada da Liga.

A exibição da equipa minhota diante do Benfica, no Estádio da Luz, deixou o dragão de sobreaviso. «Fizeram um excelente jogo, temos de ter atenção», alertou Varela, assinalando que os gilistas são «uma equipa complicada» e Barcelos «um campo difícil». 

Apesar de reconhecer o potencial do galo, acredita Varela que o FC Porto tem «todas as condições para vencer» e somar mais três pontos na caminhada que, deseja, conduza os azuis-e-brancos à revalidação do título.


in "abola.pt"

Belluschi desperta interesse do Génova

ITALIANOS PENSAM EM EMPRÉSTIMO



Os italianos do Génova estão a ponderar avançar com uma proposta ao FC Porto, para garantir os serviços de Fernando Belluschi por empréstimo, segundo avança o jornal italiano “Il Corriere Mercantile”.
O médio argentino, de 28 anos, poderia rumar à Serie A até final da temporada, com o Génova a ficar com direito de opção sobre o passe do jogador fixado em 5 milhões de euros, consoante explica a publicação genovesa.
O interesse em Belluschi pode estar relacionado com uma possível partida do português Miguel Veloso que, segundo os últimos relatos em Itália, é cobiçado pelo Inter.
in "record.pt"

Fenómeno James

Para quem se estreou no campeonato colombiano com apenas 14 anos, pelo Envigado, não parece nada significativo ser já uma figura incontornável na equipa do FC Porto. James Rodríguez não treme quando tem de assumir a liderança e isso deixa Vítor Pereira descansado a partir do momento em que não pode contar com Hulk. El Bandido é um fenómeno no Dragão. Não só pela sua capacidade futebolística como também pelo carisma que conquistou junto da nação portista.
“O James é um campeão, tem uma mentalidade forte e consegue superara-se a cada momento. É um miúdo que trabalha muito para ajudar a equipa”, revelou-nos Silvio Sandri, o seu empresário. “Ele está muito satisfeito com o seu rendimento nesta altura da época”, acrescentou.

in "record.pt"