quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

FC PORTO VENCE EM ÁGUAS SANTAS

O FC Porto foi na noite desta terça-feira vencer o Águas Santas por 29-24, resultado que permite aumentar a vantagem na liderança.

O jogo foi muito disputado e equilibrado, com os Dragões a vencerem por dois golos (14-12), mas foi quando o Águas Santas colou a um golo de distância que o FC Porto arrancou para dez minutos finais sensacionais, com jogadas de combinação invariavelmente concluídas nos seis metros, o que permitiu abrir no marcador e terminar com cinco golos de vantagem.

No ataque dos Dragões destaque para as sete finalizações de Tiago Rocha e Pedro Spínola, numa equipa que joga um andebol de grande qualidade.

A duas jornadas do final da primeira fase o FC Porto é líder, com 56 pontos, mais cinco do que o Benfica, que ultrapassou o Águas Santas na segunda posição.

Nas duas últimas jornadas o FC Porto recebe o Sporting da Horta e desloca-se ao Fafe.



in "fcp.pt"

Hulk: «Com o golo cedo tudo se complicou»

BRASILEIRO COMENTA DESAIRE FRENTE AO MAN. CITY



Hulk comentou o desaire do FC Porto frente ao Manchester City (0-4), em encontro da 2.ª mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa. Aos microfones da SportTV, o craque canarinho assumiu que os dragões nunca viraram a cara à luta e tentaram de tudo para contrariar o poderio do cotado adversário.
"Sabíamos que não ia haver margem de manobra, porque eles estavam na frente do resultado. Sabíamos das dificuldades que teríamos aqui e com o golo cedo tudo se complicou. Depois sofremos o segundo golo e tudo ficou ainda mais difícil”, revelou.
“Todos tentaram dar o seu melhor. A equipa esta de parabéns em termos de motivação e pelo que correu durante este jogo”, revelou depois.
“Tirando algumas fases fomos uma equipa que lutou e que buscou o resultado. Infelizmente não tivemos a sorte deles. Não queríamos sair da competição, mas perdemos, frente a uma equipa cheia de qualidade”, resumiu.
E a terminar o brasileiro garantiu que o grupo já está focado noutros objetivos: “Agora é focar na liga e vencer este campeonato.”
in "record.pt"

FC Porto apresenta queixa contra adeptos do City

Por «comportamentos incorretos» com Hulk como alvo


O FC Porto vai apresentar uma queixa na UEFA, nesta quinta-feira, contra «comportamentos incorretos» dos adeptos do Manchester City, com Hulk como alvo, na segunda mão dos 16avos de final da Liga Europa, informa a «Lusa».

A agência de notícias explica que o diretor de comunicação informou que um elemento da equipa técnica confirmou a situação e que, desse modo, o FC Porto vai formalizar a queixa.

Rui Cerqueira admitiu que os comportamentos verificados durante o encontro possam ser «normais» em Inglaterra, mas que os portistas pretender contribuir para «erradicá-los».

Quanto a Otamendi, que saiu lesionado num lance com Maicon, será reavaliado nesta quinta-feira. O central argentino saiu com um olho tapado, fruto de um violento pontapé do colega.

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: «City goleou mas nem merecia ganhar»

Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, comentando na entrevista rápida à SportTV a goleada sofrida diante do Manchester City e o afastamento da equipa da Liga Europa:

«Vimos um Porto de grande qualidade, até ao 2-0 só deu Porto, com o City a tentar, em transição, aproveitar erros nossos na circulação. Criámos oportunidades para marcar, merecíamos o 1-1, e só nos o procurámos. Mas dificilmente uima equipa portuguesa ganha esta competição duas vezes, e isso viu-se várias vezes, durante o jogo todo. A arbitragem teve um critério completamente desjustado»

Reforçando o inconformismo com o desfecho:
«O resultado é uma mentira, eles fizeram quatro golos a partir do momento em que nos ressentimos do 2-0. Com a lesão e a expulsão desorganizámo-nos e eles aproveitaram bem. Acabaram por golear, num jogo em que nem sequer mereciam ganhar.»

Sobre os efeitos do resultado para o futuro:
«Vamos já fazer pela vida no próximo domingo, no nosso estádio. Saímos de prova com um futebol de grande qualidade, um resultado que não ilustra o que se passou, e diante de uma equipa que teve uma força muito grande por detrás.»


in "maisfutebol.iol.pt"

Moutinho: «Encostámos o Manchester City atrás»

João Moutinho, médio do FC Porto, em declarações à Sport TV após a eliminação dos dragões na Europa, com a goleada por 4-0 frente ao Manchester City.

«Ninguém espera sofrer um golo aos 20 segundos, mas reagimos da melhor forma. O resultado é muito enganador, o Manchester City é uma grande equipa, tem grandes jogadores, mas fizemos tudo para passar aqui. Não tivemos a sorte do jogo, sobretudo na primeira parte, em que encostámos o City atrás, no estádio deles. Temos de tirar essas ilações positivas.»

No 2-0 o FC Porto queixa-se de uma falta sobre hulk, que opinião tem?

«Levámos muitos amarelos, fizemos dez faltas. Eles fizeram 30. Condicionou os nossos centrais. Não podemos desculpar-nos, saímos daqui com uma derrota pesada, mas mostrámos que somos uma grande equipa.»

«Campeonato? Saímos de uma competição e domingo queremos ganhar no campeonato, para chegar ao primeiro lugar o mais depressa possível.»



in "maisfutebol.iol.pt"

LE: Manchester City-FC Porto, 4-0 (crónica)

Grande noite de Aguero no pesadelo do Dragão


O FC Porto foi eliminado nos 16 avos-de-final da Liga Europa. A missão era muito complicada depois da derrota no Dragão (1-2) e o duplo erro de Otamendi na primeira jogada ainda complicou mais. A sagacidade de Agüero valeu o golo mais rápido esta temporada na competição e praticamente atirou o campeão nacional e da prova ao tapete, a frio. O City entregou a bola aos dragões, esperou pelo rival no seu meio-campo e foi controlando os tempos, conseguindo mesmo assim algumas ocasiões para acabar de vez com a eliminatória, sempre em transições rápidas e com o genro de Maradona como referência. O que os ingleses perdoaram no primeiro tempo não perdoariam no segundo e chegaram ao 4-0 final.

19 segundos foi então quanto demorou a resistência. O tempo que levou a bola a sair do meio-campo e a chegar a Otamendi, com o passe do argentino a cair dos pés de De Jong. Yaya assumiu o lançamento de rotura, o central portista demorou a perceber o que ia sair dali e a colocar-se em posição, e Agüero ainda podia ter perguntado a Helton para que lado queria. Bola rasteira no canto inferior direito e o primeiro motivo de festa para os «Citizens».

É verdade que o FC Porto pegou na bola e reagiu. Chegou com facilidade à área de Hart, conseguiu James uns cruzamentos perigosos e Varela esteve perto de emendar em algumas ocasiões. No entanto, pareceu sempre que era a convite dos ingleses, que abraçavam quase a equipa antes de colocarem em Silva para mais umas quantas facadas nas costas. 

Aos 17 minutos, foi Helton que salvou o 2-0, quando Yaya seguia isolado para a baliza. E, logo na resposta, Hart manteve-se firme perante um remate enrolado de Varela, com o pé esquerdo, servido por Lucho, naquela que terá sido a melhor jogada dos dragões em 45 minutos.

As melhores oportunidades continuaram a ser do City. Agüero acertou na trave aos 29 minutos, em jogada de antologia. Mais uma vez o FC Porto foi bloqueado numa transição, com Lucho a deixar a bola em Silva. O espanhol lançou Aguero, que com um toque de cabeça contornou Helton. O chapéu, com o estádio em suspenso, caiu no ferro. E os britânicos ainda desperdiçaram mais uma daquelas oportunidades fáceis de mais... Aos 42 minutos, a bola voltou a cair nos pés de Silva. Correu Aguero, que serviu Yaya do lado contrário. O marfinense foi lento e permitiu a recuperação portista, mas a bola voltou a Kun, que atirou ao lado.

A um minuto do intervalo, o FC Porto teve a sua segunda oportunidade. Um salto pouco convencional de Rolando ganhou a bola às torres do City e esta caiu nos pés de Otamendi. O argentino não teve tempo de se equilibrar bem e fez uma rosca por cima.

O segundo tempo começa com uma oportunidade mais para o City. Agüero voltou a ser melhor que Fernando junto à lateral, entrou na área e cruzou atrasado. O pé direito de Maicon dividiu a bola com Silva e impediu o 2-0. 

O melhor FC Porto veio depois. Lucho atirou ao lado (52), Hulk obrigou Hart a voar (53) e James ainda festejou o empate (58), mas o auxiliar viu corretamente um fora-de-jogo de Hulk no início da jogada. Três bons momentos, arrefecidos depois com a lesão de Otamendi, pontapeado acidentalmente por Maicon, e que obrigou a saída prematura do argentino. Vítor Pereira meteu Sapunaru, devolveu Maicon às origens e aproveitou para lançar Rodríguez no lugar de Varela.

Ao controlo da bola por parte dos dragões, respondeu o City com o 2-0. Um corte de Maicon a uma jogada inofensiva voltou a colocar a bola em Agüero, que esperou que Dzeko percebesse o que tinha de fazer e surgisse nas costas de Alex Sandro. O passe saiu entre Rolando e o lateral, com Maicon a colocar o bósnio em jogo e a tirar razão aos protestos do Rolando, que viu o segundo amarelo.

O pesadelo não terminaria aí, com mais dois golos, por Silva e Pizarro, numa altura em que o último sector dos portugueses estava destroçado. É a maior derrota de Vítor Pereira, e a sina de não ganhar em Inglaterra vai manter-se mais um ano.

in "maisfutebol.iol.pt"

BARREIRENSE É O ADVERSÁRIO NOS "QUARTOS" DA TAÇA

O Barreirense é o adversário do FC Porto Ferpinta nos quartos-de-final da Taça de Portugal, cuja fase final decorrerá em Fafe, de 15 a 18 de Março. Em caso de vitória, os Dragões, que entram em acção ao primeiro dia de prova, defrontarão o vencedor da partida que abre a competição, opondo o Terceira Basket ao Benfica.

Na última vez que Barreirense e FC Porto Ferpinta se defrontaram, a 22 de Janeiro deste ano, os azuis e brancos terminaram o encontro a erguer a Taça Hugo dos Santos, depois de o norte-americano Reggie Jackson ter decidido a final no último segundo da partida (79-77), ao longo da qual somou 28 pontos.

O sorteio da Final a 8 da Taça de Portugal foi realizado ao final da manhã desta quarta-feira, no Cine-Teatro de Fafe.



in "fcp.pt"

Costinha: «FC Porto precisa de fazer o jogo perfeito»

PARA ELIMINAR MANCHESTER CITY



O atual diretor desportivo do Servette, Costinha, acredita que o FC Porto tem condições para eliminar o Manchester City e passar aos "oitavos" da Liga Europa mas, para isso, terá que realizar o "jogo perfeito".
"As pessoas não podem esquecer que o FC Porto é o detentor da Liga Europa. Só fazendo o jogo perfeito é que conseguirá passar. O City tem uma grande equipa e joga perante o seu público. É um clube que fez um grande investimento esta época", destacou à Rádio Renascença esta quarta-feira.
O antigo jogador dos dragões está crente de que a formação portuguesa poderá quebrar o enguiço de nunca ter vencido em Inglaterra e seguir em frente na competição.
"Acredito que há uma primeira vez para tudo. Depende de como entram em jogo, da forma como Vítor Pereira preparou a partida, e da ambição de continuar na prova".
"Na próxima eliminatória, espero que seja FC Porto-Sporting. Se for Manchester City-Sporting, esta não será a fava para o Sporting. É uma jogo que dura 180 minutos, existem estados de alma diferentes, uma vez que é uma competição diferente daquela que é um campeonato e tudo pode mudar", acrescentou.
in "record.pt"

Carlos Andrade no "INVICTOS"

Chuva e temperaturas baixas para o Manchester City-F. C. Porto

Às 17 horas, o F. C. Porto joga no terreno do Manchester City para inverter a derrota (1-2) da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Detentor do troféu quer seguir em frente, mas além do adversário também terá de lutar com a chuva.



Em Manchester o dia acordou particularmente cinzento com a chuva a fazer-se sentir logo pela manhã. De acordo com os boletins meteorológicos a previsão de aguaceiros deve manter-se até ao final do dia, esperando-se uma temperatura máxima de 11 graus centígrados.
O estado do tempo não irá prejudicar o jogo entre o Manchester City e o F. C. Porto, da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, porque o relvado do Estádio Ethiad encontra-se em magníficas condições como deu para ver, ontem, no treino de adaptação dos portistas. Já nessa altura caíram algumas gotas de chuva e a bola corria sem sobressaltos.
Esta manhã, está previsto a comitiva portista fazer um pequeno passeio nas imediações do hotel de forma a desentorpecer os músculos. O jogo está marcado para as 17 horas e o recinto deverá receber cerca de 25 mil espetadores, provavelmente dois mil deles portugueses, porque a hora madrugadora do desafio coincide com o horário de trabalho e impossibilita que se registe casa cheia.
Alguns jornais dão conta do interesse do Manchester City em Higuain, ponta-de-lança do Real Madrid, falam do inquérito disciplinar da UEFA ao F. C. Porto por alegada conduta racista dos adeptos e as casas de apostas dão favoritismo à equipa inglesa. A vitória do City vale 1,61 libras por cada libra investida, o empate 3,75 e o triunfo dos portistas seis libras.
Os dragões têm de inverter o resultado negativo da primeira mão, quando foram surpreendidos, em casa, com uma derrota por 1-2 e depois de terem estado a vencer com um golo de Varela. O detentor da Liga Europa não pode contar com o castigado Álvaro Pereira nem com os lesionados Danilo e Mangala, mas isso não inibe uma estratégia baseada na circulação de bola para criar oportunidades de perigo, como revelou o treinador Vítor Pereira na conferência de lançamento do jogo.

in "jn.pt"

Há ordem para marcar

DRAGÕES DEFENDEM TÍTULO EM MANCHESTER



O FC Porto corre atrás do prejuízo ditado pela derrota no Dragão (2-1), na 1.ª mão destes 16 avos-de-final da Liga Europa, e fá-lo com uma única certeza: precisa de marcar golos no Estádio Etihad para poder continuar a defender o título que venceu em Dublin, em maio de 2011.
Manter as redes defendidas por Helton invioláveis será importante para o jogo desta tarde, mas faturar pelo menos duas vezes é essencial para deixar o City pelo caminho e prosseguir dentro do objetivo de chegar à final.

in "record.pt"

Cristian Rodríguez a um passo do Grémio

EQUIPA GAÚCHA ESPERA PELA DOCUMENTAÇÃO



Suplente utilizado no triunfo dos dragões, no domingo, diante do V. Setúbal, por 3-1, o uruguaio Cristian Rodríguez está cada vez mais próximo do Grémio. A equipa gaúcha espera apenas pela chegada da documentação para oficializar a aquisição do extremo portista.
"Até sexta-feira, esperamos que os documentos cheguem ao jurídico. Mas, enquanto não estiver assinado, não vamos pronunciar-nos. O facto é que o jogador quer vir, desentendeu-se com o treinador lá. Mas também depende do FC Porto e da documentação", considerou Paulo Pelaipe, diretor desportivo do clube, em declarações à Rádio Gaúcha.
Rodríguez poderá ser o primeiro reforço da era Vanderlei Luxemburgo, que foi esta terça-feira oficializado como novo técnico do Grémio.
in "record.pt"

Jogo resolvido de rajada

Um golo do Paço de Arcos aos oito minutos pareceu ter despertado o FC Porto para este jogo da 16ª jornada do Nacional de hóquei em patins, pois até aí os campeões nacionais tinham-se limitado a queimar tempo e a não revelar muita ambição. As duas recentes derrotas, contra Candelária e Valdagno, poderão ser a justificação para tanta apatia. Depois desse lance, aos oito minutos, num bem sucedido remate de meia-distância de Pedro Moreira, Tó Neves mexeu na equipa, meteu em campo Filipe Santos e Pedro Gil e o ritmo foi outro. Em quatro minutos, os portistas mataram o jogo, com quatro golos de bonito efeito. A equipa da Linha abanou e perdeu profundidade, passando a evidenciar um jogo defensivo mais débil. Só o FC Porto, ao voltar a mostrar-se satisfeito com o marcador, levou a que não se registassem mais tentos no primeiro tempo.
Mais dois golos, em lances de bola parada, de Reinaldo Ventura, voltaram a traduzir em números a mais-valia portista, mas quando parecia que não haveria mais qualquer ponta de emoção, o Paço de Arcos deu o segundo ar da sua graça. André Moreira também bisou num curto intervalo de tempo e a situação só não se complicou mais para a formação de Tó Neves porque Nélson Ribeiro falhou o livre direto motivado pela 20ª falta dos dragões.
Um remate de longe de Caio terminou com as esperanças do adversário. Até ao fim, Reinaldo Ventura falhou aquele que seria o melhor lance de uma noite em que Pedro Gil foi pouco utilizado.

Paço de Arcos 4 FC Porto 7

Pavilhão Desportivo de Paço de Arcos
1º árbitro Jorge Ventura (Lisboa)
2º árbitro Joaquim Carpelho (Setúbal)
3º árbitro José Nave (Lisboa)
-
Carlos Silva Gr
Miguel Dantas -
Nélson Ribeiro 2
Rui Pereira -
André Moreira 2
Filipe Moreira -
Lourenço Ribeiro -
Rui Ribeiro -
Nélson Pereira -
Treinador Paulo garriDO
-
Gr Edo Bosch
2 Pedro Moreira
- Tiago Santos
1 Caio
2 Reinaldo Ventura
1 Filipe Santos
- Pedro Gil
\ Gonçalo Suíssas
- Nélson Pereira
Gr Nélson Magalhães
Treinador Tó neves
-
ao intervalo 1-4
evolução do marcador
1-0 1-5 2-5 2-6 4-6 4-7
disciplina
Cartões azuis: Miguel Dantas (Paço Arcos)
Cartões vermelhos: Não houve
faltas de equipa
Paço de Arcos: 12, FC Porto: 20

A figura: Pedro Moreira

Autor da reviravolta


Autor dos dois primeiros golos dos portistas, permitiu, desta forma, que a sua equipa voltasse a comandar o marcador e passasse a ter, de novo, a lucidez necessária para triunfar.


Classificação


J V E D GM-GS P
1º FC Porto 15 14 0 1 107-45 42
2º Benfica 14 12 1 1 102-46 37
3º Candelária 14 10 3 1 60-34 33
4º Física 14 8 1 5 53-46 25
5º Barcelos 15 8 1 6 49-47 25
6º Valongo 15 8 1 6 71-60 25
7º Oliveirense 14 7 1 6 51-53 22
8º HC Braga SAD 14 6 1 7 46-49 19
9º Ac. Espinho 15 6 1 8 57-70 19
10º Paço Arcos 15 4 3 8 50-64 15
11º Gulpilhares 15 4 1 10 54-75 13
12º J. Viana 15 4 1 10 41-55 13
13º Tigres 14 3 4 7 55-61 13
14º Riba d'Ave 14 3 0 11 38-85 9
15º Infante Sagres 15 2 1 12 46-90 7
* Porto Santo SAD excluído

in "ojogo.pt"

Janko quer o respeito dos adeptos do Benfica

O avançado austríaco sentiu-se insultado com algumas mensagens de adeptos benfiquistas após ter manifestado a sua satisfação com a derrota do Benfica em Guimarães.


Janko quer o respeito dos adeptos do Benfica
Após a publicação de uma mensagem no Facebook, onde mostrava a sua satisfação pela derrota do Benfica em Guimarães, Marc Janko viu a sua página na rede social invadida por mensagens insultuosas de adeptos benfiquistas.

O austríaco voltou a colocar outra mensagem, desta vez a pedir respeito.

«Sou uma pessoa liberal, mas isso não quer dizer que goste quando algumas pessoas colocam mensagens sem qualquer respeito. Não importa a equipa que apoiam, não têm de gostar uns dos outros, mas alguns de vocês foram longe demais. Por isso, já que esta é a minha página, decidi não aceitar mais esse comportamento», escreveu o avançado do FC Porto numa mensagem escrita em inglês.

«Sejam adeptos com honra, paixão e, acima de tudo, com muito respeito. E se alguém diz algo contra a tua equipa, tens de ser superior a isso... Somos todos adultos», acrescentou Janko

in "sapodesporto.pt"

Pinto da costa critica Bruno Paixão

Pinto da Costa usou a revista "Dragões" para criticar a arbitragem de Bruno Paixão no jogo com o Gil Vicente. Sem escrever o nome do árbitro, o presidente portista lamentou os "surtos súbitos de cegueira" que, na sua opinião, levam o juiz a "errar sempre" em prejuízo dos azuis e brancos, apelando também às estruturas do futebol para que não tenham "complacência com esta gente, de forma a que os jogos sejam decididos pelos jogadores e treinadores". Nas entrelinhas, deixou ainda um pedido de veto a Bruno Paixão. "No mínimo, que o FC Porto seja poupado às diatribes do artista", frisou.


in "ojogo.pt"