sábado, 14 de abril de 2012

UMA VITÓRIA AMARGA

O FC Porto Império Bonança goleou os suíços do Genève, por 10-4, mas falhou o apuramento para a "final 8" da Liga Europeia, terminando no terceiro lugar do grupo C. Tal acontece por um mero golo, no desempate no confronto directo com Valdagno e Liceo de Corunha. Os espanhóis venceram em Itália pela conveniente margem de um tento (4-3), que assim apura ambas as formações.

No Dragão Caixa, o jogo teve pouca história. Os azuis e brancos dominaram por completo um encontro ingrato, isto porque o destino não estava por completo nas mãos dos portistas, que passaram os 50 minutos atentos ao que sucedia em Itália. A primeira parte foi morna e o segundo tempo cheio de golos, com Pedro Gil a brilhar mais alto, pelo “hat-trick” e pela espectacularidade dos tentos.

O FC Porto abriu o marcador bem cedo, aos três minutos, por intermédio de Pedro Moreira. O defesa-médio conduziu o contra-ataque e finalizou-o, na recarga a um remate de Reinaldo Ventura. O avançado falharia um penálti aos seis minutos e, depois disso, os Dragões preocuparam-se em controlar a partida, perante um adversário com bons jogadores (como os portugueses Sebastian Silva, guarda-redes, e o ex-portista Pedro Alves) e que mostrou alguma qualidade de jogo.

No entanto, os contra-ataques suíços não se revelaram particularmente perigosos. Do outro lado, os Dragões iam acertando nos postes (tal aconteceu por sete vezes na partida) e, aos 18 minutos, Tiago Santos teve um bom trabalho na área de grande penalidade, mas a bola não ultrapassou a linha de baliza. Apenas dois minutos depois, o português viria mesmo a marcar, após assistência de Pedro Gil, que conduziu um rápido contra-ataque.

A segunda parte foi bem mais agitada, com o Genève a mostrar não ter “pedalada” para 50 minutos. Pedro Alves reduziu para 2-1 logo nos primeiros segundos, mas o FC Porto respondeu logo de seguida, com Pedro Gil a converter o livre directo que castigou a décima falta do Genève. Os suíços voltaram a reduzir para a margem mínima, quando Pedro Alves converteu um penálti, aos 29 minutos.

Foi neste período que o Genève pareceu mais ameaçador, mas a ordem natural do jogo seria reposta nos minutos seguintes. Tiago Santos fez o 4-2, na recarga a um remate de Filipe Santos. Edo Bosch defendeu depois o livre directo de Pedro Alves, a castigar a décima falta dos portistas e, aos 31 minutos, Pedro Gil, num momento espectacular, ziguezagueou por entre um defesa contrário e o guarda-redes, fazendo o 5-2

Deixou de haver dúvidas sobre o vencedor e, nos minutos seguintes, a vantagem portista foi-se dilatando, nomeadamente através de contra-ataques venenosos. Assegurada estava também a margem de pelo menos dois golos que poderia ajudar a fazer as contas finais. De nada serviu a goleada, mas o público do Dragão Caixa prestou a justa homenagem ao esforço da equipa, ovacionando-a.

FICHA DE JOGO

FC Porto Império Bonança-Genève, 10-4
Liga Europeia, grupo C, sexta jornada
14 de Abril de 2012
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 824 espectadores

Árbitros: Josep Gomez (Espanha), Juan Melero (Espanha) e Sílvia Coelho (Portugal)

FC PORTO: Edo Bosch (g.r.), Filipe Santos (cap.), Pedro Moreira, Pedro Gil e Reinaldo Ventura
Jogaram ainda: Caio, Tiago Santos, Gonçalo Suíssas, Nelson Filipe (g.r.) e Nelson Pereira
Treinador: Tó Neves

ÓQUEI DE BARCELOS: Sebastian Silva (g.r.), Forel (cap.), Ortola, Jimenez e Pedro Alves
Jogaram ainda: Vale, Simons, Rossel e Matter
Treinador: Pedro Antunes

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Pedro Moreira (3m e 48m), Tiago Santos (20m), Pedro Alves (26m e 29m, pen.), Pedro Gil (27m, 31m e 43m), Tiago Santos (30m), Simons (37m), Gonçalo Suíssas (38m), Nelson Pereira (43m), Reinaldo Ventura (44m) e Vale (49m)
Disciplina: cartão azul para Pedro Moreira (40m)



"OS JOGADORES VÃO OLHAR EM FRENTE"

A avassaladora vitória do FC Porto frente ao Genève, por 10-4, não chegou para colocar a equipa na "final 8" da Liga europeia. Ainda assim, Tó Neves relembra que a equipa fez o que lhe competia, ou seja, a vitória por mais de dois golos. Em conferência de imprensa, o treinador admite que os azuis e brancos estão agora focados no campeonato e na Taça de Portugal.

"Como adepto digo que fomos infelizes, mas como treinador admito que não fomos competentes", afirma Tó Neves, relembrando os resultados dos jogos anteriores da fase de grupos.

"No final do jogo contra o Valdagno e, de seguida, nos últimos segundos contra o Liceo da Corunha, não fizemos o que devíamos ter feito e acabamos por ser penalizados. Hoje fizemos o que nos competia e mostramos que tínhamos capacidade para estar na 'final 8'", analisa o treinador.

O técnico acredita que os jogadores vão continuar motivados nas restantes competições. "É normal que este desfecho mexa com a auto-estima da equipa, mas a minha função é fazer com que não se repitam os mesmos erros. Os jogadores vão olhar em frente. O nosso objectivo agora é conquistar as duas provas em que estamos inseridos", remata.



in "fcp.pt"

Dragão faz sondagem por Dybala

Recentemente apontado como alvo do Benfica, Paulo Dybala está igualmente referenciado pelo FC Porto que já terá iniciado contactos com vista à transferência do jovem avançado de 18 anos.

Segundo o portal Tuttomercato, de Itália, onde Dybala também tem um série de pretendentes, o FC Porto fez uma sondagem junto do Instituo de Córdoba, clube argentino onde milita o jogador, e abriu uma janela importante para uma futura contratação.

Inter, Palermo e Génova são os clubes italianos apontados como interessados nos serviços do argentino, que estará igualmente a ser observado pelo Barcelona.


Jackson Martínez sem contactos dos dragões


O avançado colombiano Jackson Martínez tem sido apontado como possível reforço do FC Porto ou do Liverpool mas diz que com ele ninguém falou.

«Não falei com ninguém. Penso que quando há interesse num jogador, o normal seria falarem com ele e comigo não o fizeram. Por isso, neste momento, no que menos penso é na minha saída», afirmou o colombiano ao site Nuevo Estádio.

Ainda assim, Jackson Martínez diz estar à espera que se concretize o interesse ou do FC Porto ou do Liverpool mas sem descuidar a atenção ao campeonato do México. Recorde-se que Martínez é jogador do Jaguares, atual oitavo classificado no Torneio Clausura mexicano.


in "abola.pt"

Comandante dos títulos

LUCHO CATAPULTOU OS DRAGÕES



“O objetivo é ser campeão.” Estas foram as primeiras palavras de Lucho González no regresso ao FC Porto, em janeiro último, e pouca gente as levou a sério, já que os dragões seguiam na 2.ª posição do campeonato e a 5 pontos do líder Benfica. A verdade é que, 9 jogos depois, a equipa já lidera a tabela classificativa da Liga e com 4 pontos à maior em relação aos encarnados, que ocupam agora o 2.º posto.
Em sentido inverso ao do FC Porto, mas no campeonato francês, está o Marselha. O antigo clube de El Comandante entrou em depressão após a sua saída e, nas últimas 10 partidas, só somou 3 pontos. A influência de Lucho nos coletivos que representa, esteja em boa ou má forma, reflete-se nestes dados apresentados. Mas há mais.
in "record.pt"

Instabilidade perfeita

ALIMENTA-SE DA TURBULÊNCIA PARA DEMONSTRAR FORÇA



Seria impensável imaginar que o FC Porto terminaria a época com apenas 22 jogadores oficialmente integrados no plantel principal, mas com apenas duas dezenas a contarem verdadeiramente para as opções iniciais de Vítor Pereira. Após o fecho do mercado, o treinador assumiu o risco e o tempo está a dar-lhe razão.
Este grupo chegou e sobrou para deixar encaminhada a questão do título, tendo ainda de lidar com lesões que limitaram ainda mais as opções do treinador. A arma da rotatividade permanente foi utilizada com melhor critério por Vítor Pereira e permitiu à equipa alimentar-se dessa filosofia para demonstrar a sua força nos momentos críticos.
in "record.pt"

Ricardo Barreiros vai trocar Liceo da Corunha por FC Porto

O FC Porto, que já sabe que na próxima época não terá Pedro Gil, está no mercado e garantiu a contratação do avançado Ricardo Barreiros. O internacional A português, ex-Benfica, jogou as últimas três temporadas no Liceo da Corunha, mas com o vínculo que o tem ligado ao clube galego a chegar ao fim, decidiu aceitar a proposta do decacampeão português.
O JOGO sabe que há acordo entre o FC Porto e o avançado luso e que este jogará de dragão ao peito em 2012/13.
Barreiros, que se sagrou campeão europeu pelo Liceo em Maio de 2011, está este fim de semana envolvido na luta pelo acesso à final-eight da Liga Europeia. Na sua passagem por Espanha, tem sido um dos melhores marcadores da OK Liga, sendo que neste momento é o 14º, com 13 golos. Na luta pelo título espanhol, que tem fugido por pouco, o Liceo de Barreiros é segundo classificado, com 39 pontos, menos dez do que o líder Barcelona, quando faltam sete jornadas para terminar a temporada.
O avançado formado no Paço de Arcos esteve cinco anos no Benfica, onde foi um dos jogadores mais influentes, e no momento em que se transferir para o Dragão dará, ao decacampeão, profundidade no ataque.
Apesar de ser um jogador conceituado, Ricardo Barreiros nunca foi campeão e, no FC Porto, procurará preencher esse vazio no currículo. No Benfica, foi finalista da Taça de Portugal (2008/09) e vice-campeão nacional (2006/07 e 2007/08); no Liceo, o ponto alto foi o título europeu do ano passado, tendo sido vice-campeão de Espanha duas vezes (2009/10 e 2010/11) e vencido a Taça CERS (2009/10).
Deverá ainda ser um dos eleitos do selecionador nacional Rui Neto para atacar o Europeu que, em setembro, se disputa em Paredes.

in "ojogo.pt"

Guarín "Ganhei muito no FC Porto, mas o Inter tem outro estatuto"

Guarín participou apenas em dois jogos pelo Inter de Milão, mas, a avaliar pelo discurso, não parece ter grandes dúvidas de que o seu futuro continuará a passar por Itália. Numa entrevista ao "El País", da Colômbia, o médio elogiou a Serie A e o Inter, que considerou estar num patamar superior ao do campeão português. "Triunfei no FC Porto, onde ganhei muitos títulos e campeonatos, mas agora cheguei a um clube com um estatuto ainda mais importante, e isso dá-me mais responsabilidade. Quero deixar uma marca numa equipa que já ganhou muitos títulos e por onde já passaram jogadores como Córdoba, Zanetti, Patrick Vieira ou Samuel Eto'o", referiu, ainda antes de comparar o campeonato português com o italiano. "Em Portugal, o futebol é mais lento. Aqui há menos espaço e qualquer adversário encara o jogo para o ganhar", afirmou.
Guarín disse ainda que não sabe se continuará no Inter, mas recorda que o namoro com o clube italiano já tem muito tempo. "No final da última época, chegaram a conversar com o meu empresário, mas não tiveram dinheiro para me contratar. Agora conseguiram-no, mas por empréstimo. Se vou continuar? Assinei contrato por quatro anos e meio, mas só ficarei se acionarem a cláusula de compra", explicou
O colombiano falou ainda da "concretização de um sonho", tendo deixado ainda um agradecimento aos dirigentes do Inter. "Não há muitos clubes que contratem um jogador que se encontra a recuperar de uma lesão. Não é fácil alguém assumir esse risco", concluiu.

in "ojogo.pt"

Maicon seguro no onze

Depois de ter passado os últimos dias a recuperar de uma contusão no tornozelo direito, Maicon voltou a treinar ontem sem limitações, estando por isso totalmente recuperado para a receção ao Beira-Mar. A notícia era previsível, como previsível parece ser também o facto de Maicon ter um lugar assegurado no centro da defesa para o jogo do próximo fim de semana - a não ser que surja um contratempo de última hora. O defesa brasileiro atravessa um grande momento de forma, partilhado, sobretudo em Braga, por Otamendi, que também se cotou como um dos melhores em campo num dos mais importantes jogos do campeonato. Perante o sucesso da mais recente dupla de centrais, será difícil para Vítor Pereira encontrar uma justificação que permita o regresso à titularidade de Rolando, o central que, na teoria, tem maior estatuto no plantel...
Mais do que opiniões, há dados concretos que sustentam esta aposta em Maicon e Otamendi: estiveram nos dois últimos jogos, frente a Olhanense e Braga, e o FC Porto demonstrou uma consistência defensiva que parecia perdida. O facto de não ter sofrido golos - e tinha permitido 14 nos nove jogos anteriores - é apenas mais dado que serve para reforçar a eficácia desta dupla que, curiosamente, só tinha jogado junta por uma vez: foi na receção ao Shakhtar Donetsk, na única vitória esta época no Dragão em jogos das competições europeias...

Sapunaru teve de voltar a casa


A semana tem sido preenchida para Sapunaru, mas nem sempre pelos melhores motivos. Depois de ter anunciado que pretende continuar no FC Porto na próxima época, por altura da viagem a Bucareste para devolver o troféu referente à conquista da Liga Europa, o lateral romeno regressou para treinar e ficar com... gripe. Ontem, Sapunaru ainda se apresentou no centro de treinos, na companhia da mulher, mas regressou a casa depois de ter sido observado pelo departamento médico. O lateral romeno, comunicou mais tarde o clube, "está em descanso devido a uma síndrome gripal".
Apesar de ter garantido a titularidade nos últimos quatro jogos, nos quais se apresentou em bom plano, Sapunaru não pode relaxar, uma vez que voltou a ter a concorrência de Danilo, que está pronto para regressar à competição já frente ao Beira-Mar. Aparentemente, Maicon deixou de ser opção para o lado direito da defesa, mas o romeno terá agora de disputar um lugar com o jovem internacional brasileiro, no qual os responsáveis portistas depositam grandes esperanças...
Além de Sapunaru, o departamento médico do clube tem mais um cliente: Fernando continua a trabalhar de forma limitada, ainda que ontem não tenha sido visto no relvado.


O cumprimento de Rolando


Apesar de não ter feito parte da equipa nos últimos dois jogos, Rolando mantém-se fiel à tradição, tendo imitado os restantes companheiros no habitual cumprimento a Vítor Pereira. Nesta história de centrais, há espaço para mostrar mais uma foto, neste caso um lance em que Mangala falhou... a bola.


Mais dois dias de folga


O plantel do FC Porto vai gozar folga neste fim de semana, estando o regresso ao trabalho agendado para a manhã de segunda-feira. Depois de ter oferecido dois dias de folga após a importante vitória em Braga, Vítor Pereira volta a aproveitar a pausa competitiva no campeonato - hoje joga-se a final da Taça da Liga - para premiar o plantel.

in "ojogo.pt"

Defour em destaque

A grande exibição que Defour realizou frente ao Braga continua a merecer amplo destaque na Bélgica. Numa reportagem publicada no jornal "Nieuwsblad", são referidos os muitos elogios da Imprensa portuguesa (com O JOGO em destaque), mas também de Vítor Pereira, que ficou satisfeito com a atuação do médio.



Lucho e Otamendi em grande reportagem

O centro de treinos do Olival recebeu ontem a visita de uma cadeia televisiva argentina que se encontra em Portugal para fazer uma reportagem sobre a carreira de Lucho e Otamendi. Os dois repórteres já visitaram outros países europeus para realizar o mesmo tipo de trabalho com mais jogadores argentinos, como Lamela (Roma) ou Ricky Álvarez (Inter).

Janko despede-se esta noite do Twente


A promessa será cumprida esta noite. Janko vai aproveitar o fim de semana de folga concedido por Vítor Pereira ir à Holanda e despedir-se oficialmente dos adeptos do Twente. No final de janeiro, o avançado chegou a acordo com o FC Porto, num processo muito rápido que não lhe deu tempo para o adeus que desejava. Mal chegou à Invicta, o austríaco lamentou esse facto e prometeu deslocar-se ao "Grolsch Veste" na primeira oportunidade. Assim, Janko estará esta noite no Twente-NAC Breda, devendo dar o pontapé de saída simbólico da partida e, ainda, ser homenageado pelos responsáveis da sua antiga equipa. Janko jogou no Twente entre julho de 2010 e janeiro de 2012 tendo disputado 45 partidas e marcado 24 golos.

in "ojogo.pt"

Lucho tem o toque de Midas

A influência de Lucho González deixou de ser um dado subjetivo. Os números não enganam: consigo as equipas são muito mais fortes. Foi assim com o FC Porto e com o Marselha. Os dragões melhoraram, e muito, desde a sua chegada no final de janeiro. Tanto que recuperaram a liderança e estão, nesta fase, numa posição invejável para garantir o título. Por outro lado, os franceses caíram a pique desde que saiu. Já lá vão 12 jogos consecutivos sem ganhar...
O argentino tem uma espécie de Toque de Midas. Aquilo em que toca transforma-se em ouro. E o contrário também é verdade... Jesualdo Ferreira que o diga, pois perdeu o campeonato na época imediatamente a seguir à sua venda. O Marselha está a provar do mesmo nesta segunda metade da época. Depois da sua saída, os franceses ganharam apenas três dos 17 jogos disputados, nas várias provas. Com El Comandante, o Marselha era quinto no campeonato - lugar europeu - e estava a nove pontos do líder PSG. Agora está a 26 do Montpellier (ultrapassou os parisienses) e a oito do último lugar de acesso à Liga Europa, que ainda pode conquistar via Taça da Liga. O apuramento para esta final foi conseguido no dia posterior à saída do argentino. Ou seja, ainda em piloto automático a equipa não sentiu imediatamente a sua falta e aguentou cinco jogos sem perder. Desde então passaram doze e o melhor foi um empate em Nice. Neste período deixou de lutar pelo título, foi eliminado da Liga dos Campeões e até saltou da Taça de França aos pés do modesto Quevily, do terceiro escalão.
Inversamente, o FC Porto cresceu. Só ao Benfica ganhou nove pontos. E derrotas só mesmo contra o poderoso Manchester City e com os encarnados, para a Taça da Liga. Ainda que muito se tenha discutido acerca do seu posicionamento mais ou menos adiantado, e que o seu rendimento nem sempre seja aprovado, os números falam por si. O médio foi sempre titular e em 11 jogos já marcou três golos, a média que lhe era reconhecida antes de partir para França. E atenção, já ultrapassou todos os outros médios no que respeita a essa eficácia. Moutinho tem os mesmos três golos, mas em 40 jogos. Defour conta dois e Guarín, Belluschi e Fernando só marcaram um. Souza nenhum.
Desde a primeira passagem de Lucho pelo FC Porto que lhe são reconhecidas capacidades que extravasam o domínio técnico-tático, onde a sua qualidade também é inegável. Ao argentino, é atribuído um papel fundamental no seio do balneário, pela influência que tem junto dos companheiros. Por isso também a alcunha de El Comandante lhe assenta como uma luva.
Todos aqueles que se pronunciaram a propósito da transferência do jogador foram unânimes. Steve Mandanda, guarda-redes do Marselha, parecia já antever, a 31 de janeiro, o cataclismo do seu clube. "Fiquei desapontado. Vamos ter saudades dele. É uma grande perda", clarificou. Didier Deschamps, o treinador, também sublinhou que foram as questões económicas a ditar o desfecho. "A lógica financeira prevalece sempre", lamentou, um dia depois do diretor-desportivo do Marselha, José Anigo, ter vincado a sua influência no balneário. "É um grande profissional e um homem extraordinário no balneário. Ele ficará conhecido como alguém que devolveu o título de campeão a Marselha. E isso é enorme", disse.
E, por falar em liderança, o próprio Vítor Pereira afirmou que Lucho veio ajudar. "Tem muitos anos de FC Porto e é natural que venha ajudar na gestão do balneário", disse.

Sete anos a jogar na Europa e sempre a somar títulos

Lucho está na sétima época na Europa e até nesta já conquistou um troféu, no caso a Supertaça de França. O argentino é sinónimo de conquistas e nunca ficou em jejum. Em 2005/06, época de chegada, foi logo campeão, ajudando o FC Porto a recuperar um título perdido na temporada anterior para o Benfica. Quatro épocas em Portugal valeram quatro campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. Em 2009/10 estreou-se no Marselha e o clube foi campeão, 14 anos depois. Nessa época também ganhou a Taça da Liga, que repetiu um ano mais tarde. Em França tem também duas Supertaças.

César Azpilicueta

"A saída dele foi péssima para nós"


Nem de propósito, César Azpilicueta, lateral-direito do Marselha, criticou ontem a saída de Lucho, justificando-se com a série negra que o clube atravessa, com apenas uma vitória nos últimos 12 jogos. "Pode ser uma coincidência, mas os números são esses", frisou o espanhol em declarações à Radio Monte Carlo.
Azpilicueta lamentou a saída de um jogador que considera ser um excelente profissional e que tinha voz no balneário dos franceses, tal como tem no do FC Porto. "Desde que Lucho saiu, só vencemos um jogo em casa contra o Inter de Milão para a Champions. [nd.r. e mais um na Taça da Liga e outro na Taça de França]. Ele era muito importante para nós no balneário", referiu.
A época até nem estava a ser particularmente positiva para Lucho no Marselha, o que ajudou à decisão do clube em libertá-lo a custo zero para o FC Porto. Porém, foram mesmo as questões monetárias a ditar a "dispensa" de El Comandante, para tristeza do lateral-direito Azpilicueta. "Mesmo quando não estava no topo da sua forma dava tudo em campo e era profissional. Nunca criticou ninguém. A sua saída foi péssima para o grupo", sublinhou.


3 QUESTÕES - Jorge Silvério, Psicólogo do desporto


"É reconhecido como um líder"


1
A chegada de Lucho ao FC Porto foi o tónico necessário para a recuperação na classificação?
Se viesse pela primeira vez o efeito seria mais difícil. Sendo um líder nato, acabaria por fazer diferença, mas demoraria. Mas voltou a uma estrutura onde é reconhecido porque funciona como extensão do treinador no campo e pelo peso no balneário. Esse reconhecimento ajuda a aglutinar os jogadores em torno de um objetivo.

2
Fará sentido pensar-se que pode ser um dos capitães na próxima época, ou isso iria melindrar os atuais?
Há o líder informal e o formal, que é o que ostenta a braçadeira. O desejável será que os dois papéis coincidam. Começando a nova época, com um grupo diferente e novas regras, a mudança faz sentido. Não haverá qualquer melindre, porque ele é reconhecido como um líder. Já agora é um dos capitães, embora não formalmente.

3
A simples saída de um jogador influente como Lucho González pode precipitar a queda de uma equipa?
Pode. Por acaso ele até tem mais-valias técnicas e táticas. Mas se é importante na coesão do grupo, funciona como transmissor das ideias do treinador e como elemento agregador, mais ainda. Há jogadores cujo carisma e prestígio são fundamentais numa equipa. Se sai, a probabilidade das coisas correrem mal aumenta.

in "ojogo.pt"