domingo, 15 de abril de 2012

ROLO COMPRESSOR "ESMAGOU" O SPORTING

O FC Porto Vitalis alargou para seis pontos a vantagem na liderança do Andebol 1, depois de "esmagar" o Sporting, por claros 33-21, na quinta jornada da fase final. No Pavilhão do Casal Vistoso, os lisboetas assistiram a um verdadeiro "vendaval" dos Dragões, que estiveram quase inexpugnáveis na defesa e muito eficazes no ataque. Só em contra-ataque, os azuis e brancos apontaram 15 tentos.

Os portistas passaram para a frente do marcador pela primeira vez ao 12.º minuto, mercê de um contra-ataque concretizado por Ricardo Moreira (7-6). A última igualdade registou-se ao 15.º minuto: a partir daí, só deu FC Porto.

Os Dragões foram alargando a vantagem até aos 15-11 que se registavam ao intervalo. Isto apesar dos azuis e brancos terem sido castigados com quatro exclusões (decretadas pela dupla madeirense Eurico Nicolau e Ivan Caçador), face a zero do adversário.

Os primeiros 10 minutos da segunda parte decretaram o vencedor. Nesse período, o Sporting marcou apenas um golo e os azuis e brancos estiveram perto de dobrar o número de tentos do adversário (23-12 aos 40 minutos). A superioridade portista pode revelar-se em alguns números: 77% de eficácia de segunda linha, 83% no contra-ataque e 45% na baliza (Hugo Laurentino e Quintana pararam 17 dos 38 remates da equipa da casa).

Num encontro em que, para lá dos guarda-redes, apenas um jogador ficou em branco (Daymaro Salina), Dario Andrade sagrou-se melhor marcador, com oito golos e uma eficácia de 100%. O tetracampeonato fica cada vez mais perto, mas há que pensar já no próximo desafio: no domingo, às 17h, os Dragões recebem o Madeira SAD, actual terceiro classificado.

A equipa orientada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Hugo Laurentino e Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (4), Wilson Davyes (5), Tiago Rocha, Elias Nogueira (2), Ricardo Moreira (4), Pedro Spínola (5), Filipe Mota (3), Daymaro Salina, Dario Andrade (8), Sérgio Rola (1) e Malencic (1).



in "fcp.pt"

SUB 15 GOLEIAM VIZELA

Uma goleada por 7-0. Foi este o resultado na manhã deste domingo, na recepção ao Vizela, jogo da jornada inaugural da fase final do campeonato nacional de juniores C.

O FC Porto é para já líder, com os mesmos pontos do Benfica, que recebeu e bateu o Sporting por 2-0.

Na próxima jornada o FC Porto desloca-se ao Sporting.





SUB 17 EMPATAM EM CASA DO SPORTING

A equipa de Sub 17 do FC Porto empatou na manhã deste domingo a um golo na jornada inaugural da fase final do campeonato nacional de juniores B.

No campeonato a quatro que irá decidir o campeão nacional, o FC Porto conseguiu um resultado útil, antes de na próxima jornada receber o Benfica, que venceu em casa o Vitória de Guimarães por 1-0.

O FC Porto adiantou-se no marcador, com um golo de Ivo, mas a natural reacção do Sporting valeu a igualdade.



in "fcp.pt"

F.C. Porto: Aloísio quer matar saudades do Dragão

«É importante para a equipa ter esta vantagem e terá de saber geri-la até final do campeonato»


Aloísio representou o F.C. Porto durante uma década e continua a ser um dos jogadores com maior tempo de utilização no clube portista. O brasileiro está em Portugal e pretende matar saudades do Estádio do Dragão no embate com o Beira Mar.

Neste fim-de-semana, o plantel de Vítor Pereira aproveita a pausa no calendário. Por isso mesmo, Aloísio estará em Coimbra para assistir à final da Taça da Liga entre Gil Vicente e Benfica. A visita a Portugal prolonga-se até final do mês e, como tal., a presença no Dragão é cenário esperado.

«Neste sábado estarei em Coimbra. Só regresso ao Brasil depois do jogo do F.C. Porto, portanto, havendo a oportunidade, lá estarei para ver a equipa. Já não os vejo há algum tempo», confessa o ex-jogador, ao Maisfutebol.

Aloísio, atualmente com 48 anos, tem dois filhos em Portugal e aproveita uma pausa na carreira, uma vez que já não exerce as funções de gerente do futebol do Porto Alegre F.C.

O antigo central salienta a recuperação do F.C. Porto no campeonato e espera que os dragões segurem a vantagem. «É importante para a equipa ter esta vantagem e terá de saber geri-la até final do campeonato. Está nas suas mãos. Veremos o que vai acontecer», conclui Aloísio.

in "maisfutebol.iol.pt"

Dragão tranquilo face à liberdade de Helton

RENOVAÇÃO POR CONCLUIR



O FC Porto está tranquilo e totalmente confiante na continuidade de Helton no Dragão, apurou Record.
O guarda-redes, de 33 anos, é neste momento um jogador livre, já que a sua ligação ao FC Porto termina no final desta temporada.
Ao contrário do que foi anunciado em maio do ano passado e que até veio confirmado no site da empresa International Foot, do empresário Nélson Almeida, que gere a carreira desportiva do brasileiro, o seu processo de renovação – até 2014 – não chegou a ficar concluído e, por isso, está em condições de discutir o seu futuro com outros emblemas, desde janeiro último.
in "record.pt"

Certificado pelo inimigo

ALEX SANDRO MERECE CRÉDITO POR PARTE DOS ADVERSÁRIOS



Os 659 minutos disputados até ao momento por Alex Sandro com a camisola do FC Porto dão para pouco mais do que avaliar em traços largos o potencial do brasileiro.
No entanto, o momento decisivo em que já se encontra o campeonato nacional exige que os candidatos ao título restrinjam ao mínimo as suas fraquezas.
in "record.pt"

Mercado dá cobertura

O orçamento aprovado para esta temporada não deixa margens para grandes dúvidas: a SAD do FC Porto prevê realizar um encaixe financeiro ligeiramente superior a 50 milhões de euros (M€ 50 928, para ser preciso) com transferências de jogadores. À primeira vista, este número pode assustar, até porque ainda se terá de lhe acrescentar os quatro milhões de euros que os portistas deixaram de ganhar com a eliminação precoce da Liga dos Campeões, mas a realidade dos factos revela um cenário substancialmente diferente: é que apesar da prestação menos fulgurante desta época nas competições europeias, os jogadores do FC Porto continuam a ser dos mais apetecíveis no mercado europeu
Como se pode verificar na página ao lado, não param de surgir notícias a relacionar os jogadores do FC Porto com os mais variados clubes europeus, mas a SAD nem sequer terá de chegar aos tais 50 milhões de euros com a venda de ativos do atual plantel. Para começar, uma parte da verba paga pelo Atlético de Madrid para contratar Falcao no arranque da época (40 milhões de euros) entra nestes números orçamentados no início da época, assim como as possíveis vendas de Guarín ou Belluschi ao Inter de Milão e Génova, respetivamente.
Sendo assim, a próxima reabertura de mercado não deverá trazer grandes mudanças na política de transferências do FC Porto, com a SAD a realizar, como tem sido habitual, uma ou duas vendas significativas. Na época passada foi Falcao; há dois anos Bruno Alves e Raul Meireles, e antes já tinham sido Cissokho, Lucho e Lisandro. Para já, sobra a certeza de que não será por falta de ofertas que o FC Porto não cumprirá o objetivo dos 50 milhões de euros...

Falcao ainda por pagar


O acordo celebrado entre o FC Porto e o Atlético de Madrid previa o pagamento da transferência de Falcao em tranches, sendo que parte dos 40 milhões de euros vão dar entrada ainda neste orçamento. Recorde-se ainda que o valor total deste negócio pode ascender aos 47 milhões, estando este número dependente de determinados objetivos que não foram anunciados por altura da transferência.


Uma equipa com muitos pretendentes


Hulk, James, Moutinho e Álvaro Pereira até podem ser os jogadores mais mediáticos no que diz respeito ao valor de mercado, mas estão longe de ser os únicos do atual plantel do FC Porto com clubes interessados. Só nos últimos tempos, houve uma dezena de jogadores que viram o seu nome associado a uma possível transferência para um dos principais campeonatos europeus, sendo que Vítor Pereira tem agora à sua disposição um grupo com apenas 21 elementos...
No entanto, e apesar das constantes notícias, há jogadores que aparentam estar mais perto da saída do que outros, com o exemplo de Álvaro Pereira a ser um dos mais evidentes. O uruguaio viu negado uma mudança para o Chelsea no início da época e, nos últimos tempos, tem visto a sua imagem ser beliscada no Dragão por alguns episódios menos felizes. Há também Rolando, que até chegou a anunciar a vontade de sair num passado não muito distante, e que nos últimos jogos até perdeu espaço no onze para Otamendi e Maicon, uma dupla que se tem exibido em grande nível.
Se não será fácil convencer alguns jogadores de que a melhor opção passará por continuar na próxima época, há outros que anseiam por mais oportunidades e pela hora da afirmação absoluta. Danilo, Alex Sandro, Mangala, Iturbe e até o próprio James (embora o colombiano noutro patamar evolutivo...) são jovens em quem os responsáveis do FC Porto depositam grande confiança e que fazem parte do projeto de curto/médio prazo do clube. Falta saber, porém, quem serão os escolhidos da SAD para chegar aos tais 50 milhões de euros em transferências. Candidatos não faltam, mas estão todos bem protegidos pelas elevadas cláusulas de rescisão. As grandes decisões seguem dentro de momentos.


Emprestados


Para além dos jogadores do atual plantel, o FC Porto tem alguns atletas emprestados que também podem render vários milhões de euros no final da presente temporada. Guarín, Belluschi e Abdoulaye são os casos mais mediáticos.

Guarín


Mudou-se para o Inter de Milão em janeiro por empréstimo, a troco de 1,5 milhões de euros. No final da época, o clube italiano terá de pagar mais 13,5 milhões de euros para ficar com o médio colombiano a título definitivo.

Belluschi


Belluschi também seguiu para Itália na condição de emprestado, ficando o Génova com direito de opção no final da época, pelo montante de 3,5 milhões de euros. Este valor pode chegar aos cinco milhões se o Génova se qualificar para a Europa.


Abdoulaye


Abdoulaye está emprestado à Académica, mas também pode render algum dinheiro no final da época, tendo em conta que o Colónia (Alemanha), o Lille (França) e o Dnipro (Ucrânia) já demonstraram interesse no defesa-central.


Jackson Martínez nega contactos com os portistas


O avançado colombiano Jackson Martínez desmentiu que tenha negociado a sua transferência para o futebol europeu, comentando diretamente os interesses de FC Porto e Liverpool na sua aquisição. "Não falei com ninguém. Penso que quando há interesse num jogador, o normal seria falarem com ele e comigo não o fizeram. Por isso, neste momento, no que menos penso é na minha saída", afirmou o ponta de lança de 25 anos, que tem dado nas vistas no Jaguares, do México. Com 14 golos apontados esta temporada, Martínez soma ainda 15 internacionalizações pela seleção principal colombiana. O compatriota de James foi apontado como reforço em janeiro, mas o Jaguares assegurou a sua continuidade.


Álvarez "paga" Fernando


A Imprensa italiana insistia ontem no interesse do Inter de Milão em Fernando, associando a uma possível operação a inclusão do médio argentino Ricky Álvarez, de 24 anos, que disputa a sua primeira temporada na Europa. Também em Itália, o FC Porto foi apontado como um dos pretendentes do avançado argentino Paulo Dybala, do Instituto.


3 questões


Carlos Janela, diretor-desportivo


"Hulk é o melhor investimento"


1
Com base na relação idade/preço, que jogador do FC Porto será melhor investimento para um grande europeu?

No FC Porto, quase todos terão procura. Mas Hulk será o melhor investimento. Isto porque os grande clubes querem resultados imediatos. Ninguém fará uma grande oferta pelo James, na expectativa de o ter em pleno daqui a três anos. Moutinho e Álvaro Pereira também jogarão já em qualquer equipa do mundo.

2
No atual contexto económico, é razoável pensar que os jogadores podem sair pelos valores das cláusulas de rescisão?

Não. Mesmo que o dinheiro venha de fora da Europa, o investidor vai aproveitar-se do clima que se vive para tentar baixar os preços. Nenhum clube português conseguirá vender jogadores como no passado. Alguns estarão sempre em alta, mas abaixo das cláusulas. Acredito, por exemplo, que paguem 40 milhões pelo Hulk.

3
Que jogador será mais difícil para o FC Porto manter? Há algum cuja saída no final da época seja obrigatória?

Os que todos os anos têm hipóteses de sair, têm de ser vendidos. No futebol, mais vale vender um dia mais cedo do que um dia mais tarde. Jogadores como Rolando, Sapunaru, Álvaro ou Hulk terão de sair. Se não entram num processo de estagnação. A rotina é inimiga da ambição. E todos os profissionais ambicionam melhorar o salário.




in "ojogo.pt"

Janko disse adeus ao Twente

Aproveitando o fim de semana de folga concedido por Vítor Pereira, Janko correspondeu ao convite dos responsáveis do Twente e foi à Holanda despedir-se do clube que representou até janeiro, altura em que se transferiu para o FC Porto. O avançado deu o pontapé de saída do jogo com o NAC Breda, tendo proferido uma curta declaração em jeito de despedida. "O que é a vida sem emoção e sem memórias? Um dia poderei dizer aos meus filhos que tive orgulho em ser um tukker", referiu, revelando-se um adepto do Twente antes de dar uma volta de honra no relvado do conjunto holandês.
Janko foi homenageado pelo presidente, Joop Munsterman, que lhe agradeceu o golo ao Ajax na final da Taça da Holanda da época passada, mas também o seu comportamento fora dos relvados, nomeadamente quando o acidente numa das bancadas do estádio vitimou duas pessoas. Janko emocionou-se com a despedida.

in "ojogo.pt"

Hulk é o avançado recomendado

O reaparecimento de Kléber como titular em Braga, mais de dois meses depois de ter deixado de ser regularmente primeira opção, abriu de novo a discussão em relação ao que deve ser o ataque do FC Porto, instável desde a saída de Falcao e que, desde agosto, já registou quatro opções no eixo: além do próprio Kléber, também Walter, Hulk e Janko passaram por lá. Contas feitas, e sendo certo que nenhum se consegue sequer aproximar da eficácia de Falcao (precisava apenas de 83 minutos para marcar um golo), chega-se à conclusão de que a melhor opção é precisamente a única que aparentemente não é talhada para o lugar: Hulk.
O Incrível é, entre o trio que atualmente o treinador tem à disposição (Walter já saiu), aquele que de menos tempo precisa para marcar. Foi ele que esteve na maioria das grandes vitórias da época (embora Janko ganhe mais vezes) e, mesmo que não marque de cabeça nem goste de se dar à marcação dos centrais adversários, foi com ele que Vítor Pereira inverteu o ciclo negativo de novembro (derrota no APOEL, empate em Olhão e eliminação da Taça em Coimbra). A chegada de Janko, em janeiro, prometeu terminar a crise e devolver Hulk à extrema direita, afinal o lugar que prefere. Três golos nos primeiros três jogos igualaram o arranque de Jardel e deixaram água na boca; os sete encontros seguintes desmentiram as expectativas. Apenas um golo e uma quebra notória, que lhe valeu o afastamento e a repescagem de Kléber.
O brasileiro voltou a não resultar e foi já com Hulk no meio que o FC Porto marcou o golo do triunfo em Braga. Janko nem sequer saltou do banco, mas já se sabe que as suas características não são recomendáveis a uma equipa que defende a vantagem. Por tudo isso, a titularidade contra o Beira-Mar está aberta: Kléber não deve ter nova oportunidade, Hulk é aquele que os números recomendam, mas é com Janko que a equipa ganha mais vezes.

Varela torce pelo Incrível


Se Vítor Pereira insistir em puxar Hulk para o centro do ataque, Varela é que fica a ganhar. Com James agora indiscutível numa ala, o português será a solução óbvia para o espaço vazio, tal como já aconteceu em Braga, uma vez que Cristian Rodríguez está de saída, Djalma voltou agora de lesão, e Iturbe ainda não conta. Varela até precisa de jogar para convencer definitivamente Paulo Bento a levá-lo ao Euro'2012, depois de um arranque irregular.

in "ojogo.pt"