terça-feira, 15 de maio de 2012

MODALIDADES: RESULTADOS DA FORMAÇÃO

Esta jornada, as equipas de juvenis e juniores do andebol apuraram-se para as fases finais dos respectivos campeonatos. Conheça também os resultados dos últimos jogos dos escalões de formação de basquetebol e hóquei em patins.

ANDEBOL

Domingo

Campeonato Nacional de Juniores 1.ª Div., 1.ª fase 
Águas Santas-FC Porto, 33-35

Campeonato Nacional de Juvenis 1.ª Div., 1.ª fase 
Xico Andebol–FC Porto, 27-33


BASQUETEBOL

Sábado

Campeonato Nacional Sub16, 1.ª fase Norte
Illiabum-FC Porto, 48-53

Torneio Nacional Sub14A, 2.ª fase Norte
Olivais Coimbra-FC Porto, 41-89

Domingo
Campeonato Nacional Sub18, 1.ª fase Norte
CD Póvoa-FC Porto, 32-70

Campeonato Distrital Sub14B, 2.ª Divisão, 2.ª fase, grupo 3
GDB Leça-FC Porto, 34-35

Campeonato Distrital Sub14C, 2.ª Divisão, 2.ª fase, grupo 6
FC Porto–Maia, 19-61


HÓQUEI EM PATINS

Domingo

Campeonato Nacional de Juniores 
AC Feira–FC Porto, 2-7
Marcadores: Dinis (3), Filipe, Bernardo (2) e Miguel

Campeonato Nacional de Iniciados
Sp. Tomar–FC Porto, 5-9
Marcadores: Tomas Castanheira (4), João Ramalho (2), João Almeida, Afonso Santos e Diogo Seixas


in "fcp.pt"

Sereno e o título dos dragões: «Estiveram muito bem»


O defesa aponta que esta conquista foi mais complicada do que em anos anteriores e elogia Vítor Pereira


Sereno volta "a casa" depois do empréstimo ao Colónia. O defesa ainda não sabe o que lhe reserva o futuro, mas, em entrevista à TVI, deixa um desejo: «Tenho contrato até 2014. Espero ficar porque é um grande clube. É um sonho representar o F.C. Porto.»

Apesar de estar longe, Sereno não deixou de seguir a caminhada dos dragões até ao título nacional: «Este ano, eles estiveram muito bem. Foi muito difícil, mais do que nos outros anos. A época não foi tão boa como no ano passado. Mas era difícil porque no ano passado ganhámos todos os títulos. E acho que o Vítor Pereira teve mérito, porque, apesar de todas as críticas, foi campeão.»

A última temporada foi passada em solo germânico. Sereno garante que Petit, o outro português do Colónia, e os brasileiros facilitaram a integração: «Adorei estar na Alemanha, adorei jogar no Colónia. Foi uma grande experiência para mim. Acabei por jogar todos os jogos que tive oportunidade. Adaptei-me bem, até porque tinha lá já três companheiros que falavam a minha língua e me ajudaram muito desde início. Adorei lá estar, apesar de não ter corrido bem à equipa, que desceu.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Risco olímpico

DANILO E ALEX SANDRO PODEM FALHAR A PRÉ-ÉPOCA



Além de serem brasileiros, o que têm em comum Danilo, Alex Sandro e Hulk? O desejo e a forte possibilidade de poderem marcar presença nos Jogos Olímpicos. Em termos individuais, trata-se de um marco importante na carreira de qualquer jogador, mas isso acarreta problemas para os clubes. Que o diga o FC Porto. Se o trio for chamado por Mano Menezes, a pré-época é para esquecer e mesmo a Supertaça está em risco.

O caso suscetível de causar maior apreensão a Vítor Pereira prende-se com os defesas. Se ambos forem convocados pelo selecionador brasileiro, o técnico portista vê-se privado dos dois homens que se perfilam como donos das faixas laterais na próxima época.

in "record.pt"

Tiago Rocha MVP

Seis golos em seis remates e outras tantas ações defensivas: foi com este saldo, na partida que o FC Porto venceu na Luz, frente ao Benfica, que Tiago Rocha foi o MVP da 9ª jornada da fase final do campeonato de andebol, sendo que outros dois portistas entram no 7 ideal: Pedro Spínola e Gilberto Duarte.


in "ojogo.pt"

Kléber acusou pressão de ter de render Falcao


A transferência de Falcao para o Atlético de Madrid, a uma semana do fecho do mercado, expôs Kléber a uma fasquia demasiado elevada e o brasileiro não teve como corresponder. Ontem, antes de embarcar para férias, o avançado reconheceu que não foi o contexto ideal para ele. "Falcao é o melhor ponta de lança da atualidade e isso pode ter pesado um pouco para mim, mas agora é passado. Quero pensar no futuro e continuar a trabalhar para tentar chegar ao nível dele um dia", declarou.
Kléber acabou por acusar o peso do legado deixado pelo colombiano e apesar de ter conseguido "disfarçar" até ao primeiro terço da temporada, embalado por uma pré-época positiva, a verdade é que acabou por não revelar estrutura para aguentar o peso da responsabilidade. "A pressão faz parte dos grandes clubes, procurei estar com os meus amigos e em contacto com os meus familiares enquanto passava por isso. Não perdi a cabeça, continuei a trabalhar, porque sabia que o momento ia passar. Momentos ruins, todos têm e agora só espero que não volte", explicou. Os três golos apontados em Vila do Conde acabaram por aliviar um pouco as coisas antes das férias: "É sempre importante, porque para quem vive de golos, como eu, e não marca, é sempre difícil. Temos um clima maravilhoso na equipa; criou-se uma grande amizade. Todos estavam a torcer para que eu saísse desta fase e quando fiz golo, todos vieram abraçar-me e isso é que é o FC Porto."
Até ao hat trick, Kléber estivera mais de cinco meses sem marcar. Pelo meio chegou Janko, mas isso não mexeu com ele: "Faz parte do futebol. É normal que um clube se procure reforçar e quem chega vem para ajudar, independentemente da posição. O mais importante foi a conquista do título." Agora vem aí a próxima época e, desta vez, o brasileiro estará em vantagem. "Este ano serviu para aprender, mas acredito que posso brilhar no FC Porto", sustentou. Pelo caminho ficaram os Jogos Olímpicos: "Já imaginava que ia ficar de fora, porque não era utilizado, mas agora quero voltar em grande para ser lembrado novamente."

"Espero que fique, mas se sair, Hulk fará muita falta"


O campeonato ainda não tinha acabado e já se especulava sobre o futuro de Hulk, que via o seu nome associado a uma lista de clubes interessados. Kléber não tem dúvidas de que, a ser verdade, uma eventual transferência causará mossa: "Espero que fique, porque é um grande jogador, que fará muita falta. Mas são coisas a resolver entre o FC Porto e o empresário dele."
Figura marcante da conquista do título acabou por ser Vítor Pereira, e Kléber não hesitou em disparar contra algumas críticas: "Deviam olhar para ele de uma forma diferente. É um homem batalhador, guerreiro e humilde que procura sempre ajudar os que tem à sua volta no clube. Vamos dar uma força para ele, porque a próxima época vai ser melhor ainda."


Alvaro Pereira: "Espero que desta vez entendam e me deixem ir"



Em silêncio há alguns meses, Álvaro Pereira concedeu uma entrevista ao jornal uruguaio "Ovácion" em que não escondeu o desejo de sair do FC Porto, sobretudo se não tiver a certeza de que será titular na próxima temporada. Palito só não quis comentar o episódio da substituição em Braga, embora tenha admitido que isso lhe custou a titularidade. "Fizemos o último encontro do campeonato, mas não sei se foi o meu último. Tenho contrato por mais quatro anos, mas de cada vez que o mercado de transferências abre não se sabe o que acontece", começou por dizer.
A pergunta surgiu por causa dos problemas recentes com Vítor Pereira que o deixaram de fora da equipa. "Dos 46 jogos da época fiz 34. Estive de fora por castigo, dois ou três por lesão e, depois, por aquele episódio com o treinador, mas não quero dar importância a isso. Não falei na altura e não o quero fazer agora. É passado. É óbvio que se não vou jogar, quero seguir o meu caminho", atirou, garantindo ainda não ter falado com os dirigentes do FC Porto sobre este assunto. O que poderá fazer nos próximos dias. "Estava concentrado em ser campeão e em dar tudo pelo clube. Estou tranquilo, mas a realidade é que se ficar é para jogar. Não vou ficar para não jogar. Estou há três anos no FC Porto e sempre dei tudo por esta camisola", frisou. Porém, Palito sabe que a saída não está apenas nas suas mãos. "O que acontecer dependerá do FC Porto porque tenho contrato e tenho de respeitá-lo. Estou muito agradecido ao clube, mas se tiver que sair ficarei feliz. Passei três anos inesquecíveis no Porto e respeito o facto de ter contrato até 2016 e que dependo do clube, mas creio que este é o momento para tomar decisões. Se surgir alguma oportunidade de sair, espero que desta vez o entendam e me deixem ir", pediu.
Na prática, Álvaro Pereira não quer que se repita o último defeso, em que esteve com um pé no Chelsea, então de Villas-Boas. "Tive a possibilidade de ir para lá, mas o FC Porto decidiu que ficava e respeitei porque devo muito ao clube que me paga os salários. Dou tudo por este clube, mas fiquei para jogar. Como tive aquele problema com o treinador deixaram-me de fora. Mas isso é passado, agora quero concentrar-me na seleção apenas."


in "ojogo.pt"

Danilo: "Vou fazer uma história bonita aqui"


Danilo gostou dos primeiros cinco meses passados no FC Porto e deixou a garantia aos adeptos de que o melhor ainda está para vir. "Quando se ganha o título, o balanço tem de ser positivo", começou por dizer, lembrando, no entanto, que a nível pessoal nem tudo foi perfeito. "Tive a lesão e não pude ajudar tanto como pretendia. Mas aprendi muito nesta primeira passagem pelo FC Porto, fui feliz, e acredito vou fazer uma história bonita aqui", acrescentou.
Cumprido o período de adaptação, Danilo está esperançado em realizar uma boa temporada. "É sempre difícil prometer alguma coisa aos adeptos porque no futebol não há caminhos certos. Mas acredito que se jogar desde o início tudo vai ficar mais fácil e sei que tenho muito mais para contribuir na próxima temporada", frisou.
Por isso, garantiu que o futebol português ainda não viu o melhor do Danilo. "De maneira alguma, o meu melhor está para vir. Devido à lesão não tive uma sequência de jogos e, por isso, não consegui desenvolver o meu futebol", lembrou.
De partida para o Brasil, Danilo não vai esquecer tão cedo a conquista do título nacional e muito menos as celebrações que se seguiram. "Sem dúvida que o que mais me impressionou no FC Porto foi a paixão dos adeptos. Joguei em grandes clubes no Brasil, mas essa paixão dos adeptos portistas a comemorarem em três fins de semana seguidos sempre com o mesmo fervor e a mesma alegria é muito difícil de encontrar", referiu.
A época terminou, mas o brasileiro não vai ter tempo para descansar nem para gozar férias. Além disso, de malas feitas para os Jogos Olímpicos de Londres, Danilo dificilmente estará de volta ao FC Porto a tempo do início da temporada. "Vamos ter de programar bem isso porque é uma prova importante e um título que o Brasil nunca venceu e existe essa pressão. Temos jogadores de grande qualidade e precisamos de nos preparar bem. Em contrapartida, também tenho de pensar no FC Porto. Vou tentar conciliar as duas coisas para poder voltar bem", assegurou. Os dragões, recorde-se correm o risco de abrir a época sem os laterais Danilo e Alex Sandro.

"Vou torcer para que Hulk continue por cá"


Danilo não se importava de ter Hulk a seu lado para tentar ajudar o escrete a conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres. O Incrível é um dos seis jogadores com mais de 23 anos chamados para os encontros de preparação, mas só três vão ter direito a passaporte para Inglaterra. Se fosse Danilo a escolher, já só restavam duas vagas. "Qualquer um de nós gostaria de ter o Hulk a jogar ao seu lado. Se ele for aos Jogos Olímpicos vai ajudar muito a seleção, pela qualidade e experiência que tem. Estou a torcer para que ele vá", referiu. Da mesma forma, o lateral/médio espera continuar a ter o compatriota na sua equipa na próxima temporada. "Quero jogar com ele ao meu lado porque jogar contra ele é complicado. Vamos todos torcer para que ele fique", sublinhou.

in "ojogo.pt"

"Vamos voltar a festejar na Câmara"


Pinto da Costa admitiu ontem, em entrevista ao Porto Canal, que tem saudades de ir à varanda da Câmara Municipal comemorar os títulos do clube, mostrando-se confiante de que as portas da autarquia não se vão manter fechadas por muito mais tempo. "Desde que ganhemos festejamos em qualquer sítio, mas ao ver o Real de Madrid ser recebido pelo alcaide da cidade sinto nostalgia desses tempos. O povo gostava de ver a equipa na varanda daquele edifício majestoso. No ano passado fomos campeões na Luz e sem luz, agora foi na avenida com as luzes da Câmara apagadas. Mas dentro de um ano, seja Manuel Pizarro, Manuel Moreira, Aguiar Branco ou Luís Filipe Menezes, ou outro qualquer, o presidente da Câmara, tenho a certeza de que quando formos campeões seremos recebido nos Paços do Concelho porque há coisas que não fazem escola e a mediocridade tem limites. Depois de ganharmos a Champions, o presidente do Barcelona, Laporta, disse que o FC Porto era o único clube da Europa que não era recebido na autarquia. Mas o rio corre para o mar e quando correr de vez tenho a certeza de que, seja quem for o presidente, no primeiro título que vencermos voltaremos a ser recebidos", insistiu.
Questões políticas à parte, Pinto da Costa falou de arbitragem. "Pelo que vejo nos grandes campeonatos, os nossos árbitros até erram menos do que os estrangeiros. O melhor árbitro é o que erra menos. O Benfica teve muitos pontos no início e começou com um golo em fora de jogo em Barcelos, depois há o escândalo do Guimarães com três penáltis não assinalados e com o Feirense mais dois. Esses pontos somados, se calhar, são mais do que dois ou três casos que eles apresentam e que podem ter razão. Num lance ou noutro fomos beneficiados, mas noutros não. A diferença é que admitimos que erram contra nós, mas não dizemos que é de propósito", atirou.
Num curto balanço à época, o presidente portista voltou a atacar o rival encarnado. "Em janeiro foi decretado que este era o melhor Benfica dos últimos 28 anos, mas na hora da verdade o FC Porto foi melhor. Em abril despediram o Vítor Pereira e isso uniu-nos. Julgam que atacando nos fragilizam, mas estão enganados", garantiu, explicando ainda as saídas no mercado de inverno de Belluschi, Fucile, Guarín, Souza e o "afastamento" de Cristian Rodríguez." O facto de estarem fora da equipa desmotiva e ter quatro ou cinco que não estão focados para treinar, obviamente que o grupo ressente-se e não trabalha com a intensidade que deve", concluiu.

"Vou fazer tudo para que Hulk continue"


Pinto da Costa não está interessado em deixar sair Hulk no próximo defeso. Embora saiba que não será fácil. Por isso, nem sequer garantiu que o Incrível só deixará o FC Porto se alguém pagar a cláusula de rescisão de cem milhões de euros. "Não posso dizer que sim ou que não a isso porque depende de muita coisa, de outros negócios que possam estar interligados com outros jogadores", explicou. Porém, deixou uma garantia aos adeptos: "Tal como na época passada, vou fazer tudo para que o Hulk continue. Não estou interessado em vendê-lo". Ainda em relação à próxima temporada, Pinto da Costa confirmou que Kelvin e Atsu vão realizar a pré-temporada. "São dois jogadores de talento e em quem acreditávamos quando os cedemos. Sabíamos que iam vingar e, por isso, queríamos que jogassem na primeira divisão. Fiquei feliz por se terem valorizado e por terem ajudado o Rio Ave a ficar na I Liga, referiu.


Satisfação por ver Chelsea e Barça seguir o exemplo


A aposta em Vítor Pereira foi outro dos assuntos abordados por Pinto da Costa, que garantiu nunca ter pensado em rescindir com o treinador. "Trabalhou bem, não foi perfeito porque ninguém o é, mas nunca me passou pela cabeça que pudesse acabar o contrato antes do final", assegurou, explicando a opção pelo antigo adjunto de Villas-Boas. "Tudo no futebol é risco. No ano passado vencemos tudo e a oito dias do início da época tivemos a confirmação de que o treinador ia embora. Entendi que o Vítor Pereira teria todas as condições de triunfar e é com satisfação que vejo o Chelsea e o Barcelona seguirem o nosso exemplo. Nós ganhamos tudo mas o Barcelona ganhou mais do que tudo e não teria dificuldade em contratar qualquer treinador, mas a opção foi a nossa. Em conversa com Rosell percebi logo que ele ia fazer o mesmo. Portanto, a nossa opção não é assim tão disparatada porque os outros fazem o mesmo", atirou.

in "ojogo.pt"