sexta-feira, 25 de maio de 2012

OS BURROS E A MUDANÇA

1 - Um leitor aproveitou um dos raros momentos de satisfação para ler o que outros lhe escreveram, o que em si mesmo já não é notícia. Há pormenores que importa realçar, como o “orgulho, admiração e agradecimento” pelos gestos e insultos de um seu funcionário, o que é elucidativo do carácter do leitor e consiste no mais forte apelo à violência no desporto de que há memória em Portugal.

2 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que só tiram a cabeça da toca de vez em quando e que nunca são capazes de dar a cara nas repetidas derrotas. 

3 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que se deixam levar por textos a fingir de anjos e arcanjos, enquanto o passivo dos nove anos de gestão do leitor galopou dos 83,9 para mais de 400 milhões de euros. 

4 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que permitem a quem nunca mostrou competência alterar os estatutos às escondidas para que ninguém ouse disputar-lhe a presidência e assim possa continuar a enganá-los a todos.

5 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que se deixam contentar com dois campeonatos e uma taça enquanto o leitor enche pneus de inveja com os títulos nacionais e internacionais do FC Porto.

6 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que ainda levam a sério o leitor. Em 2003: “O Benfica será mais forte do que o Real Madrid”. Em 2005: “Vamos arrasar na Europa”. E em 2006: “Depois do Verão, seremos o maior clube do mundo”. Largos dias têm os Invernos…

7 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que pela força do hábito não sabem lidar com a vitória. Podem continuar a tentar ganhar eleições à nossa custa, mas continuam a ver o FC Porto ganhar camião de títulos. E nem o camião nem os títulos são roubados.

8 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que fecham os olhos à forma como o leitor enriqueceu. É o alpinismo social.

9 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que confundem risco com linha, ou que julgam que coca-cola só tem quatro letras.

PS: Aguardamos que a Procuradoria-Geral da República investigue o ataque à honra e à imparcialidade dos juízes e da polícia feito pelo leitor.


in "fcp.pt"

Varela: «Vou dar o máximo pela Seleção»

EXTREMO ESTÁ RADIANTE COM A CHAMADA


O extremo internacional português Silvestre Varela revelou esta sexta-feira ter ficado "radiante" com a convocatória para o Euro’2012 e prometeu ser um jogador de equipa na campanha de Portugal.

"Pode-se esperar um Varela de entreajuda, que vai dar o máximo pela seleção, pelo grupo, e tentar ajudar a seleção a conseguir os seus objetivos", disse o internacional, em declarações ao sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O atacante do FC Porto sublinhou que é sempre "um motivo de grande orgulho" estar na seleção, com a qual começou ainda nas camadas jovens, nos Sub-18 em 2003, até ser chamado à seleção principal em 2011.

"Fiquei muito satisfeito pelo trabalho que desenvolvi na minha carreira para conseguir chegar a este patamar e lembro-me desse dia como se fosse hoje", recordou o jogador, ao lembrar o dia de estreia pela seleção absoluta, entrando para o lugar de Nani.

Varela estreou-se com a camisola da seleção a 3 de março de 2010, num particular com a China, em Coimbra, que Portugal ganhou por 2-0.

in "record.pt"

“Temos de ganhar”

O FC Porto Império Bonança defronta, este sábado (18h), o Gulpilhares, em encontro da 27.ª jornada do campeonato nacional. Em antevisão, o defesa/médio Nelson Pereira reconhece que o adversário vai colocar dificuldades aos Dragões, mas o objectivo passa por vencer este e “todos os jogos” até ao fim da prova, o que garantiria o hendecacampeonato.

Depois de uma paragem na competição, a formação de Tó Neves voltou aos treinos. “Tivemos alguns dias de descanso mas isso permitiu-nos preparar melhor este jogo. Estes quinze dias servem para nos prepararmos melhor para atingirmos o nosso objectivo, que é ganhar”, afirmou Nelson Pereira.

“O normal é ter jogos todas as semanas, por vezes até duas vezes por semana”, observou o defesa/médio, que confessa que “não havendo jogos, é normal que haja mais ansiedade”. No entanto, Nelson Pereira garante: “Quando começar o jogo, a ansiedade vai passar”.

A ida a Gulpilhares tem necessariamente de resultar numa vitória para a equipa portista continuar na luta pelo título. “Temos de ganhar para nos conseguirmos aproximar do Benfica, que agora tem mais quatro pontos do que nós, apesar de ter mais um jogo”, observou. “Temos que fazer o nosso trabalho. Se dermos o nosso melhor, conseguimos vencer o jogo”, acrescentou.

Ainda assim, o defesa/médio identifica as dificuldades do encontro. “É um jogo complicado, num ringue de dimensões diferentes daquelas a que estamos habituados”, constatou. Além disso, quando joga em casa, o Gulpilhares “causa sempre dificuldades ao FC Porto”.

in "fcp.pt"

Sara Oliveira foi 12.ª nos 100 metros mariposa do Europeu


Sara Oliveira terminou em 12.º lugar os 100 metros mariposa do Europeu de Debrecen, perfazendo a distância em 59,79 segundos. A nadadora do FC Porto atingiu a meias-finais da competição, disputadas esta quinta-feira, mas o tempo obtido não lhe permitiu atingir a final.

Já com “mínimos B” (59,35 segundos) para os Jogos Olímpicos de Londres, nos 100 metros, a recordista nacional de todas as distâncias do estilo tem agora como objectivo alcançar os mínimos nos 200 metros mariposa, que vão disputar-se este sábado.


in "fcp.pt"

Dragões lideram estatísticas da Liga


O FC Porto, campeão nacional 2011/12, terminou a época a liderar também grande parte dos itens das estatísticas oficiais da Liga. Os números mostram que os azuis e brancos encabeçam a classificação em oito itens: número de passes, passes certos, passes para a frente, cantos, número de remates, número de remates à baliza, mais golos marcados e mais golos obtidos por penálti.

Estes dados ajudam a fazer um retrato do futebol portista: atacante, com muita posse de bola e muitos remates. Outros itens em que os Dragões não lideram mas estão no topo complementam este retrato: um elevado número de cruzamentos (554, 4.º lugar, com divisão idêntica entre direita e esquerda) e de posse de bola no meio campo adversário (3.º melhor registo) e poucas faltas cometidas (438, 4.º melhor registo).

Durante a época, os Dragões contabilizaram um total de 15851 passes, dos quais 12704 foram certeiros, o que corresponde a 79%. A liderança mantém-se no número de passes para a frente (4074), 68% deles certos. Em relação ao número de cantos marcados, os azuis e brancos lideram com 241, o que origina uma média de oito cantos por jogo.

No que concerne aos remates, o FC Porto ocupou, uma vez mais, o topo da classificação com 564. Os portistas remataram à baliza 216 vezes, o que resulta numa média de 7,2 por jogo.

A eficácia demonstrada ao longo da época resultou também no número de golos marcados. O plantel azul e branco encabeça a tabela com um total de 69 tentos, o correspondente a uma média de 2,3 por encontro. No que respeita ao maior número de golos obtidos por penálti, a liderança é partilhada com o Nacional, com oito.


in "fcp.pt"

Olympiacos tenta Vítor Pereira

campeão grego já iniciou contactos

O Olympiacos, campeão grego em título, quer contratar Vítor Pereira e a SAD do FC Porto já foi contactada para saber da disponibilidade de negociar o treinador que sucedeu a André Villas-Boas na cadeira de sonho azul e branca.

Com uma cláusula de rescisão de 18 milhões de euros, o treinador, de 43 anos, levou a equipa ao bicampeonato e, a poucas horas de terminar a Liga, ouviu da boca de Pinto da Costa que o contrato até junho de 2013 era para cumprir. Mas agora começam a chegar as propostas à Invicta...

in "record.pt"

Rosales colocado no Dragão

Roberto Rosales, defesa-direito venezuelano de 23 anos do Twente, está a ser seguido pelo FC Porto, anunciou ontem Claudio Barrios, agente do jogador. "Há interesse de duas equipas alemãs e outras duas espanholas. Depois há o FC Porto e o Newcastle, que têm seguido o jogador muito atentamente nos últimos tempos", referiu. Roberto Rosales conhece Marc Janko, com quem jogou no Twente. 

in "ojogo.pt"

Dantas Rodrigues certo de que Marítimo deve descer

Dantas Rodrigues, especialista em direito desportivo, alinha pela ideia defendida pelo FC Porto, segundo a qual "ao remeter questões desportivas para os tribunais comuns, o Marítimo fez tábua rasa da norma proibitiva do artigo 64º do Regulamento Disciplinar". E explica por que razão o suposto aliciamento a Kléber é uma questão desportiva. "Segundo o Artigo 18º da Lei de Base do Desporto, não são questões estritamente desportivas as relativas a infrações à ética desportiva, no âmbito da violência, da dopagem, da corrupção, do racismo e da xenofobia. A infração em causa não está prevista na norma", refere. Por isso, diz, "à FPF não resta outra alternativa que não seja decidir pela descida de divisão do Marítimo", como argumentou o FC Porto. 

in "ojogo.pt"

Fabiano está a "viver um sonho"

Fabiano Freitas reconhece que foram dois dias de "stress e alguns nervos" mas todo este suspense acabou bem. "Vou curtir as férias ainda mais feliz", confessou a O JOGO, na ressaca de uma notícia que o leva já a traçar planos. "Agora tenho de aproveitar para descansar e recuperar do esforço de toda a época. Mas valeu a pena todo o empenho. Prometo que na próxima temporada vou melhorar", disse.
Nos próximos dias, Fabiano segue para a Baía, para Mundo Novo, nas imediações de Salvador, e já sabe que a receção será entusiástica, sobretudo por parte da família. "Só depois de assinar é que contei aos meus pais", revelou. "Isto é um sonho. Vou dar a vida por essa equipa", prometeu. Antes porém, há que festejar: "Há tempo para tudo, inclusive para encarar com determinação o que me espera quando regressar a Portugal."
Fabiano deixou nas mãos do presidente do Olhanense, Isidoro Sousa, o acordo sobre o seu futuro imediato, nomeadamente se iria continuar a atuar em Olhão por mais uma época. "Na altura nem me importei muito sobre isso. Estava pronto para acatar o que fosse melhor para todas as partes e sabia que a decisão seria tomada com a maior seriedade pelo presidente", explanou. Por isso, não se importa de continuar no Algarve para "crescer ainda mais". No entanto, não nega que se sentiria à altura de rumar já ao Dragão. "Confio imenso no meu trabalho. Sei do que sou capaz e tudo o que tenho feito é à custa de dedicação e treino. Levo a minha preparação a sério e sempre no duro", sustenta, repetindo tratar-se do "momento mais feliz da carreira". 

Penálti defendido a Hulk ajudou a este desfecho

Fabiano elogia Helton, que conhece e admira desde os tempos do Brasil, e não esquece também Rogério Ceni, com quem dividiu o balneário no São Paulo. "É a minha referência. Aprendi tanto com ele! Só não me ensinou a bater livres e penáltis", graceja. O guarda-redes divide também os méritos da época com os colegas e os treinadores e, à laia de despedida, destaca os melhores jogos realizados. "Em Alvalade, por ter sido o primeiro e logo em casa do Sporting, onde conseguimos um excelente resultado (1-1); e o da receção ao FC Porto (0-0), quando defendi o penálti do Hulk." Aliás, Fabiano garante que as boas exibições contra os dragões "ajudaram bastante" ao interesse portista. 

in "ojogo.pt"

Ser apenas campeão não chega

O campeão nacional foi, naturalmente, um dos mais saudados na chegada à formação "UEFA Pro" que entre ontem e hoje decorre na Federação Portuguesa de Futebol, com a participação de 68 técnicos com o nível IV do curso de treinadores. Vítor Pereira recebeu os parabéns de muitas bocas. Mas recusa assumir qualquer vaidade. "Sou a mesma pessoa, só que agora mais reconhecido. Este é um excelente momento de convívio e de troca de experiências", comentou à chegada ao curso.
Sobre a temporada no FC Porto, admite que ser "apenas" campeão não lhe basta. "Eu é que avalio o meu trabalho e eu é que sei se me sinto satisfeito ou insatisfeito. Conseguir ser campeão foi importante. Mas podia ser melhor. Quero fazer ainda melhor no futuro", atirou. "Mas sei o que trabalhei, juntamente com a minha equipa técnica", acrescentou.
Por fim, o treinador mostrou-se confiante num grande europeu da seleção portuguesa. "As expectativas são as melhores. Temos uma boa equipa técnica e excelentes jogadores. Mas temos de esperar também uma pontinha de sorte. Vou torcer por fora. Acredito que o grupo está à nossa medida, pois motiva os jogadores. Podemos fazer um grande europeu", sentenciou. 

in "ojogo.pt"

Jorge Costa: "Fui festejar na Av. dos Aliados e levava vestida uma camisola do Zé Beto"

Portista desde o berço, Jorge Costa estava a um ano de se transferir do Foz para o FC Porto, mas ainda não tinha projetos para ser futebolista profissional. Anos depois, haveria de ligar o nome à história do clube, tendo erguido na qualidade de capitão de equipa uma Liga dos Campeões, umaTaça UEFA e uma Taça Intercontinmental. 

Onde é que estava no 27 de maio?
Em casa, na Foz, a ver o jogo pela televisão. Morava num bairro onde 99 por cento dos habitantes eram portistas. Quando acabou o jogo viemos todos para a rua festejar. Era o primeiro título internacional do FC Porto, conseguido noutro contexto. Não havia crise, as pessoas eram mais felizes. Foi um momento de grande alegria. Depois fui para a Avenida dos Aliados, com mais dois colegas. Eu levava vestida uma camisola do Zé Beto, que era de um colega meu. Era verde. Andámos a noite toda a festejar. 

Recorda algum jogo especial da campanha para Viena?
Recordo-me especialmente de quando fomos ganhar a Kiev, por 2-1. Era novito mas lembro-me perfeitamente. Foi a primeira grande alegria. Aquele era o jogo-chave, até porque o Dínamo era uma das melhores equipas do mundo e a base da seleção da União Soviética. 

Em que momento é que percebeu que era portista?
Portista sou desde que me lembro. Os clubismos têm a ver com influências familiares, principalmente dos pais. Depois vai-se ganhando a paixão. As minhas recordações são sempre azuis e brancas. 

Que loucuras cometia pelo FC Porto enquanto adepto?
Nunca fui de grandes loucuras. Ia sempre ver os jogos às Antas e lembro-me de um FC Porto-Barcelona que ganhámos por 3-1, com três golos do Juary e o Archibald marcou o deles [6 de novembro de 1985]. Chovia a cântaros e já não me lembro se tive problemas com os meus pais, mas quando cheguei a casa não havia peça de roupa que escapasse. 

Não tendo feito parte daquele plantel de 1987, o que acha que herdou daquele grupo e que se refletiu na sua carreira de jogador?
Não fiz parte daquele plantel mas ainda tive o prazer de jogar com alguns dos campeões europeus de 87. Não tenho dúvidas de que foi o ponto de viragem. O que custa é a primeira vez, é provar que se é capaz. A partir dessa vieram mais seis: a Champions, duas Intercontinentais, a Taça UEFA, a Liga Europa e a Supertaça Europeia. 

Tinha a imagem de duro e continua a ser considerado um exemplo, "um jogador à Porto". O que é isso, afinal?
A história de ser um jogador à Porto e a mística são coisas um bocado subjetivas. Eu era um jogador à Porto porque era assim, tudo em mim era natural. Era um jogador sério, honesto e pronto a dar tudo pela equipa. O jogador à Porto não pode ser forçado, porque para mim isso significa ser natural e estar pronto a defender uma causa. 

Como chegou a herdeiro da braçadeira de João Pinto?
Foi no tempo do António Oliveira. Acho que tudo na vida acontece de forma natural, mas quando o João [Pinto] saiu, senti-me honrado por herdar a braçadeira, porque havia no plantel jogadores com mais anos de clube, como o Domingos, o Folha, o Aloísio, o Paulinho Santos ou o Rui Jorge. Os responsáveis, juntamente com o técnico, entenderam que eu tinha características de liderança para poder capitanear a equipa e passar a imagem do que é ser Porto, um exemplo dentro e fora do campo. Foi um motivo de grande orgulho. 

No percurso de 2004, quando é que acreditou na conquista da Champions?
Para nós não era um objetivo de temporada, mas a partir de determinada altura passámos a achar que era possível. Mudou tudo em Manchester. Antes era um sonho e ter expectativas é sempre positivo. A partir do golo do Costinha passámos a acreditar que o nosso momento tinha chegado. 

Essa vitória não começou a ser programada com a vitória da Taça UEFA, em Sevilha?
Sevilha deu-nos a maturidade europeia que qualquer equipa precisa de ter. O percurso até Sevilha foi muito engraçado, pela forma como se formou o plantel e porque vínhamos de um ano mau. Nessa época, e em especial depois dessa conquista[Taça UEFA] ficámos com a certeza de que com trabalho e dedicação tudo é possível. Não digo que nos tenha feito acreditar que um ano depois ganharíamos a Liga dos Campeões, mas alimentou o sonho. 

Queria ser veterinário

Jorge Costa, a quem um dia Fernando Couto chamou Bicho, e o nome pegou, era portista, jogava futebol no Foz e futebol de 5 no bairro, mas ainda não sabia se a bola teria ou não importância na vida futura. Estudava na Escola Secundária Garcia de Resende, em frente ao Estádio do Bessa, e prestava mais atenção aos livros. "Acho que vivia o dia a dia sem sem muitas preocupações. Dedicava-me aos estudos e projetava ser veterinário. Pensava mais nisso do que em ser profissional de futebol." Depois, a roda da vida girou e o FC Porto ganhou um capitão histórico e o futebol português um jogador de referência, ele que adorava a equipa de 1987, a arte de Futre, os golos de Gomes, "uma verdadeira equipa de artistas e trabalhadores" e tinha uma predileção especial por Madjer. "Há 25 anos fazia coisas que hoje vemos fazer Messi e Cristiano Ronaldo. Se jogasse agora estaria ao nível deles. Era um dos melhores do mundo." 

in "ojogo.pt"

"Hulk ainda pode esperar para sair"

Depois de Pinto da Costa ter prometido, na semana passada, que tudo iria fazer para segurar Hulk, Teodoro Fonseca, representante do Incrível, garantiu a O JOGO ainda não ter sido contactado para falar sobre esse assunto. Porém, também não mostrou muita pressa em negociar a saída do brasileiro, apesar das constantes aproximações ao mercado inglês, sobretudo nos últimos dias. "Ainda não falámos com Pinto da Costa, por isso não sabemos o que o FC Porto poderá fazer para o tentar segurar mais uma temporada, mas ouvimos as declarações do presidente e é um orgulho para nós ver que há tanto carinho no clube pelo Hulk. Mas, sublinho, a haver uma transferência nada será feito sem ouvirmos todas as partes interessadas. O Hulk é novo, tem aguentado bem a pressão e ainda pode esperar para sair do FC Porto", garantiu a O JOGO.
O mercado de transferências ainda nem aqueceu e o nome de Hulk tem sido dos mais apontados aos grandes emblemas da Europa, contudo, a julgar pelas palavras do empresário, ainda ninguém apresentou uma oferta: "Não recebemos propostas concretas, apesar de as sondagens serem frequentes, mas nada de anormal nesta altura. Talvez um pouco mais do que em anos anteriores, mas isso é fruto da excelente época que acabou por fazer no FC Porto". Aliás, de acordo com Teodoro Fonseca, há dois nomes que dominam o defeso, neste momento. "No mercado atual, Hulk e Neymar são os jogadores mais cobiçados, estão no mesmo patamar. Até por isso, é necessário resguardar os interesses financeiros e profissionais dele. Mas fica a garantia de que Hulk só trocará o FC Porto por um grande clube e uma grande liga e posso dizer que a Premier League agrada-nos muito", confessou.
O sonho inglês parece mesmo mais próximo, no contexto atual: "Neste momento, o Chelsea é um clube mais interessante do que nunca, porque foi campeão europeu e é sem dúvida um dos maiores da Europa. Muitos gostariam de jogar lá e claro que também nos agradaria muito. Sabemos que vão precisar de se reforçar, porque já perderam Drogba e pode perder mais jogadores importantes e isso talvez aumente as chances de aproximação, mas é como eu disse antes, só daremos um passo depois de ouvir os dirigentes do FC Porto." 

Incrível desconversou sobre o futuro

O suposto interesse do Chelsea em Hulk para substituir Drogba foi ontem desvalorizado pelo avançado do FC Porto. Em declarações à Imprensa brasileira, Hulk ter-se-á mostrado "pouco confortável" quando foi convidado a comentar esta possibilidade, tendo preferido passar a responsabilidade desta decisão para Teodoro Fonseca. "Há comentários de propostas de diversos clubes, mas eu prefiro deixar esse tipo de assunto para o meu empresário. O Drogba é um grande atacante", limitou-se a responder o avançado, no momento do embarque da seleção para a Alemanha, onde, amanhã, defrontará a Dinamarca no primeiro de quatro jogos amigáveis.
Aliás, Hulk encontra-se ao serviço da seleção para tentar encontrar espaço na lista de convocados para os Jogos Olímpicos de Londres, mas, nestas declarações, até se mostrou mais ansioso com o jogo particular frente à Argentina, marcado para o dia 9 de junho nos Estados Unidos. "Todos os jogadores querem jogar nesse jogo. É um clássico e tenho a certeza de que o Brasil se sairá bem. Será o meu primeiro jogo contra a Argentina e espero ter a oportunidade de jogar", confessou o brasileiro. 

3 questões

Drulovic, Antigo jogador do FC Porto
"Hulk é argumento para a Champions"

1
Acha que pode ter chegado a hora de o FC Porto abrir mão de Hulk?
Essas coisas são planeadas atempadamente e normalmente aposta-se em duas ou três transferências todas as épocas. Mas não me parece, por vontade do FC Porto pelo menos. Se é como dizem que querem apostar mais na Liga dos Campeões, as ambições têm de ser acompanhadas de argumentos a condizer e o Hulk seria um argumento de peso.
2
O que é que o FC Porto pode fazer mais para segurá-lo?
Uma melhoria de contrato com uma cláusula que lhe permita sair, porque ninguém gosta de ficar contrariado, caso contrário não rende. O Hulk é um jogador em foco e esta época não fugiu à regra, embora eu até ache que ele rendeu mais com André Villas-Boas, mas penso que ainda lhe podem prometer uma saída para uma altura mais oportuna para todos.
3
Ele já é o mais bem pago da equipa. Aumentá-lo não poderá destabilizar o plantel?
É normal que os melhores jogadores ganhem mais, como em qualquer outra profissão. Ninguém poderá contestar que ele é o mais valioso para os cofres do clube. Aliás, acho que muitos jogadores deverão até sentir-se mais motivados se souberem que o Hulk continua, porque será um sinal de que o clube aposta forte na temporada. 

in "ojogo.pt"

Marçal responsabiliza Lisboa

«Carlos Lisboa foi uma vergonha»Mal soou a buzina no Dragão Caixa, sentenciando a vitória do Benfica, entre os festejos dos jogadores que acabavam de se sagrar campeões, o treinador Carlos Lisboa gesticulou de forma provocatória para uma das bancadas. O capitão portista Nuno Marçal correu para o técnico, exigindo respeito e a partir daí os ânimos exaltaram-se num efeito contágio, sublinhado, horas mais tarde, pelo comunicado do FC Porto: "O treinador Carlos Lisboa podia festejar a vitória de forma urbana e civilizada, mas preferiu fazê-lo provocando e insultando com palavrões os adeptos do FC Porto". Os incidentes que as imagens comprovam foram também esclarecidos, em declarações ao Porto Canal, por Nuno Marçal: "Se já estava orgulhoso da nossa massa associativa, agora ainda estou mais, porque se portaram lindamente, preocupando-se apenas em apoiar o FC Porto. O comportamento do treinador do Benfica no fim do jogo foi simplesmente vergonhoso, foi algo inqualificável". Indignado, Nuno Marçal realçou: "O símbolo nacional, que todos qualificam como melhor jogador de todos os tempos, como treinador foi uma vergonha. O que lhe fui dizer é que tem de ter respeito na casa do FC Porto. Foi campeão, mas não vai ter os meus parabéns, porque não merece. O que ele fez foi incendiar o ambiente."

Confrontado com a acusação de comportamento insultuoso, Carlos Lisboa respondeu. "Não corresponde à verdade. No final do jogo estava satisfeito e a festejar com os meus jogadores. Há uma fotografia em que estou a ser mandado ao ar pelos jogadores." Sobre as palavras que Marçal lhe dirigiu, o técnico referiu: "Veio ter comigo e com os jogadores do Benfica, dizendo para não estarmos ali a comemorar, mas acho que não estávamos a fazer nada de mal."
Os distúrbios no Dragão Caixa serão agora averiguados pela PSP, a qual, em comunicado, garantiu que está a proceder à "recolha de todos os elementos que contribuam para a elaboração dos relatórios para envio às autoridades judiciais, administrativas e desportivas competetentes". À agência Lusa, Mário Saldanha, presidente federativo, avançou: "Estamos à espera do relatório da polícia, relatório dos árbitros, comissários e diretor da prova. Vai ter de haver um inquérito. É absolutamente necessário que tudo seja apurado."

"Um ladrão não deixa de ser ladrão por ir ao Papa"

Ao ataque, como nunca. Luís Filipe Vieira atirou-se ontem com todas as forças ao FC Porto e a Pinto da Costa, através de um discurso cheio de indiretas, onde não se cansou de repetir as palavras "burros" e "ladrão". Tendo como ponto de partida a homenagem aos campeões nacionais de basquetebol, e sem alguma vez referir o nome do clube nortenho ou do seu presidente, o líder dos encarnados, considerou que "o que se passou no Dragão é uma vergonha para o desporto e para o país". E atirou: "Só não é uma vergonha para quem não tem, nem nunca teve vergonha na cara!" Vieira não abrandou e lançou um ataque voraz e feroz ao congénere. "Um ladrão não deixa de ser ladrão por ir ao Papa! Um ladrão não deixa de ser ladrão por declamar poesia", disparou, numa referência implícita à paixão de Pinto da Costa em declamar poesia, nomeadamente de José Régio, e ainda ao facto de o líder portista ter sido recebido já por duas vezes no Vaticano, primeiro em 2003 pelo Papa João Paulo II, e já em 2011 por Bento XVI.
"A vossa vitória não foi apenas uma vitória desportiva, foi uma vitória da verdade, da coragem, foi uma vitória de quem soube sofrer as consequências de ir ganhar a uma casa que não tem dignidade nas derrotas", frisou, sublinhando: "O que alguns fizeram ontem [anteontem] e na véspera do jogo foi demasiado grave para ficar impune." "E ainda têm a lata de falar de apagões? Quando a sua história foi marcada por fruta, corrupção e compadrios?", referiu, reforçando: "Têm a lata de falar de verdade desportiva quando o seu sucesso foi construído com base na maior mentira do desporto português?"
Vieira fez da vitória do basquetebol no Dragão Caixa "uma demonstração clara de tudo quanto o clube tem vindo a denunciar" e lembrou que "o sistema ainda não acabou". "Continua construído na intimidação, violência e favores", defendeu, reconhecendo que se "as razões do Benfica podem não chegar à UEFA, como não chegaram as 'escutas da fruta', como não chegaram para a justiça portuguesa as 'escutas do café com leite'!", isso não será suficiente para o fazer desistir. E prometeu: "Não vamos parar enquanto não limparmos o desporto português".
"Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que acreditam que isto nunca vai mudar. Burros são os que acreditam que a impunidade vai durar para sempre", disparou, sem parar. "Será que alguns dirigentes só gostam da atuação da polícia quando esta os avisa que têm de fugir para não serem presos?", soltou, respondendo às queixas portistas em relação à intervenção policial após a partida de basquetebol, considerando que "um fugitivo da justiça não o deixa de ser apenas porque alguns juízes decidiram assobiar para o lado". "Alguns muros já caíram, mas não vou descansar enquanto houver quem tenha medo e se sinta condicionado por ameaças e represálias", prometeu, garantindo que não vai "descansar enquanto algumas federações continuarem a ter medo de agir com liberdade". E realçando que vai "continuar a denunciar e a combater o sistema o tempo necessário", deixou um aviso em relação a uma modalidade em que o Benfica aspira também a roubar o título ao FC Porto: "Só espero que não venha agora atacar no hóquei em patins, porque vamos estar muito atentos!" 

ABP condena Federação, polícia e... Carlos Lisboa

A Associação de Basquetebol do Porto "manifesta total solidariedade com o FC Porto", num comunicado em que lamenta terem sido os dois clubes "maltratados pela Federação Portuguesa de Basquetebol, devido à ausência do presidente ou qualquer outro dirigente". A ABP critica ainda a PSP por "afirmar estarem reunidas condições para a entrega da taça de forma adequada" e lembra as "notórias provocações do Benfica, através do treinador Carlos Lisboa e do roupeiro". 

in "ojogo.pt"