terça-feira, 19 de junho de 2012

Castro negoceia saída

Com 28 jogos realizados no campeonato espanhol pelo Gijón na temporada passada e uma presença de relevo na equipa asturiana, André Castro aguarda que o FC Porto lhe abra perspetivas para 2012/13. Parecendo claro que tem a porta fechada na equipa principal, o médio também não equaciona a hipótese de encontrar um abrigo no FC Porto B, uma exigência natural face ao peso conquistado na montra espanhola.

Castro é um caso muito peculiar na equipa portista e nas duas últimas temporadas esteve pertíssimo de garantir um lugar de referência. Em 2010/11 chegou mesmo a ser incluído no quadro principal mas as oportunidades foram escassas e aconteceu a cedência ao Gijón no mercado de inverno, clube onde seria preponderante.

Já na última época o cenário de permanência nos dragões voltou a ser encarado, o médio realizou toda a pré-temporada com a equipa e Vítor Pereira elogiou-o durante o estágio na Alemanha, mas em cima do fecho de mercado de verão voltou a seguir para o clube espanhol.

in "abola.pt"

Álvaro Pereira para resolver antes de 2 de julho

Álvaro Pereira até poderá regressar ao FC Porto, mas muito provavelmente não voltará a ser o mesmo que, em 2009/10 e 2010/11, fez esquecer por completo Aly Cissokho, lateral esquerdo francês que apenas em meia temporada no dragão já parecia insubstituível mas foi logo vendido no final dessa mesma época ao Lyon, por 15 milhões de euros.

A quebra de confiança entre o internacional uruguaio e o clube azul e branco, a propósito de uma transferência abortada para o Chelsea no defeso do ano passado, atingiu tamanha proporção que não deixa agora suficiente espaço de manobra para um retorno pacífico do jogador a 2 de julho, dia do início dos trabalhos no Olival.

O defesa sul-americano levou na altura muito a peito a intransigência da SAD portista em não o deixar sair para o Chelsea de André Villas Boas (no auge da ferida aberta com a transferência do treinador...) e jamais foi o mesmo em toda a época. 

in "abola.pt"

Mário Fernandes assinou por duas épocas


Mário Fernandes é a primeira contratação do FC Porto Ferpinta para a época de 2012/13. O base de 30 anos, que representava o CAB Madeira e integra a selecção portuguesa que tentará a qualificação para o Eurobasket, assinou contrato válido por duas épocas com os Dragões.

Natural do Funchal, onde representou o CAB desde os Mini 12 (vestiu também as camisolas da Ovarense e dos espanhóis do Plasencia e do Archena), Mário Fernandes foi o jogador com mais assistências da fase regular da temporada passada, com uma média de 6.5 por jogo, distinguindo-se também pela facilidade de penetração e lançamento (13 pontos por jogo), dados que lhe permitiram somar vários duplos-duplos ao longo da época e captar a atenção de Moncho López e do seleccionador Mário Palma, que o incluiu na lista de convocados que tentará a qualificação da equipa portuguesa para o Eurobasket 2013.

O mais influente dos jogadores do CAB Madeira, com 16.9 pontos MVP, Mário Fernandes conseguiu a melhor exibição da época transacta no terceiro jogo dos quartos-de-final dos playoffs, somando 21 pontos e 11 assistências frente ao Barreirense, com a particularidade de ter convertido 10 dos 10 lançamentos livres de que dispôs.

O desempenho do base garantiu, inclusive, a qualificação da equipa madeirense para as meias-finais, frente ao FC Porto Ferpinta, que o CAB não chegou a disputar, devido a dificuldades económicas.


in "fcp.pt"

F.C. Porto: Goiás espera Walter até quarta-feira

Pouco utilizado no Cruzeiro, onde já nem treina há uma semana, avançado deve rumar à segunda divisão brasileira.

O Goiás espera garantir a contratação de Walter até quarta-feira. Esse foi o prazo dado aos empresários que gerem a carreira do avançado, a única parte envolvida no negócio que ainda não deu o «sim».

«Já temos acordo com o Cruzeiro e com o F.C. Porto. Agora só falta o acordo com os empresários do Walter. Demos um prazo de resposta até quarta-feira», disse Marcelo Segurado, diretor de futebol do Goiás.

Emprestado pelo F.C. Porto ao Cruzeiro no início do ano, Walter foi utilizado apenas em onze jogos (três dos quais como titular), apontando três golos. O avançado já não integra os treinos do emblema de Belo Horizonte há uma semana, com a justificação de que está a tratar de assuntos particulares.  

in "maisfutebol.iol.pt"

Sabe por que Thiago Silva falhou no FC Porto?

Central diz que era muito jovem e que passou por problemas respiratórios. Saiba tudo.

 Chegou a Milão em 2008, num negócio que custou 10 milhões de euros aos cofres do clube italiano, proveniente do Fluminense, clube onde era apelidado de «Monstro», pelas suas capacidades físicas e pela sua técnica.

Mas a primeira experiência do central brasileiro foi iniciada em Portugal quando, em 2004, passou pelo FC Porto, embora só tenha atuado pela equipa B. «Tinha alguns problemas respiratórios porque fazia muito frio lá. Não conseguia por um pé ao lado do outro», recordou o jogador à Eurosport.

A não afirmação de Thiago Silva fez com que rumasse à Rússia para jogar pelo Dínamo de Moscovo, algo que não agradou nada ao jogador e que podia mesmo ter prejudicado a sua carreira:

«Sofri bastante com as severas condições climáticas que se faziam sentir em Moscovo. Sentia-me bastante mal. Até que os médicos diagnosticaram que tinha tuberculose. Não pude jogar durante mais de quatro meses. Aliás, tive de ficar amarrado a uma cama do hospital durante dois meses, sem poder receber visitas. Fiquei bastante deprimido e perguntava-me se valia a pena sofrer tanto para ter o privilégio de jogar na Europa.»

Mas a verdade é que valeu mesmo a pena e Thiago Silva é considerado atualmente, pela imprensa em geral, como um dos melhores centrais do mundo, a par de Pepe (Real Madrid) ou Puyol (Barcelona). 

in "maisfutebol.iol.pt"

 

Hulk ficará "feliz" no FC Porto

O Incrível garante que ficará bem nos dragões caso a sua saída não se concretize.

A transferência que foi dada como certa para o Chelsea pode agora não se concretizar. No entanto, Hulk ficará feliz nos dragões, caso a mudança não aconteça: "Onde tiver contrato vou estar feliz porque gosto é de jogar futebol. Seja no FC Porto, no Chelsea ou noutro sítio qualquer. Tenho contrato e sou muito feliz no Porto, que me abriu as portas da selecção."

"Deixo tudo nas mãos do meu empresário, do FC Porto e de Deus. Estou tranquilo", explicou o brasileiro em declaração ao jornal "O Jogo".

Ainda assim, o jogador azul e branco confessa que o Chelsea seria um bom destino: "O Chelsea é o actual campeão europeu e agrada a qualquer jogador e eu não sou excepção. Ficaria feliz se a transferência se concretizasse."

"Estou no FC Porto há quatro anos e já conquistei tudo. Vou ter o clube sempre no coração, independentemente do que vier a acontecer neste verão ou noutro qualquer", adiantou.

in "rr.pt"

PSG volta à carga por Hulk

O Paris Saint-Germain mantém-se na corrida por Hulk. De acordo com os relatos mais recentes oriundos de França, o clube da cidade luz estará disposto a desembolsar 53 milhões de euros para garantir o concurso do avançado do FC Porto.

Segundo noticia o site blogolo, o PSG entrou em contacto com Teodoro Fonseca na passada semana, dando conta ao representante do Incrível de que o interesse continua de pé.

Em cima da mesa estará uma proposta de 53 milhões de euros, montante avultado mas que fica aquém dos 72 milhões que o clube gaulês admitiu pagar num passado recente pelo internacional brasileiro.

O Chelsea tem sido apontado como o destino mais provável para Hulk, havendo todavia em Inglaterra outros candidatos à contratação do avançado. Além do Manchester City, também o Tottenham terá entrado em cena, algo a que não serão alheias as notícias que colocam André Villas Boas a caminho de White Hart Lane, na próxima época. 

in "abola.pt"

Ventos de mudança com impactos laterais

saída de sapunaru deixa vaga para miguel lopes

Danilo será dono da lateral direita do FC Porto, em 2012/13. Resta saber quem lhe vai fazer sombra ao longo da época. Sapunaru seria, à partida, o principal candidato a essa função, mas como vai entrar no último ano de ligação ao FC Porto, a SAD não colocará entraves à sua saída, assim garanta algum retorno dos 5 milhões de euros investidos na sua contratação. Esta situação deixa, assim, Miguel Lopes à espreita de uma oportunidade no plantel.

O romeno fica, por seu lado, à mercê do mercado, sendo que ao longo das últimas quatro épocas surgiram vários clubes europeus interessados nos seus serviços. Continuam é a faltar propostas concretas, mas mesmo que elas não apareçam no imediato e o jogador, conforme se prevê, faça a pré-época com os bicampeões, a verdade é que continuará junto à porta da saída até ao dia do fecho do mercado de transferências.

in "record.pt"

Sapunaru criticado no seu país

Pelo presidente da Liga da Roménia

Lateral recusou representar a Roménia enquanto Piturca for o selecionador e o presidente da Liga de futebol romeno coloca-se ao lado do treinador
O presidente da Liga da Roménia, Dumitru Dragomir, está solidário com o selecionador Victor Piturca que decidiu não voltar a convocar Sapunaru depois do lateral ter anunciado que não voltava a representar o país enquanto Piturca estivesse à frente da seleção.

"Obviamente que estou do lado de Piturca. Temos de ser sérios, Sapunaru prestou um mau serviço com aquela entrevista. Piturca contava com ele, mas agora já não", referiu em declarações à "Gazeta Sporturilor".

in "ojogo.pt"