quinta-feira, 5 de julho de 2012

Treinadores para 2012/13


Já são conhecidos os treinadores das equipas do futebol de formação portista para a época 2012/13. Nuno Capucho, que na última temporada foi treinador dos Sub17, passa para o comando técnico dos Sub19, enquanto José Guilherme transita dos Sub16 (agora entregues a Bino) para os Sub17. António Folha mantém-se nos Sub15.

Estas decisões reflectem a política de continuidade adoptada pelo clube, bem como a integração de ex-atletas nos quadros técnicos dos escalões jovens.

in "fcp.pt"

F.C. Porto: Alex Sandro, Danilo e Hulk convocados para os Jogos

Três jogadores dos dragões nas escolhas de Mano Menezes; David Luiz fica de fora

Alex Sandro, Danilo e Hulk integram os 18 convocados do Brasil para os Jogos Olímpicos de Londres, na lista anunciada por Mano Menezes. O defesa David Luiz, do Chelsea, foi preterido nas escolhas, uma vez que o selecionador brasileiro optou por Thiago Silva, Marcelo e Hulk para o lote de três jogadores acima dos 23 anos.

Eis os 18 convocados do Brasil, com os quais Mano Menezes vai tentar, pela primeira vez no historial do escrete canarinho, conquistar a medalha de ouro:

GUARDA-REDES: Rafael Cabral (Santos) e Neto (Fiorentina);
DEFESAS: Alex Sandro (F.C. Porto), Bruno Uvini (São Paulo), Danilo (F.C. Porto), Juan (Inter), Marcelo (Real Madrid), Rafael da Silva (Man. United) e Thiago Silva (Milan);
MÉDIOS: Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional), Rómulo (Vasco da Gama), Sandro (Tottenham) e Ganso (Santos);
AVANÇADOS: Alexandre Pato (Milan), Hulk (F.C. Porto), Leandro Damião (Internacional) e Neymar (Santos).

De prevenção ficam ainda o guarda-redes Gabriel (Milan), e Marquinhos (Corinthians), Giuliano (Dniepr) e Casemiro (São Paulo).

in "maisfutebol.iol.pt"

Paula Oliveira foi sétima no Europeu de Juniores


Paula Oliveira foi sétima classificada nos 50 metros bruços do Campeonato da Europa de Juniores, que decorre em Antuérpia, na Bélgica. A nadadora portista atingiu a final da prova, disputada na tarde desta quarta-feira, apurando-se com o sexto melhor tempo das meias-finais, fase em que estabeleceu um novo recorde pessoal, com o tempo de 32.56 segundos.

A anterior melhor marca de Paula Oliveira, registada nas eliminatórias realizadas durante a manhã, era de 33.05 segundos. Na final, a portista nadou a distância em 33.18 segundos.


in "fcp.pt"

F.C. Porto: jogo-treino antes da partida para a Suíça

Formação portista vai defrontar o Valadares neste sábado, dois dias antes da partida para o hotel La Barcarolle

O F.C. Porto vai realizar o seu primeiro teste neste sábado, dois dias antes da partida para o estágio de pré-época na Suíça. O Valadares Gaia, da Associação de Futebol do Porto, será o adversário no encontro amigável.

Vítor Pereira conta com 23 jogadores desde segunda-feira (Emídio Rafael trabalha à parte, recuperando de grave lesão), esperando ainda a chegada de uma dezena de internacionais.

Alguns elementos dos quadros portistas tentam aproveitar estes dias para convencer a equipa técnica, sendo garantido que este primeiro grupo será encurtado à medida que forem chegando os jogadores com direito a apresentação tardia.

No sábado de manhã, o F.C. Porto 2012/13 apresentará os seus primeiros argumentos. O Valadares Gaia irá substituir o tradicional Tourizense, participando num jogo-treino à porta fechada, no Olival.

O Valadares Gaia F.C. substituiu o antigo Valadares. Surgiu com novo rosto há um ano e sagrou-se campeão da II Divisão da Associação de Futebol do Porto. Paralelamente, tem uma parceira com o F.C. Porto no âmbito do projeto Dragon Force.

Após o primeiro amigável da época, os dragões seguirão para a Suíça. A partir de segunda-feira, a comitiva ficará instalada em Prangins, no hotel La Barcarolle (foto), com vista para o lago de Genebra e bem perto da fronteira com a França.

O F.C. Porto irá realizar dois particulares nesse período, frente a Servette e Evian. Deverá ainda enfrentar o Celta de Vigo no dia 21. Entretanto, o Valência anunciou a participação dos dragões num jogo de solidariedade em Espanha, a 28 de julho.

A 11 de agosto, a equipa portista disputa a Supertaça de Portugal, primeiro jogo oficial da época, com a Académica.

in "maisfutebol.iol.pt"

Maicon: «Hulk e Moutinho? com ou sem eles, Porto é Porto»

Defesa admite que a equipa pode perder «jogadores fundamentais»

 Maicon acredita num F.C. Porto de sucesso, mesmo que jogadores influentes como Hulk e Moutinho possam ainda ser alvos apetecidos no mercado de transferência. O central portista falava à comunicação social na habitual superflash, no Olival, antes de mais uma sessão de treino comandada por Vítor Pereira: «Não sabemos o que vai acontecer, ainda falta muito tempo. Mas com ou sem eles, Porto é Porto. Claro que são elementos fundamentais e qualquer equipa precisa de jogadores como eles. Não só o Hulk e o Moutinho, como o Alvaro, e o Rolando, são excelentes jogadores que nos podem ajudar muito», admitiu.

Para a segunda época sob a orientação de Vítor Pereira, Maicon, que na temporada anterior foi dos jogadores mais utilizados, tanto a central como a lateral direito, define horizontes simples: «A receita para este ano é só uma: títulos, muitos títulos», concluiu.

in "maisftebol.iol.pt"

Mariano: «Lucho? Muito importante para o balneário»

Antigo companheiro de equipa visitou o F.C. Porto e salientou o caráter e qualidade do médio argentino

Mariano González esteve nesta quarta-feira no Olival. O argentino aproveitou uma visita a Portugal, onde ainda tem casa, para matar saudades do F.C. Porto. Acarinhado por membros do staff e alguns companheiros, Mariano aproveitou a ocasião para desejar boa sorte para a nova época.

«Estou feliz por estar aqui, vim matar saudades e visitar amigos. Quis sentir outra vez o cheiro deste relvado. As pessoas do clube sempre me fizeram sentir bem, deram-me sempre apoio e passei quatro anos muito bons no F.C. Porto dos quais tenho muitas boas lembranças», sintetizou.

Em conversa com alguns jornalistas ao final da manhã, Mariano explicou a ligação sentimental ao F.C. Porto e à cidade.

«As minhas filhas nasceram aqui, arranjei amigos e adaptei-me a uma cidade que é muito bonita para mim. A cidade do Porto está igual, a essência é sempre a mesma», frisou.

Aos 31 anos, o argentino representa o Estudiantes de La Plata mas não esquece quatro épocas de dragão ao peito. «O Lucho deu-me boleia para o Olival, viemos a conversar, e encontrei agora o Otamendi, com quem joguei. Reencontrei muita gente do clube e vi alguns jogadores novos.»

Lucho González partilhou o balneário com Mariano González, saiu para o Marselha mas regressou para conduzir o F.C. Porto ao título. O compatriota salienta a importância de El Comandante.

«O regresso do Lucho foi muito importante. Ele não precisou de adaptação nem de conhecer o clube. A qualidade dele nem se discute e foi importante sobretudo para o balneário. Ele tem uma imagem forte, é um jogador com muita experiência e deu um ânimo importante», afirmou.

«Depois de ganhar tudo, é muito difícil manter»

Mariano González chegou em 2007 e partiu em 2011. Desde então, acompanha o desempenho do F.C. Porto à distância. Como adepto, vibra com o sucesso da equipa. «Sobretudo, conseguiu-se o mais importante que era ganhar a Liga portuguesa. Depois de um ano muito bom com André Villas-Boas, seria sempre difícil manter o nível. Era óbvio que a equipa ia sofrer um bocadinho. Mesmo assim, na fase final conseguiram conquistar o título.»

«Depois de ganhar tudo, é muito difícil manter, como disse. Agora, tudo será diferente. O F.C. Porto é sempre o principal favorito no campeonato, tem demonstrado isso nos últimos anos. Tem jogadores com experiência, que sabem o que fazer para conquistar o título», acrescentou.

Tempo ainda para elogios a Vítor Pereira. Quando Mariano partiu, era adjunto. Agora, arranca para a segunda época como treinador principal.

«Quando saí do Porto, já tinha ido que o Vítor Pereira tinha caraterísticas para ser treinador principal. É uma pessoa que sente muito o futebol, que conhece a história do clube e partilha o mesmo sentimento. Depois de uma época muito boa, seria difícil manter o nível, saliento mais uma vez, mas o Vítor conseguiu ganhar a Liga», concluiu o argentino.  

in "maisfutebol.iol.pt"

Carga bidiária veio para ficar

equipa técnica muito interventiva nas indicações

“Muito bem, Djalma, é isso mesmo”; “Vamos Kelvin, com rigor”. Não faltaram palavras de incentivo aos jogadores do FC Porto no decorrer dos 30 minutos iniciais do treino matinal de ontem, que teve portas abertas aos jornalistas. Na primeira sessão bidiária desta pré-temporada, os jogadores deram uma resposta cabal à exigência física pedida nesta fase dos trabalhos e a bola esteve sempre presente no ensaio.

O treinador-adjunto Filipe Almeida tomou as rédeas do grupo de trabalho, dirigindo um exercício de condução de bola e passe, numa gincana preparada para o efeito. “A condução tem de ser rápida”, exigiu o adjunto de Vítor Pereira, com este sempre por perto e a dar os acertos que considerava serem necessários.

Enquanto isso, os quatro guarda-redes que vão compondo o plantel faziam trabalho específico para a posição que ocupam, liderados pelo holandês Wil Coort. Helton, Bracali e Kadú aplicaram-se nos trabalhos como sempre, mas não descuraram a missão de integrar o reforço Stefanovic da melhor forma possível.

in "record.pt"

Sapunaru ainda está na Invicta

aguarda por indicações

Sapunaru não entra nos planos de Vítor Pereira para 2012/13 e, conforme Record avançou oportunamente, a sua vaga será ocupada por Miguel Lopes.

Todavia, o romeno continua na cidade do Porto e, contactado pelo nosso jornal, escusou-se a comentar o seu afastamento da equipa. “O Olympiacos quer contratar-me? Não sei de nada. Deixo o meu futuro nas mãos do FC Porto. Nos próximos tempos irão ter, seguramente, novidades”, disse apenas.

in "record.pt"

Maicon indisponível para a seleção

Central brasileiro garante que o grande objetivo é representar a canarinha e demonstra confiança na concretização dessa meta. Representar Portugal parece fora de questão. 
 
Maicon não está disponível para representar no futuro a seleção portuguesa. Esta foi uma garantia deixada pelo central esta manhã, em conversa com os jornalistas, depois de o pai do jogador ter declarado a O JOGO que o central admitia defender as cores portuguesas.

"O meu pai equivocou-se. O meu grande objetivo é chegar à seleção brasileira. Acredito que tenho capacidade para lá chegar. Aliás, há jogadores do FC Porto que têm sido chamados", corrigiu Maicon, que também já tinha dado conta dessa intenção em entrevista a O JOGO.

Quanto ao FC Porto, o defesa aponta o título como grande objetivo, sem esquecer a meta de realizar uma Liga dos Campeões melhor que a anterior. Maicon aproveitou também para agradecer a confiança de Vítor Pereira na última época, garantindo que foi importante para crescer enquanto jogador. 

in "ojogo.pt"

Hulk tem a resposta hoje, às 19 horas

Lista do Brasil para os Jogos Olímpicos gera muita curiosidade; Danilo e Alex Sandro também estão entre os possíveis escolhidos

É hoje que Hulk fica a saber se vai ou não para Londres... com a seleção brasileira. Segundo o que está previsto, Mano Menezes divulga às 19 horas portuguesas (15 horas de Brasília) a lista dos escolhidos, onde estarão três jogadores com idade superior a 23 anos.

No ataque, o portista concorre por uma vaga com Neymar, Leandro Damião, Alexandre Pato ou Wellington Nem, nomes que, ainda que nem todos acima da idade limite, entram na equação que Mano Menezes fará para decidir onde quer gastar as vagas destinadas a jogadores com mais de 23 anos.

Os também portistas Danilo e Alex Sandro aguardam pela decisão do selecionador brasileiro, embora nenhum deles com o problema de entrar no lote de idade acima dos 23 anos.

O lote de escolhas de Mano Menezes inclui ainda nomes como os de Thiago Silva, David Luiz, Paulo Henrique Ganso, Marcelo, Óscar ou Daniel Alves. Um "plantel" de peso que tem alimentado a esperança brasileira de juntar um título olímpico ao currículo.
 
in "ojogo.pt"