quarta-feira, 11 de julho de 2012

Servette-F.C. Porto, 0-2: bis de Kléber e lampejos de Atsu

Dragão condicionado com vitória segura em ritmo tranquilo

Vitória tranquila do F.C. Porto sobre o Servette, graças a um bis de Kléber. No primeiro ensaio a doer, um dragão ainda muito condicionado pelas ausências, acabou por atingir nota positiva diante da equipa orientada por João Alves, também ela desfalcada de vários elementos.

Num jogo com ritmo baixo, Vítor Pereira viu-se obrigado a improvisar nas laterais, começando com Sereno à direita, e o jovem David Bruno no flanco oposto. Mais tarde, viria a adaptar Mangala à esquerda, trocando David Bruno. Mas estes testes eram enquadrados pelo «staff» sénior, já que a equipa manteve sempre a dupla de centrais, e o duo Fernando-Lucho dava maturidade ao meio-campo.

Depois de um primeiro susto do Servette (14 minutos), foi o ganês Atsu a agitar as águas, com iniciativas enérgicas na esquerda, bem enquadrada pela maestria de Lucho nos passes. Foi dessa dupla que nasceu o lance do primeiro golo, concluído por Kléber, outra das boas exibição no dragão.

Vítor Pereira optou por dar minutos ao onze inicial e só mexeu na equipa aos 60 minutos, precisamente a coincidir com o segundo golo, conseguido num vistoso voo de Kléber, a passe de Lucho. Por essa altura, a equipa ficou transfigurada com as entradas de James, Iturbe, Kelvin e companhia, e o futebol tornou-se mais desgarrado, permitindo apenas ver alguns apontamentos individuais a Iturbe, que parece querer recuperar a época perdida.

Bons apontamentos de Atsu, Fernando, Lucho e Iturbe, num ensaio condicionado, que não permitiu grandes conclusões.

F.C. PORTO: Helton (Bracalli, 45); Sereno (Mangala, 59), Maicon, Otamendi e David Bruno; Fernando (Mikel, 65), Lucho (Pedro Moreira, 65) e Defour (Castro, 59) ; Atsu (Kelvin, 65), Kléber (Iturbe, 65) e Djalma (James, 59).

Ao intervalo: 0-1

Marcador: Kléber, 29 e 61 m.  

in "maisfutebol.iol.pt"

Pinto da Costa não tem propostas por Hulk

Presidente do FC Porto equipara situação do brasileiro ao de qualquer outro jogador do plantel. SAD azul e branca recebeu apenas sondagens.


Pinto da Costa nega que a SAD do FC Porto tenha recebido qualquer proposta por Hulk, mostrando-se agastado com a especulação que o futuro do avançado brasileiro tem gerado nos últimos tempos.

"Não sei porque me pergunta do Hulk e não me pergunta do Helton, do Moutinho, do James, do Maicon e de todos os outros. O Hulk está tanto para sair como qualquer um dos outros. Até esta altura não chegou ao FC Porto nenhuma proposta pelo Hulk", adiantou o presidente dos dragões, esta quarta-feira.

À margem da assinatura de um protocolo com a Câmara Municipal de Gaia, Pinto da Costa confirmou, por outro lado, que "pelos outros jogadores, houve conversações por um ou outro". 

As mentiras e o IVA
De forma irónica, Pinto da Costa prosseguiu nas críticas às informações que alguns órgãos de comunicação social avançam, diariamente, sobre o mercado de transferências.

"A mentira, para já, é a única coisa que não paga IVA. Para ver um jogo da Selecção Nacional, o adepto paga 23% de IVA, mas para comprar um filme pornográfico, paga somente 6%", atirou.

Pinto da Costa acredita em Jackson Martínez
Custou 8,8 milhões de euros aos azuis e brancos, mas o líder dos campeões nacionais tem confiança no seu valor. Trata-se de Jackson Martínez.

"Os adeptos têm sempre expectativas por todos os jogadores que chegam, porque acreditam no seu valor. O Jackson Martínez era uma necessidade da equipa, um pedido do treinador. Foram-nos oferecidos bastantes que o treinador achava que não se justificavam. Jackson Martínez tem todas as condições para triunfar", crê.


in "rr.pt"

Villas-Boas assume interesse em Moutinho


Técnico do Tottenham diz que o jogador português foi um dos mais importantes do Euro2012


André Villas-Boas assume que João Moutinho é um jogador interessante para o Tottenham. «Ele foi um dos jogadores mais importantes do Euro2012. Fez um torneio fantástico e é um jogador importante para o Porto. Isso não significa que seja o único alvo, mas é alguém para quem olhamos com interesse», afirmou, citado pela «BBC».

O técnico admite também o interesse no avançado do Manchester City, Emmanuel Adebayor. «Ele foi muito importante na época passada e estaria a mentir se dissesse que não estou à procura de um ponta de lança. Adebayor faz parte dessa lista».

«Queremos tentar pôr o Tottenham novamente no caminho dos títulos»

in "maisfutebol.iol.pt"

Dragão faz sete refeições por dia

Neste estágio de pré-temporada na Suíça, cada futebolista do F. C. Porto faz sete refeições diárias. Ao todo são quatro mil calorias, o dobro das que consome um adulto sedentário de manhã até à noite.


Além do pequeno-almoço, do almoço, do jantar e da ceia, os atletas fazem três refeições intercalares para combater as exigências e o desgaste de treinos bidiários. Os jogadores, por exemplo, comem antes de irem para o relvado, com alimentos que fornecem energia, e após o treino, com uma ementa destinada a recuperar e precaver micro lesões. Nesta linha, comem bananas antes do treino e bebem leite no fim.
Os menus foram traçados pelo nutricionista Vítor Hugo Teixeira, de 38 anos, autor do recente livro "50 superalimentos portugueses", há cinco anos o responsável pela área alimentar da equipa de futebol. Teve a preocupação de respeitar as tradições das diferentes nacionalidades do plantel, mas sempre dentro de uma máxima para melhorar os índices físicos e desportivos da equipa. Porque o que os atletas comem é importantíssimo. "Se tivermos uma alimentação certa, aumentamos em 30% a corrida em alta intensidade e em 50% a pressão sobre a bola", explica ao JN. Quando partiram de férias, os jogadores do F. C. Porto não levaram nenhum plano alimentar. Ou melhor, até levaram: "Foi poder fazer o que quisessem". Mas "nenhum", garante Vítor Hugo Teixeira, chegou com peso a mais. "Sou o nutricionista com o trabalho mais facilitado do país, não tenho a menor dúvida".

Leite depois dos treinos

Muitos clubes utilizam bebidas desportivas energéticas depois dos treinos. O F. C. Porto não, porque os jogadores bebem leite: "É um dos melhores alimentos de recuperação. Nós já fazemos isso há cinco anos, ao contrário de muitos", explica Vítor Hugo Teixeira.

Banana antes do trabalho

in "jn.pt"

Servette no primeiro teste do dragão na Suíça

O FC Porto disputa o primeiro jogo particular no estágio que está a realizar na Suíça, embora o próximo encontro seja o segundo desta pré-temporada, depois da goleada sobre o Valadares no Olival.

Agora, o adversário é mais complicado. Trata-se do Servette, equipa suíça orientada pelo português João Alves e que na última temporada acabou a Liga do seu país no quarto lugar.

Será um teste exigente para os bicampeões nacionais, que têm um pouco mais de uma semana de trabalho. Pelo contrário, o Servette está bem mais adiantado na preparação, pois o campeonato na Suíça começa já este fim de semana e o primeiro adversário será o Basel, campeão em título.

No encontro desta quarta-feira, marcado para as 20 horas (hora de Portugal continental), Vítor Pereira poderá utilizar jogadores que não estiveram em campo frente ao Valadares.

São os casos de Fabiano Freitas, Eliaquim Mangala e James Rodríguez que começaram a pré-época mais tarde e por isso não participaram no primeiro exame da pré-temporada e que decorreu à porta fechada.

Jackson Martínez, que ainda não treinou com o restante grupo de trabalho e que apenas esta terça-feira chegou à localidade de Prangins, não deverá ser opção, embora possa ser utilizado no segundo teste a realizar no estágio, marcado para sábado, frente ao Évian.

Por fim, Emídio Rafael é certo que não jogará, enquanto David Addy e Marc Janko estão em dúvida após terem apresentado queixas físicas no último treino.

in Wzerozero.pt"

FC Porto: clubes franceses interessados em Sereno

Dois clubes de França estarão em contactos para contratar o defesa português.

Sereno alinhou na Alemanha (Colónia) por empréstimo do FC Porto, na última época, e poderá rumar a França na próxima temporada.
Segundo informações do portal topmercato.com, há dois clubes franceses interessados nos serviços do defesa: Bordéus e Saint-Étienne.
O site francês escreve que Sereno dificilmente ficará no plantel de Vítor Pereira e o português já foi observado por responsáveis dos dois emblemas na época passada, em alguns jogos da Bundesliga.
Os responsáveis do Bordéus já terão mesmo conversado com os dirigentes do FC Porto para tentar "resgatar" o atleta de 27 anos.
Panathinaïkos, Nuremberga, Betis e Eintracht Frankfurt estarão também interessados em Sereno.
O FC Porto pede dois milhões de euros pelo jogador, segundo o topmercato.com.

in "relvado.pt"

Marselha reacende interesse em Belluschi

De saída do Génova, o médio Fernando Belluschi, dos quadros do FC Porto, volta a ser apontado como potencial reforço do Marselha.

O interesse do clube francês no argentino remonta ao último mercado de inverno, altura em que o jogador acabou por rumar ao campeonato italiano, cedido pelos dragões, mas parece ganhar agora nova força, segundo relatos da Imprensa italiana.

O Marselha, porém, não está sozinho na corrida a Belluschi, enfrentando a concorrência de Mónaco, Olympiakos (de Leonardo Jardim), Inter Milão e Fiorentina pelo concurso do médio.

in "abola.pt"

Maicon na luta pela braçadeira

quer ser capitão de equipa

Maicon é figura central da mais recente edição da revista “Dragões”. Entre muitas considerações sobre a sua carreira, o defesa, de 23 anos, também fez uma revelação: “Que jogador não sonha ser capitão do FC Porto? Para falar verdade, essa é a minha meta. Vou trabalhar para isso e fazer por merecer a braçadeira, porque sei que tenho condições para a conseguir”. À margem dessa questão, Maicon também mandou farpas ao eterno rival Benfica: “Eles têm-nos muito respeito dentro do campo. Sentem-se oprimidos diante de nós.”  

in "record.pt"

Sapunaru na lista do Chelsea

Jornal inglês refere que o internacional romeno, sem espaço no plantel portista com a aposta em Miguel Lopes, é uma possibilidade para os londrinos. 
 
Autorizado pelo FC Porto a encontrar um novo clube, Sapunaru está, todavia, bem cotado junto de grandes clubes europeus, a julgar pelo que escreve o "Daily Mail". O jornal britânico refere que o internacional romeno está na lista do Chelsea, que se encontra no mercado em busca de dois laterais.

Sapunaru, de 28 anos, chegou aos dragões na temporada 2008/09, oriundo do Rapid Bucareste. A aposta em Miguel Lopes, que realizou uma segunda metade de 2011/12 em bom plano no Braga, retirou espaço ao romeno no plantel de Vítor Pereira.

in "ojogo.pt"

Para Abdoulaye seria perfeito defrontar Hulk

Senegalês confirmou que foi sondado por clubes ingleses e alemães antes de renovar com os portistas até 2016 

O senegalês Abdoulaye Ba, em entrevista ao sítio francês "Blogolo", perspetivou um embate com o companheiro Hulk nos Jogos Olímpicos de Londres. Ambos integram as convocatórias das respetivas seleções. "Jogar com o Brasil já seria bom, mas defrontar o Hulk, um amigo, seria perfeito", afirmou o central, que recentemente renovou com o FC Porto até 2016.

Abdoulaye admitiu a existência de convites de clubes estrangeiros, preferindo ficar nos portistas pela qualidade do projeto. "Tive propostas de Inglaterra e Alemanha. Mas fixar-me no FC Porto é um sonho. Quero continuar a progredir e a jogar", acrescentou o senegalês.

in "ojogo.pt"

Dragões contratam jogador chinês

Li Shuai chega para os juniores

O FC Porto assegurou o empréstimo de Li Shuai, médio chinês de 18 anos que vai jogar nos juniores e que é apresentado como um dos mais talentosos jovens jogadores daquele país.  

Proveniente do Guizhou Renhe, Li Shuai espera visto para viajar para Portugal e é uma contratação que está avalizada há alguns meses, depois de o jogador ter cumprido um período de testes com os juvenis azuis e brancos. Internacional sub-17 pelo seu país, Li Shuai é um médio ofensivo que também pode jogar sobre as alas.

Mais do que o efeito de marketing, até porque o destino imediato é a equipa de juniores, os dragões procuram trabalhar as aptidões do jogador, analisando a sua adaptação ao país e ao clube para depois acionar, ou não, a cláusula de compra do médio chinês. 

in "ojogo.pt"

Jackson já está na Suíça


Jackson Martínez já está em Prangins, na Suíça, onde o plantel do FC Porto estagia desde segunda-feira. O avançado colombiano, que completou os exames clínicos ao princípio da tarde desta terça-feira, no Dragão, viajou na companhia do técnico Rui Quinta e foi recebido, já ao final da noite, por James Rodríguez.

Além do seu compatriota, que desempenhou o papel de anfitrião, à espera de Jackson, que já treina esta quarta-feira, estava também a restante equipa técnica liderada por Vítor Pereira


 in "fcp.pt"

Hulk: «Não tenho nada acertado com o Chelsea»

Lucas e Hulk - Coleitva da Seleção Brasileira olímpica (Foto: Mowa Press)Nomes ventilados em grandes clubes europeus, Lucas e Hulk garantem que estão alheios às negociações que podem fazê-los mudar de time. O meia do São Paulo e o atacante do Porto estão na mira de, respectivamente, Inter de Milão e Chelsea, mas disseram nesta terça-feira, durante coletiva no hotel da Seleção Brasileira que se prepara para a Olimpíada de Londres, que não há nada fechado ainda.

- De concreto que eu saiba não tem nada. Só especulação, interesse. Fico contente por ser um grande clube da Europa. Mas fico fora disso. Tenho um empresário que resolve essas questões. Não quero pensar nisso, só quero jogar futebol - afirmou Lucas, não querendo dizer se os 25 milhões de euros (cerca de R$ 56 milhões) são mesmo pouco dinheiro para tirá-lo do São Paulo.

- Não sou eu que defino o meu valor, mas sim o clube. Só procuro jogar futebol.
Hulk foi por caminho semelhando. Envolvido em uma novela com o Chelsea desde que a temporada europeia terminou, o atacante reforçou que não tem acordo com os ingleses para deixar o Porto.

- Não tenho nada acertado com o Chelsea ou nenhum outro clube. Tenho mais quatro anos de contrato com o Porto e estou focado na Seleção. Não conversei com ninguém. Como todos sabem, eu não fico muito por dentro de transferência, de mercado, porque isso acaba desconcentrando. Deixo para o meu empresário resolver essas coisas - disse o atacante, que negou ter recebido contato do brasileiro Leonardo para uma possível transferência para o Paris Saint-Germain, da França.

Apesar da negativa de Hulk, o próprio técnico Mano Menezes, ao justificar a convocação do atacante, disse que ele está interessado em mudar de clube.

in "lancenet.pt"