quinta-feira, 9 de agosto de 2012

QUARTETO LUSO, MANGALA E DJALMA NAS SELECÇÕES

Miguel Lopes, João Moutinho, Rolando e Varela integram a lista de convocados da selecção portuguesa para o encontro particular com o Panamá, agendado para 15 de Agosto (21h), no Estádio do Algarve. Eliaquim Mangala também faz parte das escolhas dos Sub21 franceses e Djalma da selecção de Angola.

Depois de Hulk, Danilo e Alex Sandro (Brasil), Alvaro Pereira (Uruguai), James e Jackson Martínez (Colômbia), Defour (Bélgica), Janko (Áustria) e Iturbe (Argentina Sub20) já estarem confirmados nas respectivas convocatórias, a lista de internacionais do FC Porto que vão estar em acção na próxima data FIFA aumenta em mais seis nomes.

Refira-se que Mangala integra os escolhidos dos Sub21 franceses para um estágio de três dias nos arredores de Paris e Djalma está convocado para o duelo entre Angola e Moçambique, também agendado para 15 de Agosto.


in "fcp.pt"

FC Porto: Zenit confirma interesse em Hulk

O treinador dos russos alerta contudo, que a transferência do avançado depende dos "valores" envolvidos.


Já não há dúvidas de que o Zenit de São Petersburgo está na corrida por Hulk. É o treinador dos russos, o italiano Luciano Spalletti, quem o confirma, salvaguardando contudo, que tudo depende do dinheiro.

"Hulk interessa-nos obviamente, mas depende dos números", atesta Spalletti em conferência de imprensa na Rússia. "Há também outros jogadores que consideramos interessantes", diz ainda o treinador.


A imprensa desportiva tem especulado que o Zenit estará disposto a pagar 50 milhões de euros, oferecendo ainda o passe de Bruno Alves, para garantir o "Incrível".

Sobre o defesa português, Spaletti repara que "muitas pessoas estão a contactar o clube sobre a sua contratação", mas o treinador avisa que o clube só abdicará dele se contratar "um defesa do seu nível".


in "relvado-pt"

Benfica poderá ter que "pagar" Falcao ao FC Porto


Jornal espanhol Marca avança que o FC Porto ameaça apresentar uma queixa à FIFA devido a um atraso no pagamento da transferência de Falcao. Dinheiro da venda de Salvio pode ser solução.
O FC Porto ameaça apresentar uma queixa à FIFA devido a um atraso no pagamento da transferência de Falcao para o Atlético Madrid, segundo noticia esta quinta-feira o jornal espanhol Marca.
De acordo com a publicação, o Atlético Madrid teria que ter pago 31 milhões de euros até 31 de julho de 2012 (22 milhões na primeira tranche, mais nove milhões na segunda), mas só terá pago 28,5 milhões de euros (6,5 milhões na última tranche).
Marca justifica o atraso do pagamento do Atlético Madrid com as verbas que os outros clubes terão que pagar aos colchoneros, entre "as quais podem estar as de Benfica por Eduardo Salvio."

in "dn.pt"

Caso Alvaro Pereira: «Não acontece só no F.C. Porto»


Vítor Pereira confirma incidente com o uruguaio num treino mas separa-o do motivo para a ausência dos treinos


Vítor Pereira confirmou que Alvaro Pereira teve um problema durante um treino com um companheiro mas negou que esse incidente tenha alguma relação com o facto de o uruguaio ter deixado de treinar com o grupo. O técnico portista parafraseou a justificação oficial do clube, dizendo que Alvaro está «autorizado a tratar de assuntos pessoais». 

Sobre o caso em si, Vítor Pereira admitiu-o, mas destacou que é algo que acontece de quando em vez. E não só no F.C. Porto. 

«Trabalhamos no limite da agressividade, para ganhar em todos os exercícios. Esta profissao é muito exigente, a exposição mediática é muito grande e os níveis de stress são altos. É uma situação que aconteceu desta vez, não acontece muitas vezes, mas vai acontecendo uma vez por outra. Acredito que também acontecem noutros clubes», afirmou o treinador portista, na conferência de imprensa de antevisão do encontro com a Académica de Coimbra, para a Supertaça. 

O treinador assegurou, também, que o problema foi «ultrapassado na hora», sem nunca revelar com quem aconteceu a discussão mais acesa, embora a notícia do jornal «O Jogo» fale no nome de Kléber. 

«Não ouvi nada de especial que justifique tantas paginas de jornal. Foi normalíssimo, num treino disputado nos limites da competitividade», frisou Vítor Pereira. 

Em relação à ausência dos treinos, o técnico jogou mais à defesa, garantindo, porém que «o episódio disciplinar não tem nada a ver com a autorização para tratar de assuntos pessoais». 

E ainda acrescentou que também não é uma mudança de atitude da sua parte para com os jogadores. Na época passada, recorde-se, Vítor Pereira afirmou que, se tivesse sido duro com os jogadores de início, «teria durado dois meses». O episódio com Alvaro não é uma mudança de paradigma para a nova época, assegura. 

«A experiência de um ano para o outro vai-nos dizendo que independentemente das indefinições que possam existir, umas concretas, outras por expetativas naturais e outras por especulação da imprensa, têm consequência emocional. Mas eu tenho de preparar uma equipa independentemente deste contexto, uma equipa que no sábado possa discutir um titulo», destacou.

Por isso, o técnico diz que o F.C. Porto tem «trabalhado tranquilamente» e que sentiu o grupo «motivadissimo e consciente da importância do jogo» que vai realizar.

Vítor Pereira: «Situação de Jackson Martínez está regularizada»

Certificado já chegou e jogador pode alinhar na Supertaça


O certificado internacional de Jackson Martínez já deu entrada no Dragão e o colombiano poderá ser opção no jogo da Supertaça, com a Académica de Coimbra, já este sábado, se Vítor Pereira assim o entender. 

A confirmação foi dada pelo próprio treinador, na conferência de imprensa de antevisão do encontro: «Jackson? Não tenho indicação nenhuma em contrário. Está disponível. A situação está regularizada.»

O técnico portista não tem por hábito revelar nomes do onze que pretende utilizar, por isso não é certo que o avançado jogue de início, mas é bastante provável atendendo ao que foi a pré-temporada. 

E Miguel Lopes também deverá ser titular, mesmo tendo menos tempo de treino do que os companheiros. A escassez de opções para as alas dita esse destino, embora Vítor Pereira se tenha escusado a confirmá-lo. 

«Temos de esperar para ver se joga o Miguel Lopes, o João Moutinho ou quem seja. É uma avaliação que faço. Tento escolher quem acho que, em termos globais, me transmite confiança para disputar o jogo. Tenho de avaliar técnica, tática e emocionalmente. Tudo misturado, tomo as minhas decisões e vou com elas para a frente», explicou. 

Críticas ao calendário olímpico

O treinador lamentou, ainda, não poder contar com os jogadores que ainda estão nos Jogos Olímpicos, casos de Hulk, Danilo e Alex Sandro. «O calendário não faz sentido nenhum», desabafou. 

«F.C. Porto e Académica vão disputar um título e deveriam poder ter disponíveis todos os jogadores, para apresentarem a melhor qualidade. É um ponto para se refletir. Penso que os Jogos Olímpicos deveriam terminar primeiro do que o arranque da época», defendeu. 

Contudo, Vítor Pereira sublinhou a vontade de ver os seus pupilos chegarem à medalha de ouro. «Temos muito orgulho dos jogadores que lá temos. Esperemos que consigam o ouro olímpico. E merecem estar lá. Mas também nos fazem falta e deviam estar cá, pelo menos, a tempo de os utilizarmos neste final», completou.

Vítor Pereira: «Só duas equipas chegaram a esta final»

Alfinetada nos rivais que falharam objetivos na temporada passada


Vítor Pereira destacou a importância da Supertaça no calendário futebolístico, lembrando o que os dois finalistas da prova tiveram de conquistar para poder disputar o troféu, este sábado, em Aveiro. Em caso de vitória, o F.C. Porto vence a quarta Supertaça consecutiva. 

«É o premiar de uma época vitoriosa, em que vencemos o campeonato. É especial por isso e também por poder ser a quarta consecutiva», começou por dizer, em conferência de imprensa. 

Depois destacou o que as duas equipas fizeram para marcarem presença em Aveiro. «Só duas equipas chegaram a esta final e podem discutir este troféu. Nós porque ganhámos o campeonato e a Académica porque ganhou a Taça de Portugal», recordou. 

«A Académica teve o mérito de chegar aqui porque eliminou vários adversários, entre os quais o F.C. Porto, para chegar à final. Nós vencemos o campeonato e, por isso, tivemos mais pontos. Mas também mais golos marcados e menos sofridos. Também estamos aqui com mérito», sublinhou. 

Sobre o jogo, Vítor Pereira não entrou em delongas sobre a questão do favoritismo, que diz ser errada no futebol moderno porque «não se confirma muitas vezes». «É preciso prová-lo e jogar melhor», alertou. 

«A Académica criou-nos dificuldades mais do que uma vez na época passada e ganhou a final da Taça ao Sporting. Espero uma Académica organizada, que sai rápido para o ataque. Acredito que tenha argumentos para discutir connosco esta Supertaça. Mas acreditamos na nossa qualidade, consistência e no talento dos nossos jogadores», continuou

«F.C. Porto será muito forte do ponto de vista relacional»

Vítor Pereira mostrou-se confiante para o jogo e elogiou a pré-temporada que agora termina, destacando o grupo que tem em suas mãos. A união foi o fator mais elogiado e o técnico acredita que possa fazer a diferença. 

«Tenho convicção plena que o Porto vai ser muito forte e coeso, mesmo do ponto de vista relacional, o que é importante para conquistar títulos. Vamos apresentar um jogo com a qualidade que essa força de grupo vai transmitir», prometeu. 

Por fim, o treinador assegurou que a equipa vai «abordar o jogo com a máxima seriedade» para «conquistar mais um título», que é importante porque «vem em consequência da vitória no campeonato».

in "maisfutebol.iol.pt"

Alvaro Pereira discutiu com Kléber na segunda-feira

Tudo começou no treino de segunda-feira, segundo noticia, hoje, o jornal "O Jogo". Na primeira sessão da semana, o plantel do FC Porto realizou uma partida que encerrou o trabalho diário dos dragões, em que Álvaro Pereira ficou na equipa goleada por 10-0 frente à outra parte, onde estava o Kléber.

O brasileiro marcou alguns golos, festejando-os de uma forma que não agradou aos companheiros e, em particular, a Álvaro Pereira. O uruguaio, sentindo-se gozado e decidiu atacar: "No jogo não te vejo portar assim."

"No jogo também não fazes coisas que fazes aqui no treino", respondeu Kléber, citado pela publicação. Álvaro não gostou e quis partir para o confronto físico, chegando mesmo a haver empurrões e alguma confusão. A situação só acabou com a intervenção dos restantes jogadores e equipa técnica.

Isolados no balneário, com a presença de um segurança, os ânimos não acalmaram, acabando mesmo a situação por piorar, levando à intervenção da SAD portista.

O uruguaio ficou afastado do plantel desde esse dia. A saída do Dragão ainda não é certa, mas a porta está aberta para Álvaro Pereira. Ainda assim, a medida aplicada ao atleta é provisória e estará prevista a sua reintegração. 

in "rr.pt"

Jackson Martínez sem certificado

Começa a escassear o tempo para Jackson Martínez poder alinhar no jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, frente à Académica, a realizar-se já depois de amanhã, em Aveiro. Até ontem, ainda não tinha sido emitido o certificado internacional do jogador colombiano, que também ainda não inscrito na Liga.

O dia de hoje será crucial para que a situação do avançado seja regularizada e assim possa alinhar na frente de ataque dos dragões no primeiro troféu oficial da temporada em disputa, o que a não acontecer obrigará Vítor Pereira a recorrer a Kléber ou a outra alternativa no caso de achar que o brasileiro poderá ainda não estar à altura do desafio.

in "abola.pt"

Mano Menezes: «Hulk é um jogador muito respeitado»

elogios do selecionador brasileiro 

Mano Menezes deixou Hulk no banco de suplentes, anteontem, frente à Coreia do Sul, numa partida referente às meias-finais do torneio olímpico de futebol. Foi uma situação que deu muito que falar no Brasil, mas que foi aproveitada pelo selecionador para enaltecer ainda mais a utilidade do Incrível no escrete.

“O Hulk tem sido muito importante nos Jogos Olímpicos. É um atleta muito respeitado, que dá mais estatuto à nossa equipa, constituída na sua maioria por jogadores com menos de 23 anos”, reconheceu Mano Menezes, explicando depois os motivos que o levaram a deixar o extremo portista no banco de suplentes, na decisiva partida das meias-finais: “Eu precisava de um jogador com outras características na primeira parte. Foi uma substituição tática e não técnica.”

in "record.pt"

Janko imprescindível

vem de lesão mas o seu selecionador não o poupa

Janko continua a treinar-se integrado com os colegas, embora o faça com limitações, pois ainda recupera da lesão que sofreu no decorrer do estágio de pré-época. Mesmo a viver um longo período de inatividade, foi convocado pelo seu selecionador para a partida com a Turquia, marcada para a próxima quarta-feira. Nas palavras de Marcel Koller não podia ser de outra maneira.

“Trata-se de um jogador do qual não podemos prescindir, ele é muito importante para o nosso coletivo. Precisamos de avançados como ele, isto é, avançados que marquem golos, pois só assim podemos ganhar jogos. Sei que vem de lesão e, por isso, vamos ver se o podemos utilizar durante os 90 minutos”, explicou o selecionador austríaco.

in "record.pt"

Solução interna para a saída de Alvaro Pereira

Ida ao mercado não está nas previsões

Pelo segundo dia consecutivo, Alvaro Pereira voltou a falhar um treino do FC Porto, tendo sido devidamente autorizado a ausentar-se “para tratar de assuntos pessoais”.

Sendo certo que não permanecerá no Dragão, o FC Porto e o seu empresário, Alejandro Savich, unem esforços para encontrar uma solução que agrade a todas as partes, já que a pista do Chelsea tem vindo a perder força. Há, contudo, outras equipas interessadas nos seus serviços, seja no campeonato inglês, no espanhol ou no italiano.

in "record.pt"

«Estou muito agradecido ao FC Porto» – Hulk

O avançado Hulk reconheceu que está muito agradecido à oportunidade concedida pelo FC Porto para jogar na Europa, conquistar títulos e merecer a chamada à seleção brasileira.

«Quando fui para o Japão era um estranho perdido numa cidade, onde não percebia e nem conhecia ninguém. Os únicos momentos em que era feliz eram quando jogava. Coloquei todas as minhas energias em evoluir como jogador para chamar à atenção de outros clubes. Felizmente surgiu o FC Porto e tive a oportunidade de jogar no futebol europeu. Estou muito agradecido a eles por isso», afirmou Hulk, em entrevista ao jornal espanhol as.

O internacional brasileiro foi questionado por ser um jogador muito forte na componente física: «Não vou ao ginásio. As pessoas estão sempre a fazer a mesma pergunta e eu respondo o mesmo. A minha constituição é assim por questões de genética. Nasci com esta força física e não preciso de trabalhar esse aspeto como os meus colegas. Devo ter cuidados e apenas isso».

O avançado também revelou a origem do nome Hulk: «Este apelido foi colocado quando era criança. Gostava muito de personagens da banda desenhada e sempre que jogava o meu pai começava dizer “vai Hulk”. A partir dessa altura nunca mais mudou».

in "abola.pt"