sábado, 18 de agosto de 2012

Gil Vicente-F.C. Porto (antevisão): novos desafios, contas antigas


Dragões regressam ao palco do único tropeção nos dois últimos campeonatos. Paulo Alves só leva 17 a jogo


O momento
Gil Vicente A pré-época não foi tranquila em Barcelos. Com várias saídas no plantel, Paulo Alves ainda não tem o grupo que diz necessitar para atacar a temporada, mas vai ter de ir à luta com as opções que há. Os últimos resultados dos particulares, com goleadas a Salgueiros e Santa Maria, animaram um pouco as hostes em Barcelos, pois antes disso houve pouco para contar. Uma coisa parece certa: o onze que entrará frente ao F.C. Porto não deverá ser aquele que mais vezes vai jogar esta época, até porque

F.C. Porto A Supertaça já mora na sala de troféus do Dragão e, à segunda batalha da época, chega o carrasco da temporada transata. Depois de uma época incólume com André Villas-Boas, Vítor Pereira só perdeu por uma vez, precisamente em Barcelos. Os dragões querem ajustar contas e entrar bem na Liga, de modo a mostrar logo ao que vêm. Nota importante: apenas um golo sofrido em toda a pré-época e baliza inviolável também na Supertaça.

As ausências

Gil Vicente: Paulo Alves realizou uma convocatória pouco habitual. Chamou apenas 17 jogadores e deixou sete de fora...por opção. Além disso, por lesão, não pode contar com Ramazotti, Eder Sciola e Luan Scapolan. Tiero está no Gabão e Luciano Amaral ainda não foi inscrito devido à falta do certificado internacional.

F.C. Porto A ausência de Rolando é a grande surpresa de uma convocatória que já tem os internacionais brasileiros que estiveram nos Jogos Olímpicos. Castro fica de fora por opção, tal como Iturbe, Janko, Sereno, Abdoulaye e Kelvin. Djalma, que esteve na Supertaça, vai deixar o clube.

A palavra dos treinadores

Paulo Alves (Gil Vicente) «Na época passada fizemos resultados que ninguém esperava e, na globalidade, conseguimos uma boa época, mas entretanto saíram jogadores com alguns anos de clube, inteirados de todos os processos da equipa. É todo um novo processo que se tem que fazer no sentido de conseguir novamente uma equipa competitiva. Estamos no bom caminho mas isso leva sempre algum tempo. É uma vida nova onde tudo é possível.»

Vítor Pereira (F.C. Porto) «Essa derrota do último ano está bem viva na memória. Foi a única derrota do F.C. Porto. Na altura atribuí mérito ao Gil Vicente, mas recordo e todos recordámos a forma como perdemos. O Gil é um adversário compacto, competitivo, aproveita bem as transições e os lances de bola parada. Vai querer também jogar no nosso erro.»

Outros confrontos

O jogo da temporada passada é dos mais mediáticos de sempre entre estas duas equipas, até porque marcou o ponto de viragem na época portista. Ao todo, o F.C. Porto jogou em Barcelos por 15 vezes para o campeonato e ganhou nove. O Gil Vicente tem quatro triunfos e registaram-se dois empates.

Equipas prováveis

GIL VICENTE: Adriano; Daniel, Cláudio, Halisson e João Pedro; Luís Manuel, André Cunha e César Peixoto; Pedro Pereira, Leonardo e Luís Carlos

Outros convocados: Lúcio, Paulo Arantes, Peks, Bruno Pinheiro, Rafael Silva e Brito

F.C. PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho Gonzalez; James Rodríguez, Jackson Martínez e Christian Atsu

Outros convocados: Fabiano, Mangala, Danilo, Defour, Kléber, Varela e Hulk

in "maisfutebol.iol.pt"

II Liga: F.C. Porto B cede nulo em casa


Dragõezinhos somam dois pontos em duas jornadas


A equipa B do F.C. Porto continua sem vencer na II Liga. Os dragõezinhos cederam um nulo na receção ao União da Madeira, numa equipa disputada no Estádio Jorge Sampaio, em Pedroso. Os azuis e brancos repetem a igualdade obtida na jornada inaugural, quando empataram 2-2 em Tondela. 

Melhor fez o Atlético. Na estreia a jogar no mítico Estádio da Tapadinha, os homens de Alcântara derrotaram o histórico Leixões por 1-0. O único golo foi marcado por Hernâni, um homem lançado por António Pereira ao intervalo, no seguimento de uma bela jogada de Gonçalo Quinaz. 

O Trofense também aproveitou o fator-casa para bater o Portimonense por 2-1 e a Oliveirense foi buscar um ponto à Serra da Estrela: 1-1 no campo do Sp. Covilhã. 

Sábado:

Atlético-Leixões, 1-0
F.C. Porto B-União da Madeira, 0-0
Trofense-Portimonense, 2-1
Sporting Covilhã-Oliveirense, 1-1 
Sporting B-Vitória Guimarães B, a decorrer

Domingo:

Feirense-Benfica B, 11h15 
Marítimo B-Penafiel, 16h
Santa Clara-Belenenses, 17h 
Arouca-Desportivo das Aves, 17h
Freamunde-Tondela, 17h
Sporting Braga B-Naval 1.º Maio, 18h

in "maisfutebol.iol.pt"

Inter dá 12 milhões por Alvaro Pereira

FERNANDO TAMBÉM ESTÁ NA MIRA DOS ITALIANOS


O Inter está empenhado em assegurar a contratação do lateral esquerdo uruguaio Alvaro Pereira, tendo colocado em cima da mesa uma proposta de 12 milhões de euros (10,5+1,5 por objetivos), de acordo com dados divulgados na edição deste sábado da "Gazzetta dello Sport".

De acordo com o referido jornal, Marco Branca, diretor desportivo dos italianos, esteve no Porto nos últimos dias, mostrando muito interesse no uruguaio, a quem o Inter tenciona oferecer um contrato de quatro temporadas.

Além de Alvaro, os milaneses procuram ainda garantir o médio Fernando, mas em moldes diferentes. Segundo a "Gazzetta dello Sport", o Inter quer repetir o negócio feito há um ano por Guarín, quando conseguiu o empréstimo do colombiano por uma temporada, com cláusula de compra, opção que viria a accionar esta época.

in "record.pt"

F.C. Porto: Hulk convocado, Rolando de fora


Vítor Pereira chamou os três olímpicos do Brasil, que só ainda fizeram um treino. Janko e Iturbe continuam a não ser opção.


Vítor Pereira divulgou este sábado a lista de convocados do F.C. Porto para a deslocação a Barcelos, onde neste domingo os campeões nacionais defrontam o Gil Vicente a partir das 18.15 horas. A ausência de Rolando é a nota de maior destaque, ele que fica de fora por opção do treinador.

De resto, também Castro (por opção) e Djalma (na Turquia a tratar do empréstimo ao Kasimpasa) saíram da convocatória, a qual destaca a entrada dos olímpicos Hulk, Danilo e Alex Sandro: chegaram quinta-feira, só fizeram um treino, mas foram de imediato chamados por Vítor Pereira.

Relativamente ao jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, no último sábado, só há estas três alterações, sendo porém de notar que Iturbe, Janko, Kelvin, Sereno e Abdoulaye se mantêm de fora, não tendo sido chamados para nenhum dos dois primeiros jogos oficiais do F.C. Porto esta época.

Emídio Rafael continua a fazer tratamento e Álvaro Pereira (que ontem regressou aos treinos depois de vários dias afastado do grupo) mantém-se em treino condicionado e ginásio. São os dois lesionados do plantel. O F.C. Porto joga domingo no terreno da única derrota para a Liga da última época.

Lista de convocados: 

Guarda-redes: Helton e Fabiano; 

Defesas: Danilo, Miguel Lopes, Maicon, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; 

Médios: Lucho, João Moutinho, Fernando, Defour;

Avançados: Jackson Martínez, James, Kleber, Hulk, Varela, Atsu.

in "maisfutebol.iol.pt"

MORREU JOAQUIM SOUSA SANTOS

Morreu esta sexta-feira o antigo ciclista Joaquim Sousa Santos, vencedor da Volta a Portugal em bicicleta ao serviço do FC Porto em 1979.

Médico de profissão, Joaquim Sousa Santos defendeu a camisola do FC Porto juntamente com o seu irmão José Sousa Santos.

Natural de São João de Ver, Joaquim Sousa Santos faleceu aos 58 anos, vítima de doença prolongada.

À família, o FC Porto apresenta sentidas condolências.


in "fcp.pt"

FC Porto . Isto é incrível ou quê?

É incrível: Hulk vai à final dos Jogos Olímpicos e aí está ele pronto para o Gil Vicente. 


Hulk ou o exemplo de James
Campeão nacional em Maio e vencedor da Supertaça portuguesa há uma semana, o FC Porto dá o ano de 2012 por encerrado. Já não há mais nada para ganhar. A não ser o campeonato de 2012/13, que começa amanhã em Barcelos, uma cidade habituada a surpreender os grandes a avaliar pelos (bons) resultados da época passada:     2-2 com o Benfica, 2-1 ao Sporting e      3-1 ao FC Porto.
O obreiro destes resultados é o treinador Paulo Alves, novamente animado em roubar pontos aos mais fortes. “Este ano queremos ganhar mas sem fazer paralelos com o passado. Se Hulk jogar é uma coisa, se Hulk não jogar é outra. Todas as opções são objecto de atenção e é claro que contemplamos a sua inclusão.”
É verdade sim senhor, Hulk pode jogar. O próprio Vítor Pereira confirma-o na conferência de imprensa. “Está disponíveis para domingo. Cabe-me a mim escolher.” O avançado brasileiro desmarca as férias para ir aos Jogos Olímpicos de Londres, onde vai até à final com o México (com golo e tudo), segue para a Suécia, onde joga um particular com a selecção principal, e aterra anteontem no Porto. Um dia de descanso seria o ideal mas isto é o FC Porto, a empresa portuguesa de maior sucesso. Ou já não se lembra do exemplo James de 2011/12?
O colombiano faz a viagem intercontinental para a terra-natal onde joga pelo seu país e regressa no dia do clássico na Luz. Aterra, equipa-se e entra na segunda parte para marcar o 2-2 no jogo em que o FC Porto distancia-se definitivamente do Benfica.
Além de Hulk, mais 16 jogadores internacionais (só falta Atsu) regressam ao treino para um dia de trabalho diferentes, com muitos adeptos à mistura. Os caça autógrafos amontoam-se no Olival e alguns deles são bem sucedidos, com Defour. Mais entusiasta que nunca, o belga pára o carro no meio da estrada e sai para tirar uma fotografia.

Este domingo, Gil Vicente-FC Porto às 18h15 na SportTV 1

in "ionline,pt"

FC Porto bate Ademar Leon


Gilberto Duarte e Wilson Davyes foram os melhores marcadores, com sete golos cada um, frente ao terceiro classificado de Espanha.
O FC Porto derrotou esta tarde o Ademar Leon, terceiro classificado da Liga Asobal (Espanha) no ano passado, por 28-26.

Ao intervalo o conjunto espanhol vencia por 14-12, mas os dragões assinaram uma excelente recuperação na segunda parte.

Os portistas, que hoje voltam a defrontar o Ademar Leon, às 17 horas, mas em Resende, marcaram da seguinte forma: Gilberto Duarte (7), Wilson Davyes (7), João Ferraz (4), Ricardo Moreira (3), Elias António (3), Pedro Spinola (2), Daymaro Salina (1) e Sérgio Rola (1).

Esta foi a terceira partida de pré-época e a segunda vitória, depois de os homens de Ljubomir Obradovic terem perdido com o Pilotes Posada, em Vigo, e ganho ao Cangas, no Dragão Caixa. 

in "ojogo.pt"

PINTO DA COSTA RESPONDEU A LUÍS FILIPE VIEIRA


"Vergonha era ser condenado por roubo"


Presidente do FC Porto considera que o seu homólogo da Luz está em campanha eleitoral, lembrando que não teve vergonha do caso Luisão, mas foi a correr à Alemanha pedir perdão.
"O Benfica vai ter eleições em outubro e o senhor Luís Filipe Vieira está em plena campanha eleitoral. Já afastou, até, os possíveis candidatos com a alteração dos estatutos. Portanto, na sua ótica, nada melhor do que criar uma guerra. Mas se pensa que vou dar troco dessa maneira, está muito enganado. Ela está em campanha, eu não", palavras de Pinto da Costa em resposta à provocação de Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, na inauguração, esta tarde, da Casa do Benfica de Pombal.

"Ele disse que não teve vergonha do que aconteceu, mas foi a correr para a Alemanha e à Federação pedir perdão, para não ter que sofrer graves consequências. Não vou entrar nesse jogo", disse ainda o presidente do FC Porto, para depois acrescentar, a propósito da palavra vergonha, utilizada por Vieira em diversos temas:

"Fala de vergonha, mas vergonha teria eu se tivesse sido condenado por roubo no Tribunal da Boa Hora ou outro qualquer. Não quero entrar nesse tipo de conversa. Não preciso dessas guerras".

Depois, Pinto da Costa recusou-se a fazer conjeturas sobre o eventual castigo a Luisão.

"Não estou à espera de nada em relação ao castigo a Luisão. O Conselho de Justiça vai fazer aquilo que entender. Não vou ser eu que vou emitir qualquer opinião. É um órgão de respeito, por isso não vou comentar nem antes nem depois".

in "ojogo.pt"

A QUESTÃO DA BRAÇADEIRA NO FC PORTO "Capitão só após 31 de agosto"

Lucho foi capitão na Supertaça e com o regresso de Hulk coloca-se a questão: quem usará a braçadeira do FC Porto?


Lucho foi capitão na Supertaça, que o FC Porto conquistou, mas com o regresso dos capitães da época passada - Hulk pode vir a jogar em Barcelos - levantou-se a questão sobre quem será o dono da braçadeira. "Será decidido depois de 31 de agosto", disse, apontando como data-limite o fecho do mercado de transferências.

Questionado sobre quem será o capitão na primeira jornada, Vítor Pereira pouco ou nada disse. "Terão de esperar pelo jogo".


in "ojogo.pt"