sábado, 29 de setembro de 2012

FC Porto quer três pontos frente a Rio Ave que não sabe ganhar em casa

Kléber terminou a última época com hat-trick nos Arcos ©Catarina Morais
Após ter conseguido isolar-se no comando da classificação, o FC Porto quer continuar sozinho no primeiro lugar, estando para isso obrigado a conquistar os três pontos diante do Rio Ave, formação que ainda não conseguiu vencer em casa esta temporada.

Numa altura em que os azuis e brancos celebram 119 anos, os jogadores vão tentar oferecer aos adeptos um triunfo que permita ao FC Porto encarar o primeiro clássico da época na frente de todos os outros adversários, uma vez que na próxima jornada recebe o Sporting antes de mais uma pausa do campeonato para os compromissos das seleções nacionais.


Um empate com o Gil Vicente e uma vitória sobre o Olhanense são os resultados alcançados pelos comandados de Vítor Pereira nos jogos fora de casa para o campeonato.


O Rio Ave, por sua vez, já foi uma das surpresas da Liga ao vencer no Estádio de Alvalade por 0x1 mas a verdade é que em casa os adeptos continuam à espera de um triunfo, pois na primeira jornada a equipa de Vila do Conde foi derrotada pelo Marítimo e na terceira empatou sem golos com a Académica.



O reencontro de Nuno Espírito Santo com o clube onde ganhou mais títulos

O treinador do Rio Ave não quis dar muita importância ao facto de ter o FC Porto como adversário, mas é inegável que o encontro com os azuis e brancos será especial para Nuno Espírito Santo.

Foi no Dragão que o ex-guarda-redes encerrou a carreira de jogador mas não só. Em duas passagens pelo FC Porto, Nuno ganhou tudo o que havia para ganhar. Uma Taça Intercontinental, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, quatro Ligas portuguesas, três Taças de Portugal e três Supertaças Cândido de Oliveira é o saldo do agora treinador do Rio Ave com a camisola dos dragões.

Agora na condição de treinador, Nuno Espírito Santo vai tentar derrotar o FC Porto pelo Rio Ave, algo que os vila-condenses não conseguem desde a temporada 2003/2004 mas que quando aconteceu Nuno estava em campo a defender as cores azuis e brancas.

11 do FC Porto que perdeu pela última vez em Vila do Conde tem três treinadores da Liga

A 30 de abril de 2004, o FC Porto, orientado por José Mourinho, perdeu com o Rio Ave por 1x0 mas numa altura em que o título de campeão nacional já estava garantido.

Miguelito, aos 13 minutos, marcou o único golo de um encontro em que os cartões vermelhos estiveram em evidência, com Mozer e Danielson a serem expulsos pelos da casa e Ricardo Fernandes a ter o mesmo caminho pelo FC Porto.

Nesse dia, o FC Porto alinhou com o seguinte 11: Nuno, Pedro Emanuel, Ricardo Costa, José Bosingwa, Mário Silva, Pedro Ribeiro, Pedro Mendes, Ricardo Fernandes, Derlei, Sérgio Conceição e Maciel. Agora, oito anos depois, é curioso verificar que três desses jogadores são treinadores no principal escalão.

Desde logo, Nuno Espírito Santo merece destaque. Vai na condição de técnico principal defrontar um segundo candidato ao título e pretende ter contra o FC Porto o mesmo resultado conseguido frente ao Sporting.

Por sua vez, Pedro Emanuel está ao comando da Académica e na última jornada até ajudou os dragões a chegarem à liderança isolada, ao empatar a duas bolas com o Benfica.

Já Sérgio Conceição é treinador do Olhanense e esta temporada já foi derrotado pelo FC Porto em Olhão, num encontro em que os algarvios até chegaram a estar na frente do marcador.

Lucho está de regresso ao 11. Otamendi também está de volta ©Catarina Morais

Otamendi e Lucho de regresso aos titulares

A lista de convocados de Vítor Pereira para o encontro com o Rio Ave trouxe de regresso à equipa três jogadores que falharam o encontro da última jornada com o Beira-Mar: Otamendi, Fernando e Lucho González.

No entanto, do trio apenas dois devem fazer parte do 11 que vau subir ao relvado do Estádio dos Arcos. Otamendi vai entrar para o lugar de Mangala e Lucho González irá voltar a figurar entre as opções no meio-campo, ao lado de João Moutinho e Defour, que vai manter a titularidade apesar da chamada de Fernando.

Com o regresso de El Comandante, Vítor Pereira vai colocar novamente James Rodríguez a jogar numa das alas, depois do colombiano ter atuado a grande nível em zonas mais interiores no triunfo sobre o Beira-Mar.


 
Eis o 11 que Vítor Pereira deverá fazer alinhar frente ao Rio Ave:



 

Rui Gomes: “Já nos sentimos mais confortáveis”


Rui Gomes esteve esta sexta-feira perante a comunicação social para antever o encontro entre o FC Porto B e o Penafiel, da oitava jornada da Segunda Liga, um jogo agendado para as 11h00 de domingo, no Estádio de Pedroso. Para o técnico dos Dragões, a vitória da última ronda trouxe a confiança e a tranquilidade necessárias para que a equipa entre numa espiral de bons resultados.

Equilíbrio é nota predominante
“A serenidade que a vitória dá deixa-nos mais satisfeitos do que quando não ganhamos, mas, por outro lado, não nos dá garantias do que quer que seja. Cada jogo será sempre uma ‘guerra’ e sabemos que vai ser sempre bastante difícil. Há um nivelamento muito grande entre todas as equipas desta liga. Pelo menos é aquilo que eu sinto, aquilo que eu observei nestas primeiras jornadas. Não será por acaso que nós, ao longo destas sete jornadas, tivemos um jogo em que realmente perdemos de forma desnivelada, um jogo em que actuámos mais de 80 minutos com menos uma unidade e, em todos os outros, terminámos empatados ou houve uma vitória tangencial.”

Mais próximos do nível desejado
“Neste momento estamos mais tranquilos e mais alegres, bem-dispostos e confiantes, mas não temos, por isso, qualquer garantia de que o próximo jogo seja absolutamente perfeito. Temos é mais condições de nos aproximarmos daquilo que penso ser o nosso nível competitivo. Já nos sentimos mais confortáveis nesta competição.”

Triunfo em Guimarães “teve equipa”
“Termos marcado primeiro foi uma grande vantagem. Em jogos assim equilibrados isso é importante. A partir desse momento, o V. Guimarães tomou mais iniciativa, quis chegar logo ao empate e, eventualmente, à vitória e aí fomos extremamente solidários. Praticamente não consentimos oportunidades e apresentamo-nos bastante coesos e muito sólidos ao longo de todo o jogo. Não conseguimos ainda demonstrar a qualidade de jogo que queríamos mas, lá está, isso virá com o tempo e com esta confiança que os melhores resultados trarão.”

Erros são esmiuçados diariamente
“Temos identificado todos os erros que cometemos. Identificamos e analisamos, mas na realidade do momento, no contexto de jogo, por vezes não somos capazes de nos impedir de os cometer. Isso também é normal, porque temos uma equipa muito jovem e ainda um pouco imatura, mas estamos a trabalhar, a corrigir e a aprender a contornar essas situações.”

Adversário não vai trazer surpresas
“Acho que vamos ter um Penafiel à semelhança de muitas outras equipas que já defrontámos, um Penafiel a assumir uma postura de espera, com um bloco baixo, contando com o nosso erro. Vão esperar pelo momento em que possam ter uma oportunidade de transição rápida, porque têm jogadores rápidos na frente e vão querer tirar partido dessa situação e, quem sabe, de alguma impaciência da nossa parte. Nós queremos, obviamente, assumir o jogo e cometer o menor número de erros possível, sobretudo em zonas que nos comprometam, porque é precisamente disso que o nosso adversário vai estar à espera.”


in "fcp.pt"

«Plano anti-Ibrahimovic é inútil» - Mangala

O central Eliaquim Mangala, internacional pelas camadas jovens das seleções francesas, considera que será inútil ao FC Porto fazer marcação cerrada ao avançado sueco Zlatan Ibrahimovic no duelo da Liga dos Campeões com o Paris Saint Germain.

«Toda a gente conhece Ibrahimovic. Todos o veem na televisão, todos falam dele. Sabemos que é grande, rápido e tem muita técnica. É muito complicado jogar contra ele, ainda para mais quando se é defesa. Mas é também uma motivação jogar contra estes jogadores para podermos mostrar o que valemos», disse Mangala em declarações ao 10Sport, assegurando que não existe uma estratégia concreta para parar o possante avançado:

«Ter um plano anti-Ibra é inútil porque muita coisa pode acontecer durante um jogo. Apostar tudo num jogador não é solução porque o PSG tem muitos jogadores que podem fazer a diferença. O perigo é mesmo esse. Devemos dar atenção a todo o grupo e não apenas um jogador.»

Na próxima jornada do Grupo A da Liga dos Campeões, agendada para a próxima terça-feira, o FC Porto recebe o Paris Saint Germain, no Dragão, enquanto o Dínamo Zagreb, de Tonel, joga na Ucrânia com o Dínamo Kiev, de Miguel Veloso.

in "abola.pt"

Um prodígio forjado no seio das Caxinas

Atsu volta ao estádio onde se projetou

Uma época ao serviço do Rio Ave foi o suficiente para Christian Atsu, de 20 anos, reservar um lugar no coração das Caxinas. Foi lá que o extremo ganês do FC Porto se projetou no futebol português, durante a temporada passada, aliando os dotes exibidos nos relvados a uma personalidade humilde e afável que deixou muitas saudades. Entre as amizades que criou em Vila do Conde destaca-se a de Vítor Gomes, uma espécie de irmão mais velho que até chegou a dar-lhe aulas de condução.

O médio vila-condense recorda a Record a relação que cimentou com o prodígio africano. “Foi uma coisa natural. Também joguei fora e, na altura, senti dificuldades para me adaptar”, conta Vítor Gomes. Por essa razão, quando se apercebeu que o ganês tinha de ir de táxi para os treinos, passou a dar-lhe boleia todos os dias. Daí até se tornar no seu professor de condução foi um instante.

in "recorrd.pt"

FC Porto vence Gulpilhares

O FC Porto venceu o Gulpilhares no jogo de apresentação da equipa de Vila Nova de Gaia. 
 
A uma semana do início do Nacional da I Divisãi, o FC Porto goleou o Gulpilhares, por 7-1, no jogo de apresentação da equipa de Vila Nova de Gaia.

Os golos portistas, que ao intervalo venciam por 3-0, foram marcados por Tiago Losna (2), Hélder Nunes (2), Jorge Silva (2) e Reinaldo Ventura.

in "ojogo.pt"