domingo, 30 de setembro de 2012

FC PORTO VENCE ABC

O FC Porto bateu o ABC por 32-29, em jogo a contar para a 4.ª jornada da primeira fase do campeonato nacional de andebol.

A fortaleza do Dragão Caixa voltou a ser decisiva num jogo em que os tetracampeões nacionais chegaram ao intervalo a perder por um golo (12-13), mas que não segunda parte conseguiram virar, apesar da réplica dos bracarenses, que nunca desistiram de procurar a surpresa.

O trio de primeira linha Pedro Spínola (nove golos), Wilson Davyes (oito) e Gilberto Duarte (oito) foram decisivos nesta vitória.

Na 5.ª jornada, marcada para sábado, 6 de Outubro, o FC Porto desloca-se ao terreno do Fafe.


in "fcp.pt"

SUB19 VENCEM EM PENAFIEL

A formação de Sub19 do FC Porto bateu este sábado o Penafiel por 3-1, em partida da 8.ª jornada do campeonato nacional. Com este resultado, os azuis e brancos subiram ao segundo lugar da classificação, com 19 pontos.

Os jovens Dragões entraram mal no encontro, sem conseguir impor o estilo de jogo que lhes é característico e acabaram por se ver em desvantagem em cima do minuto 45, com os rubro-negros a facturar após um lance de bola parada.

No segundo tempo, a equipa de Nuno Capucho puxou dos galões, voltou ao seu futebol habitual e passou para a frente do marcador, numa reviravolta operada com golos de Vítor (57’), de livre frontal, Leandro (78’), num remate de longe, e Ricardinho (83’), com um tiro cruzado já dentro da área do Penafiel.


in "fcp.pt"

ITURBE VAI AJUDAR FC PORTO B

Rui Gomes chamou cinco jogadores do plantel principal para o jogo do FC Porto B deste domingo com o Penafiel, que se disputa às 11h00, no Estádio do Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

Abdoulaye, Iturbe, Kelvin, Mangala e Quiñones integram a lista de 18 jogadores convocados para um jogo em que a segunda equipa vai tentar dar seguimento à vitória conseguido na última jornada, em Guimarães.

Lista de convocados: Abdoulaye, David Bruno, Dellatorre, Edu, Elói, Fabiano, Fábio Martins, Frederic, Iturbe, Kelvin, Mangala, Mikel, Pedro Moreira, Quiñones, Sérgio Oliveira, Tiago Ferreira, Tozé e Vion.


in "fcp.pt"

Incomodado: Vítor Pereira disserta sobre as razões do empate


Treinador do F.C. Porto identifica vários defeitos no jogo da equipa em Vila do Conde


Apesar de ter identificado vários problemas no futebol da sua equipa, Vítor Pereira não sabe por que motivo o F.C. Porto adormeceu em Vila do Conde. O técnico fez uma longa dissertação sobre o que aconteceu, claramente insatisfeito com o que acabara de ver.

«A vencer, na segunda parte, deixámos de ser agressivos sobre a bola, partimos o jogo, descaracterizámos o nosso jogo, começámos a meter bolas longas e a chegar tarde na pressão das segundas bolas. Disto resultou um jogo partido. Fomos desorganizados.»

«O Rio Ave fez um bom jogo, é verdade. Mas, fundamentalmente, o demérito é do Porto.

[Quais os motivos para o adormecimento?] 

«Isso gostava eu de saber. O 0-2 daria tranquilidade, mas não fomos capazes de o fazer e não merecemos mais do que este resultado.» 

«Com mais coração do que cabeça conseguimos fazer o segundo golo e chegar ao empate. Em desvantagem, eu tinha de estar preocupado. A forma como demos confiança ao adversário não pode acontecer. Não podemos deixar o jogo cair, pois torna-se uma lotaria.»

«Uma bola longa, um ressalto, e o jogo que parecia controlado afinal não estava. Descaracterizámos o nosso jogo, a não pressionar, a deixar o Jackson isolado na frente e tudo isso nos penalizou.»

[O jogo com o PSG terá influenciado?] 

«O jogo da Liga dos Campeões é só quarta e é para uma prova diferente. Não creio.» 

Miguel Lopes: «Faltou atitude»


Miguel Lopes, defesa do F.C. Porto, em declarações à SportTV

«Controlámos a primeira parte, defendemos bem. Na segunda parte baixámos o ritmo. Acordámos a tempo, mas não estamos satisfeitos. Queríamos a vitória, temos de pensar no próximo jogo. Faltou atitude e isso nota-se na forma como entrámos. Temos de corrigir. O empate não nos afeta, temos excelente equipa e excelente grupo».

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto encalhado no mar vilacondense


O FC Porto empatou a duas bolas com o Rio Ave em Vila do Conde. Os portistas estiveram na frente, não «mataram» a partida e permitiram a reviravolta. Jackson evitou a derrota.
FC Porto foi «anjinho» e os «outros» também jogam bom futebol
O FC Porto entrou em campo com o equipamento alternativo mas o pensamento de sempre: vencer. Só os três pontos interessavam para manter a liderança isolada do campeonato, depois da vitória do Benfica em Paços de Ferreira (1x2).
Vítor Pereira manteve a aposta em Defour na posição «6», James voltou às alas, depois de ter atuado como organizador de jogo na última partida, e Lucho foi o comandante das tropas.
Atsu, que na última época jogou por empréstimo em Vila do Conde, também foi aposta inicial do treinador portista.
Tarantini foi a figura do jogo ao «bisar» ©Catarina Morais
Os dragões começaram a tomar contas das incidências da partida desde o seu começo, mas a primeira grande oportunidade pertenceu aos da casa. Aos 15 minutos, Braga meteu para a entrada de João Tomás que, já na área, cabeceou para a baliza portista. Helton, que estava atento, amarrou com segurança a bola.
As equipas iam equilibrando a partida, com várias jogadas de perigo em ambas as balizas. No entanto, quando James pegava bola os sustos eram maiores no setor defensivo de Vila do Conde, como por exemplo ao minuto 32, após um grande lance individual de El Bandido.
Um minuto depois chegaria o golo portista, na sequência do livre. Oblak ainda fez uma grande defesa ao remate de James, mas na recarga, Miguel Lopes, completamente sozinho, cabeceou para o fundo das redes do esloveno. Estava feito o 0x1.
Até ao intervalo, o FC Porto mostrou-se confortável no jogo, não acelerando muito o ritmo e gerindo a posse de bola.
Tarantini satisfaz duas vezes
Na etapa complementar, o Rio Ave entrou agressivo e podia ter chegado empate em duas ocasiões por Tarantini, ele que viria a ser a figura da partida.
Aos 51', o médio rematou - sem preparação - ligeiramente ao lado da baliza de Helton. Dois minutos depois chegou atraso para o desvio de um remate de Edimar.
Com o resultado perigoso, Vítor Pereira não sossegava no banco e ia pedindo mais aos seus jogadores. Sem perder tempo, o técnico portista lançou Varela e Fernando.
Jackson evitou a derrota portista com um golo aos 90 minutos ©Catarina Morais
A entrada do brasileiro, sobretudo ele, fez baixar o ritmo de jogo e mostrou um FC Porto a saber gerir melhor os momentos de jogo. No entanto, sentia-se que Fernando (só ele) não chegava para travar a crescimento do Rio Ave.
Dai que os vilacondenses foram tão perigosos e a imagem era fácil de descrever: o FC Porto não conseguia ter quem construísse, porque James procurava mais romper com espaço e o Rio Ave (com as suas linhas mais subidas) ameaçava.
Com tanta dificuldade, os azuis e brancos foram apanhados em contrapé e, sem alguém para «matar» a partida, sofreram o golo do empate, aos 79'.
Tarantino, o que havia ameaçado no início, ganhou na raça, teve espaço na área portista e atirou a bola por baixo do corpo de Helton. Empate no estádio dos Arcos!
E seria outra vez o Rio Ave, e de novo Tarantini, a soltar a festa em Vila do Conde.
Aos 86 minutos, o médio português fez um dos golos da jornada. Dominou de peito à entrada da área e de primeira disparou uma «bomba» que deixou Helton preso ao relvado, sem capacidade de reação! O Rio Ave virava o resultado para 2x1.
Antes do final, o FC Porto chegou ao empate por Jackson, depois de um grande lance de Miguel Lopes na direita.
O lateral foi à linha de fundo e cruzou para Jackson Martínez cabecear para o empate portista.
Ainda assim, os bicampeões cedem o segundo empate e deixam o Benfica colar na liderança da tabela com 11 pontos.
in "zerozero.pt"