quarta-feira, 24 de outubro de 2012

FC Porto 3 - Dinamo Kiev 2 (Declarações)

F.C. Porto: Vítor Pereira explica a quebra na segunda parte

Treinador do F.C. Porto volta a criticar as paragens excessivas no calendário de competições do clube 

Vítor Pereira admite que a equipa do F.C. Porto não apresentou um nível homogéneo ao longo de toda a partida contra o Dínamo Kiev. Ainda assim, o técnico encontrou atenuantes para a quebra na segunda parte. Lamentou a paragem competitiva de duas semanas e meia, e a falta de capacidade física para pressionar os lançadores ucranianos.

«Gostaríamos de ter feito um jogo de grande qualidade durante 90 minutos. Isso é impossível, quando sete dos titulares estiveram duas semanas e meio sem competir e caem de repente num jogo da Liga dos Campeões».

«Até o Dínamo marcar fizemos um jogo de grande qualidade. Voltámos a entrar bem na segunda parte, fomos solidários e soubemos reagir mesmo após o 2-2. Vencemos com inteira justiça e temos nove pontos nesta altura. Não está ao alcance de qualquer equipa».

«Jogar uma eliminatória da Taça de Portugal contra o Santa Eulália não permite transferir o ritmo para um jogo destes. Por isso entendi não ter utilizado os titulares». ]

«O jogo deve ser lido e percebido. Passamos o James para dentro de forma a não se desgastar tanto no processo defensivo. Senti-o cansado e na ala ele tinha de baixar muito. Senti que tinha de haver um decisor no meio, entre linhas. Não sei se é consequência direta, mas chegámos ao terceiro golo. De qualquer maneira, a nossa estrutura-base é o 4x3x3».

«O Dínamo tem atletas rápidos na frente e vive de lançamentos nas costas da defesa. Para que isso não suceda, temos de pressionar forte. Perdemos um pouco essa capacidade e uma dessas bolas longas resultou em golo. Devíamos ter circulado melhor a bola na segunda parte, pois é assim que nos sentimos cómodos».  

Lucho: «Apurados? Isso é o que vocês dizem...»

Capitão do F.C. Porto não quer ouvir falar em diminuir o ritmo na Liga dos Campeões. «Matematicamente ainda não conseguimos nada». 

Lucho González, autor da assistência que valeu a Jackson Martínez o terceiro golo na vitória (3-2) sobre o Dínamo Kiev, em declarações à Sporttv no final do jogo da Liga dos Campeões:

«Não chegámos a sofrer. Há que dar mérito ao adversário, que também jogou. Sabemos que na Liga dos Campeões não há jogos fáceis. Sofremos o golo do empate, mas depois soubemos dar a volta e merecemos a vitória. O Dínamo Kiev é uma equipa com qualidade, que defende bem e sai muito forte para o contra-ataque.

Se estamos praticamente apurados? Não, isso é o que vocês dizem. Matematicamente não estamos classificados, por isso há que continuar com esta mentalidade, continuar a trabalhar bem e garantir o apuramento o mais rápido possível. Mas agora temos de recuperar e pensar no jogo de domingo.»

James Rodriguez: «Vitória dá-nos tranquilidade»

Colombiano admite que o F.C. Porto diminuiu de qualidade na segunda parte, mas garante que a equipa soube reagir a tempo

James Rodriguez, autor da assistência que valeu a Jackson Martínez o segundo golo na vitória (3-2) sobre o Dínamo Kiev, em declarações à Sporttv no final do jogo da Liga dos Campeões:

«Foi um triunfo muito importante para continuarmos na liderança do grupo e para termos tranquilidade para o futuro. Na segunda parte sofremos um pouco mais, mas há que destacar que estamos num bom momento e a vitória foi mérito de todos os jogadores. O Dínamo Kiev é uma equipa que sai bem no contra-ataque, trabalha bem a bola e tem agressividade, por isso temos de estar atentos no jogo da próxima jornada em Kiev.»

Jackson: «Demos força a uma equipa que talvez não a tivesse»

Jackson Martínez, jogador do F.C. Porto, em declarações à Sport TV, analisa a vitória sobre o D. Kiev, para a qual contribuiu com dois golos:

«O jogo estava complicado. Começámos bem, mas o golo do empate deu-lhes confiança. Depois disso continuámos a atacar.»

[sobre as dificuldades na segunda parte] «Baixámos muito o rendimento, não pode acontecer. Demos força a uma equipa que talvez não a tivesse.»

[sobre a estreia a marcar na Liga dos Campeões] «Quando o golo ajuda a sacar vitórias dá muito mais satisfação.»  

in "maisfutebol.iol.pt"

 

 

LC: F.C. Porto-Dínamo Kiev, 3-2 (destaques)

A Figura: Jackson Martinez
Oito golos em dez jogos. Os números ilustram a capacidade mortífera deste pont
a-de-lança descoberto nas profundezas das Chiapas. O passe de James Rodríguez é ótimo, a movimentação de Jackson digna de vénia e a finalização tão simples quanto eficaz. Na primeira parte, fundamentalmente nesse período, teve pormenores de craque. A receber, a tocar para trás, enfim, a comprovar ser um avançado de equipa grande. O mais belo ficou, porém, reservado para a segunda parte. À meia-volta, na zona do penálti, Cha cha cha Martinez disparou de primeira e a bola passou a rasar o poste, ainda antes de encostar para golo uma assistência de Lucho. A decidir, pois claro, como fazem os melhores.

O Momento: minuto 78, alívio no Dragão
É impossível perceber a passividade que toma conta do F.C. Porto em determinados momentos. A vencer apenas por 2-1, a equipa desacelerou, tomou-se de uma arrogância imperdoável e permitiu ao inofensivo Dínamo chegar à igualdade. Valeu a reação imediata, com Danilo a tocar em Lucho e o argentino a avisar Jackson que chegara a hora de sossegar as gentes portistas.

O Negativo: menos de 30 mil espetadores
O F.C. Porto não jogava em casa desde o clássico contra o Sporting (7 de outubro), mas nem as saudades permitiram encher o Dragão. Foram apenas 29.317 as almas que estiveram a ver ao vivo o triunfo sobre o Dínamo Kiev. O final do mês, as carteiras vazias, a rude austeridade, provavelmente a explicação residirá aqui.

A Crónica do Jogo: Cha-cha-cha num Porto de reação

OUTROS DESTAQUES

Silvestre Varela
Belo início de jogo, à semelhança do que tem sucedido, consolidado com um grande golo. O pontapé na área do Dínamo é fortíssimo e deixou o experiente Shovkovskiy completamente impotente. Foi o segundo golo de Varela, que marcara já ao Beira-Mar. Até ao intervalo manteve um nível interessante, muito participativo, embora a decidir muitas vezes mal. Na segunda desapareceu por completo, tal como já sucedeu noutras ocasiões, até abrir espaço para a entrada de Christian Atsu. Tem de ser mais constante, mais estável.

James Rodríguez
É no centro que respira livremente. É no centro que pensa e executa ao nível dos melhores. É no centro que encontra as linhas de passe aparentemente impossíveis e é no centro que se aproxima da genialidade. O segundo golo do F.C. Porto germina neste pé esquerdo diabólico. Tentou sempre partir da direita para definir no meio. É assim que gosta de jogar e é assim que joga melhor.

Miguel Veloso
O melhor do Dínamo até à meia-hora. Agressivo, pressionante, alheio aos assobios das bancadas. Arrancou um belo pontapé de pé direito e obrigou Helton a defesa dificílima para canto. Foi dessa forma que cruzou para o cabeceamento fácil de Gusev no 1-1. Baixou drasticamente de rendimento na etapa complementar, mantendo-se somente em evidência pelas quezílias mantidas com alguns dragões. Saiu do relvado debaixo de uma vaia monumental, depois de se ter pegado com Maicon e Fernando. Desconhecíamos este lado selvagem de Miguel Veloso.

Andriy Yarmolenko
Bom jogador este esquerdino. Na direita, bola sempre colada ao pé e pronto a causar trabalhos a quem lhe aparece pela frente. Não gosta de defender, mas é um executante muito interessante.

Lucho Gonzalez
Duas assistências para golo, presença sempre determinante ao longo de 90 minutos. Não foi à toa que Vítor Pereira preferiu, por uma vez, abdicar de João Moutinho e manter Lucho, na hora de refrescar o meio-campo. Uma das melhores aparições da época. 

in "maisfutebol.iol.pt"

LC: F.C. Porto-Dínamo Kiev, 3-2 (crónica)

Cha-cha-cha num Porto de reação. Jackson bisou na terceira vitória consecutiva dos dragões na Champions

Um F.C. Porto de reação para o pleno vitorioso na fase de grupos da Champions (3-2). Nove pontos, tudo encaminhado. O Dragão tremeu com os primeiros golos sofridos da época mas descansou nos virtuosos pés de Jackson Martínez. Esta noite, o remédio para os problemas de ansiedade ganhou uma alcunha: cha-cha-cha.

Cha-cha-cha. Remata de bicicleta à trave, mesmo com o jogo interrompido. Aguenta a carga e descobre o buraco da agulha, por baixo do corpo de Shovkovskiy. Marca. Vai ao balneário, reaparece, domina e remate estiloso, sobranceiro, ligeiramente ao lado.

Cha-cha-cha. Oito golos, oito em dez, o registo inolvidável de outro colombiano que não Falcao, nada a ver, tudo em Jackson Martínez é outra coisa qualquer. Não dobra as costas, jamais, esquece a fita para o cabelo, usa as pernas longas que deus lhe deu e cria.

Cha-cha-cha. Inventa espaços, cai nos flancos, voluntaria-se sem se dar pela presença. Toca, foge, aparece. E marca. Marca quase sempre. São oito em dez jogos, um a valer a Supertaça, outros cinco na Liga, agora a estreia na Champions. A dobrar.

Foi dia de Jackson Martínez. Uma vez mais. Recebe um elogio público de Arsène Wenger, lê sobre a política de contratações do F.C. Porto, sobre a qualidade de Martínez e Rodriguez, o James. Partilha a história e combina algo: um golo colombiano na noite do Dragão. Mas não fica por ali. Faz mais.

Há Martínez para cada problema

Minuto 36, Dínamo a adomercer o adversário. O coletivo procura soluções, não as encontra. James Rodriguez, o extremo que joga bem no centro, fala a língua do compatriota, faz um passe a saltitar porque sim, porque tem de ser. E serve. Agora Cha-cha-cha. Ele aguenta o embate, mantém a noção do espaço e resolver um problema. Aparece outro? Resolve de novo (78m), agora a passe de Lucho, conclusão, fácil, a valer. É craque.

O F.C. Porto entrara com pressão altíssima, discrepância gritante em relação à segunda linha de Vizela, frente ao Santa Eulália. Mandão, apressado, envolvente. Faltavam uns milhares de adeptos, é certo, que o fim do mês está à porta e a carteira já passa fome.

Silvestre Varela inaugura a contagem perante trinta mil espectadores, um quarto-de-hora volvido. Quinze minutos apenas e uma promessa de noite tranquila. Lucho tabela com Jackson e serve o português. Varela enche o pé, bola ao ângulo, golo.

O Dínamo de Kiev, três pontos à partida para esta jornada, parecia acomodado. Aceitara o seu fado. Miguel Veloso transmitia as maiores sensações de perigo, em lances de bola parada, mas soava a pouco. Bastou.

Gerir para sofrer

Ao minuto 21, no meio de nada e de tudo ao mesmo tempo, Gusev fez o empate. Canto de Veloso, Mangala batido nas costas, Helton a ver, liberdade total para o golo de cabeça na pequena área. Desacerto total.

Surge então Jackson Martínez e o Dragão volta a respirar fundo. Controla, sem forçar. Gere, gere apenas, deixa perdurar aquela sensação de inquietude, o 2-1 basta-lhe, não se percebe.

O F.C. Porto adormecera, não restavam dúvidas. Dividia-se entre o conforto do ataque, refrescado com a entrada de Atsu, e tremores defensivos a anunciar o pior. Helton salvou uma, Ideye marcou à segunda.

Ideye permitiu a defesa do guardião portista ao minuto 72, quando Maicon e Otamendi saltaram à mesma bola, de cabeça, para entregar a mesma ao adversário. Logo depois, mais do mesmo, passe pelo ar e a defesa portista a ver jogar. Desta vez, o nigeriano não perdoou. Castigo para a casa.

Vítor Pereira reage, não reúne concenso mas tira Mourinho para lançar Defour. Deixa Lucho em campo. Acerta. Seis minutos após o tento ucraniano, a resposta. Bom passe de Danilo, Lucho González a correr como um jovem pela direita, passe com regra e esquadro, segunda assistência do jogo, Jackson a bisar (3-2).

O F.C. Porto reagiu de novo. Como mais gosta. Saiu por cima. Com cha-cha-cha  

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto Vitalis defronta Cimos Koper na Taça EHF


A equipa do FC Porto Vitalis ficou a conhecer esta terça-feira, dia 23 de Outubro o seu adversário para a terceira eliminatória da Taça EHF, o RJ Cimos Koper da Eslovénia foi a equipa que saiu em sorte aos azuis e brancos.

Os encontros estão agendados para o dia 24 de Novembro (18:00 horas de Portugal Continental), na Eslovénia, e no dia 1 ou 2 de Dezembro, no Dragão Caixa.

A equipa do Cimos Kopes, segundo classificado na última Liga Eslovena chegou a esta fase da competição depois de eliminar a formação holandesa do HV Kras/Volendam, por 32-21 no primeiro jogo e por 27-25 no segundo encontro.

Já os tetracampeões nacionais alcançaram esta fase da competição depois de terem garantido o terceiro lugar do torneio de qualificação para a Liga dos Campeões ao vencerem a equipa montenegrina do Lovcen por 31-25, num jogo que se realizou em Setembro.

A formação eslovena é uma equipa poderosa e forte, foram campeões nacionais da Eslovénia na temporada 2010/2011 e na época transata terminaram na segunda posição. Esta é a segunda vez que se qualificam para a Liga dos Campeões, tendo sido a primeira vez na época passada onde apenas perdeu nos quartos-de-final, derrotados pela equipa espanhola do Atlético de Madrid que nesse ano acabou por ser finalista vencido. Destaque ainda para a vitória em 2010/2011 na Taça Challenge ao derrotarem a equipa do Benfica, em dois jogos.

A equipa azul e branca é favorita nas apostas online para seguir em frente na competição, se conseguirem ultrapassar o Cimos Koper os tetracampeões serão integrados num de quatro grupos com quatro equipas. Depois de se disputar essa fase de grupos os dois primeiros classificados de cada grupo serão apurados para os quartos-de-final e depois realizar-se-á a “final four”, que se realizará num fim-de-semana.

A fase de grupos só será disputada depois do Campeonato do Mundo que ser vai realizar em Espanha nos dias 9 e 10 de Fevereiro, lembrar que a Selecção Nacional não se conseguiu apurar para o Campeonato do Mundo.

Walter, lembra-se? Brilha no Goiás do Brasil

Walter, jogador brasileiro que o FC Porto emprestou ao Goiás da Serie B do Brasil, puxou para si as luzes da ribalta ao apontar três golos na vitória de 4x0.

Aos 23 anos, Walter Henrique da Silva procura relançar a sua carreira, depois de uma passagem discreta pelos dragões.

O jogador, recorde-se, ainda tem contrato com o FC Porto e uma cláusula de rescisão fixada em 30 milhões de euros.

in "zerozero.pt"


Vencer o Dynamo Kyiv para ficar com um pé nos «oitavos»

À terceira jornada o FC Porto tem uma excelente oportunidade para ficar com um pé nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Depois de duas vitórias em dois jogos, os bicampeões nacionais jogam em casa frente ao Dynamo Kyiv e têm tudo para encaminhar o apuramento.

Líder do grupo A com seis pontos, mais três do que o PSG e que o adversário desta quarta-feira, os azuis e brancos jogam frente à formação de Miguel Veloso com o objetivo de evitar o que aconteceu em 2008, ano em que os ucranianos visitaram pela última vez o Estádio do Dragão.


Na fase de grupos da Liga dos Campeões da temporada 2008/2009, o Dynamo Kyiv também foi adversário do FC Porto e em solo português venceu por
0x1. Oleksandr Aliyev, que ainda hoje faz parte do conjunto da Ucrânia, foi o marcador de serviço.

Dos jogadores que Jesualdo Ferreira convocou para esse jogo, há apenas dois que devem voltar a defrontar o Dynamo Kyiv. São eles Fernando e Lucho González, que foram titulares. Rolando, que também jogou de início, ainda faz parte do plantel do FC Porto mas vai ver o jogo desde a bancada porque não foi convocado por Vítor Pereira.


De realçar, no entanto, que apesar da derrota em casa, o FC Porto, na segunda volta, foi à Ucrânia ganhar por
1x2 e acabou por conseguir o apuramento no primeiro lugar à frente do Arsenal. O Dynamo Kyiv caiu para a Liga Europa, tendo ficado apenas à frente dos turcos do Fenerbahce.

Dynamo Kyiv valeu apuramento para final da Taça dos Campeões Europeus

FC Porto preparado para somar segunda vitória no Dragão para a Champions ©Catarina Morais
Em cima falou-se da última vez que o Dynamo Kyiv visitou o Estádio do Dragão mas nem só de más memórias se enche a memória dos adeptos portistas quando se fala no conjunto ucraniano.

Estávamos em 1987 quando o Dynamo Kyiv, uma equipa temível na altura e que na época anterior tinha ganho a
Taça das Taças, visitou o Estádio das Antas nas meias-finais da Taça dos Campeões Europeus.

Favorito na eliminatória que garantia o acesso à final de Viena, a verdade é que o Dynamo Kyiv foi surpreendido pelo FC Porto de Artur Jorge, tendo sido derrotado primeiro no Estádio das Antas e depois em solo ucraniano.


Na primeira mão, disputada a 8 de abril, o FC Porto venceu por
2x1, com golos de Paulo Futre e André, verificando-se semanas depois, mais particularmente a 22 de abril, o mesmo resultado a favor dos portugueses, com os marcadores de serviço a serem Celso e Fernando Gomes.

A história que se seguiu é por demais conhecida. Os dragões foram à final de Viena com o Bayern Munchen, que tinha eliminado o Real Madrid, e conquistou o primeiro troféu europeu da sua história ao vencer por
2x1. Rabah Madjer, com o famoso golo de calcanhar, e Juary faturaram nesse jogo histórico, de nada valendo o golo de Ludwig Kogl, que tinha dado vantagem aos bávaros.

Depois das adaptações na Taça, volta o 11 quase habitual


Foi um FC Porto muito
diferente do habitual que jogou frente ao Santa Eulália para a Taça de Portugal. O jogo não agradou a Vítor Pereira, que reconheceu erros em algumas adaptações que foram feitas na equipa, mas frente ao Dynamo Kyiv espera o regresso das boas exibições que têm sido conseguidas na Europa.

Por isso, no relvado do Estádio do Dragão a maioria dos jogadores que mais vezes têm sido utilizados pelo treinador do FC Porto. A exceção é Alex Sandro, que está lesionado e por isso não está entre as opções.


Helton vai regressar à baliza azul e branco, seguindo-se uma defesa composta por Danilo, Maicon, Otamendi e Mangala, que, tal como no início de época, deve ser aposta para o corredor esquerdo em detrimento de Miguel Lopes, que jogou recentemente nessa posição ao serviço de Portugal.


No meio-campo vai estar o trio do costume composto por Fernando, Lucho González e João Moutinho, sendo que os homens mais avançados serão Christian Atsu, que deve ganhar o lugar a Silvestre Varela, James Rodríguez e Jackson Martínez.

in "zerozero.pt"

D. Kiev: «Porto tenta obrigar adversários a jogar à maneira dele»

Ucranianos vêm de uma derrota, mas frisam que Liga dos Campeões é outra competição e «importante»

O Dínamo de Kiev desloca-se ao Dragão para defrontar o F.C. Porto para a Liga dos campeões sem o treinador Oleg Blokhin, que em 1987, como jogador do clube, defrontou os dragões na Taça dos Campeões Europeus. Com o técnico doente e impedido de orientar jogos fora, coube ao diretor desportivo do clube Oleksiy Mykhaylychenko fazer a antevisão de um jogo que prevê ser difícil.

«Vamos jogar com o líder do nosso grupo, no campo deles, mas claro que esperamos ganhar e passar à próxima fase», afirmou na conferência de imprensa de antevisão do jogo.

«O FCP é uma equipa jovem, com muita velocidade. Os jogadores têm boa preparação. Pelo que tenho visto, tentam obrigar os adversários a jogar à maneira deles, deixando pouco espaço para contra-ataques», frisou, mas avisou: «Nos jogos, tudo pode acontecer. É nestas alturas que se vê o caráter dos jogadores e eu acredito na nossa equipa. É a Liga dos Campeões, não a Liga da Ucrânia, e este campeonato é muito importante para nós».

Ainda assim, Mykhaylychenko diz que esta foi uma semana complicada para a equipa de Kiev. «Tivemos um jogo muito complicado frente ao Metalist, por isso tivemos menos treinos e analisamos o próximo jogo mais em teoria, do que na prática. Estivemos a ver os erros do último jogo, para perceber por que não ganhamos e fizemos mais trabalho de recuperação porque houve uma grande carga sobre os jogadores».

«Perdemos também o Raffael devido a lesão. Claro que há problemas, sobretudo quando faltam três ou quatro jogadores na defesa, mas vamos analisar o estado dos jogadores ainda e ver quem está em condições de jogar», explicou antes do treino desta tarde, garantindo que Miguel Veloso está recuperado da lesão e vai jogar».

Questionado sobre qual o resultado que ambiciona para esta quarta-feira, evitou uma resposta direta. «A nível emocional, o mais importante para nós é dar o nosso melhor e não pensar se é melhor um empate ou uma vitória».

Presente na conferência de imprensa esteve também o médio Oleg Gusev, que concorda com o técnico e considera que «o jogo vai ser complicado», mas diz que a equipa está preparada e até tem um jogador que conhece bem os dragões. «Se o Miguel Veloso souber alguns segredos, vai contar. Mas nós já estudámos, já conhecemos os pontos fortes da equipa».

in "maisfutebol.iol.pt"

«Caballero é livre mas pedi ao Porto para falar com o Libertad»

Provável transferência para o Dragão continua a dar que falar e o pai renunciou ao cargo de selecionador sub-17.

A provável transferência de Maurito Caballero para o F.C. Porto continua a dar que falar no Paraguai, uma vez que o Libertad não se conforma com a saída do avançado a «custo zero» (recebendo só os direitos de formação). As divergências com o pai do jogador são cada vez mais notórias, pelo que este decidiu renunciar ao comando da seleção paraguaia de sub-17.

«Efetivamente, a minha saída está relacionada com a situação do Maurito, e com o desejo de que isto se resolva. Não posso estar numa instituição que me dá trabalho e em conflito com um dos seus membros», explicou Mauro Caballero à «Radio 1º de Marzo».

Em declarações a uma outra rádio, a «Cardinal», o progenitor garantiu que Maurito «é um jogador livre». «Em princípio está tudo acordado com o Porto, mas pedi-lhes que falassem com o Libertad», acrescentou.

Como festejou o 18º aniversário no passado dia 8 de outubro e não tem contrato profissional, o avançado já nem está integrado na equipa do Libertad. «Não se vai apresentar mais no clube, pois não tem vínculo. Foi feita uma oferta, mas não chegámos a acordo», explicou o pai e empresário.  

in "maisfutebol.iol.pt"

PSG oferece 200 mil euros por semana a Moutinho

Segundo o jornal inglês "Daily Mail", o Paris Saint-Germain está interessado em contratar João Moutinho, já na reabertura do mercado em Janeiro. Segundo a notícia do diário inglês, Moutinho pode vir a ganhar, na capital francesa, cerca de 200 mil euros por semana.

Depois de Tottenham e Zenit é agora a vez do Paris Saint-Germain (PSG) estar interessado em João Moutinho. Segundo notícia veiculada esta manhã pelo diário inglês "Daily Mail" , Moutinho pode vir a ganhar cerca de 200 mil euros, por semana, no clube francês. A contratação pode realizar-se por 27 milhões de euros.
O "Daily Mail" reporta que o PSG quer o jogador português em Janeiro e já contactou os representantes de Moutinho para saber da viabilidade do negócio. No entanto, a saída do jogador pode depender do percurso dos bicampeões nacionais na Liga dos Campeões, já que o FC porto não vê com bons olhos a saída do médio, caso os bicampeões nacionais se qualifiquem para os oitavos-de-final da prova.

O jornal inglês afirma mesmo que o Tottenham pode ter perdido a corrida pela contratação de João Moutinho, já que, depois de fracassadas as negociações com o clube inglês no Verão, o médio portista só admite sair para um clube que dispute a Liga dos Campeões. PSG e Zenit estão assim bem colocados para contratar o internacional português.

Recorde-se que o Tottenham de André Villas-Boas tentou contratar João Moutinho em Agosto, mas o negócio não se realizou. Segundo o jornal britânico, o ordenado do jogador e erros administrativos foram as principais causas para que Moutinho continuasse de azul e branco.
 
in "rr.pt"

Iturbe volta para os `bês`




Afastado da convocatória para o jogo com o D. Kiev, Juan Manuel Iturbe não terá uma quarta-feira amplamente livre, o argentino foi chamado à equipa B, que esta tarde defronta o Covilhã para a Segunda Liga.

O retrocesso contempla também Quiñones, que foi igualmente titular frente ao Santa Eulália. Iturbe realizou jogo dececionante na Taça de Portugal e a despromoção para a equipa B ficou imediatamente equacionada, embora não seja a primeira vez que o argentino é chamado aos B.

in "abola.pt"

A decisão: parte 1

filme do apuramento entra na fase de conclusão

Começa hoje a versão ucraniana do filme do FC Porto nesta Liga dos Campeões. A principal questão é se os bicampeões nacionais serão capazes de reduzir este apuramento a uma curta-metragem ou se, como acontece na maioria das vezes, a emoção de película vai mesmo estender-se até à 6.ª jornada.

Hoje, no Dragão, joga-se a primeira parte de 180 minutos contra o Dínamo Kiev que, a terminarem com a conquista de seis pontos, colocariam os dragões, à 4.ª ronda, nos oitavos-de-final da prova, garantindo pelo menos o 2.º lugar do Grupo A. O próprio Vítor Pereira, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro desta noite, vincou o caráter decisivo dos dois confrontos com os ucranianos, embora a possibilidade de sentenciar a passagem à próxima fase daqui a duas semanas, em Kiev, dependa em grande parte do resultado desta noite. A primeira parte da decisão avança logo após ter sido conseguida a supremacia pontual para o PSG, na última jornada. O guião que está a ser seguido deixa a promessa de um final feliz para o FC Porto.

in "record.pt"

Caballero duvida dos 1,5 milhões de euros

cláusula no contrato com o libertad


http://www.record.xl.pt/storage/ng4CD6B866-2393-42AC-B218-5390EE70D9F2.jpg?type=bigMauro Caballero, pai de Maurito Caballero, jovem avançado paraguaio que está perto de se mudar para o FC Porto, revelou ontem o pormenor contratual que, por agora, impede a conclusão da transferência.

“No contrato de aprendizagem que o Maurito tinha com o Libertad até ter completado 18 anos, há uma cláusula que o obriga a assinar um contrato profissional. Caso não o faça terá de pagar 1,5 milhões de euros. A questão é se essa cláusula é válida. Nós entendemos que não e que ele é um jogador livre”, disse, à rádio Cardinal, mostrando-se esperançado de que o FC Porto “chegue a uma conclusão com o Libertad”.

in "record.pt"

Helton "Vencer a Champions é ideia que temos desde o início"

O guarda-redes do FC Porto admitiu que o objetivo é repetir a conquista do troféu, porque o sonho do FC Porto é sempre o mesmo: "vencer todas as competições". 

Helton, guarda-redes do FC Porto, admitiu que voltar a conquistar a Liga dos Campeões é sempre objetivo dos dragões, e esta época não foge à regra. "É uma ideia que temos desde o início da época. Sabemos o grau de dificuldade da competição, mas temos que ter personalidade. O nosso sonho é sempre o mesmo: vencer todas as competições", comentou Helton, rematando com uma referência à concorrência e ao que pareceu ser uma mensagem de apoio a Hulk. "Sabemos que há outras equipas, consideradas grandes da Europa, com folhas salariais que parecem absurdas, mas se ganham isso é porque fizeram por merecê-lo.

Sobre a receção ao Dínamo de Kiev, o interrnacional brasileiro frisou que a missão é, claro, vencer, até porque "a ideia neste clube é sempre a mesma: fazer sempre melhor, independentemente do campo ou do adversário". E explicou como se sentem os jogadores para um encontro deste nível: "Quando se trata de uma Liga dos Campeões não é preciso mencionar vontade e ambição; é a Champions, por isso a adrenalina sobe e a vontade dispara"

Helton recomenda "vontade, determinação e, acima de tudo, humildade" para o jogo contra os ucranianos, reconhecendo que do outro lado "estão também onze guerreiros, um adversário forte que tem o mesmo objetivo que nós".

Com dois jogos disputados na Champions esta temporada, Helton ainda não sofreu golos, feito que afirma não ser apenas seu, mas "de todos os companheiros" que o ajudam a manter a baliza intocável. Quanto aos 40 jogos na Liga dos Campeões que amanhã cumprirá, Helton mostrou-se "grato e orgulhoso" e antes de se despedir e abandonar a sala de conferências recusou favoritismo portista sobre o Dínamo. "Só conseguimos ter sucesso com humildade; a nossa ética não permite isso".
 
in "ojogo.pt"