quarta-feira, 21 de novembro de 2012

FC Porto 3 Zagreb 0 (declaraçães)


Vítor Pereira: «Em Paris veremos qual é a melhor equipa»


Num diálogo curto com os jornalistas, Vítor Pereira mostrou-se muito contente com o momento do F.C. Porto e confessou que o jogo contra o Paris Saint-Germain é mais relevante do que possa parecer. Os dragões só pensam no primeiro lugar do grupo e em mostrar que são melhores do que os milionários da Cidade-Luz.

«Justificámos a vitória e o resultado. Fomos consistentes e dinâmicos. A vitória foi natural contra uma equipa que não é coitadinha nenhuma. Às vezes queremos fazer crer isso, mas eles criaram-nos dificuldades na primeira parte. Com espaço são perigosos. Fomos pressionantes e com a qualidade dos jogadores superámos isso». 

[Sobre a pontaria afinada de Lucho e Moutinho]

«Isso tem a ver com o trabalho, a qualidade e a confiança para aparecer nas zonas de finalização».

[Sobre a importância do jogo em Paris] 

«É importante ganhar porque o nosso objetivo é vencer sempre. Queremos o primeiro lugar do grupo. Vamos a Paris para vencer. Veremos lá quem é a melhor equipa e quem acabará na frente do nosso agrupamento. Gostamos de bons jogos e esse será por certo um bom jogo». 

[Sobre o bom momento do F.C. Porto]

«Temos realizado bons jogos, com qualidade. E qualidade não é só ofensiva, é também a consistência e o não permitir oportunidades de golo aos adversários. Estamos a marcar muitos golos, permitimos muito poucos e isso só uma equipa forte consegue fazer. Estamos a apresentar momentos individuais e coletivos muito bonitos, somos sérios e só posso estar contente». 

Lucho: «Tivemos grande atitude»

Médio abriu o marcador diante do D. Zagreb


Lucho Gonzalez, autor do primeiro golo do F.C. Porto, comentando a vitória por 3-0 sobre o Dínamo Zagreb na entrevista rápida à SportTV:

«Cumprimos o primeiro objetivo, o outro que ainda falta é sermos primeiros no grupo. Entrámos fortes, tivemos granmde atitude e conseguimos uma grande partida. É sempre bonito marcar, para mais numa boa jogada de toda a equipa. Logicamente que acredito num bom resultado em Paris, o PSG é uma grande equipa, com grandes jogadores, mas podemos ganhar. Agora temos de pensar primeiro no campeonato, e depois veremos o que fazer. Pensar em conquistar a Champions? Oxalá, trabalhamos para ganhar títulos, tanto a nível nacional como internacional»

Helton: «Não sabemos se vamos acordar amanhã»


Helton, guarda-redes do F.C. Porto, comentou desta forma a vitória da sua equipa frente ao D. Zagreb na fase de grupos da Champions:

«Muitas vezes não se valoriza o que precisa de ser valorizado. Fica aqui o recado: defrontem hoje o que precisa de ser valorizado. O objetivo é cada dia que passa, porque não sabemos se vamos acordar amanhã. Muitas vezes pensa-se no futuro sem saber se ele vai chegar. Queríamos manter a primeira posição»

Moutinho: «Já tinha dito que queria rematar mais»

Médio marca pelo segundo jogo consecutivo


João Moutinho, autor do segundo golo da sua equipa, na vitória sobre o Dínamo Zagreb, em declarações à SporTV:

«Estamos todos num bom momento e conseguimos uma boa vitória, felizmente para mim e para a equipa contribui para isso com mais um golo. Depois do golo à Académica já tinha dito que queria melhorar esta faceta, rematar mais e conseguir mais golos, ajudando mais a equipa. É isso que tento fazer sempre, se puder ser com golos, melhor. Agora vem aí as provas domésticas, como já disse estamos num bom momento, mas o Sp. Braga é uma grande equipa, vai jogar em casa e vamos ter problemas que, como em todos os jogos, vamos tentar ultrapassar»

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-D. Zagreb, 3-0 (crónica)


150 vitórias na Europa, 100º triunfo como visitado, o F.C. Porto irredutível na fase de grupos da Liga dos Campeões. 13 pontos, liderança conservada numa noite de condução segura, avessa a obstáculos. Golos de Lucho, Moutinho e Varela (3-0)

«Depois do jogo, a caminho de casa, talvez comece a pensar no Braga». Vítor Pereira ao volante, pensando em outra coisa qualquer. Um erro comum, um sinal de alerta em todos os manuais de segurança rodoviária. A palavra não pode ser levada à letra.



Aliás, o grande mérito de Vítor Pereira é manter a concentração na estrada. Perceber que aquela via aberta, uma autêntica autoestrada com segurança garantida, um único carro em sentido contrário quase na linha do horizonte, era ainda assim sinónimo de perigo.



Liga-se o autorrádio, olha-se para o telemóvel, pensa-se no próximo dia de trabalho, no que há para fazer em casa. Em tudo, menos na tarefa em mãos: a condução segura. O essencial até aí, em chegar sem complicações ao destino, porque tudo o resto se esgota nesse princípio.



Surge um obstáculo no meio do caminho, vindo do nada, aquele condutor aparentemente inofensivo revela-se um perigo, sai da faixa contra as expectativas e o condutor perde o controlo. O Dínamo de Zagreb, sem pontos nem golos na Champions, era a tal via aberta. Vítor Pereira desconfiou.



Demasiado para um mero obstáculo



O Dínamo de Zagreb é daqueles que não fazem mal a uma mosca. Parece. Mas não é que, no tal cenário de aparente controlo e resolução fácil, os croatas despertaram para uma bola nos ferros e um golo que só Varela evitou em cima da linha? Demasiado para um mero obstáculo de circunstância.



Segue-se um percurso sinuoso até Braga, um adversário ainda abalado pelo choque frontal no nevoeiro da Transilvânia. Sobrará tempo para preparar essa etapa, agora com o regresso de Fernando e Alex Sandro do lote de opções, eles que não destronaram Mangala e Defour mas entraram em campo para meia hora de competição.



A engrenagem portista funcionou com as peças normais, sem falta de óleo, com estabilidade nos eixos. Faltou apenas maior aderência a um tapete desgastado, o tapete do Dragão que será substituído já nesta quinta-feira, após um evidente período de perda de qualidade.



Pelo centro da faixa de rodagem, onde o F.C. Porto carbura com especial qualidade, chegariam os golos que asseguram o primeiro lugar do Grupo A, imune à vitória do Paris Saint-Germain na Ucrânia.



Motores na potência máxima



Ao 20º minuto de jogo, João Moutinho criou, Jackson serviu de entreposto e a bola só parou no coração da área. Lucho, que parece jogar numa velocidade própria, avesso a qualquer tipo de pressão, acreditou no seu pé esquerdo, pensou, executou, marcou. Quinto golo da temporada para El Comandante.



Antes e depois, os tais laivos do Dínamo de Zagreb, a equipa mais modesta da Liga dos Campeões mas, ainda assim, respeitável. Fez-se respeitar, aliás, num remate ao poste do criativo Sammir, para além do desenho de golo de Beqiraj, já perto do intervalo, que Varela riscou do mapa.



João Moutinho afastaria qualquer sensação de dúvida ao minuto 67, numa segunda parte sem sobressaltos para o F.C. Porto. O médio, a atravessar um momento de inspiração ofensiva, executou na perfeição um livre direto. Varela fecharia as contas na reta final. 



Números contra a normalidade



Vítor Pereira não pensa no dinheiro mas os dragões garantem mais um milhão, chegam à importante soma de 16,6 milhões na liga milionária. Mais que isso, igualam as três vitórias em casa de 1999/2000, com Fernando Santos.



O F.C. Porto chega aos 13 pontos, como o seu treinador desejada, pensando em alcançar os 16 de 1996/97, quando Fernando Santos só perdeu pontos para o AC Milan.



A anormalidade da época passada faz Vítor Pereira ansiar por algo mais que o simples apuramento para a próxima fase. O técnico quer outro tipo de anormalidade, desta vez num registo positivo.


in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-D. Zagreb, 3-0 (destaques)


A FIGURA: João Moutinho
A observação é feita há alguns anos: só falta a João Moutinho fazer mais golos, ser um rematador mas efetivo, para se tornar verdadeiramente completo. Pois bem, é provável que a crítica esteja a ser esbatida. Nas últimas duas semanas, o médio fez dois grandes golos. À Académica, num lance de bola corrida; agora ao Dínamo, na transformação irrepreensível de um livre direto. Um golo fenomenal, em qualquer parte do mundo. Mais um bom jogo, afinadíssimo no passe e no entendimento com Lucho e Defour. 

O MOMENTO: o golo de Moutinho
Mais umas palavras sobre o internacional português, para certificar a sua influência no desenrolar da peleja. Aos 67 minutos fez o 2-0 e clarificou sem margem para dúvidas o rumo do jogo. O Dínamo não assustava, percebia-se até que bastava ao Porto acelerar um pouco para deixar de ter os croatas no retrovisor, mas faltava a prova maior. O golo da tranquilidade. Chegou a 23 minutos do fim e conferiu tranquilidade absoluta ao que faltava jogar. 

Lucho Gonzalez
Não há muitos médios com a capacidade de Lucho em chegar às zonas de finalização. O argentino fá-lo de forma soberba. Adivinha onde vai cair a bola, movimenta-se na sombra e possui a qualidade técnica necessária para o gesto técnico decisivo. Mais um golo de pé esquerdo, à semelhança do que lograra na Choupana, o quinto na presente temporada. Elegância, inteligência, exibição sempre consistente até sair aos 76 minutos. 

Steven Defour
Relógio de afinação suíça na posição-seis. Muito bom jogo, encaixado na zona de ação entre Moutinho e Lucho. Ótimo a decidir, excelente no passe, inspirado em dois ou três dribles feitos em áreas de algum risco. Saiu para dar entrada ao regressado Fernando e é previsível que volte ao banco de suplentes nas próximas partidas. Pelo que fez contra o Dínamo, não merece sair da equipa. 

Mangala
Lateral esquerdo de início, central nos 25 minutos finais, concentradíssimo do princípio ao fim. O francês mostrou uma fiabilidade interessante numa posição que não é a sua e está perto de ser premiado por Vítor Pereira com o posicionamento, já no futuro imediato, no eixo da defesa. É uma situação em tudo semelhante à vivida por Maicon na época passada. Cabe a Mangala agarrá-la tão bem como o fez o brasileiro. 

James Rodríguez
Trata a bola com deleite, com um prazer assombroso. Procurou o golo do princípio ao fim, rematou uma mão cheia de vezes, mas não conseguiu bater o aplicado Ivan Kelava. Ainda assim, e uma vez mais, um dos melhores em campo. É importante dizê-lo: James tem tudo para ser um dos grandes do futebol mundial já a curto prazo. 

Sammir
O melhor executante dos croatas. Assustou num remate ao poste, ainda com o marcador em branco, e mostrou futebol para aspirar a outros voos. É brasileiro e está naturalizado croata. É, de resto, presença já assídua na seleção balcânica. 

Alen Halilovic
16 anos, terceira presença na Liga dos Campeões. Mais seis minutos, para um prodígio candidato a fazer História. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Euros, prestígio e liderança

Com a qualificação para os oitavos-de-final garantida, o FC Porto aponta à conquista do primeiro lugar do grupo e à cobrança de mais uns milhões à UEFA. Os campeões nacionais recebem, às 19h45, o Dínamo de Zagreb, para a Liga dos Campeões. 


O FC Porto vive um momento ambicionado por todas as equipas, seja qual for a competição. Os minímos estão atingidos e agora é altura de reformular objectivos. Tudo o que vier é para somar. Com o apuramento para os oitavos-de-final na mão, os campeões nacionais têm as seguintes metas definidas:


-Vencer o grupo;
        O FC Porto está na liderança do Grupo A, com dez pontos, mais três do que o Paris Saint-Germain, segundo classificado.

-Ganhar mais dois milhões de euros;
        Duas vitórias, nos dois jogos que restam, significariam um encaixe total de 5,5 milhões de euros.

-Terminar a fase de grupos sem derrotas;

-Igualar a campanha de 96/97;
        A melhor campanha do FC Porto, na fase de grupos da Liga dos Campeões, aconteceu sob o comando de António Oliveira, em 96/97. Na altura, a equipa venceu o grupo, com 16 pontos, em resultado de cinco vitórias, um empate e zero derrotas.

-Bater recorde de golos marcados e sofridos;
        O FC Porto tem seis golos marcados, nesta edição da Champions. Precisa de marcar cinco, nas duas jornadas finais para bater o recorde de onze golos, fixado em 98/99 e 06/07. Ao alcance está ainda o melhor resultado a nível de golos sofridos. A defesa mais eficaz do FC Porto, na fase de grupos de Liga dos Campeões, foi a de 09/10, com três golos. Esta época, a equipa só sofreu dois golos.

Fragilidade do adversário e força do Dragão
No contexto do desafio com o Dínamo de Zagreb há poucos prós para os croatas e escassos contras o FC Porto. Os dois dados que mais saltam à vista prendem-se com a forma recente do Dínamo, na Liga dos Campeões, e os resultados dos portugueses, em casa.

A equipa de Zagreb acumula uma série de dez derrotas consecutivas e visita um terreno onde os donos da casa não perdem ali, para a Champions, desde 25 de Novembro de 2009. São três anos sem perder para a liga milionária, no Dragão.

Alex Sandro e Fernando de regresso
Vítor Pereira recuperou Alex Sandro e Fernando, nesta convocatória. Os dois brasileiros estão recuperados dos problemas musculares que os afastaram dos últimos jogos e deverão ter minutos, esta noite, frente ao Dínamo.

O FC Porto joga com o Braga, domingo, para o campeonato, e o treinador dos campeões nacionais procura ganhar estas duas opções, dando-lhes ritmo. Maicon é o único indisponível, por lesão. 

Do lado croata, nota para a ausência de Tonel. O central português está fora das opções, por ter recusado a proposta de renovação de contrato. O árbitro nomeado pela UEFA é o italiano Paolo Tagliavento. Dínamo de Zagreb-FC Porto, para a 5ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões, com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

EQUIPAS PROVÁVEIS

FC PORTO: Helton, Danilo, Abdoulaye, Otamendi e Mangala; Defour, Moutinho e Lucho; Varela, James Rodriguez e Jackson Martinez.

DÍNAMO ZAGREB: Kelava, Vrsalijko, Vida, Simunic e Pivaric; Ademi, Brozovic, Cop e Sammir; Kovacic e Beqiraj.


in "rr.pt"

Dínamo Zagreb: «FC Porto é a equipa mais forte do grupo»


Treinador quer «surpreender» FC Porto no Dragão e acabar com registo de só derrotas


O treinador do Dínamo Zagreb, Ante Cacic, quer causar uma surpresa no jogo desta quarta-feira frente ao FC Porto para a Liga dos Campeões. Os croatas ainda só tiveram derrotas nesta fase de grupos da competição e já não têm possibilidade de se apurarem para a fase seguinte, mas querem acabar com este ciclo já no jogo no estádio do Dragão.

«Tendo em conta a qualidade e tradição, o FC Porto é favorito absoluto, basta ver também pelos atuais resultados, tanto no campeonato nacional, como na Liga dos Campeões. Mas vamos fazer o máximo para tornar o jogo o mais competitivo possível. No futebol, às vezes acontecem surpresas e queremos acabar com esta série de derrotas que marcaram o nosso percurso nesta competição», disse o técnico na conferência de imprensa de antevisão do jogo.

«Já em Zagreb mostramos que conseguimos estar ao nível do FC Porto e fazer um jogo equilibrado, como foi na maior parte do tempo. Sofremos o segundo golo só quase no final do jogo. Se estivermos bem, concentrados, sem erros de principiantes e tivermos coragem de atacar e procurar o contra-ataque podemos surpreender», garantiu.

Ainda assim, Cacic não tem dúvidas sobre quem é o favorito para a vitória do grupo: «O FCP tem uma vantagem em relação ao Paris Saint-Germain. Considero que é a equipa mais forte e isso vai ver-se no resultado final».

Simunic sobre FC Porto: «Jackson é o mais perigoso»

Central diz que Dínamo Zagreb quer fazer «uma surpresa» no dragão, mas admite que é difícil


Josip Simunic Josip Simunic of Croatia looks on prior to the International friendly match between France and Croatia at Stade de France at Stade de France on March 29, 2011 in Paris, France.Josip Simunic, central do Dínamo Zagreb, não poupou elogios ao FC Porto na antevisão do jogo para a Liga dos Campeões. Apesar de já não ter hipóteses de se apurar, a equipa croata quer levar os três pontos do Dragão, mas admite que vai ser um jogo difícil

«Estamos muito motivados para mostrarmos a melhor exibição no terreno, mas sabemos que o FC Porto é uma das melhores equipas da Europa, não só agora, mas nos últimos 15 ou 20 anos e queremos fazer uma surpresa», afirmou o croata na conferência de imprensa.

Questionado sobre quais os principais perigos no ataque do FC Porto, o central apontou um alvo: «Jackson Martinez. Todos são perigosos, mas o Jackson Martinez é o mais perigoso».

in "maisfutebol.iol.pt"

"Franckenbeuer" acompanhado pelo Porto

Defesa central, internacional sub-20 pela Colômbia, Pedro Franco é apontado como um dos maiores valores daquele país. Em Itália, dizem que há interessados, mas quem o viu primeiro foi o FC Porto.


A alcunha é sugestiva. Franckenbeuer é como Pedro Franco é conhecido na Colômbia. Uma mistura do seu sobrenome com o da antiga estrela alemã Beckenbauer. 21 anos, defesa central - que também joga como médio defensivo -, Pedro Franco pertence ao Millionarios de Bogota e é uma das grandes promessas do futebol colombiano.

De acordo com o site "tuttomercatoweb", equipas italianas estão atrás do jogador, mas quem o descobriu foi o FC Porto. Os campeões nacionais chegaram primeiro ao central de 21 anos e é o Porto que tem acompanhado, mais de perto, a sua evolução. 

Internacional pelas equipas jovens da Colômbia, Pedro Franco, que esteve no Mundial de sub-20, já foi chamado por Pekerman à selecção principal. A personalidade forte do jogador e a qualidade que tem apresentado motivaram a que ao Franckenbeuer se acrescentassem outras etiquetas: General e El Capitán.

No Verão, o Nápoles mostrou interesse no jogador e o "tuttomercato" anuncia que poderá voltar ao ataque. FC Porto e Manchester City, segundo o site italiano, são concorrência aos napolitanos.


in "rr.pt"

BILHETES PARA BRAGA À VENDA POR 15 EUROS

Os bilhetes para o jogo entre SC Braga e FC Porto, da 10.ª jornada da Liga, estão à venda na Loja do Associado, com o preço unitário de 15 euros. Os ingressos estão disponíveis em exclusivo para sócios. O encontro está agendado para domingo, às 20h15, no Estádio Municipal de Braga.

As entradas com o valor de 10 euros encontram-se esgotadas.


in "fcp.pt"

Opções a pensar na equipa

ALEX SANDRO E FERNANDO REGRESSAM AO ONZE


As lesões de Alex Sandro e Fernando ameaçaram soar o alarme no Dragão, mas a verdade é que os seus substitutos, Mangala e Defour, deram uma resposta condizente com a grandeza do desafio.

Agora que os dois brasileiros estão recuperados, será difícil a Vítor Pereira colocar os ex-Standard Liège de novo no banco de suplentes? O técnico fez questão de vincar a ideia de coletivo presente nas suas escolhas.

“Ser treinador é difícil. É preciso tomar decisões, sempre dentro do grupo, respeitando-nos uns aos outros, mas acima de tudo tendo em consideração o que é melhor para a equipa. É assim que funciona”, afirmou, já depois de ter confirmado a disponibilidade física de Alex Sandro e de Fernando, mas escondendo as suas opções: “Estão disponíveis, ainda numa fase inicial de integração, mas disponíveis.Vamos ver...”

Este sentido coletivo de Vítor Pereira também ficou patente quando rejeitou o rótulo de “treinador do momento” por ser o único da Europa presente nas competições europeias sem qualquer derrota. “Sinto-me o mesmo de há um ano atrás, sempre a querer aprender com a experiência. De resto queremos é ser uma das poucas equipas que, no final desta jornada, tenha 13 pontos”, concluiu.

in "record.pt"

CAMÕES NO CAMINHO DO FC PORTO VITALIS


O FC Porto Vitalis vai defrontar o Camões nos dezasseis avos-de-final de Taça de Portugal, determinou o sorteio realizado esta terça-feira à tarde na sede da Federação de Andebol. A partida está marcada para 15 de Dezembro (sábado), no Pavilhão Moniz Pereira, casa da formação lisboeta.

Recorde-se que os Dragões já por duas vezes mediram forças com o Camões esta temporada, saindo vencedores em ambos os confrontos: 37-21 foi o resultado da primeira jornada do Andebol1 e 41-14 o desfecho da 12.ª, em encontro disputado no domingo.


in "fcp.pt"

ALEX SANDRO E FERNANDO REGRESSAM AOS CONVOCADOS


As chamadas de Alex Sandro e Fernando, recuperados de lesões, constituem as maiores novidades da lista de convocados do FC Porto para a recepção ao Dínamo Zagreb. Em sentido inverso, Rolando e Iturbe caem das opções.

Os Dragões realizaram na manhã desta terça-feira o último treino antes do encontro com os croatas, com Maicon, em tratamento, a manter-se como o único ausente do relvado. Rafa voltou a cumprir treino integrado condicionado.

O FC Porto-Dínamo Zagreb está marcado para as 19h45 desta quarta-feira.

Lista de convocados: Helton e Fabiano (guarda-redes); Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.

in "fcp.pt"