sexta-feira, 1 de março de 2013

CABALLERO ESTREIA-SE NOS CONVOCADOS


O avançado Mauro Caballero foi esta sexta-feira convocado pela primeira vez para o FC Porto B, depois de concluído o impedimento burocrático.

Esta é a principal nota das opções do treinador Rui Gomes, a que também regressa o defesa Anderson e estreia-se o médio dos sub 19 Ricardinho.

O FC Porto B defronta o Sporting B este sábado, às 16 horas, no Estádio de Pedroso.

Lista de convocados: Anderson, Caballero, David, Dellatorre, Diogo Mateus, Edu, Elói, Fábio Martins, Pedro Moreira, Quiñones, Michael Seri, Sérgio Oliveira, Stefanovic, Tiago Ferreira, Tozé, Kelvin, Ricardinho, Zé António.


in "fcp.pt"

Jesualdo: "FC Porto leva tudo à frente"


Jesualdo Ferreira deixou a sua antevisão ao jogo deste sábado que vai colocar em Alvalade Sporting e FC Porto e avisou: os campeões nacionais, quando estão na liderança, "levam tudo à frente".
"O FC Porto é uma equipa que, quando está em primeiro lugar, com um objetivo claro, leva tudo à frente. Tem uma atitude competitiva muito intensa e muito séria, e tem os mecanismos assimilados por todos os jogadores. É essa postura que espero deles amanhã", comentou, em conferência de imprensa.
Jesualdo espera assim um "jogo difícil e de extrema importância" para a sua equipa, que servirá para "testar competências, sentir dificuldades e procurar melhorar a produção" do conjunto leonino.
Experiência vs irreverência - O FC Porto "tem mais experiência", acrescentou o treinador do Sporting, mas a turma de Alvalade tem "outras armas" e poderá aproveitar um jogo que poderá "não correr tão bem. De facto, pode não ser a experiência a decidir, mas a irreverência. E eu espero que seja esta, espero que seja a nossa irreverência: nós queremos muito ganhar, queremos muito jogar um jogo destes e deixar uma mensagem para o exterior. Estes jogadores querem crescer e fazer carreira, querem mostrar-se e nestes jogos é fácil isso acontecer", acrescentou.
"Num jogo com esta matriz não temos outra atitude possível que não seja chegar, entrar e jogar para ganhar. O FC Porto sabe que este é um jogo difícil e vai jogar forte, vai dar tudo, e nós temos de responder ao mesmo nível", disse o treinador português.
A diferença pontual e a pressão - Em relação à diferença na classificação entre os dois "grandes", que é de 30 pontos, Jesualdo considerou que isso "não é relevante neste momento. Isto é, trata-se de uma distância insuportável, atenção, mas acho que não terá relevância lá dentro. No momento do jogo não conta". 
O técnico aproveitou este contexto para falar sobre a pressão centrada no adversário: "Agora, a diferença entre FC Porto e Benfica sim, essa é mais complicada em relação à pressão. E o Sporting tem de aproveitar o jogo, desde o primeiro até ao último minuto, independentemente dos fatores motivacionais das duas equipas, para tirar partido disso".
"O FC Porto não quer nem se pode afastar da frente, do seu adversário direto. Não pode falhar. Nós, por outro lado, estamos num momento de ascensão e de fazer sentir aos jogadores a qualidade que têm. Sabemos que podemos ter falhas, mais do que o FC Porto, porque as deles, neste momento, ser-lhes-ão mais penalizantes. Não se trata de colocar pressão sobre eles e tirar a nossa, mas sim de colocar as coisas na mesa com todo o realismo", explicou.
Carlos Severino - Jesualdo Ferreira falou também sobre Carlos Severino, o candidato às eleições do Sporting que recentemente demonstrou desagrado em relação às críticas públicas do treinador a alguns jogadores.
O treinador espera esclarecimentos: "Dirigi uma carta ao senhor candidato, convidando-o a esclarecer publicamente e convenientemente essa matéria. Não é a questão de criticar os jogadores, mas o que foi dito diretamente à minha pessoa. Deve ser um engano. Não me revejo naquela personalidade. Não vi lá o meu nome. A carta seguiu do meu advogado para ele no sentido de ele esclarecer publicamente o que disse".
in "relvado.pt"

Moutinho só falhou um jogo da Liga por lesão

João Moutinho vai falhar o segundo jogo na Liga portuguesa, como atleta do F.C. Porto, por questões físicas. O médio não irá disputar o clássico frente ao Sporting, na sequência de uma lesão muscular.

É preciso recuar quase dois anos no tempo para encontrar outro jogo do campeonato em que o F.C. Porto não tenha contado com João Moutinho por esse motivo.

Isso aconteceu apenas uma vez. A 14 de maio de 2011, o internacional português ficou de fora da visita ao Marítimo (0-2), na última jornada do campeonato 2010/11.

João Moutinho saiu lesionado do embate com o P. Ferreira (3-3), após entrada dura de Nélson Oliveira. O avançado viu o vermelho direto e André Villas-Boas só recuperou o seu jogador para as finais da Liga Europa e da Taça de Portugal.

O médio, que chegou ao F.C. Porto em 2010, tem a capacidade física como uma das principais armas. Falhou alguns jogos pelo meio devido a acumulação de cartolinas amarelas, mas raramente por lesões.

Esta será apenas a segunda vez de dragão ao peito. Uma lesão muscular no treino de sexta-feira, o último antes do clássico, afasta João Moutinho.

Baixa de peso para os dragões. O português dera a vitória frente ao Málaga e fora considerado pelos adeptos o melhor em campo frente ao Rio Ave. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Derlei: «Se deixassem, Izmaylov treinava até de noite»


Marat, Izmailov como leão e Izmaylov como dragão, será personagem principal no clássico deste sábado. Regressa a Alvalade ao lado de Moutinho, o mais novo mas sem ser novato nesta experiência, e Liedson, o mais velho que deverá passar todo ou parte do jogo no banco.


Izmaylov é um mistério, face à complexidade física e mental apresentada nos últimos anos. Um antigo vice-presidente do Sporting revelou até a contratação de um psiquiatra para acompanhar o russo no clube.



Domingos Paciência prolongou o tema, considerando que a utilização de Izmaylov no F.C. Porto «está a colocar muita coisa em causa.»



Números: o russo fez oito jogos seguidos pelo Sporting entre 19 de setembro e 4 de novembro, na presente época; agora, fez oito jogos seguidos pelo F.C. Porto entre 13 de janeiro e 23 de fevereiro, jogando menos minutos. E, na época passada, disputou 25 partidas de leão ao peito.



Derlei sai em defesa do jogador. «O Izmaylov é daqueles que adora jogar e treinar. Se o deixassem, treinava até de noite», salienta o ex-colega de equipa, ao Maisfutebol.



O conhecimento vem de longe. Izmaylov cresceu no Lokomotiv de Moscovo enquanto Derlei representava o vizinho Dínamo. Chegaram juntos ao Sporting. Na terra natal, como o vídeo acima demonstra, o russo esbanjava sorrisos. Entretanto, algo mudou.



«Apareceram as lesões e isso privou-o de algo importantíssimo para ele: ir à seleção russa. Conhecia-o da Rússia e quando estivemos juntos no Sporting (entre 2007 e 2009) sempre vi um jogador motivado, a dar o máximo.»



«No Porto, joga-se e aquilo é música»



Precisaria entretanto de um psiquiatra? O que mudou no Porto? «Vieram as lesões e o Sporting também deixou de ganhar. Não é fácil e psicologicamente isso pode ter afetado. Se colocar um jogador do Porto no Sporting, ele não rende o mesmo. Mas chegando ao Porto, joga-se e aquilo é música, um-dois toques, luta-se por títulos, joga-se a Champions, ganha-se motivação.»



Izmaylov parece mais feliz. Mas recuperará a alegria da juventude, a radiante felicidade demonstrada neste vídeo, em que brinca com adeptos e os entrevista no meio da rua, dispensando-se até a tradução?

O bom Moutinho e Liedson que marca nos clássicos

Izmaylov, Liedson e Moutinho. Derlei jogou com todos eles e fala sobre o regresso do trio ao reduto do Sporting, agora de dragão ao peito. O compatriota merece os maiores elogios e até um conselho.

«Liedson é único! Por isso é que o Porto o foi buscar. Mas tem Jackson pela frente. Mesmo assim, queria deixar um conselho: gostava que ele jogasse, porque Liedson marca sempre nos clássicos».

E festejaria? «Penso que não, por respeito aos adeptos do Sporting. Uma coisa é a alegria do momento, festejar com os adeptos do clube, mas não provocar os do clube anterior.»

Provocações. O Maisfutebol sabe que os jogadores do F.C. Porto sentiam profunda irritação quando defrontavam o Sporting, sobretudo pela postura de João Moutinho e Miguel Veloso, os que mais picavam os adversários, nos momentos de festejo. Derlei, que jogou com eles, comenta.

«É natural, sendo mais novos, que tivessem mais ímpeto, se envolvessem mais nisso. Mas agora o Moutinho é um jogador diferente, maduro, que não reclama, só pensa em jogar futebol, e está a um nível muito alto.»

Sportinguista Miguel Lopes no outro lado da moeda

Os negócios entre F.C. Porto e Sporting levaram Miguel Lopes e Ventura para Alvalade. O redes está na sombra mas o lateral pegou de estaca. Para ele, que saiu do Dragão em final de contrato, um golo marcado em Vila do Conde mas sem posição assegurada, também é um clássico especial.

À chegada, Miguel Lopes revelou o seu sportinguismo, depois de ter representado Benfica e F.C. Porto. Ganhou espaço para se mostrar, pensando na seleção. E quer provar que os dragões se enganaram.


in "maisfutebol.iol.pt"

Sporting x FC Porto com «atenção especial» da PSP


Sporting e FC Porto defrontam-se este sábado, naquele que é tradicionalmente um dos jogos 'quentes' do campeonato, mas a Polícia de Segurança Pública acredita que não haverá quaisquer problemas de maior no clássico. O dispositivo de segurança presente em Alvalade será «adequado» às exigências da partida e ao número de adeptos esperados, garantiu o comissário Valente Pinto em conferência de imprensa.
«É sempre um Sporting-FC Porto. As medidas de segurança são iguais às de sempre, ainda que haja um desfasamento na tabela classificativa entre as duas equipas. Se olharmos à componente desportiva, é um jogo com influência nas posições cimeiras, portanto há sempre uma atenção especial da nossa parte», assegurou o comissário da 3.ª divisão do comando metropolitano de Lisboa, recordando que o estádio José Alvalade «tem sido alvo de policiamento durante toda a época».

Como habitual, o clássico está catalogado como «jogo de risco elevado», ainda que 'só' sejam esperados cerca de 35 mil adeptos, dois mil destes afetos aos dragões. «Vai ser feita a segregação dos adeptos visitantes para que estejam concentrados e lhes possamos facultar segurança. A sua entrada vai ser feita apenas por uma única porta», alertou o porta-voz da PSP.

Mesmo sem revelar o número de efetivos presentes no estádio e nas zonas circundantes, o comissário prometeu um grau de segurança «adequado às circunstâncias» e às caraterísticas do evento, e, ainda que sem dados oficiais, estima-se que o dispositivo policial seja superior a 500 elementos.
in "zerozero.pt"

Leões esclarecem situação clínica de Izmailov


O diretor clínico do Sporting, Frederico Varandas, veio esta sexta-feira a público esclarecer várias questões em torno da condição física do médio russo Marat Izmailov, que em janeiro passado trocou o clube de Alvalade pelo FC Porto.

Em vésperas de reencontrar o seu antigo clube, Izmailov é agora acusado de ter estado parado esta época praticamente ao longo de dois meses sem que os exames de diagnóstico tivessem revelado qualquer lesão.

«Quando qualquer jogador diz ter uma dor temos de investigar a origem dessa dor. Neste caso, os exames vieram sem alterações, o jogador seguia para treino, mas dizia que não conseguia treinar-se», referiu Frederico Varandas, garantindo que, no momento em que o jogador saiu do Sporting, tinha 100 por cento de certezas que este estava em condições para jogar.

Questionado sobre o timing desta acusação, Frederico Varandas garantiu que optou por faze-lo por livre iniciativa, a fim de defender os interesses do Sporting.


in "abola.pt"

Villas Boas quer James Rodriguez


O jovem extremo colombiano James Rodriguez, do FC Porto, estará também a ser seguido pelo Tottenham, orientado pelo treinador André Villas Boas.

De acordo com a Imprensa inglesa, o Tottenham juntou-se ao Manchester United na corrida pelo passe de James Rodriguez.

O extremo, de 21 anos, cuja cláusula de rescisão é de 40 milhões de euros, será uma boa hipótese para colmatar a possível saída do internacional galês Gareth Bale no plantel dos «spurs».


in "abola.pt"

Mangala na agenda do Manchester City


A Imprensa inglesa revela que o defesa francês Eliaquim Mangala, do FC Porto, está a suscitar o interesse do Manchester City.

De acordo com o Daily Mail, o treinador do Manchester City, Roberto Mancini, estará na lista de reforços pretendidos para o mercado de verão.

O clube inglês estará pronto para oferecer ao FC Porto cerca de 20 milhões de euros pelo passe do defesa-central.

No entanto, o City sabe que não está sozinho na corrida por Mangala, de 22 anos, isto porque o jogador também tem sido observado pelo Milan, Bayern e Manchester United.


in "abola.pt"

Jackson eleito o melhor de fevereiro


Colombiano ficou à frente de João Moutinho e Lima no prémio atribuido pela Liga e Sindicato de Jogadores. Veja o vídeo do melhor e do pior de Jackson em fevereiro.
Jackson Martínez foi eleito o melhor jogador da I Liga durante o mês de fevereiro. No prémio atribuído mensalmente pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e Sindicato de Jogadores, o avançado colombiano dos bicampeões nacionais mereceu 22,9 por cento dos votos.

O sul-americano foi seguido do companheiro de equipa João Moutinho, com 16,1, enquanto o avançado do Benfica Lima foi o terceiro mais votado, com 11,6 por cento.

Jackson será distinguido com o prémio na receção ao Estoril, jogo a contar para a 22ª jornada do campeonato.

in "ojogo.pt"

Moutinho fora dos convocados

Médio sofreu lesão muscular e não defrontará o antigo clube no clássico deste sábado. Quiñones e Kelvin também caem da convocatória.


João Moutinho é baixa de última hora do FC Porto para o clássico de amanhã em Alvalade. O médio sofreu uma lesão muscular e não entra nos convocados de Vítor Pereira.

A extensão do problema físico do centrocampista ainda não é conhecida, mas os azuis e brancos esperam que possa constituir uma ausência de curta duração e voltar a tempo da segunda mão dos oitavos de final da Champions. O segundo jogo com o Málaga, na cidade andaluza, será a 13 deste mês.

Em relação à lista do treinador do FC Porto para o último encontro, em que os dragões venceram o Rio Ave por 2-1, saem também Quiñones e Kelvin.

Do lado das entradas nos convocados, para substituir o trio que saiu, surgem os nomes de Alex Sandro, Atsu e Sebá.

O FC Porto desloca-se a Alvalade para o jogo grande da 21ª jornada da I Liga, na véspera da deslocação do Benfica a Aveiro para defrontar o Beira-Mar. Dragões e águias estão empatados no primeiro lugar, com 52 pontos. O Sporting é 11º, com 22.


in "ojogo.pt"

Scolari dá esperanças a Fernando

O selecionador do Brasil reforçou ontem aqulo que já havia dito no início da semana em Guimarães: aprecia a qualidade do médio portista e não olha ao passado na sua seleção. 


Luiz Felipe Scolari, selecionador do Brasil, voltou ontem, quinta-feira, a alimentar a esperança do médio do FC Porto Fernando vir a ser chamado à "canarinha".

Depois de, em Guimarães, no fórum de treinadores, Felipão ter dito que a convocatória de jogadores a atuar em Portugal para a seleção do Brasil não dependia de terem ou não um passado de seleção, ontem, à Sport TV, reforçou a ideia e renovou as esperanças de Fernando: "É um bom jogador. Não me interessa se foi ou não foi já convocado, quero é uma seleção que nos permita ser campeões do mundo", justificou Scolari.

Na próxima terça feira, o selecionador brasileiro vai anunciar os convocados para o duplo confronto, de preparação, frente à Itália e à Rússia. Os jogos disputam-se a 21 e 25 deste mês, em Genebra (Suíça) e Londres (Inglaterra), no estádio do Chelsea. Neste regresso ao "escrete", Scolari perdeu na estreia, por 2-1, com a Inglaterra. 


in "ojogo.pt"

FC Porto com lucro de 6,3 milhões

A SAD portista apresentou os resultados do primeiro semestre de 2012/13. Lucro de 6,3 milhões de euros contrasta com o prejuízo de 8,9 milhões em igual período do último exercício.


À boleia dos proveitos com transferências de jogadores (Hulk, Álvaro Pereira), mas também dos ganhos com provas da UEFA (11,4 milhões, o dobro do ano passado), o FC Porto apresentou 6,3 milhões de euros de lucro no 1º semestre de 2012/13. A SAD comunicou os resultados à CMVM e a contraste com o período homólogo é flagrante, correspondendo a uma evolução de mais de 15 milhões de euros.

Em quebra estão as receitas de bilheteira (quase metade), sendo que a sociedade também está a gastar mais do que na época passada, sobretudo porque voltaram a aumentar os custos com pessoal.

A SAD nota ainda a redução do passivo, numa apresentação de contas que está em linha com o que foi projetado para 2012/13. 


in "ojogo.pt"