segunda-feira, 4 de março de 2013

Caballero já estreou camisola do FC Porto

O jovem paraguaio chegou ao Dragão, no início de Janeiro. Diferendo com o Libertad atrasou estreia.


Mauro Caballero jogou os últimos minutos do mini-clássico, entre FC Porto B e Sporting B, no sábado, para a 30ª jornada da Segunda Liga. Foi a estreia do jovem paraguaio com a camisola azul e branca. Foi pouco tempo, mas o suficiente para ouvir estrondoso aplauso dos muitos adeptos portistas, no Estádio Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia.

Caballero chegou no início de Janeiro ao Porto, mas um diferente com o Libertad, seu antigo clube, motivou processo na FIFA, que os portugueses acabaram por vencer. Um mês e meio depois de ter sido inscrito, o avançado teve, finalmente, oportunidade de jogar. Rui Gomes, treinador da equipa B dos dragões, explicou que o jogador está "preparado para jogar 90 minutos", mas ainda está a passar por uma fase de adaptação. "Há dinâmicas de jogos que estão instituídas que ele não domina na perfeição", observou.

O treinador, contudo, não tem dúvidas de que "as pessoas terão grande oportunidade para o ver", porque Rui Gomes está convencido de que se trata de um jogador de muita "qualidade e valia". Caballero tem 18 anos e é apontado como uma das grandes promessas do futebol paraguaio.


in "rr.pt"

Rota do título: F.C. Porto está na fase mais perigosa


A nove jornadas do final da Liga, faz sentido olhar mais além. Analisar os desafios que F.C. Porto e Benfica, os dois candidatos ao título, têm ainda pela frente. As fases teoricamente mais complicadas, assim como os períodos aparentemente menos exigentes.

O F.C. Porto está, nesta altura, no período teoricamente mais complicado do calendário. É quando o inverno começa a abrir caminho à primavera que a equipa de Vítor Pereira enfrenta maiores dificuldades, tendo em conta também os compromissos europeus.

O mês de março começou com a visita a Alvalade, e agora segue-se a receção ao Estoril. Depois há a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, em Málaga. É a primeira de três deslocações consecutivas, sendo que as duas seguintes são para a Liga: Marítimo e Académica. Depois, já no início de abril, o F.C. Porto recebe o Sp. Braga. 

Deve-se ter em conta ainda que, caso a formação azul e branca passe aos quartos de final da Liga dos Campeões, o jogo com os «arsenalistas» surge entre os dois encontros da eliminatória europeia. 

Mas ainda que este seja, em teoria, o período mais difícil, a reta final da Liga apresenta uma exigência similar: o mês de maio começa com uma visita à Choupana, segue-se a receção ao Benfica, em jogo que pode decidir o título, e por fim a visita a Paços de Ferreira.

Falta saber ainda onde vai encaixar o jogo das meias-finais da Taça da Liga, caso se confirme que é o F.C. Porto que defronta o Rio Ave.

Calendário do F.C. Porto até final da época:
8/3: Estoril (c)
13/3: Málaga (f) [Liga dos Campeões]
17/3: Maritimo (f)
30/3: Académica (f)
(1ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões)
7/4: Sp. Braga (c)
(2ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões)
(14/4: Final da Taça da Liga)
21/4: Moreirense (f)
(1ª mão das meias finais da Liga dos Campeões)
28/4: V. Setúbal (c)
(2ª mão das meias finais da Liga dos Campeões)
5/5: Nacional (f)
12/5: Benfica (c)
19/5: P. Ferreira (f)

Notas:
Em itálico estão jogos dependentes de apuramento em rondas prévias.
No que diz respeito à Liga, os jogos estão, por definição, marcados para o domingo do fim de semana reservado para a respetiva ronda.


in "maisfutebol.iol.pt"

Jackson Martínez falhou recorde em Alvalade


Figura de excelência no FC Porto e maior referência goleadora também na Liga, Jackson Martínez perdeu, anteontem, ocasião perfeita para reservar antecipadamente o seu espaço no panteão dos deuses .
Um golo só bastava para o colombiano fazer o que os brasileiros Jardel e Pena ou o também colombiano Falcao, isto só para recordar os últimos grandes matadores do dragão, não fizeram: marcar em três clássicos consecutivos.

Afinal, na primeira volta, Jackson tinha assinado um golo frente ao Sporting e outro na visita ao Estádio da Luz, mas nem o atacante sul-americano conseguiu fazer a diferença em Alvalade. Para que conste: em 21 jogos na Liga, foi apenas o seu quarto desafio em branco. Esclarecedor, verdade?


in "abola.pt"

James no fim de uma fila inesperada


Foram 34 minutos em campo que não convenceram. Depois do rendimento apresentado por James frente ao Sporting, jogo em que foi suplente utilizado, começam a ser mais percetíveis as razões pelas quais o médio tem iniciado as partidas no banco, desde que recuperou da lesão que o afastou dos relvados desde o início do ano até o meio de fevereiro.

A verdade é que nunca em duas temporadas e meia de azul e branco, o número 10 tinha sido suplente utilizado quatro vezes consecutivas e foi isso mesmo que aconteceu nos recentes duelos com Sporting, Rio Ave, Málaga e Beira-Mar. À exceção do excelente passe que esteve na base do segundo golo de Jackson Martínez frente aos vila-condenses, na 20.ª jornada, o seu contributo tem sido muito reduzido e, por isso, El Bandido terá de apelar para já à sua paciência.

in "record.pt"

Perigo de exclusão já tem dois nomes

MANGALA E IZMAILOV


Izmailov viu o seu 4.º cartão amarelo neste campeonato frente aos leões, pelo que está agora em perigo de exclusão na Liga, juntando-se ao francês Mangala.

Fernando também foi admoestado, no caso com o 7.º cartão, estando assim a dois de voltar a cumprir castigo.

in "record.pt"

Dragões perderam poder de fogo

Até ao final de novembro os extremos tinham marcado 13 dos 43 golos. Jackson assinara outros 12. Desde então, o Cha Cha Cha faturou por 15 vezes e os alas têm apenas quatro golos.


Jackson - apesar de ter ficado em branco em Alvalade - tem batido todos os recordes de faturação. O problema recente dos portistas em encontrar a baliza contrária pode ser, em grande parte, explicado pelo menor rendimento dos extremos, jogadores que por norma marcam com regularidade no FC Porto.

James esteve lesionado seis semanas, perdeu sete jogos, mas está em branco desde o dia 25 de novembro do ano passado. Dito de outra forma, não marca há nove encontros e já igualou o seu maior período de "seca" da época passada. Ainda assim, continua a ser o segundo melhor marcador da equipa com oito golos, todos eles marcados entre setembro e novembro. 

Esse também foi, curiosamente, o período mais fértil para Varela, com quem James jogava no apoio a Jackson. O Drogba da Caparica assinou cinco dos seis golos que tem esta temporada nesses dois meses. O outro foi na goleada ao Gil Vicente, já em 2013.

Dito doutra forma, até ao final de novembro os extremos do FC Porto tinham marcado 13 dos 43 golos da equipa. Jackson assinara outros 12. Desde então, o Cha Cha Cha faturou por 15 vezes e os alas têm apenas quatro golos. 

A austeridade chegou aos extremos e só há o registo de um golo de cada um deles em 2013: Varela, Izmailov, Atsu e... Defour, que contra o Gil Vicente marcou atuando sobre a esquerda do ataque.


in "ojogo.pt"

Sem Moutinho e com 10 "bês"


O médio português, bem como Mangala, não estiveram na fase inicial do treino do FC Porto, aberto à comunicação social apenas nos primeiros 15 minutos.
O primeiro treino do FC Porto depois do empate em Alvalade, que depois da vitória do Benfica em Aveiro significou para os portistas descer para o segundo posto da classificação, não contou com a presença das duas principais ausências do clássico: João Moutinho e Mangala.

Tanto o médio como o defesa lesionaram-se na semana que antecedeu o encontro com o Sporting, sendo pouco provável que o francês, ao contrário de João Moutinho, recupere a tempo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, a 13 de março em Málaga.

Vítor Pereira incluiu no treino desta manhã 10 jogadores da equipa B, ainda que apenas um, Stefanovic, tenha sido titular no jogo da II Liga, curiosamente com o Sporting B, também disputado no sábado. Os restantes jogadores foram: Caballero, Sérgio Oliveira, Fábio Martins, Vítor Luís, M'Bola, Anderson, Diogo Matos, Guilherme e Vionn.

in "0j0g0.pt"