segunda-feira, 11 de março de 2013

Málaga: Weligton mostra respeito por Jackson


O defesa brasileiro do Málaga teceu esta segunda-feira rasgados elogios a Jackson Martínez. No entanto, Weligton mostrou-se convicto que a sua equipa será capaz de travar o ataque do dragão.

«Os números de Jackson Martínez dizem tudo. À miníma hipótese, marca. De certeza que os adeptos do FC Porto não têm saudades de Falcao», começou por referir o defesa, que, curiosamente, já jogou em Portugal ao serviço do Penafiel, entre 2003 e 2006.

Weligton salientou, porém, a capacidade do Málaga: «Também já demonstrámos que podemos fazer grandes jogos e temos uma das defesas menos batidas da Liga e da Liga dos Campeões.»

O jogo da primeira mão, contudo, não correu nada bem ao Málaga, conforme o defesa admitiu, apesar de ter apenas perdido por um golo. Agora, mostrou-se convicto em dar a volta: «Não fizemos o nosso melhor jogo no Dragão, mas também não deram muito trabalho ao nosso guarda-redes, além de que o golo foi em fora de jogo. De qualquer forma, vamos esquecer o árbitro, concentramo-nos no nosso jogo e trabalhar forte para chegar à vitória.»


in "abola.pt"

Izmailov fora da convocatória russa

MÉDIO PRETERIDO POR FABIO CAPELLO


Izmailov mantém-se fora do lote de convocados da seleção russa, cuja federação anunciou esta segunda-feira os nomes dos jogadores que vão defrontar Irlanda do Norte e Brasil.

A Rússia, que lidera o grupo F de apuramento para o campeonato do Mundo de 2014 com 14 pontos, defronta no dia 22, em Belfast, a Irlanda do Norte, quarta no grupo logo atrás de Portugal, estando o jogo de caráter particular frente ao Brasil agendado para 25, em Londres.

A transferência do Sporting para o FC Porto e a sua maior utilização nos atuais campeões nacionais aumentaram as possibilidades de Izmailov poder regressar à seleção russa, mas o selecionador, o italiano Fabio Capello, continua sem chamar o médio.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Igor Akinfeev (CSKA Moscovo), Vladimir Gabulov (Anzhi Makhachkala) e Serguei Ryjikov (Rubin Kazan).

Defesas: Alexandre Aniukov (Zenit São Petersburgo), Alexei Berezutski, Vassili Berezutski, Serguei Ignachevitch e Kirill Nabakin (CSKA Moscovo), Vladimir Granat (Dínamo Moscovo), Andrei Echenko e Arseni Logachov (Anzhi Makhachkala) e Dmitri Kombarov (Spartak Moscovo).

Médios: Igor Denissov, Victor Faizulin e Roman Chirokov (Zenit São Petersburgo) e Denis Gluchakov, Maksim Grigoriev e Dmitri Tarassov (Lokomotiv Moscovo).

Avançados: Vladimir Bystrov e Alexandre Kerzhakov (Zenit São Petersburgo), Alan Dzagoev (CSKA Moscovo), Iuri Jirkov e Oleg Chatov (Anzhi Makhachkala), Alexandre Kokorin (Dínamo Moscovo) e Alexandre Samedov (Lokomotiv Moscovo).

in "record.pt"

Saviola: «F.C. Porto é um rival muito difícil de bater»


Javier Saviola foi um dos quatro jogadores do Málaga a participar numa conferência de imprensa realizada nesta segunda-feira. O antigo avançado do Benfica fez a antevisão do embate com o F.C. Porto na Champions.

«Vive-se uma expectativa muito linda. É um jogo em que podemos fazer história, queremos dar uma alegria às pessoas e seguir em frente, o que seria muito importante para nós», frisou o argentino.

O F.C. Porto garantiu uma vantagem na primeira mão (1-0) e tem bastante experiência na prova. «É um rival muito respeitável e difícil de bater. É uma equipa muito física, que não deixa o adversário jogar e que chega com muita gente à área contrária», acrescentou Saviola.

Weligton, antigo central do Penafiel que está há vários anos no Málaga, também falou aos jornalistas. «Temos de ser inteligentes. Vamos defrontar uma grande equipa e o F.C. Porto não sofre muitos golos.»

Portillo e o português Duda completaram o quarteto de jogadores a marcar presença na conferência de imprensa. «Vamos ter de dar o nosso máximo para podemos seguir em frente na competição», rematou o internacional luso.


in "maisfutebol.iol.pt"

MOUTINHO E MANGALA REGRESSAM AOS CONVOCADOS


João Moutinho e Mangala estão de regresso à lista de convocados do FC Porto para a deslocação ao terreno do Málaga CF, da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (quarta-feira, 19h45). Em relação à lista elaborada para a recepção ao Estoril, na sexta-feira, sai dos eleitos Quiño, que efectuou tratamento a uma distensão muscular sofrida ao serviço do FC Porto B.

Na sessão de trabalho desta segunda-feira, que decorreu no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, participaram os defesas M’Bola e Victor Luís e o médio Michael Seri, do FC Porto B. João Moutinho, Mangala e Kelvin foram dados como aptos.

Esta terça-feira, o FC Porto parte às 9h45 do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com destino a Málaga, estando a chegada prevista para as 12h05 (11h05 em Portugal Continental). Às 18h locais, o treinador Vítor Pereira e um jogador do plantel portista estarão presentes na conferência de imprensa de antevisão do encontro, no Estádio La Rosaleda. Meia hora depois, os convocados efectuam um treino no relvado do recinto, sendo os primeiros 15 minutos a abertos à comunicação social.

Lista de 19 convocados: Helton e Fabiano (guarda-redes); Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Izmaylov, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.


in "fcp.pt"

Duda: «Jogo com FC Porto é o mais importante da nossa história»


O Málaga aguarda com expectativa a receção ao FC Porto, a contar para a segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Esta é a primeira vez que o conjunto espanhol participa na competição e o objetivo é eliminar os dragões para continuar a fazer história.

Duda, um dos três portugueses que fazem parte do plantel do Málaga, abordou o jogo contra o FC Porto e revelou que o embate da próxima quarta-feira é o mais importante da história do clube.

«Vai ser um jogo difícil, mas jogamos no nosso estádio e com o público do nosso lado. É a partida mais importante da nossa história», afirmou o internacional português, esta segunda-feira.

Recorde-se que o Málaga está em desvantagem na eliminatória, depois de ter sido derrotado por 1x0 no Estádio do Dragão, com um golo de João Moutinho.


in "zerozero-pt"

Rota do título: F.C. Porto está na fase mais perigosa


Deslocações consecutivas antes da receção ao Sp. Braga


A oito jornadas do final da Liga, é altura de olhar mais além. Analisar os desafios que F.C. Porto e Benfica, os dois candidatos ao título, têm ainda pela frente. As fases teoricamente mais complicadas, assim como os períodos aparentemente menos exigentes.

O F.C. Porto está, nesta altura, no período teoricamente mais complicado do calendário. É quando o inverno começa a abrir caminho à primavera que a equipa de Vítor Pereira enfrenta maiores dificuldades, tendo em conta também os compromissos europeus.

O mês de março começou com a visita a Alvalade, e seguiu com a receção ao Estoril, que os dragões passaram com tranquilidade (2-0). Agora há a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, em Málaga. 

É a primeira de três deslocações consecutivas, sendo que as duas seguintes são para a Liga: Marítimo e Académica. Depois, já no início de abril, o F.C. Porto recebe o Sp. Braga. 

Deve-se ter em conta ainda que, caso a formação azul e branca passe aos quartos de final da Liga dos Campeões, o jogo com os «arsenalistas» surge entre os dois encontros da eliminatória europeia. 

Mas ainda que este seja, em teoria, o período mais difícil, a reta final da Liga apresenta uma exigência similar: o mês de maio começa com uma visita à Choupana, segue-se a receção ao Benfica, em jogo que pode decidir o título, e por fim a visita a Paços de Ferreira.

Falta saber ainda onde vai encaixar o jogo das meias-finais da Taça da Liga, caso se confirme que é o F.C. Porto que defronta o Rio Ave.

Calendário do F.C. Porto até final da época:
13/3: Málaga (f) [Liga dos Campeões]
17/3: Maritimo (f)
30/3: Académica (f)
(1ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões)
7/4: Sp. Braga (c)
(2ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões)
(14/4: Final da Taça da Liga)
21/4: Moreirense (f)
(1ª mão das meias finais da Liga dos Campeões)
28/4: V. Setúbal (c)
(2ª mão das meias finais da Liga dos Campeões)
5/5: Nacional (f)
12/5: Benfica (c)
19/5: P. Ferreira (f)

Notas:
Em itálico estão jogos dependentes de apuramento em rondas prévias.
No que diz respeito à Liga, os jogos estão, por definição, marcados para o domingo do fim de semana reservado para a respetiva ronda.

in "maisfutebol.iol.pt"

Málaga-FC Porto: como corre aos dragões depois de 1-0 em casa


Apuraram-se em quatro de seis ocasiões


O FC Porto seguiu em frente nas competições europeias em quatro de seis vezes depois de vencer a primeira mão em casa por 1-0. Desde 1978 que os dragões não deixam escapar essa vantagem, garantida agora frente ao Málaga com um golo de João Moutinho. E em duas dessas ocasiões o percurso foi até à final.

As eliminações do FC Porto com este resultado em casa aconteceram nas duas primeiras vezes, recorda a Lusa, num levantamento de dados históricos antes da visita da equipa de Vítor Pereira ao Málaga, nesta quarta-feira, para a decisão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Foram em 1968/69, frente ao Slovan Bratislava, que venceu por 4-0 essa decisão da segunda eliminatória da Taça das Taças, e em 1977/78, frente ao Anderlecht, para os quartos de final da mesma competição: os belgas venceram por 3-0.

Depois disso, não mais os azuis e brancos deixaram fugir uma eliminatória depois de 1-0 em casa. Levaram a melhor sobre os irlandeses do Dundalk em 1980/81 para a Taça UEFA, venceram o Aberdeen na meia-final da Taça da Taças em 1983, para chegaram à sua primeira final europeia, que perderam frente à Juventus; depois afastaram o Brondby, em 1986/87, na caminhada para a vitória na Taça dos Campeões. E, por fim, seguraram um 0-0 em casa do Feyenoord em 1993/94, para a Liga dos Campeões, na última ocasião em que a situação foi idêntica à atual.

Quanto aos resultados em Espanha, o FC Porto perdeu 12 dos 19 jogos que lá disputou, mas o facto é que 12 dos resultados que obteve em território espanhol garantiriam a passagem aos quartos de final. Aliás, só com o Real Madrid e o Barcelona o FC Porto perdeu por uma diferença que significaria agora a eliminação.

Mais uma vez, o histórico dos dragões em Espanha é bem melhor nos últimos tempos do que num passado mais distante. Nas primeiras 11 deslocações, só houve uma vitória azul e branca: frente ao Barcelona (1-0), em 1972/73. Nas outo seguintes, houve quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. O último desaire foi frente ao Villarreal, em 2010/11 (2-3), mas o 5-1 da primeira mão foi mais que suficiente para garantir ao FC Porto de Villas-Boas a passagem à final da Liga Europa, quando os dragões venceram o Sp. Braga. 

Resultados do FC Porto depois de vencer 1-0 em casa na primeira mão:*

1968/69, Taça das Taças/2ª eliminatória, Slovan Bratislava, 0-4, eliminado
1977/78, Taça das Taças/Quartos, Anderlecht, 0-3, eliminado
1980/81, Taça UEFA/1ª eliminatória, Dundalk, 0-0, apurado
1983/84, Taça das Taças/Meia-final, Aberdeen, 1-0, apurado
1986/87, Taça dos Campeões/Quartos, Brondby, 1-1, apurado
1993/94, Liga dos Campeões/2ª eliminatória, Feyenoord, 0-0, apurado

in "maisfutebol.iol.pt"

Dragões perderam 12 de 19 jogos em Espanha

PARTIDA COM MÁLAGA É QUARTA-FEIRA


O FC Porto perdeu 12 dos 19 encontros efetuados em Espanha para as taças europeias , mas 12 dos 19 resultados servem quarta-feira para garantir um lugar nos quartos de final da Liga dos Campeões.

Após o triunfo caseiro por 1-0 sobre o Málaga, selado a 17 de fevereiro por João Moutinho, os dragões têm, no seu histórico, cinco desaires que valem o apuramento (dois por 2-1 e três por 3-2), além de dois empates e cinco triunfos. Das restantes sete derrotas, duas, por 1-0, ambas face ao Real Madrid (1979/80 e 2001/202), levariam o encontro para prolongamento.

Pelo contrário, o FC Porto apresenta cinco desaires por mais de um golo de diferença, que custariam agora o "adeus", mas essas foram sofridas perante os "merengues" (4-0 em 1997/98 e 3-1 em 99/00) e o FC Barcelona (2-0 em 1985/86, 3-0 em 93/94 e 4-2 em 99/00).

Com exceção dos dois "colossos" espanhóis, nenhuma outra equipa logrou bater em casa o FC Porto por mais de um golo de diferença e são já sete as que defrontaram os azuis e brancos: Atlético Madrid (três vezes), Athletic, Valencia, Espanyol, Deportivo, Sevilha e Villarreal.

Nas derradeiras seis deslocações, desde 2003/2004, os portistas só perderam uma vez, precisamente na derradeira, sendo que o 2-3 com o Villarreal valeu um lugar na final da Liga Europa de 2010/2011, após a goleada caseira por 5-1.

O brasileiro Hulk (agora no Zenit) e o colombiano Falcão (At. Madrid) apontaram os tentos do "onze" de André-Villas Boas no El Madrigal, onde o FC Porto chegou a liderar por 2-1, sofrendo dois inconsequentes golos na parte final.

Em relação a esse encontro, disputado a 5 de maio de 2011, Vítor Pereira poderá repetir, no "onze", o guarda-redes Helton, o central Otamendi, os médios Fernando e João Moutinho e ainda o extremo James Rodriguez, que entrou na primeira parte.

Antes do embate em Villarreal, os dragões acumularam cinco resultados positivos em Espanha: 1-1 com o Real Madrid e 1-0 ao Depor, rumo à final da "Champions", em 2003/2004, 2-2 em 2008/2009 e 3-0 em 2009/2010, face ao Atlético Madrid, e 2-1 ao Sevilha, em 2010/2011.

Estes bons resultados recentes contrastam com os primeiros 11 embates do FC Porto em solo espanhol, com apenas uma vitória (1-0), em Nou Camp, selada por Abel, a 27 de setembro de 1972, e 10 derrotas, entre 1956/57 e 1999/2000.

in "record.pt"

PRÉMIO MVP VEM "NO MOMENTO EXACTO"


Maicon foi eleito o melhor jogador em campo no FC Porto-Estoril (2-0), encontro da 22.ª jornada da Liga "desbloqueado" com um golo do brasileiro, logo aos quatro minutos. Esta segunda-feira, o defesa central recebeu no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, o respectivo prémio e considerou que a distinção veio "no momento exacto".

"Tem um significado muito grande, depois da ausência que tive. Infelizmente, tive uma lesão e voltar agora e receber este prémio é um sinal de que o meu trabalho é reconhecido. Estou feliz por isso e espero dar continuidade para agradar a todos como no último jogo", afirmou o número quatro azul e branco.

Maicon admitiu ainda que a distinção lhe dá mais confiança para os próximos encontros, sendo que o próximo é já na quarta-feira, em Málaga, para a Liga dos Campeões: "Surgiu na hora em que mais precisava. Precisava de moral, de um incentivo. O prémio vem no momento exacto, depois de uma longa paragem".

O galardão foi entregue por Manuela Ferreira, representante da Caixa Geral de Depósitos, "match sponsor" da partida no Estádio do Dragão. Recorde-se que este foi o sétimo MVP da época, depois de Lucho, Jackson Martínez (eleito por quatro vezes), James, João Moutinho (duas vezes), Alex Sandro e Danilo.


in "fcp.pt"

Árbitro italiano dá sorte aos portistas

O arquiteto, de 41 anos, arbitrou o triunfo, por 2-0, dos portistas ante o Atlético de Madrid, em 2009/10.


O italiano Nicola Rizzoli foi hoje nomeado, pela UEFA, para arbitrar o jogo entre o Málaga e o FC Porto, da próxima quarta-feira, referente à segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol.

Rizzoli, arquiteto de 41 anos e internacional desde 2007, vai arbitrar pela segunda vez na sua carreira um jogo do FC Porto, depois de na temporada 2009/2010 ter dirigido um encontro da fase de grupos, no qual os portistas venceram o Atlético de Madrid, por 2-0.

Esta temporada, Nicola Rizzoli dirigiu duas partidas de equipas portuguesas na fase de grupos da Liga dos Campeões: o Braga-Galatasaray (1-2) e o Celtic-Benfica (0-0).


in "ojogo.pt"